Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Naftalina: Divina

Por Fábio Seixas
13/08/13 10:45

Hoje não tem Pit Stop, e é estranho dizer isso numa terça após mais de seis anos de programa.

Mas pensei em pelo menos manter vivo o meu quadro preferido, o Naftalina.

Então lá vai…

Hoje a mocinha sorridente da foto abaixo completa 67 anos. Já uma senhora, pois.

E que merece todo o respeito: a inglesa Divina Mary Galica é uma das cinco mulheres com passagem pela F-1.  E não foi só isso. Antes, ela disputou três Olimpíadas de Inverno. A primeira aos 19, em Innsbruck-64. Depois, em Grenoble-68 e Sapporo-72.

Era celebridade no Reino Unido, capitã do time de esqui e, por isso, certa vez foi convidada para uma corrida de famosos.

Gostou do negócio. A velocidade, afinal, já estava na sua vida. Começou a correr de kart, passou para a F-2 e, em 1976, foi inscrita para disputar o GP da Inglaterra com um Surtees de uma equipe independente, a Shellsport/Whiting.

Como quebrar tabu pouco é bobagem, adotou o número 13, tido como maldito no automobilismo. Coincidência ou não, falhou ao tentar uma vaga no grid: ficou com o 28º tempo, quando havia apenas 26 vagas.

(Uma curiosidade: outra mulher, Lella Lombardi também ficou pela pré-classificação nesta corrida, em último.)

Em 1978, Divina recebeu um convite da Hesketh para disputar o Mundial. Levou com ela o patrocínio da Olympus. Mas não foi bem.

Na abertura do Mundial, na Argentina, ficou em última na pré-classificação. A história se repetiu em Jacarepaguá, duas semanas depois.

Foi demais para a Hesketh e para ela.

A equipe, que já estava mal financeiramente, contratou um novo piloto, Eddie Cheever _meses depois, fecharia as portas.

Divina voltou a disputar provas regionais na Inglaterra. E nunca largou as pistas: correu de carros esporte, de caminhão e hoje trabalha na iRacing.com, uma empresa de simuladores de corridas.

No vídeo abaixo, de 2009, ela acelera o Hesketh de James Hunt num festival de carros clássicos de F-1 nos EUA…


É bom para matar a saudade do ronco dos motores nessas semanas de abstinência.

À dona Divina, nossos parabéns.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Bruno Carneiro comentou em 15/08/13 at 12:41

    Oi Fabio
    Meu nome é Bruno e eu corro de kart aqui nos EUA. Hoje tenho 14 anos e corro desde os 4 anos. Falando das mulheres da F1, uma pessoa que sempre me ajudou desde que eu comecei a correr, é a Desire Wilson. A Des e seu marido o Alan Wilson, sao maravilhosos e contam estorias fantasticas sobre os anos 70 e 80, sobre a Lella e a Divina.
    Da uma olhada no livro sobre a Des, http://books.google.com/books/about/Driven_by_Desire.html?id=ndAskfAnI2UC

    Um abraço do Bruno

    • Fábio Seixas comentou em 15/08/13 at 13:06

      Que dica bacana! Valeu, Bruno!
      Abs

  2. Rogerio comentou em 14/08/13 at 13:49

    Oi Fábio,

    Só uma correção, a empresa em que ela trabalha, chama-se iRacing.com. Inclusive, fica aí uma sugestão, abordar o mercado de simuladores e automobilismo virtual, que fica cada vez mais sério, atraindo muitos pilotos reais. Por exemplo, o campeonato virtual do iRacing.com é considerado uma série oficial da NASCAR.

    • Fábio Seixas comentou em 14/08/13 at 14:59

      Ops, valeu. Arrumei lá.
      Abs

  3. Gabriel Rocha comentou em 14/08/13 at 13:05

    Fábio… Já estamos com saudades do Pit Stop! Era obrigatório…. Bela homenagem que me faz pensar para qual caminho estamos trilhando… Apesar de adorar F1, me parece que ela está cada vez mais pasteurizada. Por fim uma pequena correção.O nome correto da empresa em que a Divina trabalha é iracing.com. Estou comentando apenas para que os interessados em conhecer consigam encontrar com mais facilidade. É um grande simulador, o melhor de hoje em dia na minha opinião.
    Abraço!

  4. Antonio comentou em 14/08/13 at 12:48

    As idades que você falou não batem. Se ela está fazendo 67, nasceu em agosto de 46. Então, no início de 64 ela tinha 17 e não 19.

  5. Allez Alonso! comentou em 13/08/13 at 22:02

    FS, acho que é iRacing.

  6. Felipe comentou em 13/08/13 at 21:38

    Ow Fábio pq não grava o programa em outro canal como Terra ou outro portal.
    Seria legal mater o PitStop, era sempre mto bom ver os vídeos e as novidades e especulações.

  7. Ricardo Abreu comentou em 13/08/13 at 21:33

    Fábio, acho que ela deve trabalhar na iracing.com e não irace.com (que não existe), que, diga-se de passagem, é um ótimo simulador e tem um carro de F1 de 2009. No mais, que vc continue postando algo sobre automobilismo (especialmente F1) de uma forma ou de outra, pois eu sempre assitia o PitStop e vai fazer falta.

  8. Sandro (Blog Leitura Labial) comentou em 13/08/13 at 19:04

    E quando saberemos o porquê da abstinência de PitStop ?

  9. Marcelo comentou em 13/08/13 at 17:49

    Fábio,
    estou ficando velho. Sou do Rio e estive no saudoso autódromo de Jacarepaguá assistindo os treinos e a corrida no primeiro GP do Brasil realizado por aqui, em 1978. Me lembro muito bem do Hesketh azul patrocinado pela Olympus e pilotado pela Divina Galica. Ela e o Eddie Cheever, de Theodore, não se classificaram para a corrida. Tenho vários slides daquele evento(naquela época o projetor de slides era moda). Detalhe: não sei onde guardei o material. Bons tempos!
    Salvo engano, a Divina Galica ainda tentou disputar algumas provas do campeionato de F1 de 1980 guiando uma Wiliams, em uma time independente, ao lado do Rupert Keegan. Naquela época equipes independentes podiam alugar ou comprar carros para disputar corridas.
    Abraços a todos.

    • Bruno Carneiro comentou em 16/08/13 at 3:50

      Na verdade foi a Desire Wilson que pilotou a Williams. Depois ela correu na Formula Aurora F1

  10. Marcelo Masili comentou em 13/08/13 at 16:30

    Fábio, ótima ideia manter o Naftalina (mesmo que por escrito). Coincidentemente ou não, o fato de ter sido escrito trouxe detalhes em texto que o pouco tempo que o Pit Stop vinha tendo não permitia que fossem devidamente esmiuçados. uma pena por lá, uma sorte por aqui.

    Espero que em breve você tenha o espaço que teu talento e tua história merecem. A gente gosta de correria dentro da pista, não nos teus noticiários – esses merecem o tempo e o cuidado que teus textos sempre têm.

    Boa sorte e estamos acompanhando e torcendo muito. Abraço!

  11. Cj abreu comentou em 13/08/13 at 15:38

    Olá Fábio, pelos posts que todos vemos há algumas semanas, tenho certeza que é uma questão de tempo e, pouco tempo, até vc ter outra e importante mídia para continuar seu trabalho. Um profissional reconhecido e querido por seu público, não fica de fora.
    É.. seu avô estava certo, a vida vai melhorar…}
    Abraço e sucesso.

  12. Peter Zero comentou em 13/08/13 at 12:53

    Grande lembrança e homenagem Fábio ! Essas mulheres ! Imediatamente me veio à cabeça Maria de Villota que seguiu a trilha deixada pela Divina, pena que não pode mostrar seu potencial e beleza, imaginou uma beldade daquelas no pódio ? abs

  13. João comentou em 13/08/13 at 12:22

    Lindo circuito, é Watkins Glen?

    • Fábio Seixas comentou em 13/08/13 at 12:23

      Lime Rock.

    • Maria Paula comentou em 13/08/13 at 15:35

      Muito bonito mesmo. Eu já sonhei que um dia a paisagem de Interlagos seria tão bonita quanto. Ilusão a minha…

  14. Bertoldo Gontijo comentou em 13/08/13 at 12:21

    Nunca comentei nada aqui, mas me senti no dever de pedir a continuação do Pit Stop, pois me beneficiei dessa diversão por muito tempo. Fábio, parabéns pelo seu trabalho e valeu por trazer jornalismo esportivo sem mimimi. 😉

    Abs

  15. Ricardo Arcuri comentou em 13/08/13 at 11:38

    Talvez a Formula 1 fosse demais para ela. Mas quem nao corre bem de bolido, costuma se dar bem nos GTs e/ou Stocks!

  16. Denys Florindo comentou em 13/08/13 at 11:22

    Boa tarde Fábio.

    Fiquei um pouco triste com esse post pois imagino que o Pit Stop, programa que acompanho desde o princípio não será mais realizado.
    Sempre aguardei ansioso pelos programas, onde muito me diverti com os quadros expostos, com seus comentários imparciais e as efemérides trazidas.

    Hoje sinto-me um pouco orfão, mas preferia estar equivocado.

    Fábio, o Pit Stop passa a ser um finado programa ou existe outros planos ?

    Um grande abraço e tudo de bom hoje e sempre.

    • Fábio Seixas comentou em 13/08/13 at 11:38

      Oi, Denys. Obrigado pela mensagem. Se tudo der certo, é só um intervalo de algumas semanas. Logo, espero, o Pit Stop estará de volta.
      Abs

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).