O contrato de Piquet em 1988
11/07/13 10:12Há mais tesouros da F-1 guardados na biblioteca da Universidade da Califórnia.
Como a minuta do contrato de Piquet com a mesma Lotus para os Mundiais de 1988 e 1989. E um “código de conduta” estabelecendo os papéis dele e de Nakajima no time inglês.
Em “circunstâncias normais”, o japonês não poderia terminar uma corrida melhor que o companheiro. Por força de contrato, só poderia ultrapassá-lo caso recebesse um “sinal claro” e era obrigado a ceder posição caso estivesse sua à frente.
Com a saída de Senna para a McLaren, anunciada em setembro do ano anterior, a equipe precisou correr atrás de um piloto de ponta. A melhor opção era Piquet, já às turras com a Williams.
Mas o já veterano valorizou. Fez valer o preço dos seus então dois títulos mundiais e seu tino para os negócios. A Lotus precisou colocar a mão no bolso.
Foi ganhando muito mais do que o compatriota.
(E sem Fla-Flu aqui. A situação é normal. Os dois viviam momentos bem diferentes. Senna tinha 27 anos, era então apontado como futuro campeão mundial, mas ainda com muito a provar. Aos 35, Piquet estava consagrado, rumava para o tricampeonato, já se aproximando do fim de carreira.)
O que temos, em primeiro lugar, é um memorando de entendimento entre Piquet, Lotus e R.J. Reynolds, a dona da marca Camel. São 6 páginas, que você pode ler na íntegra aqui.
O documento começa com o mesmo padrão do contrato de Senna, estabelecendo que a equipe terá direito a seus serviços como piloto, assim como a explorar “seu nome e sua fama”.
Logo na primeira cláusula, garante que ele terá status de piloto número 1 e traz uma curiosidade: Satoru Nakajima, o número 2, assinou um “código de conduta”.
Estabelece que Piquet estava liberado de fazer propagandas de cigarro “como indivíduo”, mas que sua imagem de membro da equipe poderia ser usada.Fato bem importante está na cláusula seguinte. A data. Este memorando foi assinado em 5 de agosto de 1987, e garantia a Piquet o fornecimento de motores Honda à equipe na temporada seguinte.
Isso é relevante por dois aspectos.
Se há a suspeita de que Senna descumpriu seu contrato com a Lotus ao negociar com a McLaren antes de 8 de agosto, o vice-versa não guarda dúvidas.
Existe agora a prova de que a Lotus transgrediu o que estava acordado: negociou com outro piloto, Piquet. Mais: assinou com ele.
O segundo ponto curioso: Piquet não guardou segredo. No mesmo dia, seu empresário, Eduardo Antônio da Silva Prado, que estava em São Paulo, anunciou o negócio. Piquet disputou 8 das 16 corridas daquele campeonato de 1987 já assinado com a Lotus. Mesmo assim, ganhou o título com a Williams.
A equipe garantia a permanência de Ducarouge como engenheiro-chefe em 1988 e manifestava a intenção de mantê-lo para o ano seguinte.
Piquet não tinha direitos a boné ou a espaços no macacão. Tudo tinha de ser dos patrocinadores da equipe. Ele podia fazer propagandas de outras marcas, mas tinha de submeter os contratos à Lotus, para evitar conflitos.
À grana, em valores da época.
Piquet ganhou em 1988 US$ 220 mil de luvas, mais salário de US$ 5 milhões naquele ano _US$ 3,5 mi pagos pela equipe e US$ 1,5 mi, pela R.J. Reynolds. Senna recebeu, no ano anterior, US$ 1,5 milhão.
Para 1989, o salário foi de US$ 5,5 milhões.
Ou seja, uma grande diferença, mas não tão enorme como Piquet sempre alardeou.
Como Senna, ele recebeu uma “ajuda de custos” de US$ 40 mil para viagens, bônus de US$ 4 mil por ponto conquistado e tinha a promessa de US$ 250 mil extras em caso de título mundial.
Mas não é só. Há um outro documento, assinado entre a Lotus e a empresa que representava Piquet, a Race Ace Management Corporation, com base nas Antilhas Holandesas, um paraíso fiscal. Está aqui.
Estabelece o seguro de vida para o brasileiro: £ 750 mil em caso de morte _sete vezes o valor acertado com Senna no ano anterior.
E garante mais uma vez que Piquet “é e será o piloto número 1 da equipe” durante a validade do contrato.
Lembram do tal “código de conduta”? Está na íntegra, no anexo 1 do documento.
É contrato, preto no branco.
O carro reserva tinha de ser sempre preparado para Piquet. A estratégia era sempre “positiva” para o primeiro piloto.
Segue um tradução livre do texto acima: “Em circunstâncias normais, presumindo que o carro número 1 esteja em boas condições mecânicas, é esperado que ele termine a corrida na frente do carro número 2. Para esse propósito, o carro de apoio deve aceitar que não poderá tentar nenhuma ultrapassagem a não ser que o número 1 faça um aceno, por conta de problema mecânico, ou que receba uma mensagem clara dos pits. Da mesma forma, quando o carro número 2 estiver à frente do número 1, ele vai aceitar ordens dos pits para ceder a posição”.
Isso tem 25 anos. Mas remete a situações atuais. Não dá para não lembrar e não entender melhor as situações vividas por Barrichello e Massa na Ferrari, por exemplo.
Nada como investigar o passado para entender o presente.
Mil agradecimentos aos internautas-perdigueiros que me ajudaram nesta pesquisa: Speroff, Bruno Gibin e Leandro Galleti.
OBRIGADO FÁBIO SEIXAS, ACOMPANHO A F1 DESDE QUANDO O EMERSOM FITTIPALDI ESTREIOU NA F1, PELA LOTUS. ACHO QUE FOI POR VOLTA DE 1972, NAQUELA ÉPOCA CORRIAM VITÓRIO BRANBILA, DENIS HUMELL JEAN PIERRY JARRIER, O GRANDE DA ÉPOCA NOME JACK STWARTE.
SÓ AGORA TENHO A CONFIRMAÇÃO DE QUE EXISTE CONTRATO PARA 1º PILOTO E 2º PILOTO.
FOI POR ISSO QUE ALONSO FALOU PARA A EQUIPE:=”e aí, o Massa não vai sair da frente!”.
because of that my comment about this contract hasn’t shown yesterday? you are very smart journalist!!! I saw another, where the tobacco company was very concerned about senna’s departure of Team Lotus. Brazil was a big market for the company.
😉
Caro Fábio, Sou seu fã. Portanto, explique, por favor: é verdade isso que SaintJerome alega? Abs
O quê?
Abs
Cade as piquezetes falando do paraizo fiscal?
parai”z”o? viuva analfabeta ainda…
Acho plenamente normal um piloto campeao ganhar mais que um piloto que ainda despontaria como o melhor piloto de todos os temos. Senna the best forever…
Não há mal nenhum em ter conta em paraíso fiscal desde que o dinheiro tenha sido ganho honestamente. Paraíso fiscal é apenas um local que não taxa renda e tem o lado negativo que é não se importar com a origem do dinheiro e dificulta o rastreamento, mas até ai, já sabemos, era grana de patrocínio.
Isso é natural, afinal o piquet era melhor piloto q o senna! Só ñ sabe disso quem é “hipnotizado” pela globo e pelo puxa saco do narrador de F1.
É né?!?! Talvez por isso os 217 pilotos que escolheram o Ayrton o melhor piloto da F-1 o fizeram, todos hipnotizados pela Globo.
O grande trauma do Piquet é não ter o mesmo carisma e respeito que o Senna. O Senna morreu fazendo o que amava. Só depois que partiu que as coisas que ele fazia apareceram. O que podemos falar de bom do Piquet? da boa educação dele com os repórteres ao conquistar o tri-campeonato?
O cara procurar paises que tenham imposto mais baixo para guardar o dinheiro que ganha, às custas do seu trabalho e, no caso do Senna, da sua vida também, não tem nada de errado.
Nem legal, nem moralmente.
As pessoas ficam criticando, mas se tivessem esta oportunidade, fariam o mesmo.
Além do mais, os caras viviam no exterior.. trabalhavam lá, e iriam pagar imposto aqui no Brasil para que ???
Para financiar viagem de avião dos presidentes do Senado e da Câmara..???
Só se for otário…
Piquet e Senna fizeram muito bem em colocar o dinheiro deles lá fora…
Pergunta pras mulheres q “arranjaram” pra ele, pra ver se elas ñ tem reclamação!!!!
Uma ratificação necessária ao post. Quando o Piquet transferiu da Williams para a Lotus ele já era Tricampeão da F1 (2 pela Beneton/BMW e 1 pela Williams/Honda).
Desculpe, mas está tudo errado no seu comentário.
Abs
Errata: 2 pela Parmalat/BMW
Ele ainda não tinha ganho o título de 1987… tenha mais cuidado a comentar…
Fábio, acho que ele está certo, mas o Rosan que não entendeu o post. Quando o Piquet chegou na Lotus ele já era Tricampeão, pois ele foi transferido em 1988, mas quando ele assinou o contrato é o que você diz, ele ainda tinha 2 títulos e ganharia o terceiro no fim do ano
Fábio, boa tarde!
Nosso amigo Rosan está certo quanto aos títulos do Piquet: 1981/1983/1987. E o que ele chama de Parmalat/BMW era a Brabham/BMW.
Abraços
Fabio, creio que você que está errado. O Piquet foi campeao em 81, 83 e 87. Portanto, quando foi pra Lotus em 1988 já era tricampea.
Expliquem pra ele, por favor.
Abs
Não li seu esclarecimento antes Fábio. O correto é dizer que ele era Tricampeão da F1 quando correu pela Lotus.
Mas o contrato ele assinou quando era bi e ainda não tinha sido tri, isso que o Fabio Seixas quis dizer.
Me desculpe, mas engana-se, o documento diz que assinou com a LOTUS no meio do campeonato de 87 ou seja faltavam ainda 8 GP’s para terminar a temporada, neste caso ainda não tinha o terceiro título. Abraços
Meu caro, você tá mal de F1. Ele não ganhou títulos na Benetton e o tricampeonato ele ganhou no final de 1987 e em agosto (quando assinou o contrato), a temporada estava na metade. Acorda!
Quanta HIPOCRISIA. Quanto CINISMO. No que virou o ESPORTE depois que os PATROCINADORES passaram a ditar as regras.
O Piquet já era tricampeão quando foi para a Lotus, não?
Não na época da assinatura do contrato – 5 de agosto de 1987. Ainda estava no meio da temporada de 87 e ainda não era tricampeão.
Quando ele assinou, não.
Ganhando três vezes menos que ” o outro” (como Ayrton o chamava), o mito AYRTON SENNA já fazia tudo aquilo, imagina se ganhasse a mesma coisa hein? A cada dia que passa, fico mais fã desse cara. Enquanto que ” o outro” a cada dia que passa, fica mais esquecido.
foi bem merecido o salario do piquet, pois o mesmo era bem melhor que o senna, só quem é cego nao percebia , e inclusive quandouda morte do senna ele ja estava perdendo o campeonato para o shumacher
kkkkk troll detectado!
Baseado em que você diz que o Piquet era melhor que o Senna??! E daí que o Schumacher estava ganhando do Ayrton?! Hill chegou disputando o título no fim do ano e o alemão teve de jogar o carro em cima. Como as pessoas que não conhecem o esporte falam bobagens, meu Deus. Em tempo, Piquet e Senna são meus ídolos, e ambos estão no mesmo patamar, o dos gênios, nem acima, nem abaixo de ninguém, porque talento não se mede.
Pelo que me consta, a Willians quando contratou Senna ainda usava todos aqueles recursos eletrônicos para deixar o carro algo “espetacular”. Quando Senna assumiu como piloto todas essas tecnologias haviam sido proibidas e o carro não passava de resto pois não tiveram tempo de projetar um veículo que não dependesse das parafernálias eletrônicas. Tanto que, como falaram da morte dele, a barra de direção era soldada (mal soldada), provas de um carro depenado. Ayrton ainda fez muito com aquele carro…
Manda essa matéria para o Galvao Bueno ou Reginaldo Leme, e pede para um deles comentar no próximo grande prêmio, ao vivo!
Piquet tinha 3 (TRÊS) títulos mundiais quando assinou com a Lotus.
Desculpe… errei. Favor desconsiderar!
Não. Ele assinou em agosto, e só conquistaria o terceiro título em novembro, em Suzuka.
Abs
Se ele assinou em Agosto, e ganhou o título em Novembro, não merecia o bônus de campeão ? kkkkkkk
Provavelmente o contrato do Schumacher com a Ferrari tinha as mesmas cláusulas em relação ao Barrichello (que tb assinou o termo de conduta).
Incrível.
Ih…os mesmos amiguinhos que foram ontém criticar o Ayrton, hojetem de engolir que o piquet também tinha conta em paraíso fiscal?!?! E…nada como um dia após o outro…
Falando sério agora, é comum isso, Schumacher não mora na Suiça à toa, Romário, Ronaldo, todos os grandes esportistas e celebridades tem contas em paraísos fiscais.
Por isso que falam que só pobre paga imposto neste país. Os ricos recebem em paraísos fiscais, todos eles…
Parabéns pelo belo trabalho de pesquisa, tão revelador de uma época de ouro que o Brasil viveu. Abs do Cesario
Nada mais normal, Piquet ganhou cinco vezes mais que Senna porque era cinco vezes mais piloto. Quem ralmente entende se fórmula 1 sabe que Nelson Piquet foi o mais completo piloto da categoria.
Ok, olhe o desempenho de Senna pela Lotus em 1987 e o de Piquet em 1988. E quando estava na Benetton, terminou o campeonato em sexto em 91 e Schumacher ficou em 3 em 92. Piquet era bom piloto sim, à altura de Mansell, mas Prost e Senna estavam acima desses dois. Ganhou 3 vezes mais na Lotus, mas fez 3 vezes menos.
Senna foi piloto número 1 na Willians, mas na McLaren ele era sim piloto número 2. O número 1 era Alan Proust. Os dois na ocasião fizeram um acordo de cavalheiros que foi quebrado pelo brasileiro. A McLaren decidiu manter Senna porque além de não ter um número 2 a altura para substituí-lo a equipe acreditava que ele poderia ser campeão.
Barrichelo sempre foi número 2 na Ferrari e sempre ganhou muito dinheiro por isso.
Massa até disputou o título em 2008 quando Kimi Raikkonen estava em má fase. Depois, com a vinda do Alonso… sem chance para Massa.
Merecidamente negociou um contrato melhor. Fez valer sua experiência e competência. E foi um inovador na época.
É Imola!
Nada mais merecido! Um, Piquet, nunca fez joquinho para mídia e marketing, o outro, sena, filhote da globo. Agora, a empresa, dona da escuderia, proprietária, é livre pra decidir quem coloca como número 1, ou nao. como se fosse um coordenador e os subordinados. Simples. Ademais, Piquet sempre foi acertador e DESENVOLVEDOR de carros. Ao contrário de muitos outros brasileiros. Ah! Nao se esqueçam que quem acertava os carros Mclarem era o Berger.
Mais um com odiozinho do Senna. Que coisa mais patética.
Viuvinha Piquezete detected! É tão difícil falar só do grande Nelson Piquet… Sempre o mesmo papo… Senna, Globo… ai ai…
Viuvinha Piquezete??????
O cara era tão bom “acertador de carros” que ele foi campeão na Lotus, certo?
Será que na biblioteca não existe o contrato do Barrichello com a Ferrari? A Marlboro patrocinou a Ferrari nesta época!
Pois é, isso sempre existiu na F-1. Para os pachecos entenderem de vez que não foi perseguição da Ferrari com Barrichello e nem é com Massa. Simplesmente as equipes dão preferência para o melhor piloto. Será que Rubens não teve alguma prioridade na Williams também, vai saber né?
É muito interessante ver como são os contratos dos pilotos da F-1. Fico imaginando como são os da Mc-Laren
Ok, Piquet fez valer o peso de seus títulos, mas em agosto/87 ainda não tinha sido campeão daquele ano. Quanto aos valores dos contratos, acho que, somados, Prost, Senna, Piquet e Mansel não ganhavam o que ganha o Massa hoje. Dá mesmo vontade de rir.
Mas isso é relativo ao período financeiro. É como os salários dos jogadores de futebol ou de basquete de hoje comparados com os dos anos 50, 60, 70.
O que o Pelé ganhava quando jogava futebol não chega a nem a 1/3 de um jogador mediano atualmente.
Valores são relativos, o custo de vida aumentou, e os valores se banalizaram.
Agora cadê os saudosistas que afirmavam que jogo de equipe não existia na época de Piquet e Senna?
Pois é…
É porque só fazem alarde quando quem recebe a ordem para ceder posição é um brasileiro. Depois que Grosjean recebeu a ordem da Lotus para deixar Raikkonen passar, fui ler os comentários em vários sites e não percebi ninguém revoltado com a Lotus.
Nada mais merecido. Piquet naquela altura era tricampeão e Senna não havia ganho nenhum titulo
concordo! pena que a ida dele para a Fórmula Indy, não deu certo
Quem é repórter nunca perde o tino para o garimpo, garotinho! Bela história! Beijos!
Fábio, inocente daquele que acha que nossos pilotos atuais tem “status” de nº1.
Tanto Barrichello qunto Massa sempre tiveram e tem o posto de 2º na Ferrari.
A emissora que detem os direitos de transmissão da F1 é que tenta, por motivos óbvios, “colocar nas cabeças” dos fãs e telespectadores o contrário.
Mais um com mandando grana pra paraíso fiscal; Gente fina é outra coisa. Pra que receber no Brasil, ajudar com imposto essa gentalha, se é possível não pagar nada de imposto ?? O importante é seguir o “ahh sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amoooooooooooooooooooooor. Maas, pra que imposto, meu dinheirinho, os brazuca não terão nãooooooo” Ok, pode-se dizer que uma parte desse imposto seria pros corruptos, mas a maior parte seria pra saúde, educação, transporte, segurança, etc…
Amigão estude mais, oriente-se mais! Se eu não moro mais no Brasil, não tenho o porque de declarar impostos no Brasil! Se por ventura você se mudar para outro país e tiver residência fixa, poderá bloquear seu CPF no Brasil e não precisará declarar seus rendimentos aqui, consequentemente terá que declarar no país que você reside. Estude pra não passar vergonha.
Parabens Thiago pela sua escrita , a maioria destes esportistas vivem em outros paises , nao moram no Brasil , ganham e produzem longe daqui , e nada mais natural que qualquer cidadao do mundo busque domicilio aonde se paga menos impostos , somente nao faz isso quem nao tem a chance , nao vale ser pequeno e dizer diferente , mas na verdade quem diz isso literalmente nao ganha rsss, o Nelson viveu na Europa durante decadas , ao ponto de ter filho nascido la , por que ganhar la fora , pagar algo por la , e ainda pagar novamente aqui? Deixemos a mesquinhez de lado e aceitemos as pessoas como sao , estes problemas tributarios pessoais e de responsabilidade de cada um , ele trouxe muita grana ao Brasil , tem varias empresas aqui , e isso nao foi cota zero de imposto e sim muito suor , e quer saber ninguem tem nada a ver com isso , o fisco com certeza pegou a parte do din din do Nelsaoooo
Vc vive em uma utopia, provavelmente, não sabe o que é ter 27,5% de IR retido na fonte para ser roubado…….
Eu adoraria poder não pagar 27.5% de imposto sobre meus ganhos. Infelizmente para mim não há outro jeito.
So uma retificação: a foto ilustrativa e de Imola. Esse angulo nao tem como nao ser diferente
A legenda original fala que é Monza.
Abs
Fábio:
Legal seu post. Esta foto é manjada da época. GP de Imola de 87 na gincane rápida da subida depois da ” gincana aqua minerali”.
Ou era treino ou Nakagima era retardatário pois Nelson chegou em 3º atrás das 2 Mclarens, repetindo a mesma colocãção do GP anterior de jacarepagua.
Abss
OK, mas independente disso, a legenda esta errada, ja que devem ter confundido os GPs (pois Imola fica na Italia).
O trecho e a entrada da Variante Alta. Vista de outro angulo http://bandeiraverde.com.br/2011/09/02/calendario-do-verde-2011-imola-1981/ (1a foto)
A mesma foto que voce usou aqui http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/search/label/Nelson%20Piquet
Infelizmente nao consegui ver outra foto do mesmo angulo, mas essa tomada era usada sempre pelas cameras de TV.
Abs