Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Vettel, vitória para respirar um pouco

Por Fábio Seixas
07/07/13 10:47

O sábado foi um aperitivo. E já foi muito bom.

O prato principal veio hoje, o GP da Alemanha. Que foi ótimo, com acirradas brigas na pista, boas variações estratégicas, incertezas até o final.

Vitória de Vettel, a quarta no ano, a 30ª na carreira, a primeira diante de sua torcida.

Vettel comemora sua primeira vitória em casa (Luca Bruno/AP)

 

Ele fica a um triunfo de igualar Mansell e entrar para o top 5 histórico da F-1.

Raikkonen foi o segundo, com Grosjean em terceiro. Alonso foi o quarto.

Com o resultado, Vettel vai a 157 pontos e ganha um pequeno respiro no campeonato. Sua folga para Alonso subiu de 21 para 34 pontos _o espanhol tem agora 123. Raikkonen tem 116.

Na largada, Hamilton mal viu os carros da Red Bull.

Vettel veio pela direita, Webber atacou pela esquerda, e os dois contornaram a primeira curva à frente do inglês.

Raikkonen e Grosjean mantiveram suas posições. Massa ganhou a posição de Ricciardo e completou a primeira volta em sexto. Alonso ficou em oitavo mesmo. Logo atrás, Pérez passou Button e assumiu o nono lugar.

Ao fim da segunda volta, Vettel já tinha 0s9 sobre Webber, que abria 1s para Hamilton.

A boa corrida que Massa vinha fazendo durou quatro voltas. Ele rodou sozinho na curva 1, o motor apagou, baubau. Abandonou.

(Sei como é, já aconteceu comigo.)

Problema de câmbio, ao que tudo indica. Ele vinha relatando problemas para engatar algumas marchas. E a dinâmica do acidente indica isso mesmo: uma marcha mais baixa entrou, a traseira escapa. Não há como consertar.

Uma volta depois, Di Resta abriu a primeira janela de pits.

Ricciardo, Sutil, Van der Garde e Bianchi pararam na sexta. Hamilton entrou na seguinte. Vettel parou na oitava.

Na nona, Raikkonen e Webber pararam. E então um lance perigoso: quando o australiano deixava os boxes, a roda traseira direita de seu carro se soltou.

Estava mal colocada, e acertou em cheio as costas de um cinegrafista. Webber foi puxado de volta para seu boxes, colocou novos pneus, voltou pra pista. Mas com as chances de vitória já destruídas.

Na 13ª volta, Alonso parou e colocou novo jogo de pneus médios.

Na 14ª, Grosjean, que largou com os macios, foi para os boxes, e se tornou o grande beneficiado desta rodada de pits.

De duas, uma. Ou foi mais uma estratégia furada da Ferrari ou este carro é mesmo muito ruim com pneus macios.

Pensando bem, talvez sejam as duas coisas.

Rosberg entrou na 16ª. Hulkenberg, na 18ª.

Button, Maldonado e Bottas nem tinham parado ainda quando Ricciardo fez seu segundo pit stop programado.

Sim, o australiano fez dois pits em 19 voltas.

Button entrou apenas na 21ª volta, reestabelecendo a ordem “normal” à ponta do pelotão.

O top 10, então, Vettel, Grosjean, Raikkonen, Hamilton, Alonso, Button, Pérez, Hulkenberg, Sutil e Di Resta.

Alonso partiu para cima de Hamilton, que reclamava muito dos pneus traseiros. Tanto que entrou na 23ª volta, deixando o espanhol com ar livre à frente.

Instantes depois, um lance dos mais bizarros.

O motor de Bianchi estourou e ele encostou, com o carro pegando fogo. O guindaste chegou para levar o Marussia, mas algo escapou.

A próxima cena que vimos foi a de um carro sozinho, descendo o gramado, desgovernado.

Imaginem se fosse em Interlagos…

Safety car, e corre-corre para os boxes.

Vettel, Grosjean, Raikkonen, Alonso, Pérez, Sutil, Di Resta, Rosberg, Webber e Pic entraram. E o australiano se deu bem, porque pelo menos recuperou a volta perdida com a lambança da Red Bull.

O top 10 atrás do safety car, após tantas trocas de pneus: Vettel, Grosjean, Raikkonen, Alonso, Button, Hulkenberg, Hamilton, Maldonado, Pérez e Sutil.

A relargada veio só na 30ª volta.

Vettel manteve bem a posição, o que se seguiu mais atrás. Em outras palavras, ninguém ameaçou ninguém _à exceção de Webber, claro, que almoçou três em menos de uma volta.

Minha curiosidade então se voltou para a Lotus. Em Silverstone, a equipe já tinha lançado um “faster than you”, literal, para Grosjean. Aconteceria de novo?

A briga estava boa. Raikkonen cravou a então melhor volta do GP, na 32ª. Grosjean respondeu na 33ª. Raikkonen deu o troco na 34ª.

Neste embalo, os dois se aproximaram de Vettel, que sofreu com um problema no Kers e precisou resetar o sistema no volante.

Na 35ª volta, o trio formava um pelotão compacto, com 0s871 separando-os.

O ritmo dos três era alucinante. Uma linda disputa!

Sem conseguir tentar o bote, Grosjean foi para os boxes na 41ª volta. Vettel entrou na seguinte.

Raikkonen ganhou nove voltas para acelerar como um louco e tentar tomar a posição do companheiro.

Jogo de equipe? Deu pinta que sim. Mas sem chilique desta vez.

O finlandês chegou a Nurburgring como terceiro no Mundial, com 98 pontos. Grosjean em nono, com 26. A opção parece óbvia.

Enquanto Raikkonen acelerava forta lá na frente, Vettel tentava não perder contato. Seria fatal. Na 45ª volta, ultrapassou Hamilton após um acirrado duelo que durou cinco curvas.

Raikkonen e Alonso pararam na 50ª e colocaram os macios para as últimas 10 voltas do GP.

O “problema” para a Lotus é que Raikkonen voltou atrás de Grosjean _num domingo tão bom que chegou a ser irreconhecível. Alonso retornou em quarto.

Na liderança, Vettel tinha 1s5 de folga para o francês.

Pobre Grosjean. Com pneus médios, tinha atrás de si Raikkonen e Alonso babando, cravando sucessivamente a melhor volta do GP. Até que veio o rádio, na 52ª volta.

“Kimi tem pneus macios, não dificulte para ele.”

O francês obedeceu três voltas depois, a cinco do fim.

Tentando minimizar o prejuízo no campeonato, Alonso fez o que podia nas últimas voltas, mas não conseguiu superar Grosjean. Precisou se conformar com a quarta posição. E não conseguiu nem chegar aos boxes: parou logo após cruzar a bandeirada.

Fechando a zona de classificação, Hamilton foi o quinto, seguido por Button, Webber, Pérez, Rosberg e Hulkenberg.

(E a Mercedes, heim? Tem um carro imbatível em treinos classificatórios, mas que desaparece em corridas. Alguém precisa avisar lá que o que vale é o domingo. Enquanto isso, Vettel agradece…)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Robt D. Collier comentou em 10/07/13 at 15:29

    Van der Garde, ainda na pista com a asa quebrada, se tocou com Nico Hulkenberg – ambos abandonaram. Mais à frente, com uma liderança tranquila, Vettel “provocou” emoção ao errar e sair na pista na volta 53, permitindo a aproximação dos rivais. Massa, por sua vez, subiu para 10º na volta 54 após a parada de Romain Grosjean nos boxes. Três voltas depois, enfim, Paul di Resta fez sua primeira parada.

  2. JusticeForAll p/ Paulo Julião comentou em 08/07/13 at 12:10

    Paulo…em primeiro lugar eu não venho escrever aqui preocupado com a gramática – o dono do blog não está aqui p/ dar nota nem na minha e nem na tua gramática – se você escreve bem, parabéns pra vc – quem sabe vc consiga levantar uma grana se necessário como professor de língua portuguesa nas horas vagas – E em se tratando do massa, eu apenas dei uma opinião que muitos outros comentaristas até da sportv colocaram em questão desde que alonso foi contratado pela ferrari – penso dessa maneira, não quero que massa tenha um final de carreira como vem sendo, mas p/ mim pelo menos, está claro de que foi uma péssima escolha não ter ido p/ outra equipe e ter a liberdade de poder junto com a equipe ter um carro desenvolvido p/ ele e a experiência que ele traz consigo – por isso continuo afirmando que foi estupidez dele e de seus managers não ter dado um byebye p/ ferrari e ter deixado alonso e domenicali com esse abacaxi na mão. Será que vc não conseguiria entender o que quero dizer se massa e seus managers tivessem lutado p/ conseguir encaixar ele na Lotus do lado do Kimmi? Se sim, obrigado e Abs.

    • Luiz Matheus comentou em 09/07/13 at 20:50

      Mas é fácil pensar que os consultores dele erraram , ta muito simplista o jeito que você pensa, não assine aqui e va pra la. E deveria escrever preocupado com a gramática sim.

      • Pai_Do_Vettel comentou em 10/07/13 at 21:39

        Niko Hulkenberg não tem o tempo e a história dentro da F1 que felipe tem, não ganha o que felipe ganha, e um carro ruim e dois meses de salários atrasados, já fizeram os managers dele se coçar e é bem provável que ele deixe a Sauber – a notícia já está nas manchetes – acho que a questão não é ser simplista demais, mais ser realista e pensar no seu futuro dentro do sport e o que vc representa nesse sport. Ninguém vai lembrar do vice-campeão; todo mundo lembra dos campeões…Senna, Shumacher, Piquet, Emerson, Hamilton etc…

  3. João comentou em 08/07/13 at 6:12

    Só estou esperando o resultado da punição da Ferrari sair. Outras equipes já foram punidas por isto. Se não sair punição alguma está justificado eu ter parado de assistir F1 em função do tratamento desigual.

    • Fábio Seixas comentou em 08/07/13 at 7:05

      O regulamento não fala em punição. O link para o Regulamento Esportivo está no blog. Veja o artigo 43.
      Abs

    • Alberto comentou em 08/07/13 at 15:02

      Então não assista mais!!!!

  4. Fabio comentou em 08/07/13 at 2:48

    Seixas, parece que a ida do Kimi pra Red Bull esta encaminhada não ?
    Na entrevista com os pilotos no podium, o entrevistador perguntou pro Vettel como seria o Kimi chegando no time ?!
    O cara é figura mesmo. A resposta do Kimi no radio quando o engenheiro perguntou se ele conseguia chegar ao fim da corrida com aqueles pneus: “I told you”. Haha

    • Fábio Seixas comentou em 08/07/13 at 7:06

      Sim, parece.
      Abs

      • João comentou em 08/07/13 at 8:09

        Lá fala que o carro tem que ser levado para a área reservada pelos próprios meios. Mas não fala em punição. Só que já houve punição este ano. Assisti F1 muitos anos indignado com as “facilidades” para a Ferrari. Já vi o Schumacher cumprir punição (stop and go) após o término da corrida e isto ser aceito. Agora desisti.

        • Allez Alonso!! comentou em 08/07/13 at 17:50

          Esse ano, quando??? Quem??? Cada figura..

          • Allez Alonso! comentou em 08/07/13 at 19:41

            http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/12/fia-muda-regra-para-evitar-polemicas-como-de-vettel-no-treino-de-abu-dhabi.html

  5. Fausto comentou em 08/07/13 at 1:55

    Fabio, como anda a situação do Massa na Ferrari?

  6. Emanuel Lima comentou em 08/07/13 at 0:03

    Primeiramente, parabéns pela sua matéria , quem não viu a corrida é só ler o seu blog que vai entender tudo. Fábio eu tenho 2 perguntas: 1º por quê as Mercedes gastam tanto pneus? 2 ° em quem você aposta como seguidor do Vettel, Alondo ou Haikkonen?

  7. Marcelo Galli comentou em 07/07/13 at 22:28

    Oi Fabio, vc não acha q todos que trabalham no pit lane deveriam usar roupa especial e capacete? Ainda mais um cameraman q não está vendo nada a sua volta!

    • Fábio Seixas comentou em 08/07/13 at 7:07

      Sim, acho.
      Abs

  8. AO FURANO(CHORÃO) comentou em 07/07/13 at 22:23

    “Não se pode endeusar o Vethel , afinal de contas ele tem o melhor projetista do circuito. Para quem não sabe Adrian Newey era projetista de aeronaves e entende ´muito de aerodinâmica que é o grande diferencial dos carros da RBR” Furano(07/07/13-17:04)

    LEITE QUENTE E CAMA FURANO…

    Colin Chapman, também foi um engenheiro aeronáutico, quem realmente fazia a DIFERENÇA nos anos 60/70, os pilotos da Lotus ou os FANTÁSTICOS CARROS PROJETADOS POR CHAPMAN?

    Vários campeões dependeram dos melhores projetista da época:

    Clark teve Chapman em 63/65
    Graham Hill teve Chapman em 68
    Jackie Stewart teve Derek Gardner em 69/71/73
    Rindt teve Chapman em 70
    FITTIPALDI teve Chapman em 72
    Lauda teve Mauro Forghieri em 75/76/77
    Andretti teve Chapman em 78
    PIQUET teve Murray em 81/83
    Lauda teve Barnard em 84
    Prost teve Barnard em 85/86
    PIQUET teve Frank Dernie e P.Head em 87
    SENNA e Prost tiveram Murray-Nichols em88/89(Senna sequer ajudou no desenvolvimento do carro, pegou tudo pronto na Mclaren em 88-89-90. Quem desenvolveu aquela fantástica Mclaren foram Prost-Murray-Nichols)
    Mansell teve Newey em 92
    Prost teve Newey em 93
    Schumacher teve Brawn e Byrne na Benetton e Ferrari, Alonso teve Bob Bell 05/06 na Renault.

    São vários os casos…D.Hill, Villeneuve, Hakkinen contaram com Newey em 96/97/98/99. O que eu acho hilário, é que ninguém lembra desses detalhes, só vão lembrar HOJE que Vettel tem um grande projetista…

    Só posso dar risada, Vettel começou por baixo na Toro-Rosso e RBR diferente de Senna que pegou tudo pronto nos anos de Mclaren(assim é meio caminho até os recordes e títulos, pegando carro desenvolvido por Prost e motor desenvolvido por Piquet…assim é fácil). Newey é fera, mas Toro Rosso e RBR só começaram a vencer depois que teve o alemão ao volante, isso ninguém lembra. Vettel se mostra um verdadeiro líder, coisa que Lewis nunca foi na Mclaren…Alonso pelo menos “ergueu” a Renault até os títulos.

    Quando Toro Rosso e RBR estava na MERDA em 07/80, nem Alonso ou Hamilton foram atrás do fantástico Newey, hoje que o alemão vence tudo, o mundo vem choramingar que o germanico só vence graças ao projetista? Leite quente e cama…lugar de mimimi é na cama!

    • Antonio comentou em 08/07/13 at 8:16

      É simples: o Cholonso diz e seus miquinhos amestrados repetem.
      O Cholonso, tido por muitos como “o melhor do grid”, foi ultrapassado 3x em Mônaco.
      Enrique Bernoldi segurou David Coulthard 35 voltas em 2001. Coulthard de McLaren e Bernoldi de Arrows!
      Coulthard só passou quando o Bernoldi foi pro pit stop.

      • Marcos comentou em 08/07/13 at 13:36

        tem algum problema de infantilismo recorrente você . cholonso,você parece criança escrevendo.

      • Alberto comentou em 08/07/13 at 14:57

        Logo o Bernoldi é melhor que o Alonso né???????????????????????????? kkkkkkkk

    • Murilo Rodrigues comentou em 08/07/13 at 10:40

      Perfeito. !!

      • luiz alberto comentou em 08/07/13 at 17:54

        Este “Chorão” é estupido ou se faz de estupido? Pois nunca houve um campeão que não estivesse no melhor carro da época,até Fangio largou a Ferrari para correr com a Maserati 250 F o melhor F1 do ano,para poder ser campeão.E Airton Senna foi para uma das melhores equipes de F1 da época após ganhar tudo nas categorias menores e de mostrar o seu potencial no Gp de Monaco de 19894,talvez vc devesse ler ou pedir para alguem traduzir para vc o que escreveu a mais prestigiosa revista de automobilismo do mundo sobre Senna logo após ao gp de Monaco 84,a revista chama-se AUTOSPRINT, é italiana,Senna era um desconhecido ,não havia o ufanismo de narradores brasileiros. Pobre brasileirinho com um IMENSO COMPLEXO DE VIRA LATAS,este “Chorão”.

  9. Marcelo comentou em 07/07/13 at 21:56

    Segredo de Vettel nessa temporada é o trabalho bem feito começando no sábado e terminando no Domingo, o alemão se mostra superior não dando chance ao azar. Quando foi a última vez que Vettel jogou corrida fora(muitos pontos) por pixotada? Que me lembre…aconteceu no GP da Bélgica 2010, houve aquele pneu furado na Malásia 2012 em um toque com um retardatário, mesmo assim faz muito tempo! Pixotada mesmo aconteceu ao bater com Button na Bélgica.

    A.Senna em 88/89 pilotou um dos melhores F-1 de todos os tempos, em classificação não tinha sequer um adversário. Nessas duas temporadas o “herói” nacional largou por 26 vezes na pole(muita vezes liderava com folga), mas quantas vitórias e corridas Senna jogou no lixo? Tinha dia que Senna realmente dava show na pista, mas tinha dia que fazia cada besteira…isso é fato, esta no youtube, basta procurar, basta observar os erros desde as largadas. Prost se aproveitou várias vezes das vaciladas do brasileiro, isso equilibrava muito o campeonato. Senna ia pelo arrojo e velocidade, já Prost tinha outra filosofia de corrida, priorizava eficiência fazendo provas inteligentes. O francês herdou isso de Lauda na temporada de 84. Lauda foi direto, se Prost tivesse feito corridas mais pensando no campeonato, já teria sido campeão antes de 84.

    Se em 88 Senna errou feio em Mônaco e Itália, em 1989 foi um show de besteirol, muito graças a famosa “afobação” ao volante!

    Após o GP de Portugal foram perguntar a Prost o que ele achava do acidente entre Senna e Mansell, o francês disparou: “Ele(Senna) é rápido mas erra, e quando errar estarei por perto. Ele é muito rápido em classificação, mas em corridas nunca me impressionou, erra muito”.

    Durante o GP de Portugal(prova importantíssima para o campeonato), Senna tinha comprado briga com Mansell que estava de bandeira-preta. Hilário foi ver Galvão criticar duramente o brasileiro: “Senna não tinha nada que comprar briga com Mansell, quem sai favorecido é Prost que herda seis pontos com o segundo lugar”. No GP da Itália outra vez Senna largou na pole, liderou maior parte da corrida e não quis saber de poupar equipamento. Prost que fazia a corridinha de “espera” estava em segundo bem longe do líder. O brasileiro não quis saber de aliviar, o motor acabou explodindo…tira o pé e garante a vitória meu filho!!!

    Prost mais uma vez dava risada com mais uma “entregada’ do rival. Bom lembrar, anos 80 era crucial “economizar” equipamento durante as provas, pilotos como Villeneuve, Senna e Mansell não ligavam muito pra isso. Já pilotos como Lauda, Piquet e Prost foram várias vezes campeões mais pela inteligência que arrojo.

    Podem falar o que quiser, mas Vettel é veloz, preciso e cerebral…esta longe de ser um piloto afobado! O alemão já esta até no direito de errar e jogar corrida fora, mas nem isso acontece. O que mais impressiona é que ele vai buscar resultados, a lista abaixo comprova isso! Com a aposentadoria de Schumacher em 2006, Hamilton e principalmente Alonso jamais poderiam imaginar que outro alemão seria essa pedreira no caminho. Vettel pode não ser um “gênio ao volante”, mas deve ser muito divertido impedir mais uma vez o tricampeonato do espanhol. Nenhum outro piloto tirou tanto resultado dos carros de Newey, o projetista agradece…

    Poles:
    1-N.ROSBERG,3
    2-S.VETTEL,3
    3-L.HAMILTON,3

    Vitórias:
    1-S.VETTEL,4
    2-F.ALONSO,2
    3-N.ROSBERG,2
    4-K.RAIKKONEN,1

    Melhor Volta:
    1-S.VETTEL,3
    2-M.WEBBER,2
    3-K.RAIKKONEN,1
    4-S.PEREZ,1
    5-E.GUTIERREZ,1
    6-F.ALONSO,1

    Pódios:
    1-S.VETTEL,6
    2-F.ALONSO,5
    3-K.RAIKKONEN,5
    4-L.HAMILTON,3
    5-M.WEBBER,3
    6-N.ROSBERG,2
    7-R.GROSJEAN,2
    8-F.MASSA,1

    Voltas na liderança:
    1-S.VETTEL,230
    2-N.ROSBERG,104
    3-F.ALONSO,85
    4-K.RAIKKONEN,41
    5-M.WEBBER,34
    6-L.HAMILTON,18
    7-A.SUTIL,11
    8-N.HULKENBERG,8
    9-J.BUTTON,8
    10-R.GROSJEAN,5
    11-F.MASSA,4
    12-P.Di RESTA,3
    13-E.GUTIERREZ,2

    Qualificação:
    Sebastian VETTEL-1-1-9-2-3-3-1-3-2
    Fernando ALONSO-5-3-3-3-5-6-6-10-8
    Kimi RAIKKONEN-7-7-2-9-4-5-9-9-4

    Corrida:
    Sebastian VETTEL-3-1-4-1-4-2-1-ab-1
    Fernando ALONSO 2-ab-1-8-1-7-2-3-4
    Kimi RAIKKONEN 1-7-2-2-2-10-9-5-2

    Alonso deve estar desesperado, em 2014 estreia o motor-turbo, só que a Ferrari tem uma péssima lembrança dessa época, nunca um motor Ferrari foi campeão na F-1.

    Se a Renault for conservadora e priorizar mais o lado da confiabilidade, Vettel vai dar trabalho! Não estou botando fé no motor Ferrari, os italianos sempre priorizavam mais a velocidade que confiabilidade, isso deu um baita prejuízo nos anos 80 e 90.

    • Murilo Rodrigues comentou em 08/07/13 at 10:44

      Outro excelente comentário , Marcelo !!

    • Murilo Rodrigues comentou em 08/07/13 at 10:47

      Lembrando que, em Monza-88, culparam o Jo Schessller pela batida na chicane, quando o que aconteceu foi a afobação do brasileiro em querer ultrapassa-lo, mesmo com vários segundos de vantagem sobre a Ferrari de Berger, e faltando apenas 2 voltas.

  10. carlos jun osaki comentou em 07/07/13 at 20:05

    Bobão Bueno traçou a estratégia do Malonso e da Ferrada, colocando-o como vencedor. Mais uma vez tiveram que engolir o Vettel. Irritante o rabo preso dele e do Reginaldo com o Santander. Vettel tem demonstrado cada vez mais que além de talentoso, atingiu um grau de maturidade impressionante para sua idade.

    • Marcos comentou em 07/07/13 at 22:12

      por nada não nem simpatizo nem atipatizo com o Galvão, mas esse papo de monte de “tatibitate” trocando nome é ridiculo, parece criança escrevendo e eu não vejo isso tudo que o pessoal fala, isso é vontade de escancarar coisa que não existe, ele falou de Vettel de Grosjean de Kimi enfim… de todo mundo , mas toda vez que ele fala do Alonso acho que toca uma campainha na cabeça de gente assim.

    • Alberto comentou em 08/07/13 at 15:05

      Rabo preso!!!!! O filho do Galvão corre com Redbull! Isso sim é rabo preso!

  11. Ivan comentou em 07/07/13 at 19:50

    Ah, eu queria ver uma reportagem completa, não um dos “palpitantes” respondendo, eu quero em termos técnicos!

    • Marcos comentou em 07/07/13 at 22:17

      É porque não tem fato nenhum, não é proibido desligar o carro depois que passa a linha de chegada então provavelmente você não verá nenhuma reportagem a respeito, foi um engano do Reginaldo Leme, talvez na Globo ou Globo.com, com o Reginaldo mesmo se reportando.

  12. Ivan comentou em 07/07/13 at 19:47

    Será que alguém vai responder ainda hoje se o Dick Vigarista e sua equipe vão tomar uma punição por não levar o carro aos Boxes ? A multa para a equipe Red saiu rapido, e o dick ?

  13. Nataniel comentou em 07/07/13 at 19:29

    Fabio, so uma questao importante, Kimi ao meu ver poderia ter continuado por mais 10 voltas com os pneus mais duros, o que vc acha? lembrando que em Silverstone Kimi tbm errou na estrategia e jogou pontos importantes fora.

    • Fábio Seixas comentou em 07/07/13 at 19:56

      Sim. E ele mesmo admitiu o erro após a corrida.
      Abs

      • luiz alberto comentou em 08/07/13 at 18:08

        Duas corridas e dois erros de estratégia que lhe custaram alguns bons pontinhos,Proust já perdeu um campeonato graças a estratégia de Balestre e jack icxk em encerrar um gp antes da metade só para o verdadeiro brasileirinho contra o mundo não ganhar,e a ultrapassagem nem havia sido efetuada sobre Proust,só havia a possibilidade,más icxk/balestre(no diminutivo como merecem)precavidamente encerram a corrida que valeu os pontos pela metade Nick Lauda agradeceu penhoradamente a “inteligente” decisão franco/belga ao final do campeonato.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).