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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Dou-lhe uma, dou-lhe duas...

Por Fábio Seixas
04/04/12 16:07

Participei hoje do “Redação Sportv” e comentei sobre uma reportagem do amigo Marcelo Barreto: a Toleman do Senna será leiloada na semana que vem na Inglaterra, e o preço mínimo é de 600 mil libras, algo em torno de R$ 1,7 milhão.

O Ralt RT3 de 1982

Eu disse, no programa, que seria bacana se alguém no Brasil comprasse esse carro e o deixasse exposto ao público. Um sonho, claro. Acho difícil que aconteça a primeira parte e já perdi a esperança com iniciativas como a segunda.

Mas vi agora que tem mais. O F-3 que Senna usou na sua primeira temporada na Inglaterra, em 1982, participará do mesmo leilão. É este da foto ao lado. A estimativa é que seja vendido por cerca de 125 mil libras, ou R$ 363 mil.

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Comentários

  1. Alex Xavier comentou em 06/04/12 at 4:46

    360 mil já é um preço acessível à algum milionário brasileiro que esteja interessado. Não me lembro qual era a altura e a estatura do Ayrton Senna. Sei que era uma estatura mediana. Mas se o cara passar dos 1,82m mais ou menos. Quero ver o cara caber dentro do Fórmula 3. Hehe. Eu, com 1,90m não entro nele, mas antes de tudo eu também teria que ser milionário.

    • Alex Xavier comentou em 06/04/12 at 4:49

      Caber porque se fosse eu, bem capaz que não iria dar umas voltinhas lá… umas três vezes por ano, nem que fosse num cartódromo.

  2. Vicente comentou em 05/04/12 at 14:38

    Troco pela minha parati 94, 1.8, com direção e ar.No pau.

  3. Marcelo comentou em 05/04/12 at 12:20

    Fábio,
    se me permite, duas observações.
    A primeira, em 1982, o Ayrton correu na Fórmula Ford 2000. Se a memória não me trai, o carro era amarelo patrocinado pelo BANERJ.
    A segunda, o carro que o Ayrton utlizou no inglês de F3 de 1983 não era branco?
    O importante é que o Ayrton foi campeão nas duas categorias.
    Abraço,
    Marcelo

    • Vantoil Lima Jr. comentou em 06/04/12 at 15:12

      Esse carro acho foi usado só em uma corrida pelo Senna (pelo menos nessa cor).

      Foi em uma corrida extra-campeonato de 82. Era realizada no final do ano em Thruxton (acho). Algumas equipes usavam essa corrida para definir quais pilotos iam correr por elas no ano seguinte e outras para ambientar os novatos a nova equipe e categoria.

      Se não me engano, os 4 primeiros do campeonato britânico de 82 não disputaram essa corrida e o favorito era o Martin Brundle que acabou sendo o rival do Ayrton Senna em 83.

      Em 83 o carro do Senna era branco sim e sinceramente, não sei se ele fez essa corrida de 82 pela West Surrey que foi a equipe que ele correu em 83.

      No final de 83 o Senna fez aquela corrida em Macau com um carro patrocinado pela Marlboro, pintura semelhante a McLaren…

    • Thiago comentou em 08/04/12 at 0:04

      E o carro dele sim, ta ai o video dele pilotando
      https://www.youtube.com/watch?v=hviPjSHj3gE

  4. Lussianno comentou em 05/04/12 at 11:26

    Bem que o Eike poderia comprar, fazer cena com o Bruno e depois expor o carro lá no novo Maracanã. Li hj que só a empresa dele apresentou projeto pra tomar conta do estádio. Seria louco ver uma homenagem ao Senna no Maracanã.

  5. Daniel comentou em 05/04/12 at 10:55

    só vejo uma possibilidade. Se o Eike Batista
    ganhar a concessão do Maracanã e fazer um museu de esportes lá p visitação pública.
    Seria bem legal e uma atração a mais na cidade maravilhosa (q não anda tão maravilhosa assim, mas tudo bem) e cobrando entradas no museu, há algum abatimento do valor pago.

  6. Arthur comentou em 05/04/12 at 9:38

    Se fosse a Brabham do Piquet eu tentaria arrematar.

    • Antonio Roberto Macaé comentou em 05/04/12 at 21:51

      Estou contigo…

    • Mauricio Alves comentou em 06/04/12 at 1:01

      Idem!! As Brabham ou a Williams do Piquet!! Essas sim valem a pena!!

      • Alex Xavier comentou em 11/04/12 at 8:54

        É, falou pouco e falou bonito!!!

  7. Vinicius comentou em 05/04/12 at 9:30

    o mais interessante é que o Toleman está inteiro, com motor e tudo… da até para dar umas voltinhas!!

  8. Celso SP comentou em 05/04/12 at 6:04

    Pede pro Eike pegar mais uns trocados no BNDES…..

  9. joel belmonte fialho comentou em 04/04/12 at 23:49

    Seixas , Nostalgia emocinante, Ayrton Senna ainda continua promovendo grandes fatos por ser unico piloto a nível mundial , que provoca verdadeiras lembranças mesmo após sua morte . Orgulho brasileiro que deixou marcas eternas , logico é um carro nostalgico que faz os fãs sonharem ao relembrar o eterno genio das pistas F1.
    Não há como comprar este autinho é uma pena sem mais . abraços fica na memoria este momento para sempre , ainda tem a vitoria de Bruno senna em Monaco ano 2008 gp2 fica o registro.abr

  10. Mauricio Alves comentou em 04/04/12 at 23:30

    Se ainda fosse alguma coisa do Piquet, tudo bem, mas desse cara, nem que eu tivesse muito dinheiro!!

  11. Thiago Pomkerner comentou em 04/04/12 at 22:02

    Putz.. 1.7 milhão sem chance… mas R$ 363mil, raspando o tacho, fazendo uns 14 emprestimos e viver eternamente endividado… quem sabe hein.. Afinal, a gente só vive uma vez, não leva nada pro outro lado, nem o cpf limpo.. o negocio é viver as emoções da vida.
    Mas eu iria querer ir trabalhar todo dia com meu F1… uhauhauhau.. ja pensou??

    Vai lá Fabio, boto fé em vc..
    Depois pega uns patrocínios de cervejaria, mais umas montadoras, umas marcas de roupa.. coloca em exposição por R$ 30 pila com direito a sentar no cockpit e tirar uma foto… com 12.100 pessoas vc ja pagou o investimento, veja que beleza!!!

    • Thiago Pomkerner comentou em 04/04/12 at 22:03

      Meu pai pediu pra pergunta com quantos Km tá e se a placa é A

  12. Marcelo A F da Silva comentou em 04/04/12 at 20:59

    Se tivesse grana tentaria arrematar os dois! Se tivesse…!

  13. Luiz Henrique comentou em 04/04/12 at 20:17

    OK, Fábio, você venceu. Anote aí o número do meu cartão:

  14. bruno sa comentou em 04/04/12 at 20:08

    seria simples: senna era patrocinado inicialmente pelo banerj, que anos depois veio a ser comprado pelo itau. ao chegar na formula um trocou para o banco nacional, posteriormente comprado pelo unibanco e este pelo itau. portanto o itau deveria colocar os 2 bolidos em exposicao no brasil!

    • Jammal comentou em 05/04/12 at 4:29

      Grande ideia. Acho mais: é uma obrigação do banco fazer isto, já que lucra tanto explorando o Brasil.

  15. Samuel Lima comentou em 04/04/12 at 19:41

    A família Senna deveria angariar fundos de terceiro ou gastar e fazer a compra?
    Se bem que nem o próprio finado Senna manifestou em vida algum interesse em possuir os bólidos em que correu e conseguiu relevantes conquistas, salvo engano.por outro lado, raros são os pilotos privilegiados que levaram um monoposto de F-1 pra casa.

  16. Regis Br.Rock comentou em 04/04/12 at 19:36

    Grande parte das histórias de conquistas e vitórias que fizeram parte da participação brasileira na F-1 tiveram início nesse carro pilotado por ninguém menos que, Ayrton Senna.
    Com certeza, este carro aqui no Brasil demonstraria o seu valor não somente de significado histórico da F-1, mas, exemplo esportivo do talento e da força de vontade de um grande Tri- Campeão Mundial de F-1.

    • walther comentou em 06/04/12 at 13:10

      Amigo,
      Acho que você está forçando um pouco a barra.
      Quando Senna estreou na F-1, Emerson já era bi (1972 e 1974) e Piquet também (1981 e 1983), além várias vitórias de outros pilotos (como JC Pace). Assim, “parte das histórias de conquitas de vitórias que fizeram parte da participação brasileira na F-1 TIVERAM INICIO nesse carro ……” não corresponde ao histórico de nossa participação na categoria.
      Senna, sem dúvida, foi um dos melhores de toda a história, porém outros geniais pilotos brasileiros não tem a valorização que merecem.

      • Regis Br.Rock comentou em 08/04/12 at 14:26

        Realmente nenhum outro piloto brasileiro pilotou um Toleman, equivalente a um Hispania da época.
        De fato, não devemos esquecer dos outros grandes pilotos brasileiros que fizeram história na F-1.
        Walther, obrigado por seu esclarecimento.
        Valeu amigo.

  17. Demóstenes comentou em 04/04/12 at 19:33

    Preciso falar com o cachoeira antes.

    • Gabriel comentou em 05/04/12 at 11:04

      humor esperto, rsrsrsrs…

    • Carlinhos Cachoeira comentou em 06/04/12 at 22:29

      Demóstenes, tá liberado, pode dar o lance.

  18. Claudio Roso comentou em 04/04/12 at 19:03

    Convido os amigos deste blog a votarem numa enquete da revista italiana Autosprint que quer igualar os desempenhos épicos sob a chuva de Ayrton Senna em Monaco 1984 e Donnington 1993 com a vitoria de Alonso no último GP da Malasia. Esta enquete está sendo publicada após o diretor da referida revista, numa evidente patriotada pró Ferrari, ter criado polêmica no seu blog na semana passada por ter afirmado que a vitoria de Alonso no GP equivale aos desempenhos de Senna. Choveram mensagens de italianos dizendo que a comparação era absurda, mas o diretor de Autosprint ensiste fazendo esta enquete querendo provar o contrário. Entre lá e votem: http://www.auto.it/autosprint/

    • Samuel Lima comentou em 04/04/12 at 21:54

      Acho um tanto improvável a comparação com 1984:o Senna era um rookie e o Toleman era muito mais carroça do que a Ferrari hoje, além disso choveu muito mais e quem andou mesmo naquele GP foi o finado alemão Stefan Bellof, que vinha mais virando 1 seg rápido que o Senna, com um carro bem pior.
      Em 1993 cabe bem a comparação: não havia reabastecimento inclusive, só cabe a ressalva de que a Ferrari é muito mais carroça hoje que a Mclaren em 1993. Hoje eu colocaria esse carro da Ferrari como 5º no grid, e o MP4/8 era com folga o 3º, bem parelho com o Benetton, que era o 2º.

      • Diego comentou em 05/04/12 at 8:45

        Stefan Bellof, esta fora do regulamento naquele GP de Mônaco 1984 cerca de 30 Kg abaixo do peso permitido os dois carros de sua equipe foram desclassificados depois do GP.
        A Ferrari pode ate ser a 5° força nessa temporada, mais o equilibrio é bem maior doque a temporada de 1993 onde a williams girava 1,5s mais rapido que a maclaren facil. e o senna colocou quase uma volta no segundo colocado, nesse GP de Donnington Park.
        Alonso esta muito longe de uma comparação co Senna. tanto ele quanto o Perez andaram muito bem, mais o melhor da corrida foi o Bruno, que mesmo saindo de ultimo teve a 4 melhor media de volta mesmo tento que passar por todos.

    • Samuel Lima comentou em 04/04/12 at 21:58

      Só completando…
      Em termos de braço, o Alonso pra mim está no nível de Senna. A temporada dele em 2010 e 2011 com a Ferrari pra mim lembra muito a temporada de 93 do Senna. Então eu vou votar a favor do Alonso na enquete e olha que eu adoro o Senna, mas tenho que ser realista e me render ao animal Alonso e a qualquer outro piloto que encha meus olhos.

      • christiano comentou em 05/04/12 at 12:04

        dificil achar aqui alguem tão coerente e racional =)

        assino embaixo oq disse.

  19. Thiago Pomkerner comentou em 04/04/12 at 18:24

    Fábio, foi esse o carro mostrado no programa do Sportv? ou eu que to ficando doido.
    A propósito, aquela cena do Zagallo falando com a estátua virou piada pronta.

    • Fábio Seixas comentou em 05/04/12 at 7:38

      O do Sportv foi o Toleman.
      Abs

  20. Reginaldo comentou em 04/04/12 at 18:20

    Se foce a Brahma do Piquet a Willians….

    • Rodrigo comentou em 04/04/12 at 22:16

      Reginaldo: foce? Brahma?

      • christiano comentou em 05/04/12 at 12:07

        sim, geladinha.

        poxa deixa o cara, a frase dele inteira faz o maior sentido, imagina quantas brahmas o cara tomou, antes de cair sobre o telcado e sair isso que vc leu rsrs

  21. Flavio Costa comentou em 04/04/12 at 17:58

    Só mesmo o Eike Batista, ou o Otávio Mesquita tem grana prá arrematar…

    • Alex Xavier comentou em 11/04/12 at 8:58

      O Eike compra até os dois carros e mais uma Ferrari de rua com o troco.

  22. Chef Fábio Benedetti comentou em 04/04/12 at 17:25

    Xará,

    Já sugeriu ao Eike ?
    Ele podia começar a gastar a grana dele com algumas iniciativas como essa sugerida por você, o que acha?

    Abraço!

  23. Carlos Castanheira comentou em 04/04/12 at 17:19

    Ah Fábio, bem que eu queria hein? Se eu tivesse juro que comprava as duas!

  24. Sandro comentou em 04/04/12 at 17:06

    Será que foi exatamente esta que “venceu” Mônaco em 1984?
    Poderia ser leiloada e a grana entregue ao Instituto Ayrton Senna, que faz um trabalho absolutamente admirável com educação básica.

  25. Pdr Rms comentou em 04/04/12 at 17:03

    Acho que vou vendar meu apto para comprar esta belezura rsrs…

  26. Egisto Betti comentou em 04/04/12 at 16:41

    Fabio, duas opções: o Eike poderia comprar e abrir o museu Senna ou podemos recorrer ao MOP aquela empresa da vaquinha para repatriar jogadores de futebol para repatriar os carros.Não seria legal?Os próprios fãs comprarem os carros?
    Abração.

  27. Guilherme comentou em 04/04/12 at 16:38

    Foi para a Globo Fabião??? Seria muito bacana você comentando por lá!

    • Fábio Seixas comentou em 05/04/12 at 7:39

      Não, não. Só participo do Redação Sportv de vez em quando.
      Abs

      • Adilson comentou em 05/04/12 at 8:57

        Só se fosse para ressuscitar o “SINAL VERDE” aos sábados antes das corridas (eu não perdia um) ou levar algo como o Pit Stop para lá. O problema seria deixarem você comentar sem o padrão Globo de censura.

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