O contrato de Senna em 1987
10/07/13 10:12Senna tinha uma empresa nas Bahamas, exigia status de primeiro piloto, era proibido de esquiar, andar de moto e voar de asa-delta, dava parte dos prêmios aos mecânicos e era obrigado a lidar com a imprensa de “forma totalmente profissional”.
Tudo isso estava em contrato.
Ou pelo menos em um dos seus contratos na F-1.
Está na rede, no site da Legacy Tobacco Documents Library, o contrato do brasileiro com a Lotus para os Mundiais de 1987 e 1988.
A equipe tinha fortes ligações com a R.J. Reynolds, naquela época utilizando a marca Camel. Daí que o documento foi parar no tal arquivo, um compêndio virtual sobre a indústria de cigarro mantido pela Universidade da Califórnia.
O link direto é este aqui.
A dica foi do Bruno Gibin, a quem o blogueiro agradece.
São 19 páginas de um documento histórico, cheio de curiosidades, que ajuda a entender um trecho importante da carreira do tricampeão, então um piloto em busca da consagração.
Vale, ainda, pela raridade do fato. Eu nunca havia lido um contrato de piloto de F-1. Até hoje.
Senna estreou na categoria em 1984, pela Toleman. No ano seguinte, já era piloto da Lotus.
Estamos falando, portanto, do contrato para suas terceira e quarta temporadas pela equipe. Esta última acabaria não acontecendo: o brasileiro fez valer uma cláusula, rompeu com o time e acertou com a McLaren para 1988.
Começando pelo começo.
O contrato foi assinado em 1º de janeiro de 1987. E isso já guarda uma curiosidade: não leva a lavra do brasileiro, mas de um advogado, seu procurador. No sentido literal da coisa, Senna não assinou o papel.
As duas partes são Team Lotus International Limited, com sede de Wymondham, na Inglatera, e Ayrton Senna da Silva Promotions Limited, com sede em Nassau, nas Bahamas. Um paraíso fiscal.
É válido por dois anos, mas estipula uma data-limite para rescisão, partindo de qualquer lado, sem exercício de preferência ou multas: 8 de agosto de 1987.
Sabemos, agora, que Senna usou esta saída quando se viu descontente com o desempenho do carro e recebeu um aceno da McLaren.
O contrato também determina que, antes desta data, nenhuma parte negociasse com terceiros. Senna provavelmente não seguiu esta cláusula à risca: no dia 9 de agosto, na Hungria, a imprensa já cravava sua ida para a McLaren, o que foi oficializado menos de um mês depois, em 4 de setembro.
Há obrigações para os dois lados, como em qualquer contrato.
Senna cede para a Lotus a “exploração de seu nome e fama”. Compromete-se a mudar da Inglaterra, por uma questão fiscal _foi morar em Mônaco, como sabemos. Abre mão de praticar os esportes radicais já citados.E garante presença em eventos de patrocinadores da equipe, até 31 de dezembro, desde que avisado com dez dias de antecedência. Despesas por conta do patrocinador.
Já a Lotus faz um seguro de vida de £ 50 mil para o piloto, o que, com todas as correções, hoje equivaleria a R$ 405 mil. Uma piada. Desobriga-o a fazer propagandas de cigarro. Cede espaços no capacete e no macacão para seus patrocinadores pessoais. Garante que naquele ano terá motores Honda, patrocínios da Elf, da R.J. Reynolds (Camel) e da própria Honda, e que o francês Gerald Ducarouge será o engenheiro-chefe.
Mais: na cláusula 4.3, a Lotus concorda em “empenhar todos os esforços para que os carros da equipe sejam os mais idênticos dentro do possível” e que o status de Senna “será o de número 1, com todas as prioridades na alocação de equipamentos, se houver necessidade”. Pobre Nakajima.
O capítulo grana está nos apêndices.
Por aquele primeiro ano, Senna ganhou salário de US$ 1,5 milhão. Com todas as correções e conversões, isso equivaleria a US$ 4,7 milhões atuais, ou R$ 10,7 milhões.
(Alonso e Hamilton ganham, hoje, US$ 25 milhões, segundo a “Business F1” . Massa recebe US$ 7,7 milhões. Sinal dos tempos.)
O acerto para 1988 era de US$ 1,65 milhão.
Deve ter ido ganhar muito mais na McLaren, contrato anunciado à época como “o maior da história”.
Havia ainda um acerto de bônus por ponto que ele conquistasse: US$ 4 mil no primeiro ano, US$ 5 mil no segundo.
Senna terminou aquele Mundial em terceiro, com 57 pontos. Mais US$ 228 mil pra conta, portanto.
O título valeria US$ 250 mil extras.
Ele recebeu ainda US$ 40 mil por ano para custear despesas de viagens e estadia.
Em caso de prêmios em dinheiro oferecidos por promotores de corridas, equipe e piloto ficavam com 45% cada. Os 10% restantes iam para os mecânicos.
E uma curiosidade que sempre tive: com quem ficam os troféus?
Este contrato rezava que metade ia para a sede da equipe, metade ficava com o piloto. Mas a prioridade na escolha era da Lotus.
Ah, sim: algo de que eu não lembrava. Lembram do indefectível boné do banco Nacional? Em 1987, Senna não o usou por força de contrato.
“Em consideração aos esforços da Lotus por recursos, a Ayrton Senna Promotions concorda que o piloto usará o boné que a equipe definir em áreas públicas dos circuitos, testes, eventos com a imprensa e entrevistas de TV, substituindo o boné do Nacional que ele usou em 1986. Continua a obrigatoriedade pelo uso do boné da Goodyear nas cerimônias de pódio.”
Como se vê na foto acima, em Jacarepaguá, o time acabou vendendo o boné para a Elf.
Um achado, um tesouro. Vale a pena ler e guardar.
É ASSIM QUE FUNCIONAM AS COISAS, “QUEM PODE MAIS CHORA MENOS”, OU TEM ALGUÉM AQUI QUE NUNCA EXPERIMENTOU ISSO, NO TRABALHO OU NA VIDA???
PILOTO EXCELENTE, QUE TEM “SANGUE NOS OLHOS E FACA ENTRE OS DENTES” SEMPRE SE SAGRA CAMPEÃO.
EU PREFIRO FICAR NO TIME DOS VENCEDORES, E VOCES?????
ABS AO FABIO PELO “ACHADO”…rs
você é campeão de alguma coisa, eu prefiro ficar com a verdade não tentar tampa-la.
Tem alguma cláusula obrigando ele abrir essa empresa fora do Brasil?
Não existe clausula obrigando, esta atitude partiu da parte dele. Sendo que no Brasil o IR é de 27,5% e Nassau o IR é 0,5%, ou seja ele era bem assessorado desde o início por um advogado tributarista.
Aliás todos fazem isto, o Helinho fez isto na INDY de forma escancarada também em Nassau e a Receita Americana pediu a prisão dele ou acordo em $$$ multa por evasão de divisas.
Helinho fez nada, tanto que ele foi inocentado.
ta ai o link
http://esporte.uol.com.br/velocidade/ultimas/2009/04/17/ult4366u1287.jhtm
TAMBÉM QUERO…
Paraíso fiscal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Para%C3%ADso_fiscal
Pô se o site é sobre a indústria tabagista, os contratos sob o patrocínio da MARLBORO tb podiam aparcer lá….
Senna declarou ou não ao “leão”, eis a questão…
No Brasil, como em qualquer outro país do mundo, a ilegalidade está em não revelar ao Fisco que você tem uma conta corrente ou títulos de uma empresa lá fora. Quem não declara suas posses lá fora pode ser acusado de evasão fiscal e enquadrado na lei do colarinho-branco. Ter caixa dois é ilegal sempre.
Não seja inocente, se ele abriu uma empresa para representa-lo num paraíso fiscal das Bahamas é claro que ele não declarou. Bastava ele abrir a empresa no Brasil porque ele não fez? Para não declarar no Brasil lógico.
O pagamento foi feito para a empresa, não para a pessoa física do Senna. Os impostos foram pagos no Bahamas, porém, para ele trazer o dinheiro para o Brasil, teria que declarar e pagar a diferença. Mas não existe tal obrigação. Basta declarar a quota da empresa como patrimônio e movimentar todo o dinheiro através dela. Hoje, esses paraísos fiscais (ou países de tributação privilegiada) não dão tanta moleza como era na época, depois de muita pressão de outros países, já que eram vistos como lavanderias de dinheiro sujo.
ou seja é maracutaia não disse que tinha tal dinheiro no Brasil e fez uma empresa para que não pegassem ele.
O Fato de você ser brasileiro, não determina que voce deve declarar o seu imposto no seu país natal. Muitas vezes, você muda o seu domicílio fiscal para outro país. Sendo assim, você se obriga a declarar ao seu imposto no seu domicílio. Nesse caso, provavelmente Mônaco.
se você morar la sim, mas não era o caso.
Quem te falou que não era? O Senna morava na Europa e deve ter feito a declaração de saída exigida na época.
mas no Brasil nenhuma e ele morava aqui
Acabei lendo o do Piquet para 88/89 e ele ganhou $5.500.000,00 em cada ano(em valores da época) . Fora os pagamentos por pontos, vitórias e etc.
Piquet foi o melhor, com certeza!!!
Coisa feia…
Contrato de 87 entre Lotus e Ayrton Senna revela empresa em paraíso fiscal:
http://grandepremio.com.br/f1/noticias/contrato-de-1987-com-lotus-revela-exigencias-e-proibicoes-de-senna-e-empresa-em-paraiso-fiscal
http://bagarai.com.br/wp-content/uploads/2013/07/receita-federal.jpg
Coisa feia? É pode ser mas que ele pelo menos ajudava gente necessitada e não alardeava (ficou publico apenas após sua morte) diferente de muita gente que não ajuda ou da nada pra ninguém isso ele tb fazia!
nossa que justificativa mais sem pé nem cabeça, tá igual o pessoal que vota naquele que rouba mais faz, me recuso dizer o nome do sujeito, mas você sabe quem é.
Logo mais deve sair o da McLaren, já que era patrocinada pela Marlboro….
sim olho ai seixas
Nossa! O puro, santo e bonzinho Ayrton com cláusula de contrato determinando quem é primeiro ou segundo piloto!!!!!!! hahahahaha
Não seria o caso de chamá-lo de “dick vigarista”? hahahahahahahaha
Cadê a ÉTICA do “herói” nacional Galvão?
É que na época, o Brasil vivia uma tranquilidade, quase não tinha inflação né? Você também cuidaria do seu $!! Só o que ele já deu para o nosso país por meio do Instituto pagaria impostos eternos!!
le não deu nada quem fez foi a irmã dele.
Meu Deus, o instituto Ayrton Senna foi criado pela irmã dele, quanto groselha, parei!
e mesmo se fosse ele que tivesse fundado não tiraria a responsabilidade dele pelo ato ilícito.
O que o Instituto dá para o Brasil ???? É como ONG , somente pra esconder dinheiro !
verdade ONG tem cada uma que Meu Deus!!!
dá muito, se vc não sabe !!! O instituto veio antes mesmo de 93, ele queia um meio de poder ajudar as pessoas, não mais diretamente como ele fazia e sim de um modo geral. Da as crianças pobres a mesma oportunidade que as icas podem ter em relação a educação. Agora vc só ve as coisas se VC estiver tirando vantagem e não os outos.
ESSE SIM ERA O CARA ,QUE MOSTROU O NOME DO BRASIL, la fora
Meu deus!!!
esta se falando de imposto sonegado, imagina o pessoal la de fora falando o Senna representa igual os políticos do Brasil ,mandam seu dinheiro bem pra longe da pátria dele.
ESSE SIM ERA O CARA ,QUE MOSTROU O NOME DO BRASIL
sim igualzinho os políticos roubam e colocam o dinheiro em paraísos fiscais
Boa Fábio! Excelente post. Particularmente acho que o Piquet foi mais piloto que o Senna. Contudo, o profissionalismo do Sena mudou a F1, e o Schummy aperfeiçoou.
“exigia status de primeiro piloto”
Grande novidade, tirando Prost em 88-89, todos os companheiros de Senna simplesmente não existiam na equipe, e ainda tem viúva que mete o pau em Schumacher e Alonso na Ferrari, é muita cara de pau.
Pobre Nakajima?
Warwick foi vetado por Senna na Lotus em 86, e nesse ano o brasileiro se BENEFICIOU de usar os fantásticos motores de classificação(somente a Lotus de Senna usava esse motor que tinha 100 cv a mais em relação a outros carros), assim é fácil fazer 15 poles em 85-86.
Dumfries não teve esse privilégio na Lotus em 86, basta ver os tempos entre Senna e Dumfries no grid, uma piada, o brasileiro era de 4 a 5 segundos mais rápido que o companheiro por causa desse fantástico motor que duravam apenas 15 minutos. Na Toleman Senna já era primeiro piloto, Cecotto entregou que o brasileiro era paparicado:
“A alimentação de combustível do meu motor era mecânica, de 1983, enquanto a dele(Senna), eletrônica, a nova.” Mais: “Nesse dia, em Donington, eu finalmente poderia testar e em igualdade de condições. Até então a Toleman apenas chamava Ayrton para os treinos particulares”, lembra Cecotto, com ar ainda de insatisfação. “Estabeleci um tempo um pouco melhor que o de Ayrton. A partir desse dia nossa convivência mudou. Ayrton tinha um caráter muito forte, difícil, desejava tudo para si, queria a equipe ao seu redor.”
Senna só não teve como exigir condição de “número um” na Mclaren em 88-89 porque lá tinha Prost, mas quando o time começou a bajular o brasileiro o francês pulou fora.
Depois o companheiro de Senna foi Berger que não passava de um capachão, em algumas corridas Berger era mais rápido que o brasileiro, mas não ultrapassava para não tirar pontos do companheiro que brigava por títulos(isso também caracteriza jogo de equipe). Berger também facilitou muitas ultrapassagens ao herói nacional, em outra oportunidades defendia o brasileiro de outra forma. Aquela largada de Berger (protegendo Senna) no GP Brasil 1990 classifico como piada…a intenção do austríaco foi clara, atrapalhar os rivais para Senna abrir na frente.
GP Brasil 1990 – Melhores Momentos
https://www.youtube.com/watch?v=lKDww2BdRlU
Já na Williams, Damon Hill(que era inglês) era outro piloto que simplesmente não existia na equipe, tudo era feito em cima de Senna.
Falam muito que Airton teve companheiro forte em 88-89, mas o que adianta se ele tomou pau de Prost nesses dois anos? Basta ver a tabela abaixo, Senna só foi campeão em 88 graças ao regulamento de descartes, na pista e nos resultados(que é o que interessa) o brasileiro não bateu o francês. Título ganho na base do regulamento pra mim é título artificial… mesma coisa é fazer poles usando motor com 100cv a mais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1988
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1989
Em 89 Prost deu uma AULA de regularidade em cima do brasileiro, Prost ganhou até o apelido de “professor”.
Essa EXIGÊNCIA de Senna em contrato pra ser PRIMEIRO PILOTO é um TAPA NA CARA da viuvada que sempre pegou no pé de Schumacher, e faz o mesmo hoje com Alonso.
Querem enganar quem? Contrato de primeiro piloto sempre existiu na F-1, basta lembrar Andretti e Peterson na Lotus em 78, por contrato o sueco não podia disputar título com o companheiro, lembrando que e a Lotus dominou aquele ano, porque não deixou os pilotos disputarem o título? Oras, porque Andretti exigiu isso, foi ele quem ajudou a desenvolver o carro “asa” desde 1976(usava o Lotus 77), quando o Lotus 78 ficou pronto ao final da temporada 77, Andretti não quis nem saber, ele levaria a equipe ao título, Peterson que se fod…é assim que funciona a F-1, quem pode mais chora menos.
No ano seguinte foi a vez de Enzo Ferrari dar recado a Gilles Villeneuve, antes da largada no GP da Itália, Enzo Ferrari em pessoa avisou Gilles que aquele título já tinha dono(era de Scheckter). Gilles não podia disputar posições muito menos vitória naquela prova, era a forma de garantir o título ao primeiro piloto na Ferrari diante da torcida italiana em Monza.
Falam muito que Alonso foi chorão na Mclaren por ter Lewis ao lado, mas Piquet e Prost não gostaram nadinha de dividir o time com pilotos velozes como Mansell e Senna.
Piquet e Prost também reclamavam uma barbaridade que o companheiro era bajulado no time. Resultado, ambos caíram fora da equipe da mesma forma que Alonso fez na Mclaren. Curiosamente Williams e Mclaren desabaram de nível técnico quando perderam Piquet, Prost e Alonso.
Schumacher e Alonso devem estar dando boas risadas vendo esse contrato de Senna nos tempos de Lotus, no minimo devem estar pensando: “Eu já sabia, piada velha”
“contrato anunciado à época como “o maior da história”.
Piquet fechou com a Lotus em 1988 por 10 milhões de dólares, uma fábula na época.
Senna teve que baixar o salário para correr na Mclaren. Ron Dennis não queria pagar mais de 1 milhão por ano ao brasileiro(Senna queria 1,5), depois de muita discussão foi decidido que os 500 mil a mais seriam decididos na “moedinha”, se ganhasse a aposta Senna receberia 1,5 milhão, mas Ron Dennis ganhou a aposta e o salário de Senna ficou fixado em 1 milhão. Claro que Senna recebia mais dinheiro por fora, pilotos também ganham por direito de imagem. Senna era um grande piloto mas ainda não era campeão ao final de 87, dizer que fechou em 88 como salário maior na época não procede.
Ayrton começou a ganhar muito dinheiro depois dos títulos conquistados, mas grana pra Senna era irrelevante, ele veio de “berço de ouro”, sua família já era bilionária, nos tempos de kart Senna tinha fama de “filhinho de papai”, nas corridas chegava de Mercedes com motorista. Enquanto a maioria dos rivais tinha no máximo um motor e chassi reserva, Senna tinha vários chassis e motores novos.
Piquet já era tricampeão ao final de 87 e não pensou duas vezes em mudar para a Lotus para ganhar 10 milhões por ano. Bom lembrar, nos anos 80 mesmo sendo “fera ao volante”, grandes pilotos não eram reconhecidos em termos de salário. Piquet por exemplo, mesmo já sendo Bicampeão ganhava pouco nos tempos de Brabham e Williams. Deu sorte na Lotus porque a Camel entrou na jogada e bancou o salário do brasileiro.
O salário dos pilotos de ponta nos anos 80 ficava entre 4,5 milhões por ano. Pra correr na Mclaren, Senna realmente teve que baixar o salário, Frank Williams também nunca valorizou pilotos, e quando Mansell foi pedir aumento pelo título de 92, o patrão lhe mostrou o olho da rua. Frank Williams deve ter pensado: “Oras, quem foi campeão em 92 foi o meu carro construído por Newey, o piloto só levou ele até a bandeirada, se não esta bom, pode cair fora”. E olha que Mansell era inglês…
Os salários começaram a disparar na F-1 em meados dos anos 90(a categoria cresceu muito e os pilotos passaram a exigir mais). Com o bicampeonato garantido na Benetton Schumacher exigiu 25 milhões por ano pra correr na Ferrari em 96. Com a equipe vencendo corridas e brigando por títulos, o salário de Schumacher pulou para 45 milhões em 98.
O ápice foi em 2003 onde Schumacher passou dos 80 milhões por ano, pra ter uma ideia, a Ferrari pediu arrego e Schumacher teve que manter o salário.
O alemão acumulou mais de 800 milhões na Formula 1. No auge ao volante, Schumacher tinha uma filosofia pra fechar contrato:
“Quero isso, mais isso, e mais isso e já vou avisando…não sou barato, mas tem retorno”
Pra ser ter uma ideia, a Ferrari deve que duplicar o orçamento em 96 pra trazer o trio Schumacher-Brawn-Byrne, mas dinheiro a parte, nada se compara onde a Ferrari chegou, com esse trio a equipe resgatou a moral dentro da F-1, porque quem viu a Ferrari entre 91 e 95 sabe que ela não passava de uma grande piada…
Quem quer ser campeão tem que exigir tudo da equipe, se não fizer o companheiro faz antes. Agora falta alguém esfregar esse contrato do Senna na cara do Galvão, justo ele que sempre criticou Schumacher por ser primeiro piloto nos tempos de Ferrari.
E o que Rubinho deve achar dessa exigência de Senna deixando os companheiros “as moscas” dentro da equipe? Ele passou por isso, entende bem do assunto. Como é bundão e vendido da Globo, deve ficar do lado de Senna.
Então Schumacher e Alonso também estão certos…
Entendam uma coisa, estamos no planeta Terra e não em um paraíso, a Formula 1 é um ninho de cobras, não existe “santinhos”…quem pode mais chora menos! Andretti, Piquet, Prost, Senna, Schumacher, Alonso e Vettel estão errados?
Alguém sabe como Fangio chegou aos cinco títulos? Posso garantir, não foi dividindo equipe com os companheiros. Esse tirava até companheiro da liderança pra pegar carro emprestado, valia tudo naquela época. A palavra ética, muitas vezes não existia…
Nossa… que aula… vc sim deveria ser o publicador da matéria…
Parabéns pelo entendimento do assunto e de como funciona a sociedade capitalista…
abs.
Fábio Seixas, procede esse comentário do Marcelo?
Parabéns, muito esclarecedor! vc conhece muito de f1, mas o Senna foi um gênio e soube jogar muito bem esse jogo que vc descreve tão bem!
Shumacher, Alonso, esqueceu de mencionar o novo pseudo mocinho, mult21.
Dio santo, cada uma pior que a outra. Sua análise dos fatos é incrivelmente torta, mas respeito sua opinião pois seu texto contém tantos comentários de “insider” que não tenho dúvidas que você participou de todos os bastidores da F1, desde Fangio até Alonso! Só uma correção: o Piquet saiu da Williams no fim de 87 porque estava puto por não ser tratado como primeiro piloto, mesmo tendo a promessa de Frank Williams de que seria o primeiro em 1986. Em seguida, Frank teve seu acidente e o Piquet foi tocando sua vida disputando com o Mansell na esperança de que o Frank voltaria e corrigiria tudo, afinal, era uma promessa. Pois Frank voltou e não fez nada, deixando o Piquet indignado. A Honda pagava a maior parte do salário do Piquet na Williams e o considerava melhor do que o Mansell e nunca concordou com a situação na equipe, mas lá quem manda é o Frank. Senna era o queridinho dos japoneses da Honda na Lotus e ajudou Ron Dennis a costurar o acordo para levar os motores Honda para a McLaren em 1988. A Honda, que já ficaria na Lotus pra 1988 e queria estar também na McLaren, deixou a Williams, que foi de Judd naquele ano. Ah, mas quem sou eu pra falar… O insider é você.
Apesar do texto ter muitas verdades aí vai algumas opiniões: “Título ganho na base do regulamento pra mim é título artificial”. Quer dizer que jogar com o regulamento embaixo do braço e fazer gol fora de casa pra você não vale nada? Hahahaha. Pro Senna valeu o título! “Curiosamente Williams e Mclaren desabaram de nível técnico quando perderam Piquet, Prost e Alonso”. Senna foi campeão em 1991 sem o Prost na equipe, não dá pra falar em desabamento de nível técnico e em 93 ele foi vice, Mansel só ganhou em 92 porque como vc mesmo disse o carro era um fenômeno, corria sozinho, não foi a Mclaren que piorou, aí Prost que não é bobo nem nada pegou o carro mágico pra finalizar a carreira em grande estilo sem fazer esforço! Aí lá veio Senna querer fazer o mesmo e se lascou, proibiram quase tudo que era eletrônico no carro pro ano seguinte de 94, só falta vc me dizer que o carro piorou por causa da saída do Prost hehehehe. Brincadeiras a parte, belo texto Marcelo, muitas informações bacanas pros amantes do automobilismo! Abraços
Se na época os contratos já eram assim, dadas as devidas proporções, imaginem o contrato do Michael Schumacher com a Ferrari na época em que o Barrichello passou por lá….a estrutura inteira da Ferrari devia ser voltada ao “Schumi”…coitado do Barricha!
BRASILEIRO É TUDO RETARDADO E CRIADOR DE CONFUSÃO. ELE MORAVA FORA DO PAÍS. PORTANTO, NÃO SONEGOU NENHUM IMPOSTO AQUI NO BRASIL OU QUALQUER OUTRO PAÍS. QUE TAL NOS PREOCUPARMOS COM O QUE REALMENTE INTERESSA? VOTAR CERTO E COBRAR DESSES POLÍTICOS BANDIDOS.
Bom mas como brasileiro ele deveria abrir empresa no Brasil e não em paraíso fiscal, esta óbvio que fraudou o imposto, pq somos retardados? Políticos fazem igual o Senna fez por isso os problemas, você que deveria abrir os olhos e não achar o Senna melhor nem pior que os políticos.
Senna recebia salario fora do Brasil, portanto nao ha nada de errado do ponto de vista da legislacao brasileira. Se alguem recebe salario no Brasil e envia o dinheiro para o exterior sem declarar, aí é evasao de divisas.
existe sim porque vc tem que declarar, se você coloca em paraiso fiscal ta óbvia tua intenção de esconder esse dinheiro do fisco brasileiro, então pq não abriu a empresa na Inglaterra ou qualquer outro lugar que poderiam saber que ele tinha tal dinheiro?
Estou vendo comentários defendendo Senna porque ele recebeu o dinheiro la fora, isso é totalmente legal, mas na moralidade pregada pela maioria de seus fãs ele deveria ter trazido o dinheiro para o Brasil para pagar os impostos e contribuir com o Brasil. Eu não seria trouxa de trazer o dinheiro e ele também não foi fim de assunto, assim como quase todo profissional de qualquer área faz deixa o dinheiro la mesmo pra não ter a mordida do leão brasileiro.
Miralha, o cara fez o que fez, e sua familia continua até hoje fazendo um trabalho social maravilhoso, algo que só foi descoberto após sua morte, e vc vem com este infeliz comentario!!! lamentavel!!!
a irmã dele ele nunca fez nada, então enalteça a irmã. aliás assim como o Barrichello faz com o Kanaã esses sim estão vivos e ajudando.
Paulo, por favor se informe melhor das ações do Senna antes de morrer, do que falar que a irmã dele fez tudo…
É isso mesmo, acho que o Senna já tinha essa visão que temos hoje, de que é melhor manter nossos pertences longe, já que “alguem” (vulgo GOVERNO sujo) sempre tenta tirar sua casquinha… Certíssimo, jovem Ayrton, a grana era sua, e não do governo… além de uma diferença básica: o Senna merece! Já o resto…
Senna merece assim como o João sapateiro da esquina merece, é por pensar assim “Alguns merecem outros não”, que elegemos esse tal GOVERNO que você citou.
Fábio,
Sua caixa de e-mail tá cheia! Vou te mandar mais uma coisinha
Abs,
Bruno Gibin
Bruno, meu e-mail agora é fseixasf1@gmail.com
Abs
Manda tudo de uma vez, estamos ávidos.
legal…boa reportagem
thayseluyanne@hotmail.com
missão veia-ceara
Obrigado Fábio e Bruno, esse documento tem um grande valor não só para os fãs de Senna, mas também todos que curtem o automobilismo, é bom saber estes detalhes de conduta obrigatória dos pilotos, saber ainda que ela é antiga quando vemos hoje o Massa sem poder falar tão abertamente os problemas da Ferrari.
Vi muita discussão aqui sobre sonegação ou não, devemos lembrar que hoje a grande maioria dos pilotos sempre tiveram domicílio em Mônaco, desde muitíssimos anos como o Nelson já fazia também.
Ao meu ver oque faz de Senna e outros grandes pilotos mitos começa na pista com sua genialidade ao pilotar e continua em sua vida pessoal seja por lindas mulheres e momentos de diversão, seja pelo homem que olhava pelo seu país com orgulho de onde vinha. O fato que o faz mito é justamente o fato de não ser um “santinho”, Senna lutava por tudo que queria, batia de frente sem medo falava o que pensava de verdade. Era profissional, era guerreiro e era acima de tudo humano com defeitos, qualidades, força e fraqueza.
Fabio, muito interessante, obrigado por compartilhar com nos esse “achado”. Se jah era assim naqueles anos, penso como eh um contrato hoje – e com todos os intermediarios que levam uma fatiazinha (com a explosao das agencias de gerenciamento de celebridades)…
Mudando um pouco de assunto e para aliviar um pouco o animo da turma que adora usar tudo isto para debate, quem eh a loira da foto???
Aparenta ser alguma anônima que tinha credencial para circular pelos boxes. Procurando por imagem no google através da foto, só se encontra citações ao Senna ou Nakajima.
É a carreira de uma pessoa em pizza tem razão.a loira não sei mas não é a Galisteu.
Quero ver agora os torcedores do Massa falaram que o Alonso é sujo por exigir prioridade. O “melhor piloto de todos os tempos da história da F1” fez exatamente o mesmo. No papel.
Éééeééé amigo! Muitos aqui acreditam que só Schumacher e Alonso são “espertinhos”
Me desculpe, mas existe uma enorme diferença entre um piloto exigir ter prioridade na equipe em equipamento e outras coisas e a equipe pedir para o piloto deixar o outro passar. O Senna teve uma vez que a equipe pediu para o Berger deixar o Senna passar, todos perceberam isto. contudo, o Senna devolveu a gentileza quando o campeonato estava garantido. Em outras palavras ficou elas por elas.
se iluda não o Berger nem ia pra cima do Senna.
Luiz, a diferença de equipamento entre o carro do Ayrton e dos companheiros de equipe era tão grande que nem havia a menor possibilidade de algum deles andar na frente, e se isso acontecesse pode apostar que viria ordem da equipe pra deixar passar, assim como aconteceu com Berger
Gostaria muito de saber o conteúdo de um contrato do Nelson Piquet. Apenas para comparar.
Taí Maria Paula. Pelo que entendi o Piquet assinou como PESSOA FÍSICA, em valores bem maiores que o Senna.
http://legacy.library.ucsf.edu/tid/qgp51c00/pdf?search=%22piquet%22
Estima-se que o Piquet fechou com a Lotus por 8 Milhões de Dolares na época
Ahhh e o Piquet ganharia um carro da Williams. O número 6. Caso fosse Campeão. E ganhou. Está lá em Brasilia parece que em uma das lojas dele.
Guilherme, essa cláusula do carro foi com a Willians. O contrato em questão foi com o Team Lotus…
Procure (Google) por “nelson’s negotiations” “car & driver” magazine feb 1988
O engraçado é que ninguém pode criticar o Ayrton Senna. Realmente a Rede Globo coordena a mente de muitos brasileiros que não têm opinião própria, não têm senso crítico.
Eu não sou desses sujeitos que gostam de Senna ou Piquet ou Emerson, SEMPRE GOSTEI DE TODOS, enfim torço pra qualquer piloto brasileiro até pelo Massa atualmente que não esta bem, mas eu sempre lia o pessoal falando do Senna, como a supremacia de moral etc.. etc.., quem conhece um pouco mais sabia que não era bem assim, que ele como os outros sempre deixaram ou deixam seu dinheiro onde se paga menos impostos, então prevejo uma gritaria falando ou distorcendo o que esta num papel firmado e assinado.
mas foi exatamente o que você disse as pessoas quando idolatram ficam cegas.
É isso aí Kalil, Senna tinha tanta ética e moral quando os outros….
SR. SEIXAS,
O sr. deve registrar ainda que, o SENNA deve ser considerado pelo menos o 5º piloto brasileiro, pois, a ordem é a seguinte, considerando, técnica, desbravar o sertão, fincar o nome e colocar o Brasil no mapa-múndi e não somente considerando o queridinho da torcida que não conhece nada, absolutamente nada, a não ser ficar na fila do gargarejo da Globo: FRANCISCO LANDI, EMERSON FITTIPALDI, JOSE CARLOS PACCE, NELSON PIQUET, AYRTON SENNA.
Essa é a real colocação do tal que namorava a Xuxa e a Galisteu, ou é piada!!
abs.
Comentariozinho ridículo, mas ridículo demais mesmo, não poca coisa.
Luis, se ele é o 3º, 5º ou 20º, pouco importa. O que não se pode fazer é tirar o mérito de quem o tem. Isso é indiscutível. Antes do Senna, correram ainda na F1 o Wilsinho, Ingo, Alex Dias Ribeiro, Luizinho e talvez um ou outro cujo nome fugiu.
Paulo (Piquetista)
sim é piada e de mau gosto! infelizmente existem pessoas que “pensam que entendem” de automobilismo, e ficam inventando motivos para colocar os aprendizes de piloto citados na frente do maior piloto de todos os tempos, chamado Ayrton Senna.
Caro Luis, o Sr. deve ser uma pessoa bastante complexada para fazer um comentário tão fora do assunto. Mesmo o Senna morto há 19 anos ainda te incomoda tanto. Vai trabalhar e ser alguém na vida.
LUIS:
Aquela velha máxima diz: “a ordem dos fatores não muda o produto” !.
Todos foram importantes para colocar o Brasil no mapa mundial do automobilismo e na F1 !.
O Moco, grande piloto, infelizmente, não teve tempo de se mostrar ao mundo por mais tempo !.
Agora, não tem como não dar o podium pro Senna !.
Se o “velho Fangio” reverenciou o Senna, pode ter certeza, o “velho Chico Landi” não está se revirando no caixão .
Senna burlando o imposto de renda brasileiro? acredito que por trabalhar na maior parte no exterior, não há problema com o fisco brasileiro em abrir uma empresa em paraíso fiscal.
Precisa averiguar se ele sonegou aqui no Brasil.
A maioria dos pilotos moram em paraísos fiscais para pagar menos impostos, Shummacker mora na suiça, Massa em Mônaco, Piquet também morou la Barrichello idem, o motivo de todos inclusive Senna morar ou terem morado la fica óbvio pagarem menos impostos.
Mais que isso… nessa época era proibido enviar dinheiro do Brasil para o exterior, mesmo que legalmente. Além do mais, a inflação brasileira era de 80% ao mês e estavamos sujeitos a confiscos e outras surpresas. Para finalizar, se um cidadão brasileiro vive fora do Brasil e deu baixa em seu CPF fica livre de pagar imposto no Brasil. Tudo dentro da regra… o único país que saiu perdendo nessa história foi a Inglaterra (país que ele morava antes de assinar o contrato). Antes de falar qualquer besteira sobre qualquer coisa se informe… A falta de informação é o maior problema do Brasil!
sim. mas mais dia ,menos dia você tem que repatriar o dinheiro e tem que declarar esse dinheiro, que duvido que qualquer um faça.
porque tem que repatriar?
porque se você mora em um país e ganha em outro você tem que trazer pro teu país, mas isso nem é muito o caso, o Senna abriu uma empresa num paraíso fiscal para esconder esse dinheiro do fisco brasileiro, senão ele tinha aberto em outro país que tivesse que informar esse dinheiro ao fisco brasileiro.
Nossa descobriram a America não acredito que um jornal desta categoria não sabia disso. Isso é normal em qualquer esporte de risco alias até jogador de futebol tem restrições deste tipo
Só do autor da matéria afirmar na sua biografia que acho o Schumacher o maior piloto de todos os tempos, chego a conclusão que esta matéria tem como objetivo demerecer o Senna, independente das informações serem verídicas ou não. Fica difícil dar crédito ao jornalista que não é imparcial.
Fábio, quero deixar uma sugestão: complemente o texto inserindo um fator de correção para os leitores terem uma ideia do poder de compra de 1,5 milhão a mais de 20 anos.
C/ todo o respeito……vc é cego ? Ele escreveu justamente o que vc falou. “Por aquele primeiro ano, Senna ganhou salário de US$ 1,5 milhão. Com todas as correções e conversões, isso equivaleria a US$ 4,7 milhões atuais, ou R$ 10,7 milhões.” PRESTA ATENÇÃO RAPAZ !!!
Fábio, Você editou o texto inserindo os números depois da minha mensagem ou o educado Sr Silvio que me chamou de cego esta certo?
Eu editei depois. O educado SrSilvio está errado.
Abs
kkk educado , você me fez rir
Não se pode afirmar que ele era um sonegador de impostos apenas pela informação de que ele recebia tudo no exterior (paraíso fiscal), mas que é um indício bastante razoável de sonegação e evasão de divisas é.
O fato é que ele tinha domicílio no país e muito provavelmente residência. Se sim, não poderia receber os valores lá fora sem declarar e recolher os impostos.
Se fez isso ou não cabe à imprensa averiguar.
E o Seixas insinuou isso em algum momento do post?
Não, mas alguns leitores sim.
Como diz o próprio contrato a residência fiscal dele era na Inglaterra e foi alterada por exigência da Lotus para Monaco. Logo não existe evasão de divisas pois ele trabalhava fora do Brasil e ganhava fora. Com relação a sonegação fiscal, só se ele não pagava os impostos de Monaco. No Brasil ele não precisava pagar impostos.
Amigos, sou fã do Ayrton e como contador posso dizer que procurar um maneira lícita de pagar menos imposto não é ilegal, isso conhecido como “elisão fiscal”, mas tenho que admitir que no contrato consta como endereço dele “Av. Nova Cantareira, Sao Paulo, Brazil (“the Driver”)”, o que sugeriria o domicílio tributário da pessoa física dele sendo no Brasil, como não tenho o contrato da empresa dele nem suas demonstrações contábeis não dá para dizer se e como ele recebeu os lucros da empresa por isso ninguém pode afirmar que houve ou não sonegação.
ninguém abre empresa em paraíso fiscal com intenção de declarar alguma coisa.
É óbvio que o domicílio dele europeu.
O problema do Brasil é que tem um monte de palpiteiro que fala sem conhecer qualquer assunto. Evasao de divisas é quando vc manda dinheiro para fora do país ilegalmente , se ele recebeu fora do país como há evasão de divisas???
A IGNORÂNCIA DO BRASILEIRO É NOSSA COVA!!!
Ignorância. Ele tinha residência no Brasil, mas era domiciliado no exterior. Procure saber a diferença entre domicílio e residência.
Desculpa, mas ninguém abre conta em paraíso fiscal com outra intenção a não ser a de sonegar.
Gente abrir conta em paraíso fiscal é igual a batom na cueca, não tentem explicar.
lutadores de MMA tb tem essas clausulas de esportes radicais ou de andar de moto.
Quando já estava na Lotus o Sr.Senna impediu que a equipe colocasse Derek warwick, então campeão ingles de F3, depois criticou o Sr.Prost dizendo que este o impedia de ir para a Williams e dirigiria até de graça para Mister Frank.
WANEU, por que não te calas?
Castro,por que não te calas?
Warwick na época estava desempregado depois que a Renault,sua equipe em 84 e 85,havia anunciado sua retirada da F1 como equipe,chegou a fazer testes com a Lotus pra o lugar que era de Elio de Angelis que estava indo pra Brabham(tenho até uma foto do Warwick com a Lotus JPS nos testes que ele fez pra equipe em Brands-Hatch no final de 1985)mas como vc mesmo disse Senna vetou ele na Lotus e então Warwick acertou com a Jaguar pro Mundial de Marcas.mas voltaria a F1 a partir do GP do Canadá,substituindo na Brabham o mesmo Elio de Angelis,morto durantes testes em Paul Ricard.
Mas esse lado do Senna vetar companheiros de equipe,as viúvas dele não falam…
Eu falo, vetou mesmo…assim como o próprio Piquet (que é um dos meus ídolos) vetou o Ayrton na Brabham. Fans do Piquet tem memória curta também, viu…
Cara, isso é comum. Um exemplo era a cláusula do Prost que dava direito a vetar o companheiro de equipe no primeiro ano de Williams.
Se o cara estiver em um acento com chance de título, o primeiro passo é derrubar o companheiro de equipe e se isso puder ser feito fora da pista, muito mais fácil, ainda mais sabendo o inferno que foi 88/89….kkk.
Assim como as viúvas não falam da briga do Senna que não admitia ser ultrapassado por Irvine (este disputando corrida, Senna não) e ainda o obrigou a mudar as cores do capacete. Assim como as viúvas vivem falando da corrida em Interlagos em que ganhou com apenas duas marchas, que a McLarem era uma carroça, mas se calam diante do fato que a McLarem Honda de 1988 era ao menos 1 s mais rápida por volta que qualquer carro no grid…
Eu diria que hoje, o nível de pilotagem está acima do nível da era do Senna.
Hoje os carros estão mais próximos em performance, antigamente era comum ter um abismo entre as 2 ou 3 que brigavam por vitórias e o resto do grid. Hoje existe diferença, mas ela é significativamente bem menor.
E embora o Senna tenha um recorde impressionante em qualifying, na época a importância era menor, pois o primordial era poupar o equipamento e evitar que o carro quebrasse. Essa era a preocupação primordial e bom era quem andava dentro do limite máximo que permitisse chegar ao fim da corrida inteiro.
As vezes pouco importaria sair na pole. O resultado era muitas vezes ilusório, havia motor de treino, chassi de treino, penu de treino etc.
Antes do DRS e KERS, ultrapassar estava impossível, era crucial sair na pole. E dependendo da hora que fosse para o pit, corria o risco de perder um título trancado atrás de um Petrov.
Hoje os carros não quebram. Os pilotos simplesmente se preocupam em andar no limite máximo pela maior parte do tempo, exceto um RBR que abre um abismo e dá alguma tranquilidade aos seus pilotos.
Hoje não há margem pra erro, ao passo que na era do Senna era comum os pilotos errarem, rodarem, ou tivessem algum toque significativo com outro carro. Na carreira do Senna isso aconteceu em 25% das vezes e ele perdeu no mínimo umas 5 vitórias por que se espatifou ridiculamente na traseira de um retardatário.
Realmente as McLarens (com “n” no final Ok?) eram mais rápidas, mas não tire o mérito do que o cara fez com carros bem mais inferiores antes da McLaren (com “n” tá).
As Williams tinham superioridade tecnológica nos carros (tanto que era considerado o carro mais avançado naquela ocasião), porém tiveram problemas com câmbio (exemplo) e a McLaren era mais confiável.
Se não sabe fazer melhor, sente e admire. Seja humilde pelo menos.
Ah, e não sou uma viúva do Senna, só sei admitir quando alguém é realmente bom no que se propôs a fazer.
Sinto pelo “m” no final de McLaren, falha minha, sem justificativa. Entendi a primeira correção, a segunda foi birrinha sua.
Superioridade da Williams em 1991 e principalmente em 1992. Em 1988, terminou o campeonato em sétimo. Em 1988 McLaren venceu 15 de 16 corridas (8 do Senna, 7 do Prost).
Nunca disse que Senna não foi um grande piloto, foi um dos melhores. E sim, sou um cara humilde. O Senna é quem não era…
Em Interlagos, no final, ele venceu apenas com a 6º marcha. E, sim, isso é um feito incrível. Quanto ao carro dele, não era uma carroça, mas comparado com as Williams, não era lá essas coisas também. E em 1988 ele tinha mesmo o melhor carro, assim como 1989 e 1990. Agora, isso não muda nada. Ele pilotava muito e pronto. Deixe de ser um amargurado.
isso é exagero é uma coisa que ele disse, e todo mundo comprou, se o carro tivesse ruim mesmo ele não chegava, já já vai ter gente dizendo que ele chegou sem o motor.