Silverstone, dia 3
19/07/13 15:48Vettel na pista, Mercedes vetada. Desnecessário dizer quem fez o melhor tempo nesta sexta-feira, no encerramento das baterias de testes em Silverstone.
O alemão cravou 1min32s984, trabalhando exclusivamente com pneus. Os carros não podiam ser mexidos, ajustados, modificados com pilotos “veteranos” ao volante. Foi essa a condição imposta pela FIA para permitir que participantes do Mundial estivessem nos testes.
Sutil foi o segundo, seguido por Nicolas Prost e Sainz Jr, em outro belo trabalho.
Rigon foi o quinto, e Massa ficou em sexto. E antes que venham críticas, sim, eu também me espantei quando vi a tabela de tempos. Mas fui checar: a pista melhorou muito da manhã _quando o brasileiro andou_ para a tarde _quando o italiano assumiu a Ferrari.
Susie Wolff deu 89 voltas com a Williams, Bianchi bateu a Marussia e foi só.
O que ficou desses testes? Muito pouco além de dar aos novatos a primeira experiência num F-1. A Sauber apareceu com novidades aerodinâmicas perto das rodas traseiras, Ricciardo tornou-se oficialmente o “plano b” da Red Bull, Sainz Jr mostrou serviço, bom pra ele.
Aos tempos:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min32s984 (79 voltas)
2º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 0s348 (99)
3º. Nicolas Prost (FRA/Lotus), a 0s362 (83)
4º. Carlos Sainz Jr (ESP/Red Bull), a 0s652 (35)
5º. Davide Rigon (ITA/Ferrari), a 0s698 (19)
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s730 (69)
7º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso), a 0s753 (42)
8º. Gary Paffett (ING/McLaren), a 1s400 (77)
9º. Susie Wolff (ING/Williams), a 2s199 (89)
10º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham), a 2s261 (85)
11º. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 2s387 (22)
12º. Charles Pic (FRA/Caterham), a 2s682 (60)
13º. Kimiya Sato (JAP/Sauber), a 2s748 (67)
14º. Rodolfo Gonzalez (VEN/Marussia), a 3s445 (24)
15º. James Calado (ING/Force India), a 3s557 (5)
16º. Jules Bianchi (FRA/Marussia), a 3s850 (39)
Fabio, o que você achou da Susie Wolff?
Se a Williams enxergar potencial nela, será que a partir do ano que vem, disputando o campeonato com motores Mercedes, não seria tanta surpresa assim se ela ocupasse a posição de terceira pilota no mesmo molde do Valtteri Bottas-2012, e no melhor dos cenários, competindo por uma vaga em 2015?
Ela foi bem. Mas tem que ser mais testada.
Abs
Nenhum piloto titular podia fazer alterações no carro, tiveram que guiar do jeito que o carro estivesse……….talvez por isso que o Vettel elogiou o Ricciardo, ele deve ter deixado o carro mais acertado.
Fábio, você saberia me dizer se os pilotos tem restrição de competir em outras categorias (as equipes obviamente não tem)?
Por exemplo, se algum piloto quiser no meio da temporada disputar as 500 milhas de Indianápolis ou as 24 horas de Le Mans, tendo que deixar de disputar alguma etapa da F1 (ou não), ele poderia?
O contrato não liberaria nunca.
Abs
Digamos que fosse um cara absolutamente fod@o e exigisse essa liberdade no contrato – e concedessem. Seria permitido?
Sim, permitido seria.
Abs
Kubica tinha pra correr rallys olha no que deu.
Realmente, mas somente antes da pré temporada, ou seja, no período de férias (liberdade quase que total), assim como Webber tem para praticar triathlon (e tbm senão me engano, no ano retrasado sofreu um acidente sério de bike e quase ficou fora da etapa de abertura em sua terra natal), Massa e Alonso para correr provas de endurance de Karts e todo ano antes do início da pré temporada participam daquele evento que a própria Ferrari organiza em Madonna di Campiglio, etc. Nunca durante a temporada!
Se esses tempos realmente importassem vemos que Jules Bianchi,piloto que interessa muito a Ferrari, dificilmente estaria na última posição atrás do venezuelano Rodolfo Gonzalez.
Fabio a analise no meu ver de tudo tenho umas coisas a apontar:
1) Os pilotos titulares não podiam modificar a configuração dos carros;
2) Os pilotos novatos, pelo que entendi, podiam modificar e regular o carro para adaptar a sua pilotagem;
3) Realmente Ricciardo é o plano “B” da RBR caso não de certo com o Raikkonen;
4) Sainz Jr mostrou serviço mas ainda temos que ver o que o Felix da Costa pode fazer.
Fábio, faltou uma menção ao Magnussen – que também aproveitou muito bem sua chance no teste. Ah! e parabéns pelo excelente jornalismo, contando a verdade sobre o porque da posição de Massa no treino (seria muito fácil, neste caso, “mentir, falando só verdades”).
Massa em sexto? O que a mídia italiana irá dizer? Fritaram o Massa!!! O que acha Fábio?
Nada. Só um teste.
Abs
É… parece que o Massa pode competir no mesmo nível com esses novatos… hauahuah… Pq na F-1 d vdd a concorrência é desleal com ele… Aí fica a pergunta Fábio: O Massa pode voltar a competir como novato? Hahuahauhauah
você não leu, que a pista mudou? Tem gente que gosta de passar vergonha
Alguém reparou que o tempo do Ricciardo foi melhor que o do Vettel, aliás foi o melhor de todos os dias de testes. Certeza que estará na Red Bull ano que vem, essas especulações do Raikonnen são bobagem e o pessoal de imprensa sabe bem disso, ele tem participóção na Lotus, todo mundo falou sobre isso quando ele assinou o contrato em 2012, agora fingem que esqueceram para dar matéria. Raikonnen e Vettel na Red Bull? Se o Vettel não tinha uma cláusula com o “código de conduta” como este blog mesmo garimpou e descobriu com o Senna e o Piquet, pode ter certeza de que ela já está lá na renovação do contrato que ele assinou este ano.
A gente vê fotos direto do Raikonnen com o patrocínio da Red Bull quando ele corria de Rally, mas ele não havia assinado com a Lotus, então essas imagens são só para especular, além do mais a Red Bull não vai querer pagar o que o Raikonnen pede é só se lembrar o desfalque que ele deu na Ferrari por conta da rescisão do contrato e a negociação com a Lotus, todo mundo acha ele desligado mas o cara é um puta de um negociador e a Red Bull já é uma equipe campeã com um super piloto, não precisa de confusão entre os pilotos. Peço licença ao blogueiro para colocar minha previsão para 2014:
Red Bull: Vettel e Ricciardo
Ferrari: Alonso e Massa / Kobayashi / Hulkenberg (depende do desempenho do Massa)
Mc Laren: Button e Perez / Hulkenberg (esse mexicano não tem ambiente na Mc Laren)
Lotus: Raikonnen e Grosjean / Hulkenberg
Toro Rosso: Antonio Felix e Vergne / Kobayashi
Mercedes : Hamilton e Rosberg (esse um injustiçado botaram dois campeões para fazerem sombra para ele e ele deu pau nos dois)
Williams: Bottas e ? (não sei se a Venezuela vai continuar enfiando mais dinheiro nessa draga, com certeza será a próxima equipe a ser vendida para um grupo grande)
Force India; Sutil e Di Resta
Sauber: Sergey e Maldonado?
Marussia: Bianchi e quem pagar mais (Razia?)
Caterham: quem pagar mais guia o carro (bom carro para o Gutierrez)
Não me lembro de nenhum momento que o Massa fale de outra coisa, só de pneus. Sempre culpa os pneus…
Será que um dia vamos ter um piloto de verdade na F1… tipo assim: Ayrton senna, Nelson Piquet.
Até quando vamos assistir a F1 e ouvir esse nome: Felipe Massa?!
Enquanto isso na batcaverna…
era testes de pneus , você queria que ele falasse de espelho retrovisor
talvez porque o teste seja de pneus e também, porque os jornalistas brasileiros falem mais com ele, porque todos reclamam ou não dependendo de como se adaptam os carros, o que conta hoje mais na formula 1 é adaptação aos pneus farofa então é normal falar disso.
Fico besta … com as especulações.
Massa não é brilhante ok.
Mas vocês sabem o trabalho que foi realizado ?
Mania de ficar batendo sempre … parece aquele povo que fala que a Formula 1 era boa quando tinha o Senna. A ferrari esta ridícula esse ano .. já perdeu o titulo.
Não adianta chorar ou ficar colocando a culpa no Massa. O jeito é esperar 2014 e ver se vira alguma coisa.
O tempo do Vettel foi de manhã?
Foi à tarde.
Abs
Susie Wolff até que não fez feio com a carroça da Williams, hein?
Fábio, esse fumassa zacaria é um porqueira mesmo nem de novatos consegue ganhar.
Cara porque você não lê a notícia, não viu a parte que ele falou que os treinos foram em 2 períodos.
Se me lembro bem hoje seria o unico dia de testes do Massa.
6º lugar é MUITO ruim para quem está precisando andar bem com extrema urgência, mas espero que ele tire algo bom desses testes.
ele testou pneus só, tempo ai não conta muito olhe quantas voltas ele deu.
Parece que a Ferrari sempre dá um jeito de Massa não aparecer ou melhor, aparecer de forma negativa. Nem em treinos deixam o cara andar pra botar tempo pra evitar esses comentários. Por isso sempre pergunto: será que os patrocinadores do Massa não reclamam dessa situação? Será que vale a pena o Massa ficar se sujeitando a todas as humilhações por dinheiro?
Humilhação??? Dirigir uma ferrai não é humilhante, e comentários, e dai depois dos contratos antigos abertos os de hoje devem ser muito pior e dinheiro bem ai você tem razão ele ganha muito pouquinho, tem que rir, e que patrocínio tem o Massa quem tem patrocínio é o Alonso.
Fábio, o que você acha de não ter nenhum brasileiro participando destes testes de novatos? O que será da F-1 brasileira na era pós- Massa? Felipe Nars não poderia já estar testando algo? Abs,
Acho péssimo e preocupante.
Abs
Do jeito que a turma da Red Bull troca os pilotos da equipe B, próxima dupla já está definida.
Massa vai fazer massa!
sério que você escreveu isso, deve ter pensado muito.
kimi volta pra Ferrari montezemolo engole a arrogância e busca um piloto de verdade
vou ser franco não consigo imaginar a Ferrari competitiva com Felipe massa passaram se 5 anos , não tem como comparar com Alonso que levou a Ferrari nas costas em 2012. nem pra desenvolver o bólido ele consegue , imagine a frustação dos torcedores sabendo que não tem carro pra competir em 2013 e mais de quem será a culpa que todo ano fala que tem chance de ser campeão e nunca admite ser ele o problema não a equipe.
Depois de todo o vazamento de contratos, você ainda acredita que o Alonso carrega alguma coisa nas costas?
Fábio, os carros não podiam ser mexidos pros veteranos. Explica melhor pra gente.
Veteranos só podiam testar pneus.
Abs
Caraça……..que importa se a pista estava melhor/pior. O cara consegue virar pior que novato, que nunca pegou nesse carro, nem mesmo corre de formula. Eu não o que a Ferrari ainda insiste nesse cara. Má volta das ferias, coloca logo o Hulk.
Como disse o Seixas, para não cornetar, mas mesmo assim o cara corneta:
“Rigon foi o quinto, e Massa ficou em sexto. E antes que venham críticas, sim, eu também me espantei quando vi a tabela de tempos. Mas fui checar: a pista melhorou muito da manhã _quando o brasileiro andou_ para a tarde _quando o italiano assumiu a Ferrari.”
não importa nada se a pista estava melhor, Cairo entende muito você.
vai ser melhor quando você não tiver quem cornetar, ai vai ver a vida tua como anda, porque logo mais não teremos pilotos brasileiros, ai já viu coitado de você
Como assim “o que importa se a pista melhorou”? Claro que importa!
Aderência e motor são importantes na definição de um resultado… e estamos falando de uma diferença de 0s032.
Já que teve diferenças na pista entre as baterias, que sejam colocados os tempos por períodos.
É impressionante a sina do Massa em ocupar a sexta posição. Até nos teste, lá está ele em sexto!
Fiz uma pesquisa rápida na internet e depois do número de provas não completadas (28 vezes), foi em sexto lugar que ele chegou na maioria das corridas. Que agonia.
não combina com as minhas pesquisas teu google deve ser fake, ele já chegou em terceiro, quarto, cuidado com os googles fakes, podem colocar vírus no pc
Amigo, peço que releia o que eu escrevi.
você que tem com plexo de 666, deve ser a besta. pq não é ben isso que acontece.
A palavra é complexo, tudo junto mesmo.
E sim, é uma infeliz coincidência. O 6º lugar foi o que Massa mais ocupou nas chegadas.
Fábio quem é Kimiya Sato? É parente do Sato?
Fábio, Felipe em 6° na verdade, não?
6ª lugar em um teste recheado de novatos…. afff
leia a matéria toda, falar simplesmente por falar, a pista melhorou da Manhã para tarde, não sabe ler ou é preguiça mesmo