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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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O contrato de Piquet em 1988

Por Fábio Seixas
11/07/13 10:12

Há mais tesouros da F-1 guardados na biblioteca da Universidade da Califórnia.

Como a minuta do contrato de Piquet com a mesma Lotus para os Mundiais de 1988 e 1989. E um “código de conduta” estabelecendo os papéis dele e de Nakajima no time inglês.

Em “circunstâncias normais”, o japonês não poderia terminar uma corrida melhor que o companheiro. Por força de contrato, só poderia ultrapassá-lo caso recebesse um “sinal claro” e era obrigado a ceder posição caso estivesse sua à frente.

Com a saída de Senna para a McLaren, anunciada em setembro do ano anterior, a equipe precisou correr atrás de um piloto de ponta. A melhor opção era Piquet, já às turras com a Williams.

Mas o já veterano valorizou. Fez valer o preço dos seus então dois títulos mundiais e seu tino para os negócios. A Lotus precisou colocar a mão no bolso.

Foi ganhando muito mais do que o compatriota.

(E sem Fla-Flu aqui. A situação é normal. Os dois viviam momentos bem diferentes. Senna tinha 27 anos, era então apontado como futuro campeão mundial, mas ainda com muito a provar. Aos 35, Piquet estava consagrado, rumava para o tricampeonato, já se aproximando do fim de carreira.)

O que temos, em primeiro lugar, é um memorando de entendimento entre Piquet, Lotus e R.J. Reynolds, a dona da marca Camel. São 6 páginas, que você pode ler na íntegra aqui.

O documento começa com o mesmo padrão do contrato de Senna, estabelecendo que a equipe terá direito a seus serviços como piloto, assim como a explorar “seu nome e sua fama”.

Logo na primeira cláusula, garante que ele terá status de piloto número 1 e traz uma curiosidade: Satoru Nakajima, o número 2, assinou um “código de conduta”.

Piquet, à frente de Nakajima, no GP de San Marino de 1988 (Reprodução)

Estabelece que Piquet estava liberado de fazer propagandas de cigarro “como indivíduo”, mas que sua imagem de membro da equipe poderia ser usada.Fato bem importante está na cláusula seguinte. A data. Este memorando foi assinado em 5 de agosto de 1987, e garantia a Piquet o fornecimento de motores Honda à equipe na temporada seguinte.

Isso é relevante por dois aspectos.

Se há a suspeita de que Senna descumpriu seu contrato com a Lotus ao negociar com a McLaren antes de 8 de agosto, o vice-versa não guarda dúvidas.

Existe agora a prova de que a Lotus transgrediu o que estava acordado: negociou com outro piloto, Piquet. Mais: assinou com ele.

O segundo ponto curioso: Piquet não guardou segredo.  No mesmo dia, seu empresário, Eduardo Antônio da Silva Prado, que estava em São Paulo, anunciou o negócio. Piquet disputou 8 das 16 corridas daquele campeonato de 1987 já assinado com a Lotus. Mesmo assim, ganhou o título com a Williams.

A equipe garantia a permanência de Ducarouge como engenheiro-chefe em 1988 e manifestava a intenção de mantê-lo para o ano seguinte.

Piquet não tinha direitos a boné ou a espaços no macacão. Tudo tinha de ser dos patrocinadores da equipe. Ele podia fazer propagandas de outras marcas, mas tinha de submeter os contratos à Lotus, para evitar conflitos.

À grana, em valores da época.

Piquet ganhou em 1988 US$ 220 mil de luvas, mais salário de US$ 5 milhões naquele ano _US$ 3,5 mi pagos pela equipe e US$ 1,5 mi, pela R.J. Reynolds. Senna recebeu, no ano anterior, US$ 1,5 milhão.

Para 1989, o salário foi de US$ 5,5 milhões.

Ou seja, uma grande diferença, mas não tão enorme como Piquet sempre alardeou.

Como Senna, ele recebeu uma “ajuda de custos” de US$ 40 mil para viagens, bônus de US$ 4 mil por ponto conquistado e tinha a promessa de US$ 250 mil extras em caso de título mundial.

Mas não é só. Há um outro documento, assinado entre a Lotus e a empresa que representava Piquet, a Race Ace Management Corporation, com base nas Antilhas Holandesas, um paraíso fiscal. Está aqui.

Estabelece o seguro de vida para o brasileiro: £ 750 mil em caso de morte _sete vezes o valor acertado com Senna no ano anterior.

E garante mais uma vez que Piquet “é e será o piloto número 1 da equipe” durante a validade do contrato.

Lembram do tal “código de conduta”? Está na íntegra, no anexo 1 do documento.

É contrato, preto no branco.

O carro reserva tinha de ser sempre preparado para Piquet.  A estratégia era sempre “positiva” para o primeiro piloto.

Segue um tradução livre do texto acima: “Em circunstâncias normais, presumindo que o carro número 1 esteja em boas condições mecânicas, é esperado que ele termine a corrida na frente do carro número 2. Para esse propósito, o carro de apoio deve aceitar que não poderá tentar nenhuma ultrapassagem a não ser que o número 1 faça um aceno, por conta de problema mecânico, ou que receba uma mensagem clara dos pits. Da mesma forma, quando o carro número 2 estiver à frente do número 1, ele vai aceitar ordens dos pits para ceder a posição”.

Isso tem 25 anos. Mas remete a situações atuais. Não dá para não lembrar e não entender melhor as situações vividas por Barrichello e Massa na Ferrari, por exemplo.

Nada como investigar o passado para entender o presente.

Mil agradecimentos aos internautas-perdigueiros que me ajudaram nesta pesquisa: Speroff, Bruno Gibin e Leandro Galleti.

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Comentários

  1. Carlos comentou em 12/07/13 at 18:44

    Senna foi o melhor de todos os tempos.Piquet era um bom mecanico que sabia pilotar… Sua maior virtude era saber acertar os carros. Nas pistas ganhou 3 titulos com menos de 20 vitórias pilotou ate os 40 anos e saiu desmoralizado da F1 pelo alemão!

    • joão Castan comentou em 13/07/13 at 3:29

      kkkk tem besta fanático pra falar de tudo até essa enorme besteira que você escreveu.

    • Rafael comentou em 13/07/13 at 23:48

      Outra viúva alienado pela Globo,tenho pena de vc acredita em tudo que Galvão fala,mecânico que sabia pilotar…Experimente pensar pois não dói…

    • Joao Paulo comentou em 15/07/13 at 15:30

      Piquet tem 23 vitorias, nao eh pouca coisa tendo em vista que poucos atingiram marcas acima de 25 vitorias… Continuo achando o Senna melhor, mas o Piquet ta longe de ser esse lixo que vc ta vendendo…

  2. Claudioleg comentou em 12/07/13 at 18:42

    Olhem a ultrapassagem de Piquet sobre Senna no gp da Hungria em 1986 e tirem suas conclusões: http://www.youtube.com/watch?v=vSR4Xa440MU

    • Jason comentou em 13/07/13 at 17:18

      O “entendido” esta querendo comparar Senna & Piquet por uma ultrapassagem, em que o 2o. tinha um carro muito superior ao do 1o. Comparacoes na F1 sao feitas por poles, vitorias, titulos e principalmente carisma, que Senna tinha muito mais que Piquet, que sempre foi um nojentinho.

      • Diego comentou em 14/07/13 at 22:25

        iii vai começar, fica com nojentinho, e essas coisas, o Mito tinha conta nas Bahamas, agora tem o que falar até vocês entenderem e largar a mão de ser fanático.

      • Fabio Furtado comentou em 17/07/13 at 17:00

        Se comparaçoes sao feitas dessa forma, podemos considerar que o Schumacher e o Prost sao muito melhores que o Senna? Eh isso mesmo, o Schumacher estava dando um coro no Senna em 1994, com 3 vitorias e nenhum ponto do Senna, que ia perder o titulo e choramingar como sempre fazia.

        • Sérgio Oliva comentou em 18/07/13 at 16:58

          Vc está errado. Se Senna não tivesse morrido, talvez o Schumacher tivesse sido campeão em 1994, porém, ele não teria ganhado 7 títulos.
          Pelo menos uns 2 ou 3 seriam de Senna.

  3. Miguel comentou em 12/07/13 at 18:39

    Ayn Rand, não é muito difícil saber o que está escrito no contrato do Massa, não corraaaaa….rs

  4. Ronaldo comentou em 12/07/13 at 18:10

    Que o Senna era otimo piloto todos sabem, porèm ele tinha a abrigação de ganhar titulos, visto que tinha o melhor carro e a melhor equipe da epoca.Já o Piquet foi campeão sem ter o melhor carro, acho que ai esta a diferença entre ambos..
    ()$

  5. silvio comentou em 12/07/13 at 17:11

    E o seguro pago pela morte do Senna, para quem foi?

    • Rafael comentou em 13/07/13 at 23:50

      Deveria ser dividido por todas viúvas!!!! Kkkkk

  6. rogerio comentou em 12/07/13 at 17:00

    Primeiro, quando surgiu o Emerson, achei que não haveria um brasileiro que superasse suas qualidades de piloto campeão, mas o Piquet me deixou na duvida, depois veio o Senna com toda sua capacidade, quebra de limites e vitórias constantes. Se notar todos temos particularidades, e cada um foi o melhor no seu momento dentro de suas formas particulares de preparar e guiar um F1, todos nos representaram grandiosamente, deixemos as particularidades de lado e saudemos nossos campeões.

  7. Sérgio Oliva comentou em 12/07/13 at 16:44

    Na verdade a fórmula 1 de hoje não é mais a mesma da época de Piquet e Senna. O nível dos pilotos não é mais o mesmo, só destaco Alonso e Vettel, os outros estão em patamares inferiores. Senna e Piquet foram dois grades pilotos, mas não esqueçamos Emerson, que foi quem abriu as portas para todos os outros.
    Admiro o talento dos três.

    • joão Castan comentou em 13/07/13 at 3:32

      F1 de hoje exige muito mais do piloto, esse discurso que a “old school” era melhor fica por conta de nós brasileiros, hoje o cara freia tão dentro, que haja preparo físico e técnico.

      • Sérgio Oliva comentou em 16/07/13 at 11:31

        Mas também os carros oferecem muito mais recursos ao piloto. joão castam, você acha que se Senna, Piquet e Emmerson corresem hoje, não teriam melhores resultados que Massa, Rubinho, Weber e Hamilton? Para pilotar antigamente era preciso muito mais do que hoje, uma vez que os recursos oferecidos nao eram tão desenvolvidos como os de hoje.

  8. Cyro Gonçalves comentou em 12/07/13 at 16:04

    Se considerada a lógica midiática, o Senna será o maior de todos os tempos, assim como Pelé. Se considerados os fatos na pista, o Piquet é disparado melhor do que o Senna. A maior prova disso é que o Piquet está vivo e o Senna morreu antes de completar seu ciclo como piloto de ponta por ter aceitado guiar um carro em condições duvidosas, coisa que Piquet, Lauda, Prost, Schumacher, Alonso e outros grandes campeões jamais fariam.

    • Paulo Renato comentou em 13/07/13 at 13:49

      Com todo respeito, comparar as performances de um e outro sob o argumento “quem morreu e quem está vivo” é um absurdo monumental.

      O risco de morte é inerente ao esporte. E é o que é: risco. Não é parâmetro.

  9. Jose comentou em 12/07/13 at 15:37

    O FS está correto em colocar a tona esta noticia dos contratos da Lotus do Piquet e Senna pois na época e depois o Sr. Piquet gostava de falar pros 4 cantos que ganhou 20 vezes mais dinheiro do que o Senna. Com relação ao Paraiso Fiscal os 02 estavam corretos mesmo de sonegar. Haja visto que Piquet e Senna tb moravam em Monaco Pq será???? Agora comparar quem foi melhor? Bom só vou lembrar algumas corridas históricas do Senna, não preciso dizer quem era melhor na chuva…………. Monaco em 84 sobre o diluvio com a porcaria da Toleman só não ganhou por causa da Marmelada que o Jack Icky(é assim que escreve FS?) fez…. Estoril em 85 qdo ganhou com a Lotus Preta sobre aquele diluvio???? Japão em 88 saido de 16 na largada e ultrapassando o Prost para ser campeão pela 1ºVez…………Inglaterra em 88 sobre outra vez com diluvio……EUA em 1990 com o pega antológico com o Alesi na Tyrrel……Monza em 1990 passeando sobre as Ferrari……………Brasil em 1991 e 1993 (é veridica a história do cambio….o pessoal que contesta é pura inveja é só ver a cara do Ron Dennis depois da vitória) e para Finalizar em 1993 com vitória em Donnigton Park sem dúvida a melhor volta de todos os tempos…….Agora me fala algumas corridas do Piquet que ficaram eternizadas????? só me lembro da ultrapassagem na Hungria em 1986 sobre o Senna….vale lembrar que o Senna estava de Lotus Preta e o Piquet com a Williams disparado o melhor carro do campeoanto…………não quero aqui menosprezar o Piquet ele é Tricampeão mais dentro da Pista o Senna era bem melhor O Piquet era mais malandro e bom acertador de carro………desestabilizava os pilotos com comentários Maldosos (falou que o Mansell gostava de mulher feia que o Senna não gosta va de mulher(saiu com a dele né) que o Prost era politico….etc………………..engraçado o Piquet descia o cacete no Barrichelo….mas o filho dele fez pior…………….

  10. Cleiton comentou em 12/07/13 at 13:57

    Piquet ganhava 3 vezes mais do que o Senna porque tinha três títulos mundiais. “Só” por isso…

  11. Francisco comentou em 12/07/13 at 13:08

    Fabio, parabéns aos investigadores da CIA Brasileira que nos dispuseram esta maravilha…acaba de vez com a balela de encher o saco do Barrichello e do Massa…conformemo-nos !

  12. AUGUSTO comentou em 12/07/13 at 13:04

    CORRIA MAIS QUE O SENNA TAMBÉM E QUANDO PERDIA NÃO PUNHA A CULPA NA EQUIPE. SALÁRIO JUSTO!

  13. china comentou em 12/07/13 at 11:47

    Sem novidades,é só ver a situação do Webber na RBR, que é sacaneado constantemente e corre somente para escoltar o Vettel,nada contra o Vettel que é um grande campeão,mas a situação do Webber é vexatória,sequer poder lutar lutar por uma vitória,

  14. Eduardo comentou em 12/07/13 at 10:37

    Claro que o Sena foi muito mais piloto que o Piquet, mas o Piquet na epoca ja tinha mais prestigio

    • Fabio comentou em 12/07/13 at 16:16

      Na minha opinião, é melhor quem ganha mais títulos. Nesse caso houve empate. Meu critério de desempate (pode parecer frio) é o seguinte, o Piquet está vivo…
      A tentativa de vitória a qualquer preço, custou a vida do Senna. Um profissional tem que saber quando dá e quando não dá. Quando tem um problema, tem que resolvê-lo com frieza e técnica. Nunca se colocar em risco. Ele sabia que havia algum problema com o carro, mas acreditava serem os pneus. Deu no que deu, infelizmente.
      O Senna foi melhor que o Piquet, somente numa coisa, no Marketing Pessoal; nisso ele deu um “banho” no Piquet.

    • LUIZ comentou em 12/07/13 at 19:03

      EDUARDO: O SENA ERA UM BUNDÃO PRA ACERTAR CARRO.ELE CORRIA PRA CARAMBA MAS ACERTAR CARRO NÃO ERA A PRAIA DELE, ISTO O PIQUET ERA MESTRE.ACHO EU QUE O PIQUET ERA MAIS COMPLETO QUE SENA, ACONTECE QUE O SENA TINHA O PRESTIGIO DA GLOBO, O QUE NÃO ACONTECIA COM O PIQUET.O GALVÃO BUENO, MORRIA DE PAIXÃO DO SENA E ELE, O SENA , FOI MOTIVO DE DISCORDIA ENTRE GALVÃO E REGINALDO LEME, LEMBRA?

    • Diógenes comentou em 12/07/13 at 19:44

      Piquet tá vivo e Senna, o melhor piloto???

      • Diógenes comentou em 12/07/13 at 19:48

        Piquet ganhou títulos em 2 equipes diferentes Senna só em uma equipe numa época em q a McLaren ganhava 15 de 16 corridas, ai é fácil e para piorar Piquet ganhou mais corridas q Senna, como Senna é melhor?? Estranho né?

        • Tulio comentou em 12/07/13 at 22:03

          Piquet ganhou mais corrida que Senna? Vai pesquisar, cara, antes de falar bobagem! Ou é má fé mesmo?

  15. mauir comentou em 12/07/13 at 10:12

    PIQUE FOI O MAIOIR COMO DISSE NOSSO AMIGO DAVA GOSTO ASSISTIR F1, AGORA COM ESTES MASSA QUE É O SEGUNDO COMO FOI O BARRIQUELO, NÃO PERCO MAIS TEMPO COM F1, MUITO CHATO.

  16. francisco comentou em 12/07/13 at 9:52

    Mesmo assim, conseguiu em 1988 terceiros lugares como melhor resultado e nenhum pódio em 1989, enquanto Senna conquistou duas vitórias em cada ano, sem contar várias quebras em primeiro lugar. E o Nojo Piquet se acha melhor que o Senna.

  17. Narciso Mori JUNior comentou em 12/07/13 at 9:22

    ERa tricampeão tinha todo direito , como deve ser o do Alonso, como deve ter sido o do Senna, o do Vetel e assim vai parabens PIQUET

  18. thomaz comentou em 12/07/13 at 9:06

    1988, senna estava em “INCIO DE CARREIRA” ?
    meu deus do ceu, olha o nivel dos fãs do senna!

    • Murilo Rodrigues comentou em 12/07/13 at 17:56

      Idolatria doentia tem disso, fazer o que!!!

  19. Marcelo comentou em 12/07/13 at 8:53

    Piquet o mais completo piloto que já existiu e essas reportagens de hoje não tem as informações corretas, como acreditar no conteúdo se a pessoa que escreveu o artigo nem sabe que Piquet já era Tricampeão quando foi pra Lotus……..lamentável

    • Renato comentou em 12/07/13 at 18:31

      Marcelo se prestar atenção ele disse que era bi-campeão porque ele assinou em 1987 e não tinha sido tri-campeão.

  20. thomaz comentou em 12/07/13 at 8:46

    discussao de “quem foi melhor” (e foi o alemao) geralmente funciona assim: os fas do senna tentando desmoralizar o piquet e os fas do piquet apresentando fatos que os levam a ter a opiniao que o piquet era melhor! entao ATE OS FAS do piquet sao melhores que os do senna….

  21. thomaz comentou em 12/07/13 at 8:36

    o Piquet alardeou errado??? Us$4.000.000,oo em 1988 não é um ENORME diferença só na cabeça desse blogueiro!

    • Fábio Seixas comentou em 12/07/13 at 12:44

      Ele falava em “20 vezes mais”, meu caro…

      • Jose Menezes comentou em 12/07/13 at 18:10

        Só isso já me faz questionar o caráter desse indivíduo. Tal pai tal filho.

        • Fábio deoliveira comentou em 14/07/13 at 21:15

          Rapazes, então fazem o seguinte: esqueçam a formula1 porque é um esporte com muitos interresses porque não tem solução. E parem de ficar bllá, blá falando ….. Vocês nunca pilotatram nada ! e só sabem o que os outros dizem , dizem, divulgam .bla´, blá, blá ,blá, blá , blá ,blá……..Isso é inveja do sucesso alheio!

        • Rafael comentou em 16/07/13 at 0:06

          Que tem haver Nelsinho nesse papo?

  22. Leandro comentou em 12/07/13 at 8:11

    Urgente! UR-GEN-TE!!!!!! Acharam o contrato do Barrichello. Só está difícil pra caramba de ler: está tudo escrito em nota de rodapé….

  23. Dalvino Pereira comentou em 12/07/13 at 8:07

    Que saldades daqueles tempos, tinhamos dois grandes pilotos, dava gosto assistir a F1.

    • Giovani Jardim comentou em 12/07/13 at 16:33

      O problema é exatamente este. Fã de verdade de automobilismo gosta do esporte independentemente da nacionalidade do vencedor.

  24. Beto comentou em 12/07/13 at 7:41

    Já era fã incondicional do Piquet. Agora aumenta ainda mais a admiração pelo grande piloto que foi. Esse nível de exigência não é para qualquer um não! Se hoje reclamamos do protecionismo dado aos outros, é louvável saber que muita capacidade permite isso. O que evidencia novamente que, sem capacidade, nada se consegue nos bastidores. Ele sofreu o contrário em 1987 e ninguém deu ouvidos. Sou fã dele e sempre serei!

    • Selton comentou em 14/07/13 at 22:28

      hoje acho que não, hoje tem mais a ver com o lugar de onde o cara vem quanto de patrocínio ele pode trazer etc…

  25. Oliveira comentou em 12/07/13 at 7:33

    Gostaria de ter acesso ao contrato do Nelsinho Piquet que sujeitou a diversas coisas contra o esporte para ajudar o Alonso (1o. Piloto).
    Com certeza muita coisa seria explicada visto que após o episódio a carreira na F1 foi encerrada.

  26. Marcelo comentou em 12/07/13 at 6:51

    Piquet sempre falou que se fosse o Rubinho não permitiria as ultrapassagens que sofreu de seu companheiro. Assim e fácil com um bom carro e o adversário com mais condições de ultrapassa-lo não podendo por contrato.

  27. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 12/07/13 at 4:00

    O Nelson Piquet era o atual campeão da temporada de 1988, na verdade um verdadeiro Tricampeão, então ele tinha o direito de ter um salário maior do que o Senna que ainda era um aspirante a campeão, e também tinha direito de ter sua regalia sim! Por que não? O Piquet não foi campeão pela Lotus, e nem conseguiu vencer um GP devido ao domínio absoluto da McLarem naquele período, mas ganhou sim! O seu maior salário da F1 na Lotus.

  28. João B. Leg comentou em 11/07/13 at 23:05

    É POR ISSO ENTÃO QUE ESTÁ CHEIO DE ENTIDADES DO NELSON PIQUET AJUDANDO CRIANÇAS POBRES DESTE IMENSO BRASIL!
    HEHEHE!!

    • JUoão comentou em 12/07/13 at 0:42

      Piloto pilota, não faz assistência pra crianças, nem abre conta em paraíso fiscal , nem deixa o cara tão fanático que ele escreve um monte de abobrinha em caixa alta.

      • Thiago Nascimento comentou em 12/07/13 at 12:31

        Esse tipo de comentário justifica o Ronaldo quando ele diz que copa se faz com estádios e não com hospitais. E detalhe… provavelmente não leu o texto, afinal Antilhas Holandesas não é, até onde eu sei, não é nenhum estado brasileiro.

    • juliano comentou em 12/07/13 at 11:42

      Na verdade se tem alguma entidade fazendo algo acho que é da irmã do Senna, depois que ele morreu, ou seja leva o nome dele, e cada um gasta o dinheiro que ganha como quiser e ser tricampeão por equipes diferentes é muito difícil. Parabéns ao Piquet, para mim só perde para o Shumacher, e parabéns ao Senna que é o mais carismáticos e tricampeão também e ao Emerson bicampeao. Parabéns pra nós que tivemos bons pilotos e grandes campeões.

      • walter dos santos moreira comentou em 12/07/13 at 14:41

        Bacana sua mensagem…o que vale mesmo é a homenagem aos nossos grandes pilotos. Piquet foi muito bom…Senna espetacular e o Emerson foi o “CARA” na fórmula 1. Grande personalidades com suas características próprias e com seus valores.
        Walter

      • Thiago Nascimento comentou em 12/07/13 at 19:07

        Perfeito Juliano! Pena que nós brasileiros somos assim… desmerecemos o que não conhecemos (comecei a acompanhar a F1 em 1988 com 6 anos, por exemplo) e torcemos para que nossos ídolos nunca sejam desbancados… é proibido ser melhor que Pelé, é proibido ser melhor que Piquet, é proibido ser melhor que Senna… e por aí vai!

  29. Ayn Rand comentou em 11/07/13 at 23:02

    Gostaria de ver o do Massa… o que estaria escrito??

  30. bipolar comentou em 11/07/13 at 22:43

    é naquele tempo os nossos pilotos tinham “aquilo roxo”

    • joão Castan comentou em 12/07/13 at 0:43

      o que? o bolso.

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