Spa-1998
19/08/13 12:06Está chegando a hora.
E nada melhor do que encerrar as férias da F-1 com uma corrida em Spa…
Durante a semana, o blog vai lembrar de alguns lances marcantes vividos no mais espetacular circuito da categoria.
Começando pela corrida de 1998, que vai completar 15 anos (já?!?) na semana que vem…
Primeiro, o acidente na largada. Um engavetamento dos mais impressionantes.
No total, 13 carros bateram e apenas 18 tiveram condições de participar da segunda largada. Quatro equipes viram seus dois carros envolvidos na batida.
Mais pra frente, o lance mais polêmico da corrida: a batida entre Schumacher e Coulthard.
O escocês era retardatário, vinha tomando bandeira azul, mas não deixava Schumacher passar.
(E, sim, era companheiro de equipe de Hakkinen, líder do Mundial).
Já o alemão liderava a corrida, tinha 40 segundos de vantagem sobre Hill, mas queria mais. Tanto ímpeto deu no que deu: sua Ferrari virou um triciclo.
Anos depois, revendo a cena, mantenho a opinião de que Schumacher errou.
Após a batida, quase houve porradaria nos boxes. Schumacher foi atrás do escocês, mas acabou sendo contido.
A vitória acabou caindo no colo de Hill. Foi a 22ª e última da carreira do campeão de 1996.
O acidente mudou os rumos daquele Mundial. Se tivesse vencido a prova, Schumacher deixaria a Bélgica com três pontos de folga na ponta da tabela. Com o acidente, continuou sete pontos atrás de Hakkinen, que, três GPs depois, sagraria-se campeão mundial.
Interessante ver esse vídeo do Schumi. Que dificuldade para ultrapassar até um retardatário! Ele devia ter esperado a hora dos pits para ele dar volta no Coulthard nas paradas de box, era o único jeito que ele ultrapassava alguém!
Texto interessante! Só uma correção de gramática na última frase: “sagrar-se-ia campeão mundial”. Abraço!
Esse cara foi heptacampeão? Que braço! Batida tacanha! Equilíbrio emocional zero!
Não deixa nem um pouco de saudades!
Para as viuvinhas de plantão, certamente não deixa saudades, assim como eu, nem me lembro de seu ídolo.
Tanto não se lembra que ta falando dele!
O comentário fez-me lembrar dele, concorda?
O mesmo equilibrio emocional que Senna demostrou com o Irvine no Japão?
Tanto lembra que fica chamando as pessoas de viúva. Se não lembra do nosso ídolo é porque não o assistiu correndo, só viu o Schumacher fazer grandes ultrapassagens nos pit stops, fantástico ele.
Quer ver um piloto de verdade? Vai no youtube e escreve “hakkinen schumacher spa 2000” e vê o que o Mika fez com o SEU ídolo. Depois volta aqui e me diz se o seu ídolo já fez algo parecido com alguém.
Nosso não! Se ídolo! Quer ver um piloto de verdade, vai ao Youtube e escreve Piquet x Senna Hungria
Fábio esta tem tudo para ser real: A equipe Ferrari anunciará Kimi Räikkönen, como seu novo piloto titular, no dia 8 de setembro. Não tem como não ser!!!
Abs
E o Massa pode sim ir para a Lotus, pois é um bom piloto!
Afinal, um troca-troca sem grandes traumas… Todos felizes no final…
felipe massa pode entrar no outro equipe d ponta,se ele sair da ferrari,
O Escocês David Coulthard confessou em 2003 que bateu no Schumacher de propósito em Spa-1998, num jogo de equipe Bizarro que ninguém notou. Agora, só falta a Ferrari no desespero de ganhar um título novamente, adotar essa tática Bizarra com o Massa.
como ele vai abter se estava na frente deu ré?
Fábio, o que diz o regulamento da F1 sobre continuar a corrida com “partes do carro faltando”, tipo, um bico…ou uma roda? É permitido continuar sob essas circunstâncias? Se, por exemplo, nesse episódio com o Schumacher, faltassem 2 voltas para o fim da corrida ele conseguisse se manter até a bandeirada…valeria?
Abs
É uma questão de avaliação dos comissários. Se eles entenderem que ele não está oferecendo riscos a ninguém, ok.
Abs
Essa “porradaria” na largada me lembrou aquela série dos antigos VHS: HAVOC. Tinha um monte, lembro de ter assistido até o 9. Alguém já viu? Você já assistiu, Fabio?
Claro que assisti, filmes clássicos.
Abs
Excelente buscar essas memórias de Spa! Espero que comente nesses dias sobre o duelo Schumacher vs. Hakkinen em 2000. Aquela ultrapassagem com cada um abrindo para um lado e o Zonta no meio é memorável.