Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Hamilton pole, e esperanças adiante

Por Fábio Seixas
17/03/12 04:26

Em Melbourne, um treino que confimou pistas deixadas na pré-temporada e que deixou uma enorme esperança no ar.

A pole foi de Hamilton, a 20ª da carreira, o que o iguala a Alonso e Hill, o Damon. Ao seu lado, Button. Dobradinha da McLaren.

Mas uma dobradinha sem ares de domínio, de hegemonia, de tédio .

Por tudo o que aconteceu na uma hora de treino oficial, ficou uma sensação de que o campeonato vai ser interessante.

Já pela manhã, na última sessão livre, a McLaren mostrou que estava realmente forte. Hamilton foi o mais rápido, com 1min25s681, 0s077 melhor que Grosjean. Na sequência vieram Webber, Button e Rosberg.

As Red Bull ficaram lá para trás. Num sábado? É… Começou ali o cheiro de batata (austríaca) assada.

O treino classificatório começou com outro cheiro. De chatice, com a notícia de que Lotus e Red Bull devem protestar contra a asa traseira da Mercedes.

(Ok, é direito delas. Mas a FIA já vistoriou e já considerou legal. Difícil voltar atrás.)

No Q1,Kobayashi ficou com o melhor tempo, 1min26s182, seguido por Vergne, Grosjean, Schumacher, Pérez, Alonso, Rosberg, Vettel, Hamilton e Maldonado.

Foram cortados Raikkonen (errou na última tentativa!), Kovalainen, Petrov, Glock, Pic, De la Rosa e Karthikeyan.

E se o 3º treino livre acendeu o alerta sobre a Red Bull, o Q2 serviu para tirar qualquer dúvida sobre a Ferrari.

Por incrível que pareça, tinha gente achando que os italianos ainda estavam escondendo o jogo. Não, não estavam.

Brigando com o carro, buscando o limite, Alonso escapou, atolou, abandonou.

Quer mais? Ok. Massa foi o 16º, a 2s028 do melhor tempo.

Como tornou-se jargão no Twitter, “parabéns aos envolvidos”.

Lá na frente, dobradinha da Mercedes. Rosberg foi o mais veloz, com 1min25s469, seguido por Schumacher. Depois Hamilton e Button. 

Completaram o top 10, Grosjean, Vettel, Maldonado, Webber, Hulkenberg e Ricciardo.

Além de Massa e Alonso, dançaram Vergne, Kobayashi, Bruno, Di Resta e Pérez.

“A gente não teve um dia bom. Eu sofri muito para achar o grip do carro, Mesmo com pneu novo, o grip não vem. Era muito difícil, pelo balanço que eu tinha, fazer uma volta certa. Estava sempre brigando com o carro”, explicou Massa, à TV Globo. É…

Já Bruno admitiu que poderia ter sido mais agressivo. “Fui cauteloso demais hoje. O importante é que tenho bons pneus para amanhã. A gente pode ter uma corrida melhor que o qualifying.”

E veio o Q3.

McLaren ou Mercedes?

Hamilton não deixou a dúvida persistir por muito tempo. Cravou 1min24s922 logo na primeira saída e não foi superado por mais ninguém.

Button até chegou perto, a 0s152. Grosjean sai em terceiro, comprovando que o carro da Lotus é mesmo bom. Schumacher sai em quarto.

A terceira fila tem Webber e Vettel. Na quarta, Rosberg e Maldonado _é, ficou feio para Bruno. Hulkenberg sai em nono. Ricciardo é o décimo.

McLaren na pole? Mercedes forte? Lotus saindo em terceiro? Red Bull mais ou menos?

Hamilton e Button, com um bico sem o horroroso degrau, são os favoritíssimos à vitória amanhã, mas isso é quase um detalhe.

O que importa, o que realmente importa, é que temos um campeonato, senhoras e senhores!

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. RAMIRO MAROTE - SANTOS/SP comentou em 17/03/12 at 13:50

    Alô pessoal que curte o blog do Fábio Seixas.
    Vai começar a temporada 2012 do “Último Palpite”.
    Como é de costume, o FS, 30 minutos antes de cada GP, posta o seu (dele) palpite indicando os 3 primeiros colocados ao término de cada GP e costuma perguntar: “E você, o que acha?”
    A partir daí a galera lança os seus pitacos.
    Com a intenção de trazer um pouco de divertimento para quem responde à pergunta do FS, “inventei”, no ano passado, o “Campeonato dos Palpiteiros”, onde os palpites da galera “postados” no blog até o
    horário oficial (de Brasília) marcado para o início do GP, são considerados como válidos para participar desse campeonato.
    A pontuação maior é para quem acerta em cheio o 3º colocado e a menor é conferida para o vencedor de cada GP. Esse critério tem o propósito de evitar o favoritismo de algum piloto/equipe (como Vettel no ano passado) e, por consequência, do palpiteiro que sempre crava o nome desse piloto como vencedor de cada GP. Daí a razão de atribuir-se mais pontos para o 3º (35) e 2º (30) colocados do que para o 1º (20), objetivando não ter um campeão com demasiada antecedência.
    Afora isso, são distribuídos até 15 pontos para o palpiteiro que acertar os nomes dos pilotos que ele cravou numa determinada colocação mas que (qualquer um deles, ou todos) tenham terminado a corrida no pódio, mesmo que seja em posição diferente da indicada no palpite. Para cada nome de piloto no
    pódio que o palpiteiro acertar (independentemente da posição de chegada) ele receberá 5 pontos.
    Veja o exemplo:
    Palpite: 1) Button; 2) Rosberg; 3) Vettel
    Resultado: 1) Rosberg; 2) Vettel; 3) Button
    Embora o palpiteiro não tenha acertado a ordem de chegada de nenhum deles, ainda assim receberá 15 pontos no campeonato porque acertou os 3 pilotos do pódio.
    Também para evitar dar vantagem para aqueles que palpitarem em todos os GP’s, em detrimento dos que não teem condições de palpitar em todos, a classificação geral do campeonato será apurada pela média dos pontos obtidos em cada um dos GP’s. Claro, que quem der mais palpites terá maiores chances, mas não necessariamente será o vencedor por isso.
    Para estar na Classificação Geral, o palpiteiro deverá “palpitar” em, pelo menos, 25% dos GP’s disputados no ano. Obviamente quem deixar de dar o palpite em algum GP não marcará pontos, mas
    essa marca será considerada na apuração da média.
    Confira o regulamento:
    1) A participação será automática para todos aqueles que apontarem os seus palpites nos comentários do “post”, até o horário oficial (de Brasília) marcado para o início do GP;
    2) Pontuação para cada GP:
    Acertando o 1º colocado: 20 pontos;
    Acertando o 2º colocado: 30 pontos;
    Acertando o 3º colocado: 35 pontos;
    Acertando piloto(s) do pódio: 5 pontos para cada nome acertado, mesmo fora da ordem de classificação final do GP;
    3) Para participar da Classificação Geral, o palpiteiro terá de palpitar em, pelo menos, 25% dos GP’s disputados;
    4) Para cada GP sem palpite, ao participante será atribuído 0 (zero) ponto, número esse que será considerado para apuração da média da Classificação Geral.
    5) No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro;
    6) Após cada GP são apresentados os resultados e os vencedores são os que marcarem mais pontos conforme o “regulamento”.
    Participe ativamente e, quem sabe, o Fábio consegue um patrocínio legal para distribuir uns prêmios pra nós (rsrsrs) no final do campeonato.
    Abraço a todos!
    RAMIRO MAROTE
    SANTOS/SP

  2. Erick Breder comentou em 17/03/12 at 13:49

    Só pra não perder a oportunidade.

    A colocação de Fábio Seixas sobre a Pré-Temporada sobre as equipes de F1. Abaixo sua análise sobre a Williams:

    “Williams – Alerta aos velhos e novos sennistas: não esperem nada de 2012. Em voltas lançadas o carro é de médio para ruim. Em “long runs” é ruim mesmo.”

    O que falar agora? hahaha.. O Maldonado simplesmente colocou a Williams, na frente de todas as suas concorrentes, as “ditas intermediárias”. Ficou na frente de Force India (em mais de 0,5s), da Toro Rosso, Sauber e Caterham (se é que podemos colocar a caterham nesse bolo)…

    Então meu caro Fábio Seixas.. só me restou rir de você e dos demais “especialistas” de plantão.. aqueles que assinam como “jornalistas de F1 e esporte a motor”… hahahahahaha

  3. Paulo F comentou em 17/03/12 at 13:39

    Não quero nem saber dessa história de sobrenome. O Barrica nunca levou baile de companheiro de time, nem na época do Schumacher dono da equipe. Vou ficar de olho nesse tal de Bruno S, começou mal, muito mal o danado!

  4. João Paulo comentou em 17/03/12 at 13:30

    EXATAMENTE ISSO FABIO!!! Eu estava esperando chegar nessa situação. Agora todos vão ver que o Vettel só era um excelente piloto porque tinha um grande carro.

    • Fabio comentou em 17/03/12 at 16:26

      Eu pensei que o carro do chucrute era do tamanho dos outros…

      • Fausto comentou em 18/03/12 at 0:12

        Fabio
        Acompanho todos os seus pits e posts, mas vamos considerar que tem muito sentido comentário de (João Paulo faz o, por favor, veja sem sarcasmo.
        Vetel é um bom piloto com um bom carro, nada mais de excepcional..

  5. francisco comentou em 17/03/12 at 13:27

    Desde 2008 a Ferrari não faz um carro decente.Com a grana que gasta deveria fazer.Esse Domenicali é muito incompetente!!!
    Afundou o Massa em 2008, o Alonso em 2010.Esse ano vai pelo mesmo caminho.
    Até quando?

  6. Francisco comentou em 17/03/12 at 13:26

    O comentário mais sensato, equilibrado e realista foi do Carlos, às 10:14h. Parabéns, Carlos.

  7. juao comentou em 17/03/12 at 13:09

    a fi 2012 começou??? e quando começa a f indy… essa eu assisto

  8. Renato Barbosa comentou em 17/03/12 at 13:08

    Gostaria muito de ver onde estaria esse carro da Lotus com um piloto de verdade, se o Grosjean ficou em quinto imagine onde estaria com o Kubica. que pena esse acidente. Ah e o Raikkonen ja era!

  9. osvaldo junior comentou em 17/03/12 at 13:05

    Rapa!!Vc continua o MESMO!Anti-Hamilton!Reconheça rapa publicamente que ELE é o melhor do grid!!Filhote de Gavião Bueno….Tão jovem com idéias da Ditadura!!
    Uma pena!!
    sds

  10. Márcio Brisolla comentou em 17/03/12 at 12:54

    Acho que o Massa não termina o campeonato de 2012 pela Ferrari. É muito blá blá blá, sobre tipo de pilotagem diferente dele para o Alonso, que com ele o pneu aquece menos…. Piloto que está na F1 tem que se adaptar, mudar o estilo de pilotagem, o que for.
    Hoje, o Alonso que teve somente a possibilidade de dar uma única volta lançada no Q2, colocou 1s de vantagem sobre o melhor tempo do Massa, que teve todo o tempo para conseguir melhorar seu tempo e não conseguiu.
    Com certeza mudanças na Ferrari ocorrerão e também irão alcançar seu segundo piloto.

  11. Rafael comentou em 17/03/12 at 12:43

    O Bruno é fraco, não tem jeito, ou falta agressividade ou bate por bobeira. A ferrari tem que refazer o carro em pleno campeonato. Parece time de futebol desentrosado e com falta de peças importantes. Lamentável, principalmente porque é o ano de despedida do Massa, isso se ele ficar até o fim. O último brasileiro, ao sair, por favor apague a luz, pois estou cansado de torcer por nada !!!!

  12. Thalisson comentou em 17/03/12 at 12:40

    Interessante Fábio, você não foi nenhum pouco imparcial ao criticar o Bruno, falando que ficou feio… Vamos lá:

    Alonso com apenas 1 volta no Q2 foi nada mais nada menos que 1s mais rápido que o Massa, que teve muitas tentativas… Ficou muito mais feio para Massa e não para Bruno!

    Preste mais atenção.

  13. Maurício Ernesto de Souza comentou em 17/03/12 at 12:34

    E eu que pensei que não ia ouvir este ano o Massa novamente culpar a falta de aderência… Bem, pelo menos o Bruno disse que ele mesmo foi o culpado pelo tempo alto. O Massa tem que mudar o discurso e ajeitar mais o traseiro no banco e colocar um pouco mais de peso na sapatilha…

  14. Celio Ferreira comentou em 17/03/12 at 12:22

    É a suspensão baixa da maclaren se deu
    melhor sem o difusor soprado, resultado
    o carroa mais bonito e mais rapido
    como disse o Hamilton.

  15. Maury comentou em 17/03/12 at 12:20

    E o mais interessante é que a McLaren não fez aquele bico horrível das outras equipes. É o carro mais bonito e pelo visto o mais eficiente. Com relação à Ferrari, é só tirar o Domenicalli. Certeza que melhora bastante, o cara é um incompetente e sempre foi, inclusive é o culpado pela perda do título do Massa.

  16. EDSON CASTRO comentou em 17/03/12 at 12:16

    O MASSA TEM QUE CORRER SEM PNEU..TODO O ANO SÃO OS PNEUS VAI GUIAR LANCHA PO

  17. william comentou em 17/03/12 at 12:15

    Vem aí uma temporada vergonhosa pro Felipe Massa.
    Com esse carro horrível e o nível de pilotagem ridícula que ele tá, a luta vai ser pra tentar chegar em 10º em todas as corridas.
    Prognóstico: 2013 Massa na Indy.

    • Fabio comentou em 17/03/12 at 16:24

      Corrigindo, William (se me permite): 2013 Massa na RBR…da Stock.

  18. Renato comentou em 17/03/12 at 12:08

    Pow Fábio Seixas, o campeonato começou e você só disso isso?

    Tudo que narrou todo mundo já estava careca de saber…afff

  19. fernando comentou em 17/03/12 at 12:07

    senna tomo 4 decimos do maldonado, normal para corrida de estreia, maldonado não é um piloto ruim.

    o Massa passa toda corrida tomando no minimo meio segundo do alonso….

    Agora tem q correr atras do prejuízo, na corrida de domingo.

  20. Adriano comentou em 17/03/12 at 12:05

    E o Massa tomou 1s do Alonso… Começou muito bem, novamente!

  21. Celso SP comentou em 17/03/12 at 12:03

    E barrichelizado não quis deixar dúvida que veio para substituir de vez seu predecessor, ídolo e espelho, Barrica Mor.

    Nem alinharam no grid e o cara já tá chorando.

    Pra ficar igualzinho ao outro, só falta prometer o título deste ano.

  22. Paulo Geroldo comentou em 17/03/12 at 12:01

    Ficou lindo, muito lindo, para a Mclaren, este começo de temporada. Carro mais rápido e sem aquele bico horroroso! Parabéns aos projetistas da equipe inglesa. E aos ótimos pilotos também.

  23. Sergio Magalhães comentou em 17/03/12 at 12:00

    Alô Fabio,

    Foi um bom treino, um treino que há muito a gente não via, desde o final de 2010.

    É bom ver que a Red Bull já não tem o domínio do ano passado, e que a McLaren, apesar da dobradinha não está sobrando. E para surpresa a Lotus tem um bom carro, assim como a Sauber, apesar de Kobayashi e Pérez terem ficado para trás.

    Decepção mesmo só a Ferrari. E ruim para Massa que nem com Alonso rodando conseguiu ser mais rápido. Aliás, a rodada de Alonso abacou sendo bom para Felipe porque certamente o espanhol largaria entre os 10. E aí ficaria mais ruim para Felipe.

    Vai ser um ano muito complicado para a Ferrari e pelo visto um bom campeonato para a F-1.

    Um abraço, Fabio e boa temporada.

  24. MarioM comentou em 17/03/12 at 11:53

    Gostei do Senna, pena que foi muito cauteloso no Q2,
    promete boa temporada. E é ainda umas das razões para mim perder tempo com formula 1.

    • Ronaldo comentou em 17/03/12 at 14:34

      Não sei sobre o ser “cauteloso” do Senna. Vi a qualificação e vi o momento, pela camera do carro do Senna, quando êle errou na tomada da curva, passando longe do canto interno da curva, e teve que baixar muito a velocidade para não sair da pista, como quase saiu. Está me parecendo um erro de falta de concentração.

    • c.linhares comentou em 17/03/12 at 15:50

      não perca seu tempo!

  25. roger comentou em 17/03/12 at 11:42

    E o Massa em… Ficar atrás do Alonso atolado na brita, foi demais…..Quem diria que eu ia sentir saudades do Rubinho tão cedo. E o Galvão e seu puxa Burti, heim… É preciso gostar muito de F1 para aguentar tudo isso…..

  26. Mauricio comentou em 17/03/12 at 11:36

    Sei não Fábio, me parece que o domínio apenas vai mudar de lado…achei que tanto o Hamilton quanto o Button ainda tinham de onde tirar se precisassem…e imagina esse carro da Lotus nas mãos do Kubica (de antes do acidente).

  27. Andre comentou em 17/03/12 at 11:29

    O Kimi veio cheio de gracinha, não dura até o meio da temporada vai ser dispensado por baixa performance. Quer apostar? No mais acho que esse ano será bem mais imprevisível.

  28. Leonardo comentou em 17/03/12 at 11:27

    Cade o “alemãozinho” Fabio, rapaz com um carro superior aos outros fica facil agora vamos ver a coisa real.

  29. fabio moyses comentou em 17/03/12 at 11:26

    A williams queimou a lingua de muita gente aí…

    Felipe Massa foi horrivel, 1 seg. atras do Alonso, Bruno mt mal tbm!!

  30. Arnaldo M. da Silva comentou em 17/03/12 at 11:25

    Bom dia a todos

    Olha o Pessoal da area técnica da Ferrari são muito ruins,pessimos profissionais,ja falei aqui na pré temporada sem tirar o mérito do schumi que é um grande piloto,mas só fez sucesso na Ferrari,porque foi inteligente,so fechou com a equipe Italiana quanda ela aceitou contratar todo o Staff indicado por ele, então sairam da fila de 20 anos sem titulos, assim que schumi saiu o Staff tambem se mandou, O Sr. Presidente da Ferrari trouxe o Staff de Maranello, que francamente para formula 1 não da, ou trocam toda a area técnica da Ferrari ou vão ficar mais vinte anos na fila, 2012 ja foi para o ralo, o carro foi concebido morto

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).