Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pit Stop #253

Por Fábio Seixas
06/11/12 10:42

O Pit Stop desta semana fala bastante sobre o GP de Abu Dhabi. Com uma conclusão: nesta corrida, Vettel legitimou a provável conquista do tricampeonato. Em outras palavras, provou para os ainda incrédulos que é, sim, um grande piloto.

No Naftalina, uma homenagem aos 20 anos (já!) do fim da parceria McLaren-Honda.

Lá vai…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Emerson Fernando comentou em 07/11/12 at 16:00

    Certamente Hamilton estaria na briga. E seria muito bom ver os 3 pilotos brigando pelo título nessas últimas corridas.
    A dúvida é: Hamilton terá bons resultados na Mercedes logo de cara ou vai demorar para voltar a vencer?
    Outra dúvida: Rosberg é tudo isso que dizem? Agora, com Hamilton como companheiro, teremos um parãmetro comparativo de verdade.

    Camisetas Retrô da Formula1:
    http://www.stasports.com.br/SubCategoria-FORMULA-RETRO-52.aspx

  2. Cristiano comentou em 07/11/12 at 15:23

    Fábio, a BandNews FM não disponibiliza as gravações dos GPs? A imitação que você fez do pai do Jenson Button foi clássico neste GP !

    • Fábio Seixas comentou em 07/11/12 at 15:44

      Hahaha, valeu. Mas que eu saiba, a rádio não disponibiliza a gravação. De qualquer forma, a imitação rola em quase todo GP…
      abs

      • Cristiano comentou em 07/11/12 at 15:51

        É uma pena, mas esta que você fez foi a melhor, parabéns!

  3. Mundy comentou em 07/11/12 at 14:31

    Fabio, coce anda um pouco mal-humorado com seus leitores ultimamente; relaxa um pouco, senão a gente cansa de ler seu blog. Abraços.

    • Mundy comentou em 07/11/12 at 14:33

      *você*

  4. Japa comentou em 07/11/12 at 12:52

    Fábio, quando você vai novamente ao Redação Sportv? Tem dias pré-combinados ou os convites são aleatórios??
    Abraço

    • Fábio Seixas comentou em 07/11/12 at 15:02

      Estarei lá amanhã. E não há um dia específico.
      Abs

  5. Felipe Brait comentou em 07/11/12 at 10:23

    Sobre o naftalina…
    A McLaren não conquista um mundial de construtores desde 1998. Olha a falta que faz a parceria com a Honda!

  6. Jésus Júnior comentou em 07/11/12 at 9:18

    Vettel ainda não provou ser grande piloto.

    • Fábio Seixas comentou em 07/11/12 at 9:21

      Não??

      • Jésus Júnior comentou em 08/11/12 at 15:33

        O meu argumento é simples. Prá provar ser um grande piloto tem que vencer com carro inferior ou em desvantagem. Senna, Piquet, Schumacher (na fase benetton), Hamilton, Alonso. São os que eu vi correr.
        Fora desse critério eu não aprovo.
        Se o Vettel repetir mais tres vitórias como a de Abu Dhabi merece, sim, consideração. Sorte não existe. Espero q essa vitória não tenha sido mesmo uma sorte caótica. Mas aquela dos campeões que sempre estão no lugar certo e na hora certa.

        • Paulo Polastri comentou em 09/11/12 at 19:29

          E Monza 2008? Não conta? Quem viu ele correndo de STR sabe o nível de piloto que ele é. Craque. E Hamilton sempre teve um carro de ponta na mão, fosse um pouco mais regular seria no mínimo bicampeão.

    • Vinicius Martinez comentou em 07/11/12 at 9:33

      Você tambem não provou ser um grande comentarista, acordaaaaaaaaaaaaaa.

    • Leonardo comentou em 07/11/12 at 9:57

      Não sou fã do Vettel, mas é claro que ele é um grande piloto, o que não quer dizer que seja um gênio ou o melhor!

      Ainda acho Hamilton e Alonso melhores que ele, mas o Vettel é muito bom sim!

      • Jésus Júnior comentou em 08/11/12 at 19:56

        É por ai .. no caso do alonso ele já provou ser gênio

    • Bruno comentou em 07/11/12 at 12:06

      O pior cego é aquele que não quer ver…

      • bipolar comentou em 07/11/12 at 20:55

        Então vc deve ser um dos poucos que enxergam! kkkkk

      • Jésus Júnior comentou em 08/11/12 at 19:57

        A rigor eu não vi mas é porque ainda não aconteceu

    • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:10

      Também acho que vettel não provou nada.
      Com essa RBR qualquer um piloto que não seja tão roda presa quanto o zacarias (massa) e o maketing webber ganharia os campeonatos que ele ganhou.

      O alonso ganhou um título do schumacher com placar apertado, tipo 7×6 em vitórias. E ganhou outro do Raikonnen no mesmo estilo.

      O Vettel ganhou 15 corridas no ano passado, e nesse ano, onde no equilíbrio todo mundo tinha ganhado duas ele conseguiu ganhar 3 seguidas! Mas só depois que o newey colocou o furinho na asa traseira…

      Se essa RBR estivesse na mão do Alonso ele já teria ganhado o campeonato em junho. E ninguém fala que o Vettel contou com 2, dois, safety cars para chegar em terceiro.

      Abu Dhabi tem tanta área de escape que não se espera nem um, quanto mais 2. Ele contou com a sorte e fez uma corrida média… nota 6.

      Ele foi o único a andar com 2 pneus macios e ainda por cima em um carro que é 0,5s mais rápido que qualquer outro. Mas quebrou a asa, tentou passar por fora da pista, etc…

      O “normal” seria ele chegar em sexto vindo de último. Vamos colocar quinto pois o webber ajudaria. E ele seria promovido a quarto pela quebra o hamilton. Ok. Contou com 2 safety car a mais, com pneus novos e macios e passou mais um para chegar em terceiro. Pouco.

      Quando houve o segundo safety car eu pensava que o vettel iria ganhar a corrida. Mas ele quase não passou o button com pneu velho.

      Gosto do alonso pelo estilo guerreiro. Ele pega o osso e não larga nunca!!! Maldonado travou a roda? Tomou um passão. Webber contornou mal a curva? Tomou um passão.

      Ele vir de sexto para segundo com essa ferrari capenga é muito mais mérito.

      E olhe que eu “duvidei” do alonso no safety car. Fiquei preocupado dele se dar muito mal. Mas ele botou a faca nos dentes, deixou o button para trás e queria ganhar a corrida… sensacional.

      Só para deixar claro e resumir: Vettel é um piloto bom, não é nenhum roda presa, mas ganhar campeonatos onde o equipamento é tão superior que impossibilita a competição simplifica muito as coisas.

  7. jose rocha comentou em 07/11/12 at 8:10

    Carece de fundamento a informação que o piloto Mark Weber teria se envolvido propositalmente em dois “acidentes” no último GP de F 1,forçando a entrada do safery car por duas ocasiões, e, beneficiando diretamente seu companheiro de equipe.

    • Vinicius Martinez comentou em 07/11/12 at 9:43

      Não carece não, não confunda Mark Webwer com Alonso que precisou jogar Nelsinho no muro, era o unico ponto de ultrapassagem, reta curta, asa aberta e quem era atacado deixava sempre o lado de fora.

      • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:14

        Acho que o webber é ruim mesmo. Um roda presa. Esse papinho de “espalhar” no automobilismo só rola se o outro piloto for trouxa. Ele foi por fora e queria tocar a zebra de dentro… idiota.

        Notem que vettel não espalhou para cima do button e também nao houve o contrário. Deve haver uma batalha para saber quem vai ficar com mais espaço na pista, mas ninguém vai ficar com todo o espaço…

        Quanto ao caso do nelsinho, o alonso foi inocentado. E ele tem uma conduta limpa e sempre respeita os adversários em ultrapassagens. Vide Webber em silverstone 2012 e hamilton em nurburgring. Nas duas ele foi ultrapassado…

  8. Vinicius Martinez comentou em 07/11/12 at 1:19

    Bom dia Fabio, assisti tarde da noite o 253, concordo que o Alonso fez o que podia fazer, contra minha vontade rs, e que Vettel superou mesmo, os dois tiveram que contar com a sorte, e como todo campeão tem, dessa vez o Vettel usou mais seus creditos, bom mesmo ele liquidar essa fatura o mais rapido, interlagos é loteria, a chuva vem e qualquer um pode ganhar. Já que estava mesmo faltando a vitoria do Kimi, na sua opinião, nesse campeonato que deu oportunidade a tantos pilotos, quem faltou já que até Maldonado teve oportunidade.

    • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:16

      Um comentário razoável esse. Só falta tirar a empolgação e ver que o vettel fez uma corrida normal, já que contou com 2 safety cars e rodou com pneus macios 2 vezes. E ainda penou para passa o button.

      Acho que eu daria nota 8,5 para a corrida do alonso e 6,5 para o vettel

  9. andrei marcus comentou em 06/11/12 at 21:18

    é parece q alguns aqi ja tao comecando a ter uma visao critica e analitica observando detalhes quais mts deixam passar… vettel fez boa corrida nao é de se negar xegou colado a alonso q é demais importante ao campeonato…e chegou em terceiro favorecido pelos Safety Cars na pista unica ultaprassagem consideravel foi em cima de butto por ter uma maclaren e msm assim lenbrando estar de pneus novos e macios contra usados e medios de butto no mais passou as lesmas entao onde esta a genialidade nisso!? odeio alonso mal carater mais nao posso negar ser um grande piloto e vettel de testa com alonso msm carro nao faz merda de nada facil ter carro q tem e webber como conpanheiro coloqe ele com hamilton,alonso,raikkonen e vms ve do q ele é capaz de igual pra igual …a prova de q se faz q sefaz tendo grandes carros esta na pista outra porva o shumacher veja o pau q ta tomando de tds ate msm no rosberg correndo com carro de prox desempenho e sem regalias sempre falei a tds q conhecia q batia papo cmg sobre a f1 q qnd shumacher voltasse ia passar vergonha pois nao teria foguete em maos e iria correr solto cada um por si e ta ao a prova do rei dos num..é os numeros nao mentem mais bem q iludem, mais nao a mim!

    • Carlos Ribeiro comentou em 07/11/12 at 16:26

      Nossa. Você tem parentesco com Rui Barbosa?

      • João Paulo comentou em 08/11/12 at 8:15

        HAHAHAHA. É código Morse….kkkk

    • Lincon comentou em 07/11/12 at 20:57

      Nossa. Você tem parentesco com Machado de Assis?

    • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:20

      Comentário legal andrei. Até que enfim mais um que acha esse vettel muito normal.

      Ele pilota um carro 0,5s mais rápido que o resto, ganha 3 seguidas num campeonato onde quem ganhou muito ganhou 2…

      O que ele fez antes do furinho na asa? Estava penando no meião…

      Mas eu sou alonso e não acho ele mal carater. Acho ele foda, que bate no peito e fala: “Vem comigo que você se dá bem”.

      Quem não quiser, como a McLaren, pode ficar pastando com o hamilton e não ganhar nada… Se a ferrari quisesse que o zacarias resolvesse os problemas e liderasse a ferrari, boa sorte.

      Acho que ele é bom e cobra um preço justo. Ele não aceita menos que todo o foco nele.

  10. Renato comentou em 06/11/12 at 20:56

    Sei não Fabio, mas acho que você vai pagar lingua em relação ao Bruno Senna…. ultimamente você só tem dado informação requentada ou furada.

    • Fábio Seixas comentou em 07/11/12 at 9:28

      Talvez você não entenda sobre jornalismo ou tenha problemas de leitura. Eu não disse que ele vai ficar na Williams. Não tenho essa informação. O que eu disse, a informação que tenho, é que ele ainda tem chances lá. As portas ainda não estão fechadadas. E chances podem ser confirmar ou não.

  11. Fernando Alves comentou em 06/11/12 at 20:35

    Falar que o Senna errou….
    Cuidado Fábio! Isso pode ser perigoso aqui nesse blog!

  12. Fernando comentou em 06/11/12 at 20:33

    Fábio, cair para último no meio da corrida foi parte da estratégia! Ele colocou pneus novos ali e isso fez uma baita diferença de performance. Ele fez a melhor estratégia, se não tivesse ido para o box, teria ficado mais atrás.
    Não acho que o fato de ele estar duas vezes em último foi genial. Ele fez uma excelente corrida, mas ele não precisa ser gênio para ser campeão. Não entendo esse comportamento da mídia de fazer os campeões gênios. Todo ano alguém vence, mesmo que não seja o melhor. É uma equipe de piloto + carro. O Vettel merece o título? Mais que o Webber sim. Então leva ué?! Porque não?

    • Vinicius Martinez comentou em 07/11/12 at 15:35

      Cair para ultimo não foi uma estrategia mesmo, foi a necessidade de trocar o bico e os pneus que não ia mais lhe dar o rendimento que precisava, Genial, é quando alguem que larga dos box, bate o carro, muda a estrategia e da tudo certo, o que não é o caso do seu comentario, nada genial.

    • Carlos Ribeiro comentou em 07/11/12 at 16:27

      Você é o Fernando Alonso. Se não for, a inveja é parecida.

      • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:22

        A galera ama odiar o alonso… impressionante.

  13. Luciano comentou em 06/11/12 at 19:09

    Raikkonen ficou dois anos fora da F1, voltou pra categoria e venceu. Quais foram os outros pilotos na história da F1 que realizaram a mesma façanha? Não vi nada publicado até o momento sobre o assunto.

    • Alvir Luiz comentou em 07/11/12 at 9:59

      Niki Lauda parou em 1979. Voltou em 1982 e venceu em sua 3a corrida, o GP dos Estados Unidos-Oeste em Long Beach.

    • Leonardo comentou em 07/11/12 at 10:03

      Pra mim esse é um feito genial, até porque ele não tem o melhor carro!

      Quando Massa e Kimi correram juntos eu até cheguei a achar que o Massa era melhor piloto… mas agora tenho certeza que Kimi é muito superior! Pra falar a verdade, até acho que ele voltou melhor do que antes!

      • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:24

        O zacarias (massa) se destacou mais no último ano, quando o nórdico estava de saco cheio.

        Antes disso o zacarias estava perdendo para ele… Agora então nem se fala.

  14. Racing Fan comentou em 06/11/12 at 19:03

    Se não fosse o defeito na bomba de gasolina no Mclaren, a figura da corrida teria sido Hamilton, apesar das diversas ultrapassagens de Vettel e seu 3º lugar final. Hamilton quando abandona já levava 7s de vantagem para os adversários. Tinha um carro nos trilhos. No fim da corrida teria no mínimo uns 30s de vantagem para o 2º. Fez tudo certo no fim de semana. Dominou quase todos os treinos livres e dominou a qualificação. Só mesmo um defeito mecânico retirou o brilho do piloto inglês.
    Quem deve estar realmente precupado é Alonso. A corrida de Abu Dhabi mostrou que agora o Ferrari já é oficialmente mais lento que o Lotus. Isso já se vinha desenhando ao longo das últimas 3 corridas. Era uma questão de tempo. Agora já são o Mclaren de Hamilton, o Lotus de Raikonnen, o RB de Vettel que´já são mais rápidos que o Ferrari de Alonso. Com um dia de maior foco por parte de Button este seria mais rápido em corrida que Alonso também. O GP de Austin é uma incógnita em vários itens, mas já dá para perceber que o circuito deve ser o mais difícil para a Ferrari em todo o calendário. Uma sequência incrível de ESSEs das curvas 2, 3, 4, 5, 6 e 8, uma espécie de parabólica na cuva 17,desníveis de pista muito fortes, velocidades em reta muito altas. Mais uma pista muito à Newey.

    • Vinicius Martinez comentou em 07/11/12 at 15:38

      “Se” o Vettel não fosse punido o Alonso tambem não chegaria em segundo, “se”, “se”, “se” minha mãe tivesse 6 tetas, 4 patas e um fucinho, não era minha mãe, era uma porca.

      • Carlos Ribeiro comentou em 07/11/12 at 16:29

        Kkkkkkkkkk… boa, Vinicius.

        • lucas calvino comentou em 07/11/12 at 23:11

          vinicius vc é um porco. racing fan tem razão….va navegar no facebook e escrever merdas alienado….fabio seixas quanto o alonso ecebe por temporada e o vettel?

      • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:27

        Realmente o “se” não existe. O que está feito está feito.

        Fatos:

        – Hamilton ia ganhar.
        – Vettel fez uma corrida média. 2 safety cars, 2 jogos de pneus macios, uma ultrapassagem fora da pista e uma STR curvando quase fora da pista ajudam bastante.
        – Na média, o alonso vai sempre chegar em segundo ou terceiro com uma carroça. O resto ele janta fácil durante a corrida. sempre.
        – Vettel só começou a fazer algo depois dos furinhos que o newey colocou na asa.

  15. Jairo comentou em 06/11/12 at 17:48

    acabei de assistir o pitstop, cara que corrida vc viu? seus comentarios simplesmente banalizaram um dos mais instigantes acontecimentos de gran prix dos ultimos anos, e ponha anos nisso, deixar de comentar performances do weber, maldanado, perez, senna e do inutil massinha, acho melhor começar a falr de futebol, e mais facil, ne!

    • Vinicius Martinez comentou em 07/11/12 at 15:27

      Que falta de respeito da sua parte, onde achou o direito de entrar no Blog do unico jornalista que oferece espaço para quem entende do assunto se manifestar,para banalizar, certamente o Pit stop tem um tempo pré determinado de gravação, não da para falar de tudo e em fim de campeonato esta em evidência os que disputam, a sua perfomace é que combina mais com compo de futebol, inutelllllllll.

  16. Pedro comentou em 06/11/12 at 15:38

    Fabio, eu sei por que o Alonso não ganhará neste ano:

    Ele ficou atrás de uma “Renault” – Hoje Lotus – em Abu Dhabi!

    Chupa, seu chorão! Não merece ganhar esse título!

    • Oliveira comentou em 06/11/12 at 20:48

      Não entendo essa bronca do Alonso… o cara com uma Ferrari capenga tá disputando o título…. e o Massa?
      O Galvão vive dizendo que o P Maldonado levou um caminhão de dólares para a F1 … e o Bruno?

      • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:29

        Pode crer! Tem muito Pacheco Brazilino nesses fóruns.

        Acho que o alonso não vai ganhar pq ele está correndo quase à pé contra um carro 0,5s segundo mais rápido na classificação.

        Agora, falar que ele não merece…

    • Anthony comentou em 07/11/12 at 1:42

      Outra razao pro Alonso ter q amargar esse vice: nao sei se vcs ja tiveram a curiosidade de olhar qtas vezes o weber chegou a frente do alonso esse ano. Eu tive: foram 7 (5, se vc contar apenas os gps em q o espanhol terminou nos pontos). Agora, sabem qtos pontos o Sr. Felipe Massa tirou do Vettel? Acertou quem disse “nenhum!”: o brasileiro so chegou duas vezes a frente do alemao esse ano, em dois gps nos quais vettel nao pontuou anyway… compreensivel, portanto, a relutancia da Ferrari em confirma-lo no posto de segundo piloto para 2013

      • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:32

        A renovação com o zacarias vai ser o fim do montezemollo. Zacarias é um inútil na ferrari.

        E vários jornalistas ficam ressaltando a ótima segunda metade de temporada dele… Dizendo que fez mais pontos que não sei quem… Mas não consideram que o alonso tomou 2 pancões e ficou fora. Pode contar no mínimo 30 pontos para ele antes de fazer as estatísticas…

        Mas o zacarias me surpeendeu quando rodou “no sustinho”…. Afff

  17. hendrix comentou em 06/11/12 at 14:03

    acharam o bico mole da red-bull
    GIF (abram-o) vc verá na troca do bico do vettel como ele é mole

    http://img171.imageshack.us/img171/645/boomer.gif

    • Arnaldo M. Silva comentou em 06/11/12 at 14:59

      Boa tarde hendrix

      Olha comentei isso com meu filho no domingo,achei tambem e não só isso se vc observar ele se move quando esta em reta,e a gente sabe que isso não ,observei varias vezez e comentei com eu filho,gostaria do ver com mais calma no proximo GP.

      Abs

    • Vinicius Martinez comentou em 07/11/12 at 0:37

      Muito legal, confesso que não tinha reparado, mas sabia dos comentários, agora esta esplicado o Choralonso dizer que o maior adversário dele era o Adrian Newey, tem mesmo que tirar o chapeu, genio, por isso que a Ferrari acha que o tunel de vento deles esta com defeito, kkkk, quer copiar o bico com o mesmo angulo da asa, mas não sabia que o verdadeiro angulo de ataque so vem com a pressão aerodinamica, assim judia mesmo dos engenheiros.

    • Vinicius Martinez comentou em 07/11/12 at 1:07

      Quem disse que a tecnologia flex de um pais tupiniquin não chegariaa F1, chegou e melhorada, FLEX IVEL.

    • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:33

      O newey manda bem, mas sempre falta uma gasolina aqui, uma asa enverga a mais ali…

  18. Guilherme Freitas de Rezende comentou em 06/11/12 at 14:00

    Para mim,três corridas mais espetaculares de algum piloto em relação do Vettel são:
    1-Stefan Bellof-Gp de Monâco de 84(largou da ultima posição e chegou em terceiro,lembrando que a Tyrell naquela temporada era pior que a Toleman de Senna
    2-Michael Schumacher-Gp do Brasil 2006(largou em último,quando já estava no pelotão intermediário,furou o Pneu,recebeu volta do lider e terminou em quarto
    3-Rubens Barrichello-Gp da Alemanha 2000-largou de décimo oitavo e venceu a corrida na chuva com pneus de pista seca e outra boa corrida do Rubinho foi o Gp da Europa de 1993,pois largou em décimo segundo e no final da primeira volta já era o quarto

    • joao comentou em 06/11/12 at 15:18

      o Schumacher nao largou em ultimo em 2006, largou em decimo

      • Carlos comentou em 06/11/12 at 16:58

        Mas furou pneu e caiu pra último duas vezes.

    • Paulo Cesar Leal comentou em 06/11/12 at 16:17

      Guilherme, parabens!!! Grande lembrança sua a corrida do Rubinho no GP da europa 93.
      Para quem não entende de corrida de formula 1 e o critica demais, esta corrida a volta do Rubinho foi muito melhor que a do Senna que e considerada a melhor primeira volta de todos os tempos e com uma Jordam , porem poucos sabem ou lembram!!!

      • Fernando comentou em 06/11/12 at 17:08

        Eu não diria que foi muito melhor. Senna passou duas Williams que eram dois segundos mais rápidas que a dele. Fora grandes nomes com Prost e Schumacher até a metade da volta. Rubens passou mais carros, porém com condições mais parecidas de competitividade e sem grandes nomes da F1. Dizer que foi muito melhor é sacanagem com Senna. No máximo foi do mesmo nível e olhe lá.
        E o mais fantástico do Senna não foi a primeira volta. Ele deu show a corrida toda. Andava de pneu de seco na chuva e era mais veloz que os outros de pneu de chuva na chuva. As pessoas só lembram da primeira volta. Deveriam ver a corrida toda.

        • Mauricio Alves comentou em 08/11/12 at 22:34

          Amigo, acho que há no seu comentário um problema de física.
          Como alguém pode ultrapassar um carro que se desloca dois segundos por volta mais rápido do que ele??
          Tudo bem que o Galvão e a Globo quiseram transformar um sapo em príncipe, mas para fazer isso que você descreveu ele precisava ser santo e sair por aí fazendo milagres!!

          É cada um que aparece…

    • Fernando comentou em 06/11/12 at 16:22

      E o carro dele era dois segundos melhor do que o do Alonso que era segundo. Além disso, ele não teve pneu furado. O motor dele “apagou” umas duas vezes na corrida que o fez perder posições e um tempinho. Mas bem menos do que se tivesse tido um pneu furado. A corrida dele em 2006 não foi nada demais.

    • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:35

      Bom comentário.

      Mas só para registrar, na f1 moderna ninguém sai de último para o pelotão da frente sem alguma “ajuda”

      O vettel contou com 2 safety cars e fez uma corrida boa. Boa apenas. Não ótima como todos falam.

  19. RealBr comentou em 06/11/12 at 13:42

    COMO SE SAIRIA VETTEL PILOTANDO O CARRO DO ALONSO OU DO MASSA NA FERRARI 2012, COM O PET FRY COMO ENGENHEIRO?

    • bipolar comentou em 06/11/12 at 14:07

      melhor do que os dois juntos! Tenha certeza disso….
      Vettel não foi dar pit pit nos boxes quando a equipe e renoult erraram nos cálculos do combustível e ele foi imensamente prejudicado ao largar dos boxes. O cara foi pra cima e me lembrou os bons tempos de Senna, que se fosse o Senna ainda chegava em primeiro….

      • João Paulo comentou em 06/11/12 at 14:48

        Será? Eu tenho a impressão que Vettel estaria ali, próximo ao Massa na pontuação do campeonato. Você deve ser um daqueles que bradava aos quatro cantos do mundo que o Button era um gênio quando venceu aquele campeonato dirigindo um carro que era 1 segundo mais rápido que os outros. Peço aos colegas menos empolgação. Quando o Vettel tiver um companheiro a altura (convenhamos que Mark Webber é medíocre e com mais de 10 anos de fórmula 1, não apresentou nada!) e vencê-lo (a exemplo de Hamilton x Alonso) aí sim, começarei a acreditar que ele é um grande piloto, não um gênio, mas um grande piloto.

        • Carlos Ribeiro comentou em 06/11/12 at 17:05

          Mais um inconformado com o tri do Vettel.
          ‘crazy frog’ neles!!
          rin din din din din din din din din din

        • Douglas comentou em 06/11/12 at 17:12

          Até porque gênio nem o Alonso é né João Paulo? Pois se Webber é medíocre, o que dizer do Massa? E Alonso quando pegou o Hamilton em seu primeiro ano de F1 não conseguiu superar o inglês, então segundo sua teoria Alonso está longe de ser um gênico, olhe lá se dá pra dizer que é “grande piloto”.

          • João Paulo comentou em 07/11/12 at 12:37

            Sim, Alonso tomou pressão de um estreante! E reafirmo isso. Porem meu amigo, esse estreante era Lewis Hamilton, outro gênio. Por favor, leia direito os comentários. E pare de ter essa dor de cotovelo só porque o cara é um arrogante e chorão de marca maior. Como piloto ele é fantástico e ponto.

          • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:40

            Galera,

            O hamilton era filho do dono e o alonso ajudou a desenvolver o carro. Hamilton foi bem, etc.

            Mas quando o alonso viu que a mclaren nao fechava com ele, ele resolveu sair fora e deixou eles fazerem “bom proveito” do hamilton.

            Hamilton entregou um título ganho pro ice man e a mclaren nao ganha um construtores há 1000 anos. Kd o hamilton desde entao?!

        • Vinicius Martinez comentou em 07/11/12 at 0:05

          Fazer comparações na F1 eu acho muito complicado, pilotos em carros diferentes em épocas diferentes, isso nunca vai levar a lugar nenhum, cada um esta ou esteve onde mereceu estar com que tinha de melhor na sua época, a verdae é que se não todas, as de ponta sempre tem que ter preferência por um, na Ferrari era shumi e hoje Alonso, na RBR é Vettel, na Mac Larem era Hamilton, e hoje mais que merecido o Button, lembrando que o Button surgiu das trevas guiando um carro de ponta, talvez nem sabia que guiava tanto, e é assim que funciona, estar no lugar certo na hora certa, esquece somparar com Senna, Prost, Emersom, Piquet etc etc etc, na época deles, os carros não eram tão dependentes da aerodinamica e podia arriscar mais ou tirar no braço, hoje o carro anda no trilho, não pode sair de lado, não pode fazer curva no vacuo e nem andar perto do outro muito tempo, ganha sempre o melhor carro na sua maioria com o primeiro piloto, escluindo sempre a Mac Laren que para mim tem a melhor conduta esportiva.

        • bipolar comentou em 07/11/12 at 6:31

          Não amigo, não reconheço o Buton nesses patamares, pelo contrário, se o amigo ler os meus comentários anteriores verá que pelo contrário eu o considero mediocre, e ainda mais, a maclarem tá lenhada com ele mais Perez.
          Não estou sendo empolgado, pelo contrário, peço a sua vênia ao que eu vou te dizer agora:
          “- Tenho 41 anos e desses acompanho a F1 há pelo menos 30 anos, e te digo uma coisa, ninguém ganha três títulos seguidos sem ser um piloto fora da média, mesmo que tenha um carro excelente, se não for não ganha! Veja o próprio Senna, tinha o melhor carro, mas mesmo assim não ganhou três títulos seguidos!
          Eu sei que tinha um Prost ao lado dele, mas mesmo assim era para ele ganhar!”
          abs…

          • João Paulo comentou em 07/11/12 at 12:58

            Prezado amigo, desculpe pela parte do comentário no qual eu digo “…você deve ser um daqueles…”. Deu a impressão que o comentário era ‘pessoal’. Não foi essa a intenção. Abraço!

        • bipolar comentou em 07/11/12 at 21:05

          Ok, eu também peço desculpas, pois sei que também fui áspero! Um forte abraço.

      • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:38

        É bipolar, acho que você está mal mesmo.
        O que o vettel tinha feito esse ano antes do newey colocar o furo na asa? A briga era Alonso x Hamilton até cingapura. Ou você não lembra?

        A briga este ano sempre foi Alonso x Rival.
        Os rivais foram se alternando mas ele sempre esteve lá com a ferrari capenga dele. Até liderou o campeonato e ganhou corrida. Ninguém acreditaria se não visse.

    • João Paulo comentou em 06/11/12 at 14:44

      Essa é uma pergunta excelente. É justamente esse o ponto. em minha modesta opnião, a capacidade de um piloto é medida quando este consegue resultados excepcionais em um carro que esta longe de ser o melhor do grid. Por isso, não há como comaparar Vettel com Alonso. Alonso é de uma categoria de pilotos muito superior a do Vettel. Incluo nessa categoria o inglês Hamilton, que inclusive, ‘massacrou’ o atual mnelhor piloto do grid quando foram companheiros de equipe. Podem dizer que o Alonso é mala, que é chato, que é chorão, etc. Porém, infelizmente, sei que é chato reconhecer mas: Alonso é simplesmente um gênio como piloto de fórmula 1.

      • Douglas comentou em 06/11/12 at 17:14

        KKKKKKKKK, você se contradiz, só para defender o Alonso…

      • Eloisa comentou em 06/11/12 at 21:07

        Sr. João Paulo.
        Seu comentário foi perfeito. penso da mesma forma que o Sr.
        Obrigada Eloisa.

      • Angela comentou em 07/11/12 at 0:46

        Alonso Gênio tomou pau de Hamilton na Maclaren, Hamilton gênio tomou pau de Buton no ano passado. Será que Buton é o verdadeiro gênio da F1? kkkkkkkkkkk

        • João Paulo comentou em 07/11/12 at 12:34

          Se raciocínio lógico fosse aplicado a fórmula 1, Shumacher seria o maior piloto de todos os tempos e, segundo o Padock da fórmula 1, Ayrton Senna foi a maior piloto de toda a história da categoria. Por favor, assista as corridas e não somente se ligue em resultados. Hamilton tomou pau do Button ano passado? Você viu as corridas? Eu vi. Hamilton deu um espetáculo no seu ano de ingresso na Fórmula 1 e não foi campeão. Se números sigbnificassem alguma coisa na fórmula 1, Nico Hosberg não estaria dando uma verdadeira lavada no Heptacampeão mundial.

          • Angela comentou em 07/11/12 at 17:48

            Então quer dizer que números não valem nada? Então o que vale é uma cara imaginar que um carro é melhor ou pior que outro sem ver os tempos de volta que este carro faz na corrida? Quem sabe na próxima corrida você preste atenção nos tempos de volta de cada carro antes de dizer que a Ferrari é tão ruim asim. E não vale comparar os tempos do massa porque este além se ser um piloto de categoria inferior, não tinha nas duas últimas corridas atualizações que o Alonso tinha. Além disso se é para dar espetaculo o Koba devia ganhar um acento permanente na F1.

      • bipolar comentou em 07/11/12 at 6:36

        Amigo Alonso de uma categoria superior? vc acaba de dizer que ele levou pau de um estreante e o considera de uma categoria superior? Reveja as corridas que Alonso ganhou este ano e vc verá que foi sorte pura! Reveja os Títulos que ele ganhou e vc verá quem era o chefe de equipe dele. Tenho certeza que o amigo vai achar um pouco suspeito… abs…
        Alonso categoria superior! AFF!!!!

        • João Paulo comentou em 07/11/12 at 12:36

          Sim, Alonso tomou pressão de um estreante! E reafirmo isso. Porem meu amigo, esse estreante era Lewis Hamilton, outro gênio. Por favor, leia direito os comentários. E pare de ter essa dor de cotovelo só porque o cara é um arrogante e chorão de marca maior. Como piloto ele é fantástico e ponto.

    • Eduardo comentou em 06/11/12 at 14:58

      Que pergunta inútil.
      Nessa vida cada um ocupa a posição que merece. Não tem se…

    • hardy comentou em 06/11/12 at 15:18

      A Ferrari 2012 com certeza é melhor do que a Toro Rosso com que ele fez a pole e liderou de ponta a ponta debaixo de chuva em Monza.

      • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:42

        Até pq só ele enxergava naquela corrida…

  20. Thiago basílio comentou em 06/11/12 at 13:18

    Para quem acha que Newey precisa de Vettel para vencer algum campeonato.Nesse vídeo Newey dirige o RB6 em silverstone.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=akrPl59qa0U

    • Angela comentou em 07/11/12 at 0:49

      Então no ano que vem quem sabe ele deixa o Weber decidir o campeonato. KKKKKKK

      Para quem não sabe o Newey foi o gênio que projetou o carro que matou Sena. Será que Sena não sabia dirigir?

      • Murilo Rodrigues comentou em 07/11/12 at 17:53

        Não sabia que carro de F-1 pensava!! Angela, o que aconteceu foi uma fatalidade. Aceite isso.

    • Jean Mazepas comentou em 08/11/12 at 0:27

      Show de bola ese vídeo, tá no blog do Rafael Lopes no Globoesporte.com

  21. Anderson comentou em 06/11/12 at 13:09

    Alguem aí viu o massa? Putz ele deve estar escondido pq se ” assustou com o Webber”..KKKKKKKKK

  22. Willian Santos comentou em 06/11/12 at 12:58

    Fábio como anda a recuperação do Kubica? Existe uma previsão se ele volta ou não pra F1? Se ele puder voltar você acha que seria possível formar a dupla Kimi e Kubica na Lotus ou isso é pedir demais? Acho que uma dupla dessa seria covardia contra as outras equipes…

    • Fábio Seixas comentou em 06/11/12 at 13:34

      Ele está voltando ao automobilismo. E o sonho é, sim, voltar à F-1. Mas acho que só para 2014…
      Abs

      • bipolar comentou em 07/11/12 at 6:42

        Mas devido ao acidente mais o tempo parado, dificilmente ele voltará a pilotar como antes, apesar que eu sempre o achei apenas um bom piloto.

  23. Christian comentou em 06/11/12 at 12:34

    Olá, pessoal!

    Vejam este vídeo em que David Coulthard convida Adrian Newey para mostrar duas de suas criações: o Leyton House March da temporada de 1990 e o RBR RB6 de 2010, que venceu nove corridas com Vettel e proporcionou o primeiro título do alemão e de construtores da equipe. Segue abaixo o link:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=akrPl59qa0U

    Espetacular!

  24. Leonardo Legentil comentou em 06/11/12 at 12:34

    Desculpem galera por trazer atenção um fato que não é do tema, mas, vejam que estranho que o site papaya-orange comentou sobre o bico da Red Bull:
    http://papayaorange.com.br/2012/11/bico-de-borracha-para-a-red-bull/

    Olá Fabio, acompanho sempre seu blog e curto seus pitacos sobre F1.
    Veja esse post que mandei acima a RedBull pode ter algo de material muito flexivel assim na asa dianteira?
    esse pode ser uma dos segredos da levasse do monoposto?

  25. Emerson Fernando comentou em 06/11/12 at 12:21

    Vettel será o mais jovem tricampeão da história, com apenas 25 anos.
    Esse recorde era de Ayrton Senna, que chegou ao tri com 31 anos de idade.

    E tem gente que ainda duvida da capacidade desse gênio.

    Outro gênio, Fernando Alonso ainda não chegou ao tri em virtude de escolhas erradas na sua carreira.

    Camisetas Retrô da Formula 1:
    http://www.stasports.com.br/SubCategoria-FORMULA-RETRO-52.aspx

  26. Alvir Luiz comentou em 06/11/12 at 12:18

    Largando dos boxes, só havia uma possibilidade de Vettel chegar na frente. Seria através de acidentes que obrigassem o “safety car” entrar na pista e reagrupar os concorrentes. Considerando a corrida de Mark Webber, que se envolveu em quatro ou cinco acidentes durante a corrida, não teria o mesmo orientação para agir dessa forma ajudando e facilitando assim a tarefa do companheiro de equipe em ganhar posições? Ainda mais após ler que Helmut Marko criticou a corrida do australiano, o que pode dar a impressão de que quer “livrar a cara” da equipe? Muito suspeito tudo isso, cheirando jogo de equipe para favorecer o alemão. Mas, provavelmente, isso deve ser só impressão da minha parte. Afinal, a Red Bull não faz jogo de equipe e coisas como essa só acontecem com Flávio Briatore, Nelsinho Piquet e Fernando Alonso.

    • Carlos Ribeiro comentou em 06/11/12 at 14:46

      Cara, essa maconha aí que você fumou é da boa. Onde você descola isso?

      • Alvir Luiz comentou em 07/11/12 at 9:51

        Ninguem desconfiou de nada também quando Piquet Jr. bateu em Cingapura e, se não fosse a denuncia feita pelo próprio, ficaria tudo por isso mesmo. Não estou afirmando que Webber fez suas “estrepulias” de propósito, mas acrteditar que o ocorrido em Cingapura tenha sido fato isolado na história, é acreditar em Papai Noel também….

    • Eduardo comentou em 06/11/12 at 15:02

      Exatamente. Impressão sua.

    • Bruno comentou em 06/11/12 at 18:28

      Hollywood já encontrou o roteirista para continuação de “Conspiracy Theory”…

      O máximo que você pode falar é que ele foi mais ‘corajoso’ que o normal por não ter nada a perder. O que é natural, até. Fez coisa que quem disputa o campeonato não faria, claro. Mas ele não provocou acidente nenhum. Foi inclusive julgado normal com Maldonado e Massa. O último que se assustou, ficou com medinho e rodou. E o acidente não teve nada, nada a ver com ele, quebrou a suspensão de bobeira, e ali já estavam todos atrás do Vettel!

    • Thiago Maia comentou em 07/11/12 at 0:49

      Bem observado

    • Angela comentou em 07/11/12 at 0:56

      Talvez você devesse perguntar para o Alonso, afinal ele sabe tudo de como um companheiro de equipe deve se portar para causar um safety car. Além do mais como o Weber, assim como o Alonso, foi empresariado pelo Briatore talvez tenha aprendido alguma coisa com eles. KKKKKKKKK

      • Alvir Luiz comentou em 07/11/12 at 9:53

        Se Webber aprendeu ou não com Alonso, não vem ao caso. O fato é que suas atitudes beneficiaram seu companheiro de equipe.

        • Angela comentou em 07/11/12 at 11:52

          Qual o safety car que o Weber causou que beneficiou o Vetel? Na corrida que eu vi os safety cars não foram causados pelo Weber, será que a minha tv me enganou?kkkkkk
          Será que o Weber é tão incompetente que nem causar um safety car consegue?

          • Bruno comentou em 07/11/12 at 19:08

            É isso aí, em um o Rosberg bateu no indiano e em outra o Perez acertou uma Force India, se não me engano. O Weber com suspensão quebrada (em função do acidente causado pelo Perez) foi pagar na área de escape, tranquilo, por conta dele não teria SC.

        • Angela comentou em 07/11/12 at 17:54

          Além disto, se erra para ajudar o Vettel porque não deixar o carro “escorregar” durante a ultrapassagem do Alonso e tira-lo da prova ou ao menos quebrar a sua asa para que o mesmo tivesse que ir para o box troca-la. Daí o Alonso não descontava ponto nenhum. Não era muito mais simples que tentar bater no Maldonado ou no massa?

  27. Thiago Pomkerner comentou em 06/11/12 at 12:03

    Fábio, tenho um pedido.
    Se você tiver um tempo aí essa semana ou de repente após o fim do campeonato, tem como fazer um paralelo do desempenho das equipes na temporada com o que a gente viu e foi escrito nos testes da pré-temporada?

    Peço isso porque a gente sempre fica discutindo na pré-temporada sobre o desempenho das equipes.. todo mundo dizendo que não dá pra saber, que podem estar escondendo o jogo e tal.. só no sábado da primeira corrida que vamos ter uma ideia, enfim.. aquela coisa toda.

    Mas, será que observando agora os testes do inicio do ano não dá pra tirar algumas conclusões, até para a gente tomar como experiencia para os próximos testes que estão chegando no próximo ano.

    • Fernando comentou em 06/11/12 at 17:14

      No começo do ano falava-se em Mclaren e Red Bull fortes. Com Mercedes competitiva e Ferrari fraca. No começo do ano foi exatamente o que aconteceu.
      Depois a Ferrari melhorou, a Mclaren teve um período de dominância e a Red Bull domina agora. A Mercedes foi despencando, principalmente pela falta de resultados, que fez a equipe abandonar o modelo do ano.
      A Mclaren só não está na disputa porque quebrou muito. Hamilton perdeu 3 corridas na liderança por quebra de equipamento.
      A pré temporada é ótima para prever equipamento se olhada de forma integral. O que não se pode olhar é um treino isolado.
      Abraços.

    • Bruno comentou em 06/11/12 at 18:20

      Thiago, isso é como economia. Todo mundo fala um monte de bobagens no começo do ano: “o dólar vai terminar em ‘x'”, “os juros vão para ‘x'”, “o PIB vai ser ‘x'”. Depois ninguém nunca aparece para acompanhar o resultado. E só quem acertou (porque, estatisticamente, alguém tem que acertar algum chute!), volta com o peito cheio para bradar que previu certo. Simplesmente essas previsões não devem ser levadas a sério (nem as econômicas nem as de F1). E que fique claro, não estou criticando que acertou ou errou, só constatando que ninguém tem as informações necessárias para acertar conscientemente.

      E, a rigor, ninguém pode ter acertado na F1, porque teve época do campeonato que a Red Bull era disparado melhor, outra grande parte McLarens eram disparado melhor, Ferrari já foi uma m. e agora está boazinha, e agora estamos nessa de que em cada circuito uma se sobressai.

      Ou o cara ficou em cima do muro, no melhor estilo “céu encoberto com possibilidade de chuvas”, ou errou.

  28. Fred comentou em 06/11/12 at 12:01

    Fábio, apesar do Vettel terminar em terceiro (O carro dele permite muito isso, e ele guia bem), Se não tivessem os 2 safety cars da prova, com certeza, ele não estaria em terceiro… talvez com falta de sorte as vezes nem no TOP 10.

    • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:44

      Mais um sensato… Ainda bem.

  29. Marcio comentou em 06/11/12 at 11:26

    Fábio, quais são as vagas que ainda estão indefinidas na F1 2013?

    • Fábio Seixas comentou em 06/11/12 at 12:22

      Em relação a isso aqui, só a Sauber confirmou o Hulkenberg: http://fabioseixas.blogfolha.uol.com.br/2012/10/17/o-grid-de-2013/

      • Leonardo Legentil comentou em 06/11/12 at 12:28

        Desculpem galera por trazer atenção um fato que não é do tema, mas, vejam que estranho que o site papaya-orange comentou sobre o bico da Red Bull:
        http://papayaorange.com.br/2012/11/bico-de-borracha-para-a-red-bull/

  30. Fernando comentou em 06/11/12 at 11:11

    Não sei se pode dizer que ele é um grande piloto. É sem dúvida nenhuma muito bom, mas a performance dele esteve muito ligada a sorte. Com o melhor carro, com a melhor estratégia e com muita sorte dos Safety cars terem aparecido na hora certa. E mais, para mim Safety car em Abu Dhabi? Foi a primeira vez. Uma pista sem graça, larga e cheia de área de escape? Achei que só poderia acontecer se batessem no box. E o sortudo teve não só um, mas dois! Claro que foi uma boa corrida. Fez várias ultrapassagens, mandou muito bem (apesar dos dois erros que cometeu). Assim como Senna mandou bem na Williams.
    Para mim a performance de Rubens no GP da alemanha de 2000 foi melhor e sei que Rubens não foi um grande piloto, foi um bom.
    A grande questão é que ele não precisa ser gênio para ter o seu título legitimado. A F1 é um esporte de equipe + piloto, não precisa ser o melhor para ganhar, ponto final. E daí que o cara não é o melhor? Ele ganhou e pronto. Acho que as pessoas misturam as coisas. O que ganhou mais não precisa ser o melhor e vice versa.

    • tio Kaka comentou em 06/11/12 at 11:44

      Fernando Alonso , como vai ? E o cotovelo, melhorou ?

      • Fernando comentou em 06/11/12 at 16:24

        Eu não estou torcendo para o Alonso. Só estou dizendo que a corrida do Vettel não foi genial. Só muito boa.

        • bipolar comentou em 07/11/12 at 6:45

          kkkkkkkkkkkkk…… me engana que eu gostio! kkkkkkkkkkkk

    • Michel comentou em 06/11/12 at 11:44

      É impressionante como gostam de desmerecer um grande piloto só por ele estar numa grande equipe! Que tal uma projeção sem safetycar e veremos que o Vettel chegaria certamente em 4º, até mesmo em 3º.

      • Fernando comentou em 06/11/12 at 16:23

        Sem safety car ele chegaria em sétimo ou oitavo.

        • marcos oliveira comentou em 06/11/12 at 19:10

          E os números da mega sena sabes também???

        • bipolar comentou em 07/11/12 at 6:46

          Fernandinho se conforma! kkkkkkkkkkkkk

      • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:48

        Acho que ele não passaria de sexto. Se o webber estivesse ali talvez ele fosse quinto.

        2 safety cars e 2 jogos de pneus macios ajudam muito.

        E se o safety car vier logo depois de vc colocar pneu macio ajuda ainda mais.

        Eu não desmereço o vettel, mas acho ele médio. Ou pelo menos não me convenceu.

        Ganhar 15 corridas em um ano não prova que ele é bom. Prova que o carro é bom.

        Ganhar 3 corridas na sequencia em um campeonato onde quem ganhou muito ganhou 2 prova o mesmo.

        Acho o alonso melhor pois vi ele ganhar um título do schumacher em uma COMPETIÇÃO apertada. Acho que ele teve 8 x 7 em vitórias. E em poles foi bem divido também.

        E depois o alonso ganhou um título do raikkonen no mesmo estilo.

    • João Paulo comentou em 06/11/12 at 11:52

      Concordo. Tambem não vejo nada que coloque o Vettel como um grande piloto. Desde que o mundo é mundo, ele esta sentado nesse foguete que é a Red Bull. Ainda continua sendo o melhor carro. Claro, o Button tambem foi campeão nessas condições: tinha uma foguete nas mãos e hoje, do lado de Hamilton, com o mesmo carro, conseguimos ver bem a diferença entre um bom piloto e um grande piloto, no caso, Lewis. Vettel já passou aperto contra um piloto absolutamente normal à medíocre, que é o seu companheiro, Mark Webber. Como então considerar Vettel um grande piloto? Em minha modesta opnião, grande piloto na atualidade são dois: Hamilton, por ja provar que é um monstro nas pistas, mesmo ganhando o campeonato somente uma vez (vamos lembrar que ele massacrou o atual melhor piloto do grid, Fernando Alonso, em seu ano de estréia e só não ganhou mais titulos por seus próprios erros.) e Fernando Alonso, esse sim, fazeno um verdadeiro milagre, digno dos gênios, com um carro que esta longe de ser o melhor do grid. Mesmo assim, ele ultrapassa, ele ganha, ele vence! Alonso é um gênio. É chato, mas indiscutivelmente, comparar Vettel com Alonso é de um deslize que somente os puxas-sacos do Vettel, como o amigo blogueiro, são capazes de cometer.

      • RealBr comentou em 06/11/12 at 13:38

        PERFEITO; AONDE EU ASSINO?

        • Mauricio comentou em 06/11/12 at 14:32

          Menos com Hamilton…
          O cara é muito rápido e talentoso, mas a cabeça não ajuda. E quando a cabeça não ajuda, o “grande” passa longe.

          • Wagner Pereira comentou em 06/11/12 at 23:48

            Como: ”A cabeça não ajuda”, o que ele fez de errado esse ano ?? Não me lembro de nada que ele tenha feito na carreira que os outros não fizeram também ( vide Vettel 2010) !! O que faz o Hamilton não estar na briga do campeonato é o fato da McLaren quebrar sempre nos momentos decisivos !! deixo aqui a pergunta: Quantas vezes a Ferrari do Alonso quebrou ?? Das 7 poles do Lewis só duas ele venceu, nas outras a McLaren errou feio e o tirou da disputa !!.

          • bipolar comentou em 07/11/12 at 6:50

            Eu é o que eu diga quando a cabeça não ajuda!

          • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:49

            O hamilton pilota bem, mas ele precisa de um tanque de guerra, pois ele faz muita “força” com o carro. Se mata, acaba com pneu, etc..

            E ele só sabe fazer um acerto: o acerto da suspensão dura que trava o dianteiro esquerdo.

            Médio.

      • Mamao comentou em 06/11/12 at 14:09

        Ah…até que enfim alguém falou algo sobre esse moleque! 2 Safety Cars e os caras vem me falar que o cara provou pro mundo que é gênio? Hamilton largou em último em barcelona e terminou em 6o sem intervenção na corrida. Sem desastres múltiplos no pelotão intermediário! Isso sim foi corrida de se aplaudir. Repito: 2 Safety Cars!!!! Mas os caras pelam o saco pro Vettel até virar doce de laranja!

        • debora comentou em 06/11/12 at 16:02

          Mamão, valeu ! Seu comentário foi perfeito!!!

          • bipolar comentou em 07/11/12 at 6:56

            Mamão da diarreia…

        • Alex comentou em 06/11/12 at 18:09

          Hamilton terminou em oitavo, Mamão. Aliás, Hamilton largou do final do grid.

          • Mamao comentou em 07/11/12 at 15:31

            Verdade, foi 8°. Erro meu! O que não tira o mérito da grande corrida de recuperação que fez. O ponto é que o momento de maior sorte do Vettel foi a chamada pra segunda troca de pneus. Pois logo em seguida veio o SC e reaproximou ele do pelotão da frente!

      • Rodrigo comentou em 06/11/12 at 14:27

        Perfeito comentário João Paulo.. Condordo !
        Ja cansei de dizer..

      • Carlos Ribeiro comentou em 06/11/12 at 14:50

        Dor de cotovelo detected!

        • bipolar comentou em 07/11/12 at 6:59

          estão tomando Tandrilax, dor flex, dipirona e por ai vai! kkkkk

      • Mauricio comentou em 06/11/12 at 15:14

        “Desde que o mundo é mundo ele está sentado nesse foguete…”
        Uai, não entendi. Vc está falando de quem? Do Vettel ou do Hamilton, que desde a estréia corre (e é mimado) pela McLaren?
        Vettel venceu de Toro Rosso, e o Hamilton?

        • Alex comentou em 06/11/12 at 21:36

          Sensacional o seu comentário, Mauricio! Não consigo me lembrar de uma única vitória do Hamilton com carro ruim. Sempre o mimadinho teve foguete nas mãos. Lembro-me das 4 vitórias do Hamilton em 2007, sob um belo trabalho de espionagem. O pior é que essas vitórias constam do currículo dele. Será que as pessoas valorizam condutas contrárias à ética? Se valorizam, o Mundo tá perdido mesmo. Lembro, ainda, que o Vettel, em 2008, no GP Brasil, passou o Hamilton com um carro bem inferior, porém o Hamilton teve aquela ajudinha bem estranha do Timo Glock para ser campeão.

        • bipolar comentou em 07/11/12 at 7:01

          esse povo não acompanha F1, só senta para ver a corrida e ouvir os comentários de Babão e Batman…

      • Eduardo comentou em 06/11/12 at 15:16

        Alonso esta longe se ser um gênio. Um cara que gasta o verbo falando de si mesmo não tem postura de gênio. Quem é bom não fala nada, apenas mostra como o Raikkonen. Sem contar os escândalos que esteve envolvido durante toda a sua carreira.
        A Ferrari tem sim um bom carro. Não caiam no marketing pessoal do alonso que sempre fica com os créditos das vitórias e deposita os fracassos no carro que dirige. Não sei como um Ego tão grande pode caber no cockpit de F1
        A verdade é que as comparações são inevitavelmente pessoais. Ninguém tem dados suficientes para comparar um piloto como o outro.

        • marcos oliveira comentou em 06/11/12 at 19:13

          PUTA QUE O PARIU!!!!! Até que enfim alguém diz algo que preste! Parabéns Eduardo. Já vi que vc. é do ramo!

      • Eloisa comentou em 06/11/12 at 21:18

        Sr.Jõao Paulo,
        Extraodinario comentário, ficaria muito feliz
        se eu o tivesse escrito, porém o Mérito é todo seu. Parabéns.
        Eloisa

      • Angela comentou em 07/11/12 at 1:03

        Alonso é tão genial que volta e meia a Ferarri tem que entrar no rágio e dizer para o super genial massa deixar o Alonsito passar, ou então dizer para o genial massa não chegar muito perto do Alonsito que ele pode cometer algum erro.

      • bipolar comentou em 07/11/12 at 6:49

        Mais uma Alonsete! Só falta dizer eu quero um A, eu quero um L, eu quero um O, eu quero um N, eu quero S, eu quero O… ALONSO, ALONSO….

    • Carlos Ribeiro comentou em 06/11/12 at 14:48

      Cara, nunca pensei que iria poder responder diretamente para você, Fernando Alonso. Considero você um bom piloto, mas deixa a desejar em relação ao Vettel. Abração.

    • GERSON BERNARDES comentou em 06/11/12 at 19:44

      se não fosse pela sorte, Alonso não teria vencido duas das três que levou este ano,todas elas com SC onde ele recuperou imensas desvantagens, sendo no Gp da Europa ,um SC seguido de quebras de dois pilotos mais rápidos q vinham a sua frente.

      • Bjornn Borg comentou em 08/11/12 at 1:52

        Acho o alonso foda pela vitória na malásia e pelas outras corridas que ele não ganhou, mas roeu o osso até o fim e conseguiu pódios espetaculares.

        Mas com a ferrari véia não dá para ganhar sem outros fatores…

        Mas desde o gp da alemanha ele não larga em posição melhor que 5. E sempre chega na bota da galera.

        Alonso é foda.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).