Central de boatos
02/08/13 03:00Raikkonen interessa à Ferrari. Hamilton esteve em Maranello. Alonso e a escuderia estão em crise. Massa vai renovar? Quem será o companheiro de Vettel? Para onde vai Hulkenberg?
Imaginem o que será o noticiário da F-1 neste período de férias de verão…
Rumores sobre o mercado fazem parte da categoria tais quais pneus e motores. E muito mais dos que pneus e motores, explodem, viram fumaça, mostram-se pouco confiáveis.
É uma tradição, com razão econômica: parte da imprensa especializada vive desses boatos em períodos sem corrida. Histórias assim vendem revistas, geram cliques. E se é verdade que a imprensa europeia é bastante técnica ao falar de F-1, também é que se confunde com os tabloides, sem pudor de decretar como verdade os boatos mais absurdos.
Um causo pessoal exemplifica bem essa falta de rigor.
Aconteceu em 2001, na Malásia. No carro, no trajeto entre a capital, Kuala Lumpur, e o autódromo de Sepang, o amigo Flavio Gomes e eu conversávamos sobre a falta de notícias naquele final de semana.
O campeonato estava começando, Schumacher vinha ganhando tudo de novo, não havia muito assunto para escrever.
Começamos então a imaginar uma situação. Dias antes, o alemão havia elogiado a Sauber. Ele tinha uma velha ligação com a equipe, por onde correu no Mundial de Protótipos. Àquela época, já se especulava sobre sua aposentadoria. Ele morava na Suíça, dinheiro não era problema…
Chegamos ao autódromo e havia uma entrevista coletiva. Ao entrar na sala cheia de repórteres, Gomes bradou um “Schumacher vai comprar a Sauber”. Óbvia brincadeira.
A entrevista aconteceu, cada um foi caçar suas matérias pelo paddock, tudo correu normalmente. A Folha do dia seguinte trouxe uma reportagem sobre Frentzen acusando a Ferrari de usar controle de tração.
À noite, quando já nos preparávamos para ir embora do autódromo, fomos abordados por um jornalista italiano.
“Escuta, o que mais vocês sabem dessa história do Schumacher comprando a Sauber?”
“Nada”, respondemos. “Isso não existe.”
“Cazzo, já mandei uma página sobre isso para o jornal”, ele retrucou, menos abalado por ter escrito uma cascata do que por não ter mais subsídios para sustentá-la nos dias seguintes.
Não foi o único. Muitos outros, sem a menor preocupação em checar, mandaram bala na “história”.
Tão inacreditável quanto isso foi o que aconteceu no dia seguinte. Repórteres abordaram Willi Weber, empresário de Schumacher. Macaco velho nessa engrenagem de rumores, ele não titubeou: confirmou.
Virou “verdade”. E dane-se que não tenha ido pra frente. É tal a avalanche de boatos que as pessoas se esquecem daqueles de duas semanas atrás. Como surgem, somem. Do nada.
Lembrem-se disso nas próximas semanas.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Fábio, já que todos tem suas especulações, me dou o direito de efetuar a minha também. Para mim a ida do empresário de Alonso na RBR foi para convercer Horner a dar a vaga a Riccardo, o que consequentemente abre vaga na STR para seu piloto Sainz Jr, pronto. Que nada, o objetivo principal com isso é evitar que Kimi vá para RBR aumentando as dificuldades de Alonso se tornar campeão. Alonso sabe que seu principal adversário hojé é o Vettel mas com a ida de Kimi para RBR ele terá 2 oponentes fortes, diminuindo suas chances!
Fábio, alguma informação sobre o comentário de Christian Horner de que o assunto da reunião ocorrida na Hungria, de fato, girou em torno de Alonso?
Está no Tazio:
http://tazio.uol.com.br/f1/red-bull-confirma-que-encontro-com-empresario-na-hungria-era-sobre-alonso
Abraços e parabéns pelo excelente blog.
Acho que ele só está querendo tumultuar.
Abs
Como você consegue conversar sobre F1 com o Flavio Gomes? Eles é o cara mais hipocríta que eu já vi comentar um esporte, ele é super ista, parece que teve um caso com o Schumacher, força pra ser anti ufanista e sempre persegue alguns pilotos brasileiros com dados tendenciosos e dados ERRADOS, ele nem se dá ao trabalho e pesquisar antes. Sobre os boatos, são apenas boatos, concordo com você que não deve mudar muito, acho que. Kimi fica na Lotus, Ricciardo vai pra Red Bull, e o Alonso vai continuar chorando na Ferrari com a péssima gestão do Dominicali
Já está correndo na Europa a notícia de que Schumacher assinou com a Red Bull para dois anos de parceria, visando a redenção das temporadas problemáticas na Mercedes!
Alonso na Red Bull? Impossível! Vettel e Alonso jamais teriam uma convivência salutar na mesma equipe. Vettel já se desentendeu com Webber, publicamente, na Malásia esse ano e na Turquia em 2010, fora o que deve ter ocorrido nos bastidores. Agora, imaginem o Alonso na mesma equipe.
Massa fora da Ferrari? Pouco provável! Quem iria para seu lugar? O inexperiente Bianchi? A Ferrari, ao contrário da McLaren, não tem o perfil de contratar jovens inexperientes. Hulkenberg? Pode ser, é rápido, mas ainda é muito inexperiente para a Ferrari.
O Hamilton também não deve sair da Mercedez. Acabou de chegar, o carro tem potencial, a equipe é competente, o companheiro de equipe é inferior. Porque sairia de lá? Muito improvável!
Já o Raikkonen, eu acredito que permanecerá na Lótus. Ele é rei por lá. Manda o engenheiro calar a boca, dá patada em todo mundo, guia o carro como ninguém e chegou bem no campeonato do ano passado assim como deve chegar no desse ano também. Red Bull pra ele? Enfrentar o Vettel? Muito trabalho pra ele. Lembrem que ele é preguiçoso.
Pra encerrar meus palpites: Ricciardo vai correr na Red Bull.
Eu de novo. Esqueci de dizer que esta lah em baixo, comentario 955.
Fabio, olha o que colocaram no “photoshop 2013 “thread” da revista Autosport hoje.
http://forums.autosport.com/index.php?showtopic=179456&st=920&start=920
Tudo de bom!
hahaha. Eu me lembro desse boato. Só não sabia que havia sido “plantado” por vocês!
Esse não é boato: O dono da bola o Sr Bernie disse que precisa de um Brasileiro na F-1, hoje é o Nasr a bola da vez; agora é só ele escolher a equipe
Até parece, escolher equipe tem um monte.
Fábio,
Você acha que o Alonso está errado em cobrar a Ferrari? pelo dinheiro que tem já não tá na hora de andar no mínimo junto com a RBR e não ficar como a terceira equipe na formula 1? Acho que quem deveria uma chamada era o Luca di Montezemelo não acha?
A insatisfação dele é compreensível. Mas há formas e formas de falar as coisas.
Abs
FG e FS, meninos traquinas. Vão ficar de castigo por contar mentiras.
Uma dessas notícias, para mim, é boato mesmo: Hamilton na Ferrari…..