Engenhoca interessante
24/07/13 13:47Está na última edição da “Auto, Motor und Sport” e faz todo o sentido.
A Mercedes instalou câmeras termais infravermelhas na asa dianteira de seus carros, direcionadas para os pneus.
Os equipamentos transmitem imagens em tempo real para os boxes, informando os engenheiros sobre a real condição dos compostos, alertando especialmente sobre superaquecimento.
Em tempos de pneus que esfarelam e explodem, e às vésperas de um GP que deve ser disputado com mais de 40ºC no asfalto, é uma engenhoca das mais úteis.
Daqui a pouco todo mundo copia…
Prezado Fábio, veja o link do vídeo da Gazzetta dello Sport (seção Formula1, de 10 de abril de 2013), cujo título é “I sensori della Ferrari” (link http://video.gazzetta.it/search.shtml?feedId=88,146,148&start=60&sort=1&op=OR&fromYear=*%20&fromMonth=&fromDay=&toYear=&toMonth=&toDay=). É importante você saber que isso não é inovação da Mercedes. E se alguém copiou, parece que foi a própria Mercedes. Abraço. Paulo
Não adianta nada medir, se você não consegue trazer o pneu para a temperatura adequada. Estão trabalhando no efeito e não nas causas. Ou seja, estão perdidos na maionese.
Isso, o Ross Brawn ta perdido e você é o sabidão
Microcâmera termal!
Ainda não tinha visto modelos desse porte. Realmente não apena um Gadget e sim uma tecnologia de ponta. Deve encarecer em algumas dezenas de milhares de dólares uma asa dianteira. Copiarão, os que puderem.
Só para ilustrar oque os “civis” podem comprar com muito dinheiro… nada muito aerodinâmico.
http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_sacat=0&_nkw=thermal+camera&_sop=16
Será que essa luz não faz o contrário, aquece os pneus, se não faz seria uma boa acionar nas saídas de boxes hein?
Interessante e útil devido à baixa qualidade dos compostos. Tempos atrás os bons pilotos sabiam das condições dos pneus apenas pela resposta do carro.
…o problema é que paga muito pouco para seus funcionários da sua fábrica em Minas Gerais. Vá para outro estado!
Desculpe-me corrigi-lo. O correto é “câmeras termais”.
Câmera térmica teria a utilidade de manter a temperatura de algo.
Câmera termal é útil para registrar a temperatura de algo.
Parabéns pelo blog. Gosto muito de lê-lo. Por isso resolvi te escrever sobre equívoco. Somente com o intuito de melhorar a sua publicação.
Cordial abraço.
Obrigado pelo esclarecimento, confesso que fiquei na dúvida quando escrevi.
Abs
A Ferrari vai pedir a punição da Mercedes por usar equipamento não autorizado e vai ganhar. Querem apostar?
Uma idéia original e até simples. Como ninguem pensou nisso antes já que sensores de calor e cameras que captam o calor já existem faz muito tempo e realmente auxiliam nessas condições e podem evitar que os pneus estourem se detectado que estão muito quentes, chamando os pilotos para o pit. Brilhante!!!
Ou todos copiam, ou a FIA proíbe.
Do jeito que andam as coisas, acho mais fácil a segunda opção…
A Mercedes simplesmente fabrica os melhores automóveis do Planeta!!!
Verdade . Taxis Mercedez diesel em Portugal , chegam rodar 1,5 milhão de Km!
Meu amigo, não quero diminuir a sua colocação, mas a AUDI, Aston Mart, abs
Não acho. Pra mim é a Bugatti…
E’ uma ideia legal. Eles nao monitoram os pneus traseiros?
Boa pergunta, pq até agora só explodiu pneu traseiro…
Sim, monitoram tambem o estepe…