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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Quando motores rugiam

Por Fábio Seixas
15/08/13 13:24

A dica é do Samuel Siqueira Bueno e levanta novamente uma questão já abordada por muitos de vocês quando da divulgação do vídeo com o motor da Mercedes para 2014, no começo do mês.

Para facilitar a comparação, vou copiar aqui aquele vídeo. Mais importante do que ver é ouvir.


Nos comentários àquele post, houve quem comparasse este ronco ao de um liquidificador.

Agora fiquem com o Matra V12 da Ligier de Jacques Laffite em Monza-78.


No começo, alguém, talvez Laffite, diz: “Este é o som da potência”.

Nada a acrescentar.

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Comentários

  1. Rodrigo Meira - Niterói RJ comentou em 15/08/13 at 18:19

    E esse V12 Ferrari berrando em Suzuka, hein?! Tanta rotação que incluí até um breve passeio na grama de Gerard Berger. Acho que este foi o ano de 1995, penúltimo GP com dos motores Ferrari 12 canecos.

    http://www.youtube.com/watch?v=Lxm9FdraAVc

  2. renato marques comentou em 15/08/13 at 18:15

    o som do V12 Matra é sensacional, mas o som dos motores V10 de 2005 “gritando” não tem igual. Esses motores V10 giravam demais.

  3. Guilherme comentou em 15/08/13 at 18:11

    Ronco de motor de verdade… num circuito de verdade! Não um desses ridiculos Tilkodromos de hoje em dia…

  4. Levy Dantas de Mello comentou em 15/08/13 at 18:10

    O que dizer do som do liquidificador comparado ao berro do BMW do Montoya? O vídeo é da volta com média horária mais rápida da história da F1.
    http://www.f1archives.com/blog/archives/jpm-monza-2002#more-2608

  5. Delcio comentou em 15/08/13 at 17:36

    Fabio,

    Reparou na ultrapassagem pelo Copersucar
    amarelo, minuto 1:55, que por sinal deu uma
    atrapalhada de leve no traçado que ele estava fazendo… Quanto ao comentário antes do vídeo não é o sotaque preguiçoso dos franceses em relação à lingua inglesa,
    ou é americano ou inglês, talvez quem postou no youtube.Sonzeira maravilhosa!!

  6. Klebber Formiga comentou em 15/08/13 at 17:26

    Não dá para compara muito. Esses motores com 20.000 rpm com tudo controlado dentro do cilindro não permitem tantas explosões. As subidas são muito mais rápidas e eles gritam mais parecem sopranos. O escapamento também ajuda.

  7. Padilha - SC comentou em 15/08/13 at 16:59

    Acredito que o som do novo motor 1.6 V6 turbo não mudará muito em relação ao atual. Hoje o som já é bem diferente dos motores “antigos”, parece que está pasteurizado.
    Há de se considerar as condições de gravação do audio do novo motor mercedes, longe de ser real. A tentativa de simulação também é infeliz.
    Som de motor turbo mesmo tem neste video: http://www.youtube.com/watch?v=1FO69uUMxh0
    Trata-se do motor Alfa Romeo 890T V8 turbo. Desnecessário tentar descrever o som da turbina girando nas desacelerações… para quem gosta de motor turbo, é imperdível.

    • Padilha - SC comentou em 15/08/13 at 17:01

      Desculpem, sobre a gravação do audo leia-se “longe de ser ideal”.

  8. Alexandre comentou em 15/08/13 at 16:53

    É claro que o som mudou, mas parece que a turma está esquecendo que a temporada do ano que vem vai fazer esses novos motores chegarem “voando” para nós, os mortais. Ja imaginaram um renault sandero c/ um v6 turbo?!?

  9. Ricardo Leme comentou em 15/08/13 at 16:51

    Que bruto o Matra V12 !

    Saudades de usar protetor auricular nas arquibancadas dos autódromos! As engenhocas modernas jamais berrarão como as antigas….por mais que o Prost e os executivos da Renault defendam que não:

    ‘‘I am sure some people will be nostalgic for the sound of engines from previous eras, including the preceding V8, but the sound of the new generation Power Units is just different. It’s like asking whether you like Motorhead or AC/DC. Ultimately it is a matter of personal taste. Both in concert are still pretty loud.’’
    Rob White, Deputy Managing Director (technical)”

  10. Luciano comentou em 15/08/13 at 16:39

    Já que o assunto é som, será que não dava pra fazer uma adaptação genética nesses carros pra ficarem com o som da Honda 750F (famosa 7 Galo) ? Tudo bem que estamos falando de carro, mas se fizerem um teste de imaginação dá pra casar as coisas, dá não ?

  11. Kalil comentou em 15/08/13 at 16:29

    eu li em algum lugar, agora não me lembro exatamente onde, que alguns carros elétricos que estão sendo produzidos tem alguns artefatos para fazer ruído e alertar os pedestres de tão silenciosos que são.

  12. heitor comentou em 15/08/13 at 16:26

    normal motor com Kers e ters, só se colocar um amplificador no escapamento.

  13. Murilo Rodrigues comentou em 15/08/13 at 16:15

    Que som bem agudo deste Mercedes turbo. Quanto ao “som de liquidificador”, acho que os reclamaram sentiram falta de um som mais “encorpado”. Legal seria comparar o som dos novos motores turbo com os da década de 1980, salvo engano, também eram de 1,5 lt.

  14. luis belem comentou em 15/08/13 at 15:32

    o carro amarelo que ele passa aos 1:58 de vídeo é o copersucar do Emerson….

  15. charles comentou em 15/08/13 at 15:26

    Sou muito mais os v10 dos anos de 2000 ate 2005 quando tiveram a idiea ridicula de bani-los e agora para piorar a F1tera motores 1.6,a honda talvez coloque o motor do honda city na mclaren kkkk,que piada,a volta na belgica sera por volta de 2 minutos com pista seca.

  16. Mario comentou em 15/08/13 at 15:25

    Eu gosto desse Honda aqui: http://www.youtube.com/watch?v=-k4pun6j0Fg

  17. Gabriel comentou em 15/08/13 at 15:10

    só para fazer justiça e citar a fonte correta, a mesma comparação com exatamente os mesmo vídeos já havia sido publicada no blog de fórmula 1 do jornal francês Le Monde no dia 08/08.
    Vale conferir: http://formule1.blog.lemonde.fr/2013/08/08/le-son-des-f1-va-dans-le-mur/.
    Abraços!

  18. MDR comentou em 15/08/13 at 14:58

    Caros, o som dos motores mais novos parece de um liquidificador porque eles operam num regime de rotação mais alto. Qual é a rotação máxima hoje em dia? 19-20 mil rpm? O V12 de 78 provavelmente operava no máximo a 11 mil rpm.

  19. Rodrigo Verdelle comentou em 15/08/13 at 14:58

    Acho que com o ferrari V12 dá pra sentir mais a potencia. Esses sim tinha ruido de carro de verdade:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=nTeZRlpVweo

  20. RaceDriver comentou em 15/08/13 at 14:53

    Lindo, Maravilhoso, Espetacular.

  21. Fernando comentou em 15/08/13 at 14:45

    De que importa o som do motor? Se só vamos escutar o Galvão Bueno falando besteira. Preferia F1 muda.

  22. JANE TADEU DA SILVA comentou em 15/08/13 at 14:15

    Muito legal o barulho do motor dessa década, mais pra mim os da era Airton Senna foram até hoje os melhores, agora essa versão 2014 esta fora pelo tempo que existe a tecnologia deveria ser uma performance melhor, deixa a desejar FABIO SEIXAS. Agora foi legal ver você o MANSUR juntos no RISEK no ARENA SPORTV eu pei ele atendeu. ELDORADO XIRIRICA – SP

  23. Dinho Jr comentou em 15/08/13 at 13:53

    Parece mesmo um liquidificador. Se for isso mesmo não vai ficar legal.

  24. adautoleva comentou em 15/08/13 at 13:52

    a primeira – e fundamental – diferença é que o som do matra é captado diretamente em situação de pista, enquanto o do mercedes parece criação de software de som. outra diferença é a passagem de marchas, que também dá um toque mais musical ao matra. mas para quem já ouviu o ferrari V12, o matra parece mobilete.

  25. joao jr comentou em 15/08/13 at 13:49

    pois é…nessa maldita era do politicamente correto, querem motores eletricos e sem som….imagina que ” delicia”….fora a ridícula limitação de giro, que faz um projetista ser a estrela da companhia….

  26. Fabio Amparo comentou em 15/08/13 at 13:48

    Fábio

    Não é à toa que urravam desse jeito.

    Veja a foto do Jalipnik do motor com as 12 cornetas para cima!

    http://jalopnik.com/5699515/get-your-french-racing-blue-on-with-the-matra-v12

  27. Eduardo Schmidt comentou em 15/08/13 at 13:48

    Eu particularmente não acho som nenhum igual aos V-10 do ano de 2005, aqui sim pra mim é o máximo, não achei muita graça nesse V-12 da Ligier, o motor não gira tanto…

    • Eduardo Schmidt comentou em 15/08/13 at 13:48

      Já o de 2014, baita piada, e virar 1’33” em Monza é passear para um F-1…

    • Murilo Rodrigues comentou em 15/08/13 at 16:08

      Tente fazer o seguinte: “coloque-se” em 1978 e, certamente, achará esse som fantástico. Lembre-se de que você tem que “apagar” o futuro.

  28. Vitor comentou em 15/08/13 at 13:42

    Simplesmente fantástico. O som daqueles V12 no limite dos giros era realmente incrível. Embora o video do novo motor de 2014 dê uma idéia de como vai ser o som dos novos motores, só quando estiverem montados nos carros é que vamos poder saber realmente como serão. Espero que seja um som com algum charme.

  29. João comentou em 15/08/13 at 13:41

    Essa é a formula 1 sem mimimi ?? Belo áudio e vídeo.

  30. Tyler comentou em 15/08/13 at 13:32

    Esse vídeo da Ligier é sensacional. Às vezes caço ele no Youtube deixo de fundo aqui, enquanto trabalho…

    Mas as coisas mudam. Tecnologia, sinal dos tempos, isso e aquilo. Por sorte, a memória (física e, no meu caso, só digital) existe.

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