Pit Stop #283
09/07/13 10:36O Pit Stop desta semana fala do GP da Alemanha e da situação de Massa. Ele precisa voltar ao ritmo do início de temporada.
O programa ainda traz imagens deste comentarista-piloto em Paul Ricard.
E, no quadro Naftalina, por pura coincidência, os 23 anos da última corrida de F-1 no circuito francês, que quase terminou com uma enorme zebra.
Comentários
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Fabio você não acha que a Ferrari quis ocultar um possível problema no carro do Massa a fim de tirar essa parcela de erro de sua responsabilidade não.
Vi que no video você também comentou que o erro foi do brasileiro, mas o jeito da rodada foi bem anormal.
Ali é uma curva pra direita, então se o erro fosse dele o certo seria ter rodado no sentido horario (perdendo a traseira). E na imagem que apareceu na transmissão e afins o Massa roda ao contrario, no sentido anti-horario. É bem estranho isso
parabéns por realizar esse sonho que tbem tenho.
vc pagou ou foi patrocínio da lotus?
Fui convidado pela Renault.
Abs
Tá com moral…
parabéns…
Por que fica dando limite de materias vistas no mes? Que saco isso.
Fábio,
O que você acha do Kimi na Red Bull, e se fosse possível o Massa na Lotus?
Seria uma boa p Massa uma mudança de equipe?
Abriria uma vaga na Ferrari. Quem poderia preenche-la sendo um segundo ? Hulkenberg, Sutil, Paul Di Resta?
*segundo piloto*
Já digo há tempos que uma mudança de ares faria bem para o Massa.
Sobre a segunda vaga na Ferrari, você deu boas opções, mas o Bianchi está sendo criado pra isso.
Abs
É verdade Fabio, mas você acha que o Massa teria esta possibilidade com as atuações dele?
Abs
O Massa só não fica na Ferrari se não somar pontos para o mundial de construtores… Ou tirar pontos dos adversários do Alonso… Mesmo papel do Weber na Rbr… O Weber teve vergonha na cara!
“Vergonha na cara”, ele não tinha era outra opção se a RBR renovasse com ele ele ficava, santa inocência.
Fábio,
Vale a pena para a Ferrari e ou o Alonso terem na equipe um piloto rápido e talvez mais rápido que o próprio Alonso? olhando por esse lado, o Massa fica… Lembram do Alesi? abraço.
Tem que ter muita paciência….
08/07/2013 08:35
Hamilton reconhece força dos rivais e não vê chance de vitória com Mercedes em 2013.
09/07/2013 10:24
Hamilton lamenta falta de adaptação à Mercedes, mas crê em vitórias em 2013: “Questão de tempo”
Pois é Fábio Seixas… Finalmente daqui a uns 20 anos, no seu programa Pit Stop, você será o protagonista principal no quadro Naftalina.
Hahaha, boa!
Abs
se não me falha a memória, ano passado Vettel foi punido por pane seca após o treino em Abu Dhabi, é só no treino classificatório?
Nem no treino mais. Mudaram a regra depois daquilo.
Abs
O Vettel será decampeão e não saberemos se realmente é o melhor piloto, pois nunca teve por sucessivas corridas problemas que pilotos como Kimi,Alonso,Button e Lewis , tiveram, nunca saberemos onde começa Adrian e termina Vettel ou onde começa Vettel e termina Adrian, a comparação com Webber não vale, pois este coitado sempre tem problemas no carro, estranho, gostaria de ver o Vettel na Ferrari, mas sem um Rubinho para acertar o carro.
Bom lembrar, a Lotus estava entre as equipes que não queria mudanças nos pneus, mas com ele reforçado com Kevlar Grosjean e Kimi puderam forçar ao extremo no GP alemão, o problema é que Vettel, agora, também pode andar no limite sem se preocupar em poupar pneus. Alonso também andou forte, mas se não melhorar na classificação…adeus campeonato!
A Lotus fez uma bela corrida na Alemanha, mais sensacional foi mandar Grosjean parar no boxes para pressionar Vettel, em seguida o alemão entrou no boxes, mas quando voltou a pista tinha outro problema, dessa vez era Kimi quem estava a frente. Só que, com esse pneu reforçado com Kevlar, Vettel pode exigir mais do equipamento e pressionar.
Na duvida, Kimi acabou indo para os boxes, Vettel pulou na ponta e podendo “exigir mais” dos pneus resistiu aos ataques de Grosjean e do finlandês(que voltava com pneus mais rápido). Bom lembrar, antes Vettel não podia exigir tanto do carro, estava limitado nos pneus, já a Lotus nunca teve esse problema, sempre pode exigir tudo do equipamento porque o carro sempre gastou menos borracha.
Em condições normais(sem quebras), vai ser complicado tirar o título do alemão, e se o novo pneu que estréia na Hungria foi ainda melhor, Vettel só precisa administrar os pontos em relação ao vice-líder no mundial. Administrar ele vai, mas agora ele definitivamente tem carro pra brigar por vitórias. Tá feia a coisa para o espanhol, ainda mais com Kimi voltando a fazer grandes corridas.
Vamos ser coerentes, o pneu-farofa camufla muito o quanto o piloto pode tirar do carro. Vettel estava com razão, melhor pneus que aguentem o tranco, quem tem carro menos veloz que trabalhe para melhorar a performance geral do equipamento. A gota d’água foi o GP da Inglaterra onde os pilotos ficaram em risco de sofrer graves acidentes.
Agora eu entendi porque explodiu aquele pneu do carro de Lewis quando ele liderava o GP da Inglaterra, isso logo em começo de prova. Tinha “maracutaia” de inverter os pneus, e pelo jeito já era rotina entre as equipes. Se a inversão foi uma das causas, então quem fez pagou o preço de querer levar vantagem. Mas não vale o risco, alguém podia sair com uma perna quebrada. Lewis que se conforme e trabalhe para melhorar o carro, vencer por causa de pneus não é a mesma coisa que bater Vettel com o alemão exigindo tudo do equipamento.
Não adianta Grosjean dar show em apenas um GP se ele não tem regularidade em uma sequência de provas. Felipe Massa vai pelo mesmo caminho, não adianta largar a frente de Alonso se termina atrás.
Abaixo a sequência de erros de Felipe nas últimas quatro corridas:
GP de Mônaco: acidente no terceiro treino livre (erro do piloto) e acidente na corrida (falha na suspensão).
GP do Canadá: acidente na classificação (erro do piloto).
GP da Inglaterra: acidente no primeiro treino livre (erro do piloto) e estouro de pneu quando ocupava a quarta posição na corrida.
GP da Alemanha: rodada na terceira volta do GP da Alemanha (erro do piloto).
Dos time de ponta, Felipe é disparado o piloto mais fraco nas últimas quatro temporadas:
Mundial de pilotos em 2010 – 6º lugar
Mundial de pilotos em 2011 – 6º lugar
Mundial de pilotos em 2012 – 7º lugar
Mundial de pilotos em 2013 após nove corridas, Felipe mantém o 7º lugar, fiasco total! Caiam na real, Brasil não esta competindo na Formula 1, apenas participa do mundial…
Melhor Felipe esquecer esse negócio de esporte a motor, compra uma barraca na praia e entra com tudo na venda de água de coco. Aproveita compra o CD do Maguila(vida de Campeão), e seja feliz!
Sou lutador, sou de fé, sou brasileiro
Sou lutador, sou da paz, eu sou guerreiro
Sou lutador, sou amor, sou coração
Sou lutador, vencedor, um campeão
Maguila – Vida de Campeão
https://www.youtube.com/watch?v=zxQ8gK-WueU
“Melhor Felipe esquecer esse negócio de esporte a motor, compra uma barraca na praia e entra com tudo na venda de água de coco. Aproveita compra o CD do Maguila(vida de Campeão), e seja feliz!”
Melhor você parar de fazer pesquisa no Google, Felipe ganha poquinho tadinho, ja você Marcelo deve ganhar muito e não ne venha com papo de dignidade que eu nem te conheço, pra saber da tua
quantoa musiquinha
Sou lutador, sou de fé, sou brasileiro
Sou lutador, sou da paz, eu sou guerreiro
Sou lutador, sou amor, sou coração
Sou lutador, vencedor, um campeão
Queria saber se você se encaixa em alguma das estrofes.
Concluindo você quer que ele ganhe para você ficar feliz ou saia da F1 pra você ser feliz também, em qualquer um dos casos esta colocando tua felicidade na mão de Felipe MAssa.
Gostaria que você escrevesse o que fez, quem é enfim, se deposita tanto a sua felicidade na carreira de uma outra pessoa, não deve ser gtrande coisa
Pessoal,
Pra quem gosta de F1 e tem curiosidade sobre os bastidores (das antigas), publicaram na web o contrato da Lotus com Ayrton Senna em 1987 http://legacy.library.ucsf.edu/tid/sdm14j00/pdf
O site da Legacy Tobacco Documents Library, um arquivo virtual sobre a indústria de cigarro, com docs bem legais.
Abs
Bruno, mil obrigados!
Um tesouro. Virou um dos grandes posts da história do blog.
Abs
Isso de inverter pneu não é de hoje. Nos do declínio da Mclaren (91 em diante), eles costumavam fazer uma mistureba de pneus. Colocavam pneu macio de um determinado lado e duro/médio do outro, ou um macio na frente e um duro atrás, etc dependendo do tipo de circuito onde seria a corrida. O próprio Galvão, que apesar dos defeitos era grande amigo do finado Senna, contava algumas dessas combinações que ele fazxia ainda durante a largada de determinados GPs.
Um exemplo é o GP da Hungria em 91, pode procurar na internet. Foi uma das vitórias chaves do tri, que freou a reação do Mansell, que vinha de 3 vitórias em sequência.
Fábio, existe algum link com o vídeo onboard do seu “treino” no F1?
abçs
Ainda não, mas vou colocar o vídeo aqui quando chegar.
Abs
Viva! Tinha vindo aqui pedir mais imagens. Acredito que a maioria dos frequentadores do Blog não te conhecesse pessoalmente…Mas mesmo assim (humildemente falando) você é mais “mortal/próximo”da gente que os pilotos de F1. Super legal poder ter essas imagens e ficar mais próximo desse sonho através de ti!abraço!
Pois é, quando tudo parece que vai dar certo para o Massa, algo de ruim acontece. Largada e corrida fantásticas na última prova e o pneu estoura. Larga na frente e melhor que o Alonso nessa o carro roda e não consegue voltar mesmo com uma área de escape do tamanho do Maracanã. A fase técnica parece boa, mas não tem conseguido equilíbrio.
…Larga na frente e melhor do que o Alonso e o carro roda e não consegue voltar mesmo com uma área de escape do tamanho do Maracanã…
rsrsrsrs…É, muitas vezes fica difíl de entender esses altos e baixos do Massa – eu já nem sei dizer mais se o problema é trágico ou cômico.
Mas, continuo achando que foi muita infelicidade ele massa não ter mudado de equipe enquanto havia tempo – agora, ta parecendo que é um pouco tarde. Um bom piloto, que vai ficar na história do automobilismo brasileiro como um vice-campeão de F1 no ano de 2008.
Na impossibilidade de enviar essa mensagem por outra maneira, gostaria de saber Fábio Seixas por que você não observou que no grande prêmio da Alemanha de F! do último domingo, o Safety Car não deu uma volta de luz apagada como as regras colocam que precisa ocorrer para ele se recolher para o box. Abraços
Não reparei nisso.
Abs
Safety car bem inútil aquele, diga-se de passagem. Aquela porcaria da Marussia já tinha atravessado a pista e já tinha parado, não havia mais necessidade alguma.
E agora parece que o tiro saiu pela culatra para o Ross com as Mercedez não podendo testar, você achou justo?
Achei.
Abs
Fábio, você acha que eles poderiam voltar com o reabastecimento de combustível, pra tirar assim tanta pressão que há sobre os pneus ?
Acho que isso estimularia outros pontos interessantes, como o desenvolvimento de tecnologia para menor consumo dos carros, mais aplicável ao mundo real do que estes pneus farofa, porque insegurança, os dois casos vão causar, e o sistema que tem na Indy onde a marcha não engata com a mangueira acoplada, já resolve muita coisa, não ?
Fábio, voce poderia confirmar a informação se haverá ou não a punição ao “choronso” por causa da pane seca na última corrida.
Não haverá.
Abs
A FOM está abrindo muitos precedentes perigosos..
não é precedente nunca houve tal lei, foi uma comida de bola do Reginaldo leme
Sobre a corrida acho que o Vettel mostrou que vai ser treta campeão do mundo. Ele e o carro juntos são assombrosos. Eu RARAMENTE vejo alguém ultrapassa-lo na pista. Pena o rendimento da Mercedes, a dupla de pilotos está forte. Fábio mais alguma outra equipe tem problema com pneus semelhante ao da Mercedes? Me parece ser o dela o mais crítico de longe.
Que napa!!
Fábio, não gostar de uma pista ou duas tudo bem mas ele foi mal na primeira metade do campeonato. Ele quer ir mais rápido, ele não entregou os pontos, mas não consegue ser mais rápido. Nessa incerteza causada pelos pneus só há espaços para aqueles que tem algo a mais. Lembro do Schumacher, em seu retorno, ir muito bem em certos treinos no molhado. O Massa perdeu aquele algo a mais. Não se sente mais a vontade correndo no limite. Precisa se apaixonar de novo pelo que faz.
Olá Fábio, parabéns pelas voltas de F-1. Deve ter sido sensacional. Eu queria colocar um comentário sobre o Massa. Um dos motivos que eu acho que ele ainda está na Ferrari. Você sabe como os italianos são bastante passionais né, em tudo. Bem, ocorre que o Massa é descendente de italianos. Eu vi uma reportagem que mostrou como o rapaz é muito bem tratado lá na Ferrari. Que é tratado como se tivesse em casa. Pelo visto gostam muito dele lá. O próprio Domenicali disse que vão apoiá-lo nesse momento ruim. Eu inclusive tenho um conhecido que o sogro dele tem uma fábrica que fornece umas coisa para uma empresa italiana. Pois é, esse tal sogro do meu conhecido é uma italianão de primeira. Descendente de um dos tantos italianos que vieram pro Brasil na virada do século passado. Pois é, quando os caras dessa empresa italiana conheceram ele, pronto, armou-se o circo. Já se sentem em casa e começam a parlar italiano e tal. Pois é, esse cara quase que fornece para a empresa italiana muito pela amizade e identidade de encontrar um outro italiano verdadeiro aqui no Brasil. Eu quero dizer que esse aspecto conta muito para os italianos em geral. Esse, ao meu ver, é um dos motivos de o Felipe estar ainda na Ferrari. Pelo que eu sei inclusive, ele é o piloto que mais tempo está na Ferrari depois do Schumacher. Lógico que se ele for muito mal, daí lógico que ele sai. Mas eu acredito que esse aspecto é um dos fatores que conta pontos pra ele na Ferrari.
O que me diz, Fabio?
Globo e voce! Tudo a ver!
Eu estou dizendo cara. Vão segurar ele até que for possível. Inclusive o Luca di Montezemolo é um que gosta do Felipe Massa. Lógico que se ele continuar assim +ou- como o Barrichello na época da Jordan, aí não há amizade que salve, daí já era.
Tá ok, ninguém concorda comigo então, agora fiquei magoado. Rsrsrsrs.
Meu Deus, isso é o senhor NARIZ!!!
Você falou dos retrovisores, eles na F1 servem para alguma coisa?
Os pilotos realmente usam o retrovisores?
Não servem para quase nada.
Acho que para o bem do proprio FELIPE chegou a hora de mudar de equipe, não vale a pena !!!!
Acho que dá sim pra mudar, mas não tão facilmente quanto alguns sugerem.
problema é que não existe tantas chances de trocar e equipes disponíveis, não me dei ao trabalho, mas vou chutar que a carreira de piloto de F1 dura pelo menos 10 anos, veja ai que a maioria dos pilotos novos que entram duram pouco, eu disse a maioria, porque vem trazendo dinheiro pras nanicas. as maiores que pagam seus pilotos mantém os pilotos, em parte porque não existem mais testes para os pilotos novos, preferem a experiência dos que ja estão nas suas equipes.
Se a Ferrari perder muito dinheiro da premiação do Mundial de Construtores com o fraco desemprenho do Felipe acho que desse ano não passa. Tomara que se recupere.
Que coisa sem ritmo.
Muito tempo q eu não vinha aqui… É uma pena, ver que os pneus, continuam a ser os protagonista da F1! O carro da mercedes, parece ser muito bom, mas na corrida o rendimento cai demais, mesmo na prova em que Rosberg ganhou, enfim….!
vc faz falta!