Pílulas do Dia Seguinte
08/07/13 07:09Vettel disse que se a corrida tivesse mais um ou duas voltas, talvez ele não a vencesse. É quase isso. Ele cruzou a linha de chegada, ao final da 60ª volta, com 1s008 sobre Raikkonen. Na 59ª, a diferença era de 1s077. Na 58ª, de 1s265. Na 57ª, de 1s603. Ou seja, o finlandês tirou 0s595 em três voltas. Neste ritmo, com mais cinco voltas ele jantaria Vettel. Um ritmo alucinante para um fim de prova;
Já Raikkonen terminou o GP com uma pulga atrás da orelha. Acha que teria conseguido alcançar o alemão se não tivesse parado para trocar pneus a 11 voltas do fim. Cabe, mais uma vez, uma análise. No primeiro trecho da prova, os pneus macios do finlandês duraram 8 voltas. Ele então colocou os médios, que aguentaram 16 voltas. Seu terceiro jogo de pneus, médios, aguentou outras 25. Para fazer a prova sem a última parada, ele teria que rodar 36 voltas com os mesmos pneus. Nem Button, célebre poupador de borracha, conseguiu isso _seu stint mais longo teve 27 voltas. Nesta, estou com os engenheiros da Lotus. Acho que Raikkonen não conseguiria manter o ritmo até o final com pneus tão gastos;
E o Grosjean, hein? O que deram pro rapaz no almoço de ontem? Preciso saber;
Alonso foi direto ao falar sobre sua situação no campeonato. “Preciso começar a ficar na frente do Vettel.” É isso, não tem segredo. O grande, o enorme problema é conseguir colocar isso em prática. A Ferrari, por mais um ano, me dá a impressão de estar perdida;
Massa, como de hábito, foi franco na entrevista coletiva após a corrida. “A equipe não viu nada no carro.” Em outras palavras, ele admitiu que errou. “Os pneus traseiros travaram, tentei corrigir, mas rodei. O carro estava engatado em quinta marcha e não descia para primeira, então foi um pouco estranho. Não tenho ideia exata do que aconteceu”, declarou. O fim do mundo? Ainda não. No ano passado, após nove etapas, ele era o 13º no Mundial, com 23 pontos. Conseguiu se recuperar na fase final do campeonato e, mais importante, ganhou um novo contrato com a Ferrari. Hoje ele tem 57 pontos e é o sétimo. Dá para crescer bem na segunda metade da temporada. Mas a cabeça precisa estar no lugar. O problema dele parece ser mais de afobação e agonia para conseguir um bom resultado do que má fase técnica;
(Em tempo, vi ontem na TV uma propaganda da Gillette com um “piloto de F-1”. O sujeito logicamente faz a barba e a peça termina com ele, todo pimpão, de macacão, num festejado grid de largada. A marca precisou usar um ator para o comercial. Que fase…)
A ironia das ironias, com um toque de cara de pau, foi a Mercedes colocando a culpa nos pneus por seu mau desempenho na corrida. Segundo Ross Brawn, o veto à inversão da montagem dos pneus traseiros derrubou sua equipe. Vou dar uma sugestão: inscrever os carros em corridas de dragster. Não vai ter pra ninguém;
Como se não bastasse, a Mercedes vai recorrer da punição pelo teste secreto. Quer testar por pelo menos um dia em Silverstone, na semana que vem. É demais…;
Após a morte de um fiscal no GP do Canadá, escrevi que a FIA precisa olhar com mais atenção para o treinamento desses caras. Daí, ontem, o carro de Bianchi se solta do guincho e sai rolando sozinho pelo gramado, numa cena dantesca. Instantes antes, um pneu de Webber acertou em cheio um cinegrafista, que trabalhava no pit lane sem nenhuma proteção especial. Nada de macacão, capacete, nada… Bato novamente na tecla de outro texto, a coluna da última quinta-feira: a FIA está contando demais com a sorte. Tanto descaso uma hora vai cobrar seu preço;
Nasr chegou a Nurburgring 22 pontos atrás de Coletti na tabela da GP2. Deixou o circuito com uma defasagem de 27 pontos em relação ao líder. A primeira metade do campeonato já foi. Restam 10 das 22 corridas. O brasileiro é o piloto mais regular da temporada, o que pontuou em mais provas (11 das 12), mas isso não basta. Coletti pontou em dez, mas venceu três. Está aí a diferença;
Na Indy, 1-2-3 da Ganassi, com Dixon, Kimball e Franchitti no pódio. Helinho foi oitavo, Tony ficou em 13º. E o lance da corrida foi protagonizado por Sato, que encheu a traseira de Hunter-Reay em plena entrada dos boxes, ao errar o ponto do freada. Os dois abandonaram, sendo que o americano andava até então entre os primeiros. Por mais chato que tenha sido seu domingo, amigo, não foi pior que o dele.
Aquela freada no final da reta em Nurburgring é complicada, o carro vem em descida e com uma pequena variação de raio; qualquer freada mais forte as rodas traseiras travam, e parece que foi isso que aconteceu. Vacilo do Massa, mas o acerto ruim do carro tem importância nesse caso
Fábio, então, por favor, pode esclarecer esta questão do Alonso ter parado logo após a linha de chegada.
Acho que a minha dúvida é a de muitos.
Vettel e Hamilton, se não me engano, não foram punidos por isso?
Abs
Fábio, o Nasr é ligado a alguma equipe da f1? Acho estranho q até hj ele n tenha testado por lá, já q sua meta é transferir-se pra f1 no ano q vem. Qto ao campeonato, acho difícil q ele alcance o Coletti. Suas corridas são boas, suas ultrapassagens idem. Mas além do seu principal rival estar em ótima forma (como vimos na primeira corrida deste fds) sua equipe n parece ter a experiência necessária pra lhe dar vitórias. Espero q n viva o drama q viveu o Razia esse ano pra tentar uma vaga na pior equipe do grid. Sina dos “quase” campeões…
Ainda não.
Abs
Fábio, discordo de você quando diz que com mais cinco voltas Raikkonen jantaria Vettel. No meu entendimento ele jantaria já na volta seguinte, porque passaria a usar a asa móvel, já que estaria a menos de 1 segundo do piloto à frente. Por isso Vettel falou em uma ou duas voltas.
Abraços
Eu já não concordo. O Kimi chegou a usar a asa na última volta. Em vão.
O último setor, era o setor em que o Vettel escapava um pouco dos pilotos de trás, acho que ele ia segurar o Kimi por um pouco mais.
Abs
A Ferrari já demitiu Massa por justa causa…???
kkkkkkkkkkkkk… é muita hipocrisia desta equipe a da própria imprensa brasileira. Alguém esta vendo a posição do carro? Curva para um lado e o carro apontado para o outro. kkkkkk “Todos estão com Felipe na equipe”. Claro que sim. Ele esta sempre testando as novas peças que irá para o carro do Alonso. O piloto brasileiro é uma peça importantíssima no desenvolvimento do carro. Estes acidentes que vem ocorrendo são muito estranhos e vem acontecendo com frequência. FATO! Nunca acontece om o Alonso, pelo simples fato de que ale anda com carro 100% confiável. O mesmo não acontece com o Felipe. E a imprensa simplesmente ignora os fatos e vem com estas hipocrisias de que a equipe esta com o piloto e o erro do Felipe que vem acontecendo não o abala. Ridículo.
Não acho o Felipe um fora de serie, mas não podemos ignorar o fato de que ele esta sendo usado como ratinho de laboratório para salvar a pele da equipe e do piloto principal da Ferrari. Sera mesmo que a equipe manteria um piloto que realmente estive-se cometendo tantos “erros” a anos? Por favor, vamos ser coerentes e ver os fatos. A Formula 1 esta cada vez mais distante de seus grandes momentos. Nunca os segundos pilotos foram tão subordinados e desrespeitados como nesta nova era do CIRCO.
Cansei de me entusiasmar e me decepcionar com o Massa. Pagina virada para mim.
Nasr está tirando leite de pedra com a equipe que tem. Fosse na mesma do Coletti acho que a história seria bem diferente. É uma esperança.
O cabeça quente do fim de semana deve ser o Hamilton… deve ser extremamente decepcionante largar na frente e ser escalado a prova inteira.
Cada vez mais a F1 está parecendo uma prova de regularidade… talvez uma corrida com 20 voltas fosse mais interessante para o expectador. Mas, eu sou apenas um expectador, então minha opinião não tem valor nesse esporte.
Pergunta pra vc Fábio:
-O teste de F1 deve ter mudado sua vida pra sempre, como pessoa e jornalista. Vc acha que isso pode afetar de alguma forma negativa sua forma de ver o esporte?
Eu pergunto isso porque fiz um paralelo com um repórter que cobre uma guerra e foi convidado para “dirigir” um tanque do exercito x, talvez ele fique mais envolvido com um dos lados, mais apaixonado pelo conflito, menos imparcial. Entende oq estou querendo dizer né?
SOBRE HAMILTON, O QUE FALAR GRANDE LUTADOR PENA QUE NAO TEM UMA RED BUL
GOSTARIA DE VE-LO LA COM VETTEL
E os outros pilotos, não teriam esse mesmo “direito”?
O Malonso precisa começar a ficar na frente do Vettel, do Webber (RedBull detonou a corrida dele), do Raikkonen, do Grosjean, de Rosberg e Hamilton (se resolverem o desgaste de pneus) e do Massa no grid de largada. Enfim, o burrico da Ferrari tá no brejo e está difícil de sair.
Concordo com sua análise sobre o Massa… aliás, acho que, embora a diferença de pontuação não mostre isso, acredito que 2013 tem sido o ano em que ele vem andando mais próximo do Alonso… Não concorda?
Mudando de assunto: que chatice essa história de todos os troféus, em todas as corridas patrocinadas pelo Santander, terem o formato do logo do banco, não? Essa assepsia da F1 (leia-se Ecclestone) às vezes irrita…
Grande matéria. Fábio Seixas, se o Alonso estivesse ficado entre os três primeiros colocados ele teria que levar o carro até os boxes para pesagem? E como houve este problema mencionado pelo nosso amigo Joe Davis, e nesse caso ele seria punido?
Fabio, uma duvida, vc que assina as reportagens do Rio da Folha quando aparece apenas como sendo da Sucursal do Rio?
Não. Até porque não sou mais da Sucursal do Rio.
Abs
Considero o Kimi Raikkonen dentro da briga pelo campeonato e sinceramente, senão for o campeão ele será no mínimo, o vice!! O Alonso está estranho, parece estar desanimado, parece saber que não tem chances para a conquista do seu tão sonhado tri!!! abraço
O grande problema da Mercedes Bens é ter entregue o comando da equipe a um inglês que só se da bem quando consegue burlar o regulamento,Veja o caso da AUDI no endurance,dominio completo,mas equipe chefiada e carro projetado por alemães.
E também acho que se a Lotus tivesse um motor Mercedes a equipe dos energéticos teria um adversário mais perigoso,pois viu-se que o carro é quase tão bom quanto o da “energéticos”, sê o motor tivesse um pouco mais de potencia as coisais se equilibrariam,e a disputa seria a dos pilotos.
A meu ver, nem é de motor, mas de velocidade mesmo.
Olá Fabio…vi a corrida e torço para o Raikkonen deslanchar ainda mais pra vencer esse campeonato, ele merece. Quanto ao que aconteceu com o cinegrafista, há alguma notícia se ele está bem? abs
“Tanto descaso uma hora vai cobrar seu preço”
Tenho certeza que você pretendia escrever “continuará cobrando” mas, por algum lapso, não o fez. Não acredito que a morte de um fiscal seja tão insignificante a ponto de ser esquecida no decorrer de um parágrafo.
Falando do Nasr, achei a estratégia da primeira corrida muito estranha… Parar na 6ª volta para por os duros foi acreditar demais na sua capacidade de conservar os pneus.
Considerando que ele voltaria no meio do pelotão e teria que ultrapassar diversos carros para fazer a estratégia dar certo, achei que a equipe foi muito otimista.
Ele teria chance de chegar bem mais a frente. Basta ver a corrida do Coletti que largou bem atrás dele. Desse jeito, não ganhará mesmo.
Caro Fábio, Já que você é piloto de testes da Lotus, nos dê informações sobre a permanência de Raikkonen?, ou você está de olho nesta vaga?? kkkkkkkkkk
Sobre o acidente com o repórter, sim, concordo com o Christian Horner de que o pit lane é um local perigoso. São peças e componentes de tudo que é tipo sendo manuseadas muito rapidamente, pistolas com pressão, várias pessoas. Tudo isso com carros de 800 cavalos bufando e parando ali o tempo inteiro. Eu não ficaria ali no meio, de costas, tranquilão, como aquele repórter. Nem a pau.
Se Massa continuar assim vai ser difícil… veja que o seu engenheiro já perdeu a paciência!
Fabio, ninguém está falando nada sobre isto, mas a RedBul não deveria receber uma punição pelo lance do pneu???
Recebeu.
Abs
qual foi?
Sabe que sobre o Felipe eu ia quase escrever isso outro dia. Que ele está parecendo afobado demais. Era o que parecia. Muitas vezes os Alonso tem sorte mesmo. Mas o Alonso também me dá a impressão de que se ele tiver que se contentar com um sexto lugar, por exemplo, porque o carro não estava bom, coisa assim, ele aceita. Espera pacientemente até a próxima corrida para pensar em algo melhor. É o que me parece ao menos. É um estrategista, um administrador. O Massa parece querer fazer aquela Ferrari virar um foguete de qualquer jeito. Mas abandonar depois de uma simples rodada, sem bater nem nada… Acho estranho. Nem era uma curva tão crítica. Mas que foi altamente decepcionante, foi. Em duas corridas que ele vinha muito bem, uma estoura o pneu, e a outra isso. Mas se deu problema no câmbio, qual o erro do massa?
Fábio tudo bem? Seb foi punido uma vez por não conseguir levar o carro para pesagem, o que acontecerá com Alonso já que o carro dele tbm parou? que eu saiba o Regi disse ontem na transmissão que ele deveria levar o carro pra pesagem e não parar ali onde parou.
Fabio, não é a Ferrari que está perdida. O problema da Ferrari chama-se Fernando Alonso. Tudo tem que girar em volta dele. Só que ele não é o Schumacher, que deu um norte para equipe seguir e ajudou a tirar a Ferrari do buraco e tornando-a imbatível na época. Ele não é um líder. Falta foco e capacidade para esse sujeito.
Foco para mim é claro. Ele fica mais preocupado com o que os outros acham dele do que com a realidade. Fica com aquele discurso “eu sou bonzão e o carro é ruim”, quando na realidade ele tinha que estar junto aos mecânicos para ajudar no desenvolvimento, dando suporte inclusive nas declarações à imprensa.
Essa última declaração dele dizendo que não quer participar dos testes dos pneus porque não é piloto de testes é uma mostra da falta de foco. É mais que óbvio que ele deveria aproveitar toda oportunidade que tivesse de entrar na pista, para coletar dados e impressões para equipe. Mas o foco dele não é esse. O foco dele é alimentar a própria vaidade.
Outra exemplo é o projeto desse carro. Esse ano o carro nasceu bem, mas com uma característica que ajudava um pouco o Massa a se encontrar. Mas antes de desenvolver esse projeto o Alonso precisa minar o companheiro, puxando o desenvolvimento para um lado oposto, que o Massa não consegue acompanhar. Mas daí a Ferrari fica patinando, sem sair do lugar. Depois que a temporada já foi embora, e o companheiro já está num buraco gigante, ele passa a cobrar uma reação do time, dizendo que ele fez milagre e a equipe só fez besteira, quando na realidade é ele que não tem a liderança necessária. Por isso ele não levará mais nenhum mundial na carreira. Pode gravar isso.
Vettel, por outro lado, seu principal concorrente, com 25 anos já mostra essa liderança, puxando a equipe junto com ele ano após ano. Esse é um dos motivos que a Redbull está aonde está.
Concordo com o seu comentário. A vaidade é o que limita o Alonso. Isso faz parte dele. Não mudará nunca.
Perfeito Carlos. Concordo plenamente
“O problema da Ferrari chama-se Fernando Alonso”
“Falta foco e capacidade para esse sujeito”
“Mas antes de desenvolver esse projeto o Alonso precisa minar o companheiro, puxando o desenvolvimento para um lado oposto”
Muita bobagem em um só texto….
Fabio, alguma chance do Alonso trazer o Briatore para substituir o Domenicalli na Ferrari? ou o briatore continua punido pela FIA? Abs
Acho que ele não volta tão cedo.
Abs
É claro que é o fim do mundo sim senhor!!!!
Tem quatro anos que esse cara vive tentando “sair do buraco”. No final, fica em último entre as grandes. Já ficou inclusive atras de piloto de equipes pequenas.
A cada 3 pontos que a Ferrari consegue, 2 é de Alonso e apenas 1 é dele. É muita inutiliade. A Ferrari perde quanto com essa situação? Num consegue ajudar o Alonso na briga com vettel. Num consegue Ajudar a Ferrari na luta pelos construtores. O que tá faltando para fazer a troca, já na próxima prova pelo Koba?
Você ACHA que ele não ajuda o Alonso. É no carro do Massa que instalam ‘pacotes’ de teste para ver se funcionam. Se funcionam, o Alonso passa a usar. Ou você acha que a Ferrari mantém o Massa porque tem dó dele???
Acho q no caso do Bianchi foi mais culpa do piloto do q do comissário. Ele deveria ter deixado o carro engatado. Se o carro tivesse q ser empurrado o comissario apertaria o neutro. Se fosse com o trator poderia ficar engatado o tempo todo.
O que a Mercedes está fazendo e alegando não é nada “demais”, é pura e simplesmente coisa de Ross Brawn, tão inocente das coisas e tão ingênuo quanto um tal de Flavio Briatore.
Sobre a FIA contar com a sorte e uma hora ter o preço cobrado, penso que a morte do fiscal no Canadá já é o preço cobrado. O mais alto que se possa imaginar, ou o que seria pior do que isso?
Fábio, o Domenicalli é casado com alguma filha do dono da Ferrari? rs – A pergunta parece brincadeira, mas nem tanto assim. Por que está mais do que claro que o Alonso só terá chance real de ganhar um campeonato quando a parte de comando da Ferrari for substituída – como fez Schumacher ao trazer toda a equipe que o ajudou a se consagrar na Benetton. Olha, do jeito que a coisa anda, se o dono da Red Bull, depois de tomar o enérgico com vodca, decidisse que terá Alonso e Vettel ano que vem, tenho certeza de que o espanhol quebraria o contrato com a Ferrari e iria para Red Bull. É melhor ter que enfrentar um companheiro de equipe como o alemão do que ter que contar com um chefe como Domenicalli.
Concordo com você.
Abs
Boa tarde Fábio
Comentei algumas vezes aqui no Blog, o Staff da Ferrari é horrivél e a equipe Técnica é muito ruim limitada mesmo, Alonso precisa trocar de equipe se quizer ser Tricampeão.
Abraços
Com as mudancas na Mercedes, O Mr. Brown poderia mudar para a Ferrari. O que acha?
Você concorda que Alonso deixaria a Ferrari (onde é rei) para peitar o tricampeão (quase tetra) Vettel dentro da Red Bull ??? O mesmo Alonso que abriu mão da chance de ser tri campeão em 2008 pela Mclaren pelo fato de temer um companheiro de equipe (Hamilton) capaz de vence-lo. Vocês falam como se a equipe mais vencedora da história da F1 fosse incapaz de dar um carro vencedor ao Alonso. A Ferrari sim dificilmente será campeã de construtores com Alonso, ele vetaria qualquer piloto que pude-se somar tantos pontos quanto ele dentro da Ferrari, seria demais para vaidade excessiva do espanhol.
Certíssimo. Deveriam fazer um limpa GERAL.
Ano após ano, não obstante os caminhões de dinheiro, os projetos nascem errados ou andam para trás. Isso é falta de gerenciamento. Domenicalli provou sua incopetência por diversas vezes mas mantêm-se intocável.
E mais, a Ferrari deveria isentar o Alonso da multa contratual, a título de compensação pelos anos perdidos. kkkkkkk
parei de postar aqui pois havia muita bobagem e muita torcida, mas foi um dos melhores comentários que li em muito tempo, concordo plenamente
ainda digo mais, recebi informação que ontem mesas e cadeiras voaram dentro do caminhão da ferrari, Alonso correu com o carro da TERCEIRA etapa, pois todos os updates não melhoraram o carro.
Acho que o RBR não quer o alonso. E muito ego para pouco resultado.
O Kimi é um opção bem melhor.
O mala fez por merecer esse final de carreira deprimente.
Olá Fábio , você sabe o que aconteceu com o Alonso pela parada após a bandeirada e antes de chegar aos boxes? Vai ser desclassificado?
Não há nada no regulamento sobre isso.
Abs
Bom mas então foi o Reginaldo Leme então que ontem se perdeu um pouco na jogada. Ele disse que o carro precisava ir até os boxes por conta própria. Se bem que eu me lembro de ter visto muitas vezes pilotos parando o carro logo depois do fim da corrida para sobrar o tal 1 litro de gasolina necessário para análise que pede o regulamento.
Fábio, mas na Globo tanto Reginaldo Leme como o Rubinho disseram que o regulamento proibe isso, que o carro deve voltar aos boxes com condições próprias…
Repito: o Regulamento Esportivo está aí no blog, é só ler.
Abs
Mas o regulamento não diz que é preciso ter combustível para levar o carro aos boxes e restar um pouco para análise?
A segunda parte é verdade. A primeira, para corrida, não existe.
Abs
Nem para o qly.
Então o pessoal da Globo falou bobagem?
Não sei. Eu estava na rádio transmitindo o GP.
Abs
Há algumas corridas atrás o carro do Vettel parou, ao final da corrida, antes de dar a volta de retorno ao box e a imprensa já começou, na hora, a divulgar que o piloto seria penalizado. O que de fato ocorreu, sob a alegação que não ficou a quantia de combustível exigida pelos dirigentes, e agora ninguém fala sobre isso. É engraçado, parece que com a Ferrari o tratamento é outro.
Ora, ora, ora…, que coisa estranha… Não foi o Hamilton ou Vettel (ou os dois) que já foi punido por causa do mesmo motivo ??
Quando?
Como não? O Vettel foi punido por isso no começo do ano, ou final do ano passado, não lembro direito. O Reginaldo falou na transmissão que ele tinha que chegar no box por meios próprios e com pelo menos 1 litro de gasolina no tanque, a não ser que fosse constatada uma quebra no carro.
Não vai acontecer nada – mesmo que estivesse no regulamento, Joe. Pois se fizer isso e tirar os pontos do campeonato, aí já pode entregar a taça pro alemão. A FIA fará de tudo para manter a ilusão de que o título ainda pode mudar de mãos.
Sim, claro. A FIA manipulando o campeonato. Essa é boa. De onde você veio com essa agora? E as outras equipes iriam ficar quietas sem reclamar de nada. Quietinhas. Mas é cada uma cara. Equipes e patrocinadores gastam bilhões e trabalham o ano inteiro para vencer, e ia ficar quietas com uma irregularidade do Alonso. Mas é cada uma! Coisa de louco cara.