Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Milagre ou blefe, vitória de Hamilton

Por Fábio Seixas
28/07/13 10:47

Ou foi blefe de Hamilton ou testemunhamos uma intervenção divina neste domingo em Budapeste.

Após cravar a pole, no sábado, o inglês declarou que só venceria por milagre.

Hamilton e Raikkonen no pódio de Budapeste (Luca Bruno/AP)

 

Pois bem. Venceu.

Foi sua 22ª vitória na carreira, o que o iguala a Damon Hill.

Foi a primeira pela Mercedes.

Mas o principal motivo da comemoração, acho: foi uma vitória daquelas para tirar a zica. Livrar-se de um peso nos ombros. Mostrar que um carro tão rápido pode, sim, ser um carro vencedor em suas mãos.

E foi merecido. Como foi…

Raikkonen ficou em segundo, com Vettel em terceiro.

Uma corrida quente, literalmente: 34°C no ar, 51°C no asfalto.

Na largada, Hamilton usou bem o lado mais limpo da pista e contornou a primeira curva na frente, seguido por Vettel e Grosjean.

Rosberg era o quarto, mas se enroscou com Massa no meio da volta e caiu para 12º.

O top 10 na primeira volta, Hamilton, Vettel, Grosjean, Alonso, Massa, Raikkonen, Webber, Button, Ricciardo e Pérez. A diferença do líder para o segundo colocado, 1s1.

Desses, apenas Webber, Button e Pérez optaram por largar com os pneus médios. Olho neles, portanto: pilotos com estratégias diferentes, que poderiam aprontar.

Este primeiro trecho da prova foi de Hamilton. Com vento na cara, o inglês não conseguiu escapar de Vettel, mas tampouco foi ameaçado.

Na décima volta, o inglês abriu a janela de pits. Taí a explicação para a tal frase do “milagre”, lançada no sábado: ele sabia que os pneus macios não durariam muito no seu carro.

Maldonado e Di Resta também pararam. Na 11ª, Ricciardo, Bottas e Rosberg entraram. Vettel parou na 12ª, e Massa e Hulkenberg o seguiram. Alonso entrou na 13ª.

Na 14ª, a Lotus deu um show nos boxes: chamou Grosjean e Raikkonen, separados por poucos segundos, e trabalhou de forma impecável nos dois carros.

Assim, Webber (lembram?) chegou à ponta, sem passar pelos boxes e virando tempos muito parecidos com os da turma que tinha pneus médios novos.

Hamilton também se deu bem, saindo atrás de Button, mas ultrapassando o compatriota e chegando ao segundo lugar.

Vettel se deu mal: também saiu atrás de Button, mas ficou trancado, perdeu um pedaço da asa ao tocar o inglês e, de quebra, passou a enfrentar problemas no Kers.

Webber só parou na 24ª volta. Pérez também.

Enquanto isso acontecia, Vettel passava Button, e Grosjean se estranhava com o inglês na pista.

Achei que nunca fosse escrever isso, mas lá vai: na minha opinião, o francês foi vítima. Button escapou da pista e voltou como se não houvesse ninguém ali. Mas havia.

Ambos tiveram de passar pelos boxes e voltaram babando pra pista. Azar de Massa, que levou um passão de Grosjean.

(O francês seria punido depois, por ter saído da pista ao fazer a manobra. Um absurdo. Se a MotoGP usasse os critérios da F-1, Márquez teria sido punido pela manobra em Rossi em Laguna Seca. Ridículo…)

O top 10 na 30ª volta, Hamilton, Vettel, Alonso, Webber, Raikkonen, Grosjean, Massa, Button, Hulkenberg e Pérez.

Na 32ª, Hamilton e Massa pararam. O inglês voltou atrás de Webber, mas tomou a posição duas voltas depois.

Alonso entrou na 35ª.

Metade da prova, e Hamilton tornou-se líder novamente. E, com ótimo ritmo. Na 41ª, cravou a então melhor volta da corrida: 1min25s798.

Deve ter sido este o momento em que começou a acreditar em milagres.

Enquanto isso, Vettel passava Button, Pérez parava de novo e Raikkonen, conservando pneus como um monge, fazia seu último pit stop.

Na 44ª, Webber foi aos boxes e colocou novos médios: ou seja, ainda teria de parar para macios.

Grosjean entrou na 48ª.  Alonso, na seguinte. Massa e Rosberg, logo depois.

Na 50ª, Grosjean passou Button.

Hamilton entrou na 51ª e, ao sair dos boxes, protagonizou um lance genial com Webber. Os dois se encontraram, e o inglês não aliviou. O australiano quase foi parar no rio Danúbio, mas conseguiu retornar à pista.

Vettel, líder fictício, parou na 56ª. Voltou atrás de Webber (lembram?), que ainda pararia.

O pódio, então, começou a ficar mais claro: Hamilton na ponta, com Raikkonen e Vettel brigando pela segunda posição.

Na 60ª volta, Raikkonen tinha 0s784 de vantagem para Vettel, que pisava fundo.

Foi quando Webber parou para, enfim, calçar os macios. Disputa aperta.

Raikkonen reagiu e abriu 1s4 na 62ª.

O que vinha sendo um voo de cruzeiro para Hamilton ganhou ares de agonia na 66ª volta: Rosberg encostou, com o motor fumando.

Mas não. Hoje não.

Deu Hamilton, enquanto lá atrás Vettel e Raikkonen se engalfinhavam, mas com o finlandês prevalecendo.

Completando o top 10, Webber, Alonso, Grosjean, Button, Massa, Pérez e Maldonado.

Sobre Massa, uma corrida apagada, insossa. Mais uma.

Com o resultado, Raikkonen chega a 134 pontos, supera Alonso por um ponto e é o novo vice-líder do Mundial.

Vettel continua na ponta, com 172.

A F-1 agora entra em férias, só retorna no final de agosto, em Spa.

Com a sensação de que esta vitória de Hamilton, blefe ou milagre, e este segundo posto de Raikkonen no Mundial abrem um sorriso enorme no alemãozinho…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Claudio Vieira - Fortaleza - CE comentou em 29/07/13 at 23:04

    Fábio, você não acha que a ordem dada pela equipe de “F22 fail” para os dois pilotos da Red Bull não foi um “peraí” Webber que o Vettel disputa o título?

    • Fábio Seixas comentou em 30/07/13 at 10:15

      Acho que pode ter sido algo do gênero.
      Abs

  2. Dinho Jr comentou em 29/07/13 at 11:35

    Creio que o Fábio atentou para o “Mais uma corrida insossa”. Ou seja bateu em uma, bateu no treino da outra, rodou absurdamente na Alemanha e agora foi isso que vocês viram. Vibro quando ele vai bem e com o Nasr na GP2 mas falar o que do Alonso? Bicampeão, uma disputa de título na última temporada, mais uma vez o dobro de pontos… sou brasileiro mas há uma diferença entre torcer e comentar a realidade.

  3. eunice comentou em 29/07/13 at 9:49

    Sou fã da Maclarem, mas gosto do piloto Hamilton. Assim mesmo torço + p/Maclarem e se o Kimi for realmente para a Mac, uau! Tudo de bom!. Adorei a corrida.

  4. Luis Carlos comentou em 29/07/13 at 9:27

    VETTEL É IGUAL A BUTTON DE 2009!!!

    • Diogo comentou em 29/07/13 at 12:36

      Meu Deus, você assiste F1 mesmo?

  5. RUBONE comentou em 29/07/13 at 8:18

    Fabio infelizmente o Massa é ruim mesmo.O Nars vai no mesmo caminho.O bom piloto nunca teria trocado o pneu antes.O negócio é acelerar e deixar a bomba estourar depois,como fazia o nosso Senna.

  6. Fabio Cristiano comentou em 29/07/13 at 8:03

    Loteria.
    A formula um virou isso.
    Vamos pensar em termos de esporte honesto.
    Acho que a f1 passa longe disso.
    Basta olhar trás desde as primeiras provas deste ano.
    Comparando cada resultado dos dois carros de cada equipe.
    Existe lógica?
    Porque nunca vimos um desempenho minimamente parecido entre carros supostamente iguais?
    Na rbr a resposta é clara. Chega a ser descarada.
    Na Ferrari, a diferença fica entre os pilotos.
    Já na Mercedes… Parece que a equipe tem apenas um carro preferido… O do ingles.
    A Lotus claramente tem um piloto preferido, o campeão kimi.
    Mas porque seus dois carros nunca andam com a mesma consistência?
    Infelizmente este esporte esta cada vez mais com cara de cartas marcadas.
    Historicamente falando, a McLaren é mesmo a equipe que entrega dois carros iguais.
    Parece ser a única que joga como um time, tentando o melhor resultado com os dois carros.
    Sobre este fim de semana, a justiça passou longe de hungaroring.
    Pilotos jogando outros para fora, parecendo nascar.
    Para que sem regulamentos então?
    Adoro a nascar por isso. Lá se pode dar toques e resolver na pista mesmo, ou nos tapas nos boxes.
    Aquilo é competição de verdade.
    A F1 deixou de existir.
    Neste Gp, o grojean merecia ter ficado no pódio.
    O Weber tambem.
    Gosto muito do hamilton, mas a Mercedes joga sujo como o sr ross brawn sempre fez na Ferrari.
    Se os comissários realmente fossem corretos, os punidos deveriam ter sido massa e hamilton. E mais ninguém.

    • Diogo comentou em 29/07/13 at 12:38

      sempre foi assim , só ficou descarado agora mesmo.

  7. joel belmonte fialho comentou em 29/07/13 at 5:46

    Fabio Seixas, caro amigo este será um segundo semestre diferente, Kimi esta aí pedindo passagem,Alonso achou um piloto a altura este Kimi dá ao esporte uma atração diferente , exelente piloto e merece um carro a altura Red Bull é a bola da vez , este tal MARKO maneger fará uma estupidez se não contrata-lo ! o pilotaço que é este filandes , a Ferrari
    fez troca por Alonso/Massa perdeu milhões LUCAS Di Mont. tenta mas não acertou , para o bem de Vettel o tetracampeonato esta nas mãos do Alemão, agora tem um candidato ao título bom para nós abraços, Felipe Nars, Luiz Razia só estes.

  8. Estevão comentou em 29/07/13 at 1:47

    Grandes prêmios travados são mais interessantes mais trafego , não fica tão monótono.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).