Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pit Stop #267

Por Fábio Seixas
19/03/13 10:43

O GP da Austrália é, claro, o prato principal do Pit Stop desta semana.

O programa ainda faz projeções para Sepang e fala da Stock. E, no quadro Naftalina, uma homenagem a José Carlos Pace, cuja morte completou 36 anos na segunda-feira.

É só clicar…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Regis Br.Rock comentou em 21/03/13 at 22:52

    Um momento Fábio,

    Se a situação de Massa continuar por causa do jogo de equipe da Ferrari no Grande Prêmio da Malásia. Qual questão você escolheria:

    FELIPE MASSA ESTARÁ DANDO TRABALHO PARA ALONSO?

    OU

    ESTARÁ TRABALHANDO PARA ALONSO?

    E que venha o Grande Prêmio da Malásia.

  2. Cairo comentou em 20/03/13 at 22:43

    Fabio,

    Achar que a Ferrari inverteu posição de seus pilotos, na minha opinião, que me desculoe mais é pachequismo de sua parte, explico: Na segunda rodade pit stop, o Vettel, que estava a frente de Massa, parou na volta seguinte a de Alonso, voltou atrás deste. Então, é obvio que o Massa também, voltaria atrás de Alonso. Voce não consegue analisar isso? Não é melhor reconhecer o Alonso ler melhor a corrida que massa e por isso mudou a estrategia?

    • Fábio Seixas comentou em 21/03/13 at 9:31

      Em nenhum momento eu lamentei, chorei ou me desesperei com a decisão. Apenas constatei, o que não me parece pachequismo.
      Mas ok, você pode manter sua opinião. Só acho que não vai durar muito. As coisas são como são. E, na Ferrari, a opção pelo Alonso é aberta.
      Alonso teve uma sacada estratégica? Sim, concordo. Mas, fosse qualquer outro adversário, Massa responderia entrando nos boxes logo na volta seguinte. Não foi o que aconteceu. E, desculpe-me, não vou acreditar em ingenuidade ou barbeiragem dos engenheiros de Massa.
      Abs

      • Antonio Carlos comentou em 21/03/13 at 12:25

        A decisão de colocar este ou aquele a frente, não é tão simples assim: “vamos beneficiar o Alonso”
        Provavelmente, com toda tecnologia existente nos boxes, devem ter analisado que a performance do espanhol era melhor. As ultrapassagens estavam dificeis na Australia, Alonso ficaria tolhido pelo Massa, deram um jeito.
        Tanto é que, após o pit, Alonso distanciou-se rapidamente de Vettel e do seu companheiro de time.
        A Ferrari viu uma oportunidade de vencer, o que não seria possivel com Massa.

  3. Denilson Galvão da Rocha comentou em 20/03/13 at 8:41

    Fábio não tem um jeito de colocar um vídeo que dê para ver no iPad? Porque esses do Pit Stop não abrem.

    • Fábio Seixas comentou em 20/03/13 at 10:51

      Dá para assistir pelo app de F-1 do UOL.
      Abs

  4. Leandro Gomes comentou em 20/03/13 at 7:55

    Ola Fábio.

    Vivo na Australia e assisto o teu programa todas as semanas. Parabens!

    A minha pergunta é: Será que o Mark Webber é realmente péssimo em largadas ou istó é uma jogada da Red Bull.
    Todas as vezes ou quase todas que o Webber larga a uma posição a frente ou atras do Vettel, principalmente se for na primeira fila ele fica para tras!

    Abraço

    • Fábio Seixas comentou em 20/03/13 at 10:51

      Acho que ele é realmente ruim.
      Abs

  5. calhiandro comentou em 19/03/13 at 22:26

    Esse seus comentários não tem lógica, por que vetel entrou uma volta depois de Alonso e mesmo assim voltou atrás de alonso, como é que massa se entrasse uma volta depois iria sair a frente de Alonso????, Se alonso com a antecipação do seu pit stop passou logo os três sutil, vettel e massa???

  6. Racing Fan comentou em 19/03/13 at 19:25

    Faltando 36 voltas para acabar a corrida, mais 2 pits pela frente, retardatários, Vettel, Sutil, Raikonnen, chance de chuva, chances de algum safety car, etc etc etc, para quê a Ferrari iria na volta 23 tirar Massa da frente de Alonso? Massa vinha no mesmo ritmo de corrida, Massa não servia de tampão ao ritmo de Alonso e até favorecia o espanhol que tendo o brasileiro no mesmo ritmo, e só no mesmo ritmo fazia sentido, Alonso podia poupar o carro. A Ferrari não tinha a mínima razão para fazer o que dizem que fez. Já houve práticas mais discretas, como por exemplo ordens confltuosas de entrada nas boxes que pegavam os mecânicos no contra-pé, e ninguém nem sequer falou nada. Para mim a Ferrari só tentou entender se Massa conseguia uma estratégia de 2 pits, e mais nada.
    Quem errou feio foi mesmo a RB. Newey deu downforce demais ao carro. Entre as grandes, nesta corrida, a Mercedes era o 8 e a RB o 80 em termos de afinações. Newey exagerou. Deu tanta carga ao carro que acabou por aumentar demais a área de contacto dos pneus com a pista, provavelmente causando um aquecimento excessivo e um consequente desgaste prematuro. A Mercedes nem fazendo o oposto conseguiu poupar pneus, mas isso é claro porque o Mercedes depende de um funcionamento quase perfeito dos pneus em curva pois apoia o carro em uma área muito pequena dos pneus. O mais estranho na RB esse fim de semana foi Vettel ter entrado nas boxes, na 2ª parada, atrás de Sutil, um erro grosseiro. Ou antes, ou depois, junto não. Ficou evidentemente entalado em 2 fases da corrida, que era perfeitamente evitável. A minha opinião é que a RB teve algum problema com o Kers e Newey, Vettel e Webber ficaram de certa forma limitados na corrida. Vettel parou no practice 3 com problemas e provavelmente no Kers, e daí o fantasma dos problemas com o Kers em 2012, principalmente com Webber, fizeram com que toda a afinação do carro sofresse algum tipo de modificação, o mais provável na caixa de mudanças, daí o desgaste excessivo dos pneus.
    O 2º lugar de Alonso e o 4º de Massa me parecem meio exagerado para a qualidade do carro que, na minha opinião, está abaixo do carro de 2012, mas pensando bem não há que ocupe os lugares da Ferrari. A Mclaren está, pelo menos até o GP do Bahrain, na rua da amargura. A Mercedes GP não me parece capaz de bater a Ferrari em pista. A Williams é o que se viu domingo. Para além de Vettel só Webber era capaz de bater a Ferrari, mas a diferença de qualidade entre Alonso e Webber é gritante, portanto é por essas bandas que a Ferrari deve andar mesmo, por falta de concorrência.
    A Nascar é que anda meio estranha. Mais uma quase pancadaria. Logano x Hamlin. Bate boca. Tudo meio artificial demais. Programadinho. Nas entrevistas no fim da corrida, a garota da Sprint ficar de papagaio balançando a cabeça dizendo sim ou não, rindo, fazendo caras e bocas, é o cúmulo do artificial. Até os carros que vencem parecem seguir uma lógica de relação patrocinador da corrida x patrocinador do carro. Se continuar assim a credibilidade vai ao fundo do poço.
    A Indy começa já esse fim de semana e pelo que se diz por aí, a Bia garantiu vaga para a corrida. Torço por ela.

    • João Paiva comentou em 20/03/13 at 5:08

      Eu tive a mesma impressão que você sobre a inversão de posições entre Massa e Alonso. No momento até torci para o Massa continuar na pista e tentar a estratégia de 2 paradas que, no fim, foi o que deu a vitória ao Raikkonen.

      Achei que o Massa tentou arriscar mas nessas 3 voltas viu que não conseguiria a vantagem necessária, recuou e perdeu a corrida. Se tivesse dado certo, talvez, haveria vencido.

      Embora, tratando-se de Ferrari e Alonso, a hipótese da troca forçada não pode ser descartada.

      Abraços

    • Paulo R. comentou em 20/03/13 at 15:14

      Cara, vc já passou seu numero de celular para Deus?

      Passa logo, quando ele tiver alguma dúvida ele liga pra vc.

      tá loco!!!!

  7. Tony Belo comentou em 19/03/13 at 18:38

    Fabio sua opinião quanto ao Alonso ser o melhor do grid, é sua opinião entendo! mas é dificil deixar de considerar essas manobras da Ferrari em prol do Alonso, uma coisa é certa quem é bom não precisa desses subtefugios. E O PIOR É QUE O ALONSO COM ESSA ATITUDE SÓ SE PREJUDICA NO FINAL ELE IRA PRECISAR DO MASSA.

  8. Matheus comentou em 19/03/13 at 14:58

    Fabio, na sua opinião o Massa deve acatar às ordens da Ferrari e favorecer ao Alonso mesmo que essa possa ser a ultima temporada do brasileiro em uma grande equipe e sem conquistar um título mundial?
    Abs

  9. Thiago Pomkerner comentou em 19/03/13 at 14:44

    Não há oq se discutir sobre o evento do pit stop do Massa. Todos ja sabemos oq aconteceu e continuará acontecendo. Paremos de meas palavras.

    Eu previ isso aqui em um comentário há uns meses. Não por mérito meu, mas por obviedade da matéria.

    Próximo assunto, pois.

  10. Thiago Motta comentou em 19/03/13 at 13:30

    Pega essa Fábio:

    Thiago Motta comentou em 14/03/13 at 21:44 Responder

    Palpite para a corrida:

    Raikkonen (ok)
    Vettel (quase)
    Alonso (quase)

    Post programe-se

  11. Sandro comentou em 19/03/13 at 11:04

    Fábio, eu assisti o GP da Austrália pela RDS (canal canadense em francês), e quando o Massa voltou do pit atrás do Sutil o narrador comentou: “isso vai dar o que falar”. Isso é prova de que a crítica às estratégias estranhas adotadas pela Ferrari para o Massa não é patriotada de brasileiro. No fim da corrida o comentarista ainda elogiou a prova do Felipe e lamentou a estratégia infeliz.

    • Fábio Seixas comentou em 19/03/13 at 14:34

      Esta informação é ótima.
      Abs

    • Coisinha comentou em 19/03/13 at 17:41

      Sem dúvida todos vão falar. Mas a resposta de que estavam programados pra parar na volta 24 e que o Alonso e seu Engenheiro mudaram a estratégia faz todo sentido. O Massa decidiu manter o plano conservador e se ferrou. Se a estratégia fosse simplesmente trocar a posição entre os dois não precisava ter segurado tanto tempo o Massa. Se parasse 1 ou 2 voltas depois do Alonso provavelmente não teria os problemas com o Sutil e poderia ter chegado em Terceiro.
      Agora, mesmo tendo escrito tudo isso acima, acho que no final das contas a Ferrari teria aprontado das suas. Ou seja, o Massa está fadado a terminar atras do Alonso, a não ser que 1) ou tenha alguem entre eles ou 2) o ritmo do Massa está beeeeem melhor

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).