Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Coincidência demais

Por Folha
22/03/13 03:00

Aconteceu nos três últimos treinos classificatórios da F-1: Massa à frente de Alonso. Aconteceu nas três últimas bandeiradas da F-1: Alonso à frente de Massa.

Em Austin, a alegria do brasileiro não durou até a largada: a Ferrari quebrou o lacre da caixa de câmbio e ele perdeu cinco postos no grid. Alonso ganhou uma posição, o lado limpo da pista e ficou em terceiro _o companheiro, em quarto.

Em Interlagos, a ordem pelo rádio veio a nove voltas do fim, com Massa abrindo passagem para o espanhol, que estava na disputa pelo título. O favor poderia ter sido devolvido no final do GP, quando a vaca ferrarista já tinha atolado no brejo. Mas não. No pódio, Alonso estava em segundo, com o parceiro logo a seguir, no degrau abaixo.

Este 2013 começou igual. O brasileiro ficou em quarto no grid, exatamente à frente do bicampeão. Na 20ª volta, Alonso entrou nos boxes para o segundo pit stop. A reação do pitwall de Massa demorou estranhas três voltas. Na linha de chegada, o espanhol foi o segundo, com o colega de equipe em quarto.

Massa jura que desta vez não houve inversão deliberada e que Alonso apenas colheu os frutos de uma estratégia arriscada.

Este colunista acha que, se qualquer outro rival tivesse entrado nos boxes àquela altura da prova, a turma de Massa no pitwall teria respondido na volta seguinte. É algo básico, elementar, o velho jogo de marcar os movimentos do rival. Mas, aí, as posições seriam mantidas…

Há, ainda, a questão contratual. Não pega bem, para alguém que busca a renovação de contrato, apontar o dedo para a equipe logo na primeira corrida da temporada.

Antes que falem em “pachequismo” da coluna, o aviso de que a sensação ultrapassa fronteiras.

Jornalista da “Autosport” e da Sky Sports, o inglês Mark Hughes escreveu ontem que a volta de Massa à boa forma pode se tornar um problema para a equipe: “Vai ser interessante acompanhar como a Ferrari e Alonso lidarão com o renascimento de Massa”. A italiana “Gazetta dello Sport” trouxe uma frase de Montezemolo, o capo de Maranello: “Estou satisfeito com o comportamento de Massa”.

Não é coincidência. Também não é patriotada, até porque não há lamentação. É apenas constatação baseada em números e um toque para aqueles que ainda torcem pelo Brasil na F-1: curtam a categoria por sua tecnologia, pelas duelos na pista, pela disputa do título, pela talentosa geração que lá está.

Esqueçam a bandeira.

INDY

Com 19 etapas, sendo três com rodadas duplas, e a novidade da largada parada em duas corridas, a Indy abre sua temporada em St. Petersburg. São três brasileiros: Hélio Castro Neves, Tony Kanaan e Bia Figueiredo _ela, acertada até agora para só três provas.

(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Rogerio comentou em 23/03/13 at 21:41

    Comentário assaz tendencioso … o Massarias estava disputando a primeira posição com o com o Tiãozinho Vitella e não com o Alonso … Alias, se ao invés de imitar o mestre o Massarias tivesse permanecido na pista, como fez o Vodka Man, talvez até tivesse ganhado a corrida

  2. Thiago Hyppolito comentou em 23/03/13 at 17:38

    Fabio, como espetacular escritor que és, conheces a origem da expressão “Pacheco”? Tenho curiosidade. Forte Abraço.

    • Fábio Seixas comentou em 23/03/13 at 23:22

      Sim, foi o torcedor-símbolo da Copa de 82.
      Abs

  3. Plinio comentou em 23/03/13 at 10:14

    Eu concordo com sua opinião. Está claro o comportamento da Ferrari e não se trata de “pachequismo”.
    Já a Indy está certa em adotar largada parada. Largada em movimento é menos emocionante…

  4. Marcelo Padovani comentou em 23/03/13 at 5:57

    Fabio, seu post eh muito pertinente.
    Eu moro em Melbourne, AU e estive no GP.
    Na segunda-feira apos o GP, estava passeando no “Fawkner Park” com minha esposa e filha no final da tarde. Ha uma quadra poliesportiva junto ao playground e adivinhem quem estava jogando basquete por la? Alguns carinhas usando roupas vermelhas… me aproximei e reconheci claremente o Alonso. Olhando um pouco mais, reconheci tambem o Domenicalli. Estavam num joguinho relaxante, nada de mais. Mais o fundamental deste report eh que o Chefe e o primeiro piloto estavam juntos “hanging out” como dizemos aqui. E nada de Massa…

  5. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 23/03/13 at 3:25

    O Felipe Massa é um Subalterno não Declarado! Enquanto o Rubinho queria correr até os 100 anos na F1, o Massa quer correr até os 100 anos na Ferrari, mesmo como um Subalterno!

  6. Augusto dos Anjos II comentou em 22/03/13 at 20:31

    Massa perdeu tempo fazendo mais 3 voltas?
    Era onde o Shummi aproveitava pra dar as voltas mais rápidas e entrar relaxado pro pit.
    Da minha parte, nem esquento mais com o Massa.
    E da minha parte, também, a única coisa que frearia essa armação descarada da ‘famiglia’ seria outra equipe de peso representar contra a Ferrari por ordenar o segundo piloto a segurar os adversários para o companheiro chegar neles.
    Uma época essa brincadeiras em treino classificatório seria um baita escândalo….

    • japa XV comentou em 23/03/13 at 21:21

      O alemão aproveitava as voltas pois tinha reabastecimento e ele aproveitava o tanque mais vazio… agora me diz como vc ganha tempo contra outros pilotos com pneus mais novos que os seus??? ameba…

  7. Tevez comentou em 22/03/13 at 19:35

    E Pachecada sim do Blogueiro

  8. Eduardo comentou em 22/03/13 at 18:29

    Volta a perguntar, até para o Fabio Seixas. Onde está o piloto genial que tira leite de pedra? A verdade é que nunca existiu. Aparecer com carro ruim é fácil. Estão aí o Maldonado e o Pérez para mostrar. Agora ganhar com carro no mesmo nível é bem diferente. O Alonso já apanhou do Hamilton, agora está apanhando do Massa.

    Em que vocês se baseiam para considerar o Alonso o melhor piloto? Em vigarice com certeza é o maior.

    É curioso ver o Fábio Seixas escrevendo que estão tirando o Massa da frente (4 ou 5 corridas seguidas), para o Alonso passar. Ora, se ele é melhor passaria direto.

  9. Andre comentou em 22/03/13 at 17:52

    E incrivel que eu nao vejo ninguem mais (jornalista0 levantar essa bola.

    E ridiculo pensar, tem que ser muito estupido, que o Eng de Massa e to do o resto da equipe nao sabiam o quanto de terreno Massa estava perdendo..

    A Ferrari tem que ser hostilizada pela falta de esportividade que mostra nos ultimos anos.

  10. Daniel Jallageas comentou em 22/03/13 at 15:44

    Alguém saberia dizer qual a relação MassaXAlonso, na pontuação, a partir da segunda metade da temporada passada, até agora? Há leitores q trazem detalhes, inclusive com gráficos. Ta aí algo que seria interessante de se verificar.
    Abs a todos!

  11. alexandre comentou em 22/03/13 at 15:26

    Das 3 corridas mencionadas, em 2 o Alonso estava disputando o título, sendo normal a atitude que fizeram com o Massa. Vamos aguardar até a Espanha para concluir alguma coisa.

  12. Marcelo comentou em 22/03/13 at 15:14

    “Estou satisfeito com o comportamento de Massa”.

    Montezemolo quis dizer o seguinte, Felipe em boa forma pode largar a frente de Vettel e Kimi. Logo, tem que “segurar” essa posição a todo custo pra Alonso encostar nos rivais. Alonso fazendo as ultrapassagens é a vez de Massa entrar em ação…deixar passar. Assim Felipe termina a corrida entre Alonso e o rivais. O brasileiro ajuda três vezes, segura os rivais na pista para o espanhol, entrega posição ao companheiro, e ainda tira pontos de Kimi e Massa. Mas assim é fácil demais ser campeão pela Ferrari Alonso!!! Uma AJUDINHA às vezes vá lá(Kimi e Massa fizeram isso em 07/08), mas AJUDINHA corrida sim corrida não, tenha dó…

    Massa só vai ter tranquilidade se colocar alguns carros entre ele e o espanhol!!!

    “MAS ELE JÁ FEZ ISSO ACIMA MARCELO”

    É eu sei, mas agora estou falando da classificação…rs

    Quando isso acontecer, coitado do lacre do câmbio…

    • Marcelo comentou em 22/03/13 at 15:15

      Ops…corrigindo:

      “ainda tira pontos de Kimi e Vettel”

  13. Marcelo comentou em 22/03/13 at 14:58

    Queria perguntar para o Rubinho o que ele acha desse favorecimento descarado em cima do espanhol. E Rubens foi taxativo ano passado, voltaria o time se a Ferrari chamasse. E PRA CORRER AO LADO DE ALONSO!!! Para o mundo que eu quero descer…

    Abril de 2012
    Rubinho afirma que voltaria à Ferrari caso fosse chamado

    “É a equipe onde tive mais estrutura, MAIS TUDO em condições de trabalho. Se a Ferrari me chamasse eu voltaria para lá sim. As coisas que aconteceram no passado já foram”

    http://www.pop.com.br/esportes/noticias/formula-1/736930-Rubinho-afirma-que-voltaria-a-Ferrari-caso-fosse-chamado.html

    Eu quero ver a SAIA-JUSTA esse ano entre Galvão e Barrichello na cabine da Globo na hora de comentar o jogo de equipe na Ferrari…e não vai ser para favorecer um brasileiro. Se já começou assim no GP da Austrália, imagina a festa até o final do ano. Com Vettel e Kimi forte na luta pelo título, a Ferrari não vai pensar duas vezes pra tirar Massa da frente de Alonso…

  14. Gijão comentou em 22/03/13 at 14:44

    Não sei o que tanto vcs falam do Massa, o cara anda de Ferrari e ainda recebe por isso…rsss

  15. Marcelo comentou em 22/03/13 at 14:18

    Ótimo post Seixas, a coisa mudou de figura(esqueça o pachequismo), Massa vem fazendo uma ótima reação e a Ferrari no minimo devia fazer como RBR, deixar os pilotos brigarem na pista. Se tiver que haver jogo de equipe, que deixe para as última três corridas.

    Se for observar, nas últimas nove provas Felipe Massa vem incomodando muito Alonso, a equipe já percebeu isso. Claro, o espanhol é mais piloto, mas Felipe pode atrapalhar muito o espanhol na luta direta com Vettel e Raikkonen.

    Massa em boa forma é muito bom de classificação(pelo menos em relação ao companheiro, vimos isso ao lado de Kimi em 07/08. Já Alonso nunca foi fantástico em volta lançada, basta ver o número baixo de poles). Logo abaixo, o “renascimento” de Massa deste o GP da Itália 2012! E essa corrida da Austrália 2013 no minimo classifico como DUVIDOSA! A Ferrari já percebeu, Massa largando a frente pode ATRAPALHAR MUITO a corrida do companheiro. Além de fazer o espanhol perder tempo em relação aos rivais, Felipe pode tirar muitos pontos de Alonso. Isso seria fatal, nas duas vezes que Alonso brigou por títulos em 2010/12, dependeu de pontos do brasileiro. Não me lembro depois do GP da Alemanha 2010, mas nessa corrida o brasileiro deu na CARA-DURA-SETE-PONTOS para Alonso. E o espanhol chegou em Interlagos 2010 como único piloto que poderia ser campeão antecipado, nem assim garantiu o título.

    Renascimento de Massa deste o GP da Itália 2012:

    ITA-Massa entrega segundo lugar a Alonso.
    CIN-
    JPN-
    KOR-Massa evita ultrapassar Alonso para não tirar pontos.
    IND-
    ABD-
    USA-Ferrari mexe no lacre do câmbio favorecendo o espanhol.
    BRA-Massa entrega segundo lugar a Alonso.

    2013
    AUS- No minimo uma prova duvidosa!!!

    Nas últimas nove corridas, em cinco Massa podia bater o espanhol, é uma coisa preocupante pra Maranello. Façam as contas e vejam quantos pontos o espanhol ganhou na moleza nos últimos anos. Lembrando que, a RBR não tem o poder político de times como Ferrari ou Mclaren. Vimos isso quando Vettel foi punido no GP da Alemanha e GP da Itália 2012. Na Alemanha Vettel caiu de segundo pra quinto por ultrapassar Button da Mclaren, e na Itália o alemão tomou um drive-through em uma disputa com Alonso. Além do espanhol pegar pontos de Massa, o time tira pontos de Vettel…me ajuda aí Seixas!!!

    Alonso é um baita piloto, mas pelo que vi na Ferrari, precisa de MUITA AJUDA pra se manter na disputa por títulos. Sou mais Vettel que não depende de Webber, o alemão sabe dividir o time(pelo menos não é egoísta como o espanhol). Fora isso, Vettel não miniminiza rivais destacando só o projetista. O alemão até agora deu um BANHO DE ESPORTIVIDADE EM CIMA DO ESPANHOL.

    Todas as poles, vitórias, pódios e títulos do alemão foram ganhos na raça de forma limpa-sem-trapaça! Já Alonso dependeu de espionagem da Mclaren pra vencer em 2007, fora o caso bizarro de Cingapura 08. Na Ferrari desde 2010, um festival de favorecimentos a favor do espanhol. O que acontecia entre Schumacher e Rubinho classifico como PIADA perto do que acontece hoje. A Ferrari errou feio naquele GP da Áustria 2002, mas pelo menos, Schumacher compensou nas provas seguintes, o alemão poderia ter ultrapassado Rubinho nas provas da Europa, Hungria e Itália, mas não o fez pra evitar confusão, chegando sempre a menos de meio segundo atrás de Rubens.

    Europa de 2002, +0.294
    Hungria de 2002, +0.434
    Itália de 2002, +0.255

    Fora o GP do USA no mesmo ano onde Schumacher tirou o pé na chegada para Rubens vencer!!! Schumacher corrigiu como “juros” não atacando Rubens em três provas, e entregando a vitória no GP do USA. Portanto, Rubens não tinha que ficar reclamando tanto na equipe, o mundo todo sabia que Schumacher era primeiro piloto-declarado, foi ele quem colocou a Ferrari na briga por vitórias e títulos desde 96, logo, ele sempre seria o líder na equipe. E outra, Schumacher não dependeu de um único ponto de Rubens pra ser campeão. Já Alonso se fosse campeão em 2010/12, todo mundo ia disparar: “Graças aos pontos de Massa”.

    Alonso esta falando e exigindo muito, mas resultado que é bom nada, se for comparar os três primeiros anos de Massa e Raikkonen na Ferrari, o espanhol não é nenhum “deus” como destacam! Alonso pilota muito, da show, mas falta trazer o principal…os títulos! De preferencia sem depender constantemente de ajuda do companheiro. E o espanhol também esta ficando um “linguarudo” de mão cheia, já esta ficando chato!

    “Explorar o máximo do que se tem não é virtude da Red Bull”, critica Alonso. Segundo o bicampeão, equipe de Vettel peca por perder várias corridas nas quais domina os treinos e se coloca na condição de favorita
    http://tazio.uol.com.br/f1/explorar-o-maximo-do-que-se-tem-nao-e-virtude-da-red-bull-critica-alonso.

    Vettel tem uma das melhores médias de pole-vitória da Formula um, pela média, só fica atrás de Schumacher.

    Pole position and win
    http://www.statsf1.com/en/statistiques/pilote/divers/pole-victoire.aspx

    Vamos ver o que fizeram a dupla Webber e Vettel desde 2009 na RBR em termos de eficiência.

    03-Títulos de pilotos
    03-Títulos de construtores
    34-Vitórias
    47-Pole positions
    29-Fastests laps
    78-Pódios
    12-Largando da primeira fila

    Agora vamos ver o que fizeram a dupla Massa e Alonso desde 2010!

    00-Títulos de pilotos
    00-Títulos de construtores
    09-Vitórias
    04-Pole positions
    08-Fastests laps
    41-Pódios
    02-Largando da primeira fila

    Por curiosidade, abaixo, resolvi pesquisar o que fizeram a dupla Raikkonen e Massa entre 2007-08-09. Bom lembrar, Felipe nos três primeiros anos em Maranello conseguiu nada menos que ONZE VITÓRIAS. E é sempre bom destacar, foram onze vitórias pegando companheiros em alta como Schumacher e Raikkonen! Já Alonso que fala muito, conseguiu apenas NOVE vitórias nas três primeiras temporadas pela mesma equipe. Isso, com Felipe Massa em estado-terminal entregando pelo menos uma vitória e dois pódios.

    Raikkonen e Massa na Ferrari:
    01-Títulos de pilotos
    02-Títulos de construtores
    18-Vitórias
    17-Pole positions
    26-Fastests laps
    47-Pódios
    07-Largando da primeira fila

    Essa dupla Massa e Raikkonen fizeram um trabalho muito bom na Ferrari. Ok, Felipe Massa nos últimos três anos estava péssimo, por isso, a comparação não diz toda a realidade. Tudo bem, mas podemos comparar os três primeiros anos de Raikkonen e de Alonso na mesma equipe.

    Kimi Raikkonen 2007-08-09 pela Ferrari
    01-Título Pilotos
    02-Títulos de construtores
    09-Vitórias
    05-Poles
    16-M.Volta
    26-Pódios

    Fernando Alonso 2010-11-12 pela Ferrari
    00-Título Pilotos
    00-Construtores
    09-Vitórias
    04-Poles
    06-M.Volta
    33-Pódios

    Bom lembrar, Raikkonen pegou Felipe Massa em alta na época da Ferrari, já Alonso além de pegar Felipe em baixa, deita e rola em cima do companheiro, Kimi pelo menos sabia repartir a equipe. Massa ajudou Kimi em uma corrida em 07, mas Kimi também ajudou o brasileiro no GP da China 2008. Quero ver Alonso retribuir as “gentilezas” que Massa fez em cinco corridas ALE-2010, mais ITA-KOR-USA-BRA-2012. Fora o GP da AUS-2013, tem muita gente afirmando que o espanhol foi favorecido…

    Alonso tem que fazer como Raikkonen nos tempos de Ferrari, falar menos e acelerar mais. Pelo que esta falando, o espanhol tem que conquistar pelo menos dois títulos pela Ferrari. Um título apenas iguala o que Kimi conseguiu em grande estilo em 2007. Piloto por piloto liderando a Ferrari, no geral, Raikkonen em três anos de Ferrari conseguiu muito mais que o espanhol.

    Se Raikkonen ganhar esse campeonato, Vettel pode e deve disparar:

    “Olha só, Kimi começou por baixo na Lotus, não reclamou que os rivais vencem por causa de Newey, ao mesmo tempo fez um ótimo trabalho sendo campeão 2013. E ele sequer corre por um time de fábrica como a Ferrari”

    Leite quente e cama para o espanhol, em 2014 ele vai ter R.Byrne ao lado, e se for campeão vai ser da mesma forma que Vettel na RBR, dependendo de um grande projetista…

    Bom lembrar, Raikkonen e Vettel são grandes amigos, nem por isso ficam fazendo fofoca contra o espanhol. Cansei dessa dupla Lewis e Alonso choramingar as pitangas e disparar contra Vettel por pura dor de cotovelo.

    Quanto a Alonso reclamar que Vettel só vence graças a Newey, ele tem que observar um detalhe, isso também aconteceu com grandes campeões do passado. Todos dependeram de grandes projetista de sua época.

    Clark dependeu de Chapman em 63-65
    Gran Hill dependeu de Chapman em 68
    Jackie Stewart dependeu de Derek Gardner em 69-71-73
    Rindt dependeu de Chapman em 70
    FITTIPALDI dependeu de Chapman em 72
    Lauda dependeu de Mauro Forghieri em 75-77
    Andretti dependeu de Chapman em 78
    PIQUET dependeu de Murray em 81-83
    Lauda dependeu de Barnard em 84
    Prost dependeu de Barnard em 85-86
    PIQUET dependeu de Frank Dernie e P.Head em 87

    SENNA e Prost dependeram de Murray-Nichols em 88-89!!! Senna sequer ajudou no desenvolvimento daquela fantástica Mclaren, o mesmo serve para Mansell e Prost na Williams em 92-93. Vettel pelo menos, começou por baixo e ajudou a RBR crescer, não pegou um time já dominando uma época. E essa dupla Murray e Nichols, pode ser considerado do mesmo calibre de Newey nos anos 80, o mesmo serve para Barnard, Frank Dernie e P.Head.

    Schumacher dependeu de Brawn e Byrne, mas na época esses projetistas sequer eram famosos, e o alemã ao volante era um novato. Esse trio se mostrou muito eficiente em 92-93, com o tempo conseguiu destaque chegando aos títulos. O sucesso na Ferrari descarta qualquer duvida da capacidade de Schumacher-Brawn-Byrne. Com eles, Benetton e Ferrari chegaram ao topo!

    Alonso teve Bob Bell em 05-06, o mesmo que hoje esta na Mercedes…D.Hill, J.Villeneuve e Hakkinen dependeram de Newey em 96,97,98,99! O que eu acho hilário, é que ninguém lembra desses detalhes, só vão lembrar HOJE que Vettel tem um grande projetista.

    Ninguém faz nada sozinho na Formula 1!!! Jackie Stewart adora cutucar campeões de gerações a frente, mas ele mesmo contou com um forte patrocinador(Elf), um grande projetista(Derek Gardner), mais um chefe de equipe que bajulava(Ken Tyrrell). Lembrando que, F.Cevert não passava de um capachão na Tyrrell. Menos Jackie Stewart, e ele ficou com muita raiva de Lewis sair da Mclaren, o motivo…a Mercedes é equipe alemã!!!

    • Altair comentou em 22/03/13 at 17:40

      Adoraria ver um post seu se na ocasião que a Red. Bull tirou a asa nova que estava no carro do Webber e a deu para o grande esportista VETTEL.
      Seria melhor ainda ver esse post se no lugar do Webber estivesse o Massa.

      Seixas,

      Eu procurei em vários outros sites estrangeiros esse assunto das paradas e não vi nenhum comentário sobre sobre nada dessa nova teoria da conspiração da Ferrari.
      Vc não acha que isso pode simplesmente ter sido uma combinação de uma estratégia arriscada bem sucedida do Alonso e de uma estratégia conservadora do Massa e do seu engenheiro ? Pelo que eu sei, nas estratégias de parada, quem da a ultima palavra e sempre o piloto, ou não ?
      Outra coisa, eu não sou um gênio mas ao ver o Alonso entrar nos Boxes, naquela exata hora eu achei que fosse a maior vagada do mundo, pois ele ficaria com o fim da corrida muito comprometido. Eu acho que se trata de uma recaída Pacheco sua…..

    • Oliveira comentou em 22/03/13 at 17:44

      Disse tudo.
      Análise perfeita!

    • marcellopaz comentou em 23/03/13 at 1:20

      é sempre bom ler oque alguém que entende mais de F1…rsrs….valeu pela aula meu amigo…o que achou do gp da Austrália?

      Me add ai no facebook, e a comu f1 brasil no facebook é mt interessante!

      Tem a downforce tbm
      https://www.facebook.com/groups/170103689708842/

      F1brasil
      https://www.facebook.com/groups/278068765539122/

      https://www.facebook.com/F1Maniacs

  16. Dão comentou em 22/03/13 at 13:52

    Não acredito em “marmelada” , pelo menos no início do campeonato. Na segunda metade do campeonato é normal uma equipe previlegiar o melhor colocado, que o diga Mark Webber. A Ferrari seria a maior interessada em ter dois pilotos no pódio, mas, por algum motivo, Massa não consegue manter ritmo forte até o fim. Estava 1 segundo a frente no início da corrida e terminou 20 segundos atrás. A ferrari certamente não ordenou isso.

    • marcellopaz comentou em 23/03/13 at 1:29

      Isso é verdade!!! Lembro q esse sempre foi o problema de Massa em 2007 contra Kimi, foi assim no EUA e outras corridas em que Kimi estava logo atras do brasileiro!!! So que Massa conseguiu melhorar isso na Hungria 2008, Bahrein 2008…Sempre foi seu fraco o ritmo contra Alonso e Kimi, mas em poles position e classificaçao ele sempre foi acima!!!

  17. Nelson Barreiros Neto comentou em 22/03/13 at 13:35

    Fábio, gostaria de parabenizar pelo texto… Tive conhecimento dele através do blog no Flavio Gomes. Realmente a Ferrari, talvez tenha um problema nas mãos, que pode ser que escancare maracutaias durante o ano… Concordo que Alonso é o melhor de todos, mas Massa voltou a ser competitivo desde a segunda parte do campeonato do ano passado, e realmente vai ser muito interessante atentar ao comportamento da rossa. Abraço…

  18. André Oliveira comentou em 22/03/13 at 13:10

    Fábio, acredito que o Massa está correndo para garantir lugar em outra equipe no próximo ano… Red Bull???

  19. Hugo X comentou em 22/03/13 at 13:03

    Nenhuma das duas fontes estrangeiras citadas disseram que acham que houve uma estratégia da Ferrari para trocar posições. Apenas você disse isso.
    O Massa e seu time podem ter achado que não era necessário entrar antes pra trocar o pneu. E o Massa não estava correndo apenas contra o Alonso, para ter que marcá-lo, somente ele.
    Não vejo nada que justifique uma desconfiança da Ferrari na primeira corrida. Coisa da Globo…

    • Bruno Olivieri comentou em 22/03/13 at 14:46

      Podem ter “achado”? Você acredita que na F-1 é lugar de se “achar” algo? Não se atenha ao texto das fontes, procure e leia as matérias completas, e inclua outro jornais internacionais também! Vários colocaram em duvida a manobra da Ferrari!

  20. Nino comentou em 22/03/13 at 12:39

    Temos que lembrar os últimos 3 péssimos anos do Massa. Não há o que fazer, Massa tem uma dívida de gratidão com a Ferrari, por isto vai ficar quietinho.

    • Bruno Olivieri comentou em 22/03/13 at 14:42

      E 2008, o Título que a Ferrari tomou dele??? Acho que a Ferrari deve mais!!!

  21. claiton muriel comentou em 22/03/13 at 12:34

    Muito pertinentes suas observações. Acrescento o fato de Bruno Senna não estar lá, porque tem que pagar e quase ficamos ou ficaremos sem o Felipe (imagina a Globo nisso). O Cristiano da Mata que é um piloto que não aceita andar mal em lugar nenhum, reclamou da Toyota e não renovou o contrato. Eu acho que ele estava certo. Enquanto não tivermos pilotos que participem efetivamente do desenvolvimento dos carros e saibam cobrar das equipes, tanto tecnicamente como ter igual oportunidade de vencer – pelo menos no início do campeonato – é melhor torcer mesmo para a tecnologia e esquecer os pilotos. Aqui não vai nenhuma crítica a Felipe Massa, até porque conheço sua trajetória e sei de suas enormes dificuldades para chegar onde chegou. Ele tem um companheiro de equipe muito duro, mas que sob pressão, dentro da equipe vai ter dificuldade como teve com o Hamilton.
    Acho que o Brasil precisa criar uma tecnologia de negócios que faça com que possamos ter uma nova safra de pilotos diferentes e com o suporte que merecem. Gostaria apenas de lembrar que o maior faturamento da FIAT é no Brasil e ela é incapaz de construir uma pista em Belo Horizonte depois de tudo o que o Estado de Minas Gerais e o Brasil lhe concedeu.
    Abs.

    Parabéns pelo trabalho

    • marcellopaz comentou em 23/03/13 at 1:31

      Parabéns a voce pelo seu comentario..hauhuahua…Nao sabia de toda informação que voce concedeu!!!

  22. valter comentou em 22/03/13 at 12:25

    Qualquer pessoa que conhece a historia da Ferrari sabe muito bem que para o Massa conseguir alguma coisa ele vai ter que camelar muito e ainda ter muita sorte de ficar duas ou mais posições a frente do alonso nas primeiras corridas para que impossibilite a troca de posiçao, com certeza algo que não vai ocorrer
    então resta apenas mostrar serviço, dar calor no alonso e tentar uma equipe nova de ponta o ano que vem caso ele queira ganhar alguma coisa

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).