Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Dia de anúncios

Por Fábio Seixas
16/07/13 11:49

Vários anúncios hoje na F-1…

O mais impactante para o Brasil é a confirmação de que a Marussia usará motor e câmbio da Ferrari em 2014.

Desde o acerto com Bianchi para esta temporada, especula-se que a nanica estaria sendo usada como um trampolim para que o francês seja companheiro de Alonso.

(Em outros termos: na estratégia ferrarista, a Marussia seria a nova Sauber. Foi lá que a Ferrari preparou Massa durante três temporadas até levá-lo de vez para Maranello, em 2006.)

Agora, para mim, não restam dúvidas. É isso mesmo. Só resta saber quando a Ferrari pretende importar Bianchi. Já em 2014? Ou vai deixá-lo por lá por mais um ano, pegando o jeito do seu motor?

O futuro de Massa depende dessas respostas.

Falando em Massa, ele está envolvido em outro anúncio: foi confirmado para a bateria de testes de Silverstone.

Ele vai testar na sexta de manhã. O resto dos testes ficará a cargo do italiano Davide Rigon, 26, ex-GP2, hoje líder do campeonato de endurance do Mundial de GT.

Na Red Bull, a novidade é que Ricciardo foi escalado. Já está claro que ele é o favorito para a vaga de Webber caso o negócio com Raikkonen não dê certo.

Entre a molecada, muita gente da GP2, da GP3, da F-Renault: Ellinas, Frijns, Cecotto, Calado, Da Costa…

E nenhum jovem piloto brasileiro, o que é preocupante…

Por fim, a Williams anunciou que Pat Symonds (aquele) será seu novo diretor-técnico, substituindo Mike Coughlan (aquele!).

Notícia que não fede nem cheira. Mas torço para que a Williams cresça.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Jose comentou em 17/07/13 at 9:54

    O Felipe Massa desde a temporada de 2008 não realiza nada de util na Formula 1, acredito que aquela batida em 2009 o prejudicou demais. Ele nada mais é do que uma versão piorada do Barrichelo são 02 Nakajimas como disse o Fábio Seixas no Post antigos. O Massa só continua na Ferrari pois seu empresário é Filho do Jean Todt (ex chefão da Ferrari e Presidente da FIA) Ano que vem ele com certeza estará fora da Ferrari mas não da Fórmula 1 por questões de Mercado……tem a Rede Globo que irá dar 01 força nos bastidores……..É lembro dos anos 80 e até a Morte do Senna em 94 quando éramos grandes neste esporte………..éramos protagonistas…………….agora só temos lixo nos representando…pilotos que assinam contrato para perder…………………..é lamentável………..e parece que não teremos peça de reposição talvez o Felipe Nars mas tenho minhas dúvidas………..é triste……….O Barrichello não consegue nem vencer na STOCK CAR……………e o Massa……………………….pede pra sair

    • João comentou em 17/07/13 at 21:32

      Éramos grandes? Ele era grande você tava aqui no Brasil, curtindo Collor e Sarney,ele tava com o dinheiro nas Bahamas , nem tenho nada contra porque todos fazem, para de jogar tuas expectativas nos outros e não temos lixo não quer assistir, vai ver pica-pau na Record, temos é outra situação econômica, nenhum piloto hoje por mais brilhante que seja chegara la , aliás nem se saberá, porque o Massa , que você tanto critica. foi um dos poucos que tentou mudar essa situação coma formula futuro, já você está ai com a boca cheia falando lixo. vê la o sem noção…. http://mais.uol.com.br/view/t2pjn3videvl/felipe-massa-lanca-a-nova-formula-future-fiat-04023970C4C91366?types=A&

    • João comentou em 17/07/13 at 21:35

      http://ibk.org.br/
      E esse aqui o boca de trombeta, corneta, sem noção é o instituto do Barrichello e do Kanaã, agora vamos parar de falar Lixo, ja que teus dedos nos teclados que devem ser isso.

  2. Ricardo Arcuri comentou em 17/07/13 at 9:51

    A Williams está que nem time pequeno de futebol na esperança de crescer: investe naquele jogador que é bom, mas de passado discutivel e por isso sai barato.

    Como vc falou, trocou 6 por meia-duzia. Mas considerando que este foi o ultimo daquela estrutura criada ao redor de Adam Parr, é mais uma chance de um recomeço. So nao pode pensar que isso pode acontecer sempre. E no caso da Williams, essa poderia ser a ultima chance.

  3. antonio carlos comentou em 17/07/13 at 9:37

    Ola Fábio,
    Gosto muito de automobilismo e leio seu blog e gostaria de dizer que a F1 está começando a perder o público por causa da forma como as regras são mexidas.
    Tem de deixar de querer se mostrar como bom moço, se não é. Não tem bobo na F1.
    Vi Pace, Emerson, Piquet, Senna, Arnoux, Villeneuve, Jarrier…. Agora vejo o que? Exeção a Kimi não tem mais minguém.. Só dinheiro. Assim prefiro ver a DTW
    Não é verdade?

    • João comentou em 17/07/13 at 21:45

      porque exceção a Kimmi, ou você acha que aquela estampa de modelo e ar “blaze” não é o que o maném na F1, piloto ele é igual a maioria que esta la.

  4. Ivan comentou em 17/07/13 at 8:44

    Se pesa o fato do Bianchi ter pouca experiência, as últimas temporadas do Massa contam a seu favor. Na minha opinião o ciclo do Felipe na Ferrari esta esgotado, vai ser bom para equipe uma mudança em 2014, já para o piloto, acho que não vai conseguir uma equipe de ponta.

  5. Anderson Oliveira comentou em 17/07/13 at 7:14

    Vai ser estranho se a Ferrari puxar o Bianchi agora (2014), pois ano passado o Peres estava moendo (antes da renovação) e eles não pegaram falando da falta de experiencia, acho que ano que vem ele nao vai, mas em 2015 vai e se tiver problemas com o Alonso, o Alonso vai estar mais velho e com o contrato vencendo. Qual a diferença entre o Bianchi e o Peres?

    • Antonio Lages comentou em 17/07/13 at 13:48

      Não da pra saber com a Marussia, vamos ver o ano que vem com motor Ferrari.

  6. Kalil comentou em 17/07/13 at 2:32

    Com a repercussão desses contratos, você acha que audiência global ira cair?

    • Fábio Seixas comentou em 17/07/13 at 8:04

      Acho que não.
      Abs

      • Antonio Lages comentou em 17/07/13 at 13:41

        Também acho que não, mas tomara que aconteça Kalil, ou como a gente diz no futebol, só vai ficar aquela torcida “coxinha” que não entende quase nada de automobilismo.

  7. Michel comentou em 16/07/13 at 23:41

    Ausência de jovem piloto do Brasil nos teste! Claro, tirando o Nasr, não vejo outro que esteja se destacando no automobilismo mundial(F3, renault, f3 europeia…).
    De fato é preocupante! Precisamos de um brasileiro que se destaque na F1 para impulsionar jovens pilotos! Espero que o Nasr seja campeão da GP2 e ingresse na F1 em uma equipe média e ao menos mostre que é um piloto arrojado e eficiente!

  8. GILSON FRANÇA comentou em 16/07/13 at 22:39

    Eu não sei porque tem gente que ainda fala em fumassa zacarias? esse porqueira não vai a lugar algum, nenhuma equipe de ponta vai contratar esse porqueira fracassado nem par segundo piloto serve, nem pra marcar pontos com frequência para ajudar o time no campeonato de construtores presta.

  9. Evandro comentou em 16/07/13 at 22:06

    Esse Bianchi já mostrou algo tão diferenciado,como foi o Alonso quando era piloto da Minardi,acabou aparecendo na Renault onde o mesmo foi Bi-campeão. Sei lá vejo uma aposta muito arriscada a da Ferrari.

  10. Adão Fagner comentou em 16/07/13 at 21:13

    Estamos vendo que as vagas para a proxima temporada estao praticamente fechadas, mas com a ida do kimmi para a Redbull o massa nao teria uma chance por la?

    • Fábio Seixas comentou em 16/07/13 at 21:28

      A Lotus já estaria de olho no Hulkeberg.
      Abs

      • Victor comentou em 17/07/13 at 11:27

        Concordo é Kimi na RedBull, Hulkeberg na lotus. Se massa n tomar cuidado vai acabar indo p Toro Rosso ou Sauber.

  11. Luis R comentou em 16/07/13 at 18:54

    Fábio, leio sempre seu blog. Acho muito interessante.(e continue não alisando os comentários muito idiotas…hehehe)

    Sobre a GLOBO: Minha visão, para o médio-longo prazo, é que a globo não mais transmita a F1 ao vivo. Isso vai ficar para o sportv, apenas.
    Justificativas:
    1- diminuição da audiência pela “massa”
    2- aumento dos assinantes da tv a cabo (especialmente dentro do público remanescente da f1).

    O que acha sobre isso Fábio?

    • Bob comentou em 17/07/13 at 16:34

      E vc acha que alguém assiste F1 por causa do Massa ??? tá de brincadeira !

      • Moisés comentou em 17/07/13 at 19:46

        Muita gente assiste sim, inclusive eu, paga pau pra estrangeiro que tem status por causa de contrato.

    • Alfredo Magnussen de Mello comentou em 17/07/13 at 20:47

      Nem a pau.. F-1 mesmo sem brasileiro é interessante. talvez atpé melhore, pq aí acabaria a frustração.

  12. Alfredo Magnussen de Mello comentou em 16/07/13 at 18:08

    Fábio… Responda uma pergunta… O Felipe Massa tem tino para acertar um F-1 e perícia para acertá-lo como outros? Vide Prost, Hill, Piquet, até mesmo o Senna?

    • Fábio Seixas comentou em 16/07/13 at 21:29

      Vc está propondo comparações muito cruéis…

      • Alfredo Magnussen de Mello comentou em 16/07/13 at 23:28

        Mas é uma pergunta relevante, pois nunca ouvi um comentário a respeito dele nesse “quesito”. Ouvi sobre o Alonso, Barrichelo, Coulthard… Todos esses foram ótimos pilotos de testes e acertadores né?

        • Alberto comentou em 17/07/13 at 18:08

          Não mesmo!

      • Danilo M comentou em 17/07/13 at 16:01

        Resumindo: Não.

    • Anderson Oliveira comentou em 17/07/13 at 7:16

      Em “acertar” carros nas paredes acho que o Massa ja passou desses dai com certeza….

    • Czar comentou em 17/07/13 at 15:09

      Senna foi extraordinário em muitas coisas.

      Mas em acerto de carro sempre foi muito fraco.

      • João comentou em 17/07/13 at 21:47

        Hamilton ganha dele

  13. bipolar comentou em 16/07/13 at 18:02

    É as coisas estão feias para o Brasil….
    Se a Rde Bull der bobeira vai perder um baita de um piloto, talvez o melhor ou o segundo melhor do atual grid e se ela conseguir traze-lo ele é Vettel vão formar uma das melhores duplas talvez perdendo para Senna e Prost e Piquet e Mansel…
    Quanto a Massa, melhor esquecer! Vai encerrar o ciclo de um país vitorioso na F1, será o ultimo piloto, não sei se Razia ou Nars vão ter cacife para comprar uma vaga…
    Williams seria melhor fechar logo com o Grupos Volks wagen e colocar um baita motor ou da TAG, Porshe, Audi ou da própria Volks para empurrar, uma coisa é certa não ia ter para ninguém… abs

    • Eric Musashi comentou em 17/07/13 at 1:07

      Piquet e Mansell? Sou mais Vettel e Kimi. Lembrando, aliás, que no primeiro ano eles perderam o título para o Prost mesmo tendo o melhor carro, e no segundo Piquet venceu.

  14. Junior comentou em 16/07/13 at 17:27

    Mas pra que brasileiro na formula 1? Tem que ser brasileiro e mais uma compensação mercadológica, porque ficou claro depois da exibição desses contratos, que piloto bom é piloto que da visibilidade ou leva dinheiro pra equipe.
    Vê la Webber ,Rosberg e Massa amargando erros em treinos pits e quebras alguem ainda acredita depois disso tudo em igualdade na F1?

  15. Gustavo Metello comentou em 16/07/13 at 16:37

    Fábio, vc acha que uma possível ida do Bianchi para a Ferrari ano que vem não seria um pouco prematura? Caso isso ocorra, qual a decisão que a equipe tomaria, ao seu ver, sobre o Felipe Massa. O descartaria?

    • Fábio Seixas comentou em 16/07/13 at 16:49

      Se ele andar bem neste ano, não acho que seja prematura. E a Ferrari o acompanha há um bom tempo.
      Abs

  16. Andre, Lisboa comentou em 16/07/13 at 16:09

    Sem duvida Bianchi será o novo queridinho de Maranello, e Alonso que se cuide, ele nao tem boas experiencias com novatos.
    Quanto a Red Bull acho que vivem um dilema interno. Seu proprietario quer muito que Ricciardo ocupe o lugar de Webber, mas seus dirigentes nao podem ficar indiferente vendo um piloto como Kimi disponivel no mercado.
    Aos testes torço muito por Felix da Costa, e acredito que se Ricciardo for para Red Bull as chances do Portugues estrear ano que vem na Toro Rosso sao enormes.
    Quanto a Willians, trocou seis por meia duzia, contando com o elenco que eles possuem mais carro ruim e pilotos idem tem tudo para continuar amargando as ultimas posições do grid, infelizmente.

  17. RENE FERNANDES comentou em 16/07/13 at 15:57

    Boa tarde Fábio Seixas. A pergunta é: Cadê o Razia?? O cara evaporou ou dissolveu??

    • RENE FERNANDES comentou em 16/07/13 at 15:58

      Li os comentários e já achei sua resposta. Grato.

  18. Rodrigo Mattar comentou em 16/07/13 at 15:34

    Rigon é líder da Blancpain Endurance Series, que não chega a ser propriamente um campeonato mundial de GT. Um de seus parceiros é o brasileiro Cesar Ramos.

    • Fábio Seixas comentou em 16/07/13 at 16:48

      Foi a maneira que encontrei para explicar o que é o campeonato. É endurance, organizado pela mesma empresa do Mundial de GT, mas num campeonato completamente diferente.
      Abs

  19. Flavio Maia comentou em 16/07/13 at 14:38

    Pronto, agora só falta a globo parar de transmitir a F1

    • Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 17/07/13 at 2:00

      Já aconteceu uma vez da Globo jogar a F1 para o alto, e foi em 1980! A Band fez a transmissão daquele campeonato com o Galvão Bueno, é mesmo, o Galvão Bueno!
      Mas para o castigo da Globo surgia o atrevido Nelson Piquet que colocava o Brasil de volta na luta pelo título com sua Brabham N° 5 vencendo Três GPs e conquistando o Vice-Campeonato, e o Emerson deixava a F1 ainda com um último pódio na carreira que foi em Long Beach (EUA) na primeira vitória de Nelson Piquet!

  20. Danilo Meira comentou em 16/07/13 at 14:11

    Fabio, como não temos jovens pilotos na lista de “future faces”, isso não pode significar uma sobrevida para o Massa por questões mercadológicas?

    • Fábio Seixas comentou em 16/07/13 at 15:07

      Sim, pode.
      Abs

    • Alberto comentou em 17/07/13 at 18:11

      Não só a sobrevida do Massa bem como a entrada do Nars

  21. Adriano Lima comentou em 16/07/13 at 14:08

    Fábio, por falar em brasileiro, vc tem notícias do Luiz Razia? Ele ainda está apostando fichas na F1? Abs

    • Fábio Seixas comentou em 16/07/13 at 15:07

      Ele estava negociando com a Force India, para ser piloto de testes, mas as coisas esfriaram…
      Abs

  22. Celso SP comentou em 16/07/13 at 14:04

    Acho que no caso do Pat Symonds fede sim e fede muito.

    • Alberto comentou em 17/07/13 at 18:10

      Fede não, o Briatore fedia bastante

  23. Massa comentou em 16/07/13 at 14:00

    Fabio, vc não acha que seria uma boa troca. Massa na Marussia já que conhece os componentes que vão equipar o carro deles e o Bianchi vai para o lugar dele na equipe titular? Isso porque o Massa, pelo andar da carruagem, não vai conseguir vaga em outra equipe de ponta pois a fase é “braba”.

    • Fábio Seixas comentou em 16/07/13 at 15:07

      Sair da Ferrari para ir pra Marussia não seria uma boa troca nunca…
      Abs

      • Sergio comentou em 16/07/13 at 17:46

        ahahaha Fábio Seixas só chuta cachorro morto. Boa troca…. ahahaha

      • Massa comentou em 17/07/13 at 12:53

        Sei que não seria uma boa troca mas vc acha que ele teria cacife ou se alguma equipe melhor poderia contratá-lo em função de sua má fase e tbem de sua idade?

  24. sandro karam comentou em 16/07/13 at 13:54

    Poxa e o que acontece com o Nasr que é o atual vice lider da GP2? O empresário dele não tem influencia na F1 ou falta dinheiro para comprar um teste desse?

    • João comentou em 17/07/13 at 21:48

      o memso que aocntece com Felipe Massa, não é europeu

  25. Solon comentou em 16/07/13 at 13:38

    Olá Fábio. Relendo seus posts anteriores, vemos que o jogo de equipe sempre existiu na F1, a favor ou contra brasileiros, mas lógico que quando é contra, há uma comoção nacional, mas ninguém lembra de que com Piquet e Senna era assim só que a favor. Até pq, não vi em nenhum outro lugar (me corrija se estiver errado) alguém, falar abertamente da divulgação desses contratos. E não vou entrar no mérito se está certo ou errado que não é meu objetivo aqui. Pois bem, tirando a McLaren, que parece sempre dar mais liberdade aos seus pilotos, todas as outras dão preferência para algum piloto, até a Red Bull que até bem pouco tempo dizia que não existia esse jogo, agora é descarado que Vettel é o piloto número 1. Aonde quero chegar? Seguindo esse raciocínio não consigo acreditar que a Red Bull vá contratar o Raikkonen, pois este, na minha humilde opinião, é o melhor piloto do grid atual quando quer se dedicar e correr para valer, e estes 2 últimos anos ele mostrou que quer. Assim, dividiria os pontos e atenção da equipe com outro grande piloto e (virtual) tetracampeão! Aí a Ferrari mantém o Alonso como principal piloto, somando todos os pontos e a principal concorrente dividindo os delas. Para os fãs, como eu, seria excelente, mas para equipe não seria uma tiro no pé? Tem lógica?
    Abraço.

  26. Rodriguera comentou em 16/07/13 at 13:30

    “Mas torço para que a Williams cresça”…utilizar “cresça” pra uma equipe com quase 600 gp’s foi pesado hein!…não seria mais compreensivo/solidário “recupere-se”?!!?

    • Fábio Seixas comentou em 16/07/13 at 13:42

      Vc não entendeu?

      • PAULO MOURA comentou em 16/07/13 at 14:16

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  27. Thiago Maia comentou em 16/07/13 at 13:21

    Ontem eu comentei que o Sauber Russa poderia usar a Marussia para dar lastro pro Russinho de 17 antes de coloca-lo na equipe. Mas parece que agora a Marussia já se acertou com a Ferrari mesmo. Massa pelo jeito vai ter mais um aninho de “vida” pela Ferrari.

    Sobre a vaga da RedBull, entre Riccardo e Vergne os vejo como o Riccardo mais pronto, mais regular. Porém o Vergne quando está tudo certo é mais rápido. Dificilmente consegue se classificar bem, mas quando o faz é muito rápido. O mesmo vale para a corrida, tanto que está na frente na classificação. Mas como na principal já teremos um carro bom, melhor apostar na regularidade mesmo.

  28. José Carlos comentou em 16/07/13 at 13:20

    Bicho, saberia dizer se tem onde ver esses testes? Alguem vai transmití-los, mesmo que seja via web?

    • Fábio Seixas comentou em 16/07/13 at 13:23

      Não sei. Acho que não…
      Abs

  29. João Magalhães comentou em 16/07/13 at 12:46

    Nada pro Nasr!?

    Tem alguma noção do que ele tem feito de contatos Fábio? Pensei que, como vice-lider da GP2 ele teria uma chance…

    • Smirkoff comentou em 16/07/13 at 17:24

      Curiosamente, nenhum dos quatro primeiros na tabela da GP2 está no teste. Coletti, Nasr, Bird e Leimer ficaram de fora. Falta de dinheiro ou mancada dos empresários?

  30. Leonardo Lago comentou em 16/07/13 at 12:09

    A Williams é a nova Tyrrell. Logo fecha ou é vendida para um suspeito fundo de investimentos…

    • Smirkoff comentou em 16/07/13 at 15:48

      Acho que não. A estrutura da Williams é muito maior e mais moderna do que a Tyrrell jamais foi em sua época, e o Frank tem sabido investir em outras áreas, com parcerias com a Audi e a Porsche, por exemplo.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).