Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
29/07/13 08:31

Hamilton foi impecável na Hungria. Rápido o tempo todo, agressivo quando teve de ser. A ultrapassagem dele sobre Webber, após o último pit stop, já é barbada para o vídeo oficial do fim da temporada. “Não participamos dos testes, chegamos aqui na retaguarda, sem expectativa de pole e nos surpreendemos. Esta foi provavelmente uma das vitórias mais importantes da minha carreira”, disse. Certamente ele sentiu uma enorme satisfação pessoal ao se ver no alto do pódio usando um macacão que não o da McLaren. Isso traz confiança. Foi bom ver também que ele não se deixou abalar com os problemas pessoais das últimas semanas. A F-1 ganha quando Hamilton está bem;

Empolgada, a Mercedes falou em luta pelo título. Faltam nove etapas e matematicamente, claro, Hamilton está na luta. Mas esporte é mais do que matemática. O grande adversário de Vettel ainda é Alonso;

Massa vem fazendo um campeonato murcho, sem grandes performances, mas foi espetacular ao comentar o drive through para Grosjean. “Se ele tomou aquela punição por conta do que fez comigo, é totalmente errado. Ele não colocou as quatro rodas fora da pista, mas apenas duas, o que é permitido”, disse o brasileiro. Nos comentários ao post abaixo, alguém fez um paralelo com o futebol e comparou o francês a Luis Fabiano. Tem sentido. Ambos estão marcados pelas lambanças que vivem fazendo. Na dúvida, a culpa é deles. Mas comissários de F-1, assim como juízes de futebol, não podem agir assim. Precisam analisar caso a caso. Da mesma forma, continuo com a opinião de que ele foi inocente no choque com o Button. Por aquela manobra, levou 20 segundos no tempo total do GP, o que não afetou em nada seu sexto lugar _cruzou a linha com 21s524 para o inglês da McLaren;

No mais, onde esses comissários da F-1 estavam nos anos 80? E será que eles não assistiram à MotoGP, um domingo antes? Devem ser todos garotos de apartamento, criados pelo avó, comendo iogurte todo dia;

Ainda sobre Massa, o maior problema para sua negociação com a Ferrari não está na tabela do Mundial de Pilotos: ele é sétimo, com 61 pontos. Está no Mundial de Construtores, que define o prêmio que a equipe ganhará no final do ano. Em Silverstone, a Ferrari perdeu o segundo lugar para a Mercedes. Agora, está perto de perder o terceiro lugar para a Lotus: só 11 pontos as separam. Seu grande adversário para ficar em Maranello passou a ser Grosjean, quem diria;

O papo mais quente do quente paddock húngaro foi o rumor sobre a ida de Alonso para a Red Bull em 2014. O que, para mim, não passa disso: um rumor. Não faria a menor lógica. Tudo isso começou porque Luis Garcia Abad, empresário do espanhol, foi visto no motorhome da Red Bull conversando com Christian Horner. Sua explicação é das mais plausíveis: estavam discutindo o futuro de Carlos Sainz Jr, que ele também representa. Até acho que Alonso não está feliz da vida na Ferrari. Ele esperava mais de Maranello, as trapalhadas da equipe devem irritar. Mas daí a sair agora existe um abismo;

A Ferrari foi punida em 15 mil euros porque Alonso abriu a asa traseira em três ocasiões em que não estava a menos de 1 segundo do carro da frente. O problema, defesa da equipe acatada pela FIA, foi técnico: o equipamento não foi ajustado para a corrida, permanecendo em configuração de treino. A Ferrari ainda alegou que isso na verdade o atrapalhou, porque ele ficou privado de usar o DRS em várias ocasiões da prova. Ok, as explicações são coerentes. Mas em se tratando de Ferrari…;

Raikkonen chegou a 27 GPs seguidos na zona de pontuação. Pelo Twitter, recebi isso…

 

A Michelin deve anunciar, no meio de semana, sua intenção de voltar à F-1. Seria para 2015. E seria um golpe de mestre. Depois do papelão da Pirelli nesta temporada, até a Borracharia do Zé conseguirá uma boa imagem se fizer um serviço mediano ao sucedê-la;

Na GP2, Nasr conseguiu um terceiro e um quinto lugares e reduziu de 27 para 6 pontos sua desvantagem para Coletti. Há duas formas de analisar este final de semana em Budapeste. A turma do copo meio cheio vai dizer que ele esquentou a briga pelo campeonato, que vem fazendo tudo certo ao manter a regularidade. A turma do copo meio vazio vai apontar que poderia ter sido ainda melhor: o monegasco teve duas provas terríveis, e Nasr falhou em vencer no sábado. Talvez por ser ranzinza, fico mais com esta segunda corrente. O brasileiro teve a vitória nas mãos na primeira corrida, que distribui mais pontos, mas preferiu guardar pneus para o domingo. Eu entendo a lógica. Mas entendo ainda mais o instinto de vencer a corrida e só depois pensar no depois.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. EDSON CASTRO comentou em 29/07/13 at 13:30

    EU NÃO AGUENTO NEM MICHEL TELO NEM MASSA MAIS…SAI FORA, ZACARIAS.

  2. Peixe/Araraquara/SP comentou em 29/07/13 at 13:22

    Fábio, em relação à GP2, todos os comentários na SPORTV foram com relação à aproximação da pontuação ao líder Colletti…ninguém comentou que o Fabio Leimer (3º colocado), após o GP da Hungria, também ficou muito mais próximo à pontuação do Felipe.

  3. João comentou em 29/07/13 at 12:38

    Pílulas do dia seguinte:

    – O Massa anda tendo muita “sensação estranha” ao pilotar um F1. Tá na hora de quebrar o gelo com o carro de corrida e assumir o autorama;
    – O Hamilton heartbroken anda ainda melhor;
    – A Hungria de fato não tem pontos de ultrapassagem. Para os medíocres não tem. Para Mansell, Piquet, Senna, Kimi e mais uma turminha, sempre teve;
    – O Vettel tá me saindo uma bela duma maricona.

    • Diogo comentou em 29/07/13 at 16:59

      Quanta mentira problema teu é com Vettel, ele vai ganhar mais ainda eu nem torço pra ele, mas ta claro que você é anti Vettel

    • Carlos Ribeiro comentou em 29/07/13 at 20:32

      Essa ‘maricona’ vai enrabar todos os pilotos mais um ano!!

    • Salvador comentou em 30/07/13 at 1:28

      o que o kimi fez de excepcional assim na Hungria?

    • Antonio comentou em 30/07/13 at 16:12

      João essa maricona é igual ao BUTTON de 2009, SÓ GANHA QUANDO TEM O MELHOR CARRO.

  4. Raphael Teodoro comentou em 29/07/13 at 12:37

    Ô Fábio, a Carlin do Nasr é considerada pior do que a Rapax do Coletti? Se sim, o Nasr num tá operando uma espécie de milagre conseguindo acompanha-lo? Guardadas as devidas proporções, num é o mesmo que o Kimi competindo pelo campeonato com o Vettel?

    • Fábio Seixas comentou em 29/07/13 at 16:46

      A Carlin está um pouco abaixo, mas não é exatamente um milagre…
      Abs

  5. Helio Lages comentou em 29/07/13 at 12:03

    Concordo com você a Respeito do Nasr, deveria ter trocado pneus e vencido ia ser fácil. Eu também vi a GP3 nem parece o circuito da Hungria, todo mundo passando todo mundo a toda hora. Ta ai Fábio é só reduzir a velocidade da F1 da essa dica pro Eclestone.(Ironia claro)

  6. Kalil comentou em 29/07/13 at 11:55

    Bom o Perez tentou duas vezes tirar o Kimi dos pontos, mas não conseguiu. Acho que a caveira do sujeito então vai ser achado daqui uns mil anos num sítio arqueológico ainda com cara de espanto.

  7. Álvaro comentou em 29/07/13 at 11:54

    Fábio PARABÉNS pelos comentários durante a 1º corrida da GP2, acompanhei a corrida inteira pelo SPORTV e gostei muito !!
    Agora uma questão, o porque o Nasr não foi convocado para nenhum teste pelas equipes de F1? As equipes testaram com pilotos que infelizmente não ganharam nada !! o que acontece?

    Att

    Álvaro

  8. Dinho Jr comentou em 29/07/13 at 11:52

    Absurda punição pro Grojean. Grande corrida do Hamilton e do Kimi que não só poupa pneu mas é bom demais no volante. Ferrari apagada. E o Rosberg hein? Largou mau e não teve forças pra reagir. Uma pena mas pelo menos a Mercedes da sinais de que se largar a frente pode se manter. Na GP2 o Nars precisa vencer a todo custo. Chego a pensar que se for campeão e não vencer não adianta.

    • Diogo comentou em 29/07/13 at 17:05

      só quebra o carro do Rosberg, ja vi tudo

  9. danilo comentou em 29/07/13 at 11:17

    garotos de apartamento, criados pelo avó, comendo iogurte todo dia ? coitados de NÓS garotos de apartamento, criados pelo avó, comendo iogurte todo dia, sobrou até pra gente! que culpa temos? vamos criar um sindicato! ah esses jornalistas de hoje e seus rótulos!!! Feliz 2014!

    • Fábio Seixas comentou em 29/07/13 at 11:19

      Hahaha, cada uma…

      • Carlos comentou em 29/07/13 at 16:28

        Comissários da prova: GARRY CONNELLY, JOSE ABED e ALLAN MCNISH.

        • Fábio Seixas comentou em 29/07/13 at 16:45

          Três malas.

    • Junior comentou em 29/07/13 at 11:45

      pelo menos tomem uma cerveja de vez em quando.

    • Junior comentou em 29/07/13 at 11:45

      ah e arrotem

    • shelton comentou em 29/07/13 at 13:39

      Danilo, com certeza não foi pessoal o que o Fabio quis dizer é que os comissários estão muito maricas, muito melindrosos foi isso 🙂

    • Edson comentou em 29/07/13 at 14:28

      Pô, Fábio, falar do iogurte foi cruel hem!

    • Antonio Roberto comentou em 29/07/13 at 15:19

      E a maior extravagância destes meninos de apto é andar descalço no carpete da casa dos avós……………….E empinar pipa da janela do apto para não correr e pegar vento….

    • Celso SP comentou em 29/07/13 at 16:21

      Mas queriam o quê? Iogurte demais e fazer merda andam juntos. E nem precisa ser daquela marca da propaganda.

      E a grande merda do final-de-semana foi justamente a punição (as 2) ao Grojean. Logo ele, tão inofensivo nos últimos meses. Nessa lógica dos comissários, se o francês se tocasse com o Vettel na largada (e faltou pouco) ele tomaria um stop-and-go de uns 25 minutos hehe

    • Joao comentou em 29/07/13 at 17:31

      que bicho doido. fanfarrão…

  10. Alexandre/Iraí-RS comentou em 29/07/13 at 11:17

    Fábio, pelo que entendi, o Grosjean não foi punido pela manobra em cima do Felipa Massa, mas por ter jogado o carro em cima do Jenson Button. Essa foi a informação passada na corrida. Na câmera de frente, é possível ver que o maníaco francês realmente guina o carro na direção de Button. A punição foi justa sim. E pela quantidade de repetições, por ele ser muitas vezes reincidente, acredito que deveriam deixar mais uma vez o cara na geladeira. Ele ainda mata algum piloto até se aposentar.

    • Fábio Seixas comentou em 29/07/13 at 11:17

      Ele foi punido durante a corrida pela manobra com o Massa.

      • Cau comentou em 29/07/13 at 11:28

        Ao tentar ultrapassar o Button, ele corta a chicane e não devolve a posição. Para mim, tinha sido esse o motivo (ou será que vi errado?).

        • Fábio Seixas comentou em 29/07/13 at 11:41

          Pela manobra com o Button ele foi punido DEPOIS da corrida.
          Abs

          • Vagner comentou em 29/07/13 at 13:36

            Grojean fez uma corridaça. Ultrapassagens ousadas como ele fez não podem ser punidas. Essa é a graça do esporte. Ousadia e Arrojo. Pena que os comissários mimados não sabem o que é corrida de automóvel.

          • shelton comentou em 29/07/13 at 13:41

            Fábio, eu ouvi errado ou o Button tava com a asa aberta em locais indevidos na corrida?eu ouvi isso na transmissão do Sportv

        • Carlos comentou em 29/07/13 at 13:34

          Disputa normal de corrida entre Jenson e Romain, nada de punição, correta decisão! Concordo com o Fábio Seixas, Grosjean fez (e ainda faz) tanta besteira que qualquer coisinha que acontecer dentro das pistas, mesmo que esteja longe da ocorrência, o primeiro a ser procurado para punir será o “pobre coitado”!

  11. Juvencio comentou em 29/07/13 at 11:12

    Foi divertido o duelo Raikonenn X Vethel O piloto da Lotus mostrou que sabe defender a posição como poucos. Vethel está mais próximo da taça mas não pode escorregar de jeito nenhum. Se ele cochilar o cachimbo cai!

  12. Paulo comentou em 29/07/13 at 11:11

    Fábio, teremos o oportunidade de fazer uma comparação entre a agressividade de Luiz Razia em 2012 e o estilo de Felipe Nasr em 2013. Razia perdeu o título ao meu ver, tentando ser agressivo quando deveria fazer pontos. Ainda nos metros iniciais, em Spa no ano passado, Razia, terceiro colocado no grid, tentou emparelhar com James Calado, da Lotus, na reta após a curva Eau Rouge. Contudo, Razia foi espremido para a grama e acabou rodando. Ainda com seu carro desgovernado, retornou à pista justamente à frente de Valsecchi, que tentou desviar e acabou tocando no guard-rail.
    Como resultado disso, ambos pilotos tiveram de ir aos boxes para fazer reparos em seus carros. Razia terminou a prova apenas em 20º, enquanto Valsecchi não conseguiu seguir na disputa e teve de abandonar. Assim, o campeonato chegou à sua penúltima rodada, em Monza, na Itália terra de Valsecchi , com os líderes empatados na pontuação.

    • Francisco Tigre Moura comentou em 29/07/13 at 11:29

      Exatamente.

  13. Moacyr Lopes comentou em 29/07/13 at 10:56

    E eu assiti no Sport Tv pensando que os comentários seriam do Fábio Seixas.

    O Lito e o Max foram muitos inseguros na transmissão, errando por diversas vezes.

    Seus comentários na GP 2 e GP 3 forma precisos.

    #fabioseixasnaglobojá #FSmelhorqueFG

    • Junior comentou em 29/07/13 at 11:47

      Chacrinha “eeeeeeeeeoooooooooo e cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais eeeeeeeeooooooooo”

  14. joe davis comentou em 29/07/13 at 10:54

    Alonso não vai para a RBR não porque não queira, mas porque o Santander pôs um caminhão de dinheiro na Ferrari e não vai deixar seu espanhol sair de lá tão cedo. Além disso, a RBR não tem o esquema de proteções e vantagens por debaixo do tapete que a Ferrari tem com a FIA + FOM. O sonho de Alonso é tirar o Adrian Newey da RBR, nem que para isso tenha que atropelá-lo. Talvez o Byrne ( se for mesmo para a Ferrari) consiga alegrar um pouco o espanholito mau caráter. Ainda estou com aqueles que acham que, se não fossem as vigarices do Briatore e do Nelsinho, o espanhol não teria os dois títulos que tem, talvez não tivesse nem um. Ele é bom braço, mas não é tudo isso que dizem não. Ontem pelo menos 3 pilotos mostraram (novamente) que estão dirigindo mais: Kimi, Vettel e Hamilton. No último stint, o espanhol já tinha liquidado todos os seus pneus, coisa de iniciante….não dá, ne?

  15. Paulo comentou em 29/07/13 at 10:49

    Com relação ao Nasr, acho que ele está correto pelo fato estar em uma equipe que entrou na GP2 em 2011 e a mesma tem demonstrado erros de estratégia nas corridas. Ele está comendo pelas beiradas e mineiramente apesar de não ser mineiro. Acredito que este tipo de piloto é uma novidade para quem admirava a agressividade de Senna e Piquet, mas poderá ter mais sucesso na carreira que Barrichelo e Massa. Fábio, comente mais sobre a GP2. Tenho madrugado para ver a GP2 e dormido na hora da F1….

  16. flavio comentou em 29/07/13 at 10:44

    Esses comissarios de hoje precisam ficar um bom tempo assistindo as corrridas de Piquet, Senna, Jones e outros pilotos para verem o que é ultrapassagem. Do jeito que vai sera preciso dar seta e piscar os farois antes de ultrapassar.

  17. NETO-DF comentou em 29/07/13 at 10:26

    Fábio, bom dia.
    sobre o problema da asa do Buton(eu tb vi a cena em qua a asa dele abriu), no regulamento tem algo que diz que se tiver um retardatário na frente o carro de traz pode abrir a asa??
    Abs

    • Opa comentou em 29/07/13 at 14:43

      qualquer carro à frente

      • NETO-DF comentou em 30/07/13 at 8:43

        valeu pela dica

    • Alberto comentou em 29/07/13 at 16:04

      Sim, e tinha uma Marussia na frente dele no ponto de medição, não apareceu na reta porque ela entrou no box

  18. Flaviz comentou em 29/07/13 at 10:25

    Oi Fabio!
    No caso do Grosjean, o problema é a regra.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=A6GLT5VdWH8&t=27

    No video da BBC, repare que o Grosjean está com as 4 rodas sobre a zebra e o carro está além da linha branca. No artigo 20.2 do regulamento esportivo tem a definição que causou a punição.

    ”
    Drivers must use the track at all times. For the avoidance of doubt the white lines defining the track edges are considered to be part of the track but the kerbs are not.
    A driver will be judged to have left the track if no part of the car remains in contact with the track.
    Should a car leave the track the driver may rejoin, however, this may only be done when it is safe to do so and without gaining any advantage.
    A driver may not deliberately leave the track without justifiable reason.
    ”

    Como ele ganhou a posição, foi punido 🙁

    • Antonio Lages comentou em 29/07/13 at 15:17

      Realmente pela fria lei o Grosjean estava errado porque colocou as 4 rodas fora da pista como mostra o vídeo da BBC, mas é a tal coisa F1 ta ficando sem graça, é um que não pode passar o outro, são contratos, eu sou velho e nem vou ficar nesse papo antigo de “no meu tempo”, mas vou traçar um paralelo com as escolas de samba do rio, antigamente elas desfilavam na avenida não em sambódromo e você ficava espremido entre a escola que passava e o comércio local, olhava as meninas de bikini (imenso para época de hoje, mas vamos combinar que eram mais naturais, elas eram mais gostosas mesmo), existia mais naturalidade e a gente mesmo se jogava no final desfile de cada uma seguindo atrás era samba mesmo, era gente mesmo era essência de samba e carnaval mesmo. Agora nada pode mais na F1 cade a essência do automobilismo?

    • Antonio Lages comentou em 29/07/13 at 15:22

      Realmente pela fria lei o Grosjean estava errado porque colocou as 4 rodas fora da pista como mostra o vídeo da BBC, mas é a tal coisa F1 ta ficando sem graça, é um que não pode passar o outro, são contratos, eu sou velho e nem vou ficar nesse papo antigo de “no meu tempo”, mas vou traçar um paralelo com as escolas de samba do rio, antigamente elas desfilavam na avenida não em sambódromo e você ficava espremido entre a escola que passava e o comércio local, olhava as meninas de bikini (imenso para época de hoje, mas vamos combinar que eram mais naturais, elas eram mais gostosas mesmo), existia mais naturalidade e a gente mesmo se jogava no final desfile de cada uma seguindo atrás era samba mesmo, era gente mesmo era essência de samba e carnaval mesmo.
      Agora nada pode mais na F1 cade a essência do automobilismo?

  19. Bruno Prado comentou em 29/07/13 at 10:12

    Duas coisas Fábio:
    1) Sobre a questão da crise do automobilismo brasileiro, que você frequentemente comenta e coloca grande parte (se não a maior parte) da culpa na CBA, e eu concordo com isto, mas será que a culpa está também na maioria dos empresários dos pilotos brasileiros? Não acha que são muito fracos e que os pilotos são muito mal assessorados?

    2) No caso do Nasr, fico com a turma do copo meio cheio. O Nasr traçou uma estratégia para o campeonato (a regularidade) e está executando rigorosamente o que foi estabelecido. Mudar o conceito bem no meio do campeonato é perigoso e pode bagunçar a parte mental do piloto. E com certeza agora o Coletti sente uma pressão que não havia sentido antes. Não que eu não goste de ver o Nasr brigando por vitórias, sem pensar em nada mais, mas infelizmente tem momentos que precisam ser assim. Talvez esta estratégia fique para outro campeonato!!!

  20. Osvaldo comentou em 29/07/13 at 10:07

    Fabio, seria possível Kimi na McLaren em 2014, já que ele disse que sua decisão seria considerada estúpida e a McLaren tá sofrível este ano?

  21. sdfr comentou em 29/07/13 at 9:59

    quer dizer que Alonso , mais uma vez, não teve culpa ao abrir a asa irregularmente… sei… cara sujo… e dá-lhe Mercedes! Fábio, você acha ainda possível o título do Hamilton?

  22. Nino comentou em 29/07/13 at 9:58

    E a Ferrari? Precisa de uma reformulação geral. A RBR abre negociações com Alonso, não para contrata-lo, mas para enfraquecer a Ferrari. Senão vejamos, o que ganharia a RBR com Fernando Alonso? Um provável problema com Vettel, abrindo a porta do alemão para a Ferrari. Existe a multa contratual da Ferrari, quem paga? Alonso vai pagar para correr? Por fim, Alonso não tem perfil de segundo piloto, tem um péssimo histórico como companheiro de equipe e tbm não é um jovem promissor. De onde se conclui que tal negociação só tem um interessado, Fernando Alonso. Contrata ou não, perde a Ferrari, a limpa vai ter que ser geral e irrestrita!

  23. Massa comentou em 29/07/13 at 9:42

    Fabio, discutir sobre as possibilidades do Massa acho que já está ficando MASSANTE. A verdade é que mais uma vez ele se enrroscou e perdeu a “asinha” o que, segundo ele, o fez perder performance e a equipe não quer saber disso, quer pontos pela escuderia, o que ele não está contribuindo com essas colocações entre 8 pra trás. Agora, perder para o Grosjean aí é a derrota mesmo, aliás, perdeu até para a Mclaren que está uma draga. Ridículo. Quanto ao Nasr, não vale mais o ditado de que é melhor um na mão do que um monte voando?

  24. Marcio Ricardo comentou em 29/07/13 at 9:19

    Fabio você não acha que Domelicali é incompetente para conduzir a Ferrari no desenvolvimento do carro?

    • Fábio Seixas comentou em 29/07/13 at 9:36

      Acho. E digo isso faz tempo.
      Abs

    • Sergio comentou em 29/07/13 at 10:34

      Abriu mesmo ! E não tinha ninguem a frente da mclaren !!

  25. Marcio comentou em 29/07/13 at 9:19

    Fábio, ontem na transmissão do Sportv o Max Wilson falou que o Buton tb abriu a asa quando não havia um carro na frente dele com menos de 1s. E pelas imagens da tv, realmente houve a abertura da asa. Sem punição para a MacLaren?
    E o problema da asa dianteira do Massa. Ele alegou que a asa naquela condição lhe atrapalhou. Mas, porque a Ferrari não trocou a asa danificada?

    • Fábio Seixas comentou em 29/07/13 at 9:37

      Eu não reparei nisso.
      Abs

      • Marcelo comentou em 29/07/13 at 10:25

        Eu estava assistindo nessa hora, o Button abriu a asa mas havia um retardatário à frente dele no momento, a menos de 1s, e pelo que eu sei isso é permitido.

      • Thiago Masuchette comentou em 29/07/13 at 10:29

        Na verdade o Button estava menos de 1 seg de uma Marussia no local aonde faz essa medição (antes da entrada do box) … mas a Marussia entrou no box, por isso parecia que não tinha aberto a asa de maneira errada … Mas foi tudo dentro dos conformes 🙂

        • Alberto comentou em 29/07/13 at 16:07

          Foi exatamente isso

      • Sergio comentou em 29/07/13 at 10:38

        Fabio, vc não acha mesmo coerente o Alonso tentar ir pra RBR já que ele está vendo que não consegue ganhar na Ferrari ?A chance dele ganhar algo enquanto estiver na Ferrari não estão bem reduzidas do jeito que está ?

        • Fábio Seixas comentou em 29/07/13 at 11:19

          Coerente eu acho. Mas não basta ele querer. E já tem o Vettel lá.
          Abs

          • Luciano Henriques comentou em 30/07/13 at 7:06

            e principalmente no ano que vem os bólidos são totalmente diferentes, a de se acreditar que todos começam do zero e a ferrari tem chances de se redimir e fazer um trem bala para alonso e massa, quem sabe…

      • Marcelo comentou em 29/07/13 at 10:46

        É Fábio, tu também vi isso. Em algumas oportunidades o Button também abriu a asa sem ter ninguém a sua frente.

        • Marcelo comentou em 29/07/13 at 10:46

          Digo, eu também vi isso.

    • Eric Musashi comentou em 29/07/13 at 10:39

      Se não me engano, o Chilton (retardatário) estava na frente do Button. Ele entrou nos boxes, mas a medição para o uso da asa é no trecho anterior à reta.

      Ocorreu o mesmo com Hamilton no Canadá, ele abrindo asa sem ninguém na frente.

    • Nanci comentou em 29/07/13 at 10:44

      Márcio, também vi o Button abrindo a asa sem nenhum carro à frente. Acho que a Ferrari não trocou a asa do carro do Massa porque já está cansada das batidas dele, não vejo outro motivo para não trocar a asa.

    • Debora comentou em 29/07/13 at 11:19

      Eu acredito que o comentarista errou pois tinha um retardatário na sua frente!!! Veja o video e vera!

  26. Alexandre comentou em 29/07/13 at 9:13

    Ele pensa como Prost e não como Senna. Se terminar a temporada em primeiro sem vencer alguma etapa o que é que tem de ruim nisso? O que é mais importante, vencer corridas ou vencer o campeonato? ¬¬

    • Eric Musashi comentou em 29/07/13 at 10:42

      Existem os dois pontos de vista. Dizem que a base é boa para revelar talentos, não necessariamente para vencer (e isso em todos os esportes). Dos pilotos da F1 atual, só Van der Gaarde foi campeão mundial de kart. Então seria legal ele vencer.

      Mas há outra análise, também: um piloto cerebral desde a GP2, e conseguindo o título assim, poderia ser visto como mais “pronto” pelas equipes da F1. Já que Hamilton, Maldonado e Grosjean arrebentaram na GP2 e na F1 alternam bons momentos com erros crassos. Perez perdeu para Maldonado na GP2 mas é mais constante que ele na F1 – embora ainda não tenha vencido, coisa que o venezuelano fez.

      • Alexandre comentou em 29/07/13 at 12:43

        Concordo. Até pq chamaria mais atenção do pessoal “lá de cima” o fato do Nasr ganhar o campeonato (Deus queira q aconteça) sem ter q ganhar pelo menos uma corrida. Se bem q, o Tio Berne ñ ia gostar, já q ele deu a ideia das medalhas (isso em 2009).

    • FontesL93 comentou em 29/07/13 at 10:58

      Os dois…

      • Alexandre comentou em 29/07/13 at 12:55

        Na vida nem sempre é possível ter uma alternativa. Ou é uma coisa ou outra. Ñ se esqueça do Dani Pedrosa (moto gp) sempre vencendo pelo menos uma corrida no ano, más nunca é campeão. A decisão é do Nasr, se ele tomou essa estratégia pra ser campeão (tomara) que assim seja. Ele ñ deve acatar os desejos dos telespectadores se isso for prejudicar a carreira dele. Algum momento ele vai ganhar corridas, ñ precisa ter pressa.

    • Antonio comentou em 30/07/13 at 16:21

      Vencer corrida!!! Principalmente quando tem ultrapassagem bonita. Muita gente não lembra dos campeonato do Piquet mas todos lembram da ultrapassagem por fora sobre o Senna.

  27. Francisco Tigre Moura comentou em 29/07/13 at 9:03

    Nasr esta corretissimo. Se seguisse sua linha de raciocinio, estaria bem atras no campeonato, levando em consideracao a imaturidade e irresponsabilidade de outros pilotos da GP2. Tai Grosjean e Maldonado pra provar, fazendo mil besteiras na F1. Jamais aprenderam e so ganharam a GP2 por estar la a varios anos. Nasr esta apenas em seu segundo e ja esta disputando o campeonato, apesar das loucuras do Ericsson e Ceccoto, por exemplo.

    E’ impressionante a maturidade e visao do Nasr. Ele nao esta la pra vencer corridas, e sim pra vencer o campeonato. Ganhar o campeonato sem vencer corridas nao sera demerito algum ou falta de arrojo. E sim uma grande demonstracao de sua inteligencia. Ja pontuou em 13 das 14 corridas e ficou no top 4 em 10 oportunidades. Os numeros falam por si.

    Ano passado o Kimi quase vence o campeonato sem vencer uma corrida sequer (venceu apenas no final) e era aclamado por todos. Inclusive por voce, como neste mesmo post.

    Principalmente considerando o pessimo momento do automobilismo brasileiro, e’ hora de deixar de ser ranzinza sim e ver o copo meio cheio.

    O Nasr esta fazendo um campeonato corretissimo e sua regularidade ira lhe dar o titulo. Nao e’ preciso correr riscos desnecessarios. O trofeu de campeao podera lhe abrir muito mais portas que uma eventual vitoria, como muitos outros ja conseguiram, apesar de jamais terem ido alem disto.

    • Cranio comentou em 29/07/13 at 11:15

      Concordo contigo Francisco. Claro que queremos ver vitórias do Nasr, mas o importante é mostrar às equipes de F1 que ele sabe usar a cabeça, tem regularidade, cuida muito bem dos pneus… Características de nosso Emerson e de Prost.

      • Helio Lages comentou em 29/07/13 at 12:34

        Mas a vitória na primeira corrida vale mais Nasr e a equipe erraram.

  28. RUBONE comentou em 29/07/13 at 9:01

    Fabio gostei muito do seu pensamento,o Nars errou muito na troca de pneus.Para ser campeão tem que ter o tato do Senna.Quanto ao Massa já era.Muito ruim.

  29. Victor Dias Oliveira comentou em 29/07/13 at 9:00

    Massa fez sim, uma excelente corrida, inclusive comprovando que é perfeitamente possível ultrapassar em Budapeste. Ele foi ultrapassado dezena de vezes, mostrando para todos como se faz.

    • Valter Franco da Rocha Filho comentou em 29/07/13 at 10:38

      Cara chato!!! vc não viu a corrida! muito fácil criticar….pq não volta pra Bolívia?

      • Victor Dias Oliveira comentou em 29/07/13 at 11:42

        Vi a corrida inteira. E não tem como eu voltar para um lugar que nunca fui. Agora, é possível sim tratamento psicológico para rabugice, não se preocupe.

    • rafael londrina pr comentou em 29/07/13 at 10:53

      kkkk boa…muito boa…kkk

    • Opa comentou em 29/07/13 at 14:49

      Haha, eu gostei…

    • José Freitas comentou em 29/07/13 at 16:07

      Exatamente.É o verdadeiro Felipe “Passa” que eu deixo.

  30. Eduardo Schmidt comentou em 29/07/13 at 8:55

    Foi uma corrida das mais movimentadas, gostei muito…Vettel foi muito agressivo, e lutando pela vitória Button não facilitou…ali seu drama foi anunciado…a Red Bull falhou um pouco no campo estratégico, entrando uma ou duas voltas antes teria saído na frente de Button no 1º pit…aí não teria sofrimento algum!!!

    Hamilton foi incontestável e mereceu a vitória, brilhante e decisivo, como sempre devia ser!!!!

    Alonso teve a habitual sorte o acompanhando para continuar figurando entre os favoritos ao título, a punição de Grosjean acabou o auxiliando, bem como o chega pra lá de Massa em Rosberg…

    • Eric Musashi comentou em 29/07/13 at 10:46

      O toque que Vettel deu em Button, e seus problemas com o kers, definitivamente ajudaram a ferrar sua corrida. E sobre a estratégia, a Red Bull vem errando muito este ano. Na Espanha, aconteceu de manter o Vettel na pista enquanto o Alonso, com pneu novo, virava 3 segundos mais rápido. Isso é jogar a prova no lixo.

      Sobre o kers, não sei se é a Renault que faz (por trabalhar junto com o motor), mas quantos problemas, heim! Ano passado era o alternador. Um time vencedor como a Red Bull talvez devesse trabalhar com motores Mercedes.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).