O contrato de Piquet em 1988
11/07/13 10:12Há mais tesouros da F-1 guardados na biblioteca da Universidade da Califórnia.
Como a minuta do contrato de Piquet com a mesma Lotus para os Mundiais de 1988 e 1989. E um “código de conduta” estabelecendo os papéis dele e de Nakajima no time inglês.
Em “circunstâncias normais”, o japonês não poderia terminar uma corrida melhor que o companheiro. Por força de contrato, só poderia ultrapassá-lo caso recebesse um “sinal claro” e era obrigado a ceder posição caso estivesse sua à frente.
Com a saída de Senna para a McLaren, anunciada em setembro do ano anterior, a equipe precisou correr atrás de um piloto de ponta. A melhor opção era Piquet, já às turras com a Williams.
Mas o já veterano valorizou. Fez valer o preço dos seus então dois títulos mundiais e seu tino para os negócios. A Lotus precisou colocar a mão no bolso.
Foi ganhando muito mais do que o compatriota.
(E sem Fla-Flu aqui. A situação é normal. Os dois viviam momentos bem diferentes. Senna tinha 27 anos, era então apontado como futuro campeão mundial, mas ainda com muito a provar. Aos 35, Piquet estava consagrado, rumava para o tricampeonato, já se aproximando do fim de carreira.)
O que temos, em primeiro lugar, é um memorando de entendimento entre Piquet, Lotus e R.J. Reynolds, a dona da marca Camel. São 6 páginas, que você pode ler na íntegra aqui.
O documento começa com o mesmo padrão do contrato de Senna, estabelecendo que a equipe terá direito a seus serviços como piloto, assim como a explorar “seu nome e sua fama”.
Logo na primeira cláusula, garante que ele terá status de piloto número 1 e traz uma curiosidade: Satoru Nakajima, o número 2, assinou um “código de conduta”.
Estabelece que Piquet estava liberado de fazer propagandas de cigarro “como indivíduo”, mas que sua imagem de membro da equipe poderia ser usada.Fato bem importante está na cláusula seguinte. A data. Este memorando foi assinado em 5 de agosto de 1987, e garantia a Piquet o fornecimento de motores Honda à equipe na temporada seguinte.
Isso é relevante por dois aspectos.
Se há a suspeita de que Senna descumpriu seu contrato com a Lotus ao negociar com a McLaren antes de 8 de agosto, o vice-versa não guarda dúvidas.
Existe agora a prova de que a Lotus transgrediu o que estava acordado: negociou com outro piloto, Piquet. Mais: assinou com ele.
O segundo ponto curioso: Piquet não guardou segredo. No mesmo dia, seu empresário, Eduardo Antônio da Silva Prado, que estava em São Paulo, anunciou o negócio. Piquet disputou 8 das 16 corridas daquele campeonato de 1987 já assinado com a Lotus. Mesmo assim, ganhou o título com a Williams.
A equipe garantia a permanência de Ducarouge como engenheiro-chefe em 1988 e manifestava a intenção de mantê-lo para o ano seguinte.
Piquet não tinha direitos a boné ou a espaços no macacão. Tudo tinha de ser dos patrocinadores da equipe. Ele podia fazer propagandas de outras marcas, mas tinha de submeter os contratos à Lotus, para evitar conflitos.
À grana, em valores da época.
Piquet ganhou em 1988 US$ 220 mil de luvas, mais salário de US$ 5 milhões naquele ano _US$ 3,5 mi pagos pela equipe e US$ 1,5 mi, pela R.J. Reynolds. Senna recebeu, no ano anterior, US$ 1,5 milhão.
Para 1989, o salário foi de US$ 5,5 milhões.
Ou seja, uma grande diferença, mas não tão enorme como Piquet sempre alardeou.
Como Senna, ele recebeu uma “ajuda de custos” de US$ 40 mil para viagens, bônus de US$ 4 mil por ponto conquistado e tinha a promessa de US$ 250 mil extras em caso de título mundial.
Mas não é só. Há um outro documento, assinado entre a Lotus e a empresa que representava Piquet, a Race Ace Management Corporation, com base nas Antilhas Holandesas, um paraíso fiscal. Está aqui.
Estabelece o seguro de vida para o brasileiro: £ 750 mil em caso de morte _sete vezes o valor acertado com Senna no ano anterior.
E garante mais uma vez que Piquet “é e será o piloto número 1 da equipe” durante a validade do contrato.
Lembram do tal “código de conduta”? Está na íntegra, no anexo 1 do documento.
É contrato, preto no branco.
O carro reserva tinha de ser sempre preparado para Piquet. A estratégia era sempre “positiva” para o primeiro piloto.
Segue um tradução livre do texto acima: “Em circunstâncias normais, presumindo que o carro número 1 esteja em boas condições mecânicas, é esperado que ele termine a corrida na frente do carro número 2. Para esse propósito, o carro de apoio deve aceitar que não poderá tentar nenhuma ultrapassagem a não ser que o número 1 faça um aceno, por conta de problema mecânico, ou que receba uma mensagem clara dos pits. Da mesma forma, quando o carro número 2 estiver à frente do número 1, ele vai aceitar ordens dos pits para ceder a posição”.
Isso tem 25 anos. Mas remete a situações atuais. Não dá para não lembrar e não entender melhor as situações vividas por Barrichello e Massa na Ferrari, por exemplo.
Nada como investigar o passado para entender o presente.
Mil agradecimentos aos internautas-perdigueiros que me ajudaram nesta pesquisa: Speroff, Bruno Gibin e Leandro Galleti.
Piquet foi o gênio das pistas, melhor do que Senna, que teve a ajuda de Galvão Bueno, seu sócio, para elevar sua fama. Seus títulos foram mais difíceis do que o de Senna que, além de grande marqueteiro, era um mentiroso contumaz ao dizer que teria visto “Deus na curva”, para se promover na televisão. Piquet não precisou disso, era um bon vivant que saía da farra direto para ganhar a corrida e não ficava babando a imprensa.
E??
Eu não sabia que a Globo tinha abrangência mundial, pois o mundo inteiro acha que o Senna foi melhor piloto de todos os tempos. Nunca ouvi nada disso sobre o Piquet, inclusive de pilotos que correram com ele. Incrível essa Globo.
Piquet:
– GPs disputados: 208
– Títulos: 3
– Vitórias: 27
– Pódios: 60
– Poles: 24
– Voltas mais rápidas: 23
Senna:
– GPs: 162
– Títulos: 3
– Vitórias: 41
– Pódios: 80
– Poles: 65
– Voltas mais rápidas: 19
Adorava ver o Piquet correr e no começo torcia para o Piquet e não para o Senna… Mas o Senna foi melhor… até pelas cirgunstâncias em que ele correu e venceu o terceiro título e pelo título garfado em 89…
http://vimeo.com/52663077
perfeito – assino. O verdadeiro tricampeao – raca e braco!!!
O piquet era 3 vezes campeão quando foi para a Lotus.
Ele foi o maior gênio do automobilismo brasileiro,e transformou a F1 primeiro por ser o piloto que exigiu ser bem pago depois que ganhou em ’81; até então pilotos, mesmo os campeões ganhavam muito pouco. Piquet inventou o conceito de reabastecimento, criou os cobertores de pneus, e o Williams que dominou a categoria em ’92 e’93 teve toda a suspensão ‘inteligente’ graças a inteligencia e desenvolvimento do NP em ’87 e ’88. Além do mais nunca haverá um piloto tão bem humorado, tão engraçado e irreverente como ele, e com tantos amigos, essa história de troféu limão é porque ele não aturava os jornalistas chatos e não tinha papas na língua. Jackie Stewart declarou em ’87 quando havia aquela disputa intensa entre NP, NM, AP, e AS que todos eram grandes pilotos mas só o Piquet era um gênio. Além do mais um gênio muito correto, pois nenhum piloto brigou tanto pela causa do Senna depois de Suzuka ’89 e brigou por uma causa justa pois o Senna não era amigo dele e o Prost sempre foi amigo, mas o Piquet é assim. Acompanho a F1 a 45 anos e considero o Piquet um dos pilotos mais fascinantes e divertidos da F1. E pra quem não acha que ele era nada de mais aconselho acessar o YouTube para ver a ultrapassagem dele sobre o Senna numa curva considerada impossível de se ultrapassar.
Falou pouco mas falou bonito Alexandre, concordo com vc, Piquet não tinha papas na língua, fui e sou fã do Piquet até hoje, já o Senna deixa pra lá.
Dizer que Piquet foi melhor que Senna é a mesma coisa que dizer Romário foi melhor que Pelé.
Alexandre, comentários e análises como a sua mostram como existe babaca que diz entender e acompanhar F-1.
Imagino que vc torcia CONTRA o Senna e deve ter ficado feliz com sua morte.
Fomos privilegiados em te 2 pilotos com Senna e Piquet, e todos deveriam reverenciá-los ao invés de ficar depreciando um ou outro.
´
É verdade Alexandre, o Nelson Piquet não se tornou o queridinho do Brasil por nunca ter permitido a imprensa misturar a sua vida pessoal com o automobilismo.
Que???? Kkkkkkkkkkkk….bom, opiniao nao eh fato kkkk
Fittipaldi, Senna e Piquet foram excelentes pilotos, cada um a sua época. É impossível comparar pois cada um entrou no auge em momentos diferentes, cada um teve rivais diferentes. Só para dar duas cutucadas, Senna ganhou em Interlagos com apenas 2 marchas e o mãe natureza não ajudou em nada aquele dia, e venceu Mansel com sua ultra-tecnológica Willians com controle de tração e suspensão ativa na pista dificílima de Mônaco.
Quando o Alonso chegou na Ferrari deve ter assinado um contrato igual a esse mas parece que o contrato do Massa por ser anterior não estava tão claro, dai a razão do Massa ter tentado se impor no inicio e o Alonso ficar reclamando com a equipe sobre ” o que esse idiota está pensando, eu estou mais rápido que ele”
Deixa eu ver se entendi
Ele ganhou o tri-campeonato com a williams
mas com contrato assinado com a lotus???
Isso. Mas isso já era sabido, porque o anúncio foi no GP da Hungria.
Abs
descuLPA. NA MINHA MAINFESTAÇÃO onde escrevi JOÃO, leia-se MARCOS
Inegável que Piquet foi o maior , e mais inteligente. Pena que quem detém 7 campeonatos é o alemão SCHUMACHER.
Também , pelo fato de Senna estar morto ,gera simpatia pró , o povo brasileiro é assim. Quanto ao que o JoaO COMENTOU, foi infeliz , pois botou a família no meiou , Deve ter muitos ciúmes de Piquet . Infelizmente ha´fracassados que agem assim. em baixo cãlão atingindo as pessoas, só por preferência pessoal. mas fatos são fatos .
O “Dick Vigarista” de fato foi só 01 vez campeão por não ter o melhor carro e sim por abalroar Damon Hill que ganharia o campeonato! No restante dessas temporadas a Ferrari era de longe o melhor carro e sem contar que ele tentou de novo ganhar jogando alguém pra fora, lembra da batida no Jaques Vileneuve???
Ayrton Senna chegou a vencer corrida com a Lotus e foi campeão do mundo em 1988 na McLaren. O quê que o tal do Piquet fez na Lotus. NADA!
Claro a Lotus ficou sem o motor Honda.
ROBERTO NOTA-SE CLARAMENTE QUE FE FORMULA 1 VOCE NÃO ENTENDE NADA. ESTE TAL DE PIQUET SIMPLESMENTE FOI TRI CAMPEÃO MUNDIAL NA RAÇA, NO TEMPO QUE PILOTO ERA PILOTO, PIQUET FOI GÊNIO GANHOU DE MAIS DE 20 CARROS DA EQUIPE TODA QUE ERA CONTRA ELE E A FAVOR DO MANSELL, E O SR. AYRTON SENNA FOI CAMPEÃO COM O MELHOR CARRO SEMPRE, FEZ UMAS CORRIDAS NA CHUVA E ARRISCOU TUDO QUE PODIA PARA ARUMAR ALGO MAIS. PIQUET FOI O MELHOR DE TODOS.
Acompanho a Fórmula 1 desde 1989 quando nem Emerson Fittipaldi existia, meu amigo. Voce que entende muito de formula 1, me mostre qual piloto foi campeão com o pior carro? Piquet? Até Ricardo Patrese que nunca fez nada na F1 foi vice campeão em 1982. Porque tinha o melhor carro. Perdeu para Mansell porque era infinitamente superior a ele.
1982 não 1992.
O mesmo que o sena fez na Willians, com algumas vantagens obvias
1 Saiu 10 milhões de dolares mais rico, e o principal V.I.V.O!!!!!
O momento da Lotus em 88 era completamente diferente, tanto que o proprio Senna saiu da equipe pois julgava a McLaren mais competiva
Muito bacana e esclarecedor o artigo. Mostra que, desde sempre, a afirmação de que “não existe primeiro piloto…” é pura balela. Parabéns a todos pelo “garimpo”.
Legal! Só estamos lendo o que estava e está nos papeis, nada mais nada menos do que vemos na TV. Alonso – Massa, Vettel – Webber, Button – Perez.
sempre foi assim e sempre será, mundo capitalista: quem poe mais dinheiro tem preferencia e pronto.
Claro, o Piquet foi muito mais piloto do que o Senna…
Toma cuidado pra não cair da cama, hein!
Eu vivi as 2 épocas ! Fato é que no tempo de PIQUET… A F1 era bem mais dificil e competitiva do que nos tempos do SENNA. Agora… PIQUET não tem o mesmo carisma do SENNA, sem dúvida ! E piloto PIQUET morreu no mesmo lugar onde a pessoa SENNA morreu !
Que isso meu amigo? O Senna só perdeu pro Shummacher, mesmo assim, seria um osso duro de roer para o alemão. Comparar Senna com Piquet é desfazer do gênio que ele era, tem que comparar pelo menos com o Prost.
Senna só perdeu para o Shummacher? kkkkkkkkkk vc tá mais por fora do que bunda de indio meu caro piquet foi campeão em cima de senna e com a ultrapassagesm mais fodastica da historia do F1 vai se informar torcedor de globo.. senna só ganhou campeonato quando teve o melhor carro e ainda sim jogando sujo colocando prost para fora da pista..senna nunca foi gênio batia quando liderava sozinho e morreu no muro.. piquet sim foi o grande gênio da F1
COITADO, SENNA SER COMPARADO A PROST, VC SÓ PODE ESTAR DE BRINCADEIRA.
PIQUET FOI CAMPEÃO CORRENDO CONTRA OS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS. COM CARRO RUIM ,CONTRA A EQUIPE TODA ACERTAVA O CARRO E MENTIA O ACERTO PRO MANSELL NÃO COPIAR. ACORDA CARA. SCHUMACHER SÓ TEM TODOS ESTES TITULOS PORQUE A FERRARI ESTAVA MELHOR QUE TODOS DISPARADO, VEJA O QUE ELE FEZ NA MERCEDES NADA PERDEU ATÉ PRO NICO. ACORDA.
Prost? Piloto que sai da prova na volta de apresentação? Isto é piloto de F1?
Se informa…. No tempo de PIQUET… A F1 era bem mais dificil e competitiva do que nos tempos do SENNA. Agora o PIQUET sofreu uma acidente e perdeu parte da visão no mesmo lugar onde o SENNA morreu ! Ali, terminou a era PIQUET !
Apesar do seu “sem fla-flu” no texto, Fabio, o pessoal do UOL preferiu ir pela polêmica na manchete que colocaram na capa do portal.
Qual a relação do uol com a Folha?
Simples, o Grupo Folha controla o UOL….
De filho para pai: http://pt.wikipedia.org/wiki/Universo_Online
Não teve Fla-Flu porque o Flamengo não disputou o campeonato brasileiro da CBF de 1987, que teve como campeão o Sport do Recife. O Flamengo disputou a Copa União, da qual foi campeão. Boa observação do colunista
Não me lembro bem o ano, mas já há muito tempo o Piquet declarava que não iria para uma equipe, onde estivesse em contrato que ele teria prioridade sobre o segundo piloto. Por não ter tido estas exigências anteriormente ficou apenas com o Tri, pois poderia ser tetra tranquilamente se a Willian’s tivesse tratado ele como Bi-campeão, ao invés de priorizar o Mansell na temporada de 86. Quem sabe até continuasse na Willians depois em 88, 89.. Até os campeonatos seriam mais interessantes por terem outra equipe que não a Mc Laren.
Ele pode ate ter ganhado mais que o Senna em algum momento, mas em momento algum ele foi melhor que o grande e eterno campeão Brasileiro AÍRTON SENNA.
Fale por você. Pra mim, o Piquet foi superior ao Senna. E mais, ele não tentava matar os os companheiros jogando o carro em cima deles na pista, em uma época q os mesmos não eram nem um pouco seguros… Geração Galvão detected.
Senna, foi muito grande. Mas só queria correr com o melhor carro, com os melhores engenheiros e mecânicos, com os melhores pneus, com o melhor motor.. Piquet, além do seu talento extraordinário, ainda contribuíu enormemento para o desenvolvimento da suspensão ativa! Mas, Senna era menino querido do Galvão…
Cada loco que me aparece. O Piquet queria correr com o pior carro, com os piores engenheiros e mecanicos, com os piores pneus, com o pior motor? Piquet contribui para desenvolver a suspensao ativa e o Senna contribuiu pra piorar a suspensao ativa, a ponto de tirar ela do carro e bater no muro. Gente… vamos ler mais, pensar mais e escrever menos.
Fabio,
Tenta achar o contrato do Rubinho com a Ferrari!
Essa claúsula do Nakajima deve ser nada perto da que ele assinou.
Caso sem muito sentindo,pois se estiveres querendo demonstrar uma ‘proteção’ ao dois sem brilhos pilotos pós os três ultimo brasileiros ganhadores de títulos,estás piorando a situação deles,perante os factos,pois nada mais nada menos que os colocam em seus devidos lugares,SEGUNDO PILOTOS!! Todos os nossos outros campeões os teriam como isto e até,somente,como pilotos de teste,nada mais do que isto!!! E,veja,não há como ‘defende-los’ ou ‘eleva-los’ a categorias de campeões!! E principalmente ao patamar do grandioso Nelson Piquet,pois sou da visão dele ser um gênio!(formava o carro do zero;inovador e mesmo com as suas inovações promotor da moderna F1;competia contra todos e tudo;estrategista superior que sabia conquistar seus objetivo;e,vide o contrato,sabia tirar tudo o que um campeão deveria tirar deste contrato tudo que ele queria!)e lembre-se,se ele não ‘deixou’ o Nakagima ganha-lo,anos após,o Nelson bancou e levou o Moreno para a Benetton e lá vimos as ultimas dobradinhas de brasileiros na F1!! Isto é Nelson Piquet,e vcs devem respeita-lo mais!!!!
Concordo em genero número e graú, Piquet sempre foi mais piloto que o marqueteiro Senna…além de construir o carro do zero ainda enfrentava “inimigos” na equipe, vide Mansell, que a Williams queria campeão
No contrato do Massa deve ter uma cláusula para rodar ou bater sozinho.
Quem assiste a F1 sempre soube que era assim, não entendo este espanto, tanto que eram chamados de 1º e 2º pilotos, muito claro e transparente, o que é estranho os pilotos de hoje nas entrevistas se apresentam como iguais, mesmo sendo 2º piloto, na corrida dão passagem ao 1º piloto da equipe e reclamam depois, dá pra entender?
É isso aí Armando. Essa “estoria” de pilotos iguais na frente do microfone é só para “Inglês ver”!!
Fábio Seixas, sobre sua frase:
“Aos 35, Piquet estava consagrado, rumava para o tricampeonato…”.
Em 1988 ele já era tricampeão (1981 – 1983 e 1987).
Os dois primeiros com a Brabham e o último com a Willians.
Não vou explicar isso de novo, desculpe.
Abs
Carlos, lembre-se que esse contrato de Piquet com a Lotus foi assinado em 1987, quando ele disputava o título daquele ano, que viria a ganhar mais pra frente.
Ainda era, portanto, bicampeão à época da assinatura, é isso que o Fábio deixou claro no texto!
abs
Momento Flávio Gomes, Fábio? rsrs..
Ok Fábio, eu que me desculpo. Pulei o parágrafo após a foto. Em agosto ele ainda era bicampeão.
Abraço.
Fábio
Gosto de ler seus artigos no blog, você teria o conteúdo que você faz questionamento sobre o tri campeonato do piquet?
Abs
Não entendi.
Carlos, vc ta com preguiça de ler? Piquet assinou em 5 de Agosto de 1987… Portando ainda não era tri-campeão ainda….
O contrato foi assinado em agosto de 1987, ele ainda não era tricampeão.
Ele assinou o contrato na metade da temporada de 87, quando ainda brigava pelo tricampeonato.
O contrato foi assinado antes do tri. Ficou claro no artigo.
Até o ano de 2011 era proibido jogo de equipes como troca de posições ou deixar outro piloto passar, Pergunto pra você Fabio Seixas a Fia pode tomar alguma atitude sabendo o conteúdo desses contratos, ou de outros que no futuro os conteúdos venham a tona?
Não, a FIA nunca mexeria nisso.
Abs
Grande postagem, Fabio. A pergunta que eu estou me fazendo ter relacao com o Perez e o Janson. Nao preciso ler os contratos deles para saber que o mexicano fica em segundo plano. Se nao estou enganado, ele volta e-mail ultrapassa o numero um da equipe, certo?
ALGUÉM ACREDITA QUE NA ÉPOCA DO FANGIO ISSO ERA DIFERENTE ?
claro que era , não havia todo esse entorno que existe da F1 moderna, guard-rail de feno, guia nas ruas era tudo muito diferente.
Na época do Fangio o companheiro de equipe no caso de quebra poderia ceder o seu carro, então acredito que poderia haver algum tipo de acordo.
Eu li algo assim mas não me lembro onde.
F1 só começou a ser esse ‘circo’ ou mar de lama quando na década de 80 um certo senhor deixou de ser proprietário de equipe e passou a ser o ‘dono’ da categoria.
Acabei de ler a biografia do “certo senhor”. Concordo em parte contigo. Ele é bom e mau para a F1 ao mesmo. O quanto ele é bom, e o quanto ele é mau é uma coisa que cada um tem que responder vendo o que ocorreu nestes anos. Fez coisas boas e coisas ruins, mas o certo é que do jeito que está, ele só deixará de ser o “dono” da F1 quando morrer.
Ah, para relembrar: no segundo título do Piquet ele era o dono da equipe.
Alguém assiste ainda competições pensando que o são na acepção da palavra, o que compete é o vil metal e “suas regras”, não o há esporte no sentido literal, há negócios esportivos, Futebol, automobilismo….
Existe esporte sim, entre Piquet e Mansell; Senna e Prost; talvez Alonso e Hamilton não tinha definido primeiro e segundo piloto nas equipes. Tudo depende do contexto.
Uma coisa é você ter dois pilotos bons, outra coisa é você ter um mosca morta tipo Nakagima, Kovalainen (pior que eu achava que ele ia ser um pilotaço), De la Rosa… esses caras sempre serão segundos…
“Nossa nação” não admite contas em paraísos fiscais como o Senna fez, como ja disse acima, você é massa de manobra, não quer entender a obviedade, vota naqueles que dizem que rouba mas faz etc..
Então amigo não encha a boca pra falar nossa nação porque eu tb pertenço a ela.
Sensacionais essas “descobertas arqueológicas”. Imagino daqui a mais uns 20 anos a cara de Galvão Bueno (se ainda estiver vivo) dizendo: “EU SABIA” quando as cláusulas do contrato de Senna com a MacLaren vierem a público…
Grande novidade! Sempre foi assim. Lembram Stewart e Cevert? Emerson e Peterson?
abraço!
Tá doido??? Ronnie Peterson era muito rápido…
Os contratos definem as posições dos pilotos. OK.
Mas e o direito de “trapacear”?
Ou seja, o que aconteceria com o Massa se ele tivesse fechado a porta para o Alonso em 2012 na entrada do pit lane (não lembro do GP)? Ou o Webber para o Vettel neste ano?
Eu imagino que um piloto, ao saber que é segundo fica extremamente deprimido que perde a vontade de se superar, e é este o problema do Massa e Webber hoje…
Isso vai contra a natureza deles, e os “mata”.
E renascem alguns minutos após verificarem o saldo na conta corrente!!!! Joga quem quer, princípio e ética nunca entram.
E mesmo com tudo isso o Tri-Campeão PIQUET disse que foi o pior carro que ele pilotou. Veja entrevista no youtube
PIQUET PRIMEIRO E SEGUNDO…………..OS OUTROS ABAIXO DO QUARTO !!!!!!!!!!!!
PRIMEIRO SÓ SE FOR DE ARROGANCIA..PRAM MIM A FAMILIA PIQUET SÃO TODOS UNS LIXOS.
lixo é uma palavra forte mas você fala ela tão de boca cheia que deve ta cheia dentro da tua
Nelson Piquet foi o maior acertador de carros da história da F1. Assim como outros poucos pilotos, era determinado e arrojado. Sempre foi guerreiro e batalhador. Muitos viam isso como arrogância. É indiscutível a sua colaboração para esse esporte.
Piquet foi melhor que Sena, sim. Talvez na chuva, Senna tivesse vantagem, já que mais de uma vez, fez milagre sob chuva forte.
Mas Nelson Piquet foi guerreiro, ousado e ganhou seus títulos na raça. Tirando a Willians (como escreve isso?), onde teve um carro de ponta, ganhando e perdendo para Mansel, correu com carros médios, e sem a força da Globo. Aliás, foi o trabalho dele (e do Senna, depois), que ajudou a Globo se firmar como exclusiva da F1 para o Brasil.
Mais uma viúva do Senna.
Na realidade isto mostra que o número máximo de carros que cada equipe deveria alinhar no grid é um. Fazendo esta modificação as coisas podem ser simplificadas. Os pilotos, acho eu, aceitam esta situação porque os assentos disponíveis são muito poucos e os candidatos muitos. Se cada equipe puder alinhar somente um carro ai todo mundo terá direito de vencer.
e onde vai se achar tanto dinheiro pra arranjar mais equipes, eu sou mais por patrocínios diferentes na F1 como ocorre na Indy, ai os patrocinadores não vão querer essas cláusulas de não poder passar ou ceder posições porque é a marca dele que esta sendo mostrada.
O problema de termos 1 só carro por equipe é que os custos para uma equipe se manter hoje na F1 são altíssimos e não teríamos a entrada de tantas equipes novas para preencher um grid de 22 carros e isso acabaria com o Mundial de Construtores.
A solução para preencher um grid de 22 carros com um carro por equipe seria as grandes equipes criarem e apadrinharem “equipes B”, como no caso da Red Bull e Toro Rosso, porém isso não acabaria com o jogo de equipe, só oficializaria a situação.
Talvez se os custos para se manter uma equipe na F1 caísse bem, seria viável termos um grid de 22 carros/equipes, do contrário, seria impossível.
Sou da mesma opinião João, se cada equipe alinhasse apenas um carro. Todo ano, o piloto campeão, fatalmente daria o titulo de construtores à sua equipe tbm.
Mas ele teria outros 21 adversários. Esse caso de primeiro e segundo piloto em um campeonato que deveria ser individual (mundial de pilotos) não faz sentido algum…
É até perigoso colocar um piloto e um “batedor”. Se o foco do sujeito não é a linha de chegada, mas a traseira do carro do “parceiro” de equipe (na verdade, ele sempre o verá como adversário), ele pode comprometer a segurança da corrida. Ja vimos isso mais de uma vez. Piquet não foi o único, e quando ele bateu para o Alonso fazer seu pit stop, o carro do Massa pegou fogo. Poderia ter sido grave. Mais, Felipe Massa perdeu o campeonato ali… um ponto à frente e ele seria campeão. O Brasil teria nove títulos, ao invés de oito.
Piquet, ao meu ver, foi o maior piloto brasileiro, dentro e fora das pistas. Correu contra monstros sagrados da categoria e olhe que naquele tempo se ganhava no braço, garra e talento. E por fim, nunca se dobrou a Globo e ao Galvão.