Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Trono vago

Por Folha
09/08/13 03:00

É estranho pensar, conceber, escrever isso. Mas é fato. A hora de Ecclestone está chegando.

Não é pela idade. Aos 82, o inglês ainda mostra o mesmo fôlego para os negócios que tinha aos 17, quando começou seu império negociando motocicletas em um subúrbio de Londres.

Não é jogada política. Ainda não há na F-1, até hoje, alguém que ouse ameaçar sua posição de todo soberano.

Não é pela fartura de dinheiro. Sua fortuna estimada em US$ 3,8 bilhões, segundo a “Forbes”, parece não lhe dizer nada. Ele quer mais.

O problema vai além das suas capacidades e desejos. É judicial. E em duas frentes.

A Promotoria alemã o acusa de pagar propina de US$ 44 milhões para que o avaliador de riscos do BayernLB aprovasse a venda das ações da F-1 do seu banco para um fundo de investimento, o CVC.

Tentando aliviar sua pena, o tal executivo, Gerhard Gribkowsky, já admitiu ter recebido o suborno. Está preso: pegou oito anos e meio por corrupção.

A bola da vez é Ecclestone, indiciado no mês passado, após dois anos de investigações. Ele diz que pagou, mas alega ter sido chantageado pelo alemão, que teria informações sobre evasão de divisas de uma empresa em nome de sua ex-mulher.

Será que cola?

Se colar, Ecclestone tem outro problema em casa.

Na Inglaterra, o grupo alemão Constantin Medien o processa por conta do mesmo negócio. Defende que sua proposta pelos 47% da categoria que estavam nas mãos do BayernLB foi ignorada, apesar de superior à do CVC.

O argumento para a tese de jogo de cartas marcadas parece irrefutável. O CVC pagou US$ 841 milhões por ações que, um ano depois, valiam US$ 2,8 bilhões: 233% a mais.

Ecclestone e o fundo de investimentos terão de explicar esse milagre da valorização no Tribunal Superior da Inglaterra. Nesta semana, segundo o “Financial Times”, tiveram de entregar uma série de documentos para a corte.

O cerco está apertando. E, lá no fundo, a raiz dos problemas parece ser mais fatal para Ecclestone do que a balança da Justiça: seu modo de negociar, a maneira como acumulou fortuna nas últimas sete décadas, hoje não funciona mais.

É eticamente questionável, no mínimo. E judicialmente condenável, no máximo.

Quem assumirá a F-1 se ele for preso ou tiver de se afastar do negócio?

São tantos rolos, fundos, trustes e offshores que é difícil dizer quem herdará o controle da categoria.

“A F-1 é inimaginável sem Bernie”, disse Horner.

Sim: para o bem e para o mal, a categoria é o que é por causa do inglês.

Mas é bom começar a imaginar.

(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Eduardo Schmidt comentou em 12/08/13 at 11:41

    Temo pelo fim da categoria se a empresa quebrar…só isso!!!

  2. Neto comentou em 11/08/13 at 22:45

    “seu modo de negociar, a maneira como acumulou fortuna nas últimas sete décadas, hoje não funciona mais”…
    Será mesmo? Aqui no Brasil, qualquer vereadorzinho de cidade do interior põe o Bernie no chinelo!

  3. Gastón Maldonado comentou em 10/08/13 at 18:25

    Ele fica até a morte, na minha opinião Bernie se safa legal, e fica no comando até a morte dele, é um ditador da F1, diz quem fica, quem sai, quem é promovido, patrocínios…..

  4. Marcio Arruda comentou em 10/08/13 at 17:40

    Que va embora logo! E que o proximo saiba aproveitar melhor o uso da internet. Eu quero pagar pra assistir F-1 na net!!! Nem todos os fas de F-1 tem acesso a globo e demais canais que passam as corridas. Alem do mais, a globo as vezes nao respeita os fas e mudam a programacao. Os canais dos EUA colocam um monte de propagandas ao longo da programacao. Uma @#$%&*!

  5. Rodrigo comentou em 10/08/13 at 10:59

    Eu colocaria o Eike Batista para gerenciar os negócios. O cara vende Sonho a peso de Diamante!!!

    O problema é que se deixar o Eike muito tempo lá, a formula1 vai se transformar na Stock Car (pior categoria do automobilismo mundial)

    Brincadeiras a parte, pega o cara que promove a DTM ou NASCAR, duas melhores categorias que existem.

  6. Murilo Rodrigues comentou em 10/08/13 at 9:08

    A F-1 só é o que é por causa dele, isso é inquestionável mas tem gente que não sabe a hora de parar, não quer largar o “osso”. O mundo está em constante mutação, idéias que, no passado funcionavam, hoje não funcionam mais e é esse o principal problema de quem não aceita essas mudanças. No caso do velho gagá, ele está fazendo “hora extra” há muito tempo.

  7. Guilherme Corrêa comentou em 09/08/13 at 21:42

    Realmente a solução seria a F1League…com presidente com tempo de mandato etcc etcetc..nessa Piquet entraria como presidente e sairia 1 semana depois kkkk

  8. filgueiras comentou em 09/08/13 at 20:15

    O melhor seria o Nelson Piquet. Sério o cara tem os atributos certos. Só quer se dar bem, é um gênio e pilotou muito. A F1 ia virar um UFC na pista kkkkkkkk. Na moral prepara que o nome será o Toto Wolf. O cara sobe mais degrau do que pagador de penitências.

    • Guilherme Corrêa comentou em 09/08/13 at 21:41

      Concordo 100%. tem os mesmo olhos de águia e aprendeu muito com o Bernie. Aliás sempre o defendeu no pós Senna….sempre defendeu que se a F1 era o que era tinha sido pelo Bernie etc etc. Mas acho que não é possível não.

  9. João Magalhães comentou em 09/08/13 at 16:50

    Fábio, parece que vão construir um novo autódromo em Curvelo, aqui em Minas Gerais.

    Dá uma olhada nessa notícia:

    http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/complexo-esportivo-e-o-mais-novo-investimento-que-chega-a-minas-gerais/

    Se for isso tudo que estão falando, é animadora a notícia!!!

    • Fábio Seixas comentou em 09/08/13 at 20:32

      Eu só me animo com notícias de autódromos novos no dia da inauguração.
      Abs

  10. Osvaldo comentou em 09/08/13 at 16:46

    Coloca outro picareta que nem ele, como schumacher ou alonso.

    • Murilo Rodrigues comentou em 10/08/13 at 9:11

      Seu comentário demonstra a sua total falta de conhecimento sobre tal assunto. Se não tem algo de útil para enriquecer tal post, o melhor seria nem ter postado.

  11. Paulo Z comentou em 09/08/13 at 15:41

    Que se vá! Já passou da hora.
    F1 é muito fechada em relação ao público, vide a NASCAR : sem “mimimi” pra exibição de vídeos, sem “mimimi” na relação carros/pilotos/público. Enfim, pode ser não o fim, mas o começo de uma nova F1. Tomara.

    • Rafael Fuentes comentou em 10/08/13 at 14:41

      Nascar n tem “mimimi” pq é feita por rednecks para rednecks… eu concordo que a F1 deveria ter menos “mimimi”, mas que não use a Nascar como exemplo… são coisas diferentes, para públicos diferentes…

      http://doblelol.com/uploads/2/funny-redneck.jpg

    • Borges comentou em 10/08/13 at 15:04

      É sem mimimi mesmo, pneus voando para todo lado, veja o video: http://www2.videolog.tv/938242. Bernie, é um Maluf da vida…

  12. Ricardo Arcuri comentou em 09/08/13 at 15:26

    Oq me preocupa na saida de Bernie (que nao é de toda ruim, visto que ele ta pensando mais em dinheiro e menos em desportividade) é oq vc perguntou: quem vai tomar posse.

    O controle diria diretamente as equipes, mas esse sistema so funciona quando existe uma união entrew os chefes de equipe (ou a maioria deles). E considerando que na F-1 cada um so quer puxar a sardinha para o seu lado, a categoria estaria fardada à falencia.

    A solução seria um novo executivo para cuidar. Mas quem poderia fazer essa funçao? Quem poderia negociar tudo com o mesmo conhecimento dos meandros que Bernie (como ex-chefe da Brabham) possui?

    Vc me deu uma ideia para uma nova coluna. Obrigado colega 🙂

    • Murilo Rodrigues comentou em 10/08/13 at 9:16

      Acho que a F-1 deveria sair de seu “formato” e se revolucionar, se reinventar. No momento, não poderia sugerir um nome mas, certamente, existem vários com capacidade para tal, inclusive ex-pilotos. Não é fácil, é desgastante mas, certamente, gratificante. É o caso de sentar à mesa e se unirem, equipes, fia e empresas e chegarem a um consenso.

  13. Arthur comentou em 09/08/13 at 14:17

    Bernie, o ousado. Vamos sentir falta.

  14. rogerio comentou em 09/08/13 at 13:53

    amigos,a anos que a f.1 deixou de ser,so estao em busca de mais dinheiro,a maior prova que nao tem controle de gastos,pilotos pagantes sem o menor pudor;e ainda mais, cade os testes de desenvolvimentos,nunca mais veremos pilotos como mansel,sena,piquet,prost,hunt, .rosberg.fim da f-1!

  15. claudio comentou em 09/08/13 at 13:51

    82 anos, $3,8 bi e quer ( queria) ainda US$ ainda ?? sendo q a ex mulher era uma cavala deliciosa!!! pra q mais US$ ?

    • Bruno comentou em 10/08/13 at 11:19

      Primeiramente parabéns ao Fábio por nos brindar com esta coluna escrita de forma brilhante.

      Sobre a questão do dinheiro, posso te garantir que quase nenhum dos bilionários trabalham por mais dinheiro (e os que o fazem, são tolos). Pode pegar Warren Buffett, mesma idade e muito mais rico que o Bernie, trabalha puramente por prazer (e vai doar/está doando 90% de sua fortuna). É o “video game” dos caras e, por acaso, para continuar jogando, o negócio tem que ser lucrativo, senão “game over”. Mas definitivamente o que os motiva não é dinheiro. Bernie provavelmente quer ver sua F1 maior, mais bem sucedida e com mais espectadores do que nunca teve. A questão é que isso passa por ganhar dinheiro, mas não é o motivo. Bernie sabe muito bem que não há nada (que o dinheiro compre) que ele não faça hoje que fará se tiver o dobro da riqueza.

  16. Antonio Lages comentou em 09/08/13 at 13:48

    A F1 precisa de um saneamento, pois o ciclismo ficou anos com o Lance Armstrong fazendo o que queria dopando ele e amigos, subornando esse e aquele e assim foram sete anos. A F1 deve ter muito mais sujeira além dessa que você escreveu Seixas, some a isso os contratos que você divulgou que denigrem mais ainda a categoria.
    Todos sabemos onde há centralização é maior a possibilidade de ocorrer esses deslizes.Concordo que o Eclestone impulsionou a F1 principalmente na Europa e Ásia pra ela ser o que é hoje, mas será que é possível todos deixarem passar tudo por isso?

  17. MANÚ comentou em 09/08/13 at 13:20

    Olha ai uma oportunidade para o Rubinho Barrichelo, ser ” Vice ” de alguém

    • Armênio comentou em 10/08/13 at 3:52

      Tem gente que não passa sem o Barrica, piada pronta para os incompetentes que fazem nada.

    • Murilo Rodrigues comentou em 10/08/13 at 9:18

      Mais um comentário sem conteúdo.

  18. Alexandre Taú comentou em 09/08/13 at 12:12

    Quando chegar o momento, as escuderias vão montar uma liga, como fazem os clubes de futebol na Europa. Por mais que hoje elas briguem como gato e cachorro, verão que é a única alternativa ao Bernie.

  19. Ivam Campos comentou em 09/08/13 at 11:40

    Ontem, fez 50 anos do assalto ao trem pagador, no qual Ecclestone, supostamente, esteve envolvido:

    http://formula-2.blogspot.com.br/2013/08/ecclestone-e-o-trem-pagador.html

  20. Fernando comentou em 09/08/13 at 10:50

    Não vai virar bagunça com a saída dele. É tanta gente competente no meio da F1 que logo vão encontrar alguém capaz. É bem provável que o próprio Bernie já esteja pensando nisso e talvez até preparando alguém nos bastidores para assumir seu lugar. Jean Todt? Porque não?!

  21. Kleber Acquesta comentou em 09/08/13 at 10:46

    Será que o Lula não estaria interessado?

    • Murilo Rodrigues comentou em 10/08/13 at 9:19

      Concorda que, para este que você mencionou, não haveria um “destino” melhor?

  22. Sartori comentou em 09/08/13 at 10:40

    “É eticamente questionável, no mínimo. E judicialmente condenável, no máximo.” Fantástico!!! Seus textos são ótimos…

  23. noname comentou em 09/08/13 at 10:22

    Fabio, voce tem o e-mail do RH deles, para eu enviar meu CV? hahahah!!! Se abrir a vaga, estou interessado!

  24. RUBONE comentou em 09/08/13 at 10:16

    Fabio o cara é bom demais.Sem ele a F1 vai para a ruina. É só entrar outro que ai vai ficar a maior bagunça. É preferível um roleiro do que vários como acontece com os políticos daqui.

    • Manoel comentou em 09/08/13 at 16:11

      “É preferível um roleiro do que vários como acontece com os políticos daqui.” E você acha que ele faz “rolo” sozinho??????????

    • Murilo Rodrigues comentou em 10/08/13 at 9:21

      Discordo. A F-1 tem muito a melhorar sem o velho gagá. Basta sair da mesmice, de se reinventar, de sair de suas “tradições”. É justamente a presença do velho que emperra a F-1.

  25. Paulo comentou em 09/08/13 at 8:48

    Fábio, o que aprendi durante a vida é que não existe ninguém insubstituível em qualquer lugar do mundo. É dura a transição mas no lugar de 1 entram 3, 4, 5…
    Abraço.

  26. Rafael S. comentou em 09/08/13 at 7:46

    Não vejo a hora dele sair da F1. Não gosto como ele conduz a categoria.

  27. Alex comentou em 09/08/13 at 6:36

    Se é pra continuar do jeito que ta. O melhor seria trazer o Briatore pro lugar dele. Farinha do mesmo saco…

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).