Spa-2000
21/08/13 10:07Para não dizer que só estamos falando de desgraças, o capítulo de hoje da série sobre Spa trata de uma das mais espetaculares ultrapassagens de todos os tempos.
Aliás, esta é uma pergunta recorrente. “Qual foi a melhor da história?”
Via de regra, o interlocutor brasileiro já sabe a resposta que quer ouvir: “Piquet sobre Senna na Hungria”.
Sim, aquela foi sensacional pelo controle do carro, pelo ponto da pista, pela tentativa na volta anterior, por ter sido por fora…
Mas eu prefiro a de Hakkinen sobre Schumacher em Spa-2000, com Zonta ensaduichado entre os dois.
Pela dinâmica da manobra. Pelo espantoso reflexo de todos os envolvidos. Pelos enormes riscos. Pela velocidade dos carros.
E por ter sido num lugar mítico, a reta Kemmel, entre a Eau Rouge e a Les Combes.
Hakkinen saiu na pole position naquela corrida _asfalto traiçoeiro, meio molhado, meio seco, típico de Spa.
Schumacher era só o quarto no grid.
O alemão, porém, foi avançado. E contou com uma rodada do finlandês na Stavelot, na 13ª volta, para assumir a ponta.
Mas Hakkinen estava endiabrado naquele 27 de agosto. Começou a apertar o ritmo após a última parada nos pits. E, àquela altura da prova, quem enfrentava problemas era o rival: pneus desgastados.
Na 39ª das 44 voltas, Hakkinen chegou. Grudou sua McLaren na traseira da Ferrari e tentou passar pela direita na Kemmel.
Schumacher fechou a porta, o finlandês chegou a triscar a grama, fez um gesto de reprovação com a mão esquerda e preparou-se para um novo bote.
Que veio na volta seguinte, no mesmo ponto, a 340 km/h. Com uma participação especial: Zonta, da BAR, retardatário.
Os dois rivais encontraram o brasileiro no meio da pista, lento, não querendo atrapalhar. E numa ínfima fração de segundo, cada um tomou sua decisão: Schumacher foi pela esquerda, Hakkinen mandou-se pela direita.
Uma matéria completinha sobre aquele dia está neste vídeo produzido na Itália…
Vitória do finlandês, que disse após a prova ter se aproveitado do vácuo de Zonta e aproveitou para tirar uma casquinha do alemão.
Schumacher, com cara de poucos amigos no pódio, admitiu que não imaginava que Hakkinen tentaria ir pelo outro lado, com tão menos espaço.
(Hakkinen, registre-se, foi um excepcional piloto, o maior rival que o alemão teve.)
Esse tipo de coisa só acontece em Spa.
Gosto não se discuti. Mas não vi nada de mais nessa ultrapassagem. O mika simplesmente escolheu um lado e acelerou usando o vacuo. Me desculpa mas essa ultrapassagem não chega nem perto da do piquet em cima do senna.
Creio que o maior rival de Schumacher foi Alonso, que quebrou a hegemonia do então já sete vezes campeão. Uma coisa é bater um bicampeão, outra, um heptacampeão.
Uma coisa é bater um carro, outra é bater uma punheta…
Fábio, otima lembranca. Tinha 11 anos a época e foi por essa corrida que comecei a acompanhar a f1. Belo post!
E sabe o que é legal? A volta em que a ultrapassagem em Spa-2000 aconteceu: “Quuaareeeeeeeeeeeeeeeennnnnnta!”…kkkkkkkk
Mika hakkinen foi um brilhante piloto após A.Senna, jamais deixou de ser competitivo, o único piloto que a ferrari teve foi Schumi, heptacampeão após alge da ferrari imbativel escuderia anos 90, fica na memória esta corrida de spa , corrida de Mika hakkinen assim como a grande corrida de |Airton Senna , fica impossível não comparar com o melhor piloto de todos os tempos SENNA
Fabio, em termos de arrojo eu creio que essa ultrapassagem se compararia a uma de Rossi sobre Lorenzo em Barcelona na ultima curva ou as memoraveis ultrapassagens tambem de Rossi e Marquez recentemente no Cork Screw. Pergunta – qual dessas quatro (a acima e as tres da Moto GP que eu mencionei) voce prefere?
Fábio, já que estamos falando em grandes disputas/ultrapassagens e o tema da semana é Spa-Francorchamps sugiro a você que o GP da Bélgica de 1979, com o pega espetacular (talvez o maior da história) entre Gilles Velleneuve e Rene Arnoux não pode ficar de fora dessa lista. Abs!
Dijon-Prenois fica na França…
ALGUÉM TEM O VÍDEO DO ACIDENTE DO JOHN WATSON EM SPA?? O CARA NASCEU DE NOVO.
Não seria em Monza 1981?
Fabio, sinto descordar, mas sou mais a ultrapassagem do Kimi sobre o Schumacher na primeira perna da Eau Rouge em 2004. Além disso, kimi largou em 10º, com uma Mclaren que foi o 5º no mundial de construtores, e deu aula em todo mundo, conseguindo sua primeira vitória em Spa. teve uma outra ultrapassagem em cima do Couthard na saída da Eau Rouge, mas foi menos espetacular.
http://www.youtube.com/watch?v=ex9Vd6QAn1s
Essa do vídeo foi ANTES da Eau Rouge…
Na Eau Rouge foi em 2012 http://www.youtube.com/watch?v=yScLDcxTtrk
Quando se faz uma analise de qual foi a ultrapassagem mais espetacular, deve-se levar em conta o equilibrio ( igualdade ) ou não dos carros. Neste ponto a do Piquet sobre o Senna está longe de ser a mais importante, eis que o carro do Piquet era muito, mas muito mais veloz do que o do Senna, que também estava com os pneus desgastados. Visualmente foi muito bonita, pelo controle excepcional dos dois pilotos. Mas pela igualdade dos carros. fico com a do Mika sobre o Schummi.
até parece, aquela ultrapassagem do Piquet sobre o Senna é de longe a melhor de todos os tempos , são as viúvas do Senna, que eu também admiro, que sempre querem passar um pano.
Eu era bem adulto na época, e tenho o vídeo da corrida inteiro gravado. Naquele tempo em que o Galvão ainda não tinha ficado gaga. Falo sobre dados comprovados, não tenho que ficar bajulando um ou outro piloto. Como disse, os dois demonstraram habilidade excepcional, inclusive o Piquet. Não sou viúva de ninguém, não preciso disto, bastam-me os mortos da vida real.
O que tem a ver um carro ser melhor do que o outro, quando um FÓRMULA UM faz uma ultrapassagem de lado em uma curva? Se fosse simples veríamos isso toda corrida. Hoje a galera vibra com meras traseiradas e diz: “Oh, que controle do carro…”. Essa do Fabio é muito boa pelo reflexo e pelo risco, pois um erro de cálculo de qualquer um e tava todo mundo no caixão, ou seja, arrojadíssima, mas pouco inteligente.
Mas que tem um ar de viúva isso que você disse, não entender o que foi aquela ultrapassagem e diminuir o que aconteceu é coisa sim de viúva.
Sol e chuva é coisa de viúva. Chuva e sol é coisa de espanhol. E tenho dito!
“….que o do Senna, que também estava com os pneus desgastados.” Isso é querer menosprezar a ultrapassagem do Piquet. Para completar: quem te passou essa informação? E não me lembro dos pneus do piloto da Lotus estarem “no bagaço”.
Na ultrapassagem do Mika sobre o Schumacher também há grande diferença de performance, a mclaren tira mais de meio segundo por volta antes de começar o duelo.
Quando tinha 10 anos eu acordava pra assistir as corridas só por causa do Hakkinen, talvez por 4 anos antes ter pegado birra do Schumi após a morte do senna (sem muito motivo, eu sei, mas eu era só um menino de 6 anos fanático por seu idólo). Aqueles anos de 1998, 1999 e 2000 foram memoráveis pra mim, inclusive essa corrida e essa ultrapassagem. Bela recordação, Fábio. Continue o bom trabalho
Eu tinha a mesma idade e tbm fazia o mesmo!
Meu, qdo o Hakinnen se aposentou eu fiquei tão triste rsrsrs
Era fã do finlandês, bons tempos…
Saudade da época que os motores berravam.
Hááááá, Fábio, fosse falar que o Mika foi o maior rival do alemão, as espanetes vão te atirar paralelepípedos, rsrsrsrs!!!
Mika foi muito piloto,.
Envolvendo retardatários, Senna tomou duas ultrapassagens antológicas, uma de Prost e outra de Mansell. E aconteceu em sequência de curvas onde o “braço” faz toda diferença. Essa do Mansell foi fenomenal, verdadeiro “baile” em cima do brasileiro.
F1 GP France 1988 Alain Prost vs Ayrton Senna
http://www.youtube.com/watch?v=GG-YVa70-JE
1989 – Hungaroring – Nigel Mansell overtakes Ayrton Senna for the lead
http://www.youtube.com/watch?v=qAlULf9EDBw
A ultrapassagem de Hakkinen foi bonita, mas foi no retão muito graças ao desempenho do carro. Schumacher não tinha como segurar a liderança, seus pneus estavam no fiasco(se não me engano, Senna também vinha lento quando Mansell ultrapassou na Hungria 89).
Desde a classificação Hakkinen mostrou que tinha um carro muito superior a do alemão, a diferença entre eles(tanque pesado), ficou em 0.906, muita coisa! Com carro leve ao final da corrida e com pneus novos o finlandês estava voando na pista. Pelo carro que tinha, o alemão fez muito em chegar em segundo.
Classificação grid – SPA 2000:
1- Hakkinen, 1’50”646
2- Trulli, 1’51”419
3- Button, 1’51”444
4- Schumacher, 1’51”552
http://www.statsf1.com/pt/2000/belgique/qualification.aspx
Raikkonen também fez uma corrida fantástica em 2005(GP do Japão). Largou em 17º, ultrapassou vários carros durante a corrida, e o líder Fisichella na última volta.
Raikkonen passes Fisichella – Suzuka 2005
https://www.youtube.com/watch?v=-M1PcivMGu8
Pelo que me lembro, a ultrapassagem do Mansell sobre o Senna foi que o brasileiro não esperava uma tentativa naquele trecho do circuito que, aliás, não me lembro de ter havido alguma outra por ali. Há uma ultrapassagem do Prost sobre dois carros (ao mesmo tempo), se não me engano, duas Williams, no miolo do “stadium” de Hockenheim, mesmo que em baixa velocidade, achei fantástica.
Não lembrava desse passão do Prost… Só pra contradizer os que alimentam o estereótipo de que o Professor era vacilão e só o Senna era o bonzão diante dos retardatários… Senna vacilou feio diante da Minardi desta feita… Mas naquela do Mansell, Senna não podia fazer nada, pegou a Onix do Johansson quase parada saindo da curva.
Eu ainda acho Piquet/Senna/Hungria superior a esta.
Concordo que no visual, esta do MS/MH/Spa é mais impressionante, mas não exigiu muita habilidade. Cada um foi para um lado, o que qualquer outro piloto faria.
O Piquet ficou estudando uma forma de passar o Senna por várias voltas, no único ponto de ultrapassagem da pista e sabe-se lá como ele segurou o carro na curva. Em termos de habilidade envolvida (de ambos, pois o Senna se defendeu muito bem também) esta é bem superior a de Spa.
E caso só possa comparar ultrapassagens em Spa, eu elegeria a de Webber/Alonso na subida da Eau Rouge, local bem apertado para dois carros e fez o Alonsito tirar o pé do acelerador…
Uma não exigiu habilidade … A outra só estudo.
Ok! Agora senta lá …
Sentar o pé na reta, qualquer um senta… Quero ver entrar numa curva acima da velocidade e frear no meio dela sem sair da pista…
Entenda o que eu disse… Nem eu e nem você faría nenhuma das duas manobras. Não me coloquei no centro da discussão…
Cada um que aparece aqui… tá louco…
Concordo com o Cranio em tudo e cito ainda, além de Piquet e Webber, a ultrapassagem do Vettel sobre o Alonso em Monza, com roda na terra e tudo.
Alonso também foi um rival à altura. Praticamente aposentou o Dick.
Vocês se esquecem de uma coisa muito importante: o tempo. E o tempo é implacável com todos. Ao que parece, você é mais um que não consegue “engolir” os 7 títulos mundiais do alemão, não é mesmo? O pior, para vocês, é que isso nunca irá mudar.
Na minha opinião o grande rival do alemão foi o Hill que ganhou dele em 96 e moralmente em 94, só que parou em 98, e no final com carros sem chance de brigar, já o Hakkinen foi um piloto rápido, ganhou no talento em 98, já em 99 se o alemão não tivesse quebrado a perna na França, ele teria vencido o campeonato, pois Hakkinen ganhou por 1 ponto do Irvine, tecnicamente o grande rival seria o Barrichello que vinha muito bem na Jordan e Stewart, mas em vez de ir para Mclaren ou Benneton, se vendeu pra Ferrari, que tirou uma grande ameaça pra eles, e ainda por cima Rubinho ajudou Byne a desenvolver o F2002, e o alemão passou a ter como grande rival Jean Todt e Ross Brawn, como ele não brigou, o caminho ficou livre para o recordes.
Em 1996, Damon Hill disputou o título com o recém chegado companheiro de equipe Jacques Villeneuve
Concordo com vc Fábio, embora a ultrapassagem de Piquet sobre Senna na Hungria tenha sido excepcional, por tudo que você já disse a diferença de equipamento naquele momento da corrida era muito favorável ao Piquet que tinha motor Honda, muito superior ao Renault e pneus novos. Já na Bélgica em 2000 Ferrari e Mclaren estavam em condições bem semelhantes. Abs!
Em 86 a lotus tambem tinha motor Honda, e era o que dificultava a ultrapassagem do Piquet sobre o Senna, pois em outro ponto do circuito era impossivel ultarapassar. Neste tempo também os pneus duravam uma corrida inteira, e as condiçoes entre os dois eram as mesmas, sem questionar os carros por que a Willians era superior. Naquela corrida tanto Piquet como Senna deram show. Final Piquet em primeiro, Senna a 31 Segundos e Mansell a uma volta, inclusive do Senna
Desculpe, mas, em 86, a Lotus tinha o motor Renault. Somente em 87 é que a Honda passou a equipar a Lotus.
A Honda só foi pra Lotus em 1987. Vai pesquisar.
mais uma viúva
É isso mesmo!
Júlio, você deve ter um trauma muito grande , alguém te decepcionou para de ser repetitivo ,muda postura pq o melhor piloto de todos os tempos foi AIRTON SENNA, este teu trauma tem solução, hehehehe vá jogar peteca ou brincar de médico hehehehehe
Evocê vai chorar no túmulo, melhor piloto na opinião tua e de gente que que dis que foi ele porque morreu, não porque foi mesmo,l ele foi bom como um monte foi também.
Você se esqueceu que o motor Renault era tão potente quanto o motor Honda. A grande diferença era que o conjunto Williams/Honda era superior ao Lotus/Renault.
Foi sensacional mesmo, porém numa reta . Mas o que Piquet fez foi espetacular, na Hungria, no cicuito de dificil ultrapassagem, por fora numa curva, na parte suja, com carro saindo de traseira, em cima de Senna que era conhecido por ser o que freiava mais perto possível das curvas. Respeito sua opinião.
O que será que há na água da Finlândia que, num país tão pequenino em termos de população ( acho que não passa de 5 milhões de pessoas, ou seja, a zona sul de são paulo -rs ) tem 4 títulos mundias, e dois pilotos muito bons = Hakkinen e Raikonnen? Tem o mesmo núnmero de títulos da França, só para comparar.
fabio, legal, ve se coloca + ultrapassagens…..
sou muito + a do piquet no senna…..essa foi lindo todavia foi na reta….. a do piquet foi puro braço
Oi Fabio. Sem duvida nenhuma sensacional a manobra, eu queria ver a cara do Zonta quando viu os dois chegando. Tem uma do COultard no Schumacher no Brasil em 2001 semelhante a esta. Com o Marques no meio!! E ai vai a dica pq os finlandeses destroem em esporte a motor. Um abraço
http://www.youtube.com/watch?v=2bmqdnx5R1U
O incrível dessa ultrapassagem é que não teve nenhuma “pausa para pensar”: chegou no Zonta, cada um desviou pra um lado e pronto!
fabio. O schumacher é o maior vencedor de SPA? A maior lembrança que lembro de SPA é do Senna parando o carro para socorrer um pilto que havia batido o carro… memorável.
Abs,
Assisti à corrida neste dia, e confesso que tomei um susto quando os vi saindo um para cada lado.
Mas a melhor de todas foi Vettel > Alonso em Monza, pela audácia e coragem de colocar duas rodas na terra, na curva e muito rápido.
Abraços
Fábio, sou fã de Schumi mais devo admitir que essa manobra foi muito bonita. Fábio falando sobre o livor A Maquina que você prefaciou, porque não indica aos amigos que sempre estão que postando seus comentários? Com toda certeza vão conhecer melhor o Schumi o que acha?
Dando minha opinião não solicitada, não gosto muito desse livro não. Não existe nadinha nele que eu, como simples fã, já não soubesse pela internet, sem procurar muito. É a impressão que eu tive sobre a autora: é uma fã comum que escreveu um trabalho acadêmico com o que já sabia, não vi onde a imensa bibliografia automobilística listada foi utilizada. Não há nenhum problema em ser trabalho de fã, pelo contrário, é um livro “gostoso”, mas não é um trabalho de pesquisa profissional.
De fato, Mika foi o único capaz de peitar Schumacher no final dos anos 90… Hill e Villeneuve foram campeões em cima do alemão, mas se beneficiaram grandemente de carros da Williams muito superiores.
Registre-se a maestria de Zonta, que procurava toda hora por onde eles viriam e que corretamente se manteve reto, porque se ele resolve ir para uma lado para deixar passar batiam. Hoje em dia, com esses pilotos pagantes, o que se vê é dificuldades de passarem retardatários e quando não mudam de posição em cima da hora.
Se o Hakkinen não tivesse começado tão mal esta temporada com certeza o Schumacher não teria sido o campeão…
Novamente o tal do “se”: “se isso”, “se aquilo”. Há tantos “se” na história da F-1 que é melhor parar por aqui .