Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Joguinho interessante...

Por Fábio Seixas
16/07/13 10:10

Não entendo de videogames, fiquei para trás depois que abandonei meu Atari.

Mas tem um monte de gente empolgada por aí com a notícia de que a nova edição do game oficial da F-1 trará carros, pilotos e pistas dos anos 80 e 90.


Pilotar a Williams FW12 com o Mansell em Jerez? Assim talvez até eu me anime…

A dica do vídeo foi do Gabriel Rocha.

Bom? Ruim? Especialistas no assunto, manifestem-se!

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Thiago L comentou em 17/07/13 at 20:37

    F1 2013 fica sem Ayrton Senna e carros clássicos por questões de licença.

    http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2013/07/f1-2013-nao-tera-senna-e-veiculos-mais-antigos-por-problemas-de-licencas.html

  2. Sergio comentou em 16/07/13 at 18:10

    Fábio, sugiro a você conhecer rFactor 1. Foi lançado em 2006, se não me engano, e tem trocentos mods ( quando alguém com conhecimento o suficiente utiliza a tecnologia para recriar carros e até pistas de determinadas épocas -desde carros de 1955 até os atuais). Mods são criados pela comunidade e gratuitos.
    rFactor é um simulador bastante elogiado pela comunidade de simracers mas só vale a pena se você tiver tempo e dinheiro para investir na compra de volante com force feed back, pedais e construir um cockpit além de 3 monitores. Dos antigos, esse é um dos mais famosos.
    Atualmente estou jogando o rFactor 2, mas ainda está em desenvolvimento. Outro que promete muito, com possibilidade de serem criados mods é o Asseto Corsa que ainda não foi lançado. Para quem curte F1 esses simuladores são diversão garantida.

    • Junior comentou em 17/07/13 at 0:03

      haha minha mulher me bateu, quando coloquei mais dois monitores ai ja Elvis.

  3. RENE FERNANDES comentou em 16/07/13 at 16:10

    Joguei muuito Atari. O que me desestimulou a continuar no mundo dos games foi a complexidade e a quantia de controles nos teclados dos pc’s…O meu ocaso começou com Doom. já não jogava mais em consoles, pois a mão era muito pesada para o material usado na fabricação…F!? Nem pensar!! Era o último com várias voltas de atraso…Quem sabe um com Kinetc resolva??

  4. Regis Br.Rock comentou em 16/07/13 at 15:27

    Esse jogo vai ser da hora.

  5. Thiago comentou em 16/07/13 at 14:32

    Joguinho? Acho que essas pessoas não tentaram jogar no modo simulador e sem os auxilios de pilotagem ainda… tentem e depois de pegar a mão… e se pegar a mão… venham falar novamente… kkkkkk

    • Sergio comentou em 16/07/13 at 18:11

      São ridiculamente fáceis. Experimente rFactor.

      • Allez Alonso! comentou em 17/07/13 at 21:41

        iRacing é muito bom, é caro, mas vale cada centavo.

  6. Marcelo comentou em 16/07/13 at 14:26

    Vou comprar por curiosidade, mas em termos de JOGABILIDADE o F-1 2013 não supera o jogo de 2012!!!

    Capa do jogo Formula um 2012 para X-box:
    http://2.bp.blogspot.com/-kr_GZAwH8mo/UM57Dxpr6YI/AAAAAAAAaac/VyTVCXOSbL8/s1600/f1+2012.jpg

    Depois que colocaram o KERS e DRS nos carros virtuais a coisa ficou bem complicada, aí esta a DIFERENÇA e a DIVERSÃO do jogo. Antes o piloto-virtual deixava o câmbio no “automático” e o trabalho era só frear, acelerar e contornar as curvas o mais “redondo” possível freando o mais tarde, e acelerando o quanto antes. Com o KERS e DRS o desafio é maior porque são dois botões a mais pra controlar. Fora isso, existe a dificuldade de saber usar na hora certa esses equipamentos. Uma curiosidade, nem sempre você consegue ultrapassar usando KERS e DRS, com o tempo você percebe que “falta algo”, ou seja, tem que saber usar o KERS e DRS no momento certo.

    E quanto mais errado usa o KERS e DRS, mais PUTO você fica porque sabe que esta perdendo tempo. Nesse momento, você se coloca no lugar dos pilotos da Formula 1 e percebe o quanto é complicado dominar os carros da atualidade. Lembrando que, no jogo virtual você pode errar várias vezes na pista, já na vida real cada erro custa caro, basta ver a situação do Felipe Massa nas últimas quatro provas…

    Se você se acha um “expert” e fica massacrando a F-1 atual dizendo que ela é “artificial”, compre o jogo 2102 e faça tudo isso sem o câmbio no automático. Depois de horas, dias e semanas usando o KERS e DRS você compara o seu nível com os vídeos no tube(procure os recordes difíceis), a decepção é total(lembrando que tem os segredos de como acertar o carro antes da prova, são multiplas regulagens). Tem garoto no tube que é o “demônio” nesse jogo, pra bater os recordes de pista não é fácil, mas é aí que esta a diversão. O jogo de 2013 vai ser interessante porque vai ter carros e pistas antigas, mas em termos de DIVERSÃO, nada supera o jogo 2013 com KERS e DRS.

    Não é a toa que no mundo real os pilotos de ponta ganham dezenas de milhões de dólares, se no jogo-virtual já é foda usar dois botões a mais, imagina com o volante cheio de botões? Fábio Seixas deve ter ficado impressionado com o volante de um F-1. Seixas pode dizer se é FÁCIL ou NÃO usar tantos botões durante uma corrida.

    Sabe qual é o problema dessa bosta de país? A famosa “modinha” de meter o pau em tudo, pra piorar, 99% dos torcedores da F-1 são os mesmos que assistem o “futibor”, e não existe raça mais CHORONA que futebolista. Se o time perde, tudo é motivo pra meter o pau. Brasileiro não gosta de esporte, da competição em si, gosta de ver o time ganhando, se não ganha começa a choradeira. Na Formula 1 é a mesma coisa…

    Abaixo, pra quem é fã de jogos de corrida uma série de oito capítulos como o piloto Duda Pamplona(Stock-Car), ele vai ajudar você no jogo Forza Motorsport 4.
    As dicas também servem para qualquer jogo da Formula 1.

    https://www.youtube.com/watch?v=fbCzsBBW3ws

    • Marcelo comentou em 16/07/13 at 14:33

      Detalhe para um comentário nesse vídeo com Duda Pamplona:

      Joao Paulo(5 meses atrás)

      “até que em fim achei video de brasileiro sobre forza 4!!! os brasileiros deveriam fazer videos sobre diversos jogos , não só sobre call of duty. Quero melhorar os setups dos meus carros e nao acho explicação em portugues. Ai fica dificil correr com os gringos e seus super carros online”

      *Estamos tomando surra até nas corridas virtuais…e pior, estamos buscando setups lá fora pra acertar os carros…ta feia a coisa, rsrs

    • Marcelo comentou em 16/07/13 at 15:03

      F1 2012 Car Setups Explained
      https://www.youtube.com/watch?v=eK2roamf-Rg

    • Marcelo comentou em 16/07/13 at 15:31

      Bacana demais ver o momento que o piloto escolhe acionar DRS ( luz-verde) e o KERS(luz Vermelha). Detalhe para as regras do regulamento da F-1. Em 2012 o DRS era liberado(todas voltas) nos treinos-livres. Duro é você segurar o carro “leve” em todas as freadas. Lembro do Bruno Senna saindo de traseira em uma curva, durante a entrevista ele disse que estava arriscando tudo ativando o DRS onde podia: ” Estava pilotando com o carro solto pra ver ser podia ganhar tempo com o DRS, mas o carro escapou na curva”

      F1 2011 – Monza Time Trial Hot Lap – 1:17.723 – all assists OFF (Red Bull)
      https://www.youtube.com/watch?v=PRkHH6BXKnc

  7. Humberto comentou em 16/07/13 at 13:42

    Nada que já não exista no Rfactor e GP4. Infelizmente a Codemasters faz um grande trabalho nos gráficos e péssimo na técnica (Jogabilidade , acertos, etc). Alem disso pelo que vi não será possível correr as temporadas dos carros clássicos, coisa que é possível no Rfactor. As únicas falhas do Rfactor são a falta da chuva e a AI.

    • Sergio comentou em 16/07/13 at 18:12

      Experimente o rf2

      • Humberto comentou em 17/07/13 at 17:01

        Já comprei Sergio, mas como ainda esta em evolução e não tem muitos MODS ainda não comecei a jogar para valer.

        Abs

  8. Thiago Moreno comentou em 16/07/13 at 12:43

    Fábio, o ideal para jogar o F1 é ter um volante com force feedback, paddle shifters e pedais (alguns modelos da logitech tem a alavanca de câmbio tradicional e o pedal de embreagem também).
    A jogabilidade do F1 2012 é animal. Vi ontem os gráficos do 2013 e fiquei impressionado. Com os carros clássicos será fantástico correr nas pistas novas e antigas.

  9. Armando comentou em 16/07/13 at 12:39

    Fabio, recomendo jogar o Grand Prix 4, que ‘e um jogo fantastico. Apesar de antigo e com graficos um pouco piores que os atuais, ‘e um jogo maravilhoso pelo realismo e pela forma de pilotagem. Alem disso pode-se baixar na internet nao apenas alguns carros, como tambem temporadas todas, incluindo as pistas e ate com narracoes do Galvao bueno. Olha so um exemplo. http://www.youtube.com/watch?v=gXPq_sPgzBQ
    abs Armando

  10. Danilo comentou em 16/07/13 at 11:43

    Fábio, eu tenho a versão 2011 deste jogo e a considero muito boa. Certamente comprarei esta versão 2013, embora não contenha Senna, Piquet e a pista de Jacarepaguá.

    Em termos de realismo, parece que o jogo rFactor continua imbatível nesse quesito.

    Entretanto, gosto do grau de realismo deste jogo da Codemasters. Vale a pena você comprar a versão para PC, caso seu computador tenha uma configuração adequada para jogos. Não sei se valeria a pena você gastar dinheiro num videogame só para jogar o F1.

  11. Moy comentou em 16/07/13 at 11:22

    Parece que vai ser um bom jogo. Não simulador …

  12. carlos Soares comentou em 16/07/13 at 11:19

    Eu também sou da época do Atari mas ontem joguei por uns minutos um X box de carros que me impressionou no fim do ano vou comprar o X Box novo e esse F1 vou jogar bastante

    • Rodrigo comentou em 16/07/13 at 12:48

      Carlos, caso seu objetivo seja simulação, sugiro comprar um PC + volante, e ingressar no mundo dos simuladores, que são bem mais interessantes e realistas do que os “SimArcades” como F1 da codemasters, Gran Turismo, Forza.

      No PC vc tem opções excelentes como Iracing, Asseto Corsa, Rfactor2.

      Caso seja um jogador mais casual, aí sim os consoles serão mais divertidos.

      • Antonio Lages comentou em 17/07/13 at 0:10

        problema de simulador é arranjar tempo, pra arrumar setup
        ai eu prefiro os consoles mesmo, porque não tenho tanto tempo

  13. Fabio Amparo comentou em 16/07/13 at 11:15

    Vi o teaser do game e aparecem os modelos da Ferrari de 1990 e Williams de 87.

    Já houve algo parecido do jogo de 2011 ou 2010, onde é possível pilotar um Lotus antigo. E o mais legal é que não se tem nem como opção acionar algum auxílio eletrônico.

    A ver…

  14. Rodnei Silva comentou em 16/07/13 at 10:53

    Eu tenho as versões de 2010 e 2012 deste jogo, é fantástico, o melhor jogo de corrida que eu já vi. O casamento do jogo com o volante G27 é espetacular.

  15. Frederico comentou em 16/07/13 at 10:38

    Já faz com atraso, a franquia Dirt3! (Rally) adicionou os monstros do temido Group B e até o Mini original dos anos 60 e outros lá em 2011.

    Nunca joguei o F1, mas se o game tiver uma jogabilidade de simulador, fica até interessante.

    • Czar comentou em 17/07/13 at 15:19

      Demorou mesmo!

      Deve ser a única forma de correr com os Group B sem correr risco de vida o tempo inteiro… kkk

  16. José Augusto Rocha F° comentou em 16/07/13 at 10:37

    Flávio, é muito bacana mesmo. Pena que seja mais jogo do que simulador.

  17. Gustavo comentou em 16/07/13 at 10:26

    Realmente parece interessante. Se o preço estiver bom, vou comprar sem medo.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).