Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Engenhoca interessante

Por Fábio Seixas
24/07/13 13:47

Está na última edição da “Auto, Motor und Sport” e faz todo o sentido.

A Mercedes instalou câmeras termais infravermelhas na asa dianteira de seus carros, direcionadas para os pneus.


 
Os equipamentos transmitem imagens em tempo real para os boxes, informando os engenheiros sobre a real condição dos compostos, alertando especialmente sobre superaquecimento.

Em tempos de pneus que esfarelam e explodem, e às vésperas de um GP que deve ser disputado com mais de 40ºC no asfalto, é uma engenhoca das mais úteis.

Daqui a pouco todo mundo copia…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Paulo comentou em 26/07/13 at 18:55

    Prezado Fábio, veja o link do vídeo da Gazzetta dello Sport (seção Formula1, de 10 de abril de 2013), cujo título é “I sensori della Ferrari” (link http://video.gazzetta.it/search.shtml?feedId=88,146,148&start=60&sort=1&op=OR&fromYear=*%20&fromMonth=&fromDay=&toYear=&toMonth=&toDay=). É importante você saber que isso não é inovação da Mercedes. E se alguém copiou, parece que foi a própria Mercedes. Abraço. Paulo

  2. pc comentou em 25/07/13 at 15:23

    Não adianta nada medir, se você não consegue trazer o pneu para a temperatura adequada. Estão trabalhando no efeito e não nas causas. Ou seja, estão perdidos na maionese.

    • Fernando comentou em 25/07/13 at 18:07

      Isso, o Ross Brawn ta perdido e você é o sabidão

  3. Thiago L comentou em 25/07/13 at 14:57

    Microcâmera termal!
    Ainda não tinha visto modelos desse porte. Realmente não apena um Gadget e sim uma tecnologia de ponta. Deve encarecer em algumas dezenas de milhares de dólares uma asa dianteira. Copiarão, os que puderem.

    • Thiago L comentou em 25/07/13 at 15:00

      Só para ilustrar oque os “civis” podem comprar com muito dinheiro… nada muito aerodinâmico.

      http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_sacat=0&_nkw=thermal+camera&_sop=16

  4. Geovan comentou em 25/07/13 at 1:08

    Será que essa luz não faz o contrário, aquece os pneus, se não faz seria uma boa acionar nas saídas de boxes hein?

  5. Otavio Meneses comentou em 24/07/13 at 23:23

    Interessante e útil devido à baixa qualidade dos compostos. Tempos atrás os bons pilotos sabiam das condições dos pneus apenas pela resposta do carro.

  6. Izidro comentou em 24/07/13 at 22:01

    …o problema é que paga muito pouco para seus funcionários da sua fábrica em Minas Gerais. Vá para outro estado!

  7. Emerson comentou em 24/07/13 at 21:15

    Desculpe-me corrigi-lo. O correto é “câmeras termais”.
    Câmera térmica teria a utilidade de manter a temperatura de algo.
    Câmera termal é útil para registrar a temperatura de algo.
    Parabéns pelo blog. Gosto muito de lê-lo. Por isso resolvi te escrever sobre equívoco. Somente com o intuito de melhorar a sua publicação.
    Cordial abraço.

    • Fábio Seixas comentou em 25/07/13 at 11:38

      Obrigado pelo esclarecimento, confesso que fiquei na dúvida quando escrevi.
      Abs

  8. José Freitas comentou em 24/07/13 at 21:01

    A Ferrari vai pedir a punição da Mercedes por usar equipamento não autorizado e vai ganhar. Querem apostar?

  9. Massa comentou em 24/07/13 at 19:56

    Uma idéia original e até simples. Como ninguem pensou nisso antes já que sensores de calor e cameras que captam o calor já existem faz muito tempo e realmente auxiliam nessas condições e podem evitar que os pneus estourem se detectado que estão muito quentes, chamando os pilotos para o pit. Brilhante!!!

  10. Fabio Amparo comentou em 24/07/13 at 15:48

    Ou todos copiam, ou a FIA proíbe.

    Do jeito que andam as coisas, acho mais fácil a segunda opção…

  11. Fabricio Meyer comentou em 24/07/13 at 14:41

    A Mercedes simplesmente fabrica os melhores automóveis do Planeta!!!

    • Furano comentou em 24/07/13 at 16:18

      Verdade . Taxis Mercedez diesel em Portugal , chegam rodar 1,5 milhão de Km!

    • bipolar comentou em 24/07/13 at 18:21

      Meu amigo, não quero diminuir a sua colocação, mas a AUDI, Aston Mart, abs

    • Hartel comentou em 24/07/13 at 20:24

      Não acho. Pra mim é a Bugatti…

  12. Elton S comentou em 24/07/13 at 14:14

    E’ uma ideia legal. Eles nao monitoram os pneus traseiros?

    • Fernando Maringá comentou em 25/07/13 at 9:06

      Boa pergunta, pq até agora só explodiu pneu traseiro…

    • engenheiro comentou em 25/07/13 at 11:31

      Sim, monitoram tambem o estepe…

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).