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16/08/13 03:00Os dias passam na folhinha, as férias da F-1 vão chegando ao fim e aproxima-se o momento em que a Mercedes terá de tomar uma decisão.
O dilema está diante de Brawn, Lauda, Wolff, Fry e Lowe, o quinteto que comando o time.
Direcionar esforços, atenções e recursos no desenvolvimento do carro de 2013, tentando um possível _mas improvável_ título mundial, ou apostar tudo em 2014?
Da resposta depende o rumo da segunda parte do Mundial, que começa daqui a uma semana, em Spa. Sem a concorrência da
Mercedes, Vettel deve cruzar com facilidade para o tetracampeonato. Com Hamilton e Rosberg no cangote, ficará no mínimo mais complicado.
Após três anos de aprendizado e resultados opacos, a Mercedes é a equipe que mais cresceu ao longo desta temporada. Uma evolução clara, GP a GP.
Primeiro, fez o carro ficar rápido. Depois, tornou-o confiável.
Os números, desta vez, não mentem. Em dez etapas até agora, a equipe alemã conseguiu sete poles (as outras três foram da Red Bull) e três vitórias (todas nas cinco últimas corridas). É a bola da vez. Sua curva é ascendente, enquanto as das rivais estão na mesma.
O problema é o tempo perdido no começo do ano. Enquanto a Mercedes patinava, Vettel e a Red Bull venciam e pontuavam. Hoje, o tricampeão lidera o campeonato com 172 pontos. Hamilton é só quarto, com 124.
Continuando no atual ritmo, o inglês pode até entrar na briga no final do ano. Mas será suficiente? Ou é melhor desistir e mergulhar com tudo em 2014? Eis a questão.
O passado recente da turma que trabalha por lá pode ajudar na decisão.
Em 2008, quando a fachada da fábrica de Brackley exibia o logotipo da Honda, a situação estava feia. Com Button e Barrichello, o time foi apenas o antepenúltimo no Mundial, com um carro que o brasileiro classificou de “porcaria”.
No meio daquele ano, com a vaca já atolada no brejo, a direção técnica jogou a toalha, abandonou o desenvolvimento do RA108. Enquanto Ferrari e McLaren se engalfinhavam na disputa por um campeonato que só terminou na última curva, Brawn, Fry e companhia começaram a planejar o ano seguinte.
Deu certo. Deu muito certo. Mesmo sem o apoio da Honda, a equipe brilhou em 2009. Batizada de Brawn e carregando uma revolução técnica _o difusor duplo_, ganhou seis das sete primeiras corridas, sempre com Button. Foi o suficiente para que o inglês e o time fossem campeões.
Em 2010, nova mudança na fachada: saiu o logo da Brawn, entrou a estrela de três pontas.
Mas a receita do sucesso continua lá.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Acredito que abandonar a luta agora seria estupidez, a Red Bull apresentou ainda esse ano problemas de confiabilidade…e a Ferrari perdeu ritmo.
São 48 pontos de diferença, se Hamilton vence e Vettel não pontua a diferença cai para menos de uma vitória(menos de 25 pontos) faltando ainda 8 etapas para o final. Vettel teve que vencer algumas provas seguidas para ser campeão ano passado; pode perecer impossível mas se a Mercedes mantiver a curva de ascensão Hamilton será campeão
Hamilton really has the chance to be the champion of the world. The only thing that he must do, is to keep his performance in the next 9 GPS,and probably he will make the diference against Vettel disepear. And so long life to Hamilton,my favorite, because is time to defeat RBR,cause F1 has becoming boring…..
Fábio, saindo o Ricciardo da Toro Rosso, quem entra em seu lugar?? Alguma espuculação em relação a isso?? Abs
António Felix da Costa
Eu acho que o que vai definir isso será as proximas corridas.
Ainda existe uma duvida se realmente a Mercedes tem um carro competitivo para os domingos.
Pra mim a vitoria na Hungria foi um golpe de sorte.
A Red Bull ainda é o bicho papão.
Lotus é uma incognita pela falta de dinheiro.
E Ferrari tá perdida com seus tuneis de vento.
O dedão do Vettel vai levantar N vezes até o fim da temporada.
Não existe a mínima lógica na questão, não consigo sequer tentar pensar assim. É simples, trata-se de um campeonato certo? Que a meu ver só acaba quando termina como diria um ator de ação famoso, existe muito dinheiro que já foi injetado para o carro que corre agora, trabalho de engenheiros e projetistas, noites sem sono, suor de pilotos e mecânicos, e aí alguém sugere, “hei, só falta metade do campeonato, que tal desistir agora e apostar tudo no ano que vem?”, pra mim, no mínimo uma atitude idiota e covarde, que não combina nada com o comportamento de vencedores, a chance é boa, e não falta SÓ metade, AINDA falta metade da temporada, é muito chão pela frente e com mais trabalho, dedicação e menos fotos passeando com o cachorro, é bem possível um título. Eu ficaria decepcionado se a Mercedes com seus pilotos jogassem a toalha agora, desistir no esporte não é legal, é feio, só que não se entrega nunca chega lá, como vimos o Schumacher, o Senna, o próprio Vettel em dois de seus 3 títulos, seria uma burrice extrema, uma baita chance jogada no lixo, e digo chance porque não tem ninguém dormindo no ponto, com toda certeza equipes fortes como Red Bull, Ferrari, Lotus e McLaren também estão desenvolvendo seus projetos com afinco, é um tiro no escuro, o que aconteceu em 2009 teve muito de sorte também e não só genialidade, um risco que deu frutos, mas em 99% das vezes isso não funciona tão bem, como disse o piloto porcaria, “o carro era uma porcaria”, nada poderia ser feito, não tinham nada a perder, a Mercedes tem muito terreno conquistado a perder agora, minha opinião.
Corrigindo – só quem não se entrega chega lá…
O Vethel tem um sério obstáculo pela frente. Todos sabem que ele é quase imbatível quando larga na pole. Sabe-se também que ele tem sérias deficiências no quesito ultrapassagens. Na Hungria por exemplo ele ficou meia corrida atrás de uma Mac Laren com pneus gastos sem conseguir passar. Com a dupla da Mercedez abocanhando seguidamente a pole , o cenário para ele vai ficando cinza e ele pode entrar em pânico. E Alonso ,Raikonnen , bem como Hamilton podem se aproveitar disso.
Sinceramente não vejo deficiência alguma no quesito ultrapassagem por Vettel…
A possibilidade de título é real para Hamilton. 48 pontos seriam 19 na pontuação antiga, e ainda faltam 9 provas para o fim do campeonato.
E o Vettel vai fazer nada, chance pequeníssimas.
Fabio, as vezes nos focamos no campeonato de pilotos e nos esquecemos que o de equipes tambem pesa.
Eh muita grana na briga por posicoes!
Ah! Segundo tabloides serios (britanicos e espanhois) depois do seu teste (rss) na Lotus, o Kimi resolveu ir pra Ferrari pra nao disputar 1a vaga com o tal de Seixas, confirma ai.
O problema é que se a Mercedes abandonar o campeonato deste ano, é RedBull poderá já ir trabalhando o carro para o ano que vêm…
Abs!
Muito bom! Adorei o post. Valeu.
Sim, mas eu não acho que só a Mercedez vai evoluir. E o ano que vem troca os motores e talvez também a fornecedora de Pneus ai vai saber, então a Mercedes deveriia apostar nesse ano
Acho que a Mercedes tem grana e talentos para atacar em duas frentes.
Boa analise, mas entendo que Vettel não será campeão, e quanto sua tranquilidade acabou no GP da Hungria, não consigo nem de longe enchegar essa facilidade, apesa de toda vantagem numerica que Vettel tem.
Facilidade tem e muita o Vettel, só se o Kimi desandar a ganhar o que eu não acredito Mercedez foram só grandes prêmios fortuitos.
O que mais esta me preocupando é esta alta do Dólar, como vou montar meu micro High-End novo, pra correr meus simuladores de automóveis, caça aéreo e simuladores de jato, Battlefield 4?
e quem perguntou isso?
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Cornetear o mano pra que?? Vc é moderador daqui por acaso?
porque quero você é moderador daqui, então vou dizer que vou fazer: vou comprar ovos no super mercado. O que acrescenta o defensor dos “frascos e dos comprimidos”