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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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O contrato de Piquet em 1988

Por Fábio Seixas
11/07/13 10:12

Há mais tesouros da F-1 guardados na biblioteca da Universidade da Califórnia.

Como a minuta do contrato de Piquet com a mesma Lotus para os Mundiais de 1988 e 1989. E um “código de conduta” estabelecendo os papéis dele e de Nakajima no time inglês.

Em “circunstâncias normais”, o japonês não poderia terminar uma corrida melhor que o companheiro. Por força de contrato, só poderia ultrapassá-lo caso recebesse um “sinal claro” e era obrigado a ceder posição caso estivesse sua à frente.

Com a saída de Senna para a McLaren, anunciada em setembro do ano anterior, a equipe precisou correr atrás de um piloto de ponta. A melhor opção era Piquet, já às turras com a Williams.

Mas o já veterano valorizou. Fez valer o preço dos seus então dois títulos mundiais e seu tino para os negócios. A Lotus precisou colocar a mão no bolso.

Foi ganhando muito mais do que o compatriota.

(E sem Fla-Flu aqui. A situação é normal. Os dois viviam momentos bem diferentes. Senna tinha 27 anos, era então apontado como futuro campeão mundial, mas ainda com muito a provar. Aos 35, Piquet estava consagrado, rumava para o tricampeonato, já se aproximando do fim de carreira.)

O que temos, em primeiro lugar, é um memorando de entendimento entre Piquet, Lotus e R.J. Reynolds, a dona da marca Camel. São 6 páginas, que você pode ler na íntegra aqui.

O documento começa com o mesmo padrão do contrato de Senna, estabelecendo que a equipe terá direito a seus serviços como piloto, assim como a explorar “seu nome e sua fama”.

Logo na primeira cláusula, garante que ele terá status de piloto número 1 e traz uma curiosidade: Satoru Nakajima, o número 2, assinou um “código de conduta”.

Piquet, à frente de Nakajima, no GP de San Marino de 1988 (Reprodução)

Estabelece que Piquet estava liberado de fazer propagandas de cigarro “como indivíduo”, mas que sua imagem de membro da equipe poderia ser usada.Fato bem importante está na cláusula seguinte. A data. Este memorando foi assinado em 5 de agosto de 1987, e garantia a Piquet o fornecimento de motores Honda à equipe na temporada seguinte.

Isso é relevante por dois aspectos.

Se há a suspeita de que Senna descumpriu seu contrato com a Lotus ao negociar com a McLaren antes de 8 de agosto, o vice-versa não guarda dúvidas.

Existe agora a prova de que a Lotus transgrediu o que estava acordado: negociou com outro piloto, Piquet. Mais: assinou com ele.

O segundo ponto curioso: Piquet não guardou segredo.  No mesmo dia, seu empresário, Eduardo Antônio da Silva Prado, que estava em São Paulo, anunciou o negócio. Piquet disputou 8 das 16 corridas daquele campeonato de 1987 já assinado com a Lotus. Mesmo assim, ganhou o título com a Williams.

A equipe garantia a permanência de Ducarouge como engenheiro-chefe em 1988 e manifestava a intenção de mantê-lo para o ano seguinte.

Piquet não tinha direitos a boné ou a espaços no macacão. Tudo tinha de ser dos patrocinadores da equipe. Ele podia fazer propagandas de outras marcas, mas tinha de submeter os contratos à Lotus, para evitar conflitos.

À grana, em valores da época.

Piquet ganhou em 1988 US$ 220 mil de luvas, mais salário de US$ 5 milhões naquele ano _US$ 3,5 mi pagos pela equipe e US$ 1,5 mi, pela R.J. Reynolds. Senna recebeu, no ano anterior, US$ 1,5 milhão.

Para 1989, o salário foi de US$ 5,5 milhões.

Ou seja, uma grande diferença, mas não tão enorme como Piquet sempre alardeou.

Como Senna, ele recebeu uma “ajuda de custos” de US$ 40 mil para viagens, bônus de US$ 4 mil por ponto conquistado e tinha a promessa de US$ 250 mil extras em caso de título mundial.

Mas não é só. Há um outro documento, assinado entre a Lotus e a empresa que representava Piquet, a Race Ace Management Corporation, com base nas Antilhas Holandesas, um paraíso fiscal. Está aqui.

Estabelece o seguro de vida para o brasileiro: £ 750 mil em caso de morte _sete vezes o valor acertado com Senna no ano anterior.

E garante mais uma vez que Piquet “é e será o piloto número 1 da equipe” durante a validade do contrato.

Lembram do tal “código de conduta”? Está na íntegra, no anexo 1 do documento.

É contrato, preto no branco.

O carro reserva tinha de ser sempre preparado para Piquet.  A estratégia era sempre “positiva” para o primeiro piloto.

Segue um tradução livre do texto acima: “Em circunstâncias normais, presumindo que o carro número 1 esteja em boas condições mecânicas, é esperado que ele termine a corrida na frente do carro número 2. Para esse propósito, o carro de apoio deve aceitar que não poderá tentar nenhuma ultrapassagem a não ser que o número 1 faça um aceno, por conta de problema mecânico, ou que receba uma mensagem clara dos pits. Da mesma forma, quando o carro número 2 estiver à frente do número 1, ele vai aceitar ordens dos pits para ceder a posição”.

Isso tem 25 anos. Mas remete a situações atuais. Não dá para não lembrar e não entender melhor as situações vividas por Barrichello e Massa na Ferrari, por exemplo.

Nada como investigar o passado para entender o presente.

Mil agradecimentos aos internautas-perdigueiros que me ajudaram nesta pesquisa: Speroff, Bruno Gibin e Leandro Galleti.

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Comentários

  1. Alex Melillo comentou em 11/07/13 at 17:29

    FS,
    Parabéns pelo furo.
    Difícil entender a redução de espaço que a Folha lhe presenteou. Você é um dos grandes, é muito bom ouvi-lo, sempre.
    ET, pode comentar o porque do Gomes pegar no seu pé? Alguma gozação, ou é idiotice mesmo?
    Gde abraço,

    • Fábio Seixas comentou em 11/07/13 at 19:54

      O Flavio Gomes tem um amor platônico por mim.
      Abs

      • Alex Melillo comentou em 13/07/13 at 0:06

        FS,
        Belo artigo o de hoje, os Nakajimas somos nós.
        Concordo em tudo, principalmente quando revejo trechos de GPs antigos, como p.ex. um em que o Elio de Angelis vai bem, e o Senna estrebucha. Acho que foi Imola 85.
        Mesmo milionário e playboy também tem seu dia, e naquela oportunidade já pegou mal de mais o faniquito explícito….
        Gde abraço,
        ET, não achas que o JLorenzo está exagerando??
        ET2, como faço para marcar o post para receber comentários pelo meu email??

  2. Alexandre comentou em 11/07/13 at 17:27

    Fabio, na verdade a Lotus pagou a menor parte e a RJR a maior

  3. José Jardão comentou em 11/07/13 at 17:18

    Cada um deu 3 títulos, que nos ajuda a estar no topo. Obrigado a ambos, igualmente.

    De resto, é passionalismo. E cada um ama o homem que quer.

  4. layne comentou em 11/07/13 at 17:09

    Piquet foi o melhor piloto de F1 nos anos 80 no conjunto da obra, seu contrato foi muito bem feito na parte financeira mais na parte tecnica foi uma lastima, poderia ter solicitados profissionais mais gabaritados para projetar os carros, como seu velho parceiro Gordon Murray ou o promissor Rory Byrne [Benetton] e Adrian Newey [March], ficar com o enganador frances e ñ ter a certeza dos motores Honda para a temporada 89 sepultaram sua carreira esportiva!

  5. OSWALDO SCHREDER comentou em 11/07/13 at 17:06

    O PIQUE ERA TRI CAMPEÃO. O SENNA ESTAVA NO COMEÇO. COM A LOTUS QUE O SENNA FOI VICE O PIQUE NÃO GANHOU NENHUM PONTONÃO QUERO DESMERECER O PIQUE,MUITO PELO CONTRARIO.MAS O SENNA FOI COMO A CRITICA MUNDIAL O ELEGEU O MAIOR PILOTO DE FORMULA UM DA HISTORIA

    • layne comentou em 11/07/13 at 17:17

      qual a temporada que o sena foi vice na Lotus
      85e 86=4
      87=3
      agora comparar o sena com os bons Lotus 97 A 99 T e o Piquet com a BOMBA do Lotus 100T, SOMENTE quem ñ assistiu as temporadas de 85 a 88, e se o Piquet estivesse nesses carros a probabilidade de ser campeão era grande, vide seu trabalho na Brabham, algo que o saudoso nunca fez, so com carros prontos

    • Hugo comentou em 11/07/13 at 18:06

      @OSWALDO SHREDER: Senna nunca foi vice-campeão com a Lotus, e o Piquet fez 22 pontos com a Lotus em 1988. Bate um google antes de falar pra não passar vergonha.

    • José benedito da Silva comentou em 11/07/13 at 19:15

      Nossa foram buscar no fundo do baú essa notícia, o PIQUET realmente foi um dos melhores pilotos de F1, o melhor piloto de todos os tempos infelizmente foi o Dick Vigarista(o Chumi) não gosto dele mas é verdade.

    • Joao Paulo Chagas comentou em 11/07/13 at 19:37

      Senna nao foi vice com a Lotus ano nenhum… Em 85 e 86 ficou em quarto, 87 em terceiro!! Piquet terminou em sexto em 88 e oitavo com uma lotus ja em declinio em 89 para depois seguir parar Bennetton onde conseguiu mais 3 vitorias na carreira!! Concordo que o Senna foi melhor, na minha opiniao tambem foi melhor, mas os fatos certos nao sao os que vc disse e sim esses!! Precisamos parar com esse Sennismo exagerado!! O fato dele ser fenomenol e o melhor de todos os tempos naos faz dos outros, quaisquer que sejam, uma lastima!! Eram muito bons e alguns tao bons quanto o Senna!!

      • Roberto Souza comentou em 11/07/13 at 20:51

        não disfarça pra falar que ele foi melhor de todos os tempos, se for assim Vettel ja passou ele a muito tempo, mesmo carro mesmo tudo e vamos que vamos.

        • Joao Paulo Chagas comentou em 12/07/13 at 13:11

          Nao estou disfarcando nada, ate pq essa opiniao que vc levantou nao eh a minha!! Acho que o Senna foi melhor que o Piquet, mas os fatos apresentados pelo colega estao errados e denotam um sennismo exagerado… Sobre quem eh melhor, na minha opiniao Senna, Prost e Schumacher (falando dos que vi apenas) se equivalem e sao os maiores que vi e eh isso que digo, pode ter sido o melhor, mas tem varios outros pilotos que sao e foram muito bons tambem

  6. Oscar Leite comentou em 11/07/13 at 17:00

    Cada país tem o herói que merece. Contratos não mentem. Parabéns novamente menino Fábio!

  7. Carlos Fonseca comentou em 11/07/13 at 16:59

    Claro que as emoções dos que aqui comentam estão à frente do raciocínio e da razão. Todos os analistas da F1 concordam que Piquet foi fantástico mas que Senna foi superior. O único erro de Piquet foi ter ciume de Senna quando ele apareceu em equipe de qualidade a que Piquet tinha e ganhada com competência. E aí errou a segunda vez quando partiu para ofensa pessoal a Senna. Muita arrogância e pouca competência na educação recebida.

    • ALEXANDRE DIAS comentou em 11/07/13 at 17:47

      Quando o Piquet ganhou seus títulos sempre haviam 4 ou 5 pilotos na disputa e se ganhava nos detalhes. Na era Senna havia uma carro estupidamente melhor que os outros e só dois pilotos disputavam o título (os dois da Mc Laren) Houve absurdos como o campeão ganhar 8 em 15 corridas e o vice 7 em 15. Queria ver o Senna vencer em situações como 1983, quando o Piquet conseguiu milagrosamente acertar a Brabham turbo no meio do campeonato, profetizar que seria campeão sob as risadas da Globo e concretizar o feito, ou em 1987 quando tinha contra si toda a equipe Willians que priorizou o Mansell. Fala-se por aí que em mais de uma corrida o Piquet fez um acerto de carro errado, deixou a equipe copiar (o Mansell não sabia faze-lo) e depois voltou o carro para o acerto correto.

    • Rafael comentou em 11/07/13 at 17:56

      Pouca competência ? Tri campeão de F1 e vc fala isso…Vc deve ser mais uma viúva…Affffff

  8. Levy comentou em 11/07/13 at 16:57

    Fábio, assisto à F-1 a 30 anos e acredito que tirando o fato de você ter se profissionalizado no ramo e eu não, ambos saímos de um status de torcedor para crítico já fazem quase 2 décadas, não é lamentável, mesmo que saibamos do jogo lá como é, da situação dos pilotos brasileiros atualmente? Tornaram-se Pilotos de “segundo nível”?

    • Fábio Seixas comentou em 11/07/13 at 17:01

      Sim, tornaram-se.
      Abs

      • ALEXANDRE DIAS comentou em 11/07/13 at 17:37

        Fábio
        Um pequeno erro na matéria. Em 1988 Nelson Piquet já era tri campeão mundial. Ele foi campeão em 1981 e 1983 (1o campeão da era turbo) pela Brabham e em 1987 pela Willians naquela fechada histórica em cima do mansell. Em 88 e 89 pouco fez na Lotus e em 90 e 91 correu pela Benneton onde ganhou suas duas últimas corridas.

        • Fábio Seixas comentou em 11/07/13 at 19:53

          Não há erro.
          Abs

      • Erickson comentou em 11/07/13 at 17:57

        Lendo alguns comentários, fico indignado com alguns que questionam o talento de Nelson Piquet, ele foi grande quando a f1 só tinha craque , Lauda, Prost, Mansel, grandes pilotos que marcaram época nesse esporte. Senna sempre foi um caso a parte, genial, melhor de todos os tempos, mais daí questionar a competência de um grande piloto já é algo que beira a ignorância. Talvez falte a nós brasileiros reverenciar e não atacar de forma imbecil, esse cidadão do mundo Nelson Piquet, naquela época dava gosto levantar de madrugada pra assistir a f1.

        • Jamil comentou em 11/07/13 at 20:56

          emas aproveita pra falar que Senna foi melhor ah va que foi, conta outra, vettel é igaul ou melhor a Senna então ja ta indo pro tetra

  9. Sergio Preto comentou em 11/07/13 at 16:57

    Com Satoro Nakajima na equipe……….kkkk faz-me rir… não era necessária essa cláusula

  10. Renato Nascimento comentou em 11/07/13 at 16:52

    Não da para negar que o Senna foi um bom piloto, mas até aí compara-lo com Piquet é demais… quem fala que o Senna foi melhor é porque com certeza não acompanhou a fórmula 1, assiste somente a Globo e ouve o Galvão. Para saber o que é pilotar basta colocar no youtube a ultrapassagem que o Piquet fez no Senna com o carro de lado e ainda mostrando o dedo, essa é demais. Viúvas assistam lá…

    • Anderson comentou em 11/07/13 at 17:12

      Até hoje me lembro do dia que o país todo parou para gritar:

      Olé olé olé Senna Senna ..

      Único piloto brasileiro que tem até hoje o carinho da torcida Brasileira de Formula 1 e de todos os brasileiros

      Piquet ??? com a arrogancia dele pra mim não quer dizer nada

      E sobre ultrapassagens assista uns videos dos duelos entre Senna, Prost, Mansell e Michael Schumacher .. Piquet ??? haha nunca chegará perto de Senna

    • Antonio Carlos comentou em 11/07/13 at 17:34

      Amigão creio que você só assistiu essa única corrida.

      Veja os recordes e resultados. O Piquet não chega a metade, mas foi um excelente piloto.

      Ja o Sena foi um Gênio.

    • Antonio Claudio comentou em 11/07/13 at 17:34

      Essa ultrapassagem foi sensacional. E só para completar, é preciso ficar claro que a Lotus na época do Piquet era bem inferior à da época do Senna.

    • Zé Celso comentou em 11/07/13 at 17:42

      De que planeta o amigo veio? Vc acompanhou mesmo a Formula 1 nesta época?
      Diga aí quantas vezes Piquet ganhou em Mônaco… pergunto isto porque Piquet declarou que correr em Mônaco era o mesmo que pilotar moto dentro da sua sala. Agora me diga como Senna pilotava em Mônaco , em Detroit , nos piores circuitos e na chuva…

    • Moy comentou em 11/07/13 at 18:45

      E pra vc, que deve ser uma enciclopédia da F-1, a carreira do Piquet se resume a esta ultrapassagem?
      Mas vou seguir seu sábio conselho e ver a ultrapassagem no Youtube e assim melhorar meu estilo de pilotar no rFactor.

    • Bruno comentou em 11/07/13 at 18:45

      Acompanhei Formula 1 desde a década de 80, vi os dois pilotos e devo salientar que acho que o Senna foi melhor.

    • José benedito da Silva comentou em 11/07/13 at 19:18

      boa Renato, não viram Emerson, não viram Pace, não viram piloto que mudavam marcha em câmbio que parecia câmbio dos caminhões de 1ªmarcha sêca.

  11. vini comentou em 11/07/13 at 16:40

    Reportagem nada a ver…De interesse unica e exclusivamente de revista caras…E outra, que fique clara uma coisa, as pessoas tem o direito de preferirem o Piquet, pois nada mais natural que torcer para um tri campeão…O duro é ter como ídolo um Barrichelo ou um Massa da vida…Valeu Piquet e para quem torceu pro Senna, valeu Senna.

    • Amadeu comentou em 11/07/13 at 17:58

      porque não se pode torcer por todos. algum problema, ou torcer só pra quem ganha é considerado torcida? se você para de torcer porque esse ou aquele não esta bem não é torcedor, porque torcedor aguenta frustrações eu torçi pelo Emerson, Moco, Wilsinho, Crhistian, Massa, Barrichello, Gugelmim, Boesel, senna Piquet, Pupo Mpremo, Bernoldi, Pedro Paulo Diniz etc…

      Se não quer frustração pro piloto ou time de futebol, ou seja la pra quem vai a tua torcida simples não veja.

    • Carlos comentou em 11/07/13 at 18:03

      Eu acho que você não entendeu a matéria. Não é um comparativo Senna x Piquet, e sim o relato sobre como funcionava as relações entre equipe e piloto naquela época. A reportagem é excelente. Eu jamais imaginaria que em uma semana veria dois contratos de pilotos de F1 divulgados. Contratos com cláusulas de sigilo, trancados a sete chaves. Eu mesmo já baixei a íntegra dos dois.

  12. Comendador da Realidade Prática e Teórica comentou em 11/07/13 at 16:37

    Quem realmente conhece e entende de velocidade sabe da gritante diferença entre o Nelson Piquet (o maior e melhor piloto de F1 que o Brasil tem) e de Ayrton Senna que foi (um excêntrico e arrojado piloto) elevado em patamar midiático por Galvão Bueno e pelo Banco Nacional (que até faliu). Não há comparações! Piquet extremamente técnico, veloz, corajoso, entende como poucos sobre acerto de motor e de máquina. Ayrton, arrojado, sensacionalista, protegido financeiramente e projetado para ser um ídolo quando os brasileiros precisavam de ter um ídolo para acreditar.

    Quanto ao “Seca Pimenteira” aqueles que vocês chamam de Galvão Bueno me atenho a afirmar: Enquanto este narrador estiver a frente das transmissões esportivas da F! o Brasil não será mais campeão do mundo na modalidade. Ele é chato, medíocre, prepotente e hipócrita.

    • Pedro comentou em 11/07/13 at 16:51

      Sem contar que alem de tudo isto que vc falo Piquet e um ótimo criador de vigarista.!!!!!!!!!

      • Antonio comentou em 11/07/13 at 17:33

        Não se esqueçam também que o Senna teve uma filha e a Viviane fez de tudo para não reconhecer. Pois, se ela fosse reconhecida, toda a grana dele iria para a menina e os Sennas ficaram na pindaíba. Não se esqueça também que o Senna nas tomadas de tempo, depois de ter feito bom tempo, atrapalhava os demais. Ao ponto de ser chamado de “freio de mão puxado” pelo Prost. Ou seja, neste mundo o melhorzinho bate na mãe…

    • Jason comentou em 11/07/13 at 17:00

      Opa, temos um verdadeiro entendido aqui… em meio a tantas baboseiras devemos ressaltar a perola maior em que ele afirma que enquanto o Galvao for comentarista de F1 o Brasil nao sera mais campeao na modalidade, este individuo e um visionario muito a frente do nosso tempo, mas por precaucao vamos proteger as nossas criancinhas dele.

      • Antonio Carlos comentou em 11/07/13 at 17:37

        Boa amigão. A relação entre um narrador e um piloto de formula 1, tem tudo haver né ?

        Fiquei impressionado. !!

        Eu gostaria de saber qual narrador precisamos ter para voltarmos a ter um piloto de ponta . kkkkkkk

    • ALEXANDRE DIAS comentou em 11/07/13 at 17:44

      Você está coberto de razão, mas o ufanismo não deixa ninguém ver isso. Quando o Piquet ganhou seus títulos sempre haviam 4 ou 5 pilotos na disputa e se ganhava nos detalhes. Na era Senna havia uma carro estupidamente melhor que os outros e só dois pilotos disputavam o título (os dois da Mc Laren) Houve absurdos como o campeão ganhar 8 em 15 corridas e o vice 7 em 15. Queria ver o Senna vencer em situações como 1983, quando o Piquet conseguiu milagrosamente acertar a Brabham turbo no meio do campeonato, profetizar que seria campeão sob as risadas da Globo e concretizar o feito, ou em 1987 quando tinha contra si toda a equipe Willians que priorizou o Mansell. Fala-se por aí que em mais de uma corrida o Piquet fez um acerto de carro errado, deixou a equipe copiar (o Mansell não sabia faze-lo) e depois voltou o carro para o acerto correto.

    • Marcello Ribeiro de Oliveira comentou em 11/07/13 at 18:41

      A maior mentira que eu já ouvi até hj foi qndo o Senna afirmou que terminou a corrida de SP com a segunda e sexta marchas…Qualquer motorista sabe que é impossível para qualquer carro ter um bom desempenho se vc sair da segunda marcha para a quinta marcha…agora imagina isso em um formula 1. Só seria possível se os outros carros estivessem parados, ele teria que ter perdido uns 20 segundos por volta….Por essas e outras idiotices, fora o talento incomparável que Nelson Piquet é e sempre foi o melhor de todos…

  13. Paulo comentou em 11/07/13 at 16:35

    Tem gente falando que esse é comportamento padrão das equipes (acredito que seja mesmo), mas existem exceções, como Senna e Prost na McLaren e, mais recentemente Vetel e Weber na Redbull (ao menos nos primeiros anos).

    • fabio comentou em 11/07/13 at 17:43

      ou piquet e nagel mansell na willians

  14. Flavio Augusto comentou em 11/07/13 at 16:26

    Sempre tive a impressão da F1 das décadas anteriores era mais “limpa” que a atual. Hoje tive a confirmação. Pelo menos colocavam no papel, e não ficava essa enganação pelo rádio de que “fulano está mais rápido que vc…”. Ora, se está mais rápido que venha e ultrapasse. Mas veio-me a mente uma coisa, gostaria de ler os contratos do Rubinho !!!

    • Fernando comentou em 11/07/13 at 17:27

      Eu ja vi.. tem um desenho enorme.. com uma seta vermelha gigante apontando.. ESSE É O ACELERADOR!!! PISA PO$%@@

    • Juan comentou em 11/07/13 at 18:58

      Contrato do Rubinho? Daqui uns 20 anos…

  15. Fábio comentou em 11/07/13 at 16:22

    Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

    Atualmente os brasileiros têm poder de menos e juízo demais. Simples assim!

    Para entender melhor, o Vettel encarna o oposto disso no momento.

  16. emerson comentou em 11/07/13 at 16:01

    Equipe: Grupo de homens que unem os esforços com um mesmo propósito. Ou seja, tudo estava tratado antes. É claro que existe as preferencias, é todos sabem disso.
    Sobre o Piquet, era gênio e não dependia de Globo nem Galvão para se promover. Encarava seus adversários de frente e não dava mole pra “Mauricinho”.

  17. Volnei comentou em 11/07/13 at 15:55

    Vasculhar o passado para entender o presente: o nome disso é História. Por falar em História estamos esquecendo o Hemerson. Ele foi o pioneiro,quem lutou com todas dificuldades e abriu as portas. Ganhou títulos na Fórmula 1. venceu nos EUA, ganhou 500 milhas.

  18. Levi comentou em 11/07/13 at 15:48

    Interessante pensar nas personalidades de cada um. No contrato com o Senna, ele foi proibido de andar de moto ou ski. Já no do Piquet, existe uma cláusula de diminuição no pagamento caso ele tivesse algum acidente (por exemplo moto ou ski) hahaha ele deve ter levantado da mesa e dito “não fico sem andar de moto, não vou assinar esta m…

  19. Tadeu - São João, Tietê comentou em 11/07/13 at 15:45

    A grande sacada vai ser achar o contrato do Piquet com a Willians. Tudo leva a crer que dizia que ele seria primeiro piloto. E só foi desrespeitado porque Frank Williams foi pra cadeira de rodas antes da primeira corrida. O próprio Piquet já disse que “não se queixaria para alguém em uma cadeira de rodas”.

  20. thoerw comentou em 11/07/13 at 15:45

    Mas o próprio Piquet já tinha dito tudo isso numa entrevista que deu à Playboy naquela época.

  21. felipe comentou em 11/07/13 at 15:44

    Porque vc atualizou o valor em dólares do Senna e não do Piquet?

    • Fábio Seixas comentou em 11/07/13 at 16:42

      Porque vale a comparação. Em um ano, a diferença é mínima.
      Abs

  22. André Braga comentou em 11/07/13 at 15:37

    Realmente foi um grande negócio q a Lotus fez….depois disso só poderia falir mesmo…

  23. Marcos comentou em 11/07/13 at 15:35

    Para fechar com chave de ouro essa série, só falta o contrato de Barrichello com a Ferrari!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. Flavio comentou em 11/07/13 at 15:34

    Fabio,
    Se ganhar o triplo não for uma “diferença” enorme, o que seria?
    Abcs,

    • Fábio Seixas comentou em 11/07/13 at 16:42

      As “20 vezes mais”, como o Piquet já disse.
      Abs

    • Juan comentou em 11/07/13 at 19:02

      Quando Fabio disse “a diferença é mínima”, ele quis dizer a diferença entre o dólar em 87 e de 88, para comparar o que Senna e Piquet ganhavam.

      • Fábio Seixas comentou em 11/07/13 at 19:51

        Isso.
        Abs

  25. andre pires comentou em 11/07/13 at 15:33

    Excelente Fábio!

    Para a equipe que achou os contratos: curiosidades dos contratos de Barrichello e Massa todos temos. Mas e os contratos dos pilotos pagantes, como devem ser? Maldonado (eu me comprometo a dar um caminhão de dinheiro para o time e o outro piloto ganha o mesmo equipamento para mostrar que é melhor do que eu…). Perez na Sauber, será que ganhava salário? Grojean? E o Kimi na Lotus? Webber então? Mais: o contrato de Button e Barrichello na Brawn, em que “correram de graça”! Abs

  26. Jonas comentou em 11/07/13 at 15:29

    Piquet: o MAIOR SONEGADOR DE IMPOSTOS….”grande herói nacional”….

  27. Antonio Lages comentou em 11/07/13 at 15:27

    Seixas não achou da Ferrari do Prost depois que ele saiu da Maclaren? porque se eu não me engano a Ferarri tinha patrocínio da Marlboro.

  28. João Dias comentou em 11/07/13 at 15:26

    Só completando, se for feita uma nova garimpagem, com certeza vai achar um documento igual entre Senna e Berger.

  29. Ricardo comentou em 11/07/13 at 15:26

    Parabéns a matéria e aos comentários, a maioria, postados com sabedoria, defendendo sua opinião mas sem xingamentos, usando argumentos, sempre tem um ou outro cabeçudo que tenta impor sua opinião, mas a maioria, sensata.

    Pelo menos por enquanto, até a maioria alienada sem ler o texto ou a outra matéria sobre o contrato do Senna, começar a comentar…

  30. João Dias comentou em 11/07/13 at 15:23

    Fábio,
    O grande problema dos tempos atuais para nós brasileiros é que nossos pilotos hoje em dia é que estã assinando o termo de conduta.

    • Fábio Seixas comentou em 11/07/13 at 15:24

      É isso.
      Abs

      • Fabiano comentou em 11/07/13 at 15:39

        Disse tudo…
        Será que alguém consegue uma minuta do contrato do Barrichelo com a Ferrari?…

    • Carlos Omar Cornelius Silva comentou em 11/07/13 at 15:31

      E o pior disso tudo é que não temos nenhum piloto jovem que nos alimente alguma esperança de chegarmos ao topo novamente!!

    • Danilo comentou em 11/07/13 at 16:00

      Grande m…. saber disso hj, uma que já passou quase 25 anos e outra oque eu tenho haver com oque esses caras ganham, alias ganham muito para se divertirem e viajarem pelo mundo. Pq cá entre nós pilotar um F-1 é uma boiada quero ver ele pilotar uma Kombi com jogo no volante melhor do que eu! Eu não ganha nada perto desses frangos e o risco de vida meu é muito maior!!!

    • GetulioC comentou em 11/07/13 at 16:18

      Ou seja: Os títulos conquistados…é não são bem assim. Ademais assinar termo de conduta, nas condições apresentadas, demonstra subserviência! Assim, não dá! Vou pensar em continuar assistindo a Fórmula 1, que assisto, praticamente, sem áudio!

    • Flavio Augusto comentou em 11/07/13 at 16:27

      Falou tudo !

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