Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Spa-2000

Por Fábio Seixas
21/08/13 10:07

Para não dizer que só estamos falando de desgraças, o capítulo de hoje da série sobre Spa trata de uma das mais espetaculares ultrapassagens de todos os tempos.

Aliás, esta é uma pergunta recorrente. “Qual foi a melhor da história?”

Via de regra, o interlocutor brasileiro já sabe a resposta que quer ouvir: “Piquet sobre Senna na Hungria”.

Sim, aquela foi sensacional pelo controle do carro, pelo ponto da pista, pela tentativa na volta anterior, por ter sido por fora…

Mas eu prefiro a de Hakkinen sobre Schumacher em Spa-2000, com Zonta ensaduichado entre os dois.

Pela dinâmica da manobra. Pelo espantoso reflexo de todos os envolvidos. Pelos enormes riscos. Pela velocidade dos carros.

E por ter sido num lugar mítico, a reta Kemmel, entre a Eau Rouge e a Les Combes.

Hakkinen saiu na pole position naquela corrida _asfalto traiçoeiro, meio molhado, meio seco, típico de Spa.

Schumacher era só o quarto no grid.

O alemão, porém, foi avançado. E contou com uma rodada do finlandês na Stavelot, na 13ª volta, para assumir a ponta.

Mas Hakkinen estava endiabrado naquele 27 de agosto. Começou a apertar o ritmo após a última parada nos pits. E, àquela altura da prova, quem enfrentava problemas era o rival: pneus desgastados.

Na 39ª das 44 voltas, Hakkinen chegou. Grudou sua McLaren na traseira da Ferrari e tentou passar pela direita na Kemmel.

Schumacher fechou a porta, o finlandês chegou a triscar a grama, fez um gesto de reprovação com a mão esquerda e preparou-se para um novo bote.

Que veio na volta seguinte, no mesmo ponto, a 340 km/h. Com uma participação especial: Zonta, da BAR, retardatário.

Os dois rivais encontraram o brasileiro no meio da pista, lento, não querendo atrapalhar. E numa ínfima fração de segundo, cada um tomou sua decisão: Schumacher foi pela esquerda, Hakkinen mandou-se pela direita.

Uma matéria completinha sobre aquele dia está neste vídeo produzido na Itália…


Vitória do finlandês, que disse após a prova ter se aproveitado do vácuo de Zonta e aproveitou para tirar uma casquinha do alemão.

Schumacher, com cara de poucos amigos no pódio, admitiu que não imaginava que Hakkinen tentaria ir pelo outro lado, com tão menos espaço.

(Hakkinen, registre-se, foi um excepcional piloto, o maior rival que o alemão teve.)

Esse tipo de coisa só acontece em Spa.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Daniel comentou em 22/08/13 at 9:01

    Gosto não se discuti. Mas não vi nada de mais nessa ultrapassagem. O mika simplesmente escolheu um lado e acelerou usando o vacuo. Me desculpa mas essa ultrapassagem não chega nem perto da do piquet em cima do senna.

  2. Titus comentou em 21/08/13 at 22:49

    Creio que o maior rival de Schumacher foi Alonso, que quebrou a hegemonia do então já sete vezes campeão. Uma coisa é bater um bicampeão, outra, um heptacampeão.

    • Não resisti... comentou em 22/08/13 at 1:54

      Uma coisa é bater um carro, outra é bater uma punheta…

  3. Leonardo comentou em 21/08/13 at 22:02

    Fábio, otima lembranca. Tinha 11 anos a época e foi por essa corrida que comecei a acompanhar a f1. Belo post!

  4. Fernando Mayer comentou em 21/08/13 at 19:21

    E sabe o que é legal? A volta em que a ultrapassagem em Spa-2000 aconteceu: “Quuaareeeeeeeeeeeeeeeennnnnnta!”…kkkkkkkk

  5. joel belmonte fialho comentou em 21/08/13 at 19:07

    Mika hakkinen foi um brilhante piloto após A.Senna, jamais deixou de ser competitivo, o único piloto que a ferrari teve foi Schumi, heptacampeão após alge da ferrari imbativel escuderia anos 90, fica na memória esta corrida de spa , corrida de Mika hakkinen assim como a grande corrida de |Airton Senna , fica impossível não comparar com o melhor piloto de todos os tempos SENNA

  6. Antonio comentou em 21/08/13 at 18:59

    Fabio, em termos de arrojo eu creio que essa ultrapassagem se compararia a uma de Rossi sobre Lorenzo em Barcelona na ultima curva ou as memoraveis ultrapassagens tambem de Rossi e Marquez recentemente no Cork Screw. Pergunta – qual dessas quatro (a acima e as tres da Moto GP que eu mencionei) voce prefere?

  7. Daniel comentou em 21/08/13 at 16:50

    Fábio, já que estamos falando em grandes disputas/ultrapassagens e o tema da semana é Spa-Francorchamps sugiro a você que o GP da Bélgica de 1979, com o pega espetacular (talvez o maior da história) entre Gilles Velleneuve e Rene Arnoux não pode ficar de fora dessa lista. Abs!

    • Não resisti... comentou em 22/08/13 at 1:57

      Dijon-Prenois fica na França…

  8. EDSON CASTRO comentou em 21/08/13 at 16:19

    ALGUÉM TEM O VÍDEO DO ACIDENTE DO JOHN WATSON EM SPA?? O CARA NASCEU DE NOVO.

    • marcelo comentou em 21/08/13 at 17:40

      Não seria em Monza 1981?

  9. Samuel Pereira comentou em 21/08/13 at 16:18

    Fabio, sinto descordar, mas sou mais a ultrapassagem do Kimi sobre o Schumacher na primeira perna da Eau Rouge em 2004. Além disso, kimi largou em 10º, com uma Mclaren que foi o 5º no mundial de construtores, e deu aula em todo mundo, conseguindo sua primeira vitória em Spa. teve uma outra ultrapassagem em cima do Couthard na saída da Eau Rouge, mas foi menos espetacular.

    http://www.youtube.com/watch?v=ex9Vd6QAn1s

    • Não resisti... comentou em 22/08/13 at 1:58

      Essa do vídeo foi ANTES da Eau Rouge…

      • rafael comentou em 23/08/13 at 15:01

        Na Eau Rouge foi em 2012 http://www.youtube.com/watch?v=yScLDcxTtrk

  10. Henrique Dias comentou em 21/08/13 at 15:18

    Quando se faz uma analise de qual foi a ultrapassagem mais espetacular, deve-se levar em conta o equilibrio ( igualdade ) ou não dos carros. Neste ponto a do Piquet sobre o Senna está longe de ser a mais importante, eis que o carro do Piquet era muito, mas muito mais veloz do que o do Senna, que também estava com os pneus desgastados. Visualmente foi muito bonita, pelo controle excepcional dos dois pilotos. Mas pela igualdade dos carros. fico com a do Mika sobre o Schummi.

    • Julio comentou em 21/08/13 at 16:25

      até parece, aquela ultrapassagem do Piquet sobre o Senna é de longe a melhor de todos os tempos , são as viúvas do Senna, que eu também admiro, que sempre querem passar um pano.

      • Henrique Dias comentou em 21/08/13 at 16:39

        Eu era bem adulto na época, e tenho o vídeo da corrida inteiro gravado. Naquele tempo em que o Galvão ainda não tinha ficado gaga. Falo sobre dados comprovados, não tenho que ficar bajulando um ou outro piloto. Como disse, os dois demonstraram habilidade excepcional, inclusive o Piquet. Não sou viúva de ninguém, não preciso disto, bastam-me os mortos da vida real.

        • Adailton comentou em 21/08/13 at 16:57

          O que tem a ver um carro ser melhor do que o outro, quando um FÓRMULA UM faz uma ultrapassagem de lado em uma curva? Se fosse simples veríamos isso toda corrida. Hoje a galera vibra com meras traseiradas e diz: “Oh, que controle do carro…”. Essa do Fabio é muito boa pelo reflexo e pelo risco, pois um erro de cálculo de qualquer um e tava todo mundo no caixão, ou seja, arrojadíssima, mas pouco inteligente.

        • Maciel comentou em 21/08/13 at 20:23

          Mas que tem um ar de viúva isso que você disse, não entender o que foi aquela ultrapassagem e diminuir o que aconteceu é coisa sim de viúva.

          • Não resisti... comentou em 22/08/13 at 1:59

            Sol e chuva é coisa de viúva. Chuva e sol é coisa de espanhol. E tenho dito!

    • Murilo Rodrigues comentou em 21/08/13 at 17:58

      “….que o do Senna, que também estava com os pneus desgastados.” Isso é querer menosprezar a ultrapassagem do Piquet. Para completar: quem te passou essa informação? E não me lembro dos pneus do piloto da Lotus estarem “no bagaço”.

    • rafael comentou em 23/08/13 at 15:02

      Na ultrapassagem do Mika sobre o Schumacher também há grande diferença de performance, a mclaren tira mais de meio segundo por volta antes de começar o duelo.

  11. Carlos comentou em 21/08/13 at 13:38

    Quando tinha 10 anos eu acordava pra assistir as corridas só por causa do Hakkinen, talvez por 4 anos antes ter pegado birra do Schumi após a morte do senna (sem muito motivo, eu sei, mas eu era só um menino de 6 anos fanático por seu idólo). Aqueles anos de 1998, 1999 e 2000 foram memoráveis pra mim, inclusive essa corrida e essa ultrapassagem. Bela recordação, Fábio. Continue o bom trabalho

    • Rafael Martins comentou em 22/08/13 at 7:28

      Eu tinha a mesma idade e tbm fazia o mesmo!
      Meu, qdo o Hakinnen se aposentou eu fiquei tão triste rsrsrs
      Era fã do finlandês, bons tempos…

  12. Alexandre Novaes comentou em 21/08/13 at 13:26

    Saudade da época que os motores berravam.

  13. Alfredo Aguiar, Orlando FL comentou em 21/08/13 at 13:23

    Hááááá, Fábio, fosse falar que o Mika foi o maior rival do alemão, as espanetes vão te atirar paralelepípedos, rsrsrsrs!!!

    • Julio comentou em 21/08/13 at 16:26

      Mika foi muito piloto,.

  14. Marcelo comentou em 21/08/13 at 13:14

    Envolvendo retardatários, Senna tomou duas ultrapassagens antológicas, uma de Prost e outra de Mansell. E aconteceu em sequência de curvas onde o “braço” faz toda diferença. Essa do Mansell foi fenomenal, verdadeiro “baile” em cima do brasileiro.

    F1 GP France 1988 Alain Prost vs Ayrton Senna
    http://www.youtube.com/watch?v=GG-YVa70-JE

    1989 – Hungaroring – Nigel Mansell overtakes Ayrton Senna for the lead
    http://www.youtube.com/watch?v=qAlULf9EDBw

    A ultrapassagem de Hakkinen foi bonita, mas foi no retão muito graças ao desempenho do carro. Schumacher não tinha como segurar a liderança, seus pneus estavam no fiasco(se não me engano, Senna também vinha lento quando Mansell ultrapassou na Hungria 89).

    Desde a classificação Hakkinen mostrou que tinha um carro muito superior a do alemão, a diferença entre eles(tanque pesado), ficou em 0.906, muita coisa! Com carro leve ao final da corrida e com pneus novos o finlandês estava voando na pista. Pelo carro que tinha, o alemão fez muito em chegar em segundo.

    Classificação grid – SPA 2000:
    1- Hakkinen, 1’50”646
    2- Trulli, 1’51”419
    3- Button, 1’51”444
    4- Schumacher, 1’51”552

    http://www.statsf1.com/pt/2000/belgique/qualification.aspx

    Raikkonen também fez uma corrida fantástica em 2005(GP do Japão). Largou em 17º, ultrapassou vários carros durante a corrida, e o líder Fisichella na última volta.

    Raikkonen passes Fisichella – Suzuka 2005
    https://www.youtube.com/watch?v=-M1PcivMGu8

    • Murilo Rodrigues comentou em 21/08/13 at 16:07

      Pelo que me lembro, a ultrapassagem do Mansell sobre o Senna foi que o brasileiro não esperava uma tentativa naquele trecho do circuito que, aliás, não me lembro de ter havido alguma outra por ali. Há uma ultrapassagem do Prost sobre dois carros (ao mesmo tempo), se não me engano, duas Williams, no miolo do “stadium” de Hockenheim, mesmo que em baixa velocidade, achei fantástica.

    • Não resisti... comentou em 22/08/13 at 2:05

      Não lembrava desse passão do Prost… Só pra contradizer os que alimentam o estereótipo de que o Professor era vacilão e só o Senna era o bonzão diante dos retardatários… Senna vacilou feio diante da Minardi desta feita… Mas naquela do Mansell, Senna não podia fazer nada, pegou a Onix do Johansson quase parada saindo da curva.

  15. Cranio comentou em 21/08/13 at 12:59

    Eu ainda acho Piquet/Senna/Hungria superior a esta.

    Concordo que no visual, esta do MS/MH/Spa é mais impressionante, mas não exigiu muita habilidade. Cada um foi para um lado, o que qualquer outro piloto faria.

    O Piquet ficou estudando uma forma de passar o Senna por várias voltas, no único ponto de ultrapassagem da pista e sabe-se lá como ele segurou o carro na curva. Em termos de habilidade envolvida (de ambos, pois o Senna se defendeu muito bem também) esta é bem superior a de Spa.

    E caso só possa comparar ultrapassagens em Spa, eu elegeria a de Webber/Alonso na subida da Eau Rouge, local bem apertado para dois carros e fez o Alonsito tirar o pé do acelerador…

    • Moy comentou em 21/08/13 at 14:41

      Uma não exigiu habilidade … A outra só estudo.
      Ok! Agora senta lá …

      • Cranio comentou em 21/08/13 at 16:41

        Sentar o pé na reta, qualquer um senta… Quero ver entrar numa curva acima da velocidade e frear no meio dela sem sair da pista…

        Entenda o que eu disse… Nem eu e nem você faría nenhuma das duas manobras. Não me coloquei no centro da discussão…

        Cada um que aparece aqui… tá louco…

    • Não resisti... comentou em 22/08/13 at 2:09

      Concordo com o Cranio em tudo e cito ainda, além de Piquet e Webber, a ultrapassagem do Vettel sobre o Alonso em Monza, com roda na terra e tudo.

  16. Mauricio comentou em 21/08/13 at 12:54

    Alonso também foi um rival à altura. Praticamente aposentou o Dick.

    • Murilo Rodrigues comentou em 21/08/13 at 16:01

      Vocês se esquecem de uma coisa muito importante: o tempo. E o tempo é implacável com todos. Ao que parece, você é mais um que não consegue “engolir” os 7 títulos mundiais do alemão, não é mesmo? O pior, para vocês, é que isso nunca irá mudar.

  17. Antipoliticagem comentou em 21/08/13 at 12:51

    Na minha opinião o grande rival do alemão foi o Hill que ganhou dele em 96 e moralmente em 94, só que parou em 98, e no final com carros sem chance de brigar, já o Hakkinen foi um piloto rápido, ganhou no talento em 98, já em 99 se o alemão não tivesse quebrado a perna na França, ele teria vencido o campeonato, pois Hakkinen ganhou por 1 ponto do Irvine, tecnicamente o grande rival seria o Barrichello que vinha muito bem na Jordan e Stewart, mas em vez de ir para Mclaren ou Benneton, se vendeu pra Ferrari, que tirou uma grande ameaça pra eles, e ainda por cima Rubinho ajudou Byne a desenvolver o F2002, e o alemão passou a ter como grande rival Jean Todt e Ross Brawn, como ele não brigou, o caminho ficou livre para o recordes.

    • Gene Mendes comentou em 22/08/13 at 1:07

      Em 1996, Damon Hill disputou o título com o recém chegado companheiro de equipe Jacques Villeneuve

  18. Renato Barbosa comentou em 21/08/13 at 12:00

    Concordo com vc Fábio, embora a ultrapassagem de Piquet sobre Senna na Hungria tenha sido excepcional, por tudo que você já disse a diferença de equipamento naquele momento da corrida era muito favorável ao Piquet que tinha motor Honda, muito superior ao Renault e pneus novos. Já na Bélgica em 2000 Ferrari e Mclaren estavam em condições bem semelhantes. Abs!

    • liszt dutra comentou em 21/08/13 at 15:03

      Em 86 a lotus tambem tinha motor Honda, e era o que dificultava a ultrapassagem do Piquet sobre o Senna, pois em outro ponto do circuito era impossivel ultarapassar. Neste tempo também os pneus duravam uma corrida inteira, e as condiçoes entre os dois eram as mesmas, sem questionar os carros por que a Willians era superior. Naquela corrida tanto Piquet como Senna deram show. Final Piquet em primeiro, Senna a 31 Segundos e Mansell a uma volta, inclusive do Senna

      • marcelo comentou em 21/08/13 at 17:46

        Desculpe, mas, em 86, a Lotus tinha o motor Renault. Somente em 87 é que a Honda passou a equipar a Lotus.

      • Renato Barbosa comentou em 21/08/13 at 21:14

        A Honda só foi pra Lotus em 1987. Vai pesquisar.

    • Julio comentou em 21/08/13 at 16:27

      mais uma viúva

      • Murilo Rodrigues comentou em 21/08/13 at 18:01

        É isso mesmo!

      • joel belmonte fialho comentou em 21/08/13 at 19:15

        Júlio, você deve ter um trauma muito grande , alguém te decepcionou para de ser repetitivo ,muda postura pq o melhor piloto de todos os tempos foi AIRTON SENNA, este teu trauma tem solução, hehehehe vá jogar peteca ou brincar de médico hehehehehe

        • Martins comentou em 21/08/13 at 22:08

          Evocê vai chorar no túmulo, melhor piloto na opinião tua e de gente que que dis que foi ele porque morreu, não porque foi mesmo,l ele foi bom como um monte foi também.

    • Murilo Rodrigues comentou em 21/08/13 at 18:00

      Você se esqueceu que o motor Renault era tão potente quanto o motor Honda. A grande diferença era que o conjunto Williams/Honda era superior ao Lotus/Renault.

  19. fabricio comentou em 21/08/13 at 11:58

    Foi sensacional mesmo, porém numa reta . Mas o que Piquet fez foi espetacular, na Hungria, no cicuito de dificil ultrapassagem, por fora numa curva, na parte suja, com carro saindo de traseira, em cima de Senna que era conhecido por ser o que freiava mais perto possível das curvas. Respeito sua opinião.

  20. Jo Lima comentou em 21/08/13 at 11:51

    O que será que há na água da Finlândia que, num país tão pequenino em termos de população ( acho que não passa de 5 milhões de pessoas, ou seja, a zona sul de são paulo -rs ) tem 4 títulos mundias, e dois pilotos muito bons = Hakkinen e Raikonnen? Tem o mesmo núnmero de títulos da França, só para comparar.

  21. claudio alemao comentou em 21/08/13 at 11:34

    fabio, legal, ve se coloca + ultrapassagens…..

  22. claudio alemao comentou em 21/08/13 at 11:32

    sou muito + a do piquet no senna…..essa foi lindo todavia foi na reta….. a do piquet foi puro braço

  23. Adriano comentou em 21/08/13 at 11:16

    Oi Fabio. Sem duvida nenhuma sensacional a manobra, eu queria ver a cara do Zonta quando viu os dois chegando. Tem uma do COultard no Schumacher no Brasil em 2001 semelhante a esta. Com o Marques no meio!! E ai vai a dica pq os finlandeses destroem em esporte a motor. Um abraço
    http://www.youtube.com/watch?v=2bmqdnx5R1U

  24. Mariana comentou em 21/08/13 at 11:15

    O incrível dessa ultrapassagem é que não teve nenhuma “pausa para pensar”: chegou no Zonta, cada um desviou pra um lado e pronto!

  25. wendel prado comentou em 21/08/13 at 11:05

    fabio. O schumacher é o maior vencedor de SPA? A maior lembrança que lembro de SPA é do Senna parando o carro para socorrer um pilto que havia batido o carro… memorável.

    Abs,

  26. Fabio Amparo comentou em 21/08/13 at 11:00

    Assisti à corrida neste dia, e confesso que tomei um susto quando os vi saindo um para cada lado.

    Mas a melhor de todas foi Vettel > Alonso em Monza, pela audácia e coragem de colocar duas rodas na terra, na curva e muito rápido.

    Abraços

  27. GILSON FRANÇA comentou em 21/08/13 at 10:47

    Fábio, sou fã de Schumi mais devo admitir que essa manobra foi muito bonita. Fábio falando sobre o livor A Maquina que você prefaciou, porque não indica aos amigos que sempre estão que postando seus comentários? Com toda certeza vão conhecer melhor o Schumi o que acha?

    • Mariana comentou em 21/08/13 at 11:06

      Dando minha opinião não solicitada, não gosto muito desse livro não. Não existe nadinha nele que eu, como simples fã, já não soubesse pela internet, sem procurar muito. É a impressão que eu tive sobre a autora: é uma fã comum que escreveu um trabalho acadêmico com o que já sabia, não vi onde a imensa bibliografia automobilística listada foi utilizada. Não há nenhum problema em ser trabalho de fã, pelo contrário, é um livro “gostoso”, mas não é um trabalho de pesquisa profissional.

  28. Filipe comentou em 21/08/13 at 10:31

    De fato, Mika foi o único capaz de peitar Schumacher no final dos anos 90… Hill e Villeneuve foram campeões em cima do alemão, mas se beneficiaram grandemente de carros da Williams muito superiores.

  29. Alexandre comentou em 21/08/13 at 10:25

    Registre-se a maestria de Zonta, que procurava toda hora por onde eles viriam e que corretamente se manteve reto, porque se ele resolve ir para uma lado para deixar passar batiam. Hoje em dia, com esses pilotos pagantes, o que se vê é dificuldades de passarem retardatários e quando não mudam de posição em cima da hora.

  30. Allan comentou em 21/08/13 at 10:23

    Se o Hakkinen não tivesse começado tão mal esta temporada com certeza o Schumacher não teria sido o campeão…

    • Murilo Rodrigues comentou em 21/08/13 at 12:14

      Novamente o tal do “se”: “se isso”, “se aquilo”. Há tantos “se” na história da F-1 que é melhor parar por aqui .

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).