Milagre ou blefe, vitória de Hamilton
28/07/13 10:47Ou foi blefe de Hamilton ou testemunhamos uma intervenção divina neste domingo em Budapeste.
Após cravar a pole, no sábado, o inglês declarou que só venceria por milagre.
Pois bem. Venceu.
Foi sua 22ª vitória na carreira, o que o iguala a Damon Hill.
Foi a primeira pela Mercedes.
Mas o principal motivo da comemoração, acho: foi uma vitória daquelas para tirar a zica. Livrar-se de um peso nos ombros. Mostrar que um carro tão rápido pode, sim, ser um carro vencedor em suas mãos.
E foi merecido. Como foi…
Raikkonen ficou em segundo, com Vettel em terceiro.
Uma corrida quente, literalmente: 34°C no ar, 51°C no asfalto.
Na largada, Hamilton usou bem o lado mais limpo da pista e contornou a primeira curva na frente, seguido por Vettel e Grosjean.
Rosberg era o quarto, mas se enroscou com Massa no meio da volta e caiu para 12º.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Vettel, Grosjean, Alonso, Massa, Raikkonen, Webber, Button, Ricciardo e Pérez. A diferença do líder para o segundo colocado, 1s1.
Desses, apenas Webber, Button e Pérez optaram por largar com os pneus médios. Olho neles, portanto: pilotos com estratégias diferentes, que poderiam aprontar.
Este primeiro trecho da prova foi de Hamilton. Com vento na cara, o inglês não conseguiu escapar de Vettel, mas tampouco foi ameaçado.
Na décima volta, o inglês abriu a janela de pits. Taí a explicação para a tal frase do “milagre”, lançada no sábado: ele sabia que os pneus macios não durariam muito no seu carro.
Maldonado e Di Resta também pararam. Na 11ª, Ricciardo, Bottas e Rosberg entraram. Vettel parou na 12ª, e Massa e Hulkenberg o seguiram. Alonso entrou na 13ª.
Na 14ª, a Lotus deu um show nos boxes: chamou Grosjean e Raikkonen, separados por poucos segundos, e trabalhou de forma impecável nos dois carros.
Assim, Webber (lembram?) chegou à ponta, sem passar pelos boxes e virando tempos muito parecidos com os da turma que tinha pneus médios novos.
Hamilton também se deu bem, saindo atrás de Button, mas ultrapassando o compatriota e chegando ao segundo lugar.
Vettel se deu mal: também saiu atrás de Button, mas ficou trancado, perdeu um pedaço da asa ao tocar o inglês e, de quebra, passou a enfrentar problemas no Kers.
Webber só parou na 24ª volta. Pérez também.
Enquanto isso acontecia, Vettel passava Button, e Grosjean se estranhava com o inglês na pista.
Achei que nunca fosse escrever isso, mas lá vai: na minha opinião, o francês foi vítima. Button escapou da pista e voltou como se não houvesse ninguém ali. Mas havia.
Ambos tiveram de passar pelos boxes e voltaram babando pra pista. Azar de Massa, que levou um passão de Grosjean.
(O francês seria punido depois, por ter saído da pista ao fazer a manobra. Um absurdo. Se a MotoGP usasse os critérios da F-1, Márquez teria sido punido pela manobra em Rossi em Laguna Seca. Ridículo…)
O top 10 na 30ª volta, Hamilton, Vettel, Alonso, Webber, Raikkonen, Grosjean, Massa, Button, Hulkenberg e Pérez.
Na 32ª, Hamilton e Massa pararam. O inglês voltou atrás de Webber, mas tomou a posição duas voltas depois.
Alonso entrou na 35ª.
Metade da prova, e Hamilton tornou-se líder novamente. E, com ótimo ritmo. Na 41ª, cravou a então melhor volta da corrida: 1min25s798.
Deve ter sido este o momento em que começou a acreditar em milagres.
Enquanto isso, Vettel passava Button, Pérez parava de novo e Raikkonen, conservando pneus como um monge, fazia seu último pit stop.
Na 44ª, Webber foi aos boxes e colocou novos médios: ou seja, ainda teria de parar para macios.
Grosjean entrou na 48ª. Alonso, na seguinte. Massa e Rosberg, logo depois.
Na 50ª, Grosjean passou Button.
Hamilton entrou na 51ª e, ao sair dos boxes, protagonizou um lance genial com Webber. Os dois se encontraram, e o inglês não aliviou. O australiano quase foi parar no rio Danúbio, mas conseguiu retornar à pista.
Vettel, líder fictício, parou na 56ª. Voltou atrás de Webber (lembram?), que ainda pararia.
O pódio, então, começou a ficar mais claro: Hamilton na ponta, com Raikkonen e Vettel brigando pela segunda posição.
Na 60ª volta, Raikkonen tinha 0s784 de vantagem para Vettel, que pisava fundo.
Foi quando Webber parou para, enfim, calçar os macios. Disputa aperta.
Raikkonen reagiu e abriu 1s4 na 62ª.
O que vinha sendo um voo de cruzeiro para Hamilton ganhou ares de agonia na 66ª volta: Rosberg encostou, com o motor fumando.
Mas não. Hoje não.
Deu Hamilton, enquanto lá atrás Vettel e Raikkonen se engalfinhavam, mas com o finlandês prevalecendo.
Completando o top 10, Webber, Alonso, Grosjean, Button, Massa, Pérez e Maldonado.
Sobre Massa, uma corrida apagada, insossa. Mais uma.
Com o resultado, Raikkonen chega a 134 pontos, supera Alonso por um ponto e é o novo vice-líder do Mundial.
Vettel continua na ponta, com 172.
A F-1 agora entra em férias, só retorna no final de agosto, em Spa.
Com a sensação de que esta vitória de Hamilton, blefe ou milagre, e este segundo posto de Raikkonen no Mundial abrem um sorriso enorme no alemãozinho…
Ferrari nem o terceiro carro tem mais, é o quarto da Fórmula 1, atrás de Red Bull, Lotus e Mercedes.
Fábio, lembra quando vc falou que achava que a Ferrari tinha o melhor carro? Pois é…
Acho que vc se empolgou com o Alonso, mas não tem como ele fazer milagre…
jaja ta andandando atrás da Maclaren
Fábio boa tarde. Seria verdade que o Alonso teria feito traquinas com a asa móvel?
Se fez, não vi.
Abs
Segundo semestre, red , bull, mercedes, e lotus, brigam pelo titulo, ferrari ,adios
o que dificulta a permanencia de massa.
na minha opinião o campeonato ainda assim esta aberto mesmo que Vettel esteja a 38 pontos a frente de kimi e Alonso. A vitória de Hamilton deu um novo animo a Mercedes que não tinha problemas de pneus puro blefe , pois ao meu ver esses novos compostos beneficiaram Mercedes e Lótus e Reb bull.Quanto a Ferrari não vejo solução pratica pra ela melhorar em classificação não é tão simples assim. A única equipe que não pretende parar nas férias será a Ferrari, pois se perdeu das grandes em performance e Alonso deve estar pensando em deixar a Ferrari se não tiver carro pra competir faltando 9 corridas , muitas informações , especulações deveram surgir em relação a Alonso e Massa. Mas pra vettel ser campeão terá que enfretar não so Alonso , agora tem Mercedes e Lotus um vacilo ele perde o campeonato.
Se Vettel não tivesse indo tão bem, mesmo em momentos ruins como hoje ainda chegou em segundo ai eu diria que você tem razão, mas esquece, ânimo de Hamilton, o Rosberg também foi bem em duas, mas a RBR com Vettel é de uma consistência de dar nos nervos
hamilton é sem dúvidas o piloto mais arrojado do grid atual, se ele tivesse o carro q o vettel tem, era com certeza bi ou tri campeão, msmo com um carro teoricamente inferior ele dá show faz pole (s) e vence corrida, o negão faz lembrar um pouco os grandes da f1…
o que é arrojado na tua opinião, não vi arrojo vi o carro melhorar.
Grojean foi punido com razão, quem mandou ele andar no meio dos campeões KKkKK.
Tomara que a Ferrari consiga melhorar sua carroça nesse intervalo. Com a Mercedes e a Ferrari forte o Vettel vai se descabelar com o Hamilton e Alonso na cola dele.. Mas como os engenheiros da Ferrari são incompetentes, vamos torcer por Hamilton tirar a diferença..
Correcao: se fosse o alonso ou vettel HAVERIA punição? Creio q n.
O Hamilton foi perfeito. Largou da pole e andou forte do início ao fim. O Vettel até perdeu tempo atrás do Button, mas com o Hamilton também aconteceu de voltar atrás do inglês da McLaren e, competentemente, colocou de lado e deixou o Button pra trás. Também fez uma bela ultrapassagem sobre o Webber ao voltar dos boxes, isso ninguém comenta… A vitória foi mérito dele e ponto.
Um absurdo a punição para o Francês. Acho que eles gostam daquela época de trenzinho. Ta ficando difícil assistir a F1.
Essas punições estão ridículas…bom era o tempo que os caras tocavam roda direto e faziam várias curvar lado a lado!!
No GP dos EUA do ano passado os abutres falaram aqui para ele comemorar muito porque tão cedo não iria ganhar de novo.
Queimaram a língua várias vezes, porque além da vitória, que poderia até ter acontecido antes, a antiga equipe está no vexame.
Torço para termos uma segunde metade do campeonato bastante equilibrado.
Acho que o que fez a diferença no final, foi o Jenson ter segurado muito tempo o Vettel e com relação ao Hamilton não. Foi aí que o Hamilton venceu a prova e sejamos francos o ex projetista da McLaren estava lá, não?! Pad Lowe! Solução dos problemas com os pneus? Olha se realmente acabou esse problema na Mercedes ela certamente vai brigar, mas eu espero e acredito em uma McLaren forte depois das férias. Kimi andou muito segurou o Vettel e demonstrou ser realmente um grande campeão. Outro que merece destaque na prova foi o 7° Lugar do Jenson que protagonizou grandes momentos na prova e mesmo que pouco, nota-se uma evolução do Time McLaren!! é isso aí!!!
Péssima corrida do Massa mesmo. Mas não dá pra por a culpa só nele nesse fim-de-semana… A Ferrari está nitidamente inferior a RBR, Lotus e Mercedes… Tanto que o Malonso largou em quinto e chegou em quinto. Mas o que mais irrita na verdade é a bundamolice do Massa. Tive a nítida sensação de que ele segurou o ritmo na largada para não atacar o Alonso. Nisso, se ferrou, pois acabou encaixotado no pelotão intermediário e ganhou uma asa danificada de prêmio. Mais uma corrida comprometida, mais próxima a aposentadoria.
Nego aqui falando q quem decidiu a prova foi o Button esquecendo-se que o Hamilton engoliu não só o Button como também por duas vezes o Weber, que evidentemente estava lá para atrasar a vida do inglês.
Fábio, porque a band news fm não transmitiu a corrida? decepcionante…
abs
Decisão da empresa. Transmissão ficou na Bradesco Esporte e na Bandeirantes, no FM.
Abs
Já disse e repito: o Vethel é muito bom quando larga na pole. Se tiver que ultrapassar uma bike que seja , as coisas se complicam demais pra ele. Além disso deve ter ficado abalado com a classificação de ontem. Falou o fim de semana inteiro que o carro estava bem adaptado à pista , piriri pororó enquanto Hamilton e a Mecedez blefavam pra caramba!
ele não largou na pole a corrida passada passou o HAmilton, vai falar besteira na China
Basta comparar os números de Hamilton com o fraco Massa, 22 vitórias contra 11, somente o dobro. E ainda disseram quando saísse da McLaren para a Mercedes ia se ferrar. O cara é muito bom de braço e temo pé pesado.
nossa o cara fico 6 anos na Maclaren primeiro piloto e você o elogia por conta de uma vitória? e fala de 22 vitórias, compara ele com o Vettel então.
Milagre chama-se talento e braço parabéns hamilton
Percebo um tom “jocoso” na expressão “alemãozinho”, sempre repetida por você.
Que pena. Porque não tem nada de jocoso.
Abs
– Vitória incontestável de Hamilton, ta entrando pra turma dos excepcionais
– Os pneus aguentaram porque na Hungria quando emborracha a pista o desgaste cai e no final da prova já estava menos quente.
– A RedBull evitou descaradamente que Webber fosse pra cima de Vettel no final da prova
– Vettel perdeu a chance de vencer a corrida na hora que não conseguiu passa Button, apesar de ter uma carro muito superior
– Hamilton mostrou uma habilidade fora do comum quando com pneus frios passou Webber por fora.
– Massa vira bem algumas voltas mas não mantem a consistência, depois dizem que o carro é pior, se fosse não viraria algumas voltas iguais a Alonso
o legal foi o chefe beber agua de nervoso!!! acredito que o lewis lutou bravamente para ser vitorioso…
Na minha opinião… é bom ver a Mercedes evoluindo, pois assim teremos mais uma equipe incomodando a RBR… as corridas ficam muito previsível quando a o dominio absoluto de uma unica equipe, tirando a competitividade do campeonato. Quanto ao Lewis… Baita piloto…
Assistir F1 hoje é a mesma coisa que ver copa do mundo sem o Brasil competindo,completamente sem graça.Espero que num futuro próximo tenhamos um piloto que possa brigar no pelotão de frente e não fazer papel de piloto como nos últimos 13 anos.Como você colocou num post recente,Fábio,nós somos os Nakajimas de hoje.
corrigindo,papel de 2o piloto.
ENGRAÇADO!!! NINGUEM FALA MAIS QUE NICO ROSBERG É MELHOR QUE HAMILTON, POR QUE SERA?
CADE O DON FODON DAS ASTURIAS O SEI LA O QUE UM DOS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS???????????????????????????????????????????????????
kkkkkkkkkkkkkkkk, boa !!!!!!!!!!
Ficou com uma RBR inúmeras voltas sem conseguir passar uma McLaren!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É isso?
Fábio, impressionante a falta de timing e competência dos narradores e comentaristas, tanto da Globo como da Sportv.
Em vários momentos ouviam-se asneiras. Exemplos: “… a Mclaren acabou de falar com Vettel(?)…”, “…olha a disputa do Grosjean com o Alonso (na verdade era replay da primeira volta onboard do Kimi)”, “…Vettel segue perseguindo Hamilton (era o Button)”.
Sem contar as várias vezes em que a disputa era boa na pista e os caras conversando de outro assunto, nem aí pra corrida.
Mas o que eu achei pior da narração foi o momento em que o Button pode abrir a asa (por que estava 1s atrás de um retardatário, e nesse caso a asa vale – óbvio – vemos isso desde que ela foi implantada) e os caras falando que houve algum erro, não poderia abrir a asa naquele momento e etc etc.
Ou esses caras não acompanham a F1 ou são incompetentes demais.
Preferiria que você estivesse comentando, assim teríamos informações muito mais precisas.
pode crer!! falou bem!! Mas até que o Max Wilson me surpreendeu, se ele não virar um futuro Reginaldo ou um Burti, ele pode até pensar em ser comentarista qdo deixar as pistas!!
vai la e faz melhor que os narradores, gente chata deve gaguejar ao soletrar a palavra mão, mas enche o saco de todo mundo, já que é tão profundo teu conhecimento com certeza vai estar la.
Vitoria Magnifica do Hamilton concerteza ele vai brigar pelo titulo de 2013
Foi na verdade a primeira real vitória da Mercedes este ano. A vitória no Mônaco foi fruto de uma pista muito fechada para ultrapassagens. A vitória em Silverstone foi fruto de uma festa de explosões de pneus e de uma estranho abandono de Vettel. Hoje foi uma vitória bem definida. Button evitou alguma chance de Vettel atacar, mas me parece que a largada e a maneira como Hamilton conseguiu gerir os pneus tornaram um possível ataque de Vettel quase impossível. Acho que Paddy Lowe mudou o ambiente na Mercedes. Já era previsto que a Mercedes iria retirar poder a Ross Brawn, que só insiste em não se demitir por puro egoismo. A Mercedes mostrou-lhe uma porta amigável de saída ao reduzir-lhe os poderes, mas Brawn insiste em se manter na equipe. É claro que Lowe colocou as mãos neste carro tanto na oficina como nos setups escolhidos para corrida. Esse é um cenário novo e inesperado que pode mudar alguma coisa na luta pelo campeonato, talvez seja tarde demais. Além de ser tarde me parece que o carro ainda tem um caminho muito longo a percorrer para ser realmente competitivo em pistas velozes. O carro nasceu com defeitos que foram evidentes quando o desgaste de pneus eram elevados. Esta pista da Hungria é pouco áspera e mesmo com o calor intenso o desgaste foi tolerável, até porque a Pirelli introduziu novidades (na verdade velhos pneus) que permitiram que a Mercedes resistisse. A vantagem final é que é claramente exagerada, aí sim Button foi o responsável por esta diferença, até porque a asa frontal de Vettel ficou ligeiramente danificada numa das lutas com Button em pista.
Hamilton largou bem e geriu a corrida muito bem. Fez o trivial básico e foi premiado com uma vitória que traz muitas dores de cabeça à Ferrari.
Raikonnen se beneficia da punição de Grosjean que, na minha opinião, foi exagerada. Se Grosjean passou a linha branca deve ter sido por milimetros. Os regulamentos da F1 são um pouco simplificados demais, e espera que os cavalheiros sejam mesmo cavalheiros, por isso não entra em detalhes muito complexos, mas acho que Grosjean não se beneficia da suposta saída de pista para lá da linha branca, pois já estava a frente de Massa antes de ultrapassar esta linha e se não o fizesse iam Grosjean e Massa para o beléleu. Achei um exagero da direção de prova. Concordo com você Felipe. Foi ridículo. Quando o piloto está atrás do outro que está sendo ultrapassado nem que seja por um milimetro, e depois do ultrapassante sair da pista e voltar claramente a frente, ai a punição deve ser aplicada, mas Grosjean já estava a frente antes. Ridículo.
Vettel errou a largada e foi penalisado por ser “obrigado” a destruir os pneus ficando atrás de Button muito tempo. O RB nem sempre ou quase nunca funciona bem andando com fluxos de ar turbulento. Webber fez um papel meio estranho. Acho que até facilitou algumas ultrapassagens dos adversários diretos de Vettel. Na verdade não é estranho se isto realmente ocorreu. Webber não aceita muito bem este seu fim de ciclo da F1, assim como Felipe Massa.
Alonso ainda fica em 5º porque Grosjean ainda é novo e um tanto quanto atrapalhado em algumas situações, mas também porque gato escaldado de água fria tem medo, e Grosjean achou, acho eu, que tinha sido injustamente punido e que se ultrapassasse Alonso de forma viril iria ser punido novamente. Esta pista exige ultrapassagens fora do padrão e com arrojo. Salve, salve Piquet e sua belíssima ultrapassagem a Senna, que provam isso mesmo. Lá vem Alonso descendo a ladeira. Fez uma corrida para baixo de medíocre. Só faltou andar de marcha a ré. E a Ferrari a cada dia que passa vai perdurando mais penduricalhos no carro. O carro já deveria ter um péssimo coeficiente aerodinâmico e agora com esses trecos todos o carro se arrasta em pista. Um empresa megalômana (me refiro às instalações em Maranello e outras cositas más) que se perdeu desde a saída de Schumi e cia ltda. Massa foi até ultrapassado por Button esta Mclaren deprimente.
Button se fosse humilde e não tivesse lutado por aquela posição com Vettel e Grosjean, poderia ter ficado a frente de Alonso também. Teria poupado pneus e etc. Alonso não teria ficado a frente de Grosjean e o espanhol ficaria ao alcance de Button no fim da corrida. Parece um exagero, talvez seja, mas acho que Alonso se beneficiou deste comportamento de Button e foi poupado de alguns ataques que teriam ocorrido mais cedo. Não é a toa que a Mclaren está desesperada tentando encontrar uma vaga para o Kevin na F1 em 2014 para ambientá-lo. A Mclaren precisa urgentemente de uma nova dupla de pilotos. O teste de Silverstone provou, do meu ponto de vista, que o Mclaren é mais competitivo que aparenta. O 1º lugar do Kevin no 1º dia de testes foi impressionante. A pista foi emborrachando ao longo dos 3 dias e a temperatura aumentando, e mesmo assim o Kevin ficou no fim das contas com um bom tempo, tiradas as devidas variáveis. E fez um bom trabalho de coleta de dados. Perez já provou que não passa de um barbeiro com picos de arrojo imaturo.
E finalmente a Williams marcou seu primeiro pontinho. Parece até a manchete a respeito de uma Caterham e não da histórica Williams, e mesmo assim graças a punição do Hulck acho eu. Deprimente.
Ricciardo desapontou quando se esperava dele um grande prêmio que confirmasse que ele é mesmo a melhor opção para a RB quando comparado com o já trintão Raikonnen. Apesar do seu segundo lugar hoje, Raikonnen tem limitações físicas que o impedem de lutar por títulos, assim como Alonso, na minha opinião. Vergne pode não ser um piloto muito bom, mas resolveu colocar água no choppe do australiano este fim de semana. Ou melhor, foi um balde água fria pelo menos.
A Caterham bateu a Marussia, mas não avança, não evolui, não dá sinais de que pode dar retorno. Estranho é ver patrocinadores de topo associados a uma equipe que não tem força de vontade.
Definitivamente o oba oba em torno de Bianchi está acabando. Só faz o obvio que é ficar a frente do colega de equipe, mas já teve mais vantagem. E o colega é um fraquíssimo Chilton.
Vai dormir RF
nossa quanto “achismo”, mas não da pra terminar de ler não.
Deus!! Isso não é um comentário, é um blog inteiro, kkkkkkkkkkkkkkkkkk
essa também foi por conta da pista travada, não precisa escrever uma carta, todos sabem que a Mercedes só vai em pistra travada, no fututo veremos.
cara quer tirar o Lugar do Seixas faz um blog, quem vai ler isso tudo.
Eu tenho absoluta certeza que a cura do câncer está escondida dentro um comentário quilométrico destes. Basta ter saco e conhecimento de causa para descobri-la kkkkkk..
Eu acho que os comentários deveriam ter no máximo o mesmo tamanho de uma prova de F1, cerca de 300 km . Mais do que isso, deveria ser automaticamente truncado.
Hoje assisto F-! como um apaixonado por corridas e não mais como torcedor brasileiro, porque os Barrichello e o Massa simplesmente mancharam o sentimento que tínhamos por pilotos arrojados e corajosos para vencer, como tivemos por pelo menos 3 décadas, como foi com Emerson, Piquet e Senna. E pelo que vejo o futuro não é muito promissor. Uma pena para quem já teve o melhor piloto de todos os tempos.
Concordo Cesar! Ainda bem que nos ainda pudemos acompanhar Emerson, Piquet e Senna! Sinto pena das geracoes que nao puderam acompanha-los… Porque o que se ve em Barrichello e Massa sao caricaturas que nos representam muito mal, nao so em termos de competencia tecnica, mas de comportamento, vendo problemas apenas nos outros e jamais admitindo suas incompetencias.
Fábio, uma sugestão, faça um post sobre a gp2!! Abraço
Pra quem perdeu, abaixo a corrida completa!!!
GP da Hungria de Fórmula 1
http://globotv.globo.com/rede-globo/formula-1/v/gp-da-hungria-de-formula-1-28072013/2720300/