Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

A escola do automobilismo brasileiro

Por Fábio Seixas
26/07/13 09:11

Na coluna, no post abaixo, citei as condições da pista de Eusébio, que recebe neste final de semana o Brasileiro de kart.

A talentosa turma do Allkart.net fez o serviço completo: uma volta com uma câmera onboard.

Estou chocado até agora. É inacreditável.

Vejam vocês mesmos, neste link aqui.

Se tivesse vergonha, a cúpula da CBA pediria pra sair. “Gente, desculpa, não sabemos fazer isso, vamos dar lugar para quem sabe.”

Seria mais honroso do que chancelar um evento tão importante numa porcaria de piso como este.

(E ainda tem gente que pergunta por que o Brasil corre risco de ficar sem pilotos na F-1…)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Ronaldo comentou em 26/07/13 at 12:32

    Esse é o nosso BRASILzão!!!!!

  2. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 26/07/13 at 12:30

    No Brasil os políticos e cartolas só querem mordomias e dinheiro fácil, mandando um foda-se para o dever que tem que ser cumprido. Proteste Sempre, Brasil!

  3. Antonio Carlos comentou em 26/07/13 at 12:19

    Caro Fabio, escrevi isto aqui uma vez e torno a repetir, pergunte a seus leitores, quantas vezes na vida, ja pisaram num autodromo.
    Outro dia estive em Interlagos assistindo varias provas do paulista de Velocidade, era de graça a entrada e assim mesmo, estava vazio.
    Até em corridas mais importantes, a presença de publico é diminuta. Nesse contexto, como um patrocinador, ira estampar placas de publicidade, de que forma uma empresa investe dinheiro em um evento sem divulgação ou cobertura da midia. Portanto, não ha a menor condição de se manter em estado razoavel pistas de corrida, sem eventos rentaveis.
    E digo mais, é muito mais legal ver ao vivo, uma prova de turismo, ou qualquer outra categoria, do que acompanhar pela TV uma etapa da F1. Nada se compara ao ronco furioso dos motores preparados, o colorido, cheiro de pneus queimando, a sensação real da velocidade.

    • Alberto comentou em 26/07/13 at 12:50

      Antonio,
      não é do público do Autódromo que vive o automobilismo, este público é uma consequência de todo o investimento e organização feito por anos. Não há investimento não é porque não há público no autódromo, é porque não existe uma gestão séria e projetos de longo prazo, o automobilismo no Brasil faz tempo que é um parque de diversões de famílias ricas com playboys almofadinhas(há exceções!); quem é bom a tá batalhando fica de fora porque não há grana

  4. Michel comentou em 26/07/13 at 12:14

    Fábio poderia escrever um texto imenso acerca dos problemas do automobilismo brasileiro, mas o que se vê é uma necessidade urgente de uma reforma na CBA e porque não um investimento da iniciativa privada, construindo, reformando kartódromos e circuitos pelo Brasil. Além do mais o Poder Público deveria intervir na CBA, afinal de contas deve-se garantir a segurança de pistas e pilotos e incentivar o automobilismo que é esporte e representa o nome do país lá fora, podendo até mesmo advir benefícios para o Brasil. País prestigiado lá fora é garantia de mais respeito, mais investimento estrangeiro e desenvolvimento!

  5. Fabio Amparo comentou em 26/07/13 at 11:20

    É a maior prova de incompetência da CBA que pode existir. Depois de algo assim, o Sr. Cleyton Pinteiro deveria pedir o boné, assinar o atestado de incompetência e mudar de carreira.

    Era melhor terem marcado o campeonato para Interlagos, ou qualquer outra pista amadora, como a Granja Viana ou Aldeia da Serra.

    Eu tô cansado de ser enganado….

  6. Guilherme comentou em 26/07/13 at 11:18

    Caro Amigo Fábio,
    Gostaria de publicar aqui meu “descontentamento” com seu post.
    Você não entendeu que é “Campeonato Brasileiro de KartCross”… Uma modalidade que simula as condições das ruas brasileiras… rsrsrs
    Brincadeiras à parte, infelizmente essa desmazelo reflete exatamente o país que vivemos.
    Agora, fica uma perguntinha… Coisa simples…
    Kartismo e, em especial, automobilismo é um esporte de pessoas mais abastadas, não vamos tapar o sol com a peneira, que possuem, teoricamente, mais acesso ao conhecimento, informações, etc. Como é que “esses caras” deixam essas pessoas comandarem a confederação e federações no país?! Por que pessoas sérias, como as que tocam, com muito sucesso, por sinal, a Stock Car, a Fórmula Truck, não assumem esse papel?!
    Me desculpe, mas no fundo, a culpa do Brasil estar desse jeito é dos Brasileiros e a culpa do automobilismo estar desse jeito é dos pilotos e famílias enveteradas que não tomaram a rédea.
    Pra gente, que gosta do esporte, da emoção e tudo o mais, só resta… Lamentar!!
    Forte abraço,

  7. bipolar comentou em 26/07/13 at 11:13

    acabouuuuuuu! acabouuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!! O automobilismo brasileiro acabouuuuuu!!!!

  8. Diego Puerta comentou em 26/07/13 at 11:09

    Não é possível. A direção (?!?!) da CBA não se pronuncia? Não rola uma entrevista com eles, Fabio? Tem que haver uma posição oficial. O Massa disse claramente que a F1 está ficando sem pilotos brasileiros por causa deles. Onde estão esses caras? Quem são?

  9. Carlos Eduardo comentou em 26/07/13 at 11:07

    Ainda eles têm a cara-de-pau de nomear o Kartódromo como “INTERNACIONAL”. De onde vem a grana para a CBA? Vem do governo, Fábio?

  10. Felipe comentou em 26/07/13 at 11:01

    Precisa melhorar MUITO esse circuito para ficar ruim. Para deixar bom, então, nem se fala.

  11. Guilherme Freitas de Rezende comentou em 26/07/13 at 11:00

    Fabio,moro em Fortaleza e conheço o kartodromo,inclusive já andei já lá,e posso afirmar,o asfalto é uma droga,trepida o kart toda hora,se fosse reformado,seria um ótimo circuito,mas o governo do estado não tem interesse nenhum em fazer isto,é uma pena.

  12. Saulo Campos comentou em 26/07/13 at 10:51

    Fábio, vc viu o estado em que se encontra o autódromo Nelson Piquet, em Brasília? E os kartódromos daqui (temos somente 2)? É deplorável.

  13. Jo Lima comentou em 26/07/13 at 10:48

    As confederações esportivas no Brasil representam o que há de mais atrasado no Brasil. E a mais influente de todas, a CBF é Brasil tem a sorte de produzir jogadores de tanta qualidade, apesar da precariedade das divisões de base, que conseguem encobrir a incompetência dos dirigentes. Mas fico pensando que, se tivéssemos dirigentes com a qualidade , por exemplo, dos da NBA, o Brasil teria uma excelência ainda maior no futebol.

    Confederações só servem para enriquecer os que tomam conta dela. Os que estão lá na ponta, que teriam que receber o dinheiro, ficam na mão, tendo que mendigar patrocínio.

  14. Fernando comentou em 26/07/13 at 10:20

    Não conhecia essa nova modalidade Cross-Kart. Achei muito interessante. Ótima iniciativa da CBA. Para que desenvolver uma modalidade se podemos inovar e criar uma nova

  15. Celso SP comentou em 26/07/13 at 10:17

    É porque vcs não conseguiram ver o ineditismo da CBA: É a primeira prova de Rally com um Kart.

    O problema da CBA é o mesmo problema que vive as entranhas do Poder. Ao invés das coisas serem administradas por quem tem conhecimento e experiência, elas tem seus cargos preenchidos por importância politica.

    Já reparou como tem politico multi-capacitado? Temos homens que comandam a educação mas se tornaram famosos criticando a área econômica; temos quem é o titular da Minas e Energia mas não sabe a diferença entre uma lâmpada e um lampião, e assim vamos, descendo a baixo da mediocridade. Nossos administradores (sic) são tão bons que até petrolífera dá prejuizo (fato que deva ser inédito nesta galáxia)

  16. Vinicius comentou em 26/07/13 at 10:10

    Fábio, será que os pilotos não poderiam se “rebelar” e fazer algo como aconteceu no basquete? Sei lá, ou tentar derrubar esse povo que está destruindo o nosso automobilismo? Qualquer coisa…

  17. Murilo Rodrigues comentou em 26/07/13 at 10:07

    Que estado lastimável da pista e muito insegura. Espero que os participantes boicotem a prova.

  18. Adolfo comentou em 26/07/13 at 10:04

    Até a pista do Shopping Interlagos está melhor cuidada que esta, uma vergonha. Pelo menos o cara sai de lá sabendo como se virar nos buracos de ruas e estradas deste país.

    O mínimo que deveria ser feita é demitir toda a diretoria da CBA e deixar mesmo com quem sabe, infelizmente não vai acontecer. Se Renan, Sarney não saíram, imagine esses caras…

  19. Marcio Jose comentou em 26/07/13 at 10:03

    O Automobilismo brasileiro vai acabar assim como acabou o Argentigo, que levou grandes nomes a F1, com Fangio e Carlos Reutmann. A quanto tempo a Argentina não tem um piloto na F1? O Brasil esta indo pelo mesmo caminho. Só vai nos restar a STOCK car, assim como restou na Argentina.

  20. Silvio Zamprogna comentou em 26/07/13 at 9:59

    Vamos olhar o lado positivo da coisa: estamos preparando pilotos para o mundial de rally, para o Rally dos Sertões e para o Paris-Dacar (que já não é mais lá)… O Loeb que se cuide!

  21. Hyung Barreto comentou em 26/07/13 at 9:59

    Ora, uma pista onde tudo dia tem mil e uma baterias pra qq amador que paga de 60 reais pra alugar um kart e andar, o que se espera????

  22. Rodrigo Dall'Agnol comentou em 26/07/13 at 9:56

    Inacreditável… É uma vergonha o que acontece com o automobilismo em algumas regiões do Brasil (A MAIORIA). Esta pista está pior que a da minha cidade (Kartódromo da Roselândia, Passo Fundo – RS). Os pilotos arriscam suas vidas por questões externas… É lamentável…

  23. Luis comentou em 26/07/13 at 9:53

    Em Brasília, situação parecida… kartódromo do Guará em péssimas condições de asfalto e infraestrutura, e outra pista dentro do autódromo Nelson Piquet, mas que nem de pista poderia ser chamada… triste.

  24. Ramón comentou em 26/07/13 at 9:45

    vergonha Fábio, esses caras estão representando o esporte e dão isso pra eles?
    a chance de uma quebra de suspensão e alguém se machucar é muito grande, lamentável…

  25. Anderson comentou em 26/07/13 at 9:41

    Melhor disputar em alguma avenida…. Com certeza estará menos ruim que isso..

  26. Moy comentou em 26/07/13 at 9:39

    Excelente pista …… para um prólogo do Rally dos Sertões.

  27. Sidnei comentou em 26/07/13 at 9:29

    Este kartodromo conseguiu simular realmente a situação das nossas estradas.. Parabéns aos que fizeram isto, os caras são feras, não é pra qualquer um conseguir fazer esta simulação..

  28. Eduardo Cruz comentou em 26/07/13 at 9:24

    Não é difícil achar um terrão aqui em SP ou outra localidade que estejam em melhores condições que essa pista.

  29. marco comentou em 26/07/13 at 9:18

    Triste mas é a realidade em nosso pais, tudo caindo aos pedaços

    • said comentou em 26/07/13 at 12:09

      É Kart ou é rally, lamentavel essa situação. E Brasil

  30. Thiago L comentou em 26/07/13 at 9:17

    Em vídeo, Honda reproduz volta história de Ayrton Senna em Suzuka

    http://video.br.msn.com/watch/video/em-video-honda-reproduz-volta-historia-de-ayrton-senna-em-suzuka/1rg0zx6r1

    • Murilo Rodrigues comentou em 26/07/13 at 10:06

      São voltas de kart em Suzuka? Ao menos, espera-se comentários alinhados com o assunto.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).