Spa-1960
20/08/13 11:16Dois pilotos mortos em acidentes diferentes num intervalo de 20 minutos.
Esta é a história do GP da Bélgica de 1960.
Uma corrida sombria antes mesmo de começar e que guarda semelhanças com Imola-94.
Na sexta-feira, Stirling Moss bateu na Burnenville após o eixo de sua Lotus 18 quebrar e foi catapultado pra fora do carro. Quebrou as duas pernas.
Outro inglês, Mike Taylor, que fazia sua segunda corrida na categoria, também sofreu um problema com uma Lotus 18 _barra de direção_, acertou as árvores e se arrebentou todo. Sobreviveu, mas nunca mais correu na F-1.
No domingo a coisa foi ainda pior.
Na 19ª volta da corrida, Chris Bristow, também inglês e fazendo seu quarto GP na F-1, perdeu o controle na Malmedy e bateu. Foi encontrado fora do carro, um Cooper T51, incendiado. Morto.
Cinco voltas depois, Alan Stacey _sim, inglês e com uma Lotus 18_, foi acertado por um pássaro quando estava em sexto lugar, na Burnenville.
Sem controle, seu carro decolou em um barranco. Stacey atravessou um cerrado matagal e foi parar num campo aberto. Morto.
Uma página triste na história do circuito mais espetacular da F-1.
(Por motivos óbvios, este post fica valendo como o “Naftalina” desta semana.)
Fabio!!Sei que o blog e seu e tals, mas se der, lembre com carinho da corrida de Spa 2008, um dos melhores finais de corrida que me lembro, pena que a FIA interviu no duelo e deu a vitória de presente pro Massa (injusto na minha modesta opinião).
Ou… Fórmula 1 sem mimimi…
Desde quando não ter morte na F1 é mimimi?
O Grand Prix da Bélgica ainda lembra muito a F-1 antiga. Mas, se o GP da Bélgica um dia deixasse de ser realizado no calendário da principal categoria do automobilismo mundial, seria o fim da F-1.
Fábio, vejo que você ainda deve estar sentindo uma baita saudade do seu programa Pit Stop, mas também, muitos dos seus leais amigos que frequentam o seu blog.
Valeu, Regis!
Abs
Fábio segue as fotos dos acidentes em Spa 1960:
http://www.documentingreality.com/forum/f10/indy-formula-one-fatal-non-fatal-crash-photos-stop-motion-color-b-w-frames-109345/index81.html
Rapaz, eu ia pegar a estrada de moto esse final de semana.
Depois de ter visto esse teu site perdi a coragem!
Tá certo que eu gosto de destruição, mas…ôrra!!!
Viu a foto do acidente do Zanardi?
Eu gosto de carros estourando e não de pessoas! Site recomendado pra quem tem estômago (não é o meu caso!)
Realmente, viu os pedaços das pernas do Zanardi?
Triste mesmo.
Valia você mostrar a pancada do Burti também, se der mostra nas próximas.
Fábio Seixas parece que estes acidentes inspiraram o filme Gran Prix …como a morte do Piloto Francês interpretado por Ivez Montand que ficou na árvore pendurado.
Cara,
É igualzinhjo mesmo ao que rola no filme GrandPrix!
Alias…filmaço!
Os três circuitos que eu semprte gostei na F-1 são Spa, Monza e o antigo traçado em Hockenheim, aliás Fábio existe o antigo traçado que passava pela Floresta Negra, há alguma possibilidade da volta do circuito tradicional?
Tá certo que o contexto é “F1 sem Mimimí”, mas 4 acidentes, com 2 pilotos quebrados e 2 mortes tbm já é demais!
“what happened to the Belgian intellegentsia?”
Esse é o lado ruim da F-1 sem mimimi
Alberto, nos anos 60, era essa a tecnologia de ponta na F-1. Não se pode comparar com os dias atuais.
Sempre foi meu circuito favorito e passei a gostar ainda mais depois q comecei a jogar no video game com meu filho, é disparado o traçado mais emocionante, não me venham com esses lixos modernosos q só servem pra aumentar ainda mais a conta bancária do Sr. Bernie Ecclestone. Também gostava muito do antigo Hockenheim com as retas da floresta mas esse já mataram. Abs!
Não se esqueça de Silverstone e Interlagos.
No Project Cars, simulador de ultima geração, tem esta pista no ano de 60 é impressionante os graficos, detalhes, Photorealismo, de uma volta pra ver os riscos desta epoca, correndo com arvores do lado.
Muito bom este tipo de Histórias, sempre fui aficionado por Histórias como estas, Sábado passado voltando de Curitiba para Sinop-MT, fiz um conexão em Congonhas e comprei o Livro “Corrida para a glória”, onde relata a temporada de F1 de 1976, comecei a ler no Sábado a noite, quando foi 20h00 de Domingo, praticamente menos de 24h depois de comprar o livro já o tinha lido.
No livro fala que em 76, o Grande Premio da Belgica foi em outro circuito, pois o mesmo passava por reformas, justamente pela quantidade grande de acidentes que ocorria em SPA.
Parabéns pelo blog! Fabio, estamos ansiosos para saber como ira ficar agora, vai continuar neste espaço ou esta se juntando com o FG?
O outro conhecido circuito belga é Zolder, onde, em 1982, nos treinos de sábado, morreu G. Villeneuve.
76 foi Zolder mesmo, mas também teve corrida em Nivelles, 72 e 74.
Fábio, por curiosidade, você é daqueles que gostam de F1 pra ver acidentes?
Não. Mas eles fazem parte da história da categoria.
Abs
Torcemos pra que não morra ninguém, ninguém perca as pernas ou fique paraplégico, mas é do ser humano gostar de destruição.
Gostamos de belas ultrapassagens mas também gostamos de rodas saindo do chão, aerofólios alçando vôo e carros dando cambalhota.
Nas edições pós-corrida do próprio site da F1 não há um único acidente que fique de fora. Isso prova que a busca pela destruição não é mera característica minha, sua, deste ou daquele: é da coletividade. É do ser humano.
Tentamos ser politicamente corretos e dizer que torcemos pra que nada aconteça, mas lá no fundo sabemos que adoramos mesmo é um início de largada como aquele de Spa no ano passado.
Falou bem!! Na prova de GT do ano passado que fui em interlagos, estava com pista molhada na largada e no S do Senna veio aquele monte de carro tudo de lado sendo que nenhum bateu ou rodou, na segunda volta a mesma coisa, quando uma criança mto pequena soltou um grito “quero ver batida”!! Todo mundo se entreolhou dando risada ficando claro que o grito do garoto era desejo de todos kkkkkkk
Assino embaixo, cara quer ver o circo pegando fogo. O que da audiência o cara fazendo gol ou a maior pancadaria dentro de um campo de futebol? A maioria mente mesmo pra se dizer evoluído.
Acidentes sempre chamaram a atenção do público; faça uma pesquisa. E mais, fazem parte não apenas do esporte ao motor como também em todos os esportes e na vida também.
Fábio, não sei o que você está preparando, mas se você precisar de uma sugestão que eu faço seria os acidentes de Zonta e Villeneuve em 1999 na Eau Rouge.
Fábio, permita-me fazer uma correção (e conto com a sua concordância), o Spa é maravilhoso sem dúvida, mas o mais fantástico circuito em que a F1 já correu é e sempre será Nordschleife, não acha?
Tenho dúvidas. Nordschleife era gigantesco, cansativo, mas acho que Spa tinha/tem mais graça. Mas, sim, é subjetivo.
Abs
Vamos deixar assim então, você mencionou “paradigmas”, então Spa é o melhor dos paradigmas.
Gosto dos dois circuitos, mas para mim o melhor não é nenhum deles, é Interlagos, mas o antigo, é claro. Apesar de o atual ainda nos proporcionar diversas provas emocionantes.
Deve ter sido um dos dias mais trágicos do automobilismo morreu também James Ernest Bryan, piloto norte americano vencedor das 500 de Indianapólis .