Por um detalhe
20/08/13 10:23Depois do “Bild”, foi a vez de a BBC, via Eddie Jordan, sugerir que a Ferrari pode anunciar Raikkonen no final de semana de Monza.
Empresário do finlandês, Robertson disse que está conversando com muita gente, o que inclui a turma de Maranello.
Colega muito bem informado, Peter Windsor tuitou que a relação entre Montezemolo e Alonso não melhorou nas últimas semanas e que a ideia é formar uma dupla Raikkonen-Vettel em 2015.
Sempre houve dois entraves para imaginar Raikkonen novamente de vermelho.
O primeiro, a também conturbada relação dele com o presidente da escuderia.
Mas nada como o tempo para cicatrizar feridas. E lá se vão quatro anos.
“A necessidade obrigou, você a me procurar”, cantava Bezerra da Silva, num clássico.
“Você era orgulhosa, mas a necessidade acabou com a sua prosa…” Apropriado para a ocasião.
Por este aspecto, já não acho tão impossível assim.
O segundo, o contrato de Alonso. É normal supor que o espanhol tenha uma cláusula que lhe dê poder de vetar o companheiro. Muita gente, inclusive eu, se apegou a esta crença.
Mas será que tem? Não esqueçamos de que ele estava em baixa quando assinou o contrato, decepcionado após a passagem pela McLaren e seu segundo período na Renault.
Este é o xis da questão.
Disso depende a formação da Ferrari para 2014.
Fábio, todas nossas suposições são do ponto de vista das equipes. A melhor dupla pra Ferrari seria Kimi e Alonso. É título de construtores na certa! Mas sabemos que Kimi jamais se prestaria ao papel de segundo piloto do Alonso. E você já se fez a pergunta de onde o Alonso gostaria de estar em 2014?
Vou copiar o comentário que fiz no post Vettel-Alonso….
“Esse negócio de se odeiam acaba no primeiro litro de vodka.
Ele vai e te digo mais: Alonso vai tomar um pau ano que vem.
Porque qdo ele estiver atrás e ficar esperando o companheiro abrir passagem, aquele sumirá.
E porque qdo ele estiver na frente vai ser a vez dele ouvir um “….faster you…”.
Ele vai precisar de umas 10 provas pra cair na real de que barrichelizado não mora mais no box ao lado kkkk
Aposto R$ 10,00 contigo.”
E mantenho a aposta. Ainda mais agora que parece que Alonso é o odiado da vez de Luca.
Amigo tem isso de pau não, só ver o que fizeram com o Massa, no retorno dele, era porca que voava todo pit stop,é só chamar três voltas depois do pneu gastar ele sai 3 ou 4 posições atrás existem diversas maneiras de deixar um piloto atrás do outro sem precisar de rádio, acho que é muito ingênuo pensar que o Kimi vai dar pau, ou você se esqueceu que ele mesmo tomou pau do Massa uma ano e e no outro precisou da entrega do primeiro lugar pelo mesmo Massa em Interlagos , é só a Ferari não querer e ele não fica na frente ai vai reclamar com o Bispo.
Pois eu acho muito ingênuo de sua parte pensar que os fracassos de Massa foram arquitetados por aqueles que menos interesses teriam por tantos dissabores.
Um piloto – eu disse PILOTO – se impõe por seus resultados. SENNA, PROST, PIQUET e alguns outros foram o que foram porque seus resultados eram maiores que as pretensões das equipes.
VETTEL é hoje o que é pelos seus resultados, não por culpa de um contrato bem armado ou porque o dono do boteco gosta dele. Ele É pelos seus resultados como PILOTO – repito, PILOTO – e não como alguém que está ali UNICA e EXCLUSIVAMENTE para ser o segundo, quicá o terceiro.
E sobre Kimi x Massa….. um deles foi campeão.
A aposta de R$ 10,00 também vale para ti. (rs)
abração
Você é muito ingênuo mesmo, estuda um pouco de marketing, e vê quem interessa que ganhe essa é a F1 de hoje, esquece de “naquele tempo” Celso. Basta ver pra chegar hoje na F1 se você não agrega patrocínios e outros interesses, que estão longes de serem esportivos, você nem chega la.
E não se esqueça das duas vezes esse ano que o Grosjean por esse mesmo motivo teve que deixar o Kimi passar,
De fato essa é uma discussão que vai muito longe.
É certo afirmar que um piloto de ponta se impõe na equipe com os seus resultados. Os grandes pilotos fazem isso. Entretanto, para um piloto chegar à Fórmula 1, ele precisa de patrocínio, de muita grana pra ter uma vaga. Esse foi um fator determinante para que Luiz Razia não estreasse esse ano.
O fato de ter muito dinheiro envolvido e uma equipe trabalhando muito me faz acreditar que não existe sabotagem de uma equipe contra o seu piloto. O que eu já vi foi uma equipe ser mais próxima de um único piloto, e não dos dois. Quem já leu histórias sobre os duelos “Lauda x Prost”, “Mansell x Piquet”, “Senna x Prost”, “Alonso x Hamilton”, sabe do que estou falando.
Ah! Massa, Vettel, Alonso e Raikonen são, no seu entender, “naquele tempo”? Então vamos combinar o seguinte: eu estudo um pouco de marketing e vc estuda um pouco de interpretação de texto.
E, sabe por que por 2 vezes (e quantas vezes mais se fizer necessário) Grojean recebeu ordens para o PRIMEIRO piloto passar? Porque Grojean é o segundo (como MASSA) e – e se – quando se lembram dele é pelas asneiras que ele faz na pista, não por vitórias. Nesse caso, o Grojean se impôs pelas M que ele fêz; uma espécie de imposição negativa kkkkkkkkkkk
Tenta mais um pouquinho, com suas aulas de marketing, a me convencer que o Massa teve tantos problemas porque a sua equipe assim preferiu. Nem todo marketing do mundo me convence que refrigerante de cola de R$1,50 é igual a coca-cola. É essa a verve: Massa é um refrigerante de R$ 1,50 que a pachecada acredita ser de R$ 5,00
Que comprem quem acreditar, inclusive os não-ingênuos.
[]s
Wellington,
Vc entendeu bem o que eu escrevi.
Sobre a questão de como um ou outro chegou até lá, não me importa e, nem quero saber.
[]s
Entendi que você é burrinho, estuda marketing Mesmo Celso, Kimi ja fez mais M que Grosjean, mas enfim você é “povão”, vai no papo da Globo que você deve falar mal e não sair da frente da tv assistindo dita cuja. quanto a valer, nem sei quem é a desmerecida pessoa que quer valar esse dinheirão, mas tenha vida própria, e pare de falar que patrocinadores e empurrões deste ou daquele na F1 nada acrescenta para ser primeiro piloto, porque ajuda e muito, vai estudar.
Que legal! Muitos responderam, mas nenhum replicou.
Escrevendo como vc escreve, não me admiro que vc ache que é o outro o burro na situação.
Gaspar, pelo que entendi, vc é um MAnÉ que pensa que vai impor sua opinião ACHANDO isso ou aquilo sobre as pessoas. Sou tão “povão” que posso me dar ao luxo de perder meu tempo com vc sem me preocupar se o “patrão” vai me flagrar . Porque o patrão sou eu kkkkkkk.
A propósito, dá uma lida na coluna do Fábio na Folha de Hoje (embora a Folha não seja tão Povão assim) e vá lá ensinar sobre “marqueting” e resultados.
Vai lá Mané
Fábio, será que o Espanhol resolveu correr por fora e fechou com a Red Bull? Meses atrás ele revelou algo do tipo: “se eu disser que não gostaria de Adrian no meu time estaria mentindo”. Sem falar que ele anda meio de saco cheio da Ferrari.
concordo , nao ficaria surpreso de ver raikonen e massa na ferrarri e alonso na lotus , e assim td meio encaminhado pra 2015 vettel na ferrari (onde sempre sonhou correu como ele mesmo ja disse) e alonso na RBR ou continuando na lotus dependendo da situaçao , nao se esqueçam qd alonso brigou na maclaren ele passou 2 anos fingindo de morto na renaut , que eh a continuaçao da lotus , pra poder se tranferir pra outra equipe grande
e será que o Alonso vetaria o Raikonen ?
Ele sabe que precisa de um piloto que tire pontos da concorrência. Companheiro tem que chegar, pelo menos de vez em quando, na frente dos adversários.
Ano passado um piloto que tirasse alguns pontinhos do Vetel, como weber tirou seus, colocaria ele com a mao no campeonato. O mesmo em 2010.
O Kimi jamais se prestaria a um papel de segundo piloto.
depende do que ele assinar, ou você viu o contrato que ele assinou ou vai assinar????, Formula 1 hoje ainda escreve que isso pode entao……
ele precisa é ganhar fazer por onde, se ele ganha do Vettel não precisa de Massa, Kimi de ninguém, isso é papo furado. Vettel ta na frente porque fez por onde e ponto final. a Ferrari ta é uma M mesmo.
Se não for o Massa, será o Kubica na Lotus ano que vem. Em 2015, Alonso e Kubica na RBR.
Tá maluco? Kubica quem???
Vou arriscar. Prá mim quem sai da Ferrari é o Alonso. A Ferrari vai reeditar a dupla campeã Kimi & Massa.
Alonso na Lotus, com a equipe lhe lambendo as sapatilhas…
Fábio,
mas o Alonso não assinou contrato por 6 anos direto.
Em 2009, ele assinou por 3, cuja única exigência seria a de não ter Hamilton como companheiro.
Em 2012, ele estendeu até 2016 e aí sim, pode ter status de vetar pilotos.
Tenho dúvidas. Que opções ele teria fora da Ferrari?
Abs
Red Bull?
Convenhamos, não faz sentido Kimi pular na cova do leão sem garantia de porcaria nenhuma!
A Ferrari hoje é uma draga e ser companheiro de Alonso só é vantagem pra um piloto em formação, o que não é o caso aqui.
No lugar de Kimi eu iria pra Red Bull e daria espetáculo ao lado de Vettel.
Mas como sou um zé ninguém e não decido bulhufas, fico aqui dando pitaco em blog na internet.
Fabio, o Alonso nao renovou o contrato depois que estava em alta com a Ferrari? E, nesta renovacao, nao poderia (ai, sim) ter incluido clausulas de veto?
Primeiramente Raikkonen é um piloto que vem sendo super valorizado, ele corre na segunda melhor escuderia da atualidade, o melhor carro nas curvas, e não está conseguindo nem fazer cocegas no Vettel, só foi campeão na Ferrari por que boicotaram o Alonso na Mclaren em razão do pupilo de Ron Dennis o Inglês da escuderia inglesa Hamilton.
Na minha opinião seria um erro da Ferrari em trazer esse piloto mediano em fim de carreira chamado de iceman, ela deveria pensar em Paul Di Resta, Bottas, Rosberg, Grosjean…
O Alonso é o melhor piloto da atualidade, seria um erro desfazer-se dele, mas não seria um absurdo para uma escuderia que apostou 10 anos no piloto comum Massa sem ele ganhar um titulo.
Concordo com tua opinião sobre o Kimi, se o Grosjean não é obrigado a deixar ele passar nas duas últimas, culpa desses contratos da F1, ele estaria em situação bem pior. Agora quanto a ALonso ser melhor, esta que nem o Barcelona todo mundo fala que é o melhor time no mundo, mas perde pros outros, porque será que só ganha o campeonato espanhol cheio de time ruins?, Fazem é propaganda demais, protegem demais o Alonso.
Fabio, perfeito seu comentário sobre a “necessidade”. Nesse momento Raikkonen está com a bola toda, enquanto que Alonso, meio bola murcha – pelo menos em Maranello. Por essa mesma razão, não acha que o finlandês poderia pedir como parte da negociação ter como companheiro Massa ao invés do espanhol? A multa de rescisão do contrato do Alonso é alta o suficiente para isso não ser uma opção? Abs
É uma pena que brasileiro em geral só saiba torcer e não apreciar… Por mim que se dane se tem brasileiro no grid ou não, mas tenho certeza que a audiência vai despencar. Se a poderosa deixar de transmitir ao vivo teremos que recorrer a links….
Fábio, alguma notícia sobre o futuro de outro felipe, o Nars?
abraço!
Ainda não.
Abs
Fábio, dada a relação estremecida entre Alonso e Motezemolo, não seria uma possibilidade a saída de Alonso para a chegada do Raikkonen?
Fábio, uma dúvida = a Ferrari já teve dois pilotos já campeões do mundo como companheiros de equipe?
Pilotos que já tinham conquistado títulos, que eu me lembre, não.
Abs
Acho que não, mesmo.
Mansell e Prost correram juntos em 1990, porém Prost tinha 3 títulos naquele momento e o inglês, ainda não…
Fábio, o Kimi indo para a Ferrari, Será que o Massa ainda consegue correr em uma boa equipe? Se você acha que sim, qual?
Para o bem do esporte confesso que estou mais curioso para ver um Alonso/Raikkonen do que rever a dupla Massa /Raikkonen. Mas este boato está mal explicado. caso se confirme acho que a Lotus trocou o Raikkonen pelo Massa…não esqueçamos que o Massa também tem bons patrocinadores!
Quais bons patrocinadores?
Seria lindo, ver dois pilotos desse gabarito correrem juntos, se acontecer vai sair faísca… rs
Fábio, será que Massa terá a oportunidade de conseguir uma vaga na Lotus em 2014?
Sem dúvida seria a melhor porta para bater. E com Grosjean como companheiro, ele poderia se dar bem.
Abs
Bem ,como O Buarriquello e o Button?:????????
Nicolas Todt já deve estar movendo os pauzinhos para que Massa vá para a Lotus.
Seria bom pra ele. Não dá pra esperar muita coisa dele estando na Ferrari.
Raikkonen na Ferrari de novo significaria uma prova de que Alonso não manda tanto assim na Ferrari. Esse é o preço que se paga por ter a língua solta e uma postura centralizadora demais.
Creio que Raikkonen tem mais portas abertas que Alonso hoje, na Formula 1.
Não acredito no Raikkonen na Ferrari, ainda mais com Alonso e Montezemolo . Independente da formação das equipes e seus pilotos 2014 deve ser uma temporada bastante interessante, se a FARELLI mantiver os pneus paçocas, aliados aos propulsores comprimidos pouco estáveis vai ser difícil prever os finais de provas nos circuitos em que a temperatura ambiente é alta.
Confesso que so passei a acreditar com a declaraçao de Eddie Jordan. So tenho a lamentar pelo finlandes….
Mais do que pensar se a Ferrari aceitaria o Kimi de volta, o que me intriga é a possibilidade do Kimi querer a Ferrari. Sei que tem o fator grana, mas depois da situação que o levou a deixar o esporte, pra mim não faz sentido ele voltar para uma das escuderias mais conturbadas pra correr ao lado de Alonso, que dispensa comentários.
Eu ainda aposto contra essa mudança.
Sabe o que é legal no seu post Fábrio (excelente, as usual, por sinal)? É que nem é mencionado o nome do Massa…Que fase a do brasileirinho!!!
Fabio,essa noticia é muito gostosa de ouvir.
Chega de ver Massa correndo só por dinheiro e deixando nós torcedores cada vez mais com raiva.Chega de ver pilotos medíocres como Barrica e Massa na formula1.Se tivermos que torcer será pelo Hélio Castroneves e pelo Kanaan.
Fabio, aonde o Felipe Massa vai parar nessa história toda ? E vc acha que Raikkonen vai querer ser segundo piloto do Alonso ? E Mesmo que em 2015 a dupla seja Raikkonen e Vettel, algum deles vai querer ser segundo piloto ?
EU JÁ DIZIA QUE ALONSO SAIU DA MACLAREN SEM AQUELA MORAL…TÁ EM BAIXA E DE SACO CHEIO COM A FERRARI…ATÉ GANGSTERERS BRIGAM ENTRE SI..QUERO QUE ELE SE EXPLODA JUNTO C A FERRARI.
Fim de Massa na F1, menos interesse do publico por F1. O que esse blogueiro vai postar? Talvez receita de culinária…
Não. Continuarei postando F-1. Mas se você quiser receitas, há uma série de sites por aí.
Abs
KKKKKKKKKKKKKKK…Se ferrou hein Ari !!
Felizmente boa parte do público deste ótimo blog é formada não só por torcedores de pilotos brasileiros, mas de fãs de automobilismo. Somente a título de comparação, não há nenhum brasileiro no top 100 do ranking de tênis da ATP e mesmo com a aposentadoria do Guga continuam existindo ótimos blogs sobre tênis.
O Massa não é referência para atrair interessados em F1….muito pelo contrário, quem gosta assiste independente de ter piloto brasileiro ou não. Vc acha que faz alguma diferença ter o Massa ou não?!
Massa atrai o interesse de quem realmente gosta de corridas o mesmo tanto que o Oasis atrai quem gosta de rock de verdade.
Massa vai embora (se for, pois ele ainda vai cavar algum lugar menor) e sequer iremos ouvir um “volta” ou que “se fosse Massa”.
Nesse ponto ele foi muito menor – muito mesmo – do que barrica.
E estou falando apenas e exclusivamente do lado esportivo. Vida pessoal ou quem ele dorme é de interesse de quem gosta de receitas de pão-de-queijo.
Já estou ansioso (se tudo concretizar, claro) pelo dia 02.03.2014, no GP do Barein. Quero muito ver o comportamento do Alonso (O do Raikkonen já é possível imaginar) e, principalmente, o da Ferrari. Poderemos ter um ‘campeonato-paralelo’ imperdível. E se o Ice-man repetir o desempenho das últimas duas temporadas… Sei não, mas acho que o Alonso sai da Ferrari na ‘miúda’ assim como saiu da McLaren em 2007.
nunca tem campeonato paralelo na Ferrari, vai ter um segundo piloto e ponto final, briga entre eles esquece, ou então o Alonso também vai sair da Ferrari das duas uma
Acho que o maior pesadelo do Alonso é esse = ano que vem as equipes vão começar do zero devido às mudanças profundas de regulamento. Como minha vó dizia, até um relógio quebrado acerta a hora duas vezes por dia: vai que o Dominicalli consegue fazer um carro pra ser campeão (rs) . Só que ele tem o kimi tagarela como companheiro e chega o final de 2014 o finlandês ganha o título. Aí eu acho que o Alonso pratica harakiri usando o chifre de um touro [rs].
Vale lembrar que o Raikkonen ficou um ano de boa com o salário (+ou- US$ 50 mi) de como se estivesse correndo na Ferrari, claro, sem os bonus de pontuação, etc…
fontes:
http://www.crash.net/f1/news/154093/1/f1_2009_driver_salaries_revealed.html
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_largest_sports_contracts
Vale ver a diferença do salario do kimi pro massa que foi melhor q o companheiro em 2008