Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

O som de 2014

Por Fábio Seixas
03/08/13 10:19

Depois da Renault, foi a vez de a Mercedes mostrar a cara (e o som) do seu V6 para 2014.


Segundo Andy Cowell, engenheiro-chefe da Mercedes, o som do turbo será um pouco diferente, já que num banco de provas é necessário eliminar os gases do escapamento por meio de dutos. “Além do mais, o motor estava numa sala fechada. O som bate e volta”, explica.

Ok. Mas já dá pra matar um pouco a curiosidade, não?

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Antonio comentou em 05/08/13 at 17:23

    Fabio em 2014, nós brasileiro, corremos um grande risco de não ter nenhum piloto na F1!!! A que se deve isso? gostaria muito de ouvir esse motor sendo guiado por brasileiro.

  2. Flávio comentou em 05/08/13 at 16:45

    Em um futuro próximo teremos a F1 com motores elétricos e caixas de som no lugar dos escapamentos simulando os sons dos V10 e V12.

  3. Benedito Correa comentou em 05/08/13 at 15:58

    Fabio, você é o melhor comentarista de F1

    Parabéns, vejo você no Site todas das terças feiras.

    Um abraço
    Bene

  4. Thiago L comentou em 05/08/13 at 13:48

    Porque será que a sétima marcha entra tão cedo? Alguém sabe explicar se é por conta do turbo?

  5. Lucas comentou em 05/08/13 at 11:06

    O pior mesmo é a redução de marchas – parece que tem um abafador pra cada redução. No geral muito pior que o som dos atuais motores, mas acho que com o tempo vamos nos acostumar.

  6. Sergio comentou em 05/08/13 at 10:44

    QUE MERDA…PARECE MEU LIQUIDIFICADOR !!!

  7. marco comentou em 05/08/13 at 9:32

    Credo que Horrivel

  8. Charles comentou em 05/08/13 at 9:05

    Meu Monza es Tu? kkkkk.

  9. estevao comentou em 05/08/13 at 7:39

    esse som da mercedez mesmo zoado ficou bom. o da renault ta otimo parece muito com o som dos motores da indy, e deve ser por isso q o bernie tava dando piti!!!

  10. Fernando Maringá - Pr comentou em 04/08/13 at 22:32

    Fábio, não há mais nada novo sobre a entrada de montadoras na f1?? Havia rumores sobre o grupo VW, com a Audi!!

    • Fábio Seixas comentou em 05/08/13 at 16:26

      Esse rumor existe desde sempre…
      Abs

  11. Regis Br.Rock comentou em 04/08/13 at 18:00

    PROFISSIONALISMO VS TRADICIONALISMO

    Depois da bandeirada final que celebrara a vitória do piloto inglês Lewis Hamilton da Mercedes, a F-1 estará de férias. E é nesse tempo que acontecem muitos assuntos referentes quando o assunto é sobre A transferência de pilotos para outras equipes da F-1. Quem vai, quem fica. Os mesmos assuntos de sempre enquanto que a F-1 está de férias nessa fase do mundial.

    Mas, um assunto chamou muito a atenção depois do GP da Hungria que, no começo, era um mero boato. Mas que depois teria muita veracidade. De que Fernando Alonso fizera duras críticas à Ferrari. Insatisfeito, o espanhol alegou que o carro da Ferrari não estava em condições de igualdade em comparação às outras equipes concorrentes do grid, e também da principal rival, a RBR. E essa briga entre Alonso e Ferrari azedou depois da bronca que levou de Luca Di Montezemollo que declarou publicamente para o espanhol maneirar nas críticas e tornar se um pouco mais humilde.

    O problema é que o espanhol ficou de saco cheio de tanto tentar superar Vettel/ RBR na base do braço e no talento. E mesmo sendo o melhor piloto do grid na atualidade, Fernando Alonso viu que não podia fazer milagres e se cansou de bancar sempre o coadjuvante em comparação à Sebastian Vettel que sempre foi o principal protagonista desse duelo. O espanhol chutou o balde e jogou os cachorros pra cima do time de maranello. Ou seja, Alonso fez a parte dele. Fez tudo o que tinha de tirar do carro e do equipamento. E raras vezes, errou em algumas corridas. E o que mais justificou as críticas do espanhol em relação à Ferrari, foram os erros de estratégias e falta de logística nos momentos mais decisivos na disputa do campeonato mundial de pilotos/ equipes. E a gota d’água para a paciência do espanhol se esgotar, foi o fato de que a equipe não conseguiu fornecer ao asturiano um carro vencedor. A última vez em que o piloto espanhol teve um carro competitivo foi na temporada de 2010, no primeiro ano de estréia do espanhol na Ferrari que quase foi campeão mundial de F-1.

    Alonso ou Ferrari?

    Quem está certo?

    Alonso: profissional, determinado, técnico, veloz e de “hábil Q.I sensorial” de pilotagem na F-1.

    Ferrari: Equipe mais tradicional da F-1 e multicampeã em mundiais de pilotos e equipes. Que leva sempre em primeiro lugar prioridades e interesses do time de Maranello. Mesmo que o carro seja ruim, não aceita crítica de seus pilotos, mesmo que estes, sejam lendas do automobilismo mundial.

    Afinal, quem é que tem razão nessa história?

    Na minha opinião: Fernando Alonso.

    Porquê?

    Antes de mais nada vou logo falando. Não torço para o espanhol. Para mim, os melhores e os mais carismáticos são Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen e Kamui Kobayashi. Mas, reconheço que o espanhol está entre os dez melhores pilotos de todos os tempos da história da F-1.

    Voltando ao assunto, veremos dois pontos de vista conflitantes entre o “piloto profissional” e da “equipe tradicional”. As críticas do espanhol em contra à Ferrari do ponto de vista dos dirigentes italianos, soaram como “derrotistas”.

    Do ponto de vista “profissional”, Alonso tem razão. E a equipe deve e muito ao asturiano de projetar um carro vencedor, mas que, por razões “tradicionalistas”, entenderam que críticas de um profissional competente, não tem sequer voto de honra num time que concorre desde os “primórdios” um campeonato competitivo e em evolução.

    Recordem se de Nelson Piquet em uma entrevista num programa de tv, ele declarou que tinha medo de correr na Ferrari.

    E porquê?

    O piloto não corre na Ferrari. Corre para a Ferrari.

    Conclusão: essa crise entre Alonso e Ferrari vai dar muito o que falar ainda. E o campeonato mundial de 2013 ainda está na metade.

  12. Arthur comentou em 04/08/13 at 17:11

    Parece taquara rachada. Sabe o que é isso?

  13. Paulo comentou em 04/08/13 at 13:46

    Fabio… ja imaginou um campeonato com a turma dele com os carros de 2010? digamos… 2 ou 3 corridas… Prost, Stewart, Emerson, Piquet, Mansell… essa galera…
    http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2013/08/fittipaldi-pilota-f-1-da-lotus-de-2010-e-confessa-e-como-viver-de-novo.html

  14. hacker812c comentou em 04/08/13 at 10:30

    Nunca fui nem sou admirador da Ferrari, até pelo que eles fizeram e fazem com brasileiros, mas pela primeira vez li algo que vale a pena registrar, o presidente Luca de Montezemolo rebateu as criticas de Alonso, que até parece inatingível, mas não é. Veja:
    “Deixe-me deixar claro que eu estou interessado na Ferrari. Pilotos, nós tivemos muitos, alguns muito bons, outros excelentes, mas os pilotos vão e vêm, enquanto a Ferrari continua”. Luca de Montezemolo.

    • hacker812c comentou em 04/08/13 at 10:31

      Parabéns ao presidente da Ferrari.

  15. Celso SP comentou em 04/08/13 at 9:37

    Gravaram um motor elétrico da oficina?

    Bom, se barulho ganhasse corrida, trio elétrico seria pole toda semana.

    Agora a animação durou só 1’40 porque depois disso os pneus viraram farelo

  16. Carlos Baptistella comentou em 04/08/13 at 0:51

    Bom mesmo eram os motores v10 e v12 dos anos 90, em termos sonoros os melhores!!

  17. marcos almeida comentou em 03/08/13 at 22:06

    Acho que é questão de acostumar com o tempo . Mas que é horrível isso é . Prefiro o som agudo dos atuais motores .

  18. Renato Barbosa comentou em 03/08/13 at 19:17

    Já dá saudade dos V8, sem falar nos V10,V12… Querem mesmo acabar com a graça da F1! Abs!

  19. Charlles comentou em 03/08/13 at 19:12

    Tá parecendo motor 2 tempos daquelas motos Yamaha RDZ 125 da época de 1990… que coisa mais broxante !

  20. Ferdi comentou em 03/08/13 at 18:04

    O som parece bem com o joguinho do F1 2012.

  21. Antonio Lages comentou em 03/08/13 at 15:55

    Paludo chegou bem em segundo na Nascar Camping.

    • Antonio Lages comentou em 03/08/13 at 15:57

      Agora tem a formula 4 com o Pietro vamos ver…

    • eduardo urashima comentou em 03/08/13 at 21:22

      Corridaça do Paludo!| Talvez se houvesse mais uma volta ele vencesse! Mas valeu, bela prova!

  22. césar jacques comentou em 03/08/13 at 14:59

    O som continua o mesmo dos turbos de antigamente. Nada de novo na sinfonia turbinada.

    • Antonio Lages comentou em 03/08/13 at 15:58

      pra mim falat aquela apitinho sugado, faz falta aquele som.

  23. José Neto comentou em 03/08/13 at 14:40

    Quanta diferença… lembra mais um motor de equipamento odontológico do que um motor de carro de corrrida….

  24. RaceDriver comentou em 03/08/13 at 13:00

    Pra ser sincero, prefiro o som do motor atual – mas entendo que as regras do jogo mudarão em 2014 e parece que esses motores vão ter que falar mais alto a partir do ano que vem; mas o que interessa mesmo é que eles sejam bons e consigam formar um ótimo conjunto com o restante do carro.

    E com relação aos futuros motores ferrari, ta parecendo que alonso não vai estar mais afim de usá-los. Se as últimas notícias são fatos(horner confirmando conversa sobre alonso e montezemolo já dizendo que pilotos bons vão e vem e que a equipe permance) então acredito que já podemos desconfiar que alonso deve estar mesmo preparando sua saída da ferrari.

    Em 2007, na mclaren, alonso tmbém começou fazendo declarações provocadoras, Ron Dennis tmbém mandava seus recados pela imprensa e daqui a pouco, lá estava em 2008 alonso de volta pra renault. Penso que se alonso for mesmo pra RBR como companheiro de Vettel, dessa vez não vai adiantar vir com reclamações que a equipe favorece esse ou aquele.

    Vettel, podemos dizer que está no mesmo nível de Hamilton e é tri-campeão mundial pela RBR. Isso vai tornar as coisas ainda mais complicadas pra fernando – alonso não vai ter moleza por lá. E acredito que até ele pegar a mão das coisas(se ambientar a equipe, a filosofia de trabalho e etc…) vettel vai dar um passeio nele pelo menos nas primeiras corridas; e isso com certeza já vai deixar alonso em maus lençois, porque a mídia talvez venha a dizer: “e agoa alonso? vc tem um carro feito pelo mago adrian newey, está na melhor equipe de f1 dos últimos 5 anos e ainda assim não consegue mostrar o que falava nos tempos de ferrari?

    Claro que isso são apenas suposições, até mesmo porque não sabemos como estará a RBR a partir de 2014 com esses novos motores e com as novas regras. Mas duma coisa eu tenho certeza: vettel vai fazer o possível e o impossível pra mostrar pra todo mundo que alonso não é tudo aquilo que muita gente imagina.

    • Mello comentou em 03/08/13 at 21:12

      cara porque vc escreve tanto.

      • Pai_Do_Vettel comentou em 07/08/13 at 10:31

        Talvez porque o “Regis Br.Rock” acima escreve pouco…ou quem sabe tmbém por vc não conseguir dizer nada que preste.

  25. neto-df comentou em 03/08/13 at 12:50

    Fábio e aquele vídeo da sua volta pilotando um F1? vi uma propaganda q no esporte espetacular vai passar o Emerson pilotagem a Lotus, se nao me engano foi na mesma oportunidade em que vc pilotou, correto?
    veja se consegue para a gente matar a curiosidade.
    Alguns boato sobre o Nars?
    abs

    • Fábio Seixas comentou em 03/08/13 at 15:58

      JURO que ainda não me mandaram o vídeo da câmera onboard. Quando rolar, coloco aqui.
      Abs

  26. Thiago Gregorio comentou em 03/08/13 at 11:52

    Parece um aspirador de pó…

    • Victor comentou em 04/08/13 at 4:27

      Meu aspirador faz mais estragos ao meus ouvidos do que esse motorzinho ai.

  27. pablo comentou em 03/08/13 at 11:36

    gostaria de saber se as voltas de classificacao vao ser mais lentas? jogo f1 no xbox e o 2011 foi o melhor e mais rapido, cheguei a fazer 1:08, 559 em interlagos, uma voltassa.

  28. S.V. comentou em 03/08/13 at 11:18

    Monza?

    • Marco comentou em 04/08/13 at 9:59

      Sim, e com graficos do GP3

  29. Rafael comentou em 03/08/13 at 10:52

    Horrível!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).