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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Por Fábio Seixas
16/08/13 03:00

Os dias passam na folhinha, as férias da F-1 vão chegando ao fim e aproxima-se o momento em que a Mercedes terá de tomar uma decisão.

O dilema está diante de Brawn, Lauda, Wolff, Fry e Lowe, o quinteto que comando o time.

Direcionar esforços, atenções e recursos no desenvolvimento do carro de 2013, tentando um possível _mas improvável_ título mundial, ou apostar tudo em 2014?

Da resposta depende o rumo da segunda parte do Mundial, que começa daqui a uma semana, em Spa. Sem a concorrência da

Mercedes, Vettel deve cruzar com facilidade para o tetracampeonato. Com Hamilton e Rosberg no cangote, ficará no mínimo mais complicado.

Após três anos de aprendizado e resultados opacos, a Mercedes é a equipe que mais cresceu ao longo desta temporada. Uma evolução clara, GP a GP.

Primeiro, fez o carro ficar rápido. Depois, tornou-o confiável.

Os números, desta vez, não mentem. Em dez etapas até agora, a equipe alemã conseguiu sete poles (as outras três foram da Red Bull) e três vitórias (todas nas cinco últimas corridas). É a bola da vez. Sua curva é ascendente, enquanto as das rivais estão na mesma.

O problema é o tempo perdido no começo do ano. Enquanto a Mercedes patinava, Vettel e a Red Bull venciam e pontuavam. Hoje, o tricampeão lidera o campeonato com 172 pontos. Hamilton é só quarto, com 124.

Continuando no atual ritmo, o inglês pode até entrar na briga no final do ano. Mas será suficiente? Ou é melhor desistir e mergulhar com tudo em 2014? Eis a questão.

O passado recente da turma que trabalha por lá pode ajudar na decisão.

Em 2008, quando a fachada da fábrica de Brackley exibia o logotipo da Honda, a situação estava feia. Com Button e Barrichello, o time foi apenas o antepenúltimo no Mundial, com um carro que o brasileiro classificou de “porcaria”.

No meio daquele ano, com a vaca já atolada no brejo, a direção técnica jogou a toalha, abandonou o desenvolvimento do RA108. Enquanto Ferrari e McLaren se engalfinhavam na disputa por um campeonato que só terminou na última curva, Brawn, Fry e companhia começaram a planejar o ano seguinte.

Deu certo. Deu muito certo. Mesmo sem o apoio da Honda, a equipe brilhou em 2009. Batizada de Brawn e carregando uma revolução técnica _o difusor duplo_, ganhou seis das sete primeiras corridas, sempre com Button. Foi o suficiente para que o inglês e o time fossem campeões.

Em 2010, nova mudança na fachada: saiu o logo da Brawn, entrou a estrela de três pontas.

Mas a receita do sucesso continua lá.

(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)

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Comentários

  1. Eduardo Schmidt comentou em 19/08/13 at 11:25

    Acredito que abandonar a luta agora seria estupidez, a Red Bull apresentou ainda esse ano problemas de confiabilidade…e a Ferrari perdeu ritmo.

  2. Alberto comentou em 19/08/13 at 9:30

    São 48 pontos de diferença, se Hamilton vence e Vettel não pontua a diferença cai para menos de uma vitória(menos de 25 pontos) faltando ainda 8 etapas para o final. Vettel teve que vencer algumas provas seguidas para ser campeão ano passado; pode perecer impossível mas se a Mercedes mantiver a curva de ascensão Hamilton será campeão

  3. china comentou em 18/08/13 at 20:53

    Hamilton really has the chance to be the champion of the world. The only thing that he must do, is to keep his performance in the next 9 GPS,and probably he will make the diference against Vettel disepear. And so long life to Hamilton,my favorite, because is time to defeat RBR,cause F1 has becoming boring…..

  4. Fernando Maringá - Pr comentou em 18/08/13 at 10:44

    Fábio, saindo o Ricciardo da Toro Rosso, quem entra em seu lugar?? Alguma espuculação em relação a isso?? Abs

    • Aileu comentou em 19/08/13 at 11:47

      António Felix da Costa

  5. Murilo comentou em 17/08/13 at 20:38

    Eu acho que o que vai definir isso será as proximas corridas.
    Ainda existe uma duvida se realmente a Mercedes tem um carro competitivo para os domingos.
    Pra mim a vitoria na Hungria foi um golpe de sorte.
    A Red Bull ainda é o bicho papão.
    Lotus é uma incognita pela falta de dinheiro.
    E Ferrari tá perdida com seus tuneis de vento.
    O dedão do Vettel vai levantar N vezes até o fim da temporada.

  6. Carlos comentou em 17/08/13 at 17:02

    Não existe a mínima lógica na questão, não consigo sequer tentar pensar assim. É simples, trata-se de um campeonato certo? Que a meu ver só acaba quando termina como diria um ator de ação famoso, existe muito dinheiro que já foi injetado para o carro que corre agora, trabalho de engenheiros e projetistas, noites sem sono, suor de pilotos e mecânicos, e aí alguém sugere, “hei, só falta metade do campeonato, que tal desistir agora e apostar tudo no ano que vem?”, pra mim, no mínimo uma atitude idiota e covarde, que não combina nada com o comportamento de vencedores, a chance é boa, e não falta SÓ metade, AINDA falta metade da temporada, é muito chão pela frente e com mais trabalho, dedicação e menos fotos passeando com o cachorro, é bem possível um título. Eu ficaria decepcionado se a Mercedes com seus pilotos jogassem a toalha agora, desistir no esporte não é legal, é feio, só que não se entrega nunca chega lá, como vimos o Schumacher, o Senna, o próprio Vettel em dois de seus 3 títulos, seria uma burrice extrema, uma baita chance jogada no lixo, e digo chance porque não tem ninguém dormindo no ponto, com toda certeza equipes fortes como Red Bull, Ferrari, Lotus e McLaren também estão desenvolvendo seus projetos com afinco, é um tiro no escuro, o que aconteceu em 2009 teve muito de sorte também e não só genialidade, um risco que deu frutos, mas em 99% das vezes isso não funciona tão bem, como disse o piloto porcaria, “o carro era uma porcaria”, nada poderia ser feito, não tinham nada a perder, a Mercedes tem muito terreno conquistado a perder agora, minha opinião.

    • Carlos comentou em 17/08/13 at 17:04

      Corrigindo – só quem não se entrega chega lá…

  7. Furano comentou em 17/08/13 at 13:03

    O Vethel tem um sério obstáculo pela frente. Todos sabem que ele é quase imbatível quando larga na pole. Sabe-se também que ele tem sérias deficiências no quesito ultrapassagens. Na Hungria por exemplo ele ficou meia corrida atrás de uma Mac Laren com pneus gastos sem conseguir passar. Com a dupla da Mercedez abocanhando seguidamente a pole , o cenário para ele vai ficando cinza e ele pode entrar em pânico. E Alonso ,Raikonnen , bem como Hamilton podem se aproveitar disso.

    • Eduardo Schmidt comentou em 19/08/13 at 11:27

      Sinceramente não vejo deficiência alguma no quesito ultrapassagem por Vettel…

  8. Eric Musashi comentou em 17/08/13 at 8:37

    A possibilidade de título é real para Hamilton. 48 pontos seriam 19 na pontuação antiga, e ainda faltam 9 provas para o fim do campeonato.

    • Sandro comentou em 17/08/13 at 21:17

      E o Vettel vai fazer nada, chance pequeníssimas.

  9. Alex Lier comentou em 17/08/13 at 4:59

    Fabio, as vezes nos focamos no campeonato de pilotos e nos esquecemos que o de equipes tambem pesa.
    Eh muita grana na briga por posicoes!
    Ah! Segundo tabloides serios (britanicos e espanhois) depois do seu teste (rss) na Lotus, o Kimi resolveu ir pra Ferrari pra nao disputar 1a vaga com o tal de Seixas, confirma ai.

  10. Tiago comentou em 17/08/13 at 2:18

    O problema é que se a Mercedes abandonar o campeonato deste ano, é RedBull poderá já ir trabalhando o carro para o ano que vêm…

    Abs!

  11. Jô Lopes comentou em 17/08/13 at 1:22

    Muito bom! Adorei o post. Valeu.

  12. Kalil comentou em 17/08/13 at 0:10

    Sim, mas eu não acho que só a Mercedez vai evoluir. E o ano que vem troca os motores e talvez também a fornecedora de Pneus ai vai saber, então a Mercedes deveriia apostar nesse ano

  13. Titus comentou em 16/08/13 at 21:44

    Acho que a Mercedes tem grana e talentos para atacar em duas frentes.

  14. Antonio comentou em 16/08/13 at 17:04

    Boa analise, mas entendo que Vettel não será campeão, e quanto sua tranquilidade acabou no GP da Hungria, não consigo nem de longe enchegar essa facilidade, apesa de toda vantagem numerica que Vettel tem.

    • Fabiano comentou em 17/08/13 at 22:57

      Facilidade tem e muita o Vettel, só se o Kimi desandar a ganhar o que eu não acredito Mercedez foram só grandes prêmios fortuitos.

  15. Nataniel comentou em 16/08/13 at 17:01

    O que mais esta me preocupando é esta alta do Dólar, como vou montar meu micro High-End novo, pra correr meus simuladores de automóveis, caça aéreo e simuladores de jato, Battlefield 4?

    • Sandro comentou em 17/08/13 at 0:28

      e quem perguntou isso?

      • tevez comentou em 18/08/13 at 17:23

        ^^^^^
        Cornetear o mano pra que?? Vc é moderador daqui por acaso?

        • Sandro comentou em 20/08/13 at 16:56

          porque quero você é moderador daqui, então vou dizer que vou fazer: vou comprar ovos no super mercado. O que acrescenta o defensor dos “frascos e dos comprimidos”

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