Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Silverstone, dia 3

Por Fábio Seixas
19/07/13 15:48

Vettel na pista, Mercedes vetada. Desnecessário dizer quem fez o melhor tempo nesta sexta-feira, no encerramento das baterias de testes em Silverstone.

O alemão cravou 1min32s984, trabalhando exclusivamente com pneus. Os carros não podiam ser mexidos, ajustados, modificados com pilotos “veteranos” ao volante. Foi essa a condição imposta pela FIA para permitir que participantes do Mundial estivessem nos testes.

Sutil foi o segundo, seguido por Nicolas Prost e Sainz Jr, em outro belo trabalho.

Rigon foi o quinto, e Massa ficou em sexto. E antes que venham críticas, sim, eu também me espantei quando vi a tabela de tempos. Mas fui checar: a pista melhorou muito da manhã _quando o brasileiro andou_ para a tarde _quando o italiano assumiu a Ferrari.

Susie Wolff deu 89 voltas com a Williams, Bianchi bateu a Marussia e foi só.

O que ficou desses testes? Muito pouco além de dar aos novatos a primeira experiência num F-1. A Sauber apareceu com novidades aerodinâmicas perto das rodas traseiras, Ricciardo tornou-se oficialmente o “plano b” da Red Bull, Sainz Jr mostrou serviço, bom pra ele.

Aos tempos:

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min32s984 (79 voltas)
2º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 0s348 (99)
3º. Nicolas Prost (FRA/Lotus), a 0s362 (83)
4º. Carlos Sainz Jr (ESP/Red Bull), a 0s652 (35)
5º. Davide Rigon (ITA/Ferrari), a 0s698 (19)
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s730 (69)
7º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso), a 0s753 (42)
8º. Gary Paffett (ING/McLaren), a 1s400 (77)
9º. Susie Wolff (ING/Williams), a 2s199 (89)
10º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham), a 2s261 (85)
11º. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 2s387 (22)
12º. Charles Pic (FRA/Caterham), a 2s682 (60)
13º. Kimiya Sato (JAP/Sauber), a 2s748 (67)
14º. Rodolfo Gonzalez (VEN/Marussia), a 3s445 (24)
15º. James Calado (ING/Force India), a 3s557 (5)
16º. Jules Bianchi (FRA/Marussia), a 3s850 (39)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Flavio comentou em 22/07/13 at 19:24

    Fabio, o que você achou da Susie Wolff?
    Se a Williams enxergar potencial nela, será que a partir do ano que vem, disputando o campeonato com motores Mercedes, não seria tanta surpresa assim se ela ocupasse a posição de terceira pilota no mesmo molde do Valtteri Bottas-2012, e no melhor dos cenários, competindo por uma vaga em 2015?

    • Fábio Seixas comentou em 23/07/13 at 10:52

      Ela foi bem. Mas tem que ser mais testada.
      Abs

  2. Ricardo Tolosa comentou em 21/07/13 at 22:05

    Nenhum piloto titular podia fazer alterações no carro, tiveram que guiar do jeito que o carro estivesse……….talvez por isso que o Vettel elogiou o Ricciardo, ele deve ter deixado o carro mais acertado.

  3. André Pires comentou em 21/07/13 at 15:36

    Fábio, você saberia me dizer se os pilotos tem restrição de competir em outras categorias (as equipes obviamente não tem)?
    Por exemplo, se algum piloto quiser no meio da temporada disputar as 500 milhas de Indianápolis ou as 24 horas de Le Mans, tendo que deixar de disputar alguma etapa da F1 (ou não), ele poderia?

    • Fábio Seixas comentou em 21/07/13 at 18:06

      O contrato não liberaria nunca.
      Abs

      • Eric Musashi comentou em 21/07/13 at 19:39

        Digamos que fosse um cara absolutamente fod@o e exigisse essa liberdade no contrato – e concedessem. Seria permitido?

        • Fábio Seixas comentou em 21/07/13 at 19:45

          Sim, permitido seria.
          Abs

    • Maciel comentou em 21/07/13 at 21:17

      Kubica tinha pra correr rallys olha no que deu.

      • Carlos comentou em 22/07/13 at 9:45

        Realmente, mas somente antes da pré temporada, ou seja, no período de férias (liberdade quase que total), assim como Webber tem para praticar triathlon (e tbm senão me engano, no ano retrasado sofreu um acidente sério de bike e quase ficou fora da etapa de abertura em sua terra natal), Massa e Alonso para correr provas de endurance de Karts e todo ano antes do início da pré temporada participam daquele evento que a própria Ferrari organiza em Madonna di Campiglio, etc. Nunca durante a temporada!

  4. Rafael Teotônio comentou em 21/07/13 at 11:40

    Se esses tempos realmente importassem vemos que Jules Bianchi,piloto que interessa muito a Ferrari, dificilmente estaria na última posição atrás do venezuelano Rodolfo Gonzalez.

  5. Junior comentou em 21/07/13 at 8:13

    Fabio a analise no meu ver de tudo tenho umas coisas a apontar:
    1) Os pilotos titulares não podiam modificar a configuração dos carros;
    2) Os pilotos novatos, pelo que entendi, podiam modificar e regular o carro para adaptar a sua pilotagem;
    3) Realmente Ricciardo é o plano “B” da RBR caso não de certo com o Raikkonen;
    4) Sainz Jr mostrou serviço mas ainda temos que ver o que o Felix da Costa pode fazer.

  6. Flávio comentou em 20/07/13 at 20:09

    Fábio, faltou uma menção ao Magnussen – que também aproveitou muito bem sua chance no teste. Ah! e parabéns pelo excelente jornalismo, contando a verdade sobre o porque da posição de Massa no treino (seria muito fácil, neste caso, “mentir, falando só verdades”).

  7. Naufel comentou em 20/07/13 at 14:52

    Massa em sexto? O que a mídia italiana irá dizer? Fritaram o Massa!!! O que acha Fábio?

    • Fábio Seixas comentou em 21/07/13 at 18:07

      Nada. Só um teste.
      Abs

  8. Kleber comentou em 20/07/13 at 14:04

    É… parece que o Massa pode competir no mesmo nível com esses novatos… hauahuah… Pq na F-1 d vdd a concorrência é desleal com ele… Aí fica a pergunta Fábio: O Massa pode voltar a competir como novato? Hahuahauhauah

    • Gilmar Plínio comentou em 21/07/13 at 21:42

      você não leu, que a pista mudou? Tem gente que gosta de passar vergonha

  9. Mario Cordeiro de Menezes Neto comentou em 20/07/13 at 12:10

    Alguém reparou que o tempo do Ricciardo foi melhor que o do Vettel, aliás foi o melhor de todos os dias de testes. Certeza que estará na Red Bull ano que vem, essas especulações do Raikonnen são bobagem e o pessoal de imprensa sabe bem disso, ele tem participóção na Lotus, todo mundo falou sobre isso quando ele assinou o contrato em 2012, agora fingem que esqueceram para dar matéria. Raikonnen e Vettel na Red Bull? Se o Vettel não tinha uma cláusula com o “código de conduta” como este blog mesmo garimpou e descobriu com o Senna e o Piquet, pode ter certeza de que ela já está lá na renovação do contrato que ele assinou este ano.
    A gente vê fotos direto do Raikonnen com o patrocínio da Red Bull quando ele corria de Rally, mas ele não havia assinado com a Lotus, então essas imagens são só para especular, além do mais a Red Bull não vai querer pagar o que o Raikonnen pede é só se lembrar o desfalque que ele deu na Ferrari por conta da rescisão do contrato e a negociação com a Lotus, todo mundo acha ele desligado mas o cara é um puta de um negociador e a Red Bull já é uma equipe campeã com um super piloto, não precisa de confusão entre os pilotos. Peço licença ao blogueiro para colocar minha previsão para 2014:

    Red Bull: Vettel e Ricciardo
    Ferrari: Alonso e Massa / Kobayashi / Hulkenberg (depende do desempenho do Massa)
    Mc Laren: Button e Perez / Hulkenberg (esse mexicano não tem ambiente na Mc Laren)
    Lotus: Raikonnen e Grosjean / Hulkenberg
    Toro Rosso: Antonio Felix e Vergne / Kobayashi
    Mercedes : Hamilton e Rosberg (esse um injustiçado botaram dois campeões para fazerem sombra para ele e ele deu pau nos dois)
    Williams: Bottas e ? (não sei se a Venezuela vai continuar enfiando mais dinheiro nessa draga, com certeza será a próxima equipe a ser vendida para um grupo grande)
    Force India; Sutil e Di Resta
    Sauber: Sergey e Maldonado?
    Marussia: Bianchi e quem pagar mais (Razia?)
    Caterham: quem pagar mais guia o carro (bom carro para o Gutierrez)

  10. Marcos comentou em 20/07/13 at 8:28

    Não me lembro de nenhum momento que o Massa fale de outra coisa, só de pneus. Sempre culpa os pneus…
    Será que um dia vamos ter um piloto de verdade na F1… tipo assim: Ayrton senna, Nelson Piquet.
    Até quando vamos assistir a F1 e ouvir esse nome: Felipe Massa?!
    Enquanto isso na batcaverna…

    • Mello comentou em 21/07/13 at 21:04

      era testes de pneus , você queria que ele falasse de espelho retrovisor

    • Wilson Martins comentou em 21/07/13 at 21:48

      talvez porque o teste seja de pneus e também, porque os jornalistas brasileiros falem mais com ele, porque todos reclamam ou não dependendo de como se adaptam os carros, o que conta hoje mais na formula 1 é adaptação aos pneus farofa então é normal falar disso.

  11. José Couto comentou em 20/07/13 at 7:32

    Fico besta … com as especulações.
    Massa não é brilhante ok.
    Mas vocês sabem o trabalho que foi realizado ?

    Mania de ficar batendo sempre … parece aquele povo que fala que a Formula 1 era boa quando tinha o Senna. A ferrari esta ridícula esse ano .. já perdeu o titulo.
    Não adianta chorar ou ficar colocando a culpa no Massa. O jeito é esperar 2014 e ver se vira alguma coisa.

  12. Elton S comentou em 20/07/13 at 6:50

    O tempo do Vettel foi de manhã?

    • Fábio Seixas comentou em 21/07/13 at 18:11

      Foi à tarde.
      Abs

  13. Ney comentou em 20/07/13 at 1:04

    Susie Wolff até que não fez feio com a carroça da Williams, hein?

  14. GILSON FRANÇA comentou em 19/07/13 at 23:26

    Fábio, esse fumassa zacaria é um porqueira mesmo nem de novatos consegue ganhar.

    • Wilson Martins comentou em 21/07/13 at 21:43

      Cara porque você não lê a notícia, não viu a parte que ele falou que os treinos foram em 2 períodos.

  15. Leonardo comentou em 19/07/13 at 22:38

    Se me lembro bem hoje seria o unico dia de testes do Massa.

    6º lugar é MUITO ruim para quem está precisando andar bem com extrema urgência, mas espero que ele tire algo bom desses testes.

    • Maciel comentou em 21/07/13 at 21:13

      ele testou pneus só, tempo ai não conta muito olhe quantas voltas ele deu.

  16. Massa comentou em 19/07/13 at 21:57

    Parece que a Ferrari sempre dá um jeito de Massa não aparecer ou melhor, aparecer de forma negativa. Nem em treinos deixam o cara andar pra botar tempo pra evitar esses comentários. Por isso sempre pergunto: será que os patrocinadores do Massa não reclamam dessa situação? Será que vale a pena o Massa ficar se sujeitando a todas as humilhações por dinheiro?

    • Junior comentou em 21/07/13 at 21:12

      Humilhação??? Dirigir uma ferrai não é humilhante, e comentários, e dai depois dos contratos antigos abertos os de hoje devem ser muito pior e dinheiro bem ai você tem razão ele ganha muito pouquinho, tem que rir, e que patrocínio tem o Massa quem tem patrocínio é o Alonso.

  17. Christian comentou em 19/07/13 at 19:49

    Fábio, o que você acha de não ter nenhum brasileiro participando destes testes de novatos? O que será da F-1 brasileira na era pós- Massa? Felipe Nars não poderia já estar testando algo? Abs,

    • Fábio Seixas comentou em 21/07/13 at 18:12

      Acho péssimo e preocupante.
      Abs

  18. Thiago Maia comentou em 19/07/13 at 18:18

    Do jeito que a turma da Red Bull troca os pilotos da equipe B, próxima dupla já está definida.

  19. bipolar comentou em 19/07/13 at 18:05

    Massa vai fazer massa!

    • Medeiros comentou em 21/07/13 at 21:04

      sério que você escreveu isso, deve ter pensado muito.

  20. emerson dias camargo comentou em 19/07/13 at 17:52

    kimi volta pra Ferrari montezemolo engole a arrogância e busca um piloto de verdade

  21. emerson dias camargo comentou em 19/07/13 at 17:51

    vou ser franco não consigo imaginar a Ferrari competitiva com Felipe massa passaram se 5 anos , não tem como comparar com Alonso que levou a Ferrari nas costas em 2012. nem pra desenvolver o bólido ele consegue , imagine a frustação dos torcedores sabendo que não tem carro pra competir em 2013 e mais de quem será a culpa que todo ano fala que tem chance de ser campeão e nunca admite ser ele o problema não a equipe.

    • Junior comentou em 21/07/13 at 21:09

      Depois de todo o vazamento de contratos, você ainda acredita que o Alonso carrega alguma coisa nas costas?

  22. Moy comentou em 19/07/13 at 17:47

    Fábio, os carros não podiam ser mexidos pros veteranos. Explica melhor pra gente.

    • Fábio Seixas comentou em 21/07/13 at 18:14

      Veteranos só podiam testar pneus.
      Abs

  23. Cairo comentou em 19/07/13 at 17:03

    Caraça……..que importa se a pista estava melhor/pior. O cara consegue virar pior que novato, que nunca pegou nesse carro, nem mesmo corre de formula. Eu não o que a Ferrari ainda insiste nesse cara. Má volta das ferias, coloca logo o Hulk.

    • Silvio comentou em 19/07/13 at 17:29

      Como disse o Seixas, para não cornetar, mas mesmo assim o cara corneta:

      “Rigon foi o quinto, e Massa ficou em sexto. E antes que venham críticas, sim, eu também me espantei quando vi a tabela de tempos. Mas fui checar: a pista melhorou muito da manhã _quando o brasileiro andou_ para a tarde _quando o italiano assumiu a Ferrari.”

    • Diogo comentou em 19/07/13 at 20:59

      não importa nada se a pista estava melhor, Cairo entende muito você.

    • Mello comentou em 19/07/13 at 21:09

      vai ser melhor quando você não tiver quem cornetar, ai vai ver a vida tua como anda, porque logo mais não teremos pilotos brasileiros, ai já viu coitado de você

    • Paulo comentou em 20/07/13 at 8:12

      Como assim “o que importa se a pista melhorou”? Claro que importa!
      Aderência e motor são importantes na definição de um resultado… e estamos falando de uma diferença de 0s032.
      Já que teve diferenças na pista entre as baterias, que sejam colocados os tempos por períodos.

  24. Nilson Carvalho comentou em 19/07/13 at 16:48

    É impressionante a sina do Massa em ocupar a sexta posição. Até nos teste, lá está ele em sexto!

    Fiz uma pesquisa rápida na internet e depois do número de provas não completadas (28 vezes), foi em sexto lugar que ele chegou na maioria das corridas. Que agonia.

    • João comentou em 19/07/13 at 17:46

      não combina com as minhas pesquisas teu google deve ser fake, ele já chegou em terceiro, quarto, cuidado com os googles fakes, podem colocar vírus no pc

      • Nilson Carvalho comentou em 26/07/13 at 8:43

        Amigo, peço que releia o que eu escrevi.

    • Selton comentou em 19/07/13 at 21:05

      você que tem com plexo de 666, deve ser a besta. pq não é ben isso que acontece.

      • Nilson Carvalho comentou em 26/07/13 at 8:46

        A palavra é complexo, tudo junto mesmo.

        E sim, é uma infeliz coincidência. O 6º lugar foi o que Massa mais ocupou nas chegadas.

  25. Rodney Longhi Mariano comentou em 19/07/13 at 16:28

    Fábio quem é Kimiya Sato? É parente do Sato?

  26. renato comentou em 19/07/13 at 16:19

    Fábio, Felipe em 6° na verdade, não?
    6ª lugar em um teste recheado de novatos…. afff

    • Martins comentou em 19/07/13 at 17:43

      leia a matéria toda, falar simplesmente por falar, a pista melhorou da Manhã para tarde, não sabe ler ou é preguiça mesmo

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).