Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Moedor de piloto

Por Fábio Seixas
09/04/13 19:23

A Red Bull anunciou que terá um novo piloto reserva para o GP da China.

Trata-se do português António Felix da Costa, 21, vencedor do GP de Macau em 2012 e que neste ano é um dos favoritos ao título da F-Renault 3.5.

Até aí tudo ótimo. 

É bacana ver um jovem ganhando uma chance como essa, mesmo que por ora seja só de observação, de aprendizado, de ambientação.

Mas o anúncio leva a uma reflexão.

Porque é mais um garoto que aparece por lá. E Buemi _que corre no Mundial de Endurance no final de semana_ pode começar a ser jogado pra escanteio. Ele já deu mostras de que não está curtindo essa história de ficar só olhando. É questão de tempo para vazar.

Assim como já aconteceu com Liuzzi, Alguersuari, Klien, Speed, Chandhok, Doorbnos, Friesacher, Kartikheyan, Bianchini, Jani, Bortolotti, Albuquerque, Edwards, Hartley, Dillimann, Coletti, Ammermüller, Aleshin…

Há muitos, muitos outros na lista.

Sim, a iniciativa da Red Bull de criar um Programa de Desenvolvimento de Pilotos é louvável. É exemplar. Seria ótimo que outras empresas, donas de equipe ou não, fizessem o mesmo.

(Lembrando que a Red Bull começou essa história com o Bernoldi, quando era uma mera patrocinadora da Arrows.)

O que questiono é a falta de paciência da empresa com seus pupilos.

O que vale a discussão é se a Red Bull não está queimando essa garotada.

O que me parece é que é um esquema 8 ou 80: ou você é um Vettel ou tá queimado.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Marcelo comentou em 11/04/13 at 22:06

    “ou você é um Vettel ou tá queimado”

    Curioso que Webber esta longe de ser um Vettel, ele esta na RBR desde 2007, cria confusão, sempre é batido pelo companheiro, e ainda reclama…me ajuda aí Seixas!!!

    Tem alguma coisa errada, se a RBR exige tanto porque não tirou Webber antes? Qualquer novato não ia se importar de ser fuzilado pelo alemão no início, o que eles sonham é ter um carro de ponta pra mostrar serviço(veja o caso de Perez, ele fez o nome em 2012, se lixou pra Ferrari e fechou com a Mclaren). Vettel faz o dele, e o novato tenta fazer o seu melhor…

    Pra mim, Webber deu muita sorte de ficar tanto tempo em um carro de ponta, mas se for observar, ele sempre deixou a desejar. Mesmo caso aconteceu com Rubinho e hoje se repete com Massa.

    Não tem desculpa, se o carro é de ponta o piloto tem que fazer melhor, ainda mais se esta a anos no time. Rubinho, Massa e Webber não podem reclamar que foram dispensados de forma rápida. Massa ainda teve o acidente que pode ter limitado sua capacidade por alguns anos, mas desde o final do ano passado ele se mostra outro piloto. Então ele tem a obrigação de dar trabalho ao companheiro.

    Eles até incomodam, mas no geral, seus companheiros são muito superiores, sem chance…é 8 ou 80 mesmo!!!

    Eu to surpreso da F-1 ter Vettel, Alonso e Lewis na mesma época, três talentos assim é coisa rara na F-1…são pilotos que puxam o time pra sí, não é qualquer piloto que consegue convencer uma grande equipe, pra liderar tem que ser fora de série. Eles conquistaram isso e estão dando conta do recado, fica complicado dizer contra.

  2. Ao Fernando(10/04/13 at 16:56) comentou em 11/04/13 at 21:39

    Fernando, o Vettel chegou PRONTO PRA VENCER é oportunista, isso que o Allan quis dizer!!! Na primeira corrida pela BMW em 07 o alemão já pontuou, estreando na Toro-Rosso no mesmo ano, até hoje nenhum outro piloto chegou perto dos resultados desse alemão seja em classificação ou corridas.

    Destacar que Vettel correu apenas sete provas pela Toro-Rosso em 07, mas veja no link abaixo onde ele estava no GP do Japão e China com a nanica Toro. O moleque fez o diabo, chegou até a liderar por três voltas na chuva, lembre-se que ele era apenas um novato em um time de quinta categoria. A Toro em 2006/07/08 sempre ficou no fundão entre os construtores, mas com Vettel ela superou até a matriz RBR, isso já em 08.

    Volta a volta do GP do Japão 2007
    http://www.statsf1.com/en/2007/japon/tour-par-tour.aspx

    Volta a volta do GP da China 2007
    http://www.statsf1.com/en/2007/chine/tour-par-tour.aspx

    Na China Vettel largou em 17º lugar e chegou em 4º, não tem como questionar esse alemão, ele já chegou como fora de série.

    Webber já estava na RBR desde 2006, tinha mais de 120 corridas na F-1 quando Vettel chegou no time em 2009, porque ele ou Coulthard não brilharam antes de Vettel na RBR? O carro deles eram melhores que do novato alemão em 07/08.

    Em 2008 a Toro deu um grande salto, mas olhe na tabela abaixo quem fez os resultados para o time:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2008

    Detalhe, o companheiro de Vettel era o tetracampeão da Indy(2004, 2005, 2006 e 2007), Sébastien Bourdais. Deu até dó do francês na temporada.

    Em 2009 Vettel começa desbancando as poderosas Brawn-GP vencendo na China na chuva, no final do ano o jovem alemão ainda teve a petulância de tirar o vice campeonato de Rubinho que já tinha mais de 300 mil anos de F-1.

    Observe abaixo a temporada de Rubinho e Vettel em 2009(poles, pódios, vitórias, m.volta, pontos). Ficou feio para Barrichello, ele pouco fez com um grande carro na primeira parte da temporada, já Vettel, sempre mostrou bons resultados durante o ano. O alemão ao final de 09 tinha apenas 43 provas na carreira.

    Estatísticas da temporada 2009:
    http://www.statsf1.com/en/2009/stats.aspx

    Em 2010 pra ser campeão, o alemão bateu QUATRO FORTES RIVAIS, três deles já eram campeões, fora Webber que sempre foi OSSO no time. Bom lembrar, Webber na reta final estava muito próximo do título. Faltando apenas duas provas para a decisão(Brasil e Abu Dhabi) o placar estava TOTALMENTE CONTRA O ALEMÃO:

    1-Fernando Alonso,231
    2-Mark Webber,220
    3-Lewis Hamilton,210
    4-Sebastian Vettel,206
    5-Jenson Button,189
    6-Felipe Massa,143

    Na última prova Abu Dhabi, Webber tinha ainda sete pontos a frente de Vettel:

    1-Fernando Alonso,246
    2-Mark Webber,238
    3-Sebastian Vettel,231

    Fim de campeonato, Vettel é campeão e o melhor de tudo, impede o tricampeonato de Alonso, o que seria uma vergonha para a RBR.

    Em 2011 o alemão teve um carro muito superior aos rivais, mas onde estava Webber pra fazer frente com carro semelhante? Bom lembrar, Jim Clark foi bicampeão em 63-65 com um carro muuuuuuuuito superior aos rivais, muito graças a Colin Chapman.

    Em 2012 Vettel novamente bate o bicampeão espanhol, considerado o melhor do grid. Supera Button um campeão cada vez convencendo mais, supera o arrojado campeão Hamilton, fora Webber que nunca entregou NADA DE GRAÇAS A VETTEL.

    Falem o que quiser, mas esse alemão chegou PRONTO PRA SER CAMPEÃO VÁRIAS VEZES NA F-1, pode acusar ele de tudo, menos de jogar OPORTUNIDADE FORA!

    “ahhhhhhhhh mas ele ganha graças a Newey”

    Isso é desculpa de perdedor, Schumacher ainda novato na Benetton começou com dois engenheiros que sequer tinham títulos na F-1(Brawn-Byrne). Pra ser heptacampeão, Schumacher sempre teve que bater os Williams e Mclaren de Newey(94/95/00/01/02/03/04).

    Quando Toro-Rosso e RBR estavam LITERALMENTE NA MERDA EM 2006/07/08, nem Alonso ou Hamilton foram atrás do mágico Newey, agora ambos vem choramingar que o alemão só vence graças ao projetista? Leite quente e cama para o espanhol e o inglês. Ninguém lembra, Toro e RBR só começaram a vencer depois que teve Vettel ao volante…

    Essa corrida da Malásia só prova uma coisa, Vettel sempre teve OPOSIÇÃO de Webber, e pra quem massacra o alemão por rebeldia, lembre-se que Webber também fez o mesmo em um passado não muito distante, logo disparou na mídia:

    Mark Webber Grande Prémio da Grã-Bretanha de 2011: “É claro que ignorei as ordens da equipe”

    http://www.espbr.com/noticias/mark-webber-2011-claro-ignorei-ordens-equipa

    Outro detalhe relevante, Vettel chegou ao tricampeonato de FORMA LIMPA, SEM TRAPAÇAS, SEM DEPENDER DE AJUDA DE COMPANHEIROS( veja o caso de Senna com BERGER em 90/91. Berger sempre evitava ultrapassar o companheiro pra não tirar pontos. Isso também caracteriza jogo de equipe). E o melhor, Vettel foi Tricampeão SEM JOGAR CARRO EM CIMA DE RIVAL, como aconteceu com Prost em 89, Senna em 90, e Schumacher em 94.

    Vettel até aqui, é um legítimo tricampeão, o fato de contar com Newey é o de menos, o alemão foi buscar isso quando o Toro e RBR eram times MEDIANOS, os outros que se virem pra fazer o mesmo.

    Quanto ao BOCA DE BALDE do Alonso disparar com frequência que Vettel só vence graças a Newey, ele tem que observar um detalhe, isso também aconteceu com grandes campeões do passado. Todos dependeram de grandes projetista de sua época.

    Clark dependeu de Chapman em 63-65
    Gran Hill dependeu de Chapman em 68
    Jackie Stewart dependeu de Derek Gardner em 69-71-73
    Rindt dependeu de Chapman em 70
    FITTIPALDI dependeu de Chapman em 72
    Lauda dependeu de Mauro Forghieri em 75-77
    Andretti dependeu de Chapman em 78
    PIQUET dependeu de Murray em 81-83
    Lauda dependeu de Barnard em 84
    Prost dependeu de Barnard em 85-86
    PIQUET dependeu de Frank Dernie e P.Head em 87

    SENNA e Prost dependeram de Murray-Nichols em 88-89!!! Senna sequer ajudou no desenvolvimento daquela fantástica Mclaren, o mesmo serve para Mansell e Prost na Williams em 92-93. Vettel pelo menos, começou por baixo e ajudou a RBR crescer, não pegou um time já dominando uma época, com Senna aconteceu isso na Mclaren. E essa dupla Murray e Nichols, podem ser considerados do mesmo calibre de Newey nos anos 80, o mesmo serve para Barnard, Frank Dernie e P.Head.

    Schumacher dependeu de Brawn e Byrne, mas na época esse projetistas sequer eram famosos. Esse trio se mostrou muito eficiente em 92-93, com o tempo conseguiu destaque chegando aos títulos. O sucesso na Ferrari descarta qualquer duvida da capacidade de Schumacher-Brawn-Byrne. Com eles a Benetton chegou ao domínio, na Ferrari fizeram história.

    Alonso teve Bob Bell em 05-06(o mesmo que hoje esta na Mercedes ao lado de Brawn e Lewis). D.Hill, J.Villeneuve, Hakkinen dependeram de Newey em 96,97,98,99! O que eu acho hilário, é que ninguém lembra desses detalhes, só vão lembrar HOJE que Vettel tem um grande projetista.

    Ninguém faz nada sozinho na Formula 1!!! Jackie Stewart adora cutucar campeões de gerações a frente, mas ele mesmo contou com um forte patrocinador(Elf), um grande projetista(Derek Gardner), mais um chefe de equipe que bajulava sempre(Ken Tyrrell). Lembrando que, F.Cevert não passava de um capachão na Tyrrell.

    Caso parecido aconteceu com Piquet na Brabham(Parmalat-Murray-Ecclestone)…quem eram os companheiros de Piquet? O melhor era Patrese que não chega ser melhor que Webber, muito pelo contrário, o canguru não aceita de jeito nenhum Vettel ser favorecido…

    Quero ver quantas vezes Alonso vai tomar posições, pontos, estratégias, pódios de Massa esse ano. Em 2012 nas últimas oito provas, em quatro(ITA/KOR/JPN/BRA), ele foi favorecido no time. Do outro lado, Webber não quis nem saber, ainda jogou o carro em cima do alemão na última prova no Brasil…

    Se Alonso for campeão tomando vários pontos de Massa, eu sou mais um vice-campeonato de Vettel ou um terceiro lugar de Webber, pelo menos é na raça…

    Vettel fez muito bem em não acatar ordens na RBR, já na Ferrari o caso é outro, Felipe já admitiu que aceita ordens desde que sejam de forma inteligente.

    http://grandepremio.cloudapp.net/f1/noticias/massa-defende-ordens-de-equipe-na-f1-desde-que-sejam-inteligentes-e-no-momento-correto

    Alonso agradece, só ele tira proveito disso…

    Pachecada tem que dar GRAÇAS A DEUS da rebeldia de Vettel, isso pode abrir uma vaga a Massa na RBR, mas o brasileiro tem que fazer sua parte mostrando que esta em boa forma. Massa ia cair como uma luva na RBR, porque ele não cria confusão…

  3. Ricardo Silva comentou em 10/04/13 at 20:01

    Para quem investe muito dinheiro em formação de pilotos e mantém uma equipe de Fórmula 1 para auxiliar o início na categoria, eu penso que a Red Bull tem o direito de estabelecer um critério de corte para o programa de formação de piloto dela. Acredito que ela busque pilotos que pelo menos possam disputar um título na Fórmula 1. Afinal ela mantém o Webber na equipe principal. Não acredito nesta história de aprender na Fórmula 1. Quem é bom já começa a mostrar isto em seu primeiro ano.
    Quais são os campeões de Fórmula 1 que não mostraram qualidades em seu primeiro ano?

  4. Alberto comentou em 10/04/13 at 18:39

    Repito suas palavras:
    “O que me parece é que é um esquema 8 ou 80: ou você é um Vettel ou tá queimado.”

  5. Neco comentou em 10/04/13 at 13:35

    Boa Fabio Seixas.

    Alguma chance de vermos em 2014 o Jules Bianchi numa STR da vida ?!

    • Fábio Seixas comentou em 10/04/13 at 14:00

      Acho que será na Ferrari.
      Abs

      • Marcio Arruda comentou em 10/04/13 at 17:46

        Mas Fabio, a Ferrari nao contratou o Sergio Perez por falta de experiencia, mesmo o mexicano tendo passado dois anos na Ferrari B (Sauber) e com bons resultados. Quao experiente o Jules Bianchi sera ao fim desse ano?

        • Fábio Seixas comentou em 10/04/13 at 17:52

          A mesma Ferrari puxou o Massa um dia. Não vejo muito critério por lá.
          Abs

        • Mauricio comentou em 10/04/13 at 21:36

          Acho que a cúpula ferrarista conhece bem os dois e, se não se esforçou para ter Perez, é porque sabia que valia mais investir em Bianchi. De fato, o mexicano não tem mostrado nada de especial na McLaren, por enquanto.
          Então trataram de garantira um cockpit para o Bianchi este ano, mantiveram o Massa por mais uma temporada e, dependendo de como a coisa andar, promovem o Bianchi já em 2014.
          Eles não têm pressa. Alonso está longe do fim da carreira e eles não precisam achar um piloto vencedor “pra ontem”.

  6. Ricardo Tolosa comentou em 10/04/13 at 13:21

    Na minha humilde opinião ninguém chega pronto. O que determina isso ( o estar pronto )? São resultados? O Magnussem pai quebrou o record de números de vitórias na F3 que era do Senna e tomou um ralo feio do Barrichelo na F1. Se fosse possível saber de antemão quem vai dar certo ou não quando chegar na F1 seria fácil. Que o diga o Pizzonia que tinha tudo para chegar num patamar legal na F1 e tomou um ralo do Webber. Ralo psicológico diga-se de passagem. Massa e Barrichelo não são muito ruins, ao contrário são muito bons, se não fossem não teriam a carreira que tiveram e tem o Massa.O Massa nunca levou dinheiro para a F1 e o Barrichelo levou por pouco tempo…….o que explica a permanência deles???? Se for pelo raciocínio de resultados, então só temos 5 pilotos bons na F1 (os campeões) o resto seria muito ruim.

  7. Ricardo Tolosa comentou em 10/04/13 at 13:13

    A verdade é que muitos deveriam estar felizes por poder fazer parte desse programa porque de outro modo a carreira deles teria terminado muto antes. Nem todo mundo é como o Van der Garde que tem sogor milionário ou tem conexões fortes o suficiente para bancar uma carreira em alto nível e custo financeiro.

  8. china comentou em 10/04/13 at 11:39

    O carro do Webber teve problemas no Kers nas 2 últimas provas de 2012 e na 1ª de 2013 e na 2ª quando estava 4 segundos na frente do Vettel recebeu uma mensagem de que a prova estava decidida e que ele seria o vencedor e aí vem o Vettel e o ultrapassa.Era pegadinha do Cristhian Horner e do Helmuth Marko,pobre Webber…

  9. Ismael Pires Neto comentou em 10/04/13 at 11:29

    Tô com eles e não abro! Rio por onde flue toneladas de dinheiro não tem tempo (paciencia) pra ficar esperando o cara ficar bom!!! Infelizmente esse é um daqueles nichos onde “quem é bom nasce pronto”!!! Do contrário fica aí, tipo Barriquelo e Massa, tentando, tentando e enchendo o saco de Milhôes de Brasileiros que não conseguem esquecer o Senna, principalmente porque nossos neo-pilotos SÃO MUITO RUINS!!!

    • Ricardo comentou em 10/04/13 at 13:33

      Tá e o resto do Grid? O que acontece com eles? Porque não ganham tbem?

  10. Allan comentou em 10/04/13 at 11:09

    A Verdade é que até agora eles não formaram ninguém, o Vettel chegou pronto.
    Mas isso não tira o direito deles separarem o joio do trigo…eles querem um novo Vettel, isso é obvio, e esses pilotos que passaram pela STR são fracos, por isso não acho que eles moeram os pilotos, apenas recrutaram pilotos medianos a fracos…

    • Fernando comentou em 10/04/13 at 16:56

      Vettel chegou pronto?

      O Vettel tem 25 anos, 4 anos na RBR e 1 ano na STR. Estreou na F1 em um treino livre pela BMW com 19 anos. Da onde ele veio pronto para a STR?

  11. renatohk comentou em 10/04/13 at 11:04

    E a famigerada RBR anuncia fanfarronicamente, através do ex-piloto medíocre, o caolho MARKO, que não haverá mais ordens de equipe…..

    É ÓBVIO QUE NÃO, ELES JÁ “ARRUMARAM” O CARRO DO WEBBER COMO FIZERAM EM 2011, DE FORMA QUE AS ORDENS DE EQUIPE NÃO PRECISAM MAIS OCORRER.

    Equipe suja, pilotinho sujo!

  12. Felipe Francisco comentou em 10/04/13 at 10:38

    A vitória que impulsionou o Vettel em 2008 contou com várias situações atípicas. Talvez fosse o próprio Vettel estreando esse ano na Red Bull ele não tivesse chances.

  13. Peter Zero comentou em 10/04/13 at 10:29

    Caro Fábio, vejo isso como um alerta ao Weber e um plano B para o caso dele chutar o balde. O piloto vai ficar na espera pelos acontecimentos , se o Weber sair ou saírem com ele, pode haver uma mexida na STR para encaixar o Felix e trazer um dos pilotos de lá, aí sim pro moedor da RBR.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).