Vettel, vitória para respirar um pouco
07/07/13 10:47O sábado foi um aperitivo. E já foi muito bom.
O prato principal veio hoje, o GP da Alemanha. Que foi ótimo, com acirradas brigas na pista, boas variações estratégicas, incertezas até o final.
Vitória de Vettel, a quarta no ano, a 30ª na carreira, a primeira diante de sua torcida.
Ele fica a um triunfo de igualar Mansell e entrar para o top 5 histórico da F-1.
Raikkonen foi o segundo, com Grosjean em terceiro. Alonso foi o quarto.
Com o resultado, Vettel vai a 157 pontos e ganha um pequeno respiro no campeonato. Sua folga para Alonso subiu de 21 para 34 pontos _o espanhol tem agora 123. Raikkonen tem 116.
Na largada, Hamilton mal viu os carros da Red Bull.
Vettel veio pela direita, Webber atacou pela esquerda, e os dois contornaram a primeira curva à frente do inglês.
Raikkonen e Grosjean mantiveram suas posições. Massa ganhou a posição de Ricciardo e completou a primeira volta em sexto. Alonso ficou em oitavo mesmo. Logo atrás, Pérez passou Button e assumiu o nono lugar.
Ao fim da segunda volta, Vettel já tinha 0s9 sobre Webber, que abria 1s para Hamilton.
A boa corrida que Massa vinha fazendo durou quatro voltas. Ele rodou sozinho na curva 1, o motor apagou, baubau. Abandonou.
(Sei como é, já aconteceu comigo.)
Problema de câmbio, ao que tudo indica. Ele vinha relatando problemas para engatar algumas marchas. E a dinâmica do acidente indica isso mesmo: uma marcha mais baixa entrou, a traseira escapa. Não há como consertar.
Uma volta depois, Di Resta abriu a primeira janela de pits.
Ricciardo, Sutil, Van der Garde e Bianchi pararam na sexta. Hamilton entrou na seguinte. Vettel parou na oitava.
Na nona, Raikkonen e Webber pararam. E então um lance perigoso: quando o australiano deixava os boxes, a roda traseira direita de seu carro se soltou.
Estava mal colocada, e acertou em cheio as costas de um cinegrafista. Webber foi puxado de volta para seu boxes, colocou novos pneus, voltou pra pista. Mas com as chances de vitória já destruídas.
Na 13ª volta, Alonso parou e colocou novo jogo de pneus médios.
Na 14ª, Grosjean, que largou com os macios, foi para os boxes, e se tornou o grande beneficiado desta rodada de pits.
De duas, uma. Ou foi mais uma estratégia furada da Ferrari ou este carro é mesmo muito ruim com pneus macios.
Pensando bem, talvez sejam as duas coisas.
Rosberg entrou na 16ª. Hulkenberg, na 18ª.
Button, Maldonado e Bottas nem tinham parado ainda quando Ricciardo fez seu segundo pit stop programado.
Sim, o australiano fez dois pits em 19 voltas.
Button entrou apenas na 21ª volta, reestabelecendo a ordem “normal” à ponta do pelotão.
O top 10, então, Vettel, Grosjean, Raikkonen, Hamilton, Alonso, Button, Pérez, Hulkenberg, Sutil e Di Resta.
Alonso partiu para cima de Hamilton, que reclamava muito dos pneus traseiros. Tanto que entrou na 23ª volta, deixando o espanhol com ar livre à frente.
Instantes depois, um lance dos mais bizarros.
O motor de Bianchi estourou e ele encostou, com o carro pegando fogo. O guindaste chegou para levar o Marussia, mas algo escapou.
A próxima cena que vimos foi a de um carro sozinho, descendo o gramado, desgovernado.
Imaginem se fosse em Interlagos…
Safety car, e corre-corre para os boxes.
Vettel, Grosjean, Raikkonen, Alonso, Pérez, Sutil, Di Resta, Rosberg, Webber e Pic entraram. E o australiano se deu bem, porque pelo menos recuperou a volta perdida com a lambança da Red Bull.
O top 10 atrás do safety car, após tantas trocas de pneus: Vettel, Grosjean, Raikkonen, Alonso, Button, Hulkenberg, Hamilton, Maldonado, Pérez e Sutil.
A relargada veio só na 30ª volta.
Vettel manteve bem a posição, o que se seguiu mais atrás. Em outras palavras, ninguém ameaçou ninguém _à exceção de Webber, claro, que almoçou três em menos de uma volta.
Minha curiosidade então se voltou para a Lotus. Em Silverstone, a equipe já tinha lançado um “faster than you”, literal, para Grosjean. Aconteceria de novo?
A briga estava boa. Raikkonen cravou a então melhor volta do GP, na 32ª. Grosjean respondeu na 33ª. Raikkonen deu o troco na 34ª.
Neste embalo, os dois se aproximaram de Vettel, que sofreu com um problema no Kers e precisou resetar o sistema no volante.
Na 35ª volta, o trio formava um pelotão compacto, com 0s871 separando-os.
O ritmo dos três era alucinante. Uma linda disputa!
Sem conseguir tentar o bote, Grosjean foi para os boxes na 41ª volta. Vettel entrou na seguinte.
Raikkonen ganhou nove voltas para acelerar como um louco e tentar tomar a posição do companheiro.
Jogo de equipe? Deu pinta que sim. Mas sem chilique desta vez.
O finlandês chegou a Nurburgring como terceiro no Mundial, com 98 pontos. Grosjean em nono, com 26. A opção parece óbvia.
Enquanto Raikkonen acelerava forta lá na frente, Vettel tentava não perder contato. Seria fatal. Na 45ª volta, ultrapassou Hamilton após um acirrado duelo que durou cinco curvas.
Raikkonen e Alonso pararam na 50ª e colocaram os macios para as últimas 10 voltas do GP.
O “problema” para a Lotus é que Raikkonen voltou atrás de Grosjean _num domingo tão bom que chegou a ser irreconhecível. Alonso retornou em quarto.
Na liderança, Vettel tinha 1s5 de folga para o francês.
Pobre Grosjean. Com pneus médios, tinha atrás de si Raikkonen e Alonso babando, cravando sucessivamente a melhor volta do GP. Até que veio o rádio, na 52ª volta.
“Kimi tem pneus macios, não dificulte para ele.”
O francês obedeceu três voltas depois, a cinco do fim.
Tentando minimizar o prejuízo no campeonato, Alonso fez o que podia nas últimas voltas, mas não conseguiu superar Grosjean. Precisou se conformar com a quarta posição. E não conseguiu nem chegar aos boxes: parou logo após cruzar a bandeirada.
Fechando a zona de classificação, Hamilton foi o quinto, seguido por Button, Webber, Pérez, Rosberg e Hulkenberg.
(E a Mercedes, heim? Tem um carro imbatível em treinos classificatórios, mas que desaparece em corridas. Alguém precisa avisar lá que o que vale é o domingo. Enquanto isso, Vettel agradece…)
Schumi+Vettel= SHOW ALEMÃO
Alonso andou o tempo todo no “tempo” de Vettel, Raikkonen e Grosjean. Logo, o papo gasto de que ele não tem carro, de que está tirando leite de pedra, convenhamos, não cabe.
Alonso saiu nas últimas 10 voltas, ou eternos 15 MINUTOS, com pneus zerados, num carro ultracompetitivo (que o digam seus tempos) e, ainda assim, não conseguiu uma mísera ultrapassagem sobre Grosjean, que estava com pneus médios com duzentas e cinquenta voltas.
Vettel, por outro lado, com pneus médios conseguiu manter Grosjean (também com médios) e o ultra incensado Raikkonen (este com macios) a distância, mesmo não girando no mesmo tempo desses dois.
Então, a corrida serviu para comprovar que:
1) Vettel é o melhor piloto do grid;
2) Raikkonen é superdimensionado por conta de sua “figura”;
3) Alonso, francamente, é o piloto mais fraudulento dos últimos 10 anos. Quando ganha é o rei da competência, quando perde é porque os outros tem sorte, ou o carro dele é uma draga.
E a mídia…bom…a mídia…só o fato de a mídia estar sempre dando suporte aos golpes de Estado mundo afora, diz o que é a mídia.
Bom a mídia que tem? Se o Grosjean também entrou pra fazer o pit aproveitando o safety-carse não fosse assim Grosjean estaria com pneus defasados no final, você que não pode trabalhar na mídia porque não entendeu nada do que aconteceu.
Querido Sandro. Você sabe contar? Vamos à aritmética: Grosjean entrou para trocar pneus com Safety-cargo…Don Choronso entrou faltando 10 voltas. Calçou sapatos de pelica e flanou para a pista, com ar de touro emputecido. Mas, ficou só na bufa.
Mesmo estando com sapatos de pelica, enquanto Grosjean estava com botas sete léguas, Don Lerdonso não conseguiu o que se espera de um piloto mediano que está melhor calçado: Passar quem está de chinelas…pantufas….
Mídias fora….
Sandro. você que não sabe contar o Grosjean entrou no Safety-car e não tinha o pneu acabado, porque tava com médios o Alonso e não “don chorones” (ai fica claro porque a a apelação tua), entrou e colocou pneu macio ok e o rendimento do penu médio iguala com o pneu macio depois de algumas voltas, o prórpio Kimi com o mesmo equipamento do Grosjean teve que receber uma ajuda do box para passar o Grosjean, então amigo a Mídia não precisa de você definitivamente.
Vá procurar pelo em ovo que terá mais sucesso do que como comentarista esportivo.
Webber ficou em último na nona volta e chegou em sétimo. Vettel só vai provar o quanto é melhor quando vencer em outra equipe ou tiver um carro ao menos igual a concorrência
Perfeita sua análise, concordo inteiramente. Lamentavelmente, falta essa visão franca e imparcial do que está acontecendo na F1. Parabéns !
Fábio, o nosso amigo do segundo comentário disse que schumi não teve adversários, mais ele não teve culpa. Se os outros pilotos não tinha o mesmo talento que ele e não dava chance a ninguém massacrava todos se não tivesse feito todo diriam que ele era ruim. quanto a Vettel acho que sera tetra sem muitos problemas e malonso vai chupar mais uma.
Abs.
ele era bom e ponto final teve adversários e superou.
Mais uma vez a Red Bull ferrou a corrida do Mark Webber.Até a roda do carro deixaram de apertar para atrasar o Webber e evitar que voltasse na frente do Vettel,resultado; quase provocaram a morte de um cinegrafista distraído, é impressionante,nunca acontece nada nas paradas do Vettel,mas com o Webber acontece de tudo,têm problemas nas largadas,quebra o Kers,a equipe bate recorde nas paredes do Vettel e na dele vira de costas e finge que ele não está ali,pedem para ele diminuir o ritmo que ele vai ganhar e depois voltam atrás,etc,etc
F1 – GP da Alemanha:
VETEL provou DEFINITIVAMENTE o imenso talento que tem para pilotar um F1 mantendo-se 10 voltas com desgastados pneus médios à frente de Haikonen com pneus macios. Podia vir quem fosse, Alonso, Hamilton, etc, que o resultado seria o mesmo.
Grande VETEL, que deve ser, por justiça TETRA CAMPEÃO!
O Vettel vai se firmando como um virtual campeão. O Alonso vai ter que ser mais agressivo se quiser manter suas esperanças na luta pelo campeonato. O destino está dando esse recado há muito tempo para o Felipe Massa sair da Ferrari, mas ele se considera um xodó deles, só que subalterno!
E como ficou o “jogo escondido” da Mercedes, esconderam tão bem que não acharam mais, kkkkkkkkk.
“sei como é, já aconteceu comigo”, kkkkkkkkkkkkk, e ai acordou né, kkkkkkkkkkkkkkk
Não se pode endeusar o Vethel , afinal de contas ele tem o melhor projetista do circuito. Para quem não sabe Adrian Newey era projetista de aeronaves e entende ´muito de aerodinâmica que é o grande diferencial dos carros da RBR. Vethel só vai convencer mesmo ano que vem quando Newey deve sair da escuderia. Se ele continuar com essa performance tudo bem, mas por enquanto fica a dúvida.
Sério mesmo que você pensa isso? ainda ta em dúvida caramba, ta igual aquela piada do detetive que fala pro cara que viu a mulher dele e um cara entrando no Motel ai o marido pergunta: e depois que aconteceu?
Sobre a Ferrari, eu tive a impressão que o projeto desse ano favorecia o estilo de pilotagem do Massa, razão pela qual ele andou na frente do Alonso no início. Mas daí a Ferrari foi forçada a evoluir o carro no sentido oposto, para agradar o Alonso. Tanto é que eles ficam insistindo na melhora no ritmo do qualyfing, quando a Mercedes já cansou de provar (a contragosto) que o que interessa é a corrida. O resultado disso é que o Alonso terminará o campeonato em terceiro ou quarto, o que ele merece, já que se preocupa mais com a imagem do que com o resultado em pista. Na cabeça dele, melhor andar atrás do que correr o risco de tomar pau do companheiro em algum fim de semana.
É melhor o Alonso cuidar muito bem dos dois títulos que ele tem na estante porque ele não vai ganhar mais nenhum. E o Vettel, por outro lado, precisa urgente reformar a casa para aumentar a sala de troféus.
O que Brawn e os líderes da Mercedes não entendeu é que as vitórias em Monte Carlo e em Silverstone vieram por erros muito sérios dos outros, quebras, caos, safety cars, etc e não por competitividade dos Mercedes. SÉRIO? MAS TODOS OS ANTI-MERCEDES/HAMILTON QUANDO VIRAM O DESEMPENHO DOS CARROS DA MERCEDES NOS CIRCUITOS QUE VC CITOU, FORAM UNÂNIMES: “É CLARO QUE ELES OBTIVERAM GRANDES VANTAGENS COM OS TESTES SECRETOS DA PIRELLI”. E AGORA? SERÁ QUE ELES OBTIVERAM TANTA VANTAGEM ASSIM? Onde fica a coerência?
Equipe Austriaca, piloto Alemão, patrocinio de bebidas Red Bull e um F1 manager que já declarou abertamente ter um carinho special por Seb, e ser admirador de um ditador que por coicidência nasceu na Austria. Esse filme nós já vimos: “É TETRA” facinho, e enquanto Bernie for lider da FOM, Seb e RBR terão pelo menos mais uns 2 campeonatos de construtores e pilotos garantido na sequência.
Vergonhoso o que a RBR fez hoje nos boxs para impedir que Webber vencesse a corrida. Ainda bem que o cinegrafista atingido não sofreu maiores danos.
Os pneus com kevlar aquecem mais rápido. A pista muito mais quente que no sábado também não ajudou a Mercedes. Os Mercedes aquecem mais rápido os pneus e por gerarem maior temperatura favorecem a maior degradação. Maior coerência impossível.
Meu deus, tirando a parte do pneu do Webber o resto é tudo alucinação da sua cabeça melhor um remedinho tarja preta. cuidado.
Cara o cara faz um nick estranhíssimo e escreve ,,,”O que Brawn e os líderes da Mercedes não entendeu é que as vitórias em Monte Carlo e em Silverstone”,,, tomara que eles contratem ele por que ele entende, tem de rir muito.
Marcos…eu sei que parece estranho, mas desculpe; eu esqueci de falar que estava respondendo para uma outra pessoa – por isso o pessoal ter achado confuso. A pessoa em questão escreveu as primeiras linhas e depois eu pergunto em caixa alta e adiante p/ ele me dizer onde está a coerencia dele – mas deixa pra lá.
Além dos bons comentários quero dar os parabéns pela reportagem e experiência de pilotar um F1. Quem nunca sonhou?
Concordo em todos os aspectos. Torço para que isso aconteça, já que considero uma aberração afirmarem que Schumacher foi o melhor até agora. Números dizem muito menos quando comparamos os pilotos que disputaram com Schumi e os que disputam com Vettel. Hj tá bem mais difícil. Não dá pra comparar Hakinnen com Raikonnen, Hill com Button ou Villeneuve com Hamilton. Só dá pra comparar Rubinho com o Felipe. O único imcomparável é Alonso.
Cara, so pra vc se informar, Schumacher competiu com Raikkonnen de 2001 a 2006, com Button de 2000 a 2006 e com Alonso de 2001 a 2006, isso como piloto, como ex piloto nem conto, fiascos de ex pilotos é como o Mansell em 95 que foi mandado embora da Mclaren em 4 corridas.o povo nao tem memoria.
Acho o Raikkonen muito bom, mas o Hakkinen era muito rápido com um carro rápido, não da pra dizer quem era superior, o Hill na minha opnião foi um bom piloto,não era tão bom e rápido como o Schumacher, mas um bom piloto, provou isso quando foi correr na Arrows e depois Jordan, não perde em nada pro Button que é um tipo de piloto que eu não gosto.
Mas se for pra responder sem pensar, Raikkonen um pouco superior a Hakkinen e Hill superior a Button, minha opiniao
O que aconteceu? A “Ferrada” não tem mais o melhor carro do campeonato? O Chatonso não é o piloto diferenciado que tira leite de pedra?
Perfeito comentário. E é muito bem ver o Galvão sair frustrado…
Meu amigo não distorça porque você não gosta de A ou B o Safety-car derrubou a aposta da Ferrari.
ou melhor a “aposta” é a palavra errada substitua por “estratégia” fica melhor, pois quase todo mundo aproveitou a entrada do safety-car e fizeram também o pit.
O safety car aproximou os carros e não fosse isso o Chatonso teria chegado bem mais atrás do 3 primeiros.
Chegar em quarto com uma carroça, foi sorte ou o diferencial do piloto??? Vê se enxerga!!!
Fica cada vez mais clara a falta de competitividade e até mesmo de competência de Felipe Massa. Para o bem do automobilismo brasileiro espero que ele saia da formula 1. Ele esta acabando com a respeitabilidade do piloto brasileiro. O piloto brasileiro médio é bem melhor que ele.
Esse manja.
Manja o que? quais pilotos brasileiros que são melhores? E onde ficou clara a falta de compétitividade, se ele largou muito bem hoje e o carro quebrou e foi primeiro no Q3 e no Q1e na corrida anterior foi de décimo segundo pra sexto,, fala sem base é coisa de quem não assiste corridas.
Infelizmente o Massa acabou como piloto em 2008. È triste, mas o brasileiro não conseguiu se recuperar do título na ultima curva para o Hamilton.Um campeonato no currículo conta muito.O Jenson Button foi ressucitado após 2009 e o Raikkonen espantou a fama de azarado após 2007.Se o Felipe tivesse ganho aquele campeonato, talvez a Ferrari não se veria obrigada a contratar o Alonso e talvez o brasileiro pudesse ter um papel de protagonista,ou poderia ter confiança o suficiente para correr por outra escuderia de ponta.Enfim, acho que a mola do carro do Barrichello, aliada a chegada do espanhol,foram a pá de cal na tentativa do Massa tentar juntar os cacos e seguir em frente.Acho que o Felipe deveria seguir o exemplo do Webber,outro que nunca conseguiu superar a perda do título de 2010,e se aposentar com um mínimo de dignidade,pois do jeito que está se comportando na pista nem na Catheram ele consegue correr, e com a sua atitude, a Ferrari,além de não poder brigar pelo título de pilotos, está se complicando no mundial de construtores.
“Felipe deveria seguir o exemplo do Webber,outro que nunca conseguiu superar a perda do título de 2010,e se aposentar com um mínimo de dignidade”
Ótimo comentário, mas o Felipe esta se lixando para “se aposentar com um mínimo de dignidade”, assim como Rubinho PRIORIDADE é aposentar com os bolsos BEM CHEIOS.
André, eu entendi o que vc disse(e isso é ruim para o automobilismo brasileiro e pra Rede Bobo)…o problema é que os managers do felipe(empresário, rob smedley, titanio e cia) junto com felipe são os maiores culpados no que vem acontecendo – só eles não consiguiram enxergar que seria estupides renovar com a ferrari, vendo claramente o que aconteceu nos três últimos anos com alonso na equipe.
Massa quis renovar assim mesmo já sabendo que teria que trabalhar sob o comando do alonso p/ trazer pelo menos o titulo contrutores p/ ferrari – resultado: está bem atrás na pontuação do campeoanto e pelo visto vai ter que sair pela porta dos fundos – e vai ficar feio ser substituido por um japones que já mostrou que com um carro bonzinho consegue infelizmente fazer melhor do que o massa vem fazendo nesses últimos anos.
Assim como brunno senna, massa tmbém foi muito mal assessorado na F1. Infelizmente.
você assite formula 1, EstupideZ do que, você quer que ele saia ? ok vai la e avisa ele pessoalmente, culpados de que? o cara corre na formula 1, porta dos fundos de onde? quem é você “justice for all” um nick que diz “justiça para todos” em inglês e escreve, Massa quis renovar assim mesmo, queria o que que ele seguisse teu precioso conselho. se nem nome você tem nem cara, acessorado ele foi pela gramática pelo menos.
André, interessante a sua analise. Nao sei se e isso, ou se ele e realmente bem inferior aos pilotos de ponta e teve sorte naquele ano ou se ele e realmente muito azarado, pois tudo de ruim so acontece com ele e nunca com o Alonso. Porém a minha maior curiosidade e saber porque só vejo criticas ao Massa e analises como a sua partindo de leitores e nunca de comentaristas e jornalistas profissionais? NINGUÉM, seja na Globo, UOl, Jovem Pan, etc tem capacidade ou liberdade de falar a verdade sobre o Massa? Me desculpa Fábio, mas dizer “já aconteceu comigo” e o fim da picada. O cara só faz isso na vida desde criança, ganha milhões para pilotar um carro e só da vexame! Quem ira um dia analisar o Massa verdadeiramente como se deve? Os leitores exigem a verdade! Fábio, por favor…
Hoje amigo não é só o Massa que leva azar, tivemos o Shummy por vários campeonatos, depois uma vez Kimi, Hamilton, Button, agora voltou a supremacia de uma equipe só com Vettel, lembrando que o Kimi também ganhou com a Ferrari e Hamilton de Maclaren que era a única que ainda colocava a cabeça pra fora pra enfrentar a Ferrari, então em termos de campeonatos de equipes, principalmente esta todo mundo azarado menos o piloto principal da RBR que depois da era
Ferrari domina.
Queria saber onde você vêem indgnidade no que o Massa faz. bom vou escrever o que vocês dizem: “Encher o bolso de dinheiro” que mal tem? Ou vocês são pobres ou seguem alguma ordem franciscana e ntrablham por nada. Outra:correr por outra escuderia de ponta” , bem nessa eu sugiro a você que escreveu ir la e falar com teus conhecidos da RBR e convencer o pessoal contratar o Felipe porque é simples, Outra “se aposentar”, quanto a essa é só com ele mesmo, mas se ele pode fazer o que poucos fazem, pilotar um Formula 1 eu não faria. Concluindo, você estão falando das suas frustrações e não dos problemas do Felipe.
Não pessoas.. o Reginaldo se enganou a punição para não levar o carro para os boxes só vale para o qualify, se o choronso tiver gasolina suficiente para a amostragem tá liberado
sim comeu bola o Reginaldo
Sebastian Vettel será o maior piloto de F1 de todos os tempos. Aos 25 anos já é tricampeão da categoria, idade na qual Senna mal tinha saido da F3
Pra completar…
Vettel chegou ao tricampeonato de forma LIMPA e SEM TRAPAÇA, o alemão não precisou jogar carro em cima de rival como aconteceu com Prost, Senna ou Schumacher.
Até aqui são 39 pole positions, 30 vitórias, 18 melhores voltas, 52 pódios e 1.211 pontos, tudo isso mais três títulos mundiais.
“MAS IMPEDIR PELA QUARTA VEZ SEGUIDA(2010/11/12/13), O TRICAMPEONATO DO ESPANHOL NÃO TEM PREÇO”
Assino embaixo.
E o Adrian Newey onde entra nessa história?
Valeu…Me digam,por favor,porque Galvao e sua turma torcem para Alonso?
Estou sem dormir pensando nisso,me ajudem…
Rapaz fica sem dormir não o problema é teu mesmo eles não torcem você que acha.
Otimo comentario!
Basta estar no lugar certo, na hora certa e não ter um companheiro de equipe que seja um “osso-duro” de roer ou brigar contra a própria FIA, assim facilita as coisas.
Essa Mercedez ta lembrando as Renault do começo da era turbo saem na pole, mas nunca chegam na frente.
05/07/2013
Alonso: “Parece que retomamos a competitividade de antes”
06/07/2013
Alonso: “Prova será decidida no ritmo, não pelos pneus ou estratégia”
07/07/2013
“PERDEMOS A CORRIDA NAS PRIMEIRAS 20 VOLTAS”, PONDERA ALONSO
O que deu graça na corrida foi o carro fantasma se não fosse pelo safety-car que ele causou seria a maior monotonia. Já na corrida passada com os estouros de pneus e consequentemente mais entradas de carros de serviço também deu um certo “molho”, ta começando a lembrar a Indy.
Galvão fica insinuando que todo o problema de massa foi a equipe, o carro, esquece que este piloto tem sido levado nas costas pela Ferrari ha anos, sem que tenha qualquer resultado satisfatorio
Carro Quebrou é culpa do Massa? Menos, e ninguém leva ninguém nas costas, se a Ferrari não quisesse não renovava, ou você acha que essa empresa paga o salário que paga pro Massa por caridade?
Kd as viúvas do Dick Vigarista(Alonso) aonde estão elas Fabio…? Ele vai se tetra campeão como o melhor piloto em atividade de novo Fabio??? Como é bom ver a Ferrari fazendo das suas….e ninguém fala nada na FIA. Alguém pode me dizer se o Zacarias (massa) irá ser demitido por justa causa amanhã??
Da-lhe Vettel the best…
Massa somente será demitido se andar na frente do Alonso. Do contrário tem vaga garantida e bastante $$$ assegurado.
aqui só tem namorada do Hamilton, pouco falam do Alonso, a não ser em comentários pequenos como os teus e eu nem gosto dele.
E quanto a Alonso? Ninguém vai investigar o pq dele parar logo após a linha?
O Alonso é bom, muito bom, mas sempre te a “ajuda” da Política.
Exatamente. Apodreeeeeça, Ferrari!
antes de criticar, leia o regulamente. Só é punido o piloto que não levar o carro aos boxes NOS TREINOS OFICIAIS!!!!. Na corrida, desde que ele tenha gasolina suficiente para as medições legais, não existe punição. Suponha que hoje, o Vettel após ganha a corrida, tivesse seu motor estourado e tivesse de parar no meio da pista. Teria de ser punido também??? Como é duro ter de ler post de gente que não conhece o regulamento da competição e fica falando bobagem…e o pior é que tem gente que vai atrás…..
Mas Hamilton e Vettel ja foram punidos pq faltou gasolina para levar o carro para os boxes apos o termino da CORRIDA e não do treino, ambos foram desclassificados e perderam pontos importantes e outras oportunidades. Ok, Alonso não era obrigado a levar o carro até os boxes, entretanto era dever da FIA abrir a investigação e ver se ele não levou o carro para os boxes simplesmente porque não quis, o que me parece ilogico… ele preferiu voltar a pé aos boxes, ou se ele não levou o carro até so boxes porque não tinha combustivel na Ferrari, se a resposta a essa investigação que a FIA faz com todas as outras equipes desse que Alonso não levou o carro aos boxes por causa de falta de combustivel, o mesmo deveria ter sido desclassificado.
só vale para treinos, pra corrida não precisa voltar com o carro até os boxes.
Caro Fabio,
Sua análise é precisa e sensata. Quanto ao problema com o carro de Massa, caberá à Ferrari explicar o que houve.Gostei da maneira de como você abordou a falha no carro do brasileiro preservando-o de possíveis críticas precipitadas.
quem ganhara o titulo?? vetel ou kimi??
torço para o Kimi
Como é que é ? “Respirar um pouco” ? Seixas, já é barbada o tetra do alemão. No mais, Rubinho Vice 1000 vezes melhor que Massa.
Alguma dúvida de que o Vettel é o melhor piloto no grid atual? o garoto está cada vez melhor e faz a sua melhor temporada. Vitória no braço!
Ele tem um carro bom? Sem dúvidas, mas nao é de outro mundo. O sucesso é culpa do talento dele, que não dá chance ao azar.
Bom dia Fabio, gostei do titulo mais comedido…so isso,, a corrida foi ótima..
Se Alonso não for punido ficará clara a proteção da FIA à Ferrari e não será apenas uma “teoria da conspiração”, vale lembrar que Vettel e Hamilton já foram punidos em situação semelhante.
A equipe que a FIA acabou de beneficiar foi a Mercedes, não é????
antes de criticar, leia o regulamente. Só é punido o piloto que não levar o carro aos boxes NOS TREINOS OFICIAIS!!!!. Na corrida, desde que ele tenha gasolina suficiente para as medições legais, não existe punição. Suponha que hoje, o Vettel após ganha a corrida, tivesse seu motor estourado e tivesse de parar no meio da pista. Teria de ser punido também??? Como é duro ter de ler post de gente que não conhece o regulamento da competição e fica falando bobagem…e o pior é que tem gente que vai atrás…..
Mas Hamilton e Vettel ja foram punidos pq faltou gasolina para levar o carro para os boxes apos o termino da CORRIDA e não do treino, ambos foram desclassificados e perderam pontos importantes em outras oportunidades. Ok, Alonso não era obrigado a levar o carro até os boxes, entretanto era dever da FIA abrir a investigação e ver se ele não levou o carro para os boxes simplesmente porque não quis, o que me parece ilogico… ele preferiu voltar a pé aos boxes…, ou se ele não levou o carro até so boxes exatamente porque não tinha a quantidade mínima de combustivel exigida pelo regulamento. E se ficasse comprovado a segunda hipótese Alonso deveria sim ter sido punido. Mas no caso da Ferrari a FIA não abre investigação, vai que ficasse comprovada a falta de combustível e o Alonso tivesse que ser punido…
O q a Mrcedes acabou de fazer era caso pra DQ do campeonato
Eu posso ser louco, mas se não tem Safety Car acho que o Grosjean levava e fácil… uma parada a menos… ele tinha pelo menos mais umas 12 voltas com aquele pneu e depois mais 25/26 com o jogo novo… acho que a corrida era dele…
Menos, Cristiano. Menos…
Talvez, e seria mais fácil a tática da Ferrari dar certo e o Alonso conseguir ir mais pra frente.