O contrato de Piquet em 1988
11/07/13 10:12Há mais tesouros da F-1 guardados na biblioteca da Universidade da Califórnia.
Como a minuta do contrato de Piquet com a mesma Lotus para os Mundiais de 1988 e 1989. E um “código de conduta” estabelecendo os papéis dele e de Nakajima no time inglês.
Em “circunstâncias normais”, o japonês não poderia terminar uma corrida melhor que o companheiro. Por força de contrato, só poderia ultrapassá-lo caso recebesse um “sinal claro” e era obrigado a ceder posição caso estivesse sua à frente.
Com a saída de Senna para a McLaren, anunciada em setembro do ano anterior, a equipe precisou correr atrás de um piloto de ponta. A melhor opção era Piquet, já às turras com a Williams.
Mas o já veterano valorizou. Fez valer o preço dos seus então dois títulos mundiais e seu tino para os negócios. A Lotus precisou colocar a mão no bolso.
Foi ganhando muito mais do que o compatriota.
(E sem Fla-Flu aqui. A situação é normal. Os dois viviam momentos bem diferentes. Senna tinha 27 anos, era então apontado como futuro campeão mundial, mas ainda com muito a provar. Aos 35, Piquet estava consagrado, rumava para o tricampeonato, já se aproximando do fim de carreira.)
O que temos, em primeiro lugar, é um memorando de entendimento entre Piquet, Lotus e R.J. Reynolds, a dona da marca Camel. São 6 páginas, que você pode ler na íntegra aqui.
O documento começa com o mesmo padrão do contrato de Senna, estabelecendo que a equipe terá direito a seus serviços como piloto, assim como a explorar “seu nome e sua fama”.
Logo na primeira cláusula, garante que ele terá status de piloto número 1 e traz uma curiosidade: Satoru Nakajima, o número 2, assinou um “código de conduta”.
Estabelece que Piquet estava liberado de fazer propagandas de cigarro “como indivíduo”, mas que sua imagem de membro da equipe poderia ser usada.Fato bem importante está na cláusula seguinte. A data. Este memorando foi assinado em 5 de agosto de 1987, e garantia a Piquet o fornecimento de motores Honda à equipe na temporada seguinte.
Isso é relevante por dois aspectos.
Se há a suspeita de que Senna descumpriu seu contrato com a Lotus ao negociar com a McLaren antes de 8 de agosto, o vice-versa não guarda dúvidas.
Existe agora a prova de que a Lotus transgrediu o que estava acordado: negociou com outro piloto, Piquet. Mais: assinou com ele.
O segundo ponto curioso: Piquet não guardou segredo. No mesmo dia, seu empresário, Eduardo Antônio da Silva Prado, que estava em São Paulo, anunciou o negócio. Piquet disputou 8 das 16 corridas daquele campeonato de 1987 já assinado com a Lotus. Mesmo assim, ganhou o título com a Williams.
A equipe garantia a permanência de Ducarouge como engenheiro-chefe em 1988 e manifestava a intenção de mantê-lo para o ano seguinte.
Piquet não tinha direitos a boné ou a espaços no macacão. Tudo tinha de ser dos patrocinadores da equipe. Ele podia fazer propagandas de outras marcas, mas tinha de submeter os contratos à Lotus, para evitar conflitos.
À grana, em valores da época.
Piquet ganhou em 1988 US$ 220 mil de luvas, mais salário de US$ 5 milhões naquele ano _US$ 3,5 mi pagos pela equipe e US$ 1,5 mi, pela R.J. Reynolds. Senna recebeu, no ano anterior, US$ 1,5 milhão.
Para 1989, o salário foi de US$ 5,5 milhões.
Ou seja, uma grande diferença, mas não tão enorme como Piquet sempre alardeou.
Como Senna, ele recebeu uma “ajuda de custos” de US$ 40 mil para viagens, bônus de US$ 4 mil por ponto conquistado e tinha a promessa de US$ 250 mil extras em caso de título mundial.
Mas não é só. Há um outro documento, assinado entre a Lotus e a empresa que representava Piquet, a Race Ace Management Corporation, com base nas Antilhas Holandesas, um paraíso fiscal. Está aqui.
Estabelece o seguro de vida para o brasileiro: £ 750 mil em caso de morte _sete vezes o valor acertado com Senna no ano anterior.
E garante mais uma vez que Piquet “é e será o piloto número 1 da equipe” durante a validade do contrato.
Lembram do tal “código de conduta”? Está na íntegra, no anexo 1 do documento.
É contrato, preto no branco.
O carro reserva tinha de ser sempre preparado para Piquet. A estratégia era sempre “positiva” para o primeiro piloto.
Segue um tradução livre do texto acima: “Em circunstâncias normais, presumindo que o carro número 1 esteja em boas condições mecânicas, é esperado que ele termine a corrida na frente do carro número 2. Para esse propósito, o carro de apoio deve aceitar que não poderá tentar nenhuma ultrapassagem a não ser que o número 1 faça um aceno, por conta de problema mecânico, ou que receba uma mensagem clara dos pits. Da mesma forma, quando o carro número 2 estiver à frente do número 1, ele vai aceitar ordens dos pits para ceder a posição”.
Isso tem 25 anos. Mas remete a situações atuais. Não dá para não lembrar e não entender melhor as situações vividas por Barrichello e Massa na Ferrari, por exemplo.
Nada como investigar o passado para entender o presente.
Mil agradecimentos aos internautas-perdigueiros que me ajudaram nesta pesquisa: Speroff, Bruno Gibin e Leandro Galleti.
Se colocassem Ayrton Senna e Nelson Piquet numa disputa de quem é que receberia mais dinheiro na F-1, Piquet seria campeão disparado.
Outra coisa que vale ser lembrada:
Senna correu quase toda sua carreira com penus Goodyear, exceto sua temporada de estreia aonde tinha pneus defasados da Michelin.
Também correu 6 das 10 temporadas com motores Honda, 2 com motores Renault, 1 com Hart, 1 com Ford e só passou por 3 equipes, uma pequena uma mpedia e outra grande (descartei 94 e Williams, pois só foram 3 Gps)
Piquet correu com o Ford, BMW, Honda e terminou com Ford e correu com Goodyear muito tempo, correu algumas vezes com Pirelli e ainda andou muito tempo com Michelin (aonde conquistu 2 títulos – 2 pneus diferentes e não 3 como informou) porém em equipe é que muda foram 4 equipes, sendo 2 de ponta e 2 médias além de 1 pequena. Claro que ele tem mais chances de vencer campeonatos por equipes diferentes estando em 2 grandes contra alguém que só andou em 1 grande.
Não é crítica e nem elogio a ninguém, apenas mostrando que você falou besteira!
Senna estreou em 1984 e você acha os pneus Michelin de 1984 defasados ? Rapaz, a McLaren foi campeã neste ano “calçada” com os pneus franceses, teve 12 vitórias em 16 provas. Vá pesquisar antes de comentar.
Melhor e o que vence com maior número de fornecedores de motor, pneu e chassi…
Nunca vi isso!!! Motor Ford de 81 o melhor da categoria
Motor BMW de 83 o melhor da categoria preparado desde 1982 (quando a equipe abidicou do título da temporada para se preparar para o ano seguinte e o Honda o melhor de 1987!
O chassi da brabham era o melhor junto com a Williams em 81 porém Piquet corria sozinho contra a guerra interna da Williams.
83 a Ferrari era o grande carro, Piquet e Prost duelaram em carros similares porém a ferrari tinha 2 pilotos de segunda ou terceira linha.
87 a Williams sobrava de maneira absurda!
faltou lembrar que Piquet perdeu em 86 e ficou em terceiro com um carro de outro planeta.
Que culpa tem o Senna, o Ascari ou o Clark por só terem tido a oportunidade de disputar título com um carro e um motor…
Piquet só trablhou de fato no motor BMW, no Honda e no Ford pegou pronto!
Na Williams já entrou na equipe que dominava o fim da temprada de 1985 com muitas sobras.
Berger, Reutemann e Gurney venceram por 3 euqipes diferentes e isso não faz deles melhor que o Senna ou Schumacher e nem do mesmo nível do Piquet.
Berger venceu com 4 motores diferentes, Patrese com 3 mesmo número de Senna, Schumacher e Piquet.
Arruma outro argumento para justificar sua opinião de que o grande Piquet é melhor do que o grande Senna pois essa já foi por terra!
Bela garimpagem. Pois é, Massa é o nosso Nakagima…
O Fittipaldi que era um cara foda Campeao na F1 e FIndy, so não ganhou mais pq quiz criar a sua propria equipe
Bastante informação, mas o duro foi ter que aguentar o BARBI CHELLO, assinando pra perder e mentindo que não tinha assinado, que o contrato era igual e não havia segundo piloto.
Os contratos eram para o nakagima, kkk. Ele tinha que contar com um piloto de verdade como n 1, se nao nao existiria a equipe. E tanto faz, ele sempre batia, kkkkkkk.
Agora, quanto mais o. Nelson deseja ficar longe da midia, mais a midia o procura, dai ele entra de sola, pois nao ta nem ai para esses politicamente corretos, e ai ja viu kkkkkkkkkk Nelsao Piquet eh Souto e Maior (ate no nome!)
KKKK KKKKK KKKK KKKK eu não ri. mas por dentro KKKK, aprende a escrever a gente não sabe o que você ta falando.
é mesmo.
Caro,
Legal o post. Apenas um comentário paralelo: acho que a legenda da foto está errada. A imagem é do GP de San Marino do mesmo ano, não da Itália. Eles parecem estar freando para entrar na Variante Alta do circuito de Imola. Veja a inscrição “…IP” e as casas, com os espectadores pendurados no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=YOzb7bMPrdo
Grazie
Realmente Piquet entrou na Lotus,ganhando mais do que Senna ganhava na Lotus. No entanto 2 anos antes quando Senna assinou com a Lotus ele era um piloto promissor com 1 ano de F1 .A verdade que não foi colocada , é que Senna percebeu que a Lotus já estava com dificuldades de ser um time de ponta(é só pesquisar), e ele que quis sair!!!! Assinando com a Mclaren Tornando-se o esportista mais bem pago do mundo naquele momento!!
Se o Frankie Dernie (projetista da Williams) desenhasse o carro da Lótus de 1988 como desenhou os de 1989 , Piquet ficaria ao menos na frente das Ferraris ou até disputaria o titulo em 1988 ainda que com dificuldades. O erro da Lótus 1988 foi manter o Ducarouge
Guilherme, o que adiantou o Frankie Dernie desenhar o modelo de 1989. O Piquet não subiu ao pódio nenhuma vez e terminou o campeonato daquele ano em 8º lugar, com 12 pontos. Além disso não se classificou no GP da Bélgica. Correu o campeonato inteiro no bloco intermediário.
Mais ou menos um ou dois meses antes de assinar com a Lótus Piquet esteve na Mclaren e o Ron Dennis Ofereceu um contrato. Mas não topou por que a equipe já tinha renovado com o Prost e por vir de 2 anos em pé de guerra com a Mansell na Williams.
Boa noite Fábio!
Sem entrar no mérito de quem foi o melhor, pois foi o alemão, o fato é que:
1- Sempre houve e sempre haverá jogo de equipe em favor do primeiro piloto.
2- Nesta gloriosa época (70,80 e 90)onde tínhamos pilotos de verdade, os brasileiros eram os primeiros pilotos, logo, ninguém aqui reclamava quando o segundo piloto sempre ficava pra trás.
3- A continuar nesta toada, vai demorar muito tempo pra termos um primeiro piloto brasileiro.
4- A solução: faça como eu faço – torça pro Kimi!
não é muito difícil se chegar a conclusão do porque, a própria matéria ja ajuda, empresas multinacionais de cigarro, estão se importando com a sua marca la estampada independente se o cara é Inglês, japonês, Brasileiro, porque o que vende é aquela caixa de cigarro ambulante que ta la correndo, agora acabou a mamata a formula 1 tem em sua grande parte patrocinadores europeus ou da Ásia, então amigo chora , olha os sul- americanos que estão la Maldonado caminhão de dinheiro e Massa sendo obrigado a assinar contratos que fazem ele ir só para tras.
nesta gloriosa época havia formulas base aqui no Brasil, quantoa torcer pro Kimi torlça pra quem você quiser, só não gosto que venham cornetar, sem entender um pinho do que estão falando.
Jamil:
Idem pra você. O que você gosta ou não gosta é desimportante pra mim…
Eu era feliz e não sabia …
Hoje tenho que assistir Felipe Massa !
Olha que eu tinha como segunda opção: Roberto Pupo Moreno, Ingo Otto Hoffmann, Maurício Gugelmin, Gil de Ferran entre outros.
Ué não assiste.
sim porque tinha formula de base no Brasil hoje tem quase nada, acho que se não fosse a Stock muitos autódromos tinha virado pasto pra gado, aliás viva o Felipe mérito dele ter chegado la .
Comparar Piquet com Senna é pedir muito à realidade. Quando Senna teve à mão um carro efetivamente rápido, Piquet desapareceu. Quantas poles fez Piquet? E Senna? Piquet somente era bom na arrogância e na ironia (ou antes de Senna entrar no jogo).
Realmente inquestionável: era tão rápido que chegou lá muito antes dos outros!
Com Piquet em final de carreira, Senna competiu contra quem?
Piquet era muito melhor do que Senna – o queridinho da Globo.
https://www.youtube.com/watch?v=AmCHSFk_XpE
Arrogância o Senna teve de sobra com o Cândido Garcia (quem é jornalista da época sabe o fato) e com o Reginaldo Leme duas vezes. Tan o que o Galvão teve que sair da Globo em 92 por culpa do Galvão defender uma Bizarrice arrogante paranóica do Senna contra o Reginaldo. Eram geniais, mas ter ou não ter mais pole não faz ninguém mais piloto que ninguém . É mais fácil ganhar 3 de Mclaren do que 2 de Brabham
piquet foi campeao com 3 carros e motores diferentes, sendo que 2 vezes os carros nao eram o melhor do grid e a unica vez que teve o melhor carro a propria equipe o boicotava em favor do mansell…. o senna só foi campeao com o melhor carro, num desses campeonatos ele e o prost chegavam com uma volta de vantagem para o 3 lugar!!!! alias, por falar em prost, o “invencivel” senna perdeu um titulo para o frances! é, de fato ficar comparando senna e piquet é estar completamente alheio a realidade!
Que curioso, odeio a disputa entre SENNA vs PIQUET, adorava os dois, cada um em seu estilo.
Mas onde está agora o fanboy do PiquetClube que estava apavorando todos no post anterior só porque o Senna tinha uma empresa em paraíso fiscal.
O mesmo ocorre com o Piquet, que tem hoje também algumas coisas a explicar sobre o pessoal lá no Ceará.
Mas em fim, deve ser muito chato quebrar os dois joelhinhos e cair sentado na espiga de milho.
Falou, esbravejou e agora surge o contrato do Piquet.
Sobre os contratos? Li e são normais e até ingênuos para os padrões de hoje, o contrato de trabalho meu com meu empregador hoje em dia é maior e mais detalhado do que estas duas lendas ai. E eu sou só um engenheiro.
Imagina o contrato do Fernando Alonso como deve ser depois que saiu da Mclaren.
ta bom “fan- boy de Piquet”, mas adorava os dois, ai casca a lenha no Piquet, concluindo discursio besta.
Normais e ingênuos grande Elizandro engenheiro de obras feitas.
Eu realmente acho e torci pelos dois e não fico usando ironia os dois eram bons e não precisa ser engenheiro pra saber.
Ocorreu mais ou menos assim. O Emerson tentou correr com seu proprio carro e nao foi muito feliz- dai foi ganhar dinheiro na Indy. Dai veio o Piquet, que alem de bom piloto, conhecia mais da mecanica do carro que muito engenheiro da F1, mas ele nao agradava a Globo, porque ele fala o quer quer e tem que ser dito. Quando veio o Senna, que era um piloto muito veloz e carismatico, a Globo adotou ele. Mas no documentario a era dos campeos, perguntaram ao Emerson quem foi o melhor dos e ele respondeu……. Piquet foi o piloto mais completo dos 3.
Que o jogo é marcado desde muito, todo mundo já está cansado de saber, más há que se considerar os porquês!!! Por exemplo, porque existe um primeiro piloto? Será que é porque ele é mais rápido que o outro?!?! Não temos porquê chorar, a não ser por não temos no Brasil hoje ninguém com competência para ser o primeiro! Emerson, Piquet, Senna, para quem teve a oportunidade de vê-los, hoje só assiste fórmula um para ouvir aquele zumbido viciante!
Para saber quem foi o melhor, basta ver a história.
Piquet foi campeão três vezes, com três motores diferentes e com três fabricantes de pneus diferentes.
Senna foi campeão três vezes com o mesmo carro, mesmo motor e mesmo fabricante de pneus.
Agora dá pra entender quem foi o melhor?
No entanto, Senna morreu no auge. Tranqüilamente venceria no mínimo mais 3 Campeonatos. Tanto êh que Damon HILL número 2 da equipe de Senna venceu no ano que Senna morreu
informe se e não fale besteira , Senna morreu em 94 e o campaão foi um tal de Shumacher pela Bennetton , assim como em 95( nascia ai o maior de todos ) ,Hill foi campeão somente em 96 .
abçs viuva
Pois é. Parabéns pela informação, bem explicada. Tivemos dois gênios ao mesmo tempo, com uma diferença não muito grande para o Fittipaldi. Hoje o Massa é o segundo piloto, e pode ficar pior se ele sair… Quem viria em uma equipe de ponta?
Desculpa …mas é uma materia bem fraquinha, comparar o contrato do Piquet na época tri campeão com o Senna em começo de carreira é no mínimo falta de assunto.
eu achei ótimo
não acho,fica claro que você gostava mais do Senna, mas é só uma curiosidade.
Cara, esses contratos sao rarissimos, os quesitos de confidenciabilidade podem até levar a quebra do mesmo se for divulgado, ou gerar processos, sim, nao da pra comparar o momento da carreira dos dois, eram bem diferentes, isso é fato, mas como o Fábio finalizou o texto, isso deixa bem claro como sao baseados os contratos de Formula-1 e nos ajuda a entender muita coisa da F-1 atual. (explica os radios do Button desesperado com o Perez, explica o porque o Rosberg -apesar de parecer ter uma maior abertura na Mercedes- deixa o Lewis ultrapassar quando solicitado, explica pq o Felipe Massa sempre anda atras do Alonso, explica a atitude do Vettel naquela disputa com o Webber -alias, deve haver uma clausula muito parecida com esse codigo de conduta na RB), se esse contrato tivesse vazado por parte do Piquet, com certeza ele levaria um processo da Lotus…
Qual é a disso tudo?
Além de demonstrar que os nossos brasileiros dignos de serem chamados de pilotos, além de excelentes na pista eram homens de negócios?
Desculpem, mas vamos deixar de hipocrisia: eles assinavam contratos que eram benéficos para eles, e que faziam valer o talento e a experiência que cada um tinha. Nossa, que coisa!
Então, eles não se portavam como capachos de equipe, e nem se conformavam em ficar lá atrás de qualquer um que falasse mais alto.
Então, porque eles se portavam como grandes pilotos, campeões e faziam isso valer, nós temos que nos conformar com o Macarrão cozido aceitando toda a caca do cavalinho que, constantemente é atirada nele.
Não!
O que esses dois contratos mostram é a atitude que se espera de um piloto de F1, que tenha condições de honrar o lugar que ocupa. E só isso!
Sim, o grande piloto, o piloto de verdade, tem todo direito de ditar o que quer e o que não quer.
Por essa razão, aposto que nenhum dos contratos atuais da Ferrari, possuam tais características.
desculpa, mas quantos pilotos Brasileiros chegaram na F1 depois de 2000, poquíssimos e poucos chegarão ou nenhum. Então menos com essas comparações, pois Brasil ta formando piloto nenhum naquela época tínhamos muito mais formulas de base aqui do que agora, então chegar na F1 já é um grande feito,
E o Macarrão cozido como você disse, nem to falando isso pra defender, foi um do poucos que tentou implantar no Brasil a Formula futuro pra dar base pra fututo pilotos, então menos veneno.
Dizer que o sensacional Senna foi fabricado por Galvão Bueno é demais, só para brasileiro mesmo. No Japão, Senna é tido como um semideus. Quando comecei a acompanhar a Fórmula 1, torcia por Piquet. Mas não dá para comparar, Senna foi o maior piloto de todos os tempos. Só a vitória dela no GP da Inglaterra de 1993 com a pista molhada pela chuva! O cara pilotova demais. Nunca mais haverá outro igual.
Senna na Bahamas é cito como fantasma,l e para de comparação, Senna correu num carro igual do Vettel, então para;
Amigo, sou sennista, mas digo que eu também tenho respeito pelo Piquet, não é qualquer um que consegue ser tricampeão…
Os dois pilotos tem características bem distintas, um pilotava com a faca nos dentes e que só importava a vitória (Senna) e outro que não importava em ser segundo ou terceiro, e sendo constante ganhava títulos (Piquet). Mas os dois são pilotos de primeira grandeza com certeza.
Amigo, voce nao viu Jim Clark pilotar. Esse sim era insuperável, do tipo Senna mas sem cometer erros bobos (batida sozinho em muro, bater com retardatários etc.).
confirmado, massa é o nakagima da lotus do final da década de 80.
piquet é realmente um dos ultimos raros pilotos da f1, um cara sem papas na lingua.
saudades dos piquets. mansels, apesar de nelsinho na nascar já encher de bicuda o scott há uns dois meses atrás.
e desde quando a f1 existe, existe o jogo da equipe, senna fazia de gato e sapato o berger na mclaren tbém.
Cadê os caras que criticaram o Senna por assinar com uma empresa no paraíso fiscal. Até o Vaticano faz isso.
Pois é os traficantes também, os políticos corruptos, sequestradores, tem nada demais fazer conta em paraíso fiscal
Nossa e você acha legalzinho parabéns temos esse govêrno ai graças a pessoas que pensam como você
Fabio, me tire uma dúvida: o Senna venceu alguma corrida sem usar motores Honda? Pelo que me lembro, não! Acho que o Piquet, quando foi pra Lotus, foi sem Honda. Então não dá pra comparar o desempenho dos dois na Lotus. Foram carros diferentes em 87 e 88.
nunca ganhou semn Honda
Amigo… Eu respondo…Sim, ganhou… puxando de memória, me lembro do GP do Brasil – Interlagos, GP da Europa (Donington Park) que inclusive é a melhor primeira volta da história da f1 até hoje e GP da Austrália (última vitória).
Não ganhou mais pois estava tendo a concorrência das fenomenais Williams 93…
Amigo, Senna venceu varias corridas em 1993 com motor FORD.
sim motor que o Shummacker ganhou no ano seguinte com a Benetton
Uma pertinente curiosidade agora nascida: Qual o seguro de vida de Senna no ano de sua promoção à pista Celestial ?
E que dádiva termos pátrios heróis Senna , Piquet, Émerson… Cadê seus bustos em praças Nacionais ?
“Não dá para não lembrar e não entender melhor as situações vividas por Barrichello e Massa na Ferrari, por exemplo”. (??????)
“Nada como investigar o passado para entender o presente”. (??????)
Caro Fábio Seixas, fale sério….tudo que está escrito na sua matéria foi amplamente divulgado pela imprensa na época. Sinceramente, não vi novidade alguma!
de os links, ja que foi publicado, ou ta blefando,
Fabio, você consegue fazer um paralelo da parcela do orçamento da equipe destinada aos pilotos? Hoje em dia equipes de ponta comprometem mais ou menos do seu orçamento com pagamento de pilotos? Eu acho que seria um exercício interessante fazer esse comparativo.
Fábio: parabéns pelas matérias históricas. Não me lembro de nada parecido, seja na imprensa nacional, seja na internacional. Apenas um adendo: se conheço um pouquinho a personalidade do Piquet, ele já deve estar contratando advogado por causa da quebra da cláusula de sigilo…
Quanto ao Massa e Barrichello, agora temos certeza absoluta de que sempre mentiram, ao dizer no início de cada temporada que lutariam pelo título. Por essas e outras gosto de pilotos de verdade, como por exemplo o Alonso e o Piquet, que passaram por cima dos preferidos da equipe (Hamilton e Mansel), certamente desobedecendo ordens e contratos.
depende se nascessem no Brasil atualmente fariam igualzinho.
Já estou ficando cansado de ver contratos SEM ASSINATURAS….
só vcoÇe clicar no Link e vera que o contrato é firmado
Considerando a inflação do dólar no período, esse valor ajustado para hoje daria o dobro. Piquet receberia, a dinheiro atual, algo como US$ 10 milhões por ano da equipe, fora os contratos de patrocínio independentes. Se não me falha a memória, Massa ganha quantia semelhante.
Prova de quem ganha mais nem sempre é o mais competente!
Recalque comendo solto, as Sennazetes piram…
Os dois foram bons, tanto é que os dois sao Tricampeoes, nem venha com SE O SENNA TIVESSE CORRIDO MAIS 1 ANO, e coisas do genero, pois a Historia ninguem pode mudar, ele foi tricampeao e um excelente piloto, assim como o Piquet…
Abaixo tem um contrato firmado entre Nelson Piquet e a Lotus para os anos de 1988 e 1989… Ele foi pela grana – Já tinha 3 campeonatos mundiais e queria dinheiro – CERTO ELE NA MINHA OPINIÃO – Não aceitou o convite de Ron Dennis(Maclaren) por conta da grana que eles ofereceram e que pagaram menos ainda ao Senna…. Aí que está a pergunta: SENNA ERA MELHOR QUE NELSON PIQUET? Imaginem se Piquet tivesse aceito o convite da Maclaren e tivesse igualado o record de Juan Manuel Fangio… Quem seria o melhor piloto brasileiro? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk Tudo na vida é uma questão de oportunidade: Hj o Senna virou um herói morto e o Piquet está vivo…. Sei não eu preferia estar aqui contanto a história! ALGUÉM AÍ SABE ME MOSTRAR OU ME DIZER QTO A EQUIPE WILLIANS PAGOU PARA A FAMÍLIA SENNA? Nada geeee-e-e-e-e-e-e-e-ente – O cara cavou a cova dele e na equipe tinham milhares de testemunhas. Valeu Senna, mas uma das maiores ultrapassagens da F1 foi do Piquet em cima de ti na Hungria em 1987.
a Maclaren ja tinha o Prost queria um piloto iniciando, fala besteira não