Revolução vermelha
06/08/13 08:46A “Autosprint” desta semana traz uma reportagem que ajuda a entender o estado das coisas na Ferrari.
O ponto de partida é a chegada a Maranello de James Allison, diretor técnico da Lotus até maio e grande responsável pela boa forma da equipe inglesa.
Na Ferrari, Allison será responsável pelo desenvolvimento do chassi. O que, dentro da estrutura da equipe, significa uma revolução.
Desde o desmoronamento do seu “Dream Team”, no fim de 2006, a Ferrari busca um caminho, uma escola a seguir. E decidiu, naquela ocasião, que a McLaren era o modelo de excelência a ser copiado.
Não por coincidência, contratou muita gente de Woking nos últimos anos: Nicholas Tombazis e Pat Fry, principalmente, e que levaram com eles muitos técnicos de segundo escalão, como Rupad Darekar e David Sanchez, especialistas em aerodinâmica.
A chegada de Allison muda isso. É quase uma admissão de erro. E é uma clara correção de rota após a falta de títulos.
(O de Raikkonen em 2007 ainda foi herança da turma de Todt, Brawn e cia.)
Domenicali continuará como todo-poderoso chefe da equipe _o que acho um erro.
Fry e Allison responderão diretamente a ele, respectivamente como “diretor de chassi” e “diretor de engenharia”.
Na prática, Fry perdeu espaço e prestígio. Não terá espaço no desenvolvimento do carro. Cuidará de tudo, explica a “Autosprint”, menos do carro.
A Ferrari abandona a “escola McLaren”.
E é de se esperar, nos próximos meses, um intenso vai-e-vem de engenheiros, com a inevitável desidratação do quadro técnico da Lotus. Da mesma forma, é de se esperar que a Ferrari fique por onde está em 2013: Allison só começa em 1º de setembro. A Red Bull agradece.
Pode dar certo, pode não dar. Mas é uma tentativa, e isso já merece atenção.
Mas volto a bater na tecla já desgastada após tantos anos: não entendo o prestígio de Domenicali.
Se alguém souber explicar o que ele fez ou faz para se manter no cargo, por favor, eu agradeço.
Fábio. Política. Pois é isso que aconteceu na Ferrari. Domenicalli na da mais é que um pagamento de um grande favor feito para a Ferrari.
Substituir Domenicalli por quem??
Quem bom estaria disponivel pra comandar a Ferrari?
O unico bom que eu vejo como possivel seria o Ross Brawn, já que rumores dizem que o Pady Lowe ficaria no lugar do Brawn em 2014.
Colocar outro zé ninguem no lugar do Domenicalli seria trocar 6 por meia duzia.
Juvenal juvencio
O Problema na Ferrari é achar que os melhores profissionais são os Italianos…
E pior que ninguém tira isso da cabeça
deles…
Poderia começar trocando a presidencia, um Presidente que diz que é Pé frio, não pode servir para comandar uma Escuderia.
ABS
Boa tarde Fábio
Penso apenas que o Domenicali seja um elo de paz entre quem manda e quem recebe ordens. Ele com certeza deve tirar a dor do impacto entre diretor e equipe. Está resolvendo ? Não, mas é nítido que o que falta ao time, são engenheiros que realmente entendam do negócio. Vamos aguardar e ver o resultado de mais esta contratação.
Vejamos:
2012 – 2 lugar
2011 – 3 lugar
2010 – 3 lugar
2009 – 4 lugar
2008 – Campeã
Acho que não está tão ruim assim. Será que deveria ser campeã todos os anos?
Quem olha assim, pensa até que a Ferrari brigou “ferronhamente” pelo título todos estes anos né? Vamos deixar os fatos mais realistas:
2012 – 2 lugar (Mais uma vez, brigou pelo título graças ao braço do Alonso)
2011 – 3 lugar (Levou surra da Red Bull e da McLaren – Button pilotou o fino neste ano)
2010 – 3 lugar (Brigou pelo título de pilotos graças ao Alonso)
2009 – 4 lugar (sem comentários)
2008 – Campeã (graças a uma série de lambanças, a equipe perdeu o mundial de pilotos)
Você disse que não está tão ruim.
O correto é dizer: Alonso é acima da média e está no seu auge absoluto, e se não fosse isso, a equipe tava brigando com Force India, porque o staff técnico é um dos maiores desastres que já vi…
Concordo com o sr. Mendes. Olhando os resultados dos campeonatos de construtores, até parece no geral um desempenho legalzinho, nas últimas seis temporadas, desprezando-se o fato de que na verdade os campeonatos, quando muito, se resumem a no máximo 4 equipes com chances matemáticas no início da segunda metade do campeonato.
O problema fica mais escancarado no campeonato de pilotos. Em 2005/2006 a Ferrari foi galhardamente superada pela Renault com Alonso, perdendo o vice de 2005 para a McLaren (Gordini voador) de Kimi. Fez um bom carro em 2007, um novo piloto talentoso, um segundo em boa forma e agressivo e se beneficiou da lambança da equipe rival. A partir de 2008 rolou encosta abaixo: erros de box, quebras, cafajestadas de bastidores para forçar o expurgo dos remanescentes da velha Ferrari da era Schumacher (Kimi incluso no pacote) em nome na nacionalizaçao do time. Como não tinham um piloto italiano e não confiavam no Massa, contrararam Alonso com foguetório.
Em 2009 fizeram um dos piores carros já vistos, que só passava ao Q2 quando a equipe não errava em seus cálculos. E dá-lhe pauladas no Massa, no Kimi e no infeliz do Badoer. Nem Fisichella, que vinha bem na F.India conseguia guiar aquela bosta. O quarto lugar no campeonato de construtores e a única vitória não foi da Rossa, mas do brio de Kimi Raikkonen, que se comportou com uma decência incomum apesar do pé na bunda que levou da máfia de Maranello. E agiram de modo canalha com o besta do Massa, tornando-o refém, eterno agradecido por ter tido uma “segunda chance” após o acidente, domesticado. Nunca mais foi o mesmo e esse fato não se deve às suas reconhecidas limitações como piloto veloz e cascudo ou sequelas do acidente.
Por ironia, Alonso conquistou com o grande talento que tem e todo o aporte da equipe, sem companheiro para atrapalhar, vitórias de Pirro. Raikkonen levou sozinho a segunda parte da temporada o F60 sem atualizações, sem companheiro que somasse pontos, com a equipe já girando em torno de Alonso.
Eu entendo os motivos (errados) do Felipe em ficar por ali, sinto um certo pesar por Alonso por ver seus sonhos acabarem em cada novo projeto mirabolante da Rossa – o cara pode não ser modelo de caráter e fairplay, mas seu talento marecia coisa muito melhor do que uma espiriteira pintada de vermelho. E a cada dia gosto mais desse rapaz do carro preto.
Fabio, o que você acharia se a Ferrari chamasse o aposentado Ron Dennis para o lugar de Domenicali? Ele talvez poderia ensinar como roubar projetos? O Domenicali poderia entrar no seu lugar como jornalista. Pelo menos acho que agente teria mais qualidade nos artigos. Abs.
quem seria melhor para o lugar de Massa?
qual equipe seria a melhor para o Massa continuar na formula 1 caso ele saísse da Ferrari?
Na minha opinião Kobayashi ou Hulkenberg, para o Massa Lotus ou tchau…Mercedes completa, Red Bull já está meio velho, McLaren acho que sem chance, o resto é prêmio de consolação, ficar esquentando banco igual o Barrichelo fez. Ele é bom e agressivo, deveria tentar uma temporada na Indy
Fábio, pergunta “chata”:
Se a Ferrari queria dar uma virada e ter alguma chance, por que não procurou pessoal da RedBull em vez da Lotus?…
Acho que porque o pessoal da Red Bull está muito amarrado à equipe. Sairia muito mais caro.
Abs
Agora muita gente vai entender a saída de Raikkonen para a Red Bull.
Fábio e quem você acredita que seria o mais indicado ao cargo de Domenicali?
ja vi a resposta. mas e para o lugar de Massa?
Poha Fábio, o Santander enfia meio bilhão por ano em Maranello, sem um único título, o cara vende aquela bagaça como time, por isso continua por lá, assim como o massa que aceita ser o cachorrinho de estimação do lolonso. Eu penso que na verdade eles fazem o que o monta manda, um faz de conta que dirige uma equipe e outro que dirige um carro!!! Porque a ferrari não contrata um piloto que corra mais que o ladronso ou o massa não corre? Porque isso não interessa a Ferrari!!!
Piloto que corra mais que o Alonso????? Oo
Não adianta trazer os melhores profissionais do mercado se quem manda é um dos piores, vai queimar talentos.
Eu acho que o Domenicali tem uma foto do Montezemolo todo cagado voltando bebado, ou dirigindo uma Lamborghini, ou em uma orgia aos moldes do Max Mosley… Só pode
Mesma lógica de manter o Massa, ou seja manter o que se sabe que não está dando certo por soberba e para não ter que adimitir que estava errado antes. Se tivessem trocado Domenicali/Massa a muito tempo , talvez tivessem hoje uma equipe de ponta e 2 pilotos somando pontos para o campeonato de construtores e não uma equipe se arrastando e um piloto que já virou piada internacional.
Fábio, quando você diz “desidratação” com relação ao quadro técnico da Lotus, se refere ao estado econômico da equipe, ou da valorização dos seus funcionários no mercado da F1?
Refiro-me à saída de técnicos de lá.
Abs