Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Silverstone, dia 1

Por Fábio Seixas
17/07/13 16:47

É, estamos ficando velhos.

Kevin Magnussen, filho de Jan Magnussen _que sempre teve cara de garoto_, foi o mais veloz no primeiro dia de testes para novatos, hoje, em Silverstone.

O rapaz de 20 anos, que corre na F-Renault 3.5, marcou 1min33s602 quando faltavam 20 minutos para o fim da sessão. Não foi superado por ninguém.

Pela manhã, o destaque havia sido Calado, atual quinto colocado na GP2. Ele foi substituído à tarde por Di Resta, o primeiro dos titulares a ir à pista nesta quarta. Apenas outro treinou: Chilton.

Amanhã tem mais.

Aos tempos:

1º.  Kevin Magnussen (DIN/McLaren), 1min33s602 (100 voltas)
2º.  Paul di Resta (ESC/Force India), a 0s172 (58)
3º.  Antonio Felix da Costa (POR/Red Bull), a 0s219 (82)
4º.  James Calado (ING/Force India) a 0s384 (27)
5º.  Daniel Juncadella (ESP/Williams), a 0s496 (55)
6º.  Johnny Cecotto (VEN/Toro Rosso), a 0s591 (75)
7º.  Robin Frijns (HOL/Sauber), a 0s634 (72)
8º.  Nicolas Prost (FRA/Lotus), a 1s208 (72)
9º.  Davide Rigon (ITA/Ferrari), a 1s272 (76)
10º.  Alexander Rossi (EUA/Caterham), a 2s049 (69)
11º.  Tio Ellinas (CHP/Marussia), a 3s074 (36)
12º.  Max Chilton (ING/Marussia, a 4s745s (27)

(Sim… Chipre e Venezuela tinham jovens pilotos na pista. O Brasil, não.)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Milton comentou em 18/07/13 at 13:45

    A falta de estrutura nas categorias de base no país faz com que pilotos estejam em extinção no Brasil. Já notaram que não só na Fórmula 1, mas na Indy nosso pilotos estão acabando, vejam a idade do Tony Kanaan e do Helio Castroneves.

  2. thiago_analista comentou em 18/07/13 at 12:39

    E a Globo mais uma vez vai desrespeitar os otários que ficam assistindo às corridas de F1 para transmitir a visita do Papa… Nada contra o Sumo Pontífice, admiro sua postura e pessoa, mas ficaremos a pé novamente, para usar um eufemismo automobilístico… Espero que tenham a decência de transmitir pela SPORTV, que possui TRÊS canais para tal…

  3. Osvaldo comentou em 18/07/13 at 11:58

    Esse Chilton é ruim D+ conseguiu ficar atrás até dos novatos? Patético.

    • Moisés comentou em 18/07/13 at 17:20

      você nunca sabe como estão os carros em testes, patético é comentar tempo em teste.

  4. Márcio Silva de Oliveira comentou em 18/07/13 at 10:48

    Porque somente o Fittipaldi, Piquet e Senna tiveram coragem de enfrentar seus companheiros de equipes e seus patrocinadores, ganhando corridas !!
    Eram outros tempos ou hoje nossos pilotos esperam o final do mês, como vários de nossos políticos ??

  5. Paulo comentou em 18/07/13 at 8:50

    Fabio, o fato de pilotos nacionais com “grande potencial” como o Barrichelo e o Massa não terem vingado levou os dirigentes das equipes da F1 a acreditarem menos na escola de pilotagem brasileira?

    • Fábio Seixas comentou em 18/07/13 at 9:12

      Não. O problema é na formação aqui.
      Abs

      • Antonio Carlos comentou em 18/07/13 at 11:33

        Os pilotos brasileiros que um dia pilotaram na F1, sempre formaram-se nas categorias de base da Europa. F3 inglesa, Formula Renaut etc…

        • Fábio Seixas comentou em 18/07/13 at 14:28

          Mas antes correram no Brasil de F-Ford, F-3 Sul-Americana, F-Chevrolet, etc…

          • Antonio Carlos comentou em 18/07/13 at 15:27

            O grande Sena, jamais participou de uma prova no Brasil, antes da F1 e depois do kart.
            Pilotos brasileiros estão ano após ano nas categorias internacionais de acesso a F1, mas talento não brota em arvore. Ha 33 anos um Americano não faz sucesso, o ultimo Argentino foi no final de 70, começo de 80, desde Prost, nenhum Frances destacou-se e a Italia, país fanatico por automobilismo, nem lembra mais seu ultimo campeão, o primeiro alemão, demorou mais de 40 anos para abiscoitar um titulo.
            Na época de Emerson o automobilismo local era bem mais mambembe do que agora, como também no tempo de Piquet .

          • Fábio Seixas comentou em 18/07/13 at 15:38

            Senna foi uma exceção, não a regra.
            Abs

    • Dennis comentou em 18/07/13 at 10:16

      “Não terem vingado”? Por favor, são pilotos de grande sucesso internacional. Quer dizer então que só “vinga” quem é campeão?

    • Antonio Carlos comentou em 18/07/13 at 12:05

      Massa e Barrichelo, vingaram na F1, pilotaram para equipes de ponta, tem poles, vitorias, voltas mais rápidas, Rubinho passou dos 200 GPs, o Felipe esta quase la.
      Não foram campeões mundiais, mas pense bem, o primeiro titulo alemão na categoria, só veio com Shumi, depois de quarenta e tantos anos, ha quanto tempo um Frances, não vence uma corrida e um Italiano, então.
      Brasileiros que não deram certo na categoria, são muitos: Gugelmim, Boesel, Cristian Fittipaldi, Pedro Paulo Diniz, Tarso Marques, Zonta, Bernoldi, Pizzonia, Bruno Sena, Luciano Burti e varios outros, estes sim.

  6. andre comentou em 18/07/13 at 8:43

    Fábio, quem é este Davide Rigon ???

    • Fábio Seixas comentou em 18/07/13 at 9:12

      Italiano, corre na Blancpain Endurance Series.
      Abs

      • adriano comentou em 18/07/13 at 10:36

        também correu na GP2 ou GP3

  7. Thiago comentou em 17/07/13 at 23:34

    E vale o registro que nem nesse teste com pilotos inexperientes o Chilton consegue ser mais rápido que alguém…

  8. João comentou em 17/07/13 at 21:53

    sim Chipre e Venezuela, e se depender dos brasileiros corneteiros, que só ficam “ah no meu tempo” , sem nem tentar entender porque a gente tinha tantos pilotos na F1, da cba, da monocultura dos esportes no Brasil ficaremos sem nenhum em breve.

    • Moy comentou em 18/07/13 at 6:15

      Como diria o sábio: De monocultura, já basta a cana de açúcar …

  9. Rodrigo comentou em 17/07/13 at 21:46

    Uma pena essa escassez de brasileiros. Como você mesmo disse no Redação, faltam categorias de Fórmula aqui no Brasil para formar novos pilotos. Nesta toada, em pouco tempo não teremos brasileiros na F1, pois não creio em vida longa do Massa na categoria. E, para mim, sabe quem deve se preocupar com isso? A TV Globo! Sem brasileiros no grid, creio que a audiência vá por água abaixo. Por isso, a própria Globo deve incentivar junto à CBA competições em fórmula. Sei que tem politicagem, caso contrário, só se algum brasileiro leve um patrocinador para “comprar” uma vaga.

  10. Marcelo comentou em 17/07/13 at 21:43

    Fábio, porque nenhuma equipe convidou o Felipe Nasr?! Nõ houve convites?!

    • Fábio Seixas comentou em 18/07/13 at 1:06

      Não sei. Mas não fechou.
      Abs

    • adriano comentou em 18/07/13 at 10:38

      O manager dele deve ser incompetente, se até o cipriota que eu nunca tinha ouvido falar conseguiu andar…
      E o Chilton, hein? O budget todo da Marussia na GP2 deve ser da AON, porque ele não anda nada.

      • Alberto comentou em 19/07/13 at 9:57

        O manager dele é o Steve Robertson, o mesmo que levou Raikkonem e Button até a F-1

  11. Smirkoff comentou em 17/07/13 at 21:19

    Com brasileiros ou não, ainda acho esquisito a ausência dos quatro melhores pilotos da GP2. Sim, dinheiro de patrocinador e empresário eficiente fazem a diferença, mas fica estranho ter a presença do Cecotto, notório pelo mau comportamento na pista, enquanto Coletti, Nasr, Bird e Leimer ficam de fora.

    • Moisés comentou em 18/07/13 at 17:24

      mas quem tem mais capacidade de angariar dinheiro sempre testarão , esquece essa formulas de acesso logo estarão como a F1.

  12. Diogo Falcomer comentou em 17/07/13 at 21:04

    Não ter piloto brasileiro só mostra o descaso do automobilismo brasileiro e a dificuldade que se encontra pra formar pilotos aqui no brasil.

  13. Alfredo Magnussen de Mello comentou em 17/07/13 at 20:32

    Esse sobrenome é bom… hehehe!

  14. Sandro (Blog Leitura Labial) comentou em 17/07/13 at 20:26

    Um irmão Luso no TOP 3? Que bacana, qual foi o último Portuga que correu na F1, Fabio?

    Quanto aos Brasileiros, triste notícia… corremos um risco “BEM POSSÍVEL DE SE ACONTECER” de não termos um brazuca alinhando no grid no ano que vem depois de trocentos mil anos….

    • José Augusto Rocha F° comentou em 18/07/13 at 10:15

      Quase certeza ter sido o Pedro Lamy. Foi o primeiro piloto português a marcar ponto na F1.

    • Fábio Seixas comentou em 18/07/13 at 14:29

      Foi o Tiago Monteiro.

      • Franc comentou em 18/07/13 at 16:11

        Por sinal, o nome completo dele é Tiago Vagaroso da Costa Monteiro. Sem chances de sucesso na F1 sendo Vagaroso de nascença.

        • Sandro (Blog Leitura Labial) comentou em 18/07/13 at 19:43

          Hahahaha, os trocadilhos acontecem sempre com nossos irmãos Lusitanos…

  15. Renato Barbosa comentou em 17/07/13 at 20:21

    Fábio, essa é do Kibe Loco, e o pior que é verdade rsrs:
    “LAMENTÁVEL QUE UM PAÍS DESSE TAMANHO COM PUJANÇA ECONÔMICA DE QUASE DUAS DÉCADAS COM 200 MILHÕES DE HABITANTES NÃO CONSIGA REVELAR MAIS NENHUM FILHINHO DE PAPAI BAIXINHO COM VOZ DE TRAVESTI PARA FAZER BONITO NA FÓRMULA 1. LAMENTÁVEL!

    • Marcos comentou em 19/07/13 at 18:40

      Seixas se é você que modera, porque deixa um cara escrever isso, uma coisa sem pé nem cabeça cheio de facismo

      • Fábio Seixas comentou em 21/07/13 at 18:13

        Critique-o, pois. Aqui o espaço é democrático.
        Abs

  16. Adolpho Dias comentou em 17/07/13 at 20:03

    This is The End, The End, The End, The End…

  17. shelton comentou em 17/07/13 at 18:36

    (Sim… Chipre e Venezuela tinham jovens pilotos na pista. O Brasil, não.)

    isso mostra que não teremos pilotos em 2014. O Massa não conta.

  18. Thiago Maia comentou em 17/07/13 at 18:01

    Esse Chilton é MUITO ruim. Gutierrez, ele e o Gido tão disputando ferrenhamente o titulo de pior do ano.

    • José Queiroz comentou em 18/07/13 at 1:49

      haha na boa, Acho que o Guido já fez muito em classificar a caterham para o Q2 esse ano. Então Chilton e Gutierrez estão firmes no páreo.

  19. Julio Martins comentou em 17/07/13 at 18:01

    A piloto aposta da Ferrari só ficou na frente da Caterham e da Marussia. Ou a Ferrari está fazendo um teste fora da curva ou o Davide Rigon está…

  20. Marcos Eloi comentou em 17/07/13 at 17:52

    Nicolas Prost, da França. Quem seria? Da família do Alain?

    • Fábio Seixas comentou em 18/07/13 at 1:05

      Filho.

  21. Caio comentou em 17/07/13 at 17:19

    Ficou faltando o Nasr pra ganhar rodagem você não acha Fábio ? Falta de um empresário melhor, ou falta de grana mesmo ?

    • Marcos comentou em 19/07/13 at 18:43

      Engraçado a gente ter que discutir se o cara tem ou não patrocínio. tem ou não pistolão, tem ou não empresário, mas ninguém pergunta mais de talento.

  22. Alberto comentou em 17/07/13 at 17:09

    Tomara que o Kevin não caia na cachaça, como fez o pai dele

    • adriano comentou em 18/07/13 at 10:41

      Bom, o Kimi cai sempre e é fodastico. O Jimmy Vasser caiu na cana e é dono de equipe. Sacanagem foi tirarem o título do Tomas Enge por ter apertado unzinho em uma festa. Mundo cada vez mais chato.

      • Alberto comentou em 19/07/13 at 9:59

        Dono de equipe pode beber, o Kimi (ainda) mantem isso sob controle mas o problema do Magnussem pai foi bem pior….

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).