Pílulas do Dia Seguinte
08/07/13 07:09Vettel disse que se a corrida tivesse mais um ou duas voltas, talvez ele não a vencesse. É quase isso. Ele cruzou a linha de chegada, ao final da 60ª volta, com 1s008 sobre Raikkonen. Na 59ª, a diferença era de 1s077. Na 58ª, de 1s265. Na 57ª, de 1s603. Ou seja, o finlandês tirou 0s595 em três voltas. Neste ritmo, com mais cinco voltas ele jantaria Vettel. Um ritmo alucinante para um fim de prova;
Já Raikkonen terminou o GP com uma pulga atrás da orelha. Acha que teria conseguido alcançar o alemão se não tivesse parado para trocar pneus a 11 voltas do fim. Cabe, mais uma vez, uma análise. No primeiro trecho da prova, os pneus macios do finlandês duraram 8 voltas. Ele então colocou os médios, que aguentaram 16 voltas. Seu terceiro jogo de pneus, médios, aguentou outras 25. Para fazer a prova sem a última parada, ele teria que rodar 36 voltas com os mesmos pneus. Nem Button, célebre poupador de borracha, conseguiu isso _seu stint mais longo teve 27 voltas. Nesta, estou com os engenheiros da Lotus. Acho que Raikkonen não conseguiria manter o ritmo até o final com pneus tão gastos;
E o Grosjean, hein? O que deram pro rapaz no almoço de ontem? Preciso saber;
Alonso foi direto ao falar sobre sua situação no campeonato. “Preciso começar a ficar na frente do Vettel.” É isso, não tem segredo. O grande, o enorme problema é conseguir colocar isso em prática. A Ferrari, por mais um ano, me dá a impressão de estar perdida;
Massa, como de hábito, foi franco na entrevista coletiva após a corrida. “A equipe não viu nada no carro.” Em outras palavras, ele admitiu que errou. “Os pneus traseiros travaram, tentei corrigir, mas rodei. O carro estava engatado em quinta marcha e não descia para primeira, então foi um pouco estranho. Não tenho ideia exata do que aconteceu”, declarou. O fim do mundo? Ainda não. No ano passado, após nove etapas, ele era o 13º no Mundial, com 23 pontos. Conseguiu se recuperar na fase final do campeonato e, mais importante, ganhou um novo contrato com a Ferrari. Hoje ele tem 57 pontos e é o sétimo. Dá para crescer bem na segunda metade da temporada. Mas a cabeça precisa estar no lugar. O problema dele parece ser mais de afobação e agonia para conseguir um bom resultado do que má fase técnica;
(Em tempo, vi ontem na TV uma propaganda da Gillette com um “piloto de F-1”. O sujeito logicamente faz a barba e a peça termina com ele, todo pimpão, de macacão, num festejado grid de largada. A marca precisou usar um ator para o comercial. Que fase…)
A ironia das ironias, com um toque de cara de pau, foi a Mercedes colocando a culpa nos pneus por seu mau desempenho na corrida. Segundo Ross Brawn, o veto à inversão da montagem dos pneus traseiros derrubou sua equipe. Vou dar uma sugestão: inscrever os carros em corridas de dragster. Não vai ter pra ninguém;
Como se não bastasse, a Mercedes vai recorrer da punição pelo teste secreto. Quer testar por pelo menos um dia em Silverstone, na semana que vem. É demais…;
Após a morte de um fiscal no GP do Canadá, escrevi que a FIA precisa olhar com mais atenção para o treinamento desses caras. Daí, ontem, o carro de Bianchi se solta do guincho e sai rolando sozinho pelo gramado, numa cena dantesca. Instantes antes, um pneu de Webber acertou em cheio um cinegrafista, que trabalhava no pit lane sem nenhuma proteção especial. Nada de macacão, capacete, nada… Bato novamente na tecla de outro texto, a coluna da última quinta-feira: a FIA está contando demais com a sorte. Tanto descaso uma hora vai cobrar seu preço;
Nasr chegou a Nurburgring 22 pontos atrás de Coletti na tabela da GP2. Deixou o circuito com uma defasagem de 27 pontos em relação ao líder. A primeira metade do campeonato já foi. Restam 10 das 22 corridas. O brasileiro é o piloto mais regular da temporada, o que pontuou em mais provas (11 das 12), mas isso não basta. Coletti pontou em dez, mas venceu três. Está aí a diferença;
Na Indy, 1-2-3 da Ganassi, com Dixon, Kimball e Franchitti no pódio. Helinho foi oitavo, Tony ficou em 13º. E o lance da corrida foi protagonizado por Sato, que encheu a traseira de Hunter-Reay em plena entrada dos boxes, ao errar o ponto do freada. Os dois abandonaram, sendo que o americano andava até então entre os primeiros. Por mais chato que tenha sido seu domingo, amigo, não foi pior que o dele.
Até uma criança sabe , travou os pneus não vire o volante é 4º erro seguido do Massa nesse quesito.
Fábio,
A que vc atribuiria a dificuldade do Brasil emplacar um TOP DRIVE verdadeiro apó a era Senna/Piquet ?
Abçs.
À absoluta falta de apoio às categorias de base. Piloto não nasce em árvore.
Abs
Mas, aqui nunca houve esse “apoio nas categorias de base” e tivemos Senna/Piquet. Então, me parece que nun é isso que tá faltando.
Mas havia categorias de base. Com apoio de montadoras, como Ford, Fiat, Chevrolet, Renault… Hoje, nem isso.
Abs
Naquele tempo o talento aparecia um pouco mais facilmente
Seixas alguma dica pra gente nessas semanas pra gente ver?
Não entendi…
Fábio, o que aconteceu com o carro do Alonso no final da corrida?
Foi falta de combustível ou problema no carro? Se foi falta de combustível ele não deveria ser punido?
Ele parou justamente para ter no tanque a quantidade de combustível para a análise pós-GP.
Abs
Taí o link pro pessoal aprender sobre o regulamento da Fórmula 1.
Ah, e vejam também por causa de quem a regra foi mudada….
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/12/fia-muda-regra-para-evitar-polemicas-como-de-vettel-no-treino-de-abu-dhabi.html
a regra foi mudada para treino classificatório. Não vale para corrida. vamos ver se o Alonso vai ser indevidamente favorecido (mais uma vez…)
Muita modéstia por parte de Sebastian Vettel. Mesmo que o GP da Alemanha durasse mais algumas voltas, o alemão estaria disposto à vencer a corrida tirando tudo o que pudesse de sua RBR. Por mais que Räikkönen tentasse chegar em Vettel, o mesmo reagiria aos ataques do finlandês com outra volta rápida.
O fato de alemão nunca ter vencido um GP da Alemanha, no seu país de nascimento, era um forte motivo para o piloto da RBR vencer. Mesmo que Räikkönen pilotasse uma mesma RBR, Vettel venceria a corrida custe o que custasse. E o finlandês com certeza sabia dessa determinação do alemão.
E as pretenções de Fernando Alonso de reduzir a diferença de pontos em relação a Sebastian Vettel nessa altura do campeonato, não saíram conforme os planos elaborados pela escuderia de Maranello.
E assim, Vettel de uma vez por todas trilha seu caminho rumo a conquista do quarto título.
A concorrência precisa reagir, senão, a supremacia Vettel/ RBR farão com que a temporada não esteja mais numa disputa em aberto. Semelhante a tempora de 2011.
E a conclusão é a seguinte: com a Mercedes fora do páreo, a disputa do campeonato mundial de F-1 será travada com um espanhol invocado rangendo de raiva e um talentoso finlandês bom de braço. Os únicos capazes de impedirem mais um título do alemão da RBR. E quem ganha, é o fã de automobilismo.
Meu caro Regis,esta determinação que você acertadamente afirma existir em Vettel é a mesma que falta no segundo piloto da Schifiosa di Maranello,e isto ficou absolutamente evidenciado num mesmo Gp de Alemanha,não é atoa a situação atual do referido piloto do time colorado.É comum alguma vez na vida,nós tomarmos decisões erradas,más tem algumas que jamais podem ser reparadas,e a que o segundo piloto da equipe italiana tomou foi uma destas,ele poderia muito bem ter contrariado as ordens da equipe e possivelmente vencido e depois mudar de equipe “por cima”,pois de que vale ter cordeiramente obedecido as ordens de equipe e hoje estar relegado a um simples ajudante de Alonso sem moral alguma dentro e fora do time,pois dificilmente algum dos top time o quer tanto pela sua fraqueza de personalidade quanto a técnica que tem sido testemunhada nestes últimos GPs.E tenho a impressão que os diversos erros que ocorrem com ele dentro da própria equipe advêm de que seus mecânicos e engenheiro não tem o minimo respeito profissional por ele e não se empenham do mesmo modo como seria com Alonso,justamente por esta falta de determinação demonstrada em 2010. Então, só resta a ele ser pelo seu próprio “cordeirismo” um testador de peças para a melhora de desempenho do carro do Alonso durante os Gps,nem que fique mais tempo que o anterior segundo piloto da mesma equipe ,jamais sera um campeão.Que maneira inglória termina a representatividade de pilotos brasileiros na F1,os últimos dois que estiveram em top times não passaram de dois grandes ,gigantescos e IMENSURÁVEIS NADEGÕES.
Fábio , você diz que “Bato novamente na tecla de outro texto, a coluna da última quinta-feira: a FIA está contando demais com a sorte. Tanto descaso uma hora vai cobrar seu preço;”. Eu acho que o preço já foi cobrado e ninguém ligou, me refiro a morte do fiscal de provas. Parece que só haverá preço a pagar se um piloto morrer e desde de que não seja a Marusia…
Punição rídicula para RBR por quase ter matado uma pessoa 30.000 euros e tem gente que reclama da punição à Mercedes.É muita hipocrisia, isso só vem demonstra que os interesses políticos valem muita mais que a vida humana.E nesse caso o problema não foi a FIA e sim a RBR que na pressa liberou seu piloto de forma errada com uma roda solta.
Quanto ao acidente com o camera man da FOM, só digo uma coisa: F1 com mimimi salva vidas.
passam-se anos sem acidentes fatais e o pessoal volta para reclamar da liberdade que se tinha nos pits de hoje em dia ou até do número absurdo de pessoas não diretamente ligadas às equipes antes da volta de apresentação.
O que eu vi foi um baile do Vettel em cima do alonso.
O espanhol ja era. Não ganha mais nada e nem conseguirá ir para nenhuma equipe melhor que a ferrari.
Um final melancólico para um piloto sem caráter. Merecido
E sobre o fato do Alonso ter cruzado a linha de chegada, em quarto lugar, e em seguida estacionar o carro? Não há nada de estranho nisso? Não vejo a mídia falando nada sobre isso!!! Esse espanhol é bem cheio de maracutaias, não é?
Pela milésima vez: não há nada no regulamento contra isso.
Abs
Se você tivesse citado no texto, não precisaria dizer “mil vezes” em respostas nos comentários.
Tenha educação, Fábio, pois ninguém pergunta para te perturbar. Pergunta-se porque você, em teoria, é o especialista.
E se as pessoas repetem a pergunta, é porque existe a dúvida/ignorância sobre o tema.
Mandou mal nesse “piti”. Não cabe.
Quem teve “piti” aqui foi você.
Abs
fabio,
tenha paciencia com as Hamiltonetes
que morrem de medo do Alonso
Fabio,a Williams ainda tem futuro na f1 ?
Está cada vez mais difícil…
Falando de ferrari, penso que já passou da hora dessa escuderia tomar alguma atitude com Domenicalli e escolher um segundo piloto bom e consistente pra ajudar a vencer mais construtores.(Niko Hulkenberg está quase saindo da Sauber – será que não seria uma boa opção pra um futuro próximo? A RedBullRenault ta levando todos os construtores nos últimos anos). O contrato do Alonso termina em 2016; será que a ferrari vai querer continuar insistindo com Domenicalli e Massa?
Tenho dúvidas tmbém com relação a esse tal Pat Fry – não consegui ver muita mudança na ferrari depois da chegada dele. O que está ficando cada vez mais visível é a cara de poucos amigos do Alonso. Acho que ele já está presentindo que lá se vai mais um ano sem vencer um campeonato. Enquanto isso a RBR vai enchendo o bolso de money e, do jeito que a coisa anda, não dou muito tempo p/ equipes como mclaren e ferrari, mesmo com a grande história que tem na F1, ficarem apenas na lembrança.
O Pat Fry foi quem fez a F2012 ser competitiva a partir do GP de Barcelona. Ele é um bom diretor tecnico.
Caso o James Allison, ex-lotus, vá mesmo pra Ferrari, existe alguma chance da equipe voltar a ser competitiva.
Sim Murilo…mas essa competitividade que vc fala, não é a mesma que Alonso vem querendo por parte de Pat Fry e da Ferrari como equipe – tanto é que já ha fortes comentários de que após o GP da alemanha, Alonso deu outro piti nos bastidores reclamando com a direção técnica – o que fez Montezemolo já se pronunciar pedindo a parte tecnica da Ferrari que falem menos e tragam resultados mais fortes. Penso que Alonso deve sentir um poquinho de arrependimento em ter desistido da mclaren por causa de Hamilton. Ao meu ver, o melhor carro que Alonso já teve nas mãos foi aquela mclaren de 2007; e custo a acreditar que ele terá outro carro semelhante até 2016 – a não ser que ele vá pra RBR ou Adrian Newey venha pra Ferrari. Mas, isso são apenas suposições.
Fabio, com toda a honestidade (que voce sempre expressou) voce acredita que o Brasil ficará sem pilotos na F1 o ano que vem?
Não acredito. Mas no médio prazo, sim, o risco é enorme.
Abs
Tem alguma chance de Nars ir para uma equipe, pelo menos mediana?Nao uma marussia essas equipes grao de areia sabe?
Por enquanto, não.
Abs
Houve algum movimento por parte da CBA com relacao a revelacao de pilotos?algum plano a longo prazo para que pudesse ter incentivo ao esporte tao apreciado pelos brasileiro?pois ha o risco de nao haver pilotos brasileiros nos anos que virao
NADA.
Fábio, você acha que com a restrição a testes equipes utilizam os segundos pilotos em treinos classificatórios e até em corridas para testar atualizações e novas peças?
Isso explicaria as supostas falhas mecânicas em alguns desses incidentes com Massa?
Vc tem razão em parte. Mas ontem, por exemplo, ele errou.
Abs
Fabio, eu não sei se ele errou… O silencio da Ferrari, o isolamento, a blindagem, foi muito tempo para decorar o discurso. A Ferrari vive da imagem e nunca admitiu falar de suas falhas…
Massa nunca se furtou em admitir que errou ou que fêz uma “cagada”, como falou certa vez.
Então, por que desta vez ficou mudo e isolou-se completamente? Esse silêncio e isolamento tá mais para combinar um discurso. O porquê disto ninguém talvez saiba, mas com certeza não apostaria que a versão oficial seja a verdadeira. E olha que não sou adepto a nenhuma teoria conspiratória.
Realmente, também não creio em erro não, vi depois da camara do carro do Alonso e as rodas travam de uma maneira estranha e ele roda.
Acrescentando, alguém já foi punido por ter agido da mesma forma?
Fábio, de onde o Reginaldo Leme tirou a conclusao que o Alonso seria punido por nao chegar com o carro aos boxes?
Fábio, já houve desclassificação pelo mesmo motivo do que aconteceu com Alonso Provável falta de combustível, mas, se não me falhe a memória, foi em treino classificatório. Isso não seria aplicado nesse caso também? Abraço…
Em corrida não tem essa regra.
Abs