Revolução vermelha
06/08/13 08:46A “Autosprint” desta semana traz uma reportagem que ajuda a entender o estado das coisas na Ferrari.
O ponto de partida é a chegada a Maranello de James Allison, diretor técnico da Lotus até maio e grande responsável pela boa forma da equipe inglesa.
Na Ferrari, Allison será responsável pelo desenvolvimento do chassi. O que, dentro da estrutura da equipe, significa uma revolução.
Desde o desmoronamento do seu “Dream Team”, no fim de 2006, a Ferrari busca um caminho, uma escola a seguir. E decidiu, naquela ocasião, que a McLaren era o modelo de excelência a ser copiado.
Não por coincidência, contratou muita gente de Woking nos últimos anos: Nicholas Tombazis e Pat Fry, principalmente, e que levaram com eles muitos técnicos de segundo escalão, como Rupad Darekar e David Sanchez, especialistas em aerodinâmica.
A chegada de Allison muda isso. É quase uma admissão de erro. E é uma clara correção de rota após a falta de títulos.
(O de Raikkonen em 2007 ainda foi herança da turma de Todt, Brawn e cia.)
Domenicali continuará como todo-poderoso chefe da equipe _o que acho um erro.
Fry e Allison responderão diretamente a ele, respectivamente como “diretor de chassi” e “diretor de engenharia”.
Na prática, Fry perdeu espaço e prestígio. Não terá espaço no desenvolvimento do carro. Cuidará de tudo, explica a “Autosprint”, menos do carro.
A Ferrari abandona a “escola McLaren”.
E é de se esperar, nos próximos meses, um intenso vai-e-vem de engenheiros, com a inevitável desidratação do quadro técnico da Lotus. Da mesma forma, é de se esperar que a Ferrari fique por onde está em 2013: Allison só começa em 1º de setembro. A Red Bull agradece.
Pode dar certo, pode não dar. Mas é uma tentativa, e isso já merece atenção.
Mas volto a bater na tecla já desgastada após tantos anos: não entendo o prestígio de Domenicali.
Se alguém souber explicar o que ele fez ou faz para se manter no cargo, por favor, eu agradeço.
De 1980 para cá:
Mclaren – 10 títulos
(divididos nas 3 décadas, mas só um nos anos 2000)
Willians – 7 títulos
(décadas de 80 e 90)
Ferrari – 6 títulos (5 na era Shummy)
(só nos anos 2000)
Não é à toa que estão todos P.utos na sCUderia.
Chupa Ferrari e chupa choronso…
Fábio,
questiono a Ferrari como uma escuderia para ganhar campeonatos. Na era pós Schumacher não ganhou nenhum, pois mesmo o de 2007 foi um presente da Mclaren (Hamilton e Alonso) para a Ferrari. Aquele ano a McLaren teria ganho fácil. A grandeza não se questiona, mas aí a ganhar títulos, talvez leve novamente 21 anos.
Apesar de ser descendente de italianos, prefiro mil vezes a escola inglesa à italiana! McLaren e Williams, torço para ver essas duas equipes novamente disputando a primazia do campeonato mundial de F1 onde ali, o negócio é o seguinte: está aí o carro meninos, decidam quem fica na frente lá na pista!!!
Isso é competitividade pura! É amor ao automobilismo!!!
Sobre a Ferrari, o que mata essa equipe é o jeito italiano de ser, que é teimoso e difícil de lidar – a administração é muito complicada e cheia de tormentas – e sobre o Vettel, quem o critica não conhece muito de automobilismo…
O Domenicalli tem carisma, sabe lidar com a imprensa, reconhece erros, tem lideranca e e’ humilde. Alem disso, toda sua carreira foi dentro da Ferrari.
Outra coisa, se derem carros iguais o Vettel não fica uma curva atrás do canastrão do Alonso. Ele é muito mais piloto e se chover leva uma volta. O Alonso só ganha campeonato de o Dick Vigarista competir!!!
Concordo – esse moleque precisa somente aprender a não ser paparicado na equipe e isso se resolve colocando o Kimi Raikkonen lá…
Pior que esse time da Ferrari só o time do Santos. Para acabar com o Santos de vez é só por esse Massa torcendo para ele.
Sobre o Domenicali, meu pai diria: ele come o Montezemolo…
Domenicalli no comando da Ferrari é o mesmo de deixar Massa como piloto.
é difícil expulsar um filho de casa! Mesmo que custe títulos.
Também penso assim. O problema da Ferrari é mandar as pessoas ineficientes embora apenas por fazer parte da “família”.
Senhores não foi o Domenicali quem projetou o túnel de vento da Ferrari, não foi ele quem contratou o Felipe Massa, não foi ele quem desenvolveu esse motor Ferrari que dizem ser um dos piores da F1 atrás dos Mercedes e dos Reno, então fica fácil entender porque ele não saiu ainda, ele não é o culpado.
Fábio, quem você indicaria para o cargo, caso tivesse este poder de decisão?
Abs.
O próprio Fry seria uma aposta.
Abs
Pedro Dias, as suas colocações são muito interessantes, só discordo quando você diz que Vettel tem talento duvidoso.Eu nunca vi alguém com talento duvidoso fazer o que ele faz, acredito se fosse o caso não estaria aonde está.
Caro Gilson, tem razão no seu comentário. Quando refiro o talento duvidoso é em perpectiva, em comparação com outros pilotos. Vettel é considerado por muitos como sendo talvez o quarto melhor piloto da actualidade. Mas é o mais jovem tri-campeão do mundo, ao lado de pilotos como Senna, Piquet, Lauda ou Jackie Stewart. Poucos acharão que merecerá tais honrarias. Repare que, embora tendo claramente o melhor carro, por 2 vezes disputou o campeonato até à ultíma prova. E declarações de Webber dão a entender que Vettel ganhou supremacia por escolha da equipa, ou melhor, de Helmut Marko. Vettel ainda tem muito para provar, nomeadamente que merece ser tri-campeão. E para isso necessita de competir com armas iguais com outro grande piloto, seja na RBR ou outra equipa.
A Ferrari sempre se orgulhou de ser a única equipe 100% Ferrari. Motor, Chassi….tudo Ferrari. Qualquer empresa de ponta precisa de um CEO de pretígio. É cargo político, não técnico. O cara tem livre acesso a tudo e a todos na Itália e no mundo dos negócios. Além de ser italiano. Abraço a todos.
A FERRARI ADMITE QUE ERROU , DA MAIOR PODER AO CONTRATADO JAMES ALLISON , DISPENSA O QUERIDO MASSA , CONTRATA O RAIKKONEN , E TERÁ UM BOM RECOMEÇO …
Parabéns! Você escreve bem em português. Qual a sua nacionalidade?
Olha, a Ferrari já “futucou” todas as áreas e nada! O Dementecali deve ser muuuuito estimado pelo Montezemolo, porque é da familia….Acorda Monty que a equipe não é um filme de Fellini….
A dupla: Dementecalli (pela implantação do maldito sinal de pit stop de 2008 que tirou o título do Massa) e Montezemobobo (pelo conteúdo da obra)!
Será que isso aumenta a chande do Kimi ir pra Ferrari em 2014, justificando o comentário dele em relação à decisão que muita gente vai achar estúpida?
Kimi na Ferrari? Nem fud@ndo#….
Fabio é muito fácil ver porque o Domenicali continua na Ferrari.É prata da casa. É italiano e caiu na simpatia do Luca.Quando não se cai na simpatia,adeus.Veja o que aconteceu com o comentarista Mauro Beting.É UM BOM COMENTARISTA E LEVOU UM CHUTE NO TRAZEIRO.Logo vai acontecer o mesmo com a Indy.Não vai mais ter o patrocionio da Band.
Muito bom este post, Fábio. Será de facto curioso ver o que se irá passar na Ferrari. Por algum motivo Montezemolo mostra-se nervoso e reclama com toda a gente nos ultimos dias. Talvez seja sinal de que está chegando ao limite e Domenicali pode ter os dias contados. Mas Alonso está também perdendo a paciência. Hoje, aos 32, o que necessita não é grana, é títulos. Ele hoje olha e vê um garoto de talento duvidoso ter mais títulos que ele, conquistados enquanto ele liderava a grande Scuderia. Por outro lado vê o seu estatuto lá dentro ameaçado, com as conversas de regresso de Raikkonen ou de ingresso de Hamilton (talvez sem fundamento, mas a pressão está lá). Alonso pode estar com vontade de saltar fora, e o seu talento, tanto em corrida e como na preparação do carro não serão fáceis de substituir. Os próximos meses serão interessantes e uma roleta russa. Porque ninguém sabe como será a competição no próximo ano, com novos motores e novos carros. Entretanto, e por isso mesmo, seria uma boa altura para Massa pular fora e tentar um lugar numa das equipas alternativas (Lotus, Williams, Sauber, Force India). Porque Massa tem talento. Mostrou-o no passado e isso não se perde de um dia para o outro. E com 32 anos ainda tem alguns anos na F1, se souber dar o pulo e tentar a sorte noutro lado pode se libertar e se dar bem.
Você estava indo bem até escrever sobre o Vettel. Quanto ao Alonso, é um piloto fantástico mas tenho lá minhas dúvidas sobre ele: 1) Renault: Dois títulos com pneus Michellin dianteiros e amortecedor de massa ilegais 2) Mclaren: Tomou pau do Hammilton, perdeu a cabeça literalmente. 3) Ferrari: Perdeu um título inacreditável na asia, sua genialidade não foi suficiente para ultrapassar uma Renault do Petrov (alguém tem dúvida se o Vettel o faria?), ano passado, perdeu outro campeonato em colisões….é seu 4o. ano sem títulos na Ferrari.
O amortecedor de Massa só se tornou ilegal após uma decisão da Fia no começo da temporada de 2006 (com o campeonato em andamento, coisa que particularmente eu acho errado). Só depois disso é que a Ferrari conseguiu disputar aquele campeonato!
Não sou grande fã de Alonso, até porque acho que tem sido o mais trapaceiro na F1 depois de Schumacher. Mas o cara é muito bom. Desde que foi para a Ferrari não teve um bom carro. O ponto de referência é Massa (um piloto ao nível de Webber ou Button), que nesses anos foi sempre 6° ou 7°. O trabalho que Alonso fez na ultíma época foi sensacional e não ganhou porque teve muito azar, nomeadamente nas colisões. O episódio com Petrov é uma grande mancha, é verdade. Mas penso que se deve mais à pouca qualidade do carro (ou melhor, do motor) do que a Alonso. Mas deveria ter encontrado solução. Os problemas na McLaren forma de primadona. Achou que sendo bi-campeão deveria ser o número 1 e que o novato devia estar ao seu serviço (como Massa na Ferrari). Não é esse o estilo da McLaren e Alonso ressentiu-se disso.
A explicação para Stefano Dominicalle continuar no emprego e com tanto prestigio se da por conta do fato de ser Italiano. Isso mesmo. A Ferrari é uma equipe vermelha no macacão e no coração. São apaixonados e “burros”.
Mas acho que a situação atual se deve muito mais ao fato da equipe trabalhar somente para um piloto do que por causa do Stefano e suas burrices.
Concordo plenamente, o problema da Ferrari é o de construir um carro específico para o piloto e não o piloto de adequar ao carro e fazer os ajustes necessários. Não sou nem um pouco interado nos bastidores, mas acredito que Alonso é um ótimo piloto mas uma porcaria no desenvolvimento do carro. A Ferrari quis produzir a mesma fórmula que deu certo com Schumacher e não deu certo, a as declarações do Montezemolo para mim quiseram dizer o seguinte para o Alonso “Nego, você é bom pra cacete, vestiu a camisa da equipe, tudo aqui dentro girou em torno de você, mas título que é bom picas…agora cala a boca fica na tua porque piloto bom e que não dá título a gente já tem o Massa, agora a gente vai mandar e você vai obedecer, porque o importante é a equipe e não o piloto!!!
Você tem razão, porém não dá para afirmar que Alonso não sabe desenvolver um carro! Antes da torcida brasileira entrar em um “inverno glacial de pilotos na F1”, ficarei feliz em ver o jejum do espanhol até o término de sua carreira.
Partilho da mesma opinião, o que eu gosto de ver é o espanhol perdendo e reclamando, independente de quem seja o campeão e citando frases dos livros de auto-ajuda para ele se convencer da frustração de ter “furado” o olho de todo mundo e não ter adiantado de nada para colocar a mão na taça
Fabio
Deve ser coisa da cultura mafiosa Italiana, do tipo “ele sabe de muitos segredos” ou algo assim, que o permite ficar no cargo apesar dos diminutos resultados.
Cultura de italiano….. Pelo menos ele é de “confiança”.
E também ele deve se manter no cargo porque é bom de “politica”!!!!rs
Domenicali tem costas quentes la dentro. Ele é oriundo ainda da geraçao Brawn-Byrne-Schumacher, mas ele atuava menor e mais internamente. Por isso ele tem prestigio, mais ou menos como Felipe Massa.
Mas sim, ele nunca fez um bom trabalho. E como nao gosto da equipe Ferrari, espero que continue por la!
Bom dia Fabio, só o fato de saber que meu pensamento é o mesmo que o seu com respeito ao Domenicalli já me deixa satisfeito. Sempre achei ele um péssimo chefe de equipe. Desculpe o palavreado, mas ele tem cara de bunda mole. Um baita de um bundão. Acho que este cargo exige um cara muito frio e incisivo. Ron Dennis, Briatore e até mesmo o Boullier parecem encarnar bem este perfil.
Abraço.
ele eh amigo do Guido Mantega!
Talvez pelo mesmo motivo que o Massa ainda está por lá, medo de mudança e arriscar em gente nova.
Domenicali é que nem o Massa, conseguindo alguns resultados bons a Ferrari mantem, pois são pratas da casa e não causam problema.
Bom dia Fabio
Falei reiteradas vezes aqui no seu blog que o Staff da Ferrari é muito fraco, não tem Alonso que possa dar jeito, da mesma forma tambem falei que Domenicali é muito imcompetente, o fato de se manter no cargo não da para saber, mas deve ser protegido de algum medalhão da Fiat, só pode ser.
E pensar que já houve um tempo em que a McLaren (para colocar a sua traseira no chão) copiou um carro da Ferrari! Uma época em que a Ferrari tomava decisões acertadas (Told-Braw-Byrnnie que tinha projetado antes a Benetton do Schummacher), mas se qualquer um for analisar a história da Ferrari, vai ver que este tempo de acertos foi um curto espaço de tempo.
Fábio, Dominicalli é italiano, criado na fábrica da Ferrari, em segundo lugar, o próprio Montezemollo ocupou este lugar na década de 70 ou início de 80. É fácil entender que Montezemollo vê o Dominicalli como seu possível substituto na presidência da Ferrari.
Concordo Fabio…eu sempre penso nisso,uma equipe de ponta com um orçamento gigante ano ano perdendo espaço….sabemos que a formula 1 e um esporte muito competitivo e muitas equipes tem potencial e isso inviabiliza ganhar sempre,porem notável que apos saída de Todt e Brawn a coisa desandou por lá…
Gleidson, não adianta ter o maior orçamento tem que saber onde investir no carro, a RBR esta ensinando isso a todos, pois não há orçamentos maiores que os da Ferrari e Mclaren, e não credito as conquistas da ferrari ao Todt e sim ao Brawn. Com relação ao Domenicali creio não ser o culpado pela falha no túnel de vento nem pelos erros do Massa e nem pela superioridade dos motores Mercedes e Reno.
A questão permanencia de Domenicali é a mesma do Massa, porque que a Ferrari continua com essa dupla.
Fabio
Mandar Stefano Domenicali embora é a admissão de erro do Luca di Montezemolo. Ele tem dado tanta confiança ao chefe da equipe que agora luta com todas as forças para não admitir o equívoco e promover a mudança.
E assumir erros na Ferrari é algo tão raro quanto títulos ultimamente.
Abraços