Central de boatos
02/08/13 03:00Raikkonen interessa à Ferrari. Hamilton esteve em Maranello. Alonso e a escuderia estão em crise. Massa vai renovar? Quem será o companheiro de Vettel? Para onde vai Hulkenberg?
Imaginem o que será o noticiário da F-1 neste período de férias de verão…
Rumores sobre o mercado fazem parte da categoria tais quais pneus e motores. E muito mais dos que pneus e motores, explodem, viram fumaça, mostram-se pouco confiáveis.
É uma tradição, com razão econômica: parte da imprensa especializada vive desses boatos em períodos sem corrida. Histórias assim vendem revistas, geram cliques. E se é verdade que a imprensa europeia é bastante técnica ao falar de F-1, também é que se confunde com os tabloides, sem pudor de decretar como verdade os boatos mais absurdos.
Um causo pessoal exemplifica bem essa falta de rigor.
Aconteceu em 2001, na Malásia. No carro, no trajeto entre a capital, Kuala Lumpur, e o autódromo de Sepang, o amigo Flavio Gomes e eu conversávamos sobre a falta de notícias naquele final de semana.
O campeonato estava começando, Schumacher vinha ganhando tudo de novo, não havia muito assunto para escrever.
Começamos então a imaginar uma situação. Dias antes, o alemão havia elogiado a Sauber. Ele tinha uma velha ligação com a equipe, por onde correu no Mundial de Protótipos. Àquela época, já se especulava sobre sua aposentadoria. Ele morava na Suíça, dinheiro não era problema…
Chegamos ao autódromo e havia uma entrevista coletiva. Ao entrar na sala cheia de repórteres, Gomes bradou um “Schumacher vai comprar a Sauber”. Óbvia brincadeira.
A entrevista aconteceu, cada um foi caçar suas matérias pelo paddock, tudo correu normalmente. A Folha do dia seguinte trouxe uma reportagem sobre Frentzen acusando a Ferrari de usar controle de tração.
À noite, quando já nos preparávamos para ir embora do autódromo, fomos abordados por um jornalista italiano.
“Escuta, o que mais vocês sabem dessa história do Schumacher comprando a Sauber?”
“Nada”, respondemos. “Isso não existe.”
“Cazzo, já mandei uma página sobre isso para o jornal”, ele retrucou, menos abalado por ter escrito uma cascata do que por não ter mais subsídios para sustentá-la nos dias seguintes.
Não foi o único. Muitos outros, sem a menor preocupação em checar, mandaram bala na “história”.
Tão inacreditável quanto isso foi o que aconteceu no dia seguinte. Repórteres abordaram Willi Weber, empresário de Schumacher. Macaco velho nessa engrenagem de rumores, ele não titubeou: confirmou.
Virou “verdade”. E dane-se que não tenha ido pra frente. É tal a avalanche de boatos que as pessoas se esquecem daqueles de duas semanas atrás. Como surgem, somem. Do nada.
Lembrem-se disso nas próximas semanas.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Fabio…
Como essa diretoria foi capaz de jogar um time em formação (e ruim) na arena pra apanhar sob aplausos e risos dos torcedores adversários?
Como santista, isso esta me dando tanta dor e raiva quanto o roubo de 95?
Lamentável mesmo…
Massa renova com Ferrari pra 2014.. bem, essa todos sacam .. melhor inventar uma melhor, talvez que a Ferrari foi toda comprada pelo sheik e que ano que vem sua bandeira será dos Emirados Arabes
Lembro de alguns boatos mais antigos, dos anos 80/90, como Nelson Piquet na Renault, Stefan Bellof na Ferrari (parece que esse era certo), Ivan Capelli na Benetton, Eric Bernard na Williams, Eddie Irvine na McLaren, Raul Boesel na Benetton, alguma promessa italiana na Ferrari (Gabriele Tarquini, Alex Caffi, Pierluigi Martini), Emerson na Alfa Romeo…
Ótimo texto Fabio, acho muito bacana quando você conta um pouco das histórias do tempo que viajava pelos circuitos. E sobre a lembrança, só o LOUCO do Flávio pra plantar uma dessas, hahaha! Bons tempos em que a F1 e tudo em volta dela tinham personagens mais legais…
Fábio, leio todos os dias essa coluna e outras e também diversas matérias sobre F1, e lhe digo, pra mim a sua coluna é a melhor e mais completa de todas.
Abs.
Valeu!
Abs
Alonso nunca deixaria Hamilton ocupar uma vaga na Ferrari, pois poderia tomar outra lavada do inglês tal como nos tempos de Mclaren. Então, caso Massa deixe a equipe, devemos pensar num nome “domesticável” para substituí-lo. Até por isso, penso eu, Sergio Perez não foi parar em Maranello.
Não sei de onde o pessoal tira isso de Hamilton melhor que Alonso nunca foi nem nunca chegara la, pessoal que fala isso parece não perceber que Hamilton nasceu numa equipe top.
O Eclestone vai abandonar a f1 vendera para o Eike Batista, que fará ela falir e assim ficaremos sem formula 1 para sempre.
Fábio Seixas, posso não concordar com algumas opiniões suas, o que é perfeitamente normal, mas uma coisa eu e todos que frequentam o seu blog, TU ESCREVE BEM PRA CARALHO!! PARABÉNS MEU VELHO!!
*Não escrevi o texto como deveria (ironia por estar dirigindo o meu texto a forma com que você escreve rsrs). Na realidade quis dizer que, posso não concordar com algumas opiniões suas, o que é perfeitamente normal, mas uma coisa eu e todos que frequentam o seu blog precisam admitir, TU ESCREVE BEM PRA CARALHO!! PARABÉNS MEU VELHO!!
Agora foi rsrsrs
Boato ou não, a saída de Massa da F1 deixaria o Brasil sem nenhum representante na maior categoria do automobilismo mundial. E, caso isso aconteça… qual foi o último ano em que a F1 não teve brasileiros em seus carros? Qual será o reflexo dessa ausência no Brasil e na mídia? A globo continuará interessada em adquirir os direitos de transmissão? Qual brasileiro ingressará na categoria?
Fácil a Globo continuar com os direitos só para não deixar ninguém transmitir as corridas.
Aí cancelar a transmissão do sábado e transmitir ao vivo nos domingos só quando não tiver nada mais interessante pra fazer.
Dessa forma, somente as corridas da madrugada estariam garantidas.
Se tiver uma visita do papa, adeus corrida se tiver o velório de alguem famoso, adeus corrida também.
As corridas que ocorrerem à tarde(horário do Brasil) estão despachadas, pois tem Regina Casé, futebol e Faustão….
Talvez a Globo deixasse o GP do Brasil acabar para não ter que ocupar o horário da tarde.
É tanto boato que eu não estranharia se de repente escreverem que o Button vai ser piloto da Real Força Aérea Britânica ou que o Alonso já está de contrato assinado para tabelar com o Neymar no ataque do Barcelona
Se há muitos causos e mais, ainda, leitores,escreva um livro já,e aproveite a boa fase.Espero o meu autografado.
Fábio,como é bom receber notícias do que gostamos de forma clara e com bom senso.
Abraços,Cesar.
Briatore será o novo manager da Mercedes.
A Gurgel , empresa brasileira fabricantes de carros, voltara as atividades ano que vem e para impulsionar sua marca fornecera motores para a RBR e Maclaren
Boa cara! Essa foi a melhor!
A Ferrari o ano que vem vai ser Azul.
O Fabio, colocar o Hamilton aí é forçar barra!!! nós boatos, PAPA HAMILTON, foi quem teve na Ferrari.
e dai da o que falar.
Ele ja foi pra Mercedes por dinheiro, fara qualquer coisa por dinheiro, é por isso que da pra pensar.
Acho que Kimi fica na Lotus, Ricciardo vai para a Red Bull, Hulkenberg para a Ferrari. Para a vaga na Toro Rosso, não sei ainda. Nasr como piloto de testes.
Fábio e sobre o Razia, alguma notícia?
Não.
Abs
Acho difícil alguma grande alteração nos pilotos das principais equipes para 2014.
E o motivo me parece muito óbvio: Alonso é o queridinho da Ferrari e não vai sair de lá. Também não quer Vettel, Raikkonen, Hamilton (principalmente esse) ou qualquer outro “cachorro grande” por lá. Vettel também é o queridinho da RBR e não vai sair de lá tão cedo. Certamente, também não vai querer medir forças com Raikkonen ou Alonso.
Isso parece bobagem, mas sabemos que historicamente as equipes de F1 sempre respeitaram, ou ao menos ouviram, a opinião de seus pilotos nº 1 quando da contratação do companheiro de equipe (talvez a exceção seja a McLaren).
Hamilton também parece que encaixou bem na Mercedes e já colocou Rosberg “no bolso”.
Raikkonen é uma incógnita, mas se a Lotus lhe mostrar que tem condições de brigar pelo título de 2014 (para isso, basta subir só mais um “degrauzinho” do que está e eu acredito que a equipe tenha condições de evoluir para isso), dificilmente ele vai sair de lá. Ele não tem o perfil de piloto que se vislumbra só com a possibilidade de poder dirigir uma Ferrari, uma McLaren, uma RBR (equipes mais renomadas/de ponta). Na verdade já guiou pela maioria delas.
Enfim… é por causa dessas situações que vejo que dificilmente vamos ter grandes alterações para 2014. Acredito até que somente a vaga da RBR seja preenchida, ou seja, que nem o Massa seja trocado (ai dependendo mais dele do que ninguém).
Abraços à todos!
Caro Fábio,
Os únicos que não estão definidos até hoje são, Raikkonen, Massa e Hulkenberg, os demais ficam onde estão.
Se não faltam causos e muito menos leitores,escreva um livro já,e aproveite a fase boa.Espero o meu autografado.
Abraços Fabio,precisamos de jornalista como voce,que além de nos trazer a noticia,coloca uma pitada de senso de humor.
Tem boatos que não fazem o menor sentido, outros até fazem como p.ex. Di Resta ou Hulkenberg podem ir pra Ferrari no lugar de Massa. Hamilton fica onde está! Alonso também!
Fabio, o Piquet era mestre em inventar boatos. Ele dizia que espalhava um e ficava contando quanto tempo uma outra pessoa vinha lhe contar a mesma história que ele inventou.
No meio de toda essa boataria duas coisas se pode admitir como verdade. 1) Alonso deve estar mesmo insatisfeito com o desempenho da equipe Ferrari. 2) Vethel não quer ver Alonso na RBR de jeito nenhum. rs
Lembro que na época as ações da Sauber tiveram uma alta significativa e quem comprou perdeu muito dinheiro, porque quando confirmaram que era apenas boato os preços despencaram. Melhor voce e o FG contratarem seguranças….
“tal quais pneus e motores” ->”tais quais”
Essa do Hamilton saindo da Mercedes já no primeiro ano também não se sustenta.
O resto, meu amigo, eu não apostaria 10 reais.
Mas ainda acho que todos esses rumores Alonso x Ferrari têm com verdadeiro alvo Dominicali e sua troupe mabembe
Fantástica história Fabio, mostra bem o que acontece no jornalismo em geral, gente séria misturada com gente que quer apenas mostrar algum serviço, preguiçosos.
Tem em todas as áreas da vida.
Seixas, olha o que eu achei:
http://www.estadao.com.br/arquivo/esportes/2001/not20010316p42127.htm
A coisa foi parar longe… :O)
http://www.grandprix.com/ns/ns03942.html
Hahahahahahahaha!!
Dificil saber o que é o ovo e o que é a galinha.
Fábio, eu me divirto pra caralho com estas tuas histórias com o Flávio Gomes. Já passou da hora de escrever um livro com estas peripécias. Há alguns posts atrás você fez um resumão de algumas delas. Tá na hora de contar TUDO.
Hulk deve ir pra ferrari. Massa desempregado, Alonso um possível piloto Lotus (que seria bom negócio pra ele), Kimi na Red Bull. Se não for assim, vai então apenas ter Hulk no lugar do Massa e um piloto STR na RBR, o Vettel vai preferir assim.
Verdade, o Alonso não tem perfil para ir pra RBR. Ele vai querer ser o centro das atenções…pois não gosta de concorrência dentro de casa.
O Vettel só tem preferência pq engoliu o Webber…o australiano é o Massa/Rubinho da RBR…
Vettel e Alonso na mesma equipe…não rola.
Edu, até concordo com você, mas devemos lembrar que o carro da RBR é bom porque ainda tem o Mark Webber lá. Lembre-se que na época do Williams, o carro era igualmente bom, mas os pilotos, não.
Arrisco até a dizer que quem pode parar na Lotus é o Massa. E seria bom para o Felipe, porque lá não tem jogo, é no braço.
RBR = Vettel e Kimi ou Ricciardo. Vergne não é piloto de F1. Um Scott Speed da vida.
Ferrari = Pode pintar o Hulk, mas ainda tem o Di Resta correndo por fora. Seria ideal para o Alonso.
Mercedes = Fica do jeito que está.
Lotus = Se Kimi não ficar, pode pintar um piloto mais rodado, como Massa ou Sutil.
STR = Só o JE Vergne quem deve sair. Provavelmente vão subir algum da GP2. Aposto no Nasr.
Williams = Pastor já não quer mais ficar. Só que ele não tem credibilidade, coisa de piloto pagante. Deve dar lugar ao James Calado da GP2.
Sauber = Gutierrez e o Russo. Se bem que o Slim não quer enfiar mais dinheiro no time. Pode ser que nem o Gutierrez fique. Pode ser a ultima casa do Massa na F1.
Force India = Sutil deve ficar, mas Di Resta já deve procurar um caminho. Vaga aberta e pode pintar o Jules Bianchi ano que vem.
Caterham = Fica a dupla. E tá bom demais.
Marussia = Se tiver no paddock ano que vem, será surpresa.
amigo, a Marussia ja acertou uma parceria com a Ferrari para correr com motor e cambio italiano em 2014. Talvez seja o único lugar que Massa tenha vaga para o ano que vem.
Alonso na Lotus? kkk
tá inspirado nas histórias sobre boatos?