Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

A conquista do respeito

Por Folha
09/11/12 03:00

Existem curtições especiais entre os prazeres de assistir a uma prova de carros, motos, cavalos, gente, qualquer coisa que se mova…

Uma delas é a chamada “corrida de recuperação”.

Tem a ver com a tentação de torcer pelo mais fraco _ou por aquele que, por alguma condição especial, é momentaneamente o mais fraco. Tem a ver, ainda, com testar limites, com curtir o sofrimento alheio.

E até com aquela curiosidade sacana de “vamos ver se ele é bom mesmo”.

Se o sujeito fica pelo caminho, normal. Recebe uma ou outra crítica pontual, e logo aquilo cai no esquecimento.

Mas quando a reação acontece… Não há como não se empolgar, não vibrar, não aplaudir, não comentar no trabalho no dia seguinte, não lembrar por anos e anos.

Cada um tem sua lista, seus critérios e preferências. Este colunista não é diferente.

A preferida, por ter significado um título mundial, é a reação de Senna em Suzuka-88. Pole, viu o motor apagar no grid, aproveitou-se de estar num declive, fê-lo pegar no tranco, mas caiu para 14º. Levou só 28 voltas para chegar à liderança, ultrapassando Prost, com um carro igual. Venceu. Foi campeão.

Outro brasileiro tem lugar na galeria: Barrichello, em Hockenheim-2000. Saiu em 18º, desesperançoso, prevendo um GP difícil. Mas foi brilhante quando começou a chover, segurando-se na pista com pneus para piso seco. Venceu. Resultado que foi festejado não apenas pela façanha, mas por todo o alívio que, naquele momento, representava para o ferrarista.

Raikkonen fez parecido em Suzuka, cinco anos depois. Saindo em 17º com a McLaren, punido por uma troca de motor, ultrapassou cinco pilotos só na primeira volta. Continuou passando seus adversários como se fosse o último GP de sua vida e, na última volta, chegou em Fisichella. Passou. Venceu.

A história conta ainda que, em 1983, Watson venceu o GP dos EUA após começar em 22º. Num circuito de rua, Long Beach. É o recorde da F-1.

Isso tudo só valoriza o que Vettel fez em Abu Dhabi

Saindo dos boxes, em 24º lugar _ou 23º, porque De la Rosa teve problemas_, terminou a primeira volta em 20º. Chegou a 11º na 13ª volta, mas teve de entrar nos boxes para trocar pneus e bico. Caiu para o fundão de novo.

Dez voltas depois, já estava nos pontos. Na 29ª, era quarto. E, na 52ª, a três da bandeirada, passou Button e cavou um lugar no pódio.

Não, não venceu. Mas o efeito do que fez estava no rosto de Alonso. Ali, Vettel derrubou a adversário, selou o destino do Mundial. E conquistou algo além, inestimável: respeito de quem ainda desconfiava de seu talento.

(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Edgard comentou em 12/11/12 at 18:51

    Fabio, desta vez vou discordar. Os dois safaty cars e as quebras foram decisivos para corrida de Vetel. Sem eles, não figura nem perto do pódio. Não compararia com os feitos relatados de forma alguma

    • Fernando comentou em 13/11/12 at 19:29

      +1

  2. Annes Notrya comentou em 12/11/12 at 9:29

    Querem ver uma bela recuperação? Vejam a corrida que fez o campeão da Moto2 Marc Marquez em Cheste ontem. Largou em ultimo e ganhou, sem safety car ou pit stop e ja tinha o campeonato nas mãos. Esse garoto vai longe.

    • Murilo Rodrigues comentou em 12/11/12 at 9:49

      Concordo com voce, o M Marquez fez um corridaço, daqueles de “tirar o chapeú”.

  3. Reinaldo comentou em 12/11/12 at 8:33

    Fabio, você esqueceu de uma corrida de recuperação memorável: Senna 1988 – Suzuka, quando fechou a primeira volta na 14a. posição, e em primeiro, não tinha um companheiro como Webber, mas sim o grande Alain Prost. Além desta Senna 1993 – Donnington Park, que além do show da primeira volta na chuva, dar volta no segundo colocado, nem o Shumacher com as Ferrari de 2004 e 2005, conseguiu…

    • Murilo Rodrigues comentou em 12/11/12 at 9:48

      Com um detalhe, aquela MacLaren de 1988 “voava” na pista, foi um campeonato de apenas uma equipe. Quanquer piloto rápido faria a mesma coisa, seja Mansell, Piquet ou um outro.

      • RealBr comentou em 12/11/12 at 11:26

        E ASSIM TMBÉM VOA A RBR NESSE MOMENTO. ETÃO, ACOMPANHANDO SEU RACIOCÍNIO, VETTEL DEVERIA, CONTANDOCOM A AJUDA DOS SAFETY CARS, E COM O SUPER CARRO QUE TEM NAS MÃOS, NÃO SÓ TER CHEGADO EM PRIMEIRO, MAS TMBÉM TER DADO UMA VOLTA NO SEGUNDO COLOCADO “FERNANDO ALONSO”.RSRSRSRSRS.

        • Alberto comentou em 12/11/12 at 22:16

          A Mclarem era mais de 1 seg por volta melhor que todas as outras; muito diferente de hoje!

          • RealBr comentou em 15/11/12 at 15:06

            EM 2011 A RBR TMBÉM CHEGOU A SER EM ALGUMAS PISTAS, MAIS DE 1 SEGUNDO MELHOR QUE AS OUTRAS E, CONFESSO A VC QUE NÃO ME RECORDO DE VER VETTEL DANDO UMA VOLTA EM CIMA DE QUALQUER SEGUNDO COLOCADO.

  4. Fabio comentou em 12/11/12 at 7:58

    Fabio, sou leitor de sua coluna faz tempo e admiro seu trabalho. Se vamos falar de grandes recuperações, lembre e comente então sobre o piloto marc Marques da moto2.
    Ele simplesmente largou em ultimo e venceu a ultima corrida onde as motos são praticamente iguais. E na corrida anterior ele tambem largou em ultimo e chegou no pódio sendo campeão do mundo. Que tal este exemplo?

  5. Fabio comentou em 12/11/12 at 7:52

    Só queria ver onde o vettel iria chegar sem os acidentes e os safetty cars … Onde hein ? Recuperação que nada. Fez apenas a obrigação com o carro e equipe que tem.

  6. Renato comentou em 11/11/12 at 23:22

    Vcs aí achando que o bobalhão do Vetel é genial…. Afff
    O Mark Webber é que é ruim demais…. Nem se ficasse meio século na formula um seria campeão (como o barrica tb nao foi).
    Queria ver o Vetel na Ferrari, aposto que andaria perto do massa e olhe lá…
    O Choronso sim é que é piloto… Leva aquela mer** de carro até o limite, sempre botou meio segundo em seus companheiros, com exceção ao Hamilton, que é um tb é um baita piloto, e acredito que será ele tricampeão.
    A vida do Vetel na Redbull sempre foi de sombra e água fresca. Também, com o Adrian lá até eu viveria apontando o indicador pro céu.

  7. tevez comentou em 11/11/12 at 15:37

    E o Marques hoje na Moto2? Que monstruooooo

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).