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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Pit Stop #286

Por Fábio Seixas
30/07/13 10:40

Ainda acho que é apenas uma crise de relacionamento, sem sinais de separação. Mas uma crise é uma crise.

O Pit Stop desta semana fala bastante sobre o GP da Hungria e sobre as rusgas entre Alonso e a Ferrari.

No Naftalina, os 35 anos da estreia de Piquet na F-1, completados hoje.

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Comentários

  1. Racing Fan comentou em 30/07/13 at 18:41

    Na minha opinião a vitória de Hamilton não foi tão espetacular como parece. Hamilton se beneficia de uma corrida que foi meio “lenta”. Os pneus deste ano na Hungria provaram, nos treinos livres e qualificação, serem mais rápidos que os de 2012 apesar das recentes modificações, e não havia e nem houve nada que indicasse que também não seria mais rápidos em corrida. Com uma volta a mais que 2012, a corrida teve um tempo total cerca de 1m e 24s a mais. Mais 3s por pit stop. Em média as voltas foram feitas em 1. 28s. Dá uns 10 segundos de diferença mais ou menos em relação a 2012. 0,2s por volta arredondando para cima. Os pneus foram 1s mais rápidos nos treinos e qualificação. É confuso e pode ser até uma análise errada, perdoem-me se for, mas acho que Hamilton só venceu porque tanto Vettel como Grosjean ficaram presos no trânsito. Raikonnen está sendo superado por Grosjean aos poucos porque Kimi reinventou o Lotus para ser um maratonista e não um corredor dos 10000m. Um erro que vai custar caro às ambições do finlandês neste campeonato, se é que Kimi tem ambições destas. Se não fosse a punição de Grosjean, o tempo perdido por Vettel atrás de Button, a má qualificação de Webber, e outras coisas, Kimi teria ficado no máximo em 5º, mas o “SE” não é piloto, mas há “se” que são mais claros que outros. Acho que a Mercedes mudou da agua para o vinho desde a chegada de Paddy Lowe. Ainda bem que a casa mãe em Stuttgart perceberam que o prazo de validade de Brawn já passou para a F1. Só a retirada de poder do velho lobo pôde dar algum gás na equipe. Apesar de aparentemente Hamilton ter um bom relacionamento com Brawn, o piloto inglês parece estar numa clara guerra silenciosa contra Brawn, e aos poucos vai moldando a equipe do jeito que quer. Se Brawn não sair por escolha própria, Brawn deve ser demitido no fim da temporada, acho eu.
    Tenho visto aqui e ali algumas corridas do Pietro e acho sinceramente que o neto do Fititpaldi não vai chegar lá. Apesar desta vitória este fim de semana, não vi nele braço para piloto de alta competição. Torça para que eu esteja errado.
    Não esperava que o Palmer vencesse uma corrida antes do Nasr, e isso não foi bom. Acho Nasr o melhor piloto brasileiro desde Airton Senna, mas este ano está faltando alguma coisa ao brasileiro. Sem vitória não vai dar para levar o título. De uns tempos para cá, Nasr resolveu gerir o campeonato e esperar a corrida perfeita para vencer. Nem 8, nem 80. Nasr vai precisar atacar um pouco. Enquanto Massa ataca demais e dá sempre errado, Nasr ataca de menos, mas o super talento está lá. Agora uma pergunta Fabio, e o Razia? Tem alguma chance de entrar algum dia na F1?

    • Durval comentou em 30/07/13 at 18:49

      para de escrever carta, usa isso pro papai Noel, um carrinho de controle remoto, uma bicicleta um skate etc…

      • Racing Fan comentou em 31/07/13 at 16:58

        Não entendi nada.

  2. Daniel comentou em 30/07/13 at 18:11

    Fábio, você vem dizendo que o maior adversário do Vettel ainda é o Alonso.
    Não desprezando o talento do espanhol, mas o Hamilton vem de 03 poles seguidas e engatou a primeira vitória (já poderia ter vencido desde a Inglaterra se não fosse os pneus).
    Considerando a evolução da Mercedes (que nem testou os pneus para a última corrida) e o talento do Hamilton, faltando ainda 09 corridas para o final do campeonato e uma diferença de “apenas” 48 pontos, não dá para colocar o Hamilton nesse posto de principal oponente ao Vettel?
    Abraços!

    • Fábio Seixas comentou em 30/07/13 at 18:24

      Ainda não. Quero esperar pra ver ser o carro da Mercedes resolveu mesmo seus problemas em ritmo de prova.
      Abs

    • Durval comentou em 30/07/13 at 18:52

      mas foi para trás nas outras duas. só pista travada ajuda as Mercedes.

  3. Alexandre Prudente comentou em 30/07/13 at 16:13

    Fabio, você acredita que esta situação sobre a pressão que o Alonso esta fazendo na Ferrari, pode beneficiar de alguma forma a permanência do Massa na Ferrari para os próximos anos???

    • Fábio Seixas comentou em 30/07/13 at 18:21

      Acho que não muda nada.
      Abs

  4. Antonio Lages comentou em 30/07/13 at 16:12

    Alguma dica de automobilismo enquanto não volta a F1 Fábio?

    • Fábio Seixas comentou em 30/07/13 at 18:21

      Indy, Stock, Nascar…

  5. Dinho Jr comentou em 30/07/13 at 15:55

    Essas retas eram demais, uma pena porque circuito ficou sem identidade. O Alonso ta usando a mesma estratégia de reclamar do carro e tal, para ver se a Ferrari se mexe. O interessante seria se Vettel começasse a chegar de quarto pra trás. Não torço contra ele mas sim a favor da emoção e decisão no final é bem mais legal.

    • Durval comentou em 30/07/13 at 18:48

      eu também gosto das retas, porém retas desse tamanho hoje só iam privilegiar velocidade e não o conjunto do carro e Piloto.

  6. Antonio comentou em 30/07/13 at 15:33

    Fabio, entendo que o Alonso tem razão em sua critica, acho que ele cansou de tentar levantar o astral dos engenheiros. QUEM SABE DAR CERTO ASSIM ESSA PRESSÃO.

  7. Kalil comentou em 30/07/13 at 14:51

    Saudações a Nelson Piquet , como é bom ver aqueles pneus traseiros de novo era muito mais interessante visualmente os carros nessa época.

  8. claudio comentou em 30/07/13 at 14:43

    entre os segundos pilotos de cada equipe, Massa é o 3.o . Weber conquistou 61% dos pontos em relaçao vettel, rosbert 68%(hamilton), massa 46%(alonso) e grojean 37%(haikonen)… claro q ele pode melhorar á partir de agosto 2014 assim com o fez no passado

  9. Sergio comentou em 30/07/13 at 14:17

    Além do Webber, vc acha que alguem mais vai sair de alguma equipe Fabio ?

    • Fábio Seixas comentou em 30/07/13 at 15:11

      Tudo depende do Kimi…

  10. Eduardo comentou em 30/07/13 at 14:09

    O mala do alonso só esta colhendo o que ele mesmo plantou ao longo da sua carreira.
    Ficou em um beco sem saída graças as suas velhas atitudes arrogantes e sem nenhum caráter.
    Aqui se faz, aqui se paga.

  11. Juliano SP comentou em 30/07/13 at 13:47

    Acredito que tudo vai ficar omo está, Massa e Alonso na Ferrari. Hukemberg é bom, mas tá longe de bater o Massa. Talves Hukemberg seja outro candidato para ocupar o lugar do Weber. Alonso tá botando pressão em cima da Ferrari pra ver se melhoram o carro, que está piorando corrida a corrida. Ninguem tira o tetra do Vetel e isto deve estar incomodando muito o Alonso.

    • Dinho Jr comentou em 30/07/13 at 15:57

      Não acho o hulk melhor que o massa mas o massa tem sido mediano e o hulk pode sim fazer melhor que isso. E o hulk tem algo q ao massa me parece faltar: disposição e garra.

      • Renato Freitas comentou em 30/07/13 at 18:46

        até ir pra Ferrari e ficar testando componentes e fazendo trabalho de carregar piano, ai ele murcha também.

  12. Celso - SP comentou em 30/07/13 at 12:01

    Eu vou dar um pitaco sem ver o vídeo, mas acho que tem alguma coisa nessa crise de relacionamento. Não que ele esteja de saida (ir pra onde?) mas, quem sabe, ele esteja preparando o terreno para forçar um troca das peças-chaves, principalmente Dominicali. Não podemos esquecer que o fantasma do Briatore ainda assombra os boxes, principalmente depois que outros envolvidos daquele escândalo já estarem novamente empregados.

  13. Horse comentou em 30/07/13 at 11:58

    Fábio,

    Como diria o “mineirinho” Romain Grosjean. UAI?

    O Alonso não é Schumacher e Ferrari não é RBR. O espanhol é um excelente piloto, mas não me parece capaz de liderar uma equipe como fazia o Shumi.

    • Silvio comentou em 30/07/13 at 14:37

      eu não acho que Schumacher liderasse equipe, não dar crédito aos engenheiros da época também é demais, o que acontecia é que a Ferrari podia socar quanto dinheiro quisesse e agora não mais. o Shummy foi na Ferrari o melhor piloto que a F1 ja viu ai eu concordo.

      • David comentou em 30/07/13 at 16:42

        Cara o Schumacher era líder sim na Ferrari, era só ver que ele era um dos primeiros à chegar e um dos últimos à sair. Opinava sobre tudo e era consultado sobre todas as decisões técnicas! Basta ver nas revistas da época. Agora o Schumacher melhor só se for em números pois de braço, o Senna, Lauda, Prost e Piquet forma melhores!

        • Wilson Martins comentou em 30/07/13 at 18:44

          sempre p mesmo bla bla bla, Shumacker era ruim mesmo todos os outros e até o Nakajima foi melhor que ele.

          • David comentou em 30/07/13 at 21:09

            Cara minha opinião é minha! Se a sua é diferente use argumentos e não diga que é bla bla bla porque isso qualquer criança de 3 anos usa!

    • Alberto comentou em 31/07/13 at 9:45

      Schumacher queria o bico alto, o “mago” Barnard queria o bico baixo….. Barnard saiu e a Ferrari passou a usar o bico alto…. nada mais a dizer

  14. Arthur Hickson comentou em 30/07/13 at 11:48

    Fábio, o Helmut Marko falou que seria anunciado o outro piloto da RBR logo após o fim da corrida da Hungria. Será que aconteceu alguma coisa por lá, ou seja, o Alonso? Abraço

    • Fábio Seixas comentou em 30/07/13 at 13:19

      Ele disse que seria após a Hungria. Ou, melhor dizendo, antes de Spa.
      Abs

      • Arthur Hickson comentou em 30/07/13 at 13:34

        Bom, vamos então aguardar. Abraço.

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