Spa-1998
19/08/13 12:06Está chegando a hora.
E nada melhor do que encerrar as férias da F-1 com uma corrida em Spa…
Durante a semana, o blog vai lembrar de alguns lances marcantes vividos no mais espetacular circuito da categoria.
Começando pela corrida de 1998, que vai completar 15 anos (já?!?) na semana que vem…
Primeiro, o acidente na largada. Um engavetamento dos mais impressionantes.
No total, 13 carros bateram e apenas 18 tiveram condições de participar da segunda largada. Quatro equipes viram seus dois carros envolvidos na batida.
Mais pra frente, o lance mais polêmico da corrida: a batida entre Schumacher e Coulthard.
O escocês era retardatário, vinha tomando bandeira azul, mas não deixava Schumacher passar.
(E, sim, era companheiro de equipe de Hakkinen, líder do Mundial).
Já o alemão liderava a corrida, tinha 40 segundos de vantagem sobre Hill, mas queria mais. Tanto ímpeto deu no que deu: sua Ferrari virou um triciclo.
Anos depois, revendo a cena, mantenho a opinião de que Schumacher errou.
Após a batida, quase houve porradaria nos boxes. Schumacher foi atrás do escocês, mas acabou sendo contido.
A vitória acabou caindo no colo de Hill. Foi a 22ª e última da carreira do campeão de 1996.
O acidente mudou os rumos daquele Mundial. Se tivesse vencido a prova, Schumacher deixaria a Bélgica com três pontos de folga na ponta da tabela. Com o acidente, continuou sete pontos atrás de Hakkinen, que, três GPs depois, sagraria-se campeão mundial.
Alô Fabio,
Lembro-me direitinho desta corrida. Foi muita, muita sorte ninguém ter se machucado naquela largada com pedaços de carros e rodas voando por todos os lados.
No segundo vídeo, eu também nunca tive dúvidas de que o Schumacher foi o maior responsável pela batida em Coulthard. Naquelas condições quem tem que ser mais prudente é quem vem atrás.
Um abraço, Fabio.
Fabio, pq o alemão errou!? me parece que Coulthard freou bruscamente além de (como dito por você mesmo) ter desrespeitado as sinalizações.
obs: como os carros daquela época eram mais resistentes no sentido de aguentar porrada.
Hum… E se Couthard deu uma beliscada no freio para forçar Schumacher a errar? Vai saber…
Ok. Muitas opiniões sobre o alemão, mas continuar guiando um F1 depois da batida, com 3 rodas, na chuva!?! Tem que ser bom!
Fábio, quanto ao Kimi Raikkonen, você acredita mesmo que o homem de gelo voltaria pra equipe que ele mesmo disse ser um alívio ter saído, A Ferrari.
Não duvido mais de nada…
Abs
Fábio, já podemos cravar o Massa fora da Ferrari??
Abrçs
Não, ué.
Abs
ele não viu o Coulthard , por causa do spray, e bateu
Fábio Seixas e meus caros colegas amantes do automobilismo. Descobri esse site fuçando na net em busca de alguém que trabalhasse com confecção de miniaturas artesanais e dioramas aqui no Brasil. Segue o endereço do site do cara… Vou continuar fuçando e espero que ele tenha fabricado algum F1.
http://miniaturasther.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-03-31T11:42:00-07:00&max-results=7
Abraços a todos!
Fábio, fale mais sobre a rivalidade tratada no filme “Rush”. Teria sido ela a primeira grande rivalidade da F1? Abraços!
Não. E nem foi a maior. Mas foi histórica, claro.
Abs
Falem o que quiserem, podem criticar, chega um momento em que o piloto está na fórmula um só para se divertir ganhando bastante para isso, casos dos nossos Rubens e Felipe, entre outros. O Massa não tem mais o ímpeto necessário para aguentar uma corrida inteira em ritmo intenso, ele pode largar a mil , mas vai levar a bandeirada a dez,algo como o cantor Lobão já disse certa vez. Na Ferrari ele não consegue mais nada, quem sabe uma mudança de ares faça bem, sem o Alonso como padrão de comparação.
Se tem um piloto que não pode reclamar de sacanagem, esse piloto é o Schumacher, em 94 e 97 queria ganhar o titulo na marra o maior Dick Vigarista da história, essa corrida eu me lembro, mais uma prova do talento não reconhecido do Hill, essa foi mais uma grande prova, só fica atrás do GP da Hungria de 97, quando ele quase venceu com a Arrows, em Spa o Hill se dava bem, acho que foi a primeira vitória dele em 1993.
Spa de 1989 também foi uma grande corrida.
Todo grande piloto gosta de ganhar e não gosta de perder, que é diferente de saber perder. E só brasileiro recalcado para continuar nessa tecla de “dick vigarista”.
Schumacher foi roubado em 94, inventaram uma pinição maluca e ele levou ummgancho de 2 corridas, queriam de toda a maneira dar o tiulo ao Hill, não fala besteira
Punição devido ao uso irregular de equipamentos, Flavio Briatore sempre fez isso, Quando o Schumacher ganhou sem ter o melhor carro?
Contra quem o Schumacher correu?
Rubens Barrichelo desenvolveu o melhor carro de F1 de todos os tempos chamado F2002, e o Schumacher através de Todt e Brawn ficou com a fama.
Schumacher é só números, e isso ficou provado na Mercedes, afinal um piloto “tão genial” não poderia ter tomado tanto pal do Rosberg.
“Rubens Barrichelo desenvolveu o melhor carro de F1 de todos os tempos chamado F2002” Isso só pode ser uma piada….
Ninguém se lembra que a saída numa curva em descida, antes da “bus stop” provocou um desgaste acentuado na prancha de madeira no assoalho do carro e, por isso, ele foi desclassificado, no meu modo de ver, injustamente. Mas é a FIA, com suas punições, algumas das quais, injustas. Fazer o que.
Pro Schumacher, todo castigo é pouco. Ainda me lembro do título que ele “roubou” do Hill quando ele (schummi) corria pela Benneton.
Nossa, o Senna era “santinho”, não é mesmo?
eu acho engraçado o pessoal ficar “castigando” o Shumacker a cada post que ele surge, tadinho dele foi só 7 vezes campeão, castiguem ele, nem sou fã dele, mas esse bla bla bla de “dick vigarista” é porque ele não é Brazuca se fosse ia ser “o cara”.
É isso Fabiano…. é exatamente isso!
Lembro dessa corrida, terminaram 6 ou 7 carros, foi um dia e tanto para Spa.
Erro do Schumacher? Virando 2:14 em Spa, ano que a pole foi em 1:48. Amigo, nestas condições não se enxerga nada quando há um carro na frente; se o Coulthard quisesse tirar o pé teria que fazer isso na parte de baixa não na parte de alta em descida. Ande de fórmula na chuva com muita água e tenho certeza que mudará sua opinião
Oh Alberto, desculpa… mas não lembro de vc correndo de f1…
Desculpa Fernando, a não ser que você seja o Alonso também não lembro de você lá. Aliás para dizer uma bobagem destas nem de Kart você deve ter andado.
Mas não importa orque não é necessário ter jogado futebol para entender do assunto, Armando Nogueira que o diga. Não é necessário também andar de F-1 para entender de F-1, talvez estar envolvido com automobilismo por muitos anos pode ajudar; tanto que disse “Ande de fórmula na chuva” não “ande de F-1 na chuva”. F-1, F-3000, F-3, Formula Renault entre outras neste ponto que comentei(dificuldade de enxergar na chuva) tem grande semelhança
Qual dessas possibilidade seria melhor pro Massa?
Lotus, Sauber, Force India, Stock Car, Indy?
Felipe Nasr vêm ai? Já que o próprio Bernie disse que precisa de um brasileiro na categoria.
Abraços.
Lotus, claro.
Sobre o Nasr, sim, acho que vão dar um jeito de achar uma vaga pra ele.
Abs
Acho que Lotus só se for para o lugar do Grosjean e fazer supla com o Kimi.
Se o Kimi sair, esquece. Uma dupla Massa-Grosjean seria muito pouco para o time. Há melhores opções nas equipes médias: Hulkenberg, Di Resta, Sutil (se for perdoado), inclusive em termos de aporte financeiro.
Com a imagem que o Massa (des)construiu no último ano, não deve ter muita marca interessada em apoia-lo.
Tenho o boné do Hill/Jorda… foi um cara gente boa que trouxe pra mim…
Foi o único que venderam até hoje.
Quanta maldade…hehehe
Fábio, o Coulthard sacaneou mais Schumi tinha de ter cautela por estar 40 segundos de Hill, ele tranquilamente vencia a corrida.Celso muito obriga do por nos presentear com esse youtube com show de Schumi ainda tem gente que diz que ele não era genial, quando lembrar manda mais que ficarei eternamente grato.Fábio essa corrida que Celso nos presenteou é uma das minas preferidas.
Fábio, o Coulthard sacaneou mais Schumi tinha de ter cautela por estar 40 segundos de Hill, ele tranquilamente vencia a corrida.Celso muito obriga do por nus presentear com esse youtube com show de Schumi ainda tem gente que diz que ele não era genial, quando lembrar manda mais que ficarei eternamente grato.
É… todo mundo faz C*gada.
Mas acho que o Coulthard foi meio pilantra também.
Abs
Fabio, acha que são os últimos meses de Massa na Ferrari? e o Razia?
Sim. Quanto ao Razia, está longe da F-1.
Abs
O Razia deve acabar optando pela Indy ou mesmo o WEC, ALMS, etc.
Hoje o negócio é sempre o bom e velho dinheiro… mais importante do que competência.
Lembro-me muito bem dessa corrida. Acho que o Shumi queria bater nele mesmo depois da batida e foi descontar no Couthard que também não é santo. O melhor foi o burburinho da transmissão sobre quem continuava, se dava tempo, replays e mais replays.
Muito legal rever essas cenas, principalmente com a narração do grande Murray Walker, o “Galvão Bueno” britânico, com suas narrações engraçadas e cheias de emoção. Mas atribuir a culpa desse acidente ao Schumacher é absurdo. Do jeito que o Coulthard fez, dá até para suspeitar que foi intencional: ficou do lado interno e na tangência da curva tirou o pé. Naquela chuva é quase criminoso…
Sei não se o alemão errou…
Naqueles tempos (só não me lembro se no mesmo ano) houve até uma “join-venture” entre McLaren e Williams (com Villeneuve) para ajudar Hakkinen. Essa galera é capaz de tudo pra vencer ou ferrar o outro.
Outro momento bom em Spa foi Schumi, de Beneton e pneus slicks X Hill de Williams e pneus de chuva.
http://www.youtube.com/watch?v=dP2beoMYkzU
Abração
Eu vi isso, foi animal, dominar o carro com slicks no molhado naquela velocidade, disputando curvas, tem que ser muito macho lenhador das montanhas nevadas, que toma banho de mangueira e se seca no vento!
O Coulthard admitiu quando o Schumacher aposentou (na primeira vez) que tinha freiado de propósito.
O Ron Dennis sorrindo também é uma cena rara de se ver… Ele aparece balançando os ombros do Jordan….
Ah sim…
Se não me engano, nessa corrida Stalone estava presente pois faria um filme sobre corridas (acabou fazendo um velho a se aposentar na Indy) e queria inspiração…
Na época tinha pra mim q Schumacher teve sua vaidade instigada por tal testemunha in loco
Me lembro que quando vi a corrida delirei com a batida, e o mais hilário pra mim era ver que o Tarso Marques (?) chega batendo em cheio nos carros q já iam parando… não dá pra culpa-lo mas me chamou bastante atenção
E Jordan no alto, q legal, me recordo até das conversas do Galvão com o Reginaldo sobre a escuderia e seu dono..
Nossa… O Coulthard estava tão lento na pista que o Schumacher conseguiu andar na frente mesmo com 3 rodas… =)
Sem dúvida foi falha do Schumacher na ultrapassagem.
Ia dizer isso, por mais rusgas q houveram nas corridas precedentes com Schumacher agindo, pra variar, como Dick Vigarista, é estranho imaginar um piloto tirando propositalmente outro dessa forma, até porque ele não ficou lento derrepente, já vinha mais devagar e não alterou seu traçado
Foi como o acidente do Rosberg em uma HRT em 2012 na Índia, o carro da frente estava tão devagar que quando o outro viu já tinha batido.
Ou do Webber com o Kovalainen em 2010.
Rapaz, “volte” uns anos e verá, na minha opinião, a maior vigarice já feita por um piloto: ameaçar um outro, com uma batida, antes da largada.
o Coulthard ja estava com problemas
Fábio,
Ficou faltando um detalhe que o Damon Hill somente ganhou a prova por causa de uma ordem de equipe diretamente do Eddie Jordan, pois caso não tivesse acontecido o Ralf Schumacher teria ultrapassado o Hill ganhado a prova, a qual foi a primeira vitória da Jordan na F1. Abraço
Não foi bem “ordem”. Hill avisou no rádio que se o Ralf tentasse ultrapassá-lo ele ia tirá-lo da pista.
Não foi bem assim, ele falou que alguma coisa poderia acontecer e não que iria tirá-lo da pista.
Ele sugeriu que fosse dada a ordem de equipe e falou que a decisão era do chefe (Eddie Jordan).
Eric,
Realmente o Hill pressionou, mas houve uma decisão do Eddie. Veja este vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=ykI39M27y10
Abraço.
Que beleza! Fábio, só uma pergunta: hoje haveria corrida com a pista nessas condições (tanto na largada como na hora do acidente Coulthard x Schumacher)? Eu duvido…
Acho que haveria…
Haveria, mas antes dariam 15 voltas de safety car e depois fariam uma largada em fila indiana e se caisse um pouco mais de agua seria bem capaz de ter bandeira vermelha.. Pobres tempos atuais..
O dado que me impressionou foi que Hill ganhou 22 corridas na F-1. Mostra que o destino é o melhor roteirista, melhor até que shakespeare (rs). Quem imaginaria que um piloto que só tinha o sobrenome como principal trunfo terminaria a carreira com um título e 22 corridas? Incrível.
Na minha opinião Hill não era excepcional mesmo, mas aprendeu o ofício com gente muito boa, e conseguiu maximizar isso…
Era um bom piloto, e fez boas corridas pelas ruins Arrows e Jordan, depois da Williams.
Sempre achei o Hill limitado como piloto (bom piloto, mas limitado). O mesmo digo sobre Barrichello. Mas veja como carreiras de pilotos “parecidos” podem tomar rumos bem diferentes na F1. Hill teve o dobro de vitórias e um título mundial (algo que Barrichello sempre buscou) e seu nome estará para sempre no ‘Rol dos Campeões’. Já Barrichello, se for lembrado, será colocado como um Brundle, um Berger, um Alesi, um Patrese, etc… Talvez a decisão de 2005 (sair da Ferrari) tenha sido equivocada (teria tudo para disputar um título, em condições de ganhar, em 2007 e 2008).
Houve outros campeões que não eram gênios. Muitos, aliás. Por isso, se Massa fosse campeão em 2008, ou Webber em 2010, não seria nada anormal. Hill foi um bom piloto, apanhou dos grandes que correram ao seu lado, mas usou da experiência para bater Villeneuve em 1996 – Villeneuve era melhor, a meu ver. Campeão da Indy e da F1, coisa rara.