O grid de 2013
17/10/12 10:13Apenas 4 das 12 equipes fecharam suas duplas para o ano que vem: Red Bull, Ferrari, McLaren e Mercedes.
Atendendo a pedidos, segue aqui um resumo da situação atual do grid, com apostas e comentários do blogueiro:
RED BULL
Vettel e Webber
Será o último ano da dupla por lá. Em 2014, no mínimo um deles estará fora: Webber, pendurando o capacete. E se os rumores estiverem certos, Vettel também estará longe…
FERRARI
Alonso e Massa
Para Alonso, será mais um ano com toda a equipe ao seu redor, na busca pelo título. Massa terá um 2013 parecido com 2012: escudeiro e ouvindo rumores sobre sua saída do time.
MCLAREN
Button e Pérez
Um mix interessante. Campeão pela Brawn, Button terá mais uma chance de liderar uma equipe. E Pérez revelará que tipo de piloto é.
MERCEDES
Hamilton e Rosberg
Outro mix que será bacana de acompanhar. Hamilton vai querer chegar chegando, mas Rosberg não deve estar disposto a ceder espaço. Aposto que vai sair faísca.
LOTUS
Raikkonen e Grosjean
Ou a Lotus descobre a pólvora ou Raikkonen fará um 2013 como 2012: digno de aplausos, mas sem lutar pelo título. Apoiado pela Total, Grosjean deve ficar. Mas será a última chance.
SAUBER
Hulkenberg e Gutierrez
O mexicano chegaria com apoio da Telmex, que já anunciou sua permanência na equipe. É bom, mas não é Pérez. Já Hulkenberg continuaria sua batalha por um merecido lugar ao sol
FORCE INDIA
Di Resta e ?
Embora ainda não tenha sido confirmado, o escocês deve ficar por lá. Entre os nomes citados para a outra vaga, Sutil, Alguersuari e Razia, nessa ordem de favoritismo.
WILLIAMS
Maldonado e Bottas
“Money talks”, diz o ditado. Isso explica a permanência de Maldonado, apesar das confusões. Bottas chegaria por um caminho mais político: é a aposta de Wolff, sócio do time
TORO ROSSO
Ricciardo e Vergne
O maior trunfo dos dois para ficar não é o que fizeram na Toro Rosso, mas a necessidade que a Red Bull terá de preencher vagas em 2014. Dispensá-los agora seria surpreendente
CATERHAM
Kovalainen e Bruno
O contrato do finlandês deve ser renovado, por interesse mútuo. Petrov deve perder a vaga, e Bruno surge como o mais forte candidato. Um retrocesso para ele, sim. Mas poderia ser pior
MARUSSIA
? e ?
Talvez Glock e Pic saiam. Talvez ambos fiquem _acho até que o alemão se segura. O único outro nome comentado por lá é o de Chilton, quarto colocado na GP2 nesta temporada.
HRT
? e ?
Quem não conseguir nada melhor e pagar mais, leva. Deve ser a última equipe a definir as vagas. E não fará a menor diferença.
*Antigamente, bastava para um piloto, algumas virtudes e qualidades fundamentais para consolidar uma carreira promissora na F-1:
“1) Ter um talento nato.
2) Ter habilidades acima da média.
3) Andar veloz até o limite.
4) ter muita garra e disciplina.
5) Estar no lugar certo e na hora certa.”
E se porventura o aspirante a piloto de F-1 tivesse algum desses requisitos, com certeza, teria um futuro bastante promissor na categoria.
Mas infelizmente, nos dias de hoje, para um futuro piloto de F-1 tentar ingressar na categoria, precisa é claro, de um generoso cartão de visita, ou seja, levar uma carreta bem carregada de dinheiro. Caso contrário, o pretendente que não tenha esse “requisito básico”, que arrume outra categoria para disputar, pois, a F-1, é um esporte muito caro.
É o que está acontecendo com Kamui Kobayashi, piloto da Sauber, décimo primeiro no campeonato com cinquenta pontos, desesseis atrás de Sérgio Pérez, que está confirmado para a próxima temporada que vem na McLaren em 2013.
O japonês mesmo com um razoável desempenho na temporada, podendo até ultrapassar o mexicano na pontuação, não está confirmado em nenhuma equipe para 2013. E mais uma vez, Kobayshi está às voltas com o drama vivido em 2009, depois que a Toyota encerrou suas atividades devido a problemas financeiros.
Todo final de temporada, quando ocorre essa movimentação no mercado de pilotos, sempre acontece um enredo digno de filme de suspense, onde o final da história reserva uma surpresa apoteótica.
Típico da F-1? Pode ser.
Ainda restam mais quatro Grand Prixs, ou seja, muita quilometragem para rodar na F-1. E ainda falta muito a ser definido no mercado de pilotos na F-1.
E creio que essa história do japonês ficar sem equipe para o ano que vem em 2013, possa até ser uma motivação a mais para o piloto nipônico que só tem uma escolha: Mostrar toda a sua capacidade ao mundo da F-1, provar que chegou para ficar e ponto.
*Escrevi logo acima citando virtudes e qualidades para um piloto ingressar na F-1, sei que muitos aqui vão discordar. Está certo, mas, cada um tem a sua opinião, ok? E então? Qual é a opinião de vocês?
O que mais vale hoje em dia na F-1?
Talento com virtudes e qualidades ou um caminhão de dinheiro e muitos patrocinadores na bagagem?
Tenham uma boa tarde.
Regis, acho que uma coisa puxa outra.
Os talentos natos, que despontam desde o kart, sempre acabam por carrear bons patrocinadores, pois toda empresa quer ver sua marca associada a um nome de sucesso.
Talvez alguns não consigam por não estarem na hora certa no lugar certo, outros por ainda não terem explorado os limites do seu talento (imaturos), mas o certo é que, se tem talento e esse talento foi notado pelas pessoas certas, os patrocínios chegarão!
Outro problema, que foi o que formatou a parte financeira da F1 atual, foi a crise de 2008. Até então choviam patrocinadores para pilotos e equipes! Ninguém se preocupava porque o dinheiro era farto e fácil! Atualmente é preciso provar muita coisa antes de conseguir u bom patrocínio! Salvo aquelas situações mais políticas ou “sentimentais” do que técnicas, para um piloto médio obter um patrocínio que o garanta é uma tarefa quase impossível!
Hoje são poucas as equipes que não exigem grandes aportes financeiros dos seus pilotos. E essa prática, a ver como anda a crise na Europa, deve ser cada vez mais institucionalizada na categoria!
Fábio, acha mesmo que o Bruno continua na F1? Na Willians todos sabemos que ele não fica, mas ele costuma demonstrar uma certa arrogância e acho que não aceitaria voltar pra uma equipe menor.
Você disse tudo quando citou a arrogância dele.
Em 2009 ele teve convite para ser piloto de teste/reserva em duas equipes. Não aceitou e foi correr na LeMans Series pela melhor equipe independente na época, a francesa Oreca. Acabou tendo o filme queimado porque na metade da temporada do Mundial de Edurance ele foi demitido por causa dos resultados ruins.
Isso não teve divulgação aqui no Brasil, onde a assessoria de imprensa dele funciona, mas pegou muito mal na Europa.
Baseado nisso, eu acredito que se a Williams se livrar dele e, como publicou o Autosport, a melhor chance para ele for na Caterham, ele deixa a F1. A não ser que a lição de 2009 tenha sido bem aprendida.
xará, e aquelas historias de venda da Toro Rosso… e mesmo a saída da Red Bull ?
sei não.. mas acho que pra 2014 podemos ter umas ”surpresas” dessas…
Fazem três anos que se fala numa provável venda da Toro Rosso.
Quando a FIA exigiu a independência técnica entre a TR e a RBR esses boatos de intensificaram, mas ficou nisso!
em seu primeiro ano na F1 2007. Hamilton, virou a mesa, na mclaren e, pediu carro igual ao do bambamban,Alonso.E na MERCEDES sera O CARA
Acho que aí ha uma confusão.
A McLaren não tem esse hábito de dar carros diferenciados para seus pilotos, como estava acostumado o Alonso na Renault.
Quem quis privilégios foi o Alonso, pois viu que com equipamento igual não conseguia ser melhor que o Hamilton!
Resultado: o Ron Dennis o devolveu para o Briatore embrulhado em papel de presente!
faça-me o favor Fábio Seixas, “money talks” é pra ser usado com o sobrinho, e não com o cara q ganhou um GP num carro medíocre.
Maldonado pode ser louco, mas é rápido, e ganhou um GP, isso – o fato de ter ganho um GP – o coloca à frente de mais da metade do grid. E ponto final.
Desculpa cara, mas a vitoria do Maldonado a cada dia que passa se mostra mais estranha e citando Mark Webber, surreal… era niver do tio Frank de 70 anos, ano de reeleição na Venezuela, o cara tava atras do Senninha no campeonato, no fim da corrida misteriosamente o boxe pega fogo… queima de evidencias alguém…??? Dinheiro pra comprar uma vitoria ele tem de sobra… e por que ele nao conseguiu sequer um unico podio no restante da temporada, alias, por que a Williams não conseguiu mais nada a não ser se arrastar pra nadar na frente das Toro Rosso.. ??? Sei não…
A verdade é que se ele nao houvesse vencido a corrida ele teria míseros 8 pontos no campeonato, ou seja, estaria tomando um pau bunito do Senninha…
Seu texto pode ser lido tirando o nome do Maldornado e colocando o nome do Rosberg e só não bate com o incêndio. Rosberg só venceu uma corrida e depois sumiu.
Com tantos pilotos vencendo as primeiras corridas, só você mesmo para encontrar uma conspiração a favor da Willians.
E com menos ou mais pontos que o Bruno, Maldonado teria vaga garantida na equipe, por causa do DINHEIRO, que ele traz.
A sua defesa do Bruno, aff, que não tem nada de Seninha (pelamordedeus!!) beira o surreal. Bruno continua na equipe, bastando para isso aumentar o valor da carreta de dinheiro.
Ow Fernando… na boa…
Mas olha so quantos pontos tem o Rosberg e quantos pontos tem o Maldonado, ou melhor, quantos pontos a Mercedes somou na temporada… fora o fato de que os carros da Mercedes andaram por mais tempo lá na frente… os da Williams não, foi só lá na Espanha e aquele brilhareco nos treinos de Cingapura e pronto… é até injusto comparar essas duas equipes pela estrutura que a Mercedes tem e pela pontuação que a coloca em 5o. lugar na tabela…
Mais justo seria comparar hoje a Williams a Force India e a Sauber, e se formos comprarar, ainda assim a Williams toma pau, a Sauber consegiu 4 pódios nessa temporada e a Force India está constantemente nos pontos, se a Williams pode vencer aquela corrida, ela poderia pelo menos andar mais próximo a estas duas equipes o que não vem acontecendo…
E com relação ao Senninha, falei isso de forma sarcástica sem comparações por que o tio era genial…
Realmente pra continuar na Williams o Bruno vai ter que trazer uma grana, mas isso não quer dizer que a temporada dele seja péssima como todo mundo aqui no Brasil gosta de falar… ele tá tomando pau nos qualifyings mas nas corridas ele ta fazendo mais bonito que o Maldonado, como citei o Webber, o que ele quer dizer foi exatamente isso… essa vitória foi um incidente isolado e não dá pra se julgar a temporada do cara baseado nisso… mesmo porque aconteceu lá na distante quinta etapa do campeonato, a pole foi herdada por que o Hamilton foi punido por algo que não lembro o que foi… enfim… se voce tira essa vitoria, a temporada do Maldonado é uma merda… terminou duas vezes nos pontos, as duas em 8o. lugar…
Fábio, é impressão minha mas o Vettel mandou um dedo do meio quando estava em cima do pódio.
Foto aqui:
http://s2.glbimg.com/KzTur909aJqBWCil0lO2T26uzc9c7QoiaHN0yNvaqq3Y1Nw8HXL5ozDgfNToh2pz/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2012/10/14/vettel_webber_alonso_afp.jpg
Para comparar veja esta outra foto dele com o dedo de nº1:
http://imguol.com/2012/10/07/sebastian-vettel-faz-seu-gesto-caracteristico-para-comemorar-a-vitoria-no-gp-do-japao-1349600955405_1024x768.jpg
Fábio, seria muito pensar no Massa na RBR em 2014?
Não. Mas o trabalho de bastidor tem que começar ontem.
Abs
Exatamente. A obra está atrasada.
Muito atrasada! kkk, e ainda tem períodos de chuva e trovoada em 2013 contra o espanhol malandrão, again!!!
Ahahahaha! É… de vero. Malandro com aqueles óculos muitho loko. Malandro é o gato que nasceu de bigode. 😀
O que o Massa precisa, é a partir de agora e no ano que vem, se manter pelo menos como está. Para em 2014 conseguir uma vaga em uma equipe digna e de primeiro piloto. Esquecendo sua má faze dos cem anos, depois de sua recuperação do acidente com a histórica mola, Felipe tem potencial para isso.
Quem eu acredito também, além de Webber, quem não passa de 2014 é o Button. Talvez indo depois para alguma categoria americana.
…ops… não passa de “2013”.
Conversa de botequim… Acho que o Pérez será outro Motoya!
Acho que não eim..
Montoya venho da F Indy e estava com vícios da categoria.
Periz está direcionado na F1.
Fabio, só uma correção, na Force India estão Alguersuari, Bianchi, Bruno e Razia, nesta ordem… Sutil está bem longe e só é considerado pela sua história com a equipe, mas grana vai falar alto lá na equipe do Mallya e isso Alguersuari e Bruno tem…
E o Bruno só perde a vaga na Williams se o Bottas vier com grana ou se o Wolf bater o pé, o Frank não quer o novato pra proxima temporada apesar de estar encantado com o rapaz, tio Frank está pensando já em 2014 e pra isso quer os dois desta temporada pra somar pontos, voltar a crescer para ter patrocinios fortes que não imponham a ele pilotos pagantes…
Na Lotus o Pic vai ser reserva, se o Grosjean pisar na bola de novo ele perde a vaga…
O Bruno iria para a Caterham por um contrato de longa duração, até o final de 2015, o que seria até bom pra ele em termos de tranquilidade, mas realmente é um passo atrás e ainda tem o Giedo van der Garde correndo por fora…
Na Toro Rosso que já contratou James Key – engenheiro da Sauber desta temporada – as duas equipes tem os motores fornecidos pela Ferrari, Koba pode pintar por lá… mas é muito dificil…
E Fabio, tenho informação da Australia que garantem que se o Webber não vencer este campeonato ele se aposenta ainda este ano e o Kimi viria para ocupar a vaga dele… sabe alguma coisa ?
A verdade é que muitos ficarão alegres se não contarmos com o Bruno Senna ou outro brasileiro no grid do ano que vem.Ai os boquitas se alegrarão e não comentarão mais sobre pilotos pagantes.Quero ver então quantas equipes alinharão no ano que vem sem patrocionios.Porque não se comenta sobre os outros pilotos?.Chega de conversa fiada que Barriquelo,nelsinho Piquet estariam ganhando se estivessem pilotando.Só se for Pilotar fogão.Se todos ganhassem como ficaria o campeonato.Ficariam todos em primeiro.
Engraçado como são as coisas no Brasil… Felipe Massa mesmo todos sabendo q não é nenhum genio (inclusive eu) sempre foi um bom piloto, meio inconstante é verdade, mas muito bom piloto e aqueles 3 anos iniciais na Ferrari provam isso… vive ou viveu sei lá, um momento ruim na formula1 e bastou isso pra virar motivo de chacota, todos esquecendo o numero de vitorias q ele tem na categoria e inclusive q disputou 1 titulo perdendo na ultima volta para o piloto q todos consideravam na epoca um fenomeno (q exagero) chamado Lewis Hamilton… e enquanto isso nego adora pagar pau para uns caras como o Kobaiashi q nunca fez porra nenhuma na categoria (sim eu também sou fã dele hehe) e no final me parece ser apenas um piloto folclorico ou um Robert Kubica q sempre foi apenas uma grande promessa q nunca saberemos se seria ou não um Frentsen da vida numa grande equipe… vai entender
O motivo da chacota na verdade foi porque ele fez o que o compatriota havia feito na Ferrari. Ai ninguém o respeita mais! Acho que ele deveria ter lutado por uma outra equipe, uma McLaren por exemplo, mas preferiu tentar renovar com a Ferrari, a equipe de 1 piloto só..
Quero saber para onde vai o Kobayashi. So vejo a Fórmula 1 atualmente por causa do Schumacher que se aposenta no fim do ano e do Kobayashi, que gosto muito do estilo dele. Mais como a Fórmula 1 atualmente vale mais o dinheiro que o piloto leva do que sua habilidade, duvido que o Kobayashi tenha algum lugar. O Grosjean que so serve para pilotar tanque de guerra, ou nem isso, por ser apoiado por alguém com dinheiro ja deve arrumar sua vaguinha, o que eu não concordo porque nesta temporada da para contar nos dedos os pilotos que ele não tirou de alguma corrida. Desejo muita sorte ao Kobayashi e que ele consiga um time a altura e não tenha que pagar por sua vaga!
Fábio. O que você acha de colocarem Susie Wolff para pilotar um carro de Formula 1 mesmo que seja para testes? Uma pessoa que o máximo que conseguiu na sua carreira foi 4 pontos em 7 anos na DTM? Será que estão querendo cometer o mesmo erro que a Marussia cometeu ao colocar uma pessoa sem a mínima condição para pilotar um carro ultra veloz? Se Fórmula 1 ainda fosse uma categoria séria não teria esse monte de piloto pagante ou então esses pilotos que são jogados lá sem a mínima condição só para atrair os holofotes, como pelo jeito é o caso dessa Susie Wolff, que ao meu ver só foi colocada para pilotar um Fórmula 1 porque é mulher do diretor executivo da Willians, Toto Wolff .
Acho uma temeridade.
Abs
Alguém informado sobre,poderia me dizer a respeito daquela especulação do inicio do ano sobre uma equipe da volkswagen que poderia surgir investido na categoria?
realmente o grid do ano que vem sera interessante pela expectação que a mercedes nos beneficia,dois pilotos de atitude.Infeslismente massa teve sua chance se nao fosse o maudito glock naquela ultima volta,hoje ele estaria lider numa equipe .
Fabio, ou vc esqueceu do Kobayashi, ou ta apostando q ele vai ficar desempregado….
Qual das duas opcoes eh?
na boa, espero q vc so tenha se esquecido dele…
Porque ele merece uma vaga, mais que muitos listafos por ai…
A maior chance, HOJE, é que ele fique sem emprego na F-1…
Uma pena.
Abs
E o lucas di Grassi. Não tem mais chance?
Se Vetel for pra Ferrari o Alonso vai pra RedBull em 2014!
2014 vem ai!
A STOCK vai ficar recheada! rsrsrsrs… Quem dúvida verá, Rubinho já tá por aqui, agora só falta Massa e Bruno…
F1 é para quem tem aquilo roxo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..
Estou triste pelo Kobayashi, mas prefiro que ele fique sem vaga, talvez com uma vaga de testes em uma equipe decente, ao invés de ficar lá atrás brincando de batata-quente.
Das duplas apresentadas, acho que a melhor dupla, na média, é a dupla Hamilton/Rosberg. Vettel é o melhor piloto da atualidade, Alonso vem em 2º, Hamilton é o terceiro. Entre os 2ºs pilotos Rosberg é melhor que Massa e Webber. Na média acho que a dupla Hamilton/Rosberg é a melhor dupla, por um milimetro, mas é a melhor dupla. Se Hamilton e Rosberg corressem na RB ou tivessem corrido juntos na Mclaren, teriam havido diversas dobradinhas. Na Mercedes vai ser difícil. A direção da equipe me parece um pouco enferrujada.
A RB deve seguir em 2014 tendo um piloto europeu e outro não europeu. Acho que Vettel fica, Webber vai para a V8 supercars Australia. Quem vai para a RB em 2014? Se Vettel ficar, o outro piloto pode muito bem ser Luiz Razia. Isso é possível se Razia correr este ano e tiver algum destaque. Acho que Razia será piloto da RB em 2014, com Vettel. Se Vettel sair, a dupla da Rb é muito difícil de prever. A RB vai precisar de um piloto experiente e se, Raikonnen, ainda andar por estas bandas da F1, ele pode ser o piloto principal da RB com Razia. A Arden tem uma relação muito estreita com a RB e acho que Horner gostaria de ver Razia na RB.
Acho que Valsechi substitui Grosjean na Lotus com o apoio da Total e da Pirelli (um apoio silencioso). Um chute meu é claro. Entre ter um bad boy destruidor de carros e um novato cheio de talento que vai ser o golden boy da F1 brevemente, acho que a Lotus vai de Valsechi.
Valsechi,
Você tá realmente chutando e muito longe.
Ele passou 4 anos na GP2 e nunca fez muita coisa, somente nesse ultimo ano com muita experiencia foi ser campeão.
“vettel é o melhor piloto da atualidade, alonso em segundo…”
hahahhahahhahhahahhahahha
Eu não entendo é essa do Adrian Sutil. Foi dispensado na Force India num ano e no outro já serve de novo?
É, meu sonho é um dia ver uma equipe nacional na F-1, será o único jeito de ver um piloto nacional voltar a vencer na categoria.
Eita complexo de vira-lata, de “brasileirinho” contra esse mundão todo…
Para vencer na categoria, “basta” ser bom o bastante.
Barrichello e Massa são bons, mas não o bastante. Simples.
Chama o Eike, ele com a grana q tem poderia montar a melhor equipe da F1 rs…. mas o negocio do cara é business, ele nao ta preocupado com essa parte esportiva, com certa razao ate.
Vc é de que planeta??
Também gostaria muito de ver uma equipe nacional.
Mas os empresários que tem condições para isso não tem nenhuma paixão pela F1.
O Brasil precisava de um Toni Fernandes ou Vijay Mallya.
Jeff, caso você não saiba, já houve uma equipe brasileira na F1, com carro fabricado no Brasil, inclusive: A Equipe Fittipaldi.
Não venceu, não foi à frente, e os poucos bons resultados que teve foram única e exclusivamente por conta do talento do Emerson.
Os tempos eram outros. Hoje em dia, se alguém quiser montar uma equipe de F1 desde o zero vai gastar, no mínimo, uns 2 ou 3 anos para planejar, se equipar, contratar gente especializada, projetar um carro e pior: vender a idéia para patrocinadores!!
E pq estão deixando o Valsecchi de fora?
Eu já até disse aqui mesmo que não vejo esse cara na F1, mas a final de contas foi o campeão da categoria de ascenso.
Eu acho ele uma fixa na Toro Rosso.
Por isso não. O Giorgio Pantano foi campeão da GP2 em 2008 e nem sequer foi convidado para os testes de fim de ano, dado o baixo nível daquela temporada, que teve o Bruno Senna como vicecampeão e o Lucas Di Grassi em terceiro lugar (a um ponto do vice).
Di Grassi em ficou em 3°, um ponto a menos, mas disputou a metade das corridas que Bruno correu.
Para ser exato, ele entrou no campeonato a partir da sexta etapa, por falta de patrocínio!
Ou seja, ele fez um trabalho muito melhor que o Bruno ao longo do ano todo!
Boa tarde Fabio
Concordo com vc, quanto ao Massa de nada resolveria ele ir para uma nanica as criticas dos brasileiros contra ele só iria aumentar, a unica coisa que eu acho é que sendo seu ultimo ano na Ferrari ele deveria colocar a faca nos dentes e dar canseira no Alonso, se a Ferrari achar ruin e quizer manda-lo embora terá que pagar o ano da mesma forma ja que o contrato ja esta assinado, se a briga for boa de repente até aparece alguma coisa razoavél em 2014.
abs
HTR? Existe isso na F1 que assisti em todos os domingos? E para completar o quadro: se eu ver uma Marussia ou Caterham na frente, não sei qual é qual. Talvez até confunda com uma HTR, que sei muito menos qual seria.
A F1 que se cuide.
Olá Fábio.
Acredito que pra 2012 seja isso mesmo, mas não podemos esquecer que o Bruno tem patrocínio da Embratel, mesmo grupo da Telmex. Talvez seja uma porta interessante para o Bruno a Sauber. Quanto ao Razia acredito que ele deve entrar na Force India, visto os incidentes do Sutil na temporada passada ele está meio queimado e até onde sei o Razia foi bem nos testes para novatos poderia ficar com a vaga.
Em 2014 Paul Di Resta e Massa/Kimi na Red Bull.
Massa na Red Bull ??? Esquece, o Massa é caro, apático, sem “punch”. Não tem o perfil da equipe. Uma Lotus pode ser. Já o Kimi tem chance, com aquele ar “blasê” dele.
Legal esta palavra “blasé”
Procurei no dicionário quer dizer:
indiferente, apático, que não demonstra emoção;
Bem como Kimi é
O Massa já reduziu em 10 milhões de reais o seu salário para ficar na Ferrari em 2013, talvez na próxima tentativa de renovar ele corra até de graça. Em cada ano que ele passa na Ferrari ao lado de Alonso, o Massa vai ficando desvalorizado. No dia que a Ferrari chutar ele no traseiro, adeus F1.
E impressionante………..
A Ferrari deveria ter contratado o Koba. Agora espero que ele consiga uma vaga na Cartham.