A Sauber e os russos
15/07/13 11:14A despeito de ter sido expulso por Peter Sauber dos boxes de Interlagos, em 1997, sempre simpatizei com sua equipe.
Uma sensação que ganhou força em 1999, quando tive a chance de visitar Hinwill. Diniz foi apresentado oficialmente para sua primeira temporada pelo time, e um grupo de jornalistas foi convidado para conhecer a fábrica.
Impressionou.
Não pela grandiosidade, pelo contrário. Já estive na Williams, na Ferrari, na ex-BAR, na antiga Arrows… Todas com estruturas muito maiores.
Mas a Sauber chamou a atenção pela organização.
Suíça. Como adjetivo.
Uma estrutura minimalista, mas com tudo funcionando à perfeição.
A história de Peter também merece simpatia. A começar por desenvolver o automobilismo num país em que as corridas são proibidas. Passando pelo fato de ter dado chance para tantos e tantos pilotos: Schumacher, Frentzen, Wendliger, Raikkonen… E terminando no que considero um oásis de humanidade numa categoria tão profissional, no mau sentido: todos os seus carros são batizado com a letra C, em homenagem a Christiane, sua mulher. O deste ano é o C32.
E há também o fato de o suíço ser um peixe fora d’água. Um velho garagista em meio a megaconglomerados internacionais. Só restam ele e Frank Williams.
(Porque Ron Dennis há anos já esqueceu que um dia colocou a mão na graxa.)
Toda essa introdução porque receio que a história da Sauber começou a acabar. Hoje.
Em sérias dificuldades financeiras, com boatos de que estaria correndo o risco de fechar as portas após o GP da Hungria, o time anunciou hoje uma “parceria de longo prazo” com três empresas russas: Investment Corporation International Fund, State Fund of Development of Northwest Russian Federation e National Institute of Aviation Technologies.
No pacote, a promoção do GP de Sochi, em 2014, e a quase-confirmação de que Sergey Sirotkin, de apenas 17 anos, correrá pelo time no próximo Mundial.
Um “detalhe”: ele disputa neste ano a F-Renault 3.5 e só o oitavo colocado. Tem 34 pontos, enquanto o líder, Stoffel Vandoorne, soma 136.
“Este acordo de cooperação vai levar as inovações russas à principal categoria do automobilismo”, diz o comunicado.
Sempre acho estranho _e temerário_ quando esses grupos de investimento aparecem como a salvação da lavoura.
Lembrei quando um picareta de um príncipe nigeriano surgiu no paddock e investiu na Arrows. Ou quando a tal Midland comprou a Jordan.
Vocês sabem o que aconteceu com ambas.
No ranking de GPs disputados na F-1, a Arrows é 10ª colocada, com 291. A Sauber vem a seguir, com 263.
Por todos os motivos mencionados ali no começo, espero estar enganado. Mas acho que há enorme risco de a marca da velha equipe ficar segura por um bom tempo.
nunca entendi por que toda essa engenharia aeroespacial e avançadíssima aerodinâmica russas nunca apareceram nos automóveis russos.
É uma pena que a fórmula 1 esteja tomando esse rumo de acordo pra cá, acordo pra lá. pessoas colocando pilotos inexperientes e até sem talento, no lugar das boas promessas. hoje já não tenho tanto interesse em acordar aos domingos para assistir corrida, se estiver em casa à toa assisto, se aparecer algo vejo as notícias depois.
17 anos? 8º colocado na World Series?
Por que não ligam pro Vitaly Petrov?
Uma pena, mas é realidade….e a Williams é a próxima, se não fosse o Frank, já estaria fora, outra pena, mas será realidade e é até melhor, pois a Sauber está muito ruim em relação aos ultimos anos e a Williams pior ainda.
A participação dessas empresas russas numa futura parceria a longo prazo com a Sauber, poderiam em pouco tempo reerguer a equipe suíça na F-1 e transforma-la ao status de uma RBR.
E essas empresas russas de engenharia aeroespacial e avançadíssima aerodinâmica – as mesmas que produzem um dos mais sofisticados caças de combate e jatos comerciais do mundo – poderiam transformar esses carros da Sauber em imbatíveis foguetes no grid.
Será que essa parceria é sinal de que haverá alguma evolução tecnológica na F-1? Ou será que tudo isso é por mera questão financeira?
Fábio Tudo Bem? Eu acho que uma grande parcela dos apaixonados por F1 e que não tem o poder de experimentar na vida real, gosta de jogos de video game de f1. Acho que o próximo lançamento vai dar o que falar. Vale a pena dar uma olhada! O modo clássico tem potencial de ser fantástico! http://www.youtube.com/watch?v=4UNON4-qlfs
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=F6nDP9QghBw
Gabriel esse ai é joguindo arcade meu filho. Se vc quizer simulador de verdade tem o iRacing que tem parceria com a Williams entre vários outras marcas e as pistas sao escaneadas a laser, Interlagos por exemplo foi escaneada pela mesma equipe que escaneou para as equipes da F1.
Fel, eu joguei IRacing um tempo. O grande problema é que com ele o buraco é mais embaixo. Ele exige muita dedicação, e não estou tão disposto a abrir mão deste tempo todo. O F1 é mais um meio termo entre Arcade e Simulation que me satisfaz. Além disso o ambiente do F1 é bem legal, mesmo sendo um pouco de perfumaria, ajuda a aumentar a inserção, coisas como negociar contratos, dar entrevistas, etc. Pra mim são dois estilos completamente diferentes… não da pra comparar.
Curioso; um monte de comentários falando mal do filhinho de papai russo da grana russa e tudo mais. Quando o Pedro Paulo Diniz pagou milhões pra correr na própria Sauber todo mundo achou normal né???
Olha a matéria é bem interessante. Mas, já não é de hoje que equipes colocam seus cockpits a disposição para pilotos pagantes. Por mais que se tenha uma GP2 que serviria pra mostrar futuros talentos na f-1 se não tiver um grande investimento financeiro não correm, exemplos se tem os montes. A Sauber é uma equipe que pela decisão ano passado de digamos o Sérgio Pérez não “tentar” vencer, já demonstrou que as coisas ali não estavam muito boas, e pior, deu a entender que ajudou a ferrari por usarem motores ferrari, uma ferrari b a Sauber? Ali estava a chance da Sauber ter uma vizibilidade maior, pois uma vitória na F-1 e ainda naquelas condições trariam (eu acredito) maiores investimentos para a equipe. Poxa falar assim do Ron não pode, Ron peitou todos e colocou o Senna na McLaren pra brigar por vitórias e igual a igual com o Prost. Frank nem tem mais condições de sujar suas mão não é? Verdade é que vejo o Maldonado entrando na Sauber e o Hulk um possível piloto ferrari, o Massa se não ficar desempregado até poderia tentar lutar por uma vaga na Lotus, apesar que a ferrari nao deverá mudar o Massa não, afinal ele não incomoda o Alonso né?! Tem de haver um teto pra F-1 e a solução é a entrada de mais times a F-1. Eu acredito que seria muito interessante vermos uma Toyota, Honda de volta (apesar da Honda se juntar a McLaren em 2014).Eu torço pra McLaren e acreditava muito que o Bruno pudesse ter tido uma chance lá, afinal com um carro b da Williams ele andou ali brigando com o Maldonado o tempo todo, mas não foi assim que fizeram. A McLaren da prioridades pra pilotos que mostram capacidade. A solução pro Brasil andar em time de ponta com igualdade em condições é começar a vencer campeonatos da GP2, falta isso pro nosso país. Se não vencer provas, campeonatos, fica naquela de ter dinheiro, o Razia é uma promessa, mas hoje já não sei se teremos essa chance com ele. Fato é que, a F-1 deveria adotar aspectos como da Indy, que tem mais carros, equipes e igualdade ao menos em termos para os pilotos buscarem vitórias. Tomara que a Sauber consiga sair dessa, pois logo logo poderemos ter apenas McLaren, Red Bull, Ferarri, Toro Rosso disputando o campeonato e a Lotus né!
Fabio, mas qual a solução, cara? Se para Bernie e FIA a intenção cada vez mais é que aquilo seja um negócio. Pode ser uma ilusão utópica, mas acredito que para ser entretenimento, as receitas deveriam ter maior fonte de participação de ingressos, de cotas de TV, não de marcas e mais marcas…. não sou bobinho de achar que a F1 viveria sem seus milhoes de patrocinadores, mas como ficam Peter Sauber, Willians, Eddie Jordan e tantos outros “loucos” num meio em que é escancarado a predileção pela receita ao invés do ambito esportivo??
Concordo com você. Talvez não haja saída. Mas eu lamento.
Abs
logo voltarão aquelas carenagens imensas pra ter mais lugar pra anunciar
Sergey me lembrou uma música…
Vocês gostam de Vanderléia? (Nããão!)
Vocês gostam do rei Roberto Carlos?
(Nããão!)
Vocês gostam de Serguei? (…)
Então eu vou cantar as minhas alucinações…
https://www.youtube.com/watch?v=Ye-EsbTUaqc
Enquanto a F-1 ficar com esse monte de mimimis, vai ser assim. Quem sabe em uns dois ou três anos, quando o Sr. Ecclestone se for, a coisa não melhore. Antigamente, ainda havia evoluções tecnológicas que logo iam para as ruas e davam, além de vitórias, um sentido para a categoria. Hoje, nem isso. É hora de se encontrar uma saída e acho que ela está na falta de mimimi… Tomara que mandem o Herman Tilke e suas pistas de autorama para o espaço e tragam de volta Hermanos Rodriguez, Hockenheim, Silverstone e, porque não, Interlagos originais!
Zeltweg, Zandvoort e Paul Ricard (com os 1.800 mts da Mistral) também seriam uma boa pedida. Bom, não custa sonhar, não é mesmo? Ao menos, quem sabe, um de seus pedidos se concretize logo; sim, estou falando dele mesmo, o velho gagá, que está fazendo hora-extra por aqui.
Reta dinossauro essa, infelizmente já era.
Pelo jeito o filhinho do milionário quer brincar de F1. Mas como um cara de dezessete anos pode ter uma super licença pra correr de F1 em 2014.
Alô Fabio, eu também não gosto de investidores obscuros. Esses nomes estranhos que a gente não sabe de onde vem, o que fazem, pra que servem, de onde tiram dinheiro para investir numa equipe de F-1. Eu também acho isso muito estranho e inseguro.
É diferente quando se vê por trás um nome como BMW, por exemplo, que tempos atrás formou parceria com a Sauber.
Veja o que aconteceu com o Luiz Razia este ano!
Esses investidores podem ser um tiro no próprio pé, e Peter Sauber não merecia isso.
Agora dá pra entender que a situação na Sauber era mesmo crítica depois que ela trocou Kobayashi pelo inexpressivo Esteban Gutierrez. Talvez o piloto nem fosse tão inexpressivo se tivesse sido melhor preparado para estrear na F-1. Mas a necessidade fez a Sauber, porque não, queimar a carreira do mexicano.
Torço para que a equipe não tenha o mesmo destino da Arrows, da Osella, da Dallara, da Lotus (a verdadeira), da Brabham, etc, equipes tradicionais que sucumbiram por falta de dinheiro.
Um abraço, Fabio.
uma coisa é certa, Hulkenberg já esta colocando o seu curriculum Vitae nas equipes pelo padock.
Quanto as novidades russas ninguém se engane se a sauber não usar um motor 1.6 turbinado a lá Lada! rsrsrs… turbina da Mikail Gurivich ou da Sockoy… e movida a Vodka… o Kimi vai ficar morrendo de inveja! kkkkkkk.. abs… Enquanto isso em terras tupiniquim: NADA! kkkkk
É Mikoyan-Gurevich e Sukhoi. Não sei de onde vem seu preconceito com os jatos produzidos pelos russos já que o MiG 29 é um excelente caça e o Sukhoi Su-35 é, sem dúvida, o mais fantástico caça da atualidade ao lado do Su-47 Berkut, ainda que tenha o americano F-22 como adversário. E um detalhe, eles não fabricam motores, feitas pela Lyulka, a melhor fabricante de motores com empuxo vetorizado do mundo.
Esse dinheiro russo que “apareceu! depois da perestroiska esta rendendo muito não é Fabio Seixas?
Não tem fim…
Fábio e quanto ao teto orçamentário das equipes não foi votado ainda?
Acho que ainda estão discutindo…
Concordo com o colega crânio a fórmula 1 sempre admirada pela ousadia dos seus pilotos e a performance de seus carros fica a mercê de grandes investidores que ditam as regras pois é Do bolso deles que a grana sai
Essas inovações russas no automobilismo não seriam os Ladas, seriam?
Daqui a pouco o grid da F1 terá 10 ou 12 carros, alguns sendo satélite de outra. Gagá Eclestone ainda consegue acabar com a F1 antes de morrer.
Hoje só 20 carros, sendo 4 da GP2.
Essas padronizações excessivas e seus regulamentos sem brechas acabam com quem teria apenas o talento para fazer a diferença. Hoje, ou vc burla o regulamento (né, Mercedes?) ou vc enche um caminhão de dinheiro (com ou sem energéticos).
É o inicio do fim.
Além de tudo, os russos ainda são irresponsáveis. Onde já se viu colocar um piloto inexperiente e aparentemente não muito bom pra pilotar um F1? E Fabio, por curiosidade, porque você foi expulso por Sauber? Criticou a macarronada suiça? Kkkkkk (na época eles usavam motor Ferrari, e a comida?)
Não sei o que eles representam ou se representam alguma coisa, enfim mundo esta assim nos esportes veja o Chelsea cheio de dinheiro russo.
Em tempo, mas o dinheiro manda no mundo, não adianta nós ficarmos querendo ser puristas.
Pode ser que não adiante de nada. Mas me faz um mal danado me resignar diante do poder do dinheiro.
Fábio, fiquei curioso sobre essa expulsão dos boxes da Sauber. Você não gostaria de dividir essa história conosco ?
Não foi nada demais. Eu estava ali, como repórter, acompanhando um treino nos monitores e ele me expulsou.
Abs
Fábio, mas esse caso da venda para os russos não se daria nos mesmos moldes do que foi feito na época da BMW Sauber???
Fabio, fiquei curioso: onde vc acha estatísticas como a citada acima (equipes que mais disputaram GPs)?
http://www.forix.com
Fabio esta certo quando diz que teme conglomerados tomando equipes na F-1. Os exemplos estao aí, para quem quiser ver.
Sempre simpatizei com o estilo “old school” do Peter Sauber. É sabido que logo ele iria passar tudo para Dona Monisha. A diferença é que esse “passar tudo” deve apenas mudar de maos. Para maos que nao entendem tanto assim de automobilismo…
Hei Fábio Seixas o Mansur que foi hoje no Risék e seu parente, agora aqui eu acho que a Sauber vai pra esse caminho da Jordan, Arrows,Copersucar,Benneton e outros.
fabio tem alguma noticia de algum brasileiro ir correr na f1 em 2014?
Não.
“inovações russas”?
que sapos que um dono de equipe tem que engolir pra ter acesso a um dindim, hein…
E o Massa? Também correu lá. Muito querido pela Sauber e pela torcida suíça. Todos adoram o Massa por lá. Diferentemente de muitos torcedores aqui em terra Brasilis.
E o Huklkenberg? Outro piloto que não merecia ser demitido (assim como Kobayashi) e deverá procurar emprego em outras bandas.
Não acredito que demitam o jovem Gutierrez, já que traz sua grana pra equipe.
Então teremos uma equipe viva, porém sem chances de vitórias ou até boas colocações.
E assim a F1 vai caminhando para ser um grupo de pilotos ruins, usando pneus de farofa e ultrapassagens artificiais… Já foi boa esta categoria….
De acordo. Além disso, cruzando o Atlântico, a outra categoria top(?) de monopostos, a Indy, também piora a cada temporada. O carro é feio, os pilotos não são grande coisa e a maior parte dos circuitos é composta por sofríveis pistas de rua nas quais os carros pulam feito pipoca. A Indy também já foi uma boa categoria, lá pelo final dos anos 80 e década de 90. É…tá difícil a vida dos que gostam de corridas de monopostos.
Desde quando F1 é merecimento?
Concordo que nunca foi, mas mesmo assim assistíamos pilotos de alto nível disputando corridas e hoje, se fizermos um bolão, a gente compra a vaga na Lotus pro Seixas correr, já que ele já testou pela equipe recentemente…
Sem desmerecer nosso amigo, mas ele deve ter entendido o que mencionei…
Esse grupo Russo de nada tem haver com a Marussia?
Não.
Abs
Porque eu tentaria trazer o Petrov para 2014 enquanto o filhinho do papai ganhava bagagens na Marussia ou até fazendo uma GP2. Ta certo que serão quase que os donos da Sauber, mas vão tostar o muleque russo com certeza.