A escola do automobilismo brasileiro
26/07/13 09:11Na coluna, no post abaixo, citei as condições da pista de Eusébio, que recebe neste final de semana o Brasileiro de kart.
A talentosa turma do Allkart.net fez o serviço completo: uma volta com uma câmera onboard.
Estou chocado até agora. É inacreditável.
Vejam vocês mesmos, neste link aqui.
Se tivesse vergonha, a cúpula da CBA pediria pra sair. “Gente, desculpa, não sabemos fazer isso, vamos dar lugar para quem sabe.”
Seria mais honroso do que chancelar um evento tão importante numa porcaria de piso como este.
(E ainda tem gente que pergunta por que o Brasil corre risco de ficar sem pilotos na F-1…)
Matéria de hj sobre o kartódromo no jornal Diário do Nordeste:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1296776
Caro Fabio, isso é uma vergonha absoluta, abjeta, lamentável, mais que completa. O vídeo é estarrecedor. Mas… o quê fazer? Quem se credencia a tomar as rédeas dessa organização onde pululam energúmenos? Ou seriam eles mal-intencionados, mesmo? Enfim, há cerca de dez anos, pouco depois de regressar dos Estados Unidos (onde vivi durante vinte anos), fiquei igualmente estarrecido com o deplorável estado do autódromo de Brasília (onde fixei residência). Por acaso, fui apresentado a Nelson Piquet — que na época, se não me engano, era o “administrador” do autódromo. Ao tentar fazê-lo se lembrar de seu início de carreira, sugeri que ele promovesse um campeonato brasiliense (ou regional) com a turma que, como eu, poderia montar um carro no fundo do quintal e levar ao autódromo para correr. Afinal, foi assim que ele começou. A resposta foi delirante: “Ah, mas a gente já fez aqui a Fórmula Espron pra isso.” Rapidamente percebi que não adiantava esticar o papo. Bom, vale lembrar que esse carro tinha mecânica importada, não podia ser dirigido na via pública, e custava o olho da cara. Cadê o espaço dos talentos sem grana que precisavam ser observados e apoiados pelos empresários locais, como era no começo de Brasília? Pra isso não havia mais espaço. Havia espaço para o filho de Nelson Piquet ficar treinando no autódromo para sua pseudo-carreira internacional. Nos dias vagos, o autódromo virava (e acho que ainda vira) palco de festões bate-estaca embalados a drogas ilegais. Volto à minha pergunta: na falta de gente (que se imaginava) credenciada para tocar o automobilismo nacional (como um Nelson Piquet, por exemplo), quem estaria disposto a consertar essa situação desesperadora em que se encontra o automobilismo nacional, embalado por medíocres endinheirados como Barrichello (aargh!) e Massa (yuck!)? Seriam eles apenas o reflexo da mediocrização petralha implantada no Brasil nos últimos dez, doze anos?
Fábio, boa noite.
De onde vem o dinheiro da CBA? Abç.
Das taxas e taxas e taxas que cobra de pilotos e categorias para não fazer nada.
Abs
Poxa, o paralelepípedo aqui do centro de Atibaia/SP tá bem mais aceitável que essa pista ai…#kartnocentrodeatibaiajá
Que sacanagem!
Fábio, legal o video….mas onde está a pista de kart? : /
Tipo, Cross.Mas nenhuma surpresa. Típico trabalho da CBA. Parabéns a todos os envolvidos. #fail.
Fábio
A cúpula da CBA é incompetente, amadora, ou não tá nem ai com a paçoca?
Amadora e incompetente.
Abs
Quem é que elege ou indica… Quem poderia fazer alguma coisa? Quem pode exonerá-los? Pq não vemos isso vinda da boca da imprensa? Pq nada muda…
As federações estaduais.
Abs
é kartódromo mesmo?
está mais parecendo treinamento para rally…
Tudo bem… A pista é uma porcaria. Por sinal a pista de Uberlândia, um traçado conhecido em que já andou Ayrton Senna também está destruída… Verdade também que infelizmente automobilismo brasileiro parou no tempo. As transmissões da nossa TV aberta é ruim, ficamos na mão do “conhecimento” do Galvão e do Reginaldo Leme, que me desculpem, tem muito tempo que não sabem nada…
Fábio, se eleja pra algum cargo dentro da CBA!
Tem um monte de piloto brasileiro, ex-F1, que deveria fazer isso.
Automobilismo brasileiro deveria ter mais patrocínios brasileiros, principalmente na parte de base, mas com a CBA ai (&#&$@$@%!**#), basta ver essa pista tem algumas que viraram pasto pra gado.
Em Curitiba tem pistas para amadores correrem em condições infinitamente melhores que isto. Deste jeito é mais seguro ser amador e pagar para correr todo o final de semana do que ser profissional, ter patrocínios e ter de correr para honrar os contratos.
Não entendi a surpresa. Vocês são engraçados… não se acostumam nunca.
Acabei de ver o vídeo! É um absurdo!!! A rua da minha casa, mesmo sem o devido recapeamento, dá de 10 x 0 nessa pista!!!
Quando vi o vídeo (sem ler o texto do Allkart) pensei: “péssimo, mas pelo menos vão arrumar…. quem sabe fique razoável.”
Só depois de ler o texto eu entendi: o vídeo foi feito depois do “conserto”…
Lamentável e absurdo.
Depois, se ocorrer acidente, a “culpa é do esporte, que é de risco”….
“Brasil não passa de um pedaço de chão com um monte de tontos em cima”
Se o vídeo fosse filmado na Finlândia, Suécia, Dinamarca ou Alemanha, eu ficaria perplexo, mas como é no Brasil…
O asfalto da pista do Eusébio esta no mesmo patrão das ruas e estrada do Brasil, geralmente tudo esta uma merda.
Em termos de esporte, TUDO vai para o maldito “futibor”, o resto que se fod…, mas afinal de contas se não for assim não é Brasil.
Logo perderemos o GP Brasil, e o que isso significa? É um evento mundial a menos no país, mas a pachecada só sabe malhar a F-1 atual, que é melhor que ela vá embora. Pachecada que esqueça automobilismo e vá fazer festa nos estádios bilionários.
Cada povo tem o que merece!
Ótimo comentário, mais uma vez, Parabéns !!
Pelo jeito, inventaram o “Cross Kart”…
Fecha a conta e passa a régua!