Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Por um detalhe

Por Fábio Seixas
20/08/13 10:23

Depois do “Bild”, foi a vez de a BBC, via Eddie Jordan, sugerir que a Ferrari pode anunciar Raikkonen no final de semana de Monza.

Empresário do finlandês, Robertson disse que está conversando com muita gente, o que inclui a turma de Maranello.

Colega muito bem informado, Peter Windsor tuitou que a relação entre Montezemolo e Alonso não melhorou nas últimas semanas e que a ideia é formar uma dupla Raikkonen-Vettel em 2015.

Sempre houve dois entraves para imaginar Raikkonen novamente de vermelho.

O primeiro, a também conturbada relação dele com o presidente da escuderia.

Mas nada como o tempo para cicatrizar feridas. E lá se vão quatro anos.

“A necessidade obrigou, você a me procurar”, cantava Bezerra da Silva, num clássico.

“Você era orgulhosa, mas a necessidade acabou com a sua prosa…” Apropriado para a ocasião.

Por este aspecto, já não acho tão impossível assim.

O segundo, o contrato de Alonso. É normal supor que o espanhol tenha uma cláusula que lhe dê poder de vetar o companheiro. Muita gente, inclusive eu, se apegou a esta crença.

Mas será que tem? Não esqueçamos de que ele estava em baixa quando assinou o contrato, decepcionado após a passagem pela McLaren e seu segundo período na Renault.

Este é o xis da questão.

Disso depende a formação da Ferrari para 2014.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Guga comentou em 20/08/13 at 15:56

    Fábio, todas nossas suposições são do ponto de vista das equipes. A melhor dupla pra Ferrari seria Kimi e Alonso. É título de construtores na certa! Mas sabemos que Kimi jamais se prestaria ao papel de segundo piloto do Alonso. E você já se fez a pergunta de onde o Alonso gostaria de estar em 2014?

  2. Celso SP comentou em 20/08/13 at 15:19

    Vou copiar o comentário que fiz no post Vettel-Alonso….

    “Esse negócio de se odeiam acaba no primeiro litro de vodka.
    Ele vai e te digo mais: Alonso vai tomar um pau ano que vem.
    Porque qdo ele estiver atrás e ficar esperando o companheiro abrir passagem, aquele sumirá.
    E porque qdo ele estiver na frente vai ser a vez dele ouvir um “….faster you…”.
    Ele vai precisar de umas 10 provas pra cair na real de que barrichelizado não mora mais no box ao lado kkkk

    Aposto R$ 10,00 contigo.”

    E mantenho a aposta. Ainda mais agora que parece que Alonso é o odiado da vez de Luca.

    • Medeiros comentou em 20/08/13 at 18:16

      Amigo tem isso de pau não, só ver o que fizeram com o Massa, no retorno dele, era porca que voava todo pit stop,é só chamar três voltas depois do pneu gastar ele sai 3 ou 4 posições atrás existem diversas maneiras de deixar um piloto atrás do outro sem precisar de rádio, acho que é muito ingênuo pensar que o Kimi vai dar pau, ou você se esqueceu que ele mesmo tomou pau do Massa uma ano e e no outro precisou da entrega do primeiro lugar pelo mesmo Massa em Interlagos , é só a Ferari não querer e ele não fica na frente ai vai reclamar com o Bispo.

      • Celso SP comentou em 21/08/13 at 6:57

        Pois eu acho muito ingênuo de sua parte pensar que os fracassos de Massa foram arquitetados por aqueles que menos interesses teriam por tantos dissabores.

        Um piloto – eu disse PILOTO – se impõe por seus resultados. SENNA, PROST, PIQUET e alguns outros foram o que foram porque seus resultados eram maiores que as pretensões das equipes.

        VETTEL é hoje o que é pelos seus resultados, não por culpa de um contrato bem armado ou porque o dono do boteco gosta dele. Ele É pelos seus resultados como PILOTO – repito, PILOTO – e não como alguém que está ali UNICA e EXCLUSIVAMENTE para ser o segundo, quicá o terceiro.

        E sobre Kimi x Massa….. um deles foi campeão.

        A aposta de R$ 10,00 também vale para ti. (rs)

        abração

        • Julio comentou em 21/08/13 at 16:39

          Você é muito ingênuo mesmo, estuda um pouco de marketing, e vê quem interessa que ganhe essa é a F1 de hoje, esquece de “naquele tempo” Celso. Basta ver pra chegar hoje na F1 se você não agrega patrocínios e outros interesses, que estão longes de serem esportivos, você nem chega la.
          E não se esqueça das duas vezes esse ano que o Grosjean por esse mesmo motivo teve que deixar o Kimi passar,

          • Welington Santana comentou em 21/08/13 at 19:38

            De fato essa é uma discussão que vai muito longe.

            É certo afirmar que um piloto de ponta se impõe na equipe com os seus resultados. Os grandes pilotos fazem isso. Entretanto, para um piloto chegar à Fórmula 1, ele precisa de patrocínio, de muita grana pra ter uma vaga. Esse foi um fator determinante para que Luiz Razia não estreasse esse ano.

            O fato de ter muito dinheiro envolvido e uma equipe trabalhando muito me faz acreditar que não existe sabotagem de uma equipe contra o seu piloto. O que eu já vi foi uma equipe ser mais próxima de um único piloto, e não dos dois. Quem já leu histórias sobre os duelos “Lauda x Prost”, “Mansell x Piquet”, “Senna x Prost”, “Alonso x Hamilton”, sabe do que estou falando.

          • Celso SP comentou em 21/08/13 at 21:50

            Ah! Massa, Vettel, Alonso e Raikonen são, no seu entender, “naquele tempo”? Então vamos combinar o seguinte: eu estudo um pouco de marketing e vc estuda um pouco de interpretação de texto.

            E, sabe por que por 2 vezes (e quantas vezes mais se fizer necessário) Grojean recebeu ordens para o PRIMEIRO piloto passar? Porque Grojean é o segundo (como MASSA) e – e se – quando se lembram dele é pelas asneiras que ele faz na pista, não por vitórias. Nesse caso, o Grojean se impôs pelas M que ele fêz; uma espécie de imposição negativa kkkkkkkkkkk

            Tenta mais um pouquinho, com suas aulas de marketing, a me convencer que o Massa teve tantos problemas porque a sua equipe assim preferiu. Nem todo marketing do mundo me convence que refrigerante de cola de R$1,50 é igual a coca-cola. É essa a verve: Massa é um refrigerante de R$ 1,50 que a pachecada acredita ser de R$ 5,00

            Que comprem quem acreditar, inclusive os não-ingênuos.

            []s

          • Celso SP comentou em 21/08/13 at 21:54

            Wellington,

            Vc entendeu bem o que eu escrevi.

            Sobre a questão de como um ou outro chegou até lá, não me importa e, nem quero saber.

            []s

        • Gaspar comentou em 22/08/13 at 15:53

          Entendi que você é burrinho, estuda marketing Mesmo Celso, Kimi ja fez mais M que Grosjean, mas enfim você é “povão”, vai no papo da Globo que você deve falar mal e não sair da frente da tv assistindo dita cuja. quanto a valer, nem sei quem é a desmerecida pessoa que quer valar esse dinheirão, mas tenha vida própria, e pare de falar que patrocinadores e empurrões deste ou daquele na F1 nada acrescenta para ser primeiro piloto, porque ajuda e muito, vai estudar.

          • Celso SP comentou em 23/08/13 at 14:54

            Que legal! Muitos responderam, mas nenhum replicou.

            Escrevendo como vc escreve, não me admiro que vc ache que é o outro o burro na situação.

            Gaspar, pelo que entendi, vc é um MAnÉ que pensa que vai impor sua opinião ACHANDO isso ou aquilo sobre as pessoas. Sou tão “povão” que posso me dar ao luxo de perder meu tempo com vc sem me preocupar se o “patrão” vai me flagrar . Porque o patrão sou eu kkkkkkk.

            A propósito, dá uma lida na coluna do Fábio na Folha de Hoje (embora a Folha não seja tão Povão assim) e vá lá ensinar sobre “marqueting” e resultados.

            Vai lá Mané

  3. Guga comentou em 20/08/13 at 15:12

    Fábio, será que o Espanhol resolveu correr por fora e fechou com a Red Bull? Meses atrás ele revelou algo do tipo: “se eu disser que não gostaria de Adrian no meu time estaria mentindo”. Sem falar que ele anda meio de saco cheio da Ferrari.

  4. Otavio comentou em 20/08/13 at 14:49

    concordo , nao ficaria surpreso de ver raikonen e massa na ferrarri e alonso na lotus , e assim td meio encaminhado pra 2015 vettel na ferrari (onde sempre sonhou correu como ele mesmo ja disse) e alonso na RBR ou continuando na lotus dependendo da situaçao , nao se esqueçam qd alonso brigou na maclaren ele passou 2 anos fingindo de morto na renaut , que eh a continuaçao da lotus , pra poder se tranferir pra outra equipe grande

  5. men comentou em 20/08/13 at 13:58

    e será que o Alonso vetaria o Raikonen ?
    Ele sabe que precisa de um piloto que tire pontos da concorrência. Companheiro tem que chegar, pelo menos de vez em quando, na frente dos adversários.
    Ano passado um piloto que tirasse alguns pontinhos do Vetel, como weber tirou seus, colocaria ele com a mao no campeonato. O mesmo em 2010.

    • Guga comentou em 20/08/13 at 15:51

      O Kimi jamais se prestaria a um papel de segundo piloto.

      • Medeiros comentou em 20/08/13 at 18:17

        depende do que ele assinar, ou você viu o contrato que ele assinou ou vai assinar????, Formula 1 hoje ainda escreve que isso pode entao……

    • Sandro comentou em 20/08/13 at 16:59

      ele precisa é ganhar fazer por onde, se ele ganha do Vettel não precisa de Massa, Kimi de ninguém, isso é papo furado. Vettel ta na frente porque fez por onde e ponto final. a Ferrari ta é uma M mesmo.

  6. André Pires comentou em 20/08/13 at 13:58

    Se não for o Massa, será o Kubica na Lotus ano que vem. Em 2015, Alonso e Kubica na RBR.

    • Guga comentou em 20/08/13 at 15:50

      Tá maluco? Kubica quem???

  7. David Mattos comentou em 20/08/13 at 13:31

    Vou arriscar. Prá mim quem sai da Ferrari é o Alonso. A Ferrari vai reeditar a dupla campeã Kimi & Massa.
    Alonso na Lotus, com a equipe lhe lambendo as sapatilhas…

  8. Rufus comentou em 20/08/13 at 13:11

    Fábio,

    mas o Alonso não assinou contrato por 6 anos direto.
    Em 2009, ele assinou por 3, cuja única exigência seria a de não ter Hamilton como companheiro.

    Em 2012, ele estendeu até 2016 e aí sim, pode ter status de vetar pilotos.

    • Fábio Seixas comentou em 20/08/13 at 13:56

      Tenho dúvidas. Que opções ele teria fora da Ferrari?
      Abs

      • Danilo GP comentou em 20/08/13 at 14:38

        Red Bull?

        Convenhamos, não faz sentido Kimi pular na cova do leão sem garantia de porcaria nenhuma!

        A Ferrari hoje é uma draga e ser companheiro de Alonso só é vantagem pra um piloto em formação, o que não é o caso aqui.

        No lugar de Kimi eu iria pra Red Bull e daria espetáculo ao lado de Vettel.

        Mas como sou um zé ninguém e não decido bulhufas, fico aqui dando pitaco em blog na internet.

  9. Marcelo Bombardelli comentou em 20/08/13 at 13:05

    Fabio, o Alonso nao renovou o contrato depois que estava em alta com a Ferrari? E, nesta renovacao, nao poderia (ai, sim) ter incluido clausulas de veto?

  10. Antipoliticagem comentou em 20/08/13 at 12:57

    Primeiramente Raikkonen é um piloto que vem sendo super valorizado, ele corre na segunda melhor escuderia da atualidade, o melhor carro nas curvas, e não está conseguindo nem fazer cocegas no Vettel, só foi campeão na Ferrari por que boicotaram o Alonso na Mclaren em razão do pupilo de Ron Dennis o Inglês da escuderia inglesa Hamilton.
    Na minha opinião seria um erro da Ferrari em trazer esse piloto mediano em fim de carreira chamado de iceman, ela deveria pensar em Paul Di Resta, Bottas, Rosberg, Grosjean…
    O Alonso é o melhor piloto da atualidade, seria um erro desfazer-se dele, mas não seria um absurdo para uma escuderia que apostou 10 anos no piloto comum Massa sem ele ganhar um titulo.

    • Sandro comentou em 20/08/13 at 17:05

      Concordo com tua opinião sobre o Kimi, se o Grosjean não é obrigado a deixar ele passar nas duas últimas, culpa desses contratos da F1, ele estaria em situação bem pior. Agora quanto a ALonso ser melhor, esta que nem o Barcelona todo mundo fala que é o melhor time no mundo, mas perde pros outros, porque será que só ganha o campeonato espanhol cheio de time ruins?, Fazem é propaganda demais, protegem demais o Alonso.

  11. Estevam comentou em 20/08/13 at 12:55

    Fabio, perfeito seu comentário sobre a “necessidade”. Nesse momento Raikkonen está com a bola toda, enquanto que Alonso, meio bola murcha – pelo menos em Maranello. Por essa mesma razão, não acha que o finlandês poderia pedir como parte da negociação ter como companheiro Massa ao invés do espanhol? A multa de rescisão do contrato do Alonso é alta o suficiente para isso não ser uma opção? Abs

  12. Allan comentou em 20/08/13 at 12:37

    É uma pena que brasileiro em geral só saiba torcer e não apreciar… Por mim que se dane se tem brasileiro no grid ou não, mas tenho certeza que a audiência vai despencar. Se a poderosa deixar de transmitir ao vivo teremos que recorrer a links….

  13. Pedro comentou em 20/08/13 at 12:30

    Fábio, alguma notícia sobre o futuro de outro felipe, o Nars?
    abraço!

    • Fábio Seixas comentou em 20/08/13 at 13:59

      Ainda não.
      Abs

  14. Paulo Souza comentou em 20/08/13 at 12:08

    Fábio, dada a relação estremecida entre Alonso e Motezemolo, não seria uma possibilidade a saída de Alonso para a chegada do Raikkonen?

  15. Jo Lima comentou em 20/08/13 at 12:05

    Fábio, uma dúvida = a Ferrari já teve dois pilotos já campeões do mundo como companheiros de equipe?

    • Fábio Seixas comentou em 20/08/13 at 13:57

      Pilotos que já tinham conquistado títulos, que eu me lembre, não.
      Abs

      • Welington Santana comentou em 20/08/13 at 15:54

        Acho que não, mesmo.
        Mansell e Prost correram juntos em 1990, porém Prost tinha 3 títulos naquele momento e o inglês, ainda não…

  16. Ygor Vasconcellos comentou em 20/08/13 at 11:31

    Fábio, o Kimi indo para a Ferrari, Será que o Massa ainda consegue correr em uma boa equipe? Se você acha que sim, qual?

  17. Michael comentou em 20/08/13 at 11:25

    Para o bem do esporte confesso que estou mais curioso para ver um Alonso/Raikkonen do que rever a dupla Massa /Raikkonen. Mas este boato está mal explicado. caso se confirme acho que a Lotus trocou o Raikkonen pelo Massa…não esqueçamos que o Massa também tem bons patrocinadores!

    • Manoel comentou em 20/08/13 at 17:06

      Quais bons patrocinadores?

  18. Fernando Corrêa comentou em 20/08/13 at 11:24

    Seria lindo, ver dois pilotos desse gabarito correrem juntos, se acontecer vai sair faísca… rs

  19. Thiago Motta comentou em 20/08/13 at 11:17

    Fábio, será que Massa terá a oportunidade de conseguir uma vaga na Lotus em 2014?

    • Fábio Seixas comentou em 20/08/13 at 11:23

      Sem dúvida seria a melhor porta para bater. E com Grosjean como companheiro, ele poderia se dar bem.
      Abs

      • luiz alberto comentou em 20/08/13 at 15:14

        Bem ,como O Buarriquello e o Button?:????????

      • Welington Santana comentou em 20/08/13 at 15:57

        Nicolas Todt já deve estar movendo os pauzinhos para que Massa vá para a Lotus.

        Seria bom pra ele. Não dá pra esperar muita coisa dele estando na Ferrari.

        Raikkonen na Ferrari de novo significaria uma prova de que Alonso não manda tanto assim na Ferrari. Esse é o preço que se paga por ter a língua solta e uma postura centralizadora demais.

        Creio que Raikkonen tem mais portas abertas que Alonso hoje, na Formula 1.

  20. Peter Zero comentou em 20/08/13 at 11:17

    Não acredito no Raikkonen na Ferrari, ainda mais com Alonso e Montezemolo . Independente da formação das equipes e seus pilotos 2014 deve ser uma temporada bastante interessante, se a FARELLI mantiver os pneus paçocas, aliados aos propulsores comprimidos pouco estáveis vai ser difícil prever os finais de provas nos circuitos em que a temperatura ambiente é alta.

  21. Ricardo Arcuri comentou em 20/08/13 at 11:11

    Confesso que so passei a acreditar com a declaraçao de Eddie Jordan. So tenho a lamentar pelo finlandes….

  22. Marcelo Silveira comentou em 20/08/13 at 11:04

    Mais do que pensar se a Ferrari aceitaria o Kimi de volta, o que me intriga é a possibilidade do Kimi querer a Ferrari. Sei que tem o fator grana, mas depois da situação que o levou a deixar o esporte, pra mim não faz sentido ele voltar para uma das escuderias mais conturbadas pra correr ao lado de Alonso, que dispensa comentários.

    Eu ainda aposto contra essa mudança.

  23. Bruno Santana comentou em 20/08/13 at 11:04

    Sabe o que é legal no seu post Fábrio (excelente, as usual, por sinal)? É que nem é mencionado o nome do Massa…Que fase a do brasileirinho!!!

  24. RUBONE comentou em 20/08/13 at 10:59

    Fabio,essa noticia é muito gostosa de ouvir.
    Chega de ver Massa correndo só por dinheiro e deixando nós torcedores cada vez mais com raiva.Chega de ver pilotos medíocres como Barrica e Massa na formula1.Se tivermos que torcer será pelo Hélio Castroneves e pelo Kanaan.

  25. Sergio comentou em 20/08/13 at 10:57

    Fabio, aonde o Felipe Massa vai parar nessa história toda ? E vc acha que Raikkonen vai querer ser segundo piloto do Alonso ? E Mesmo que em 2015 a dupla seja Raikkonen e Vettel, algum deles vai querer ser segundo piloto ?

  26. EDSON CASTRO comentou em 20/08/13 at 10:55

    EU JÁ DIZIA QUE ALONSO SAIU DA MACLAREN SEM AQUELA MORAL…TÁ EM BAIXA E DE SACO CHEIO COM A FERRARI…ATÉ GANGSTERERS BRIGAM ENTRE SI..QUERO QUE ELE SE EXPLODA JUNTO C A FERRARI.

  27. ari comentou em 20/08/13 at 10:52

    Fim de Massa na F1, menos interesse do publico por F1. O que esse blogueiro vai postar? Talvez receita de culinária…

    • Fábio Seixas comentou em 20/08/13 at 11:05

      Não. Continuarei postando F-1. Mas se você quiser receitas, há uma série de sites por aí.
      Abs

      • Sergio comentou em 20/08/13 at 14:03

        KKKKKKKKKKKKKKK…Se ferrou hein Ari !!

    • Araujo comentou em 20/08/13 at 11:42

      Felizmente boa parte do público deste ótimo blog é formada não só por torcedores de pilotos brasileiros, mas de fãs de automobilismo. Somente a título de comparação, não há nenhum brasileiro no top 100 do ranking de tênis da ATP e mesmo com a aposentadoria do Guga continuam existindo ótimos blogs sobre tênis.

    • fabio lima comentou em 20/08/13 at 13:25

      O Massa não é referência para atrair interessados em F1….muito pelo contrário, quem gosta assiste independente de ter piloto brasileiro ou não. Vc acha que faz alguma diferença ter o Massa ou não?!

    • Celso SP comentou em 20/08/13 at 15:25

      Massa atrai o interesse de quem realmente gosta de corridas o mesmo tanto que o Oasis atrai quem gosta de rock de verdade.

      Massa vai embora (se for, pois ele ainda vai cavar algum lugar menor) e sequer iremos ouvir um “volta” ou que “se fosse Massa”.

      Nesse ponto ele foi muito menor – muito mesmo – do que barrica.

      E estou falando apenas e exclusivamente do lado esportivo. Vida pessoal ou quem ele dorme é de interesse de quem gosta de receitas de pão-de-queijo.

  28. Daniel comentou em 20/08/13 at 10:42

    Já estou ansioso (se tudo concretizar, claro) pelo dia 02.03.2014, no GP do Barein. Quero muito ver o comportamento do Alonso (O do Raikkonen já é possível imaginar) e, principalmente, o da Ferrari. Poderemos ter um ‘campeonato-paralelo’ imperdível. E se o Ice-man repetir o desempenho das últimas duas temporadas… Sei não, mas acho que o Alonso sai da Ferrari na ‘miúda’ assim como saiu da McLaren em 2007.

    • Julio comentou em 20/08/13 at 23:28

      nunca tem campeonato paralelo na Ferrari, vai ter um segundo piloto e ponto final, briga entre eles esquece, ou então o Alonso também vai sair da Ferrari das duas uma

  29. Jo Lima comentou em 20/08/13 at 10:37

    Acho que o maior pesadelo do Alonso é esse = ano que vem as equipes vão começar do zero devido às mudanças profundas de regulamento. Como minha vó dizia, até um relógio quebrado acerta a hora duas vezes por dia: vai que o Dominicalli consegue fazer um carro pra ser campeão (rs) . Só que ele tem o kimi tagarela como companheiro e chega o final de 2014 o finlandês ganha o título. Aí eu acho que o Alonso pratica harakiri usando o chifre de um touro [rs].

  30. juca vasconcelos comentou em 20/08/13 at 10:36

    Vale lembrar que o Raikkonen ficou um ano de boa com o salário (+ou- US$ 50 mi) de como se estivesse correndo na Ferrari, claro, sem os bonus de pontuação, etc…

    • juca vasconcelos comentou em 20/08/13 at 10:38

      fontes:
      http://www.crash.net/f1/news/154093/1/f1_2009_driver_salaries_revealed.html

      http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_largest_sports_contracts

      Vale ver a diferença do salario do kimi pro massa que foi melhor q o companheiro em 2008

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).