Trono vago
09/08/13 03:00É estranho pensar, conceber, escrever isso. Mas é fato. A hora de Ecclestone está chegando.
Não é pela idade. Aos 82, o inglês ainda mostra o mesmo fôlego para os negócios que tinha aos 17, quando começou seu império negociando motocicletas em um subúrbio de Londres.
Não é jogada política. Ainda não há na F-1, até hoje, alguém que ouse ameaçar sua posição de todo soberano.
Não é pela fartura de dinheiro. Sua fortuna estimada em US$ 3,8 bilhões, segundo a “Forbes”, parece não lhe dizer nada. Ele quer mais.
O problema vai além das suas capacidades e desejos. É judicial. E em duas frentes.
A Promotoria alemã o acusa de pagar propina de US$ 44 milhões para que o avaliador de riscos do BayernLB aprovasse a venda das ações da F-1 do seu banco para um fundo de investimento, o CVC.
Tentando aliviar sua pena, o tal executivo, Gerhard Gribkowsky, já admitiu ter recebido o suborno. Está preso: pegou oito anos e meio por corrupção.
A bola da vez é Ecclestone, indiciado no mês passado, após dois anos de investigações. Ele diz que pagou, mas alega ter sido chantageado pelo alemão, que teria informações sobre evasão de divisas de uma empresa em nome de sua ex-mulher.
Será que cola?
Se colar, Ecclestone tem outro problema em casa.
Na Inglaterra, o grupo alemão Constantin Medien o processa por conta do mesmo negócio. Defende que sua proposta pelos 47% da categoria que estavam nas mãos do BayernLB foi ignorada, apesar de superior à do CVC.
O argumento para a tese de jogo de cartas marcadas parece irrefutável. O CVC pagou US$ 841 milhões por ações que, um ano depois, valiam US$ 2,8 bilhões: 233% a mais.
Ecclestone e o fundo de investimentos terão de explicar esse milagre da valorização no Tribunal Superior da Inglaterra. Nesta semana, segundo o “Financial Times”, tiveram de entregar uma série de documentos para a corte.
O cerco está apertando. E, lá no fundo, a raiz dos problemas parece ser mais fatal para Ecclestone do que a balança da Justiça: seu modo de negociar, a maneira como acumulou fortuna nas últimas sete décadas, hoje não funciona mais.
É eticamente questionável, no mínimo. E judicialmente condenável, no máximo.
Quem assumirá a F-1 se ele for preso ou tiver de se afastar do negócio?
São tantos rolos, fundos, trustes e offshores que é difícil dizer quem herdará o controle da categoria.
“A F-1 é inimaginável sem Bernie”, disse Horner.
Sim: para o bem e para o mal, a categoria é o que é por causa do inglês.
Mas é bom começar a imaginar.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Temo pelo fim da categoria se a empresa quebrar…só isso!!!
“seu modo de negociar, a maneira como acumulou fortuna nas últimas sete décadas, hoje não funciona mais”…
Será mesmo? Aqui no Brasil, qualquer vereadorzinho de cidade do interior põe o Bernie no chinelo!
Ele fica até a morte, na minha opinião Bernie se safa legal, e fica no comando até a morte dele, é um ditador da F1, diz quem fica, quem sai, quem é promovido, patrocínios…..
Que va embora logo! E que o proximo saiba aproveitar melhor o uso da internet. Eu quero pagar pra assistir F-1 na net!!! Nem todos os fas de F-1 tem acesso a globo e demais canais que passam as corridas. Alem do mais, a globo as vezes nao respeita os fas e mudam a programacao. Os canais dos EUA colocam um monte de propagandas ao longo da programacao. Uma @#$%&*!
Eu colocaria o Eike Batista para gerenciar os negócios. O cara vende Sonho a peso de Diamante!!!
O problema é que se deixar o Eike muito tempo lá, a formula1 vai se transformar na Stock Car (pior categoria do automobilismo mundial)
Brincadeiras a parte, pega o cara que promove a DTM ou NASCAR, duas melhores categorias que existem.
A F-1 só é o que é por causa dele, isso é inquestionável mas tem gente que não sabe a hora de parar, não quer largar o “osso”. O mundo está em constante mutação, idéias que, no passado funcionavam, hoje não funcionam mais e é esse o principal problema de quem não aceita essas mudanças. No caso do velho gagá, ele está fazendo “hora extra” há muito tempo.
Realmente a solução seria a F1League…com presidente com tempo de mandato etcc etcetc..nessa Piquet entraria como presidente e sairia 1 semana depois kkkk
O melhor seria o Nelson Piquet. Sério o cara tem os atributos certos. Só quer se dar bem, é um gênio e pilotou muito. A F1 ia virar um UFC na pista kkkkkkkk. Na moral prepara que o nome será o Toto Wolf. O cara sobe mais degrau do que pagador de penitências.
Concordo 100%. tem os mesmo olhos de águia e aprendeu muito com o Bernie. Aliás sempre o defendeu no pós Senna….sempre defendeu que se a F1 era o que era tinha sido pelo Bernie etc etc. Mas acho que não é possível não.
Fábio, parece que vão construir um novo autódromo em Curvelo, aqui em Minas Gerais.
Dá uma olhada nessa notícia:
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/complexo-esportivo-e-o-mais-novo-investimento-que-chega-a-minas-gerais/
Se for isso tudo que estão falando, é animadora a notícia!!!
Eu só me animo com notícias de autódromos novos no dia da inauguração.
Abs
Coloca outro picareta que nem ele, como schumacher ou alonso.
Seu comentário demonstra a sua total falta de conhecimento sobre tal assunto. Se não tem algo de útil para enriquecer tal post, o melhor seria nem ter postado.
Que se vá! Já passou da hora.
F1 é muito fechada em relação ao público, vide a NASCAR : sem “mimimi” pra exibição de vídeos, sem “mimimi” na relação carros/pilotos/público. Enfim, pode ser não o fim, mas o começo de uma nova F1. Tomara.
Nascar n tem “mimimi” pq é feita por rednecks para rednecks… eu concordo que a F1 deveria ter menos “mimimi”, mas que não use a Nascar como exemplo… são coisas diferentes, para públicos diferentes…
http://doblelol.com/uploads/2/funny-redneck.jpg
É sem mimimi mesmo, pneus voando para todo lado, veja o video: http://www2.videolog.tv/938242. Bernie, é um Maluf da vida…
Oq me preocupa na saida de Bernie (que nao é de toda ruim, visto que ele ta pensando mais em dinheiro e menos em desportividade) é oq vc perguntou: quem vai tomar posse.
O controle diria diretamente as equipes, mas esse sistema so funciona quando existe uma união entrew os chefes de equipe (ou a maioria deles). E considerando que na F-1 cada um so quer puxar a sardinha para o seu lado, a categoria estaria fardada à falencia.
A solução seria um novo executivo para cuidar. Mas quem poderia fazer essa funçao? Quem poderia negociar tudo com o mesmo conhecimento dos meandros que Bernie (como ex-chefe da Brabham) possui?
Vc me deu uma ideia para uma nova coluna. Obrigado colega 🙂
Acho que a F-1 deveria sair de seu “formato” e se revolucionar, se reinventar. No momento, não poderia sugerir um nome mas, certamente, existem vários com capacidade para tal, inclusive ex-pilotos. Não é fácil, é desgastante mas, certamente, gratificante. É o caso de sentar à mesa e se unirem, equipes, fia e empresas e chegarem a um consenso.
Bernie, o ousado. Vamos sentir falta.
amigos,a anos que a f.1 deixou de ser,so estao em busca de mais dinheiro,a maior prova que nao tem controle de gastos,pilotos pagantes sem o menor pudor;e ainda mais, cade os testes de desenvolvimentos,nunca mais veremos pilotos como mansel,sena,piquet,prost,hunt, .rosberg.fim da f-1!
82 anos, $3,8 bi e quer ( queria) ainda US$ ainda ?? sendo q a ex mulher era uma cavala deliciosa!!! pra q mais US$ ?
Primeiramente parabéns ao Fábio por nos brindar com esta coluna escrita de forma brilhante.
Sobre a questão do dinheiro, posso te garantir que quase nenhum dos bilionários trabalham por mais dinheiro (e os que o fazem, são tolos). Pode pegar Warren Buffett, mesma idade e muito mais rico que o Bernie, trabalha puramente por prazer (e vai doar/está doando 90% de sua fortuna). É o “video game” dos caras e, por acaso, para continuar jogando, o negócio tem que ser lucrativo, senão “game over”. Mas definitivamente o que os motiva não é dinheiro. Bernie provavelmente quer ver sua F1 maior, mais bem sucedida e com mais espectadores do que nunca teve. A questão é que isso passa por ganhar dinheiro, mas não é o motivo. Bernie sabe muito bem que não há nada (que o dinheiro compre) que ele não faça hoje que fará se tiver o dobro da riqueza.
A F1 precisa de um saneamento, pois o ciclismo ficou anos com o Lance Armstrong fazendo o que queria dopando ele e amigos, subornando esse e aquele e assim foram sete anos. A F1 deve ter muito mais sujeira além dessa que você escreveu Seixas, some a isso os contratos que você divulgou que denigrem mais ainda a categoria.
Todos sabemos onde há centralização é maior a possibilidade de ocorrer esses deslizes.Concordo que o Eclestone impulsionou a F1 principalmente na Europa e Ásia pra ela ser o que é hoje, mas será que é possível todos deixarem passar tudo por isso?
Olha ai uma oportunidade para o Rubinho Barrichelo, ser ” Vice ” de alguém
Tem gente que não passa sem o Barrica, piada pronta para os incompetentes que fazem nada.
Mais um comentário sem conteúdo.
Quando chegar o momento, as escuderias vão montar uma liga, como fazem os clubes de futebol na Europa. Por mais que hoje elas briguem como gato e cachorro, verão que é a única alternativa ao Bernie.
Ontem, fez 50 anos do assalto ao trem pagador, no qual Ecclestone, supostamente, esteve envolvido:
http://formula-2.blogspot.com.br/2013/08/ecclestone-e-o-trem-pagador.html
Não vai virar bagunça com a saída dele. É tanta gente competente no meio da F1 que logo vão encontrar alguém capaz. É bem provável que o próprio Bernie já esteja pensando nisso e talvez até preparando alguém nos bastidores para assumir seu lugar. Jean Todt? Porque não?!
Será que o Lula não estaria interessado?
Concorda que, para este que você mencionou, não haveria um “destino” melhor?
“É eticamente questionável, no mínimo. E judicialmente condenável, no máximo.” Fantástico!!! Seus textos são ótimos…
Fabio, voce tem o e-mail do RH deles, para eu enviar meu CV? hahahah!!! Se abrir a vaga, estou interessado!
Fabio o cara é bom demais.Sem ele a F1 vai para a ruina. É só entrar outro que ai vai ficar a maior bagunça. É preferível um roleiro do que vários como acontece com os políticos daqui.
“É preferível um roleiro do que vários como acontece com os políticos daqui.” E você acha que ele faz “rolo” sozinho??????????
Discordo. A F-1 tem muito a melhorar sem o velho gagá. Basta sair da mesmice, de se reinventar, de sair de suas “tradições”. É justamente a presença do velho que emperra a F-1.
Fábio, o que aprendi durante a vida é que não existe ninguém insubstituível em qualquer lugar do mundo. É dura a transição mas no lugar de 1 entram 3, 4, 5…
Abraço.
Não vejo a hora dele sair da F1. Não gosto como ele conduz a categoria.
Se é pra continuar do jeito que ta. O melhor seria trazer o Briatore pro lugar dele. Farinha do mesmo saco…