Naftalina: Divina
13/08/13 10:45Hoje não tem Pit Stop, e é estranho dizer isso numa terça após mais de seis anos de programa.
Mas pensei em pelo menos manter vivo o meu quadro preferido, o Naftalina.
Então lá vai…
Hoje a mocinha sorridente da foto abaixo completa 67 anos. Já uma senhora, pois.
E que merece todo o respeito: a inglesa Divina Mary Galica é uma das cinco mulheres com passagem pela F-1. E não foi só isso. Antes, ela disputou três Olimpíadas de Inverno. A primeira aos 19, em Innsbruck-64. Depois, em Grenoble-68 e Sapporo-72.
Era celebridade no Reino Unido, capitã do time de esqui e, por isso, certa vez foi convidada para uma corrida de famosos.
Gostou do negócio. A velocidade, afinal, já estava na sua vida. Começou a correr de kart, passou para a F-2 e, em 1976, foi inscrita para disputar o GP da Inglaterra com um Surtees de uma equipe independente, a Shellsport/Whiting.
Como quebrar tabu pouco é bobagem, adotou o número 13, tido como maldito no automobilismo. Coincidência ou não, falhou ao tentar uma vaga no grid: ficou com o 28º tempo, quando havia apenas 26 vagas.
(Uma curiosidade: outra mulher, Lella Lombardi também ficou pela pré-classificação nesta corrida, em último.)
Em 1978, Divina recebeu um convite da Hesketh para disputar o Mundial. Levou com ela o patrocínio da Olympus. Mas não foi bem.
Na abertura do Mundial, na Argentina, ficou em última na pré-classificação. A história se repetiu em Jacarepaguá, duas semanas depois.
Foi demais para a Hesketh e para ela.
A equipe, que já estava mal financeiramente, contratou um novo piloto, Eddie Cheever _meses depois, fecharia as portas.
Divina voltou a disputar provas regionais na Inglaterra. E nunca largou as pistas: correu de carros esporte, de caminhão e hoje trabalha na iRacing.com, uma empresa de simuladores de corridas.
No vídeo abaixo, de 2009, ela acelera o Hesketh de James Hunt num festival de carros clássicos de F-1 nos EUA…
É bom para matar a saudade do ronco dos motores nessas semanas de abstinência.
À dona Divina, nossos parabéns.
Oi Fabio
Meu nome é Bruno e eu corro de kart aqui nos EUA. Hoje tenho 14 anos e corro desde os 4 anos. Falando das mulheres da F1, uma pessoa que sempre me ajudou desde que eu comecei a correr, é a Desire Wilson. A Des e seu marido o Alan Wilson, sao maravilhosos e contam estorias fantasticas sobre os anos 70 e 80, sobre a Lella e a Divina.
Da uma olhada no livro sobre a Des, http://books.google.com/books/about/Driven_by_Desire.html?id=ndAskfAnI2UC
Um abraço do Bruno
Que dica bacana! Valeu, Bruno!
Abs
Oi Fábio,
Só uma correção, a empresa em que ela trabalha, chama-se iRacing.com. Inclusive, fica aí uma sugestão, abordar o mercado de simuladores e automobilismo virtual, que fica cada vez mais sério, atraindo muitos pilotos reais. Por exemplo, o campeonato virtual do iRacing.com é considerado uma série oficial da NASCAR.
Ops, valeu. Arrumei lá.
Abs
Fábio… Já estamos com saudades do Pit Stop! Era obrigatório…. Bela homenagem que me faz pensar para qual caminho estamos trilhando… Apesar de adorar F1, me parece que ela está cada vez mais pasteurizada. Por fim uma pequena correção.O nome correto da empresa em que a Divina trabalha é iracing.com. Estou comentando apenas para que os interessados em conhecer consigam encontrar com mais facilidade. É um grande simulador, o melhor de hoje em dia na minha opinião.
Abraço!
As idades que você falou não batem. Se ela está fazendo 67, nasceu em agosto de 46. Então, no início de 64 ela tinha 17 e não 19.
FS, acho que é iRacing.
Ow Fábio pq não grava o programa em outro canal como Terra ou outro portal.
Seria legal mater o PitStop, era sempre mto bom ver os vídeos e as novidades e especulações.
Fábio, acho que ela deve trabalhar na iracing.com e não irace.com (que não existe), que, diga-se de passagem, é um ótimo simulador e tem um carro de F1 de 2009. No mais, que vc continue postando algo sobre automobilismo (especialmente F1) de uma forma ou de outra, pois eu sempre assitia o PitStop e vai fazer falta.
E quando saberemos o porquê da abstinência de PitStop ?
Fábio,
estou ficando velho. Sou do Rio e estive no saudoso autódromo de Jacarepaguá assistindo os treinos e a corrida no primeiro GP do Brasil realizado por aqui, em 1978. Me lembro muito bem do Hesketh azul patrocinado pela Olympus e pilotado pela Divina Galica. Ela e o Eddie Cheever, de Theodore, não se classificaram para a corrida. Tenho vários slides daquele evento(naquela época o projetor de slides era moda). Detalhe: não sei onde guardei o material. Bons tempos!
Salvo engano, a Divina Galica ainda tentou disputar algumas provas do campeionato de F1 de 1980 guiando uma Wiliams, em uma time independente, ao lado do Rupert Keegan. Naquela época equipes independentes podiam alugar ou comprar carros para disputar corridas.
Abraços a todos.
Na verdade foi a Desire Wilson que pilotou a Williams. Depois ela correu na Formula Aurora F1
Fábio, ótima ideia manter o Naftalina (mesmo que por escrito). Coincidentemente ou não, o fato de ter sido escrito trouxe detalhes em texto que o pouco tempo que o Pit Stop vinha tendo não permitia que fossem devidamente esmiuçados. uma pena por lá, uma sorte por aqui.
Espero que em breve você tenha o espaço que teu talento e tua história merecem. A gente gosta de correria dentro da pista, não nos teus noticiários – esses merecem o tempo e o cuidado que teus textos sempre têm.
Boa sorte e estamos acompanhando e torcendo muito. Abraço!
Olá Fábio, pelos posts que todos vemos há algumas semanas, tenho certeza que é uma questão de tempo e, pouco tempo, até vc ter outra e importante mídia para continuar seu trabalho. Um profissional reconhecido e querido por seu público, não fica de fora.
É.. seu avô estava certo, a vida vai melhorar…}
Abraço e sucesso.
Grande lembrança e homenagem Fábio ! Essas mulheres ! Imediatamente me veio à cabeça Maria de Villota que seguiu a trilha deixada pela Divina, pena que não pode mostrar seu potencial e beleza, imaginou uma beldade daquelas no pódio ? abs
Lindo circuito, é Watkins Glen?
Lime Rock.
Muito bonito mesmo. Eu já sonhei que um dia a paisagem de Interlagos seria tão bonita quanto. Ilusão a minha…
Nunca comentei nada aqui, mas me senti no dever de pedir a continuação do Pit Stop, pois me beneficiei dessa diversão por muito tempo. Fábio, parabéns pelo seu trabalho e valeu por trazer jornalismo esportivo sem mimimi. 😉
Abs
Talvez a Formula 1 fosse demais para ela. Mas quem nao corre bem de bolido, costuma se dar bem nos GTs e/ou Stocks!
Boa tarde Fábio.
Fiquei um pouco triste com esse post pois imagino que o Pit Stop, programa que acompanho desde o princípio não será mais realizado.
Sempre aguardei ansioso pelos programas, onde muito me diverti com os quadros expostos, com seus comentários imparciais e as efemérides trazidas.
Hoje sinto-me um pouco orfão, mas preferia estar equivocado.
Fábio, o Pit Stop passa a ser um finado programa ou existe outros planos ?
Um grande abraço e tudo de bom hoje e sempre.
Oi, Denys. Obrigado pela mensagem. Se tudo der certo, é só um intervalo de algumas semanas. Logo, espero, o Pit Stop estará de volta.
Abs