Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

A imagem da diferença

Por Fábio Seixas
28/03/12 14:02

O engenheiro Thiago Pomkerner, que adora F-1 e números e já colaborou algumas vezes com o blog, resolveu analisar os tempos de voltas de Alonso e Massa na Malásia.

Jogou os dados no computador e fez dois gráficos comparativos.


 

“É legal reparar no quanto os tempos sobem após a chuva, e uma certa vantagem do Massa nessas condições. Depois, com os pneus intermediários e lisos, o espanhol deu um banho. Descontei as voltas que teve pit in e pit out. Só considerei os tempos em voltas normais de corrida”, explicou.

As diferenças a partir da 13ª volta são mesmo grandes.

E, de volta em volta, a galinha enche o papo.

Na linha de chegada, a folga era de 1min37s319 _e isso porque, como de praxe, o vencedor aliviou o pé nas últimas voltas.

A Ferrari certamente tem essa informação, já analisou essas diferenças na reunião pós-GP.

Para seu bem, Massa precisa resolver isso. Logo.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Gus Nascimento comentou em 29/03/12 at 21:42

    Comparar tempos de um carro do meio do pelotão com o de um carro de cara pro vento é no mínimo, como sugeriu o amigo Paulo Roberto, amadorismo. Mas o que se esperar dessa mídia brasileira né?! São os verdadeiros urubus da nossa sociedade…

  2. lunimare comentou em 29/03/12 at 19:41

    Muito bom o gráfico, mas ficaria melhor ainda com o tempo do sena também. Pelo que observei o tempo da parte inicial e final são muito parecidos, ficando a parte depois da chuva a grande diferença, ai entraria o tempo do sena que galgou posições no bolo do pelotão de trás. O que parece foi uma acomodação do Massa na disputa por posição. Esta mais que provado que apos o acidente, começou a pensar como o Rubinho. Bate o ponto e volta pra família.

  3. renato andrade comentou em 29/03/12 at 19:27

    tudo conversa fiada, estão defendendo o indenfensável, Massa está horrivel há muito tempo

  4. renato andrade comentou em 29/03/12 at 19:25

    Tudo conversa fiada, Massa não tá com nada, por isso que despencou o IBOPE

  5. Thiago Pomkerner comentou em 29/03/12 at 18:25

    Todo mundo fica falando que o Massa tava no meio do pelotão, que isso compromete os pneus, que não sei o q.. ele ficou 10 voltas atras do Webber, só foi mais rápido que ele em 3, correu em média com 3.5 segundos de diferença pro Webber, vai dizer que 3.5 segundos não é suficiente pra ter vento na cara? Detalhe, isso na volta 16 a 26 (quando o Massa foi o único a parar no pit para MAIS uma troca de pneus (27), que ele ja tinha trocado na volta 15.

    E o Alonso que teve que fazer volta rápida atras de volta rápida pra escapar do Perez.. isso não desgasta o Pneu?
    Uma coisa é torcer, outra é distorcer.
    Pelamor.

    • Thiago Pomkerner comentou em 29/03/12 at 18:40

      Equipe de ponta não sacaneia piloto, eles querem dinheiro, só dinheiro.
      Ponto é dinheiro.
      A Ferrari não estava testando chassi novo, era o mesmo chassi só que novo, pq acham que o velho tinha algum problema de fabricação.
      É igual vc comprar uma Tv e ela ter a imagem borrada, a garantia troca por uma nova do mesmo modelo e não por uma melhor.
      Se vc continua vendo borrado, então são os seus olhos q estão com defeito.
      A Ferrari fez a mesma coisa, deu um chassi (do mesmo) mas novo para o Massa, só isso. E ele não conseguiu andar igual o companheiro dele.
      Se ele tava lá no fundo do grid perdendo tempo com carros lentos a culpa é só dele, poderia estar la na frente com o Alonso, disputanto posição com o Alonso.
      Equipe grande não faz “aventurismos” de colocar peças novas pra correr ver oq acontece, no maximo testa algo diferente nos carros nos treinos livres, pra isso que existem computadores e engenheiros, para analisar estes dados e projetar pra corrida.
      Ninguem tá perseguindo o brasileirinho, como nunca perseguiram o Barrichello. A Ferrari tem sim um primeiro piloto, mas este faz por merecer antes de tudo. Se o Alonso chegou na Ferrari como favorito é porque ele ja foi BI campeão com um carro meia boca, enquanto o Felipe foi vice por méritos e erros próprios.

      Só pensem um pouco e deixem de lado essa arrogancia de achar que só porque é brasileiro o cara é fera… Torcer sim, tb quero ver o Brasil campeão, mas não no tapetão e nem meia boca, com resultados solidos, com corridas de tirar o folego, com ousadias de tirar o chapéu, com habilidade.

      Sempre falo, piloto não ganha corrida apenas dentro da pista, ganha fora tb. Piloto bom é bom de braço e bom de cabeça, ser bom em uma coisa é “copo meio vazio”.

      • Thiago Pomkerner comentou em 29/03/12 at 18:50

        Aliás, Fábio, eu quero te pedir um coisa, sem zoação, pedir um favor que gostaria que vc não esquecesse e me atendesse um dia.
        Quando vc encontrar o Montezemolo, faça uma pergunta pra ele por mim, pergunta se ele tivesse que escolher um campeonato para vencer, qual ele escolheria, o de pilotos ou de construtores, depois posta o audio em alto e bom som pra ninguem esquecer disso. É retórica mas é importante.

        • Fábio Seixas comentou em 30/03/12 at 10:12

          Hahaha, ok, vou procurar lembrar.
          Abs

      • Ricardo Cotrin comentou em 30/03/12 at 14:47

        não querendo discordar ou defender o massa, mas acho que o vice de 2008 foi mais por erro do Timo Glock do que dele (Massa).
        ^_^

        • Thiago Pomkerner comentou em 30/03/12 at 17:19

          Foi o Glock que rodou duas vezes sozinho quando liderava corridas no meio do campeonato? Não, foi o Massa.

  6. carlos jun comentou em 29/03/12 at 17:37

    Infelizmente, depois de tanto azar, a condição do Massa hj é claramente a de ser segundo piloto. Uma equipe poderosa como a Ferrari, mas absurdamente incompetente, não pode se dar ao luxo de dar as mesmas condições para os dois pilotos. Precisam definir quem vai ter prioridade, para almejar algum resultado atraves do primeiro piloto compensando assim a incompetência da equipe. Foi exatamente o q aconteceu na última prova. O talento e o investimento técnico no Alonso, levou a equipe ao pódio. Quem fica com o melhor bico? O primeiro piloto! Quem fica com o melhor jogo de freios? O melhor Kers? A melhor asa traseira? Duvida que seja assim? Se não tivessem consciencia de que o chassi do Massa era ruim, teriam trocado?

    • Alessandro comentou em 30/03/12 at 10:18

      Parte do descontentamento e do péssimo periodo do Massa é que o Alonso se impos na ferrari, principalmente pela força de seus patrocinadores e o Felipe ficou sem espaço e relegado ao status de 2º piloto mesmo.
      Notem que as estratégias de corrida sempre favorecem o Alonso. A ferrari não trabalha igual a mclaren e outras equipes eles sempre priorizam o piloto que tem patrocinios mais fortes.

  7. Gabriel comentou em 29/03/12 at 17:16

    Lembrei de uma participação sua no Redação Sportv. Por isso estou te passando um link com videos, imagens fortes, cuidado: http://www.ofiscaldafiel.com.br. Você não acreditava…VAI CORINTHIANS!

  8. Anderson Vieira comentou em 29/03/12 at 17:06

    Beeeeemmm bacana isso.

    Não sei o que acontece. Se a Ferrari tá de sacanagem, se Massa tá de sacanagem.

    Só sei que algo não bate. Felipe não era essa josta toda. O banho que Alonso dá nele é como se o Massa tivesse outro carro.

    Mas nós já vimos isso. Rubens e o Dick Vigarista.

    Sei lá. Mas como as coisas andam bem estranhas na F1, já já tem algum X-9 que vai dizer o que realmente está acontecendo com a Ferrari.

    Carro ruim ela já viu que tem, mas acho que vai arrumar a suspensão e voltar a figurar entre os 3 primeiros carros da F1.

  9. sabiágrena comentou em 29/03/12 at 16:21

    Com certeza estamos falando de situações distintas, pois não é possivel uma Ferrari (Massa) ser 14 km mais lenta na reta do que os demais. Pensei até que estivesse com cambio comprometido, daí a pouca velocidade final. Estão fazendo laboratorio, em provas, com o brasileiro que deixou de ser “o cara” na equipe, quando permitiu sua ultrapassagem na entrada dos boxes. Foi humilhante e aí acabou e se despersonalizou. Fosse Pique ou Senna, a prova pra equipe tinha acabado ali e muito provavelmente teria sobrado tapas pro espanhol. A equipe fará estudos no novo carro e quando acerta-lo, tchau, tchau Massa. Uma pena, pois o piloto é rapido e experiente.

  10. Alexandre-Iraí/RS comentou em 29/03/12 at 16:15

    Uma coisa que os brasileiros não podem é ter memória curta. Simplesmente desmerecer o Massa agora é fácil, assim como foi fácil fazer o mesmo com o Barrichello no passado. Não podemos nos esquecer que Alonso tem um péssimo histórico com companheiros de equipe. Vamos recordar. Ele estourou na F1 em 2005. Mas no fim de 2004, já trocou de companheiro de equipe. A então Renault mandou o italiano Jarno Trulli embora e trouxe Giancarlo Fisichella, que seria um fiel escudeiro de Alonso nos seus dois primeiros títulos. Em 2007, nem precisamos comentar muito a briga Alonso x Hamilton na McLaren que culminou com o título de Raikkonen. Foi o mesmo com Schumacher. Seus companheiros eram muito mais lentos que ele, e quando Irvine tentou mostrar do que era capaz, foi mandado embora. O que ocorreu com Barrichello foi o mesmo. Felipe Massa agora tem de seguir para outra equipe, para poder, nos anos que vierem, tentar voltar a uma equipe grande. Tem de ver que pode voltar a ser o piloto que foi em 2007, 2008 e 2009 até o acidente. Época em que tinha Raikkonen como companheiro. E lembrem que o filandês é muito bom, mas na época a briga dele com o Massa era muito parelha, mas leal.

    • Celso/SP comentou em 29/03/12 at 19:02

      Alexandre, é claro que os brasileiros sempre vão culpar os companheiros de equipe … E não me venham com a história de que a equipe dá as melhores condições para o piloto não brasileiro. Afinal uma Ferrari não gastaria centenas de milhoes de dolares para viver de sacanagem sobre brasileiros … Pra que ? Sendo que somos o segundo ou terceiro pais que mais compra Ferraris. Falta mesmo é o Massa, e na época o Barrichello, é se impor com boas perfomances na pista, que é isso é que conta. Lembre se de Piquet lutando dentro da propria equipe em 87 para conquistar o tri. Aquilo sim, foi uma vergonha descarada da Williams sobre um piloto não britanico. O resto é papo furado. O Massa não está merecendo elogios simplesmente porque não está com boas perfomances, pois ele é pago para isso.

  11. Adonis comentou em 29/03/12 at 16:07

    Não assisti a corrida. Alonso e Massa andaram o tempo todo de cara pro vento, sem disputar posições? É obvio que quem anda no pelotão do meio faz tempos piores em média. Não entendi.

  12. GTS comentou em 29/03/12 at 16:04

    A Rede Globo está perdendo esse monte de comentarista de formula 1. Tem bons comentários, mas tem gente mal educada e grosseira desnecessariamente. E vão se esconder em liberdade de expressão. No meu tempo era falta de educação.

    • iguaçuano comentou em 29/03/12 at 19:59

      Mais grosseiro do que Galvão? tá pra nascer! rsrsrsrsrsrsrs Abs…

  13. Cristiano comentou em 29/03/12 at 16:02

    Fábio Seixas, vejo você várias vezes criticando o Alonso e vendo complô em tudo. Por qual motivo você ainda não se pronunciou com relação a postura do Vettel? O cara errou e o que é pior, insultou o seu companheiro de trabalho. Ou será, que falar do Alonso dá mais IBOPE para o seu blog? Como diz você: “Tem um cheiro estranho no ar”.

  14. matisse comentou em 29/03/12 at 15:47

    O que falta para a ferrai é tri campeao e melhor piloto da história da F1, ele mesmo, NELSON PIQUET.
    o resto é lixo.

    • Ataíde comentou em 29/03/12 at 19:10

      É isso aí…esse foi o verdadeiro e melhor piloto da história da F1, era “o mecânico”, “o primeiro” a entender a importância da temperatura dos pneus, “o verdadeiro profissional” do automobilismo de competição e tudo sem esquema de mídia protetora…bem pelo contrário…afastava sem cerimónias todo repórter, crítico e até dirigente “puxa saco”

    • Fabio Henrique comentou em 29/03/12 at 21:38

      Piquet foi pilotasso, como Senna, Mansell, Rosbergão, Lauda. Mas pra mim o Prost foi (meio milésimo de segundo) maior.
      Xumaqui? Perdeu pra Hakkinem, Damon Hill e o Villeneuve junior. Depois o adversário era o Rubinho, então…

  15. Paulo comentou em 29/03/12 at 15:20

    Estranho este grafico, completamente errado…..não houve mais pit-stops? Ou a Errari do Alonso entra nos boxes, troca os pneus e sai do pit-lane sem perder aproximadamente 25s? Informação manipulada….e tem bobo que ainda acredita…..

    • Rodrigo comentou em 29/03/12 at 16:03

      “… .Só considerei os tempos em voltas normais de corrida”, explicou.

      O Thiago Pomkerner não considerou as voltas as quais os pilotos foram para o pit stop.

      Leia bem a reportagem antes de comentar.

    • PH comentou em 29/03/12 at 16:07

      “Descontei as voltas que teve pit in e pit out”. Ler a reportagem e não só olhar pras figuras ajuda de vez em quando! Att.

    • Érico M. Marques comentou em 29/03/12 at 16:34

      Caro Paulo,
      vc pode até ter razão em seu questionamento, mas, na forma de fazê-lo, perde a creibilidade, que vc quer questionar dos outros!
      Achei a avaliação muito interessante apesar de ter dúvidas em relação aos tempos de paradas tbém…

    • Thiago comentou em 29/03/12 at 16:43

      Se você tivesse lido a reportagem teria percebido que não foram considerados a volta de pit in e pit out. E ainda se acha no direito de criticar a matéria e as pessoas que acreditam nela. Muito ignorância.

    • Fabio comentou em 29/03/12 at 16:45

      Paulo, se você ler novamente o texto, verá que o autor do gráfico disse:”…Descontei as voltas que teve pit in e pit out. Só considerei os tempos em voltas normais de corrida”
      Então, não esteja “completamente errado”.

    • Bruno comentou em 29/03/12 at 16:46

      Paulo, até onde li o engenheiro que produziu o gráfico desconsiderou as entradas de pit, olhe no texto “..Descontei as voltas que teve pit in e pit out.”.
      Se você verificar na linha x que representam as voltas, algumas estão faltando, justamente as entradas e saídas de pit.

    • janus comentou em 29/03/12 at 17:14

      tem bobo que não sabe ler …

    • Meirelles comentou em 29/03/12 at 17:24

      Paulo, onde está escrito “descontei as voltas que teve pit in e pit out” o que o Thiago quis dizer foi que ele descontou as voltas que teve pit in e pit out. Entendeu agora?

    • Alexandre comentou em 29/03/12 at 17:27

      Caro Paulo, leia com mais atenção.

      “Descontei as voltas que teve pit in e pit out. Só considerei os tempos em voltas normais de corrida”, explicou

    • Max comentou em 29/03/12 at 17:29

      Amigo, vc não leu a matéria inteira. o rapaz está dizendo que eliminou das estatísticas as voltas com pit-stop. Bobo é tu que lê algo pela metade e tira conclusões precipitadas

    • Colombo comentou em 29/03/12 at 17:30

      Leia antes de comentar. Assim você evita o mico.

      • Fabio Henrique comentou em 29/03/12 at 21:39

        Acho que tinha que desenhar…

  16. Ricardo comentou em 29/03/12 at 15:12

    Impossível o Massa resolver isto pelo simples fato de sua MEDIOCRIDADE não deixar.
    Piloto de Formula Indy no MAXIMO.

  17. Thiago Pomkerner comentou em 29/03/12 at 14:43

    Para quem acha a comparação Massa x Alonso injusta (tb acho) vai uma comparação com o di Resta, que também andou no meio do pelotão: http://bit.ly/H0KASf Estou fazendo varios gráficos, tá no meu Twitter @pomkerner

  18. ROGERIO comentou em 29/03/12 at 14:33

    ESSA PROTEÇÃO TODA PARA O MASSA DEIXA BEM CLARO QUE ELE ESTÁ TESTANDO SETUPS DIFERENTES… ELE SÓ NÃO CONTAVA E NÃO ACREDITAVA NA VITÓRIA DO ALONSO….. PARA FERRARI O NEGOCIO É GANHAR O TITULO DE CONSTRUTORES E DE PILOTO NEM QUE PARA ISSO TENHA QUE SACRIFICAR ALGUÉM QUE NESSE CASO É O MASSA, MAS PARA QUEM NÃO LEVOU PATROCINIO COMO O ALONSO.. E AINDA RECEBE PRA CORRER TÁ BOM DEMAIS…E O PEREZ NÃO É ESSAS COISAS.. SE O BRUNO TIVESSE LARGADO MAIS A FRENTE TAMBÉM PODERIA TER CHANCES DE GANHAR.. FEZ UM PIT A MAIS QUE TODO MUNDO, SAIU EM ULTIMO… E AI VAI… O PULO DO GATO FOI A TROCA DO PNEUS ANTES DE TODOS… E NÃO A PILOTAGEM , JÁ QUE A FERRARI NÃO É LÁ ESSAS COISAS………

    • Ricardo Alves comentou em 29/03/12 at 16:05

      Faz sentido o pulo do gato, Rogério. Concordo também com setups diferentes – como Webber fazia antes na Red Bull até usar os mesmos setups do Vettel e andar mais próximo. Mas alie isso à sorte e à melhor pilotagem do Alonso e chegará à vitória.

  19. Luciano comentou em 29/03/12 at 14:28

    “e isso porque, como de praxe, o vencedor aliviou o pé nas últimas voltas.”
    Não de acordo com o gráfico! 🙂

    • Thiago comentou em 29/03/12 at 16:05

      Sim, de acordo com o gráfico. Depois da saída de pista do Perez, Alonso tirou o pé. Lembre-se que o combustível vai diminuindo e os tempos também – o que geralmente permite que a melhor volta da corrida seja uma das últimas. Mesmo com pneu desgastado é possível perceber em todas as corridas que os carros baixam seus tempos, como na Australia. Alonso mantém a mesma velocidade, não baixa, mesmo com o tanque quase vazio, até cai um pouquinho no final, nas três últimas voltas e do Massa sobe – claramente tirou o pé.

  20. Joey comentou em 29/03/12 at 14:25

    Concordo com o Fábio. Quando vi o mapa, achei que a diferença entre eles era muito pequena. Sugiro uma escala maior, ainda que seja necessário dividir a corrida em setores de condições metereológicas semelhantes.
    Tenho, no entanto, um comentário: O Felipe também é um campeão mundial, ainda que só por alguns segundos. Naquele ano, a própria Ferrari jogou o título do Felipe no ralo: Se náo tivesse feito uma trapalhada em cima da outra, ele teria sido campeão COM FOLGA para o Hamilton, que só ganhou na bacia das almas graças ao carro excessivamente lento do Glock que lhe permitiu a ultrapassagem a menos de 1km do final do campeonato…

    • Fabio Henrique comentou em 29/03/12 at 21:42

      Ai meu pai, Massa campeão mundial. Nesse diapasão o Guarani foi campeão em 86, o Miami Heat foi campeão da NBA temporada passada, e assim vai.

  21. Saint-Clair comentou em 29/03/12 at 14:15

    Enquanto Massa continuar na Ferrari, jamais será campeão. O que ele precisa é começar a costurar agora uma transferência para outra equipe para correr no próximo ano, porque o máximo que vai conseguir é chegar sempre atrás do Alonso, quando o carro do mesmo não quebrar. Pilotar na Ferrari com expectativa de ser campeão, só mesmo levando muito dinheiro. Talento só não basta. É só lembrar da campanha do Barrichelo. Piloto com talento e ótimo acertador de carros, que o diga Ross Brawn que disse ao patrocinador da extinta Brawn que sem Barrichelo, preferia buscar outro parceiro para investir na equipe.

    • Celso/SP comentou em 29/03/12 at 19:11

      Saint-Clair, pelo amor de Deus ! O Barrichello nem chegou a disputar o titulo de 2009 contra o seu companheiro de equipe Brawn, Jenson Button ! Perdeu ali a sua grande chance de ser campeão ! Quem vai patrocinar um piloto assim com sina de perdedor ? Os brasileiros continuam com aquela coisa de “ah sou o coitado da história”. A que saudade de Piquet e Senna que mostrava na mesa e na pista quem mandava !

  22. Joey comentou em 29/03/12 at 13:59

    Concordo com o Fábio.

  23. Marcos Pimenta comentou em 29/03/12 at 13:45

    Coincidência ou não!!! Depois que o Massa falou que comemorou a queda do corinthians no Campeonato Brasileiro de 2007, as coisas começaram a dar errado para ele. Veja como ele terminou em 2007 e depois analise a carreira dele de 2008 até agora. Não acredito em “praga”, mas, que é muita coincidência é.

  24. Rogério comentou em 29/03/12 at 13:44

    Esse gráfico, alem de muitos outros dados e comparações, ritmo de corrida de cada piloto, lap chart entre outras coisas está disponivel no site forix.com.

    Nem precisava ter tido o trabalho de fazer esse aí!

  25. Fabio comentou em 29/03/12 at 13:10

    Há vários fatores que influenciam os valores do gráfico, mas a idéia é legal. Uma sugestão seria apresentar os valores em termos das diferenças e não em termos absolutos, pois a escala não ajuda e dá a falsa percepção que eles tendem a andar próximos. Por exemplos, diferenças positivas indicam que o Alonso está mais rápido e diferenças negativas o Massa teria vantagem.
    Achei interessante outros comentários sobre a forma como a Ferrari “opera”, ou seja, o Alonso é o único piloto. Os fãs italianos e mesmo mundiais querem ver uma Ferrari brigando pelo titulo e com seus 2 pilotos no topo, mas a realidade é que qualquer um que entrar no lugar do Massa, enquanto o Alonso estiver lá, ficará apagado e será um mero coadjuvante. E qdo o Alonso sair, vão colocar um Vettel ou qualquer outro piloto com mais nome no lugar para ser o seu primeiro piloto. O Massa só conseguiu brigar pelo titulo, pq o Kimi ficou apagado naquele ano, caso contrário seria como é hoje.

    • Jefesson Ribeiro comentou em 29/03/12 at 14:46

      Os dois pilotos sao bons. mas tem uma questao muito importante a ser levantada. ser’a que o carro ‘e o mesmo…. ‘E certo que as equips tem dois carros e que sempre fazem o melhor para o carro do piloto numero 1, neste caso acho que a Ferrari esta dando um carro regular para o Alonso e um carro ruim para o felipe. Agora rodar, bater, perder tempo desnecessariamente sao coisas do piloto. E nao s’o o felipe mas os Brasileiros nao se ajudam neste quisito.

      • Lenine comentou em 30/03/12 at 9:45

        Caro amigo jeffesson nenhuma equipe vai querer prejudicar um piloto, porque o que esta em jogo ai é de construtor por isso quanto mais pontos a ferrari fizer melhor pra eles a questao é mesmo de braço porque a ferrari é uma carroça e o Alonso consegui o maximo de pontos possivel porque o muleki ker ser campeao o espiritode ganhar conta muito´é o que falta no Massa

  26. Fabio0800 comentou em 29/03/12 at 12:40

    Esta mais que claro que o Massa esta fazendo o papel de “piloto de testes”.
    Eu sinceramente nao entendo como um piloto do seu nivel pode se sujeitar a uma coisa dessas. Deve ser muita grana, só pode.

    • João comentou em 29/03/12 at 13:39

      Piloto de nível??? O Massinha sempre foi muito ruim e só agora é que o mundo está percebendo…

  27. Marcelo comentou em 29/03/12 at 12:30

    Beleza…. Mas a Ferrari tem isso e muito mais a ver em termos de desempenho dos dois…. O Massa precisa melhorar mas TB tem de se considerar as brigas por posição mais intensas lá atrás. E outras coisas… Mas vamos aos fatos… Alonso é mais piloto e isso é sem dúvida… Mas bota outro Cara por ai exceto Os que nunca irão para Maranelo (Hamilton, Vettel, Button, Rosberg) quem sobra?
    É só achar seu ritmo novamente que ele fica.

  28. Roberto comentou em 29/03/12 at 12:28

    Tirando o gp da alemanha de 2010 Alonso n interferiu em nada nos desempenho do Massa. Tem uma série de fatores q n é conhecido por ninguem. Mas que ele ficou afetado pela mola n tem duvida ele pode está escondendo o jogo para não parar de correr. Ele nunca foi um piloto de outro mundo + n levava esse banho todo dos pilotos de frente tá muito estranho 2009 antes da mola ele que tinha os melhores desmpenhos com a ferrari e era cotado p levar a ferrari a vitória naquele campeonato. Ta parecendo q ele tá se sabotando ou não tem + condições de correr. Por isso eu não acredito muito no retorno de Kubica.

    • João comentou em 29/03/12 at 13:40

      Essa coisa de mola é conversa pra boi dormir. O Massa já era muito ruim antes de levar a molada na cabeça.

      • Ricardo Alves comentou em 29/03/12 at 16:09

        ô João, não se esqueça que ele superou Raikkonen e todo o resto em 2008. Perdeu somente para a Ferrari – Hungria, Cingapura etc. Ou então o bom deve ser você, né…rs.

  29. Paulo comentou em 29/03/12 at 12:25

    Olá Fábio..
    Vamos elogiar a boa vontade do nosso amigo do gráfico mas não dá pra levar em consideração pelo simples fato de Alonso ter andado de cara pro vento e Massa no bolo. Mas uma coisa me impressionou durante o GP. A velocidade na reta de chegada, tanto do Massa quanto do Alonso era quase 15Km mais baixa que os demais. É muita diferença..

    • Jonas comentou em 29/03/12 at 14:25

      Obviamente esta corrida foi um achado para Ferrari, pura sorte, eles precisam melhorar muito para chegar no nivel da Red Bull e Maclaren. Se estão pensando que houve melhora estão muito enganados.

    • Thiago comentou em 29/03/12 at 16:15

      É possível ver na corrida a diferença de reta.. entre o próprio Alonso e o Perez que via voando. Nas duas voltas que Perez o perseguiu grudado – e sim, existiu disputa por 2 voltas antes do rádio que todos fazem questão de esquecer – o Perez não conseguia entrar na reta principal, onde pode usar o DRS, grudado no Alonso, e por isso não conseguia nem ameaçar. O Alonso simplesmente fazia a curva perfeitamente e entrava melhor na reta, por isso alcançando a velocidade máxima da Ferrari, o Perez, assim como o Massa, faziam um traçado pior, entrando mais lentos na reta, e o Massa não conseguia assim a velocidade máxima do carro. É só ver a corrida prestando atenção. Depois de 2 voltas atrás do Alonso, a equipe do perez ficou desesperada e pediu para ele ser conservador pq viram que o Alonso iria vender caro a posição – vide em 2006 com o Schumacher quase 2 segundos mais rápido que o Alonso – que é mais que Perez com DRS ligado, e o Alonso o segurou por umas 15 voltas em uma das vitórias mais tensas que já vi. e Schumacher já era quem é e o perez começou ontem…

      • Lenine comentou em 30/03/12 at 9:49

        Ate eu digo sempre isso chegar e uma coisa passar é outra bem observado amigo thiago

  30. Paulo Roberto comentou em 29/03/12 at 12:22

    Fazendo uma comparação básica, tanto no futebol, como a F1, tivemos a era do romantismo e amadorismo. Praticava-se pelo simples desejo da disputa. Valia mais o homem ou equipe do que dinheiro. O tempo passou e esses esportes se tornaram mega locais de investimento, obviamente em função do retorno. Não há mais a disputa em si. No futebol, as torcidas que se avolumaram tornaram para o seu próprio time a razão do investimento de patrocinadores, independente se esse time vai bem ou mal, se ele contrata bem ou mal. A verdade é que o dinheiro está disponível, porque terão visibilidade e retorno. Não importa o resultado, se vier, melhor então. E ainda, se sai um patrocinador, chega outro com mais dinheiro, porque o que ele quer é visibilidade/retorno. Na F1 acontece o mesmo. Já há algum tempo previa-se que os grandes fabricantes de automóveis entrariam nesse jogo, o que implica em muito mais dinheiro. Assim a questão do piloto em si tornou relativa. Evidente que cada uma, no pior das hipóteses, contrata um piloto de verdade e com retorno de patrocinio, o segundo pode ficar só na idéia do retorno. Pode ser um piloto mediano. No caso da Ferrai (leia-se FIAT) manter um piloto brasileiro é muito importante, se não for o Felipe, trataram de achar algum que seja aceitável. Resultado??? Ora bolas nós já temos…

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).