Faça sua aposta
16/08/13 03:00Os dias passam na folhinha, as férias da F-1 vão chegando ao fim e aproxima-se o momento em que a Mercedes terá de tomar uma decisão.
O dilema está diante de Brawn, Lauda, Wolff, Fry e Lowe, o quinteto que comando o time.
Direcionar esforços, atenções e recursos no desenvolvimento do carro de 2013, tentando um possível _mas improvável_ título mundial, ou apostar tudo em 2014?
Da resposta depende o rumo da segunda parte do Mundial, que começa daqui a uma semana, em Spa. Sem a concorrência da
Mercedes, Vettel deve cruzar com facilidade para o tetracampeonato. Com Hamilton e Rosberg no cangote, ficará no mínimo mais complicado.
Após três anos de aprendizado e resultados opacos, a Mercedes é a equipe que mais cresceu ao longo desta temporada. Uma evolução clara, GP a GP.
Primeiro, fez o carro ficar rápido. Depois, tornou-o confiável.
Os números, desta vez, não mentem. Em dez etapas até agora, a equipe alemã conseguiu sete poles (as outras três foram da Red Bull) e três vitórias (todas nas cinco últimas corridas). É a bola da vez. Sua curva é ascendente, enquanto as das rivais estão na mesma.
O problema é o tempo perdido no começo do ano. Enquanto a Mercedes patinava, Vettel e a Red Bull venciam e pontuavam. Hoje, o tricampeão lidera o campeonato com 172 pontos. Hamilton é só quarto, com 124.
Continuando no atual ritmo, o inglês pode até entrar na briga no final do ano. Mas será suficiente? Ou é melhor desistir e mergulhar com tudo em 2014? Eis a questão.
O passado recente da turma que trabalha por lá pode ajudar na decisão.
Em 2008, quando a fachada da fábrica de Brackley exibia o logotipo da Honda, a situação estava feia. Com Button e Barrichello, o time foi apenas o antepenúltimo no Mundial, com um carro que o brasileiro classificou de “porcaria”.
No meio daquele ano, com a vaca já atolada no brejo, a direção técnica jogou a toalha, abandonou o desenvolvimento do RA108. Enquanto Ferrari e McLaren se engalfinhavam na disputa por um campeonato que só terminou na última curva, Brawn, Fry e companhia começaram a planejar o ano seguinte.
Deu certo. Deu muito certo. Mesmo sem o apoio da Honda, a equipe brilhou em 2009. Batizada de Brawn e carregando uma revolução técnica _o difusor duplo_, ganhou seis das sete primeiras corridas, sempre com Button. Foi o suficiente para que o inglês e o time fossem campeões.
Em 2010, nova mudança na fachada: saiu o logo da Brawn, entrou a estrela de três pontas.
Mas a receita do sucesso continua lá.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
fica a dica para uma boa leitura do que a mercedes prepara para 2014
grandprix247.com/2013/08/15/mercedes-f1-turbo-engine-to-have-100-bhp-advantage-in-2014/
Acho que é por isso que o Massa não ganha corridas, ele deve estar se perguntando se é um cavalo ou uma zebra no logo da Ferrari.
Na conta do Ross Brawn deve entrar o fato de que o Max Mosley não está mais na FIA pra aprovar o equivalente ao duplo difusor que ele criar em 2014. Não fosse isso, Vettel já seria tetra-campeão.
Se a Mercedes evoluiu em 2014 é graças a Ross Brawn! Primeiro, ele fez o carro ficar rápido. Depois, tornou-o confiável. A Mercedes vai para o quarto ano na Formula 1, os três primeiros foram pra “arrumar a casa”, corrigindo erros anteriores. Com um carro bem projetado, não chega ser surpresa tamanha evolução. O problema é saber se vale a pena apostar tudo em 2013, ano que vem muda tudo…
Na Formula 1, Ross Brawn conquistou dezesseis títulos entre pilotos e construtores, agora Hamilton não precisa ficar CHORAMINGANDO na mídia que Vettel tem um grande projetista. Brawn só perde para Newey em número de títulos, são dois a menos.
Não se enganem, nos anos 80 não era só piloto que fazia TUDO NO BRAÇO, nessa época grandes projetistas faziam muito a DIFERENÇA: G.Murray, J.Barnard, F. Dernie, P.Head e S.Nichols. Depois que surgiu Newey, Brawn e Byrne no início dos anos 90. Outro detalhe, nos anos 80 quem tinha motor forte(principalmente confiável), venciam campeonatos: Tag Porsche (84/85/86), e o fantástico motor Honda(87/88/89), dando sequência a 90 e 91. A partir de 2014 motor forte-confiável vai fazer muita diferença. Motor turbo chega a temperaturas absurdas, quebras vão ocorrer. Pilotos de estilo “cerebral” pode se beneficiar dosando o equipamento, pilotos “pé de chumbo” como Hamilton pode ter problemas exigindo muito do motor. Turbo instiga muito o piloto a acelerar. Nos anos 80 tiveram até que colocar uma válvula pra controlar a potência dos turbos.
No esporte a motor ninguém vence título sozinho, na Formula 1 prevalece o conjunto! A Mercedes melhorou com Hamilton? Temos que esperar mais algumas corridas…
Uma coisa é certa, esse carro da Mercedes nasceu fantástico, tanto que o “desvalorizado” Rosberg vinha colocando Lewis no bolso, ou seja, dessa vez o carro nasceu veloz e vencedor. Os números abaixo após dez corridas comprovam tamanha evolução, detalhe, o carro ainda não esta totalmente pronto. Alguém lembra como foi as últimas seis corridas da Mercedes em 2012? Nessa época o time já se concentrava no carro de 2013…
Poles:
1-Mercedes,7
2-Red Bull,3
Vitórias:
1-Red Bull,4
2-Mercedes,3
3-Ferrari,2
4-Lotus,1
Podios:
1-Red Bull,10
2-Lotus,8
3-Ferrari,6
4-Mercedes,6
Voltas na liderança:
1-Red Bull,283
2-Mercedes,170
3-Ferrari,89
4-Lotus,49
5-Force India,14
6-Sauber,10
7-McLaren,8
Voltas percorridas:
1-McLaren,1.228
2-Red Bull ,1.194
3-Mercedes,1.172
4-Lotus,1.170
5-Marussia,1.161
6-Williams,1.131
7-Toro Rosso,1.088
8-Ferrari,1.083
9-Caterham,1.082
10-Force India,1.074
11-Sauber,1.056
Tirar Ross Brawn do comando da Mercedes pode ser um grande erro, o inglês foi um dos “pilares” do sucesso da Benetton, Ferrari e Brawn-GP até os títulos. Bom lembrar, Newey levou tempo pra fazer carros fantásticos na Williams, Mclaren e RBR, mas quando o carro ficou pronto, pilotos brigaram por títulos.
Será que na Alemanha os torcedores estão achando a Formula 1 muito chata? É a vez dos torcedor alemão se divertir na categoria máxima, eles merecem porque alemão investe muito em sua gente.
Palmas para Alemanha…
Marcelo voce não entende nada de F1. “Os primeiros anos foi para arrumar a casa? Que casa? A Mercedes suscedeu a Brawn GP campeã no ano anterior. Outra coisa, Brawn não é, e nunca foi projetista, comparar com Newey, Byrne, Murray, Dernie e outros é absurdo. Brawn é engenheiro e responsável pela estratégia durante as corridas. “Turbo instiga o piloto a acelerar” que p… asneira. F1 é aceleração total seja turbo ou aspirado. Vc tá confundindo F1 com “AP” turbinado no mecanico de bairro. ” Hamilton é Piloto pé de chumbo”. Meu Deus quanta asneira.
e você se da ao trabalho de ler as cartas que esse cara escreve, perda de tempo.
A Mercedez tem outro fator que você não destacou que deve ser importante na briga do título deste ano. Tem dois pilotos de ponta. Coisa que nenhuma outra tem.
Isso pode ajudar, se por exemplo o Hamilton ganhar duas corridas e o Rosberg ficar qa frente de Vetel, o contrário Rosberg a frente e Hamilton a frente de Vetel também se aplica.
Se a Mercedez definir um piloto para brigar pelo título esse ano ela ainda pode levar.
Por outro lado, sendo estes pilotos de ponta ambos podem “atrapalhar” as ambições do outro, ainda mais num time que parece ainda ter dado sinais de que faria jogo “sujo” como ocorre na Ferrari.
Apostaria em 2014. Manteria o que foi feito bem feito. E se o Hamilton ganhar duas e uma delas uma dobradinha, pra Vettel dar três passeios pra vitoria logo depois custa menos.
Se nas próximas duas corridas Hamilton vencer 01 e chegar no pódio em outra, então penso que devem ainda tentar o título deste ano. Caso contrário, se Vettel subir ao pódio e Hamilton não, começa e ficar praticamente impossível reverter.
minha aposta é claro Vettel, mas podemos esquecer do Kimi Hikkonem, esse sim acho que ameaça o Vettel, e Spa ele é perigoso, lembram o passão que ele de no Schumi?
Não há porque parar agora um trabalho que vem dando certo. Em temos de classificação a Mercedez vem dando as cartas , faltava resolver a questão dos pneus. Na última prova ficou claro que as dificuldades com pneus se igualaram para todas as equipes. E a coisa não está tão fácil para a RBR como podem pensar alguns. Os quatro primeiros colocados dependem apenas de seus próprios resultados para serem campeões.
Por falar em apostar, aquela brincadeira do Ultimo Palpite vai continuar neste mesmo Bat-endereço? Abraços. Continue firme. Sucesso onde quer que vas.
Se for acontecer alguma mudança, algum dia, eu aviso aqui.
Abs
Com o time que a Mercedes montou, dá para desenvolver o carro atual e o do ano que vem simultaneamente, sem qualquer problema técnico.
Eu apostaria em 2014, ainda tem muita coisa pra acontecer nesse campeonato, acredito q a Mercedes tem chance sim, dois gps ruins de Vettel e duas vitórias de Hamilton já mudam tudo. Abs?
2008 era outra situação, já que a Honda já estava no fundo do poço, logo não havia o por que em concentrar esforços para buscar um quinto ou quarto lugar na classificação. É claro que já se deve pensar na temporada que vem, mas sem deixar de lado esta, já que, pelo menos um segundo lugar não seria nada mal para atrair a mídia e patrocínios…
Ninguem pega a Red Bull esse ano. Podem esquecer. Melhor todos já pensarem no carro do ano que vem, inclusive porque serão motores turbo e a rigor ninguem sabe exatamente como será !
Parece que o Raikkonen sabe!
Eu aposto no “pé na bunda do Massa”, aliás eu mesmo o daria! Chega! Vamos para o “inverno glacial” de pilotos brasileiros na F1. Vamos para o pay-per-view, vamos ver outra coisa (como a Stock Car na Globo, sic), já deu, deixa a F1 com os gringos de olhos azuis agora…..
Tem que pensar em 2014, e deixem o Hamilton fazer a diferença no braço.
Exatamente !!
Não acredito ele não tem braço, só carro.
Ainda sou cético com a Mercedes. Das 3 que ganhou 2 foram em circuitos de baixa e a outra na Loteria estourante de Silverstone com Vettel quebrando quando tinha uma semana de vantagem para o resto.
Lembro até de uma profecia do Flavio Gomes:
A Mercedes vai ganhar na Hungria e todo mundo vai dizer que ela se recuperou!!!!
Somos muito imediatistas e instatâneos (Lulismo), não sabemos avaliar a História até o momento.
Foi muita mãozinha da FIA: Testes proibidos de pneus, mudança dos pneus que ajudaram, o carro deve andar sim…
5 pontas não é a JAC?
Eu acho que a situação hoje é diferente daquela de 2009 pois lá o carro estava uma carroça mesmo. Agora o carro está em ascensão e deve continuar pois existe a chance de brigar pelo título apesar da diferença de pontos e a única coisa que pode atrapalhar é também a melhora no carro da Lotus com o Kimi roubando pontos de um ou de outro.
Fábio, não tenho dúvidas, a Mercedes apostará tudo neste ano!! A diferença são duas vitórias, mas tem mt campeonato pela frente!! Considerando suas palavras, vc considera a Ferrari fora da briga? Abs
Fábio, a estrela é de 3 pontas!!
5 pontas?
A sede da Mercedes é em Brakley. Em Milton Keynes fica a Red Bull. Certo?
Sim, pensei numa coisa e escrevi outra. Já arrumei lá. Obrigado.
Abs
Caro Seixas, esta é a dúvida de 9 entre dez equipes. Investe em 2014 ou tenta alcançar a RBR ainda este ano? A propósito a estrela da Mercedes tem três pontas. Brilha como cinco, mas tem três.
5 pontas? Nao seriam 3? Senao, a equipe é chinesa. Ou americana 😛
Brincadeiras a parte: isso deu certo para eles no passado, mas eu acho uma aposta arriscada demais. Primeiro, pq vai abrir mao do ano de trabalho e com isso de todo o investimento para este ano. Segundo, pq eles nao serao os unicos a terem essa ideia. Isso tudo torna uma aposta de alto risco, de jogar fora 2013 para talvez nao ter tanto resultado em 14. Pra chegar daqui a 1 ano e jogar 14 pro alto para tentar 15….
Sei nao!
No penúltimo parágrafo não seria “estrela de três pontas”, Fábio? Independentemente do detalhe numérico, excelente reflexão. Só faltou saber: você aposta em qual escolha?
Eu apostaria em 2014.
Abs
Não vejo toda essa superioridade. Das três corridas que ganhou, duas foram em pistas que não permitiam ultrapassagens e a outra o Vettel quebrou quando liderava.
BOM DIA!PARABÉNS concordo com vc!Primeiro acho que têm muita gente mandando na MERCEDES!Minha opinião , acho q BRAWN pode sair, ele não se “bica” com WOLF e LAUDA!ME DESCULPE FÁBIO SEIXAS , VC TÊM SIDO PMUITO OBJETIVO EM SEUS COMENTÁRIOS!NÃO TE CONHEÇO,enfim tenho duas amigas que na trabalham na FOLHA e sempre disse:’VC É UM EXCELENTE JORNALISTA!”PARABÉNS q vc continue assim , e sucesso na BAND NEWS/SPORTV………..QUARENTAAAAAAAA!!!!!ABRAÇOS,
FLÁVIO PENNA(ATLETA /NADADOR ACADEMIA COMPETITION SP)
Fabio, mas se o carro esta tao bom agora, porque nao deixam o carro do jeito que esta e apostam numa surpresa sem evolucao no carro desse ano e jogam todas as fichas ja pro proximo ano?
Porque o regulamento de 2014 e completamente diferente de 2013. Tudo muda a começar pelos motores. Dimensoes diferentes. Os dados do tunel de vento deste ano praticamente nao servem de nada para 2014.
Fábio, meu querido, errata no fim do texto:
” Em 2010, nova mudança na fachada: saiu o logo da Brawn, entrou a estrela de (cinco ?) pontas. ”
Forte abraço!!!
Sou seu fã, acompanho o Blog desde sempre.
Já arrumei. Obrigado.
Abs
Fabio o que ha de verdade na possibilidade de não termos um piloto Brasileiro em 2014,Abs
Acho que teremos Massa ou Nasr ou ambos.
Abs
Imaginem, o carro da Mercedez com a estrela de cinco pontas (símbolo do estado judeu)? Principalmente o bólido dos anos 30/40 que fez propaganda nazista.
A estrela de David tem 6 pontas!