O grid de 2013
17/10/12 10:13Apenas 4 das 12 equipes fecharam suas duplas para o ano que vem: Red Bull, Ferrari, McLaren e Mercedes.
Atendendo a pedidos, segue aqui um resumo da situação atual do grid, com apostas e comentários do blogueiro:
RED BULL
Vettel e Webber
Será o último ano da dupla por lá. Em 2014, no mínimo um deles estará fora: Webber, pendurando o capacete. E se os rumores estiverem certos, Vettel também estará longe…
FERRARI
Alonso e Massa
Para Alonso, será mais um ano com toda a equipe ao seu redor, na busca pelo título. Massa terá um 2013 parecido com 2012: escudeiro e ouvindo rumores sobre sua saída do time.
MCLAREN
Button e Pérez
Um mix interessante. Campeão pela Brawn, Button terá mais uma chance de liderar uma equipe. E Pérez revelará que tipo de piloto é.
MERCEDES
Hamilton e Rosberg
Outro mix que será bacana de acompanhar. Hamilton vai querer chegar chegando, mas Rosberg não deve estar disposto a ceder espaço. Aposto que vai sair faísca.
LOTUS
Raikkonen e Grosjean
Ou a Lotus descobre a pólvora ou Raikkonen fará um 2013 como 2012: digno de aplausos, mas sem lutar pelo título. Apoiado pela Total, Grosjean deve ficar. Mas será a última chance.
SAUBER
Hulkenberg e Gutierrez
O mexicano chegaria com apoio da Telmex, que já anunciou sua permanência na equipe. É bom, mas não é Pérez. Já Hulkenberg continuaria sua batalha por um merecido lugar ao sol
FORCE INDIA
Di Resta e ?
Embora ainda não tenha sido confirmado, o escocês deve ficar por lá. Entre os nomes citados para a outra vaga, Sutil, Alguersuari e Razia, nessa ordem de favoritismo.
WILLIAMS
Maldonado e Bottas
“Money talks”, diz o ditado. Isso explica a permanência de Maldonado, apesar das confusões. Bottas chegaria por um caminho mais político: é a aposta de Wolff, sócio do time
TORO ROSSO
Ricciardo e Vergne
O maior trunfo dos dois para ficar não é o que fizeram na Toro Rosso, mas a necessidade que a Red Bull terá de preencher vagas em 2014. Dispensá-los agora seria surpreendente
CATERHAM
Kovalainen e Bruno
O contrato do finlandês deve ser renovado, por interesse mútuo. Petrov deve perder a vaga, e Bruno surge como o mais forte candidato. Um retrocesso para ele, sim. Mas poderia ser pior
MARUSSIA
? e ?
Talvez Glock e Pic saiam. Talvez ambos fiquem _acho até que o alemão se segura. O único outro nome comentado por lá é o de Chilton, quarto colocado na GP2 nesta temporada.
HRT
? e ?
Quem não conseguir nada melhor e pagar mais, leva. Deve ser a última equipe a definir as vagas. E não fará a menor diferença.
Entre as 3 equipes pequenas, Caterham, Marussia e HRT. Existe alguma chance de uma delas melhorar no próximo ano? Ou continuarão a ser a lástima que são? Ou alguma delas vai acabar sumindo?
A Autos (grupo VW), quer entrar na F1 e o projeto já existe e inclusive o desenvolvimento do propulsor, no caso eles já estão esperando só a mudança para os 1.6 Lts.. E quem sabe eles compram uma porcaria dessas para entrar!
Essas 3 equipes não acrescentaram nada na F1; deveriam ser extintas adotando o uso de 03 carros pelas principais equipes(FERRARI, MCLAREM, RED BULL , MERCEDES) , que com certeza teríamos muito mais competição do que com essas equipes medícocres.
Fábio,
Eu colocaria o Bruno como um dos candidatos a vaga na Sauber, pois a Telmex vai manter o patrocinador Master no caso a Claro, e o Bruno é patrocinado pelo mesmo grupo, além disso os interesses comerciais da empresa no Brasil podem colocar o brasileiro por lá.
Desculpe, mas eles tiveram chances de colocá-lo lá antes. Se não o fizeram na época, não teriam porque fazê-lo agora.
Lembrando que, em face dos outros componentes do mix de patrocínio carreado pelo piloto (OGX, P&G, etc.), a Embratel é pequena no bolo.
Fabio, eu não vejo Koba sem carro!
E detalhe acredito que teremos alguma surpresa com Kimi! Outra coisa não vejo o Vettel saindo da RBR.
Fábio, o Bruno na Caterham, é mero palpite, ou já existe alguns rumores? abarço!
Existe rumor forte, divulgado em matéria do site britânico Autosport, de que seria essa a ÚNICA oportunidade para el se manter no grid em 2013.
não sabia!! valeu!!
Sou Brasileiro mas sinceramente… acho que o F. Massa ja deu o que tinha pra dar na f1, ta na hora de dar o lugar para quem quer ganhar.. até por que o bolso dele já está cheio..
Fabio, esqueceu que Hamilton e Rosberg sao melhores amigos, ainda dos tempos pre-GP2. Olhando melhor, ate entendo um pouco essa mudança de Hamilton, que pra mim soa retrocesso.
E eu colocaria Bruno senna na Force India. Sutil nao volta (ja teve desentendimentos dentro do time antes de ser condenado) e ele ta na briga. Isso se o Hulk nao sair….
Não aposte nessa hipótese Bruno x Force India que você vai perder…
Fabio, pode acrescentar na sua lista o meu nome, Gus Nilsson, em uma das vagas da HRT, as negociacoes estao avancadas. Abs,
Um passarinho bem grande me contou que o Bruno vai ficar na wiliams…
Não descarto totalmente.
Abs
Fabio, qual a influencia de Bernie Eclestone na permanência ou não de pilotos na F1? Ele por interesses comerciais da categoria interfere com alguma equipe? Ou deixa correr solto e cada um que se arrume? Claro que nas grandes ele não deve mexer, estou falando das pequenas e médias. ABs
Ele coloca e tira quem ele quiser.
Abs
minha lista
Red Bull : Vettel / Webber
FERRARI : Alonso / Massa
McLAREN : Button / Perez
LOTUS : Raikkonen / Grosjean
MERCEDES : Hamilton / Rosberg
WILLIANS : Maldonado / Senna* Bruno nao perde a vaga, apenas o eike vai ter que pagar mais pelo posto.
SAUBER : Hulkenberg / Gutierrez* Os patrocinadores mexicanos tem um assento e o empresário do hulk é proximo a sauber
FORCE INDIA : Di Resta / Bianchi o time sempre promove o reserva e está de olho em motores ferrari2014
STR : Ricciardo / Razia* a busca pelo novo vettel continuará, acho que razia terá chance devido a cristian horner
MARUSSIA : Glock / Petrov* russo na equipe russa
HRT : Van der Garde / Bottas* piloto pagante e chance a bottas já que a williams dá apoio técnico a HRT
CATERHAM : Kovalainen / Alguesuari
muitas trocas devem ocorrer durante a temporada
o que acha da minha lista?
Pode até ser que o Bruno se mantenha Williams, mas quanto ao patrocínio, não depende só do Eike Batista. A OGX faz parte de um mix de patrocinadores. Se for para colocar mais dinheiro, nenhum deles poderia roer a corda!
Estou acreditando mais no que foi publicado pelo Autosport, que comentou sobre a provável ida dele para a Caterham como única chance de permanecer na categoria em 2013.
De todos os nomes no meio do pelotão o Bruno Senna tem a possibilidade clara de fechar com Sauber e Force Índia. Mais acredito que permanecerá na William mesmo, embora você esteja torcendo muito contra Mauricio. Todo post que alguém comenta sobre o cara, você aparece para da sua opinião, contraria a permanência do mesmo. Acompanho de perto todas as informações do circo da F1 e não encaro a permanência do Senna como algo difícil de acontecer na William. Não tem uma unica informação em qualquer meio de comunicação mundial que prove o contrario. Relaxe e deixe o rapaz seguir a carreira dele em paz.
“Não tem uma unica informação em qualquer meio de comunicação mundial que prove o contrario”.
Então você não acompanha o site Autosport. Lá foi noticiado que a Caterham, provavelmente, seria a ÚNICA oportunidade para ele se manter no grid em 2013.
Há chance de ele se manter na Williams? Com certeza, mas está por um fio.
Tente, portanto, ser menos “pacheco”, buscar meios de informação com relevância e ouvir menos o Galvão.
O engraçado é que os “pachecos” que vivem cobrando resultados do Massa, são os mesmos que enaltecem o Bruno, provavelmente apenas pelo parentesco famosos, pois como piloto ele nunca fez nada de relevância nas categorias por onde passou e, muito menos, na F1.
Querem ser “pachecos”? Que sejam. Mas sejam coerentes!
“Posso não concordar com nada do que dizes, mas defenderei até o fim o teu direito de dizê-lo. ”
Voltaire
“Pacheco” é a palavra que todo comentarista que se “acha” conhecedor de automobilismo usa para classificar alguém que var de encontro com suas ideias, bem parciais na maioria das vezes e que termina com Galvão Bueno fechando sua linha de pensamento (acredito que isto é um vírus ou moda neste tipo de “torcedores”). Vejo figuras de todos os tipos navegando pelos sites e blogs especializados, colocando suas opiniões de torcedores anti-Bruno Senna. Sai escalando qualquer comentário referente ao piloto com seus comentários duvidosos e parciais. Quando questionados vem com este papo de “Pacheco” e outras colocações ridículas.
O fato de exemplificar e colocar minha visão do que acompanho e vejo nos meios de comunicação, visto o assunto aqui descrito pelo Fabio Seixas, referente a dança das cadeiras/pilotos atualmente, leva a chamar a atenção para o único brasileiro com reais chances de estar na F1 em 2013, Bruno Senna. Sendo assim, torna-se até ridículo (mais uma vez) esta colocação de “Pacheco”. Se você tem sua opinião formada sobre o que vê e lê, exponha no seu comentário e deixa o pessoal expor os deles, não sai escalando todos os comentários dos que não refletem o que você ver ou pensa. O respeito e a democracia gradece.
Quanto ao teu “Pachequismo” e o que você pensa, não estou nem um pouco interessado. Temos bastante gente competente e especializadas para perder tempo com tua visão distorcida da realidade. Mas como estamos em um espaço publico é de bom tom colocar a nossa visão para não suplantar inverdades e delírios de um torcedor que trafega em pista de uma mão só.
Com exceção do Vettel a Toro Rosso é uma equipe especialista em queimar pilotos. Querem exigir dos pilotos com um carro que no máximo chega em nono uma vez no ano… Achei que fizeram maldade com o Alguersuari que até andava bem com aquela porcaria e é muito novo, com mais um tempo de experiência poderia ter algum crescimento. Agora concordo com o que já foi citado nos comentários, esse tal de Ricciardo e Vergne são queima de dinheiro… Pensar em colocar um desses caras na Red Bull em 2014 é uma loucura. Mais fácil pegar o Koba e por lá, é muito mais piloto que os 2 juntos.
TORO ROSSO
a busca pelo novo vettel continua, acho que o razia pode ter chance uns dos pilotos da toro rosso deve assumir uma red bull em 2014
Lá vou eu com os meu pitacos então…
Gutierrez na Sauber deve ser mesmo, fatão! Hulk ou Koba que deve estar sendo a questão, devem ter pedido algum trocado pro Koba e o sushi do pai não deve ter tanta grana assim.
Vettel na Ferrari, é complicado heim… Só se for pra finalmente encher o bolso pq na RedBull não vai tanta grana assim pro piloto. Mesmo a conversa sendo pro ano q vem e não 2014. Mas acho q uma peça a ser respondido seria se Jules Bianchi andar de Force India em 2013, dependendo vem ele em 2014 pra Ferrari.
Fabio: Caterham, Marussia e HRT vão ficar nessa até quando? Tio Bernie não tem como dar uma prensa para ver se viram finalmente equipes de F1? E a Euskadi e USF1, que quase entraram em 2010? Sem chance?
Aonde o Eclestone vai botar o campeão da GP2 como ele sempre faz? Vejo lugar ai na Force India e Marussia, so espero que o Koba continue na Sauber, espero que ele ganhe a disputa conta o Hulkenber e esse continue na force india
Ha de se respeitar alguém ficar por tantos anos dentro de uma equipe que se chama Ferrari, como torcedor tenho feito criticas as suas ultimas renovações com a equipe, estivemos por aqui todos esses anos torcendo por você Felipe e chegamos ao grito da conquista de um campeonato por uma curva, não deu, já aprendemos com Rubinho as verdadeiras intenções da Ferrari, os interesses, atitudes e comportamento em benficio dos interesses da equipe, claro que só cabe a você escolher onde vai trabalhar, nem um de nós te ajudou a chegar ou permanecer por lá por tantos anos, com certeza mesmo seu salário ter diminuido diante das circunstanias, deve fazer inveja a muitos empresários muito bem sucedido, como ídolo de uma nação deixou a desejar por se submeter a ordens quando teve grandes chances de sobressair diante dos grandes, estar diante da TV e ver você ter que tirar o pé, dar passagem, é uma merda mesmo, mas essa merda de nação tambem nunca te ajudou em nada mesmo, até a Globo vai meter o pé no seu rabo quando não estiver mais por lá, como fez e faz com Rubinho, então vai em frente, é sua ultima chance mesmo, mete o pé na jaca, te esperamos na F indy ou stok car.
Fabio, no começo do tópico vc menciona grid de 2014 e creio que deve ser 2013…gostei dos palpites, mas se vc estiver certo, a Red Bull terá mtos problemas com pilotos para 2014.
Parabéns pelo Blog!!!
Ops, arrumei.
Abs
Queria imaginar a Red Bull em 2014.
Imaginando que Vettel vai para Ferrari e Weber se aposente.
Quem seria os pilotos da Red Bull?
ZACHARIAS…………….
Paulo, guarda essa, eu aposto no zacharias / Vettel na Red Bull em 2014, com exceção da MacLaren, não vejo outra equipe pro Vettel ir se sair da Re Bull, ele me parece bastante sereno para quere se meter no curral ferrarista, qualquer um sabe que seria queimar o filme e sua história dar as caras por lá com o froshonso na equipe. Antes do bundonso na ferrari o massa até que andava bem, e lembre que quando ele tomou a molada, colocaram alguns caras naquele carro que ele andava que mal conseguiam se classificar. o massa não tem amor próprio mas é bom piloto e a Red Bull não precisa de dinheiro, está lá pra ganhar corridas!!!
Ainda creio que se Massa andar de forma decente em 2013 uma das vagas pode ser dele. Mas isso se ele não começar o ano mal de novo, andar consistentemente bem o ano inteiro.
Felipe Massa? Aha ha ha ha….
Caso a Lotus não dê um salto de qualidade em 2013, acho possível que o Kimi vá para a RBR.
Seria mto bom se Bruno ficasse na Williams, caso contrário Caterham é só especulação de acabou…
Poha, eu torci um monte pra ver o Senna sobrinho na F1, mas ele é muito fraco, pede pra ir no banheiro e sai!!!
Com toda certeza!!
E o Bianchi, não tem mais chance que o Razia na Force India?
Eu concordo, também o acho mais favorito a vaga.
Ah eu espero que os carros melhorem e as equipes também e não estacionem, se não teremos todos os anos a RBR na frente, o que seria muito chato pra F1!!!
Melhor uma supremacia da Red Bull que da ferrari com ordens de equipe
grid de 2013 ou 2014?
Pelo que parece teremos 2 ótimas vagas em 2014 na Redbul, acho que uma é do Kimi, principalmente se ele fizer um 2013 parecido com este ano.
concordo!!!
Ate pq se não me engano no Mundial de Rali ele correu pela equipe da Red Bull…acho grandes as chances de se a Lotus não fazer um bom carro em 2013, ele ir para a RBR em 2014 (se bem que ele é acionista da Lotus…então isso pode pesar para ele continuar apostando na equipe!!!)
Gostei dos palpites (e concordo com todos, embora ache uma pena que devemos ver o Kobayashi a pé). No lugar do Koba, se não tiver jeito mesmo na Sauber ou na Force India, eu tentaria uma vaga de terceiro piloto na Lotus (ou me naturalizaria Venezuelano para correr na Williams rsrs). Acho que, a exemplo desse ano, o Grosjean não vai fazer nada de grandioso que o credencie a ficar na equipe em 2014.
E sinceramente a Caterham está de ótimo tamanho para o Bruno Senna.
Fábio, e o campeão da GP2? Não vai existir uma cadeira pra ele?
Olá, Denilson! Davide Valsecchi, apesar de ter conquistado o título na GP2, não é considerado um piloto excepcional, além de ser considerado um Schumacher da GP2, de tanto tempo que passou por lá. Por este e outros motivos ninguém especula o nome do italiano para 2013, mas pode sim, ser apresentado por alguma equipe, apesar de ser muito difícil. Um abraço!
Bruno não tem chances na Force India, Fábio?
Por enquanto, as chances maiores seriam na Caterham.
Eu prefiro o Razia na Force India do que o Bruno, afinal sangue novo é sempre bom, principlamente quando o “velho”(Bruno) não apresentou resultados expressivos!
Concordo apesar de achar q o Razia também não fará nada demais.
Fábio, e o Koba? WEC pela Toyota?
Infelizmente tá difícil pra ele…
sou fã do Kobayashi, admito, de qualquer forma, me parece uma injustiça com ele não correr (em uma equipe minimamente decente) ano que vem.
é um piloto que amadureceu, sabe poupar equipamento e ser agressivo (é verdade que perdeu um pouco o encanto com o atual “abre a asa e passa”), não comete grandes erros (salvo a última largada) e tem feito um ótimo campeonato. acho que está atrás do Péres antes por sorte deste do que por ser muito melhor: são dois pilotos bem equivalentes.
Pois é, também acho uma grande injustiça o Japinha não descolar um cockpit. Se tiveram tanta paciencia com o Massa na Ferrari por exemplo, porque não com o Koba? Alias, precisaria de muito menos pq pra mim também faz um bom campeonato ate aqui.
Até no WEC você acha difícil ele correr, em uma equipe japonesa.
Se não der na F1 acho que ele vai para WEC na Toyota.
Red Bul 2014 Kimi e Massa.
StockCar 2014 Caca e Massa.
Interessante.
Tem toda razão, as nanicas deverão fazer leilão até o começo dos testes de 2013.
O Slogam? “Corra na F1 de GP2”.
Acho um desperdício Ricciardo e Vergne irem para a Red Bull em 2014, não vejo nada de especial neles. Se eu fosse diretor lá, mandava um deles embora, colocava o Koba no lugar e promovia ele em 2014 (após algumas sessões de analise), velocidade ele tem e cabeça se adquire… ele é popular com a moçada que assiste, bem o foco da bebida deles.
A idéia do Koba na Toro Rosso seria boa mesmo, e viável mesmo com essa politica da Red Bull de apostar em talentos caseiros.
Acho muito dificil que o o Vettel saia em 2014 para a Ferrari (a menos que o Alonso saia de lá). Iria totalmente contra a tendência que a Ferrari busca nas suas duplas.
O Massa deveria focar para tentar fazer em 2013 algo similar ao que vem fazendo nas ultimas 3 ou 4 corridas. Com isso, ele conseguiria atrair a atenção de algumas boas equipes que deverão ter vagas em aberto em 2014 como a Lotus e a Red Bull e ficar menos dependente da Ferrari.
Além disso, é bom lembrar que em 2014 poderemos ter de volta uma importante peça desse quebra cabeça: Kubica.
ótima sugestão
Caso o Vettel e o Webber abram vagas na RedBull em 2014, você acha que terá algum piloto com capacidade de substituir essa dupla à altura?
As chances do Razia são só na Force India? E como terceira opção ainda?