Pit Stop #284
16/07/13 10:40O Pit Stop desta semana fala bastante sobre os contratos de Senna e Piquet com a Lotus, sobre os testes de jovens pilotos, sobre Indy e MotoGP.
(Em tempo, faço aqui um pedido de desculpas: vi a notícia pela metade e lancei-a no ar de forma equivocada. É Kimyia Sato, 23, que corre na Auto GP, o piloto escalado pela Sauber para os testes de Silverstone.)
Lá vai…
A Lotus é uma equipe pobre desde a morte de Colin Chapman, o que ela recebia da JPS era esmola 2,5 milhões de dólares por temporada em 1985 e 1986…com a Camel melhorou um pouco…o orçamento da Lotus era muito menor que a Ferrari, Mclaren, Williams e a partir de 1988 Benetton…por isto Piquet e Senna eram obrigados a ser o n° 1 a Lotus não tinha estrutura para dar carros iguais para seus 2 pilotos…por favor nossos pilotos estão certos…agora se o Piquet ou o Senna estivessem numa equipe grande aí sim teríamos que criticar…
Fittipaldi no link abaixo “entrega”, Jochen Rindt era primeiro piloto na Lotus em 1970, mas também quem era o companheiro do austríaco naquela temporada ?
Pilotos falam sobre cláusulas curiosas em contratos da F-1:
http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?&tagIds=269&time=all&orderBy=mais-recentes&edFilter=editorial&video=pilotos-falam-sobre-clausulas-curiosas-em-contratos-da-f1-04020C19336AE4A94326
A temporada de 70 teve dez provas, Rindt foi campeão somando 45 pontos! Foram 5 vitórias, 5 pódios, 3 poles, 1 m.volta, 172 voltas liderando. John Miles companheiro de Rindt foi 19º no mundial somando apenas 2 pontos, precisa dizer quem era o segundo piloto na Lotus em 1970?
Rubinho tem que levantar as mãos para o céu por pilotar ao lado de Schumacher. Rubens ainda fazia parte da Ferrari, já John Miles praticamente nem existia na Lotus. O brasileiro ainda tinha status de piloto de ponta na Ferrari, já Miles na Lotus é de dar dó…
Precisa aparecer contratos para saber quem foi primeiro piloto na Formula 1? Se Fangio exigia condição de líder nas equipes nos anos 50, como massacrar Piquet, Senna, Schumacher, Vettel ou Alonso por exigir liderança nos times? Capachão não faltou ao lado de Fangio nas equipes, o argentino tirou até vitória do companheiro pra pegar carro emprestado. Tenha dó…
Fica a pergunta: “Porque na década de 50 as equipes não deixavam um carro reserva nos boxe? Precisava pegar carro do companheiro durante as corridas?”.
E ainda tem gente que mete o pau no Schumacher nos tempos de Ferrari. No GP Brasil 2001, Rubinho teve problemas em seu carro titular minutos antes da largada. Única salvação era pegar o carro reserva de Schumacher. Detalhe, esse carro reserva era do alemão por contrato, ficava no boxes em caso de urgência ou opção se Schumacher quisesse trocar de carro. A Ferrari não pensou duas vezes, pegou esse carro reserva(que já estava “preparado” para o alemão) e ajustou ao estilo de pilotagem de Rubinho.
Em nenhum momento Schumacher saiu na mídia disparando contra equipe, ou companheiro por quebra de contrato…
Fangio merece homenagens, claro, mas a palavra “ética” não existia em sua filosofia, o que interessava era vencer a todo custo.
Luigui Fagioli ficou famoso por sua determinação e por seu temperamento explosivo. Em 1934 muito antes da F-1 existir, correndo uma prova pela Mercedes em pleno Nurburgring, recebeu ordens para ceder a vitória a um companheiro de equipe. Furioso, parou o carro na beira da estrada (a corrida era disputada em uma rodovia) e voltou para casa, deixando a equipe.
Em 1951 Fagioli era companheiro de equipe de Juan Manuel Fangio, e à altura do Grande Prêmio da França o argentino disputava o título com Giuseppe Farina. Durante a prova Fangio teve problemas com seu carro, e usando um artifício permitido pelo regulamento, a Alfa chamou Fagioli (líder da prova) para os boxes e entregou seu carro a Fangio(para Fagioli ceder é porque tinha algo no contrato). O argentino venceu a prova, mas de acordo com o regulamento, a vitória e os pontos foram repartidos com Fagioli. Bom lembrar, Fagioli entregou a liderança e terminou em 11º lugar. Era apenas a terceira prova do ano de um total de sete, ou seja, Fangio foi favorecido no início da temporada.
Em 1956 Peter Collins chegou à ultima prova do campeonato em Monza numa posição em que poderia ser campeão do Mundo. Fangio liderava a corrida mas teve um problema na coluna de direção indo para os boxes. A equipe ordenou a Luigi Musso para que cedesse seu carro a Fangio(de novo?), mas o italiano recusou. Contudo, o piloto argentino teve carro para prosseguir a corrida e alcançar o título. Carro cedido por… seu rival, Peter Collins. Como podem ver, a coisa era até pior que nos dias de hoje, Collins tinha chance de ser campeão, mas foi obrigado a favorecer Fangio.
Mais tarde, quando a corrida terminou, Fangio celebrava o seu segundo lugar da corrida (vencida por Stirling Moss) e conseguia os pontos suficientes para ser campeão do mundo pela quarta vez. Perguntou-se a Collins o porquê deste gesto de aparente fair-play. A resposta foi simples, mas hilária:
“Sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo”
Acredite quem quiser, mas eu não engoli essa desculpa “sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo”, Collins recebeu ordens da equipe para ceder o carro a Fangio. Luigi Musso recusou, mas Collins aceitou sem reclamar bem ao estilo capachão-Coulthard…
Collins foi um “banana” essa que é a verdade, tinha chance de ser campeão, mas se rendeu aos caprichos do time que bajulava Fangio.
Alguns vão lembrar que as corridas em “duplas” ou “trincas” eram permitidas na década de 50. ok, mas porque Fangio era sempre o favorecido? O argentino nunca cedia seu carro, sempre ele era o piloto que pegava carro emprestado. Em alguns casos, sequer o carro de Fangio quebrava, ele sentia que o carro não estava bem, parava no boxes e pegava carro do companheiro que estava melhor(caso do líder Fagioli acima).
Quando Fangio pegou carro “emprestado” de Collins, ao mesmo tempo tirava o único que podia impedir seu tetracampeonato. Oras, assim é fácil ser pentacampeão…
Lembrei da primeira vitória de Rubinho na F-1, na largada do GP da Alemanha Fisichella tirou Schumacher da corrida, imaginem se essa regra existisse. Imaginem Rubinho parando na segunda volta e entregando o carro para o alemão. Bom lembrar, a corrida teve safet-car, Schumacher poderia fazer uma boa corrida de recuperação e somar bons pontos na luta contra Hakkinen pelo tricampeonato. Ainda bem que essa regra foi banida da Formula 1.
Massacram tanto Vettel, mas até 2012 tudo que o alemão conquistou foi tudo na raça, sem pegar carro emprestado, sem depender de ajuda de regulamento a favor, sem depender(várias vezes) de ajuda de companheiro de equipe. E o mais importante, sem jogar carro em cima do rival pra ser campeão como aconteceu com Prost em 89, Senna em 90 ou Schumacher em 94.
O que Vettel fez na Malásia em 2013, é insignificante comparado as barbaridades que aconteceram no passado…
O senna e o piquet fizeram valer seu desempenho nas pistas. O massa infelizmente não teve como aproveitar sua chance. O que me irrita é ser “obrigado” a ouvir todo tipo de desculpa forçada sobre o desempenho do massa. Fora as muito otimistas oportunidades que ele pode vir a ter em outras equipes. Eu torci muito e ainda torço mas a realidade é essa.
Infelizmente, a F1 parece ja ter dado todas as chances que o seu mundo competitivo e lucrativo podia.
Não da pra falar exatamente isso, eu penso que o Massa, ficou tentando uma recisão com a Ferrari, pra tentar outra coisa, mas parece que isso é meio impossível depois que a gente leu esse contratos antigos imagine então as claúsulas dos novos.
Fábio, houve alguma mudança no Player? Desde a edição 283 eu não consigo mais assistir nenhum Pit Stop.
Não, não mudou nada.
Abs
é Fábio, pra mim a f1 nunca mais vai ser a mesma depois destes documentos serem divulgados, não dá mais pra torcer me sinto um idiota assistindo um jogo de cartas marcadas.
e pelo jeito deve ser em todas as equipes né?
Não dá pra torcer entre pilotos dentre uma mesma equipe, a menos que vc veja disputa acirrada, como foi na Maclaren p.ex. mas entre pilotos de equipes diferentes por que não!?
da nada não , vai ter um monte de manézinho falando que esse é melhor que aquele ainda, nem vão ler blogs como esse, infelizmente,
porque não? vc não gostaria de ver o alonso tomando um passão do massa ou do nelsinho por exemplo?sou fã do Hamilton mas não seria legal ele vez em quando tomar passão do nico?
e outra ser segundo piloto não dá direito do piloto pedir pra torcida ir no autódromo torcer pra ele, os cara falam vms lá conto com vcs aí chega lá e abre pro companheiro?
deixa pra lá, vou continuar assistindo porque gosto da velocidade, mas torcer será dificil.
isso já ta acontecendo esse ano, mas e dai. depois de ler esses contratos , parece aquelas lutas livres em que o mocinho sempre ganha no fim.