Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Hamilton, pole num duelo incrível

Por Fábio Seixas
06/07/13 10:35

Que duelo! Que duelo!

Hamilton e Vettel após o treino classificatório em Nurburgring (Martin Meissner/AP)

 

De um lado, o atual campeão e líder do campeonato, lutando com todas as forças para manter a hegemonia. Do outro, um ex-campeão tentando voltar ao topo, defendendo uma equipe em franca ascensão.

Dois fora de série. Quem ganha é o torcedor.

A pole em Nurburgring ficou com Hamilton. Mas é muito simplista reduzir a conquista a isso.

Foi muito mais.

Depois de uma sexta-feira prateada, o sábado começou com o tom berinjela da Red Bull: Vettel foi o mais rápido no terceiro treino livre: 1min29s517.

O treino classificatório aconteceu com céu azul, 24°C no ar, 42°C no asfalto, um dia lindo na região de Eifel.

No Q1, Massa foi o mais veloz, 1min30s547. Raikkonen ficou em segundo, a 0s129, seguido por Alonso, Ricciardo, Hamilton… Vettel ficou na dele, como que só esperando o momento certo, em nono.

Os cortados, Bottas, Maldonado, Pic, Bianchi, Van der Garde e Chilton.

Uma pena para a Williams, que merecia lembrar de outra maneira sua histórica marca de 600 GPs…

O brasileiro repetiu a dose no Q2. Seu tempo, 1min29s825. Raikkonen foi novamente o segundo, seguido por Alonso e Vettel. Completando o top 10, Grosjean, Hamilton, Webber, Ricciardo, Hulkenberg e Button.

Ficaram pelo caminho Rosberg (que zebra!), Di Resta, Pérez, Gutiérrez, Sutil e Vergne.

Sobre o alemão, uma barbeiragem da Mercedes, que tem a ver com o que escrevi ontem: um pouco de soberba ao acreditar que seu tempo seria suficiente para avançar.

Veio o Q3. E então o melhor duelo da temporada até agora.

Nas primeiras saídas à pista, Hamilton colocou a mão na pole, 1min29s540. Na última tentativa, Vettel fez uma volta impecável e superou o inglês em 0s039.

A melhor marca do final de semana até então.

Delírio nas arquibancadas de Nurburgring e nos boxes da Red Bull. O azarão (quem diria?) superando o favorito.

Não.

Porque Hamilton fez valer seu braço e a melhor fase do carro da Mercedes. Fez 1min29s398. Superou o alemão em 0s103. Um temporal.

Nós, fãs do esporte, agradecemos.

E tenho a impressão de que, dadas as atuais relações de forças na categoria, essas brigas serão cada vez mais frequentes.

Webber sai em terceiro, Raikkonen em quarto. Grosjean e Ricciardo formam a terceira fila. Na quarta, Massa e Alonso.

A Ferrari não conseguiria ir muito além disso. Que fase.

“Eu poderia lutar no máximo pelo quarto lugar”, disse Massa.

Fechando o top 10, Button e Hulkenberg.

É a sexta pole da Mercedes em nove grids no ano. Para Hamilton, é a terceira da temporada, a segunda consecutiva e a 29ª da carreira, o que o iguala a um monstro, Fangio.

Mas vou insistir: nada me anima mais do que a perspectiva de bons duelos, entre dois pilotos tão especiais.

A corrida de amanhã não tem favorito.

(Como é bom escrever isso.)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. RAMIRO MAROTE – SANTOS/SP comentou em 07/07/13 at 18:59

    CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”

    Olá Pessoal,

    – 1 PALPITEIRO NOVATO [LEONARDO MACHADO] É O VENCEDOR DO GP DA ALEMANHA

    – PAULO ANDRIOLO MANTÉM A LIDERANÇA DO NOSSO CAMPEONATO HÁ 4 GP’s

    – CAMPEONATO TEM UM NOVO VICE-LÍDER [RACING FAN]

    Vamos lá!
    A) GP da Alemanha – 38 participantes (36+2[G]*)
    Quem acertou o 1º = 20 pontos;
    Quem acertou o 2º = 30 pontos;
    Quem acertou o 3º = 35 pontos e
    Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.

    * SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados no post após o “grid”.

    Resultado do GP da Alemanha:
    1) Vettel;
    2) Räikkönen;
    3) Grosjean

    Pontuação dos “palpiteiros”:
    1º) Leonardo Machado – 75 pontos;
    2º) Racing Fan – 65;
    3º) Vinícius e Bruz – 60;
    5º) Celso – 40;
    6º) José-mg (MG) – 35;
    7º) Gislene Passos, Luciano Henriques (Santo André/SP), Luiz Caco, Marcelo Plácido (Suzano/SP), Wagner Teixeira, Thiago_analista, Breno da Rocha Lima e Ramiro Marote (Santos/SP) – todos com 30;
    15º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), ThiagoST, Paulo–AM (Manaus/AM), Cláudio Pinto, Matheus, Pablo, Paulo Andriolo, Alexandre Turcato, Allisson, Harry Yamamoto (Curitiba/PR), Rafael/8h49, HRSS e Niko Duarte[G] (Porto Alegre/RS) – todos com 25;
    28º) João Arthur (Curitiba/PR) e Émerson Neves (Guarujá/SP) – 10;
    30º) Antonio Ribeiro, Philippe, Bipolar, Rafael/9h02 e Placebo[G] – 5;
    35º) André de Itu (Itu/SP), Celso SP (SP), Furano e Diego Dantas – todos com 0 (zero) ponto.

    ESTATÍSTICAS:
    – No GP da Alemanha em 2012, foram 27 os palpiteiros (24+3[G] – 13 em 2011). Neste ano tivemos 38 participantes, incluindo os 2 que palpitaram no “post” pós grid. O crescimento em relação ao ano anterior foi de 41%;

    – Nos 9 primeiros GP’s de 2012 tivemos um total de 131 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2013, atingimos 199 participantes, número 52% maior;

    – 24 palpiteiros (63%), a maioria absoluta, cravaram o Vettel como vencedor do GP da Alemanha. Hamilton veio a seguir com 9 indicações (24%), depois o Webber com 2 (5%) e, finalmente, Alonso, Massa e Räikkönen com 1 indicação para cada um deles (3%);

    – 4 palpiteiros (11%) acertaram o 2º colocado (Räikkönen);

    – 3 palpiteiros (8%) [Racing Fan, Leonardo Machado e Celso] acertaram o 3º colocado (Grosjean).

    CURIOSIDADES:

    – OS LÍDERES ISOLADOS DO CAMPEONATO
    O campeonato teve, nos 9 GP’s disputados até agora, 3 líderes isolados:
    Vamosfalarserio, no 3º e 4º GP’s da temporada;
    Diego Dantas, no 5º e
    Paulo Andriolo, no 6º, 7º, 8º e 9º.

    – AS DIFERENÇAS
    A diferença do líder [Paulo Andriolo] para o 2º colocado [Racing Fan] é de 50 pontos,
    caindo 5 pontos em relação ao GP da Inglaterra quando estava em 55 pontos. Para o último palpiteiro entre os TOP10 [agora o Harry Yamamoto], a diferença aumentou de 135 para 140 pontos.

    – TOP10
    Da turma atual tivemos as seguintes movimentações em relação ao GP anterior:
    1º) Paulo Andriolo – manteve a posição;
    2º) Racing Fan – subiu 2 posições;
    3º) Cláudio Pinto – caiu 1 posição;
    4º) Bruz – subiu 2 posições;
    5º) ThiagoST – caiu 2 posições;
    6º) Ramiro Marote – caiu 1 posição;
    7º) Diego Dantas – manteve a posição;
    8º) Fábio Seixas – subiu 2 posições;
    9º) Rafael Fuentes – caiu 1 posição;
    10º) Harry Yamamoto – novo integrante do TOP10.

    – ex-TOP10
    Palpiteiro que saiu do TOP10 em relação ao GP anterior:
    9º) Antonio Ribeiro

    B) Classificação Geral da Temporada 2013 – 9 GP’s disputados – (pontos absolutos)
    1º) Paulo Andriolo – 325;
    2º) Racing Fan – 275
    3º) Cláudio Pinto e Bruz – 270;
    5º) ThiagoST – 265;
    6º) Ramiro Marote (Santos/SP) – 240;
    7º) Diego Dantas – 195;
    8º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 190;
    9º) Rafael Fuentes, Harry Yamamoto (Curitiba/PR) e Luiz Caco – 185;
    12º) Luciano Henriques (Santo André/SP) e Antonio Ribeiro – 180;
    14º) Gislene Passos – 170;
    15º) Breno da Rocha Lima – 165;
    16º) Paulo–AM (Manaus/AM) – 160;
    17º) Matheus – 150;
    18º) Pablo e Placebo[G] – 145;
    20º) Thiago_analista – 140;
    21º) Émerson Neves (Guarujá/SP) e Niko Duarte (Porto Alegre/RS) – 135;
    23º) Celso SP (SP) – 125;
    24º) Vamosfalarserio [G], Sâme Parafita e Wagner Teixeira – 120;
    27º) Mário Rodrigues – 95;
    28º) José Guilherme Silva Vieira – 80;
    29º) João Arthur (Curitiba/PR) – 75;
    30º) Goiano Motorizado[G] – 70;
    31º) André (Lisboa/PT) – 65;
    32º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) e Luciano Pereira – 60;
    34º) Luiz Prudêncio (São Bernardo do Campo/SP), Zé e Leandro Gomes – 50;
    37º) João Paiva – 45;
    38º) Willian Ifanger, Bipolar, Juliano Estevão, Renan de Cerqueira Leite, Alexandre Turcato e HRSS – 35;
    44º) Fernando Melotti Constâncio (São Paulo/SP) – 30;
    45º) Arthur Bodstein – 25;
    46º) Lúcio Dantas e Mileto Neto – 15;
    48º) Cairo e Cristian Vargas – 10

    ATENÇÃO:
    Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram apenas um palpite nos 9 GP’s até agora disputados.

    Valeu pessoal e até o GP da Hungria, dia 28/7 às 9h00.

  2. Alexandre/Iraí-RS comentou em 07/07/13 at 0:26

    Sou contra a tática de ficar muitas voltas na pista. Tenho a impressão que os chefes de equipe ainda não notaram que o tempo em que retardar o primeiro pit-stop já foi. Antigamente, quando se tinha o reabastecimento, era vantagem, pois o carro que tinha o pneu mais gasto, tinha pouco combustível, enquanto que os carros que tinham voltado dos boxes o faziam de tanque mais cheio. Mas hoje, com todo mundo largando de tanque cheio, é suicídio permanecer mais algumas voltas na pista, pois quem entra antes, pode dar 2, 3, 4 ou até uma 6 ou 7 voltas virando de 2 a 3 segundos mais rápido que quem não parou. Sendo assim, quando os pilotos que retardaram a parada forem para os pits, devem voltar atrás de quem antecipou a parada e correu mais. A única maneira de dar certo, é fazendo uma parada a menos. Mas isso só em pistas com asfalto não muito abrasivo e com carros que consomem menos os pneus.

  3. Niko Duarte (Porto Alegre) comentou em 06/07/13 at 23:13

    Último palpite:

    1) Vettel;
    2) Hamilton;
    3) Alonso.

    @_nikoduarte

  4. Danilo Barros comentou em 06/07/13 at 23:02

    Entendi o texto errado, ou a Ferrari de alonso foi descartada pela briga na corrida? acredito que Ferrari e Lotus são os melhores carros em corrida, tanto Kimi, quanto Alonso tem grandes chances amanhã.

  5. PLACEBO comentou em 06/07/13 at 21:39

    Aposta tampão
    Hamilton, Vettel, Webber

  6. china comentou em 06/07/13 at 21:29

    O certo é sair com 2 pneus duros na traseira,1 macio no lado esquerdo e um médio no lado em que o número de curvas for maior,aí não têm prá ninguém……

  7. Eduardo comentou em 06/07/13 at 20:58

    Vettel azarão?!? Não gostaria de criar polêmica mas o Vettel é o homem a ser batido

  8. Henry comentou em 06/07/13 at 20:39

    Fábio,
    Concordo com sua resposta ao meu comentário, o que confirma o que sempre achei: que tática é essa que, para forçar mais pit stops, se criam problemas que nada tem a ver com a capacidade dos pilotos? Melhor seria que limitassem o combustível, por exemplo. Que culpa tem o piloto se o pneu se desmancha?
    Henry

  9. Henry comentou em 06/07/13 at 20:31

    Fábio,
    O que vc acha da estratégia de pneus da Ferrari? Ficou patente que não iriam disputar os primeiros lugares, preferindo ficar mais tempo na pista na corrida, quando os outros fizerem o primeiro pit-stop e, assim, ganharem posições. Vai dar certo dessa vez?
    Henry

    • Fábio Seixas comentou em 06/07/13 at 20:32

      Só saberemos amanhã. Não há como prever. É uma aposta, mas não gosto de estratégias que fazem o piloto abdicar de buscar o melhor a cada sessão…
      Abs

    • china comentou em 06/07/13 at 21:24

      A Ferrari fez o certo,poupou os pneus para a corrida, já que eles vão furar mesmo…

  10. Cristiano comentou em 06/07/13 at 19:41

    É, tomara que saia um bom GP amanhã. Tomara que saia faíscas da pista e que seja uma boa corrida.

  11. china comentou em 06/07/13 at 19:36

    Vai dar Raikonnen,se Deus quiser,pena que Webber não pode lutar por vitórias,e finalmente Alonso,este sim um guerreiro,que busca sempre o sucesso em meio as adversidades,e consegue.

  12. LucasF comentou em 06/07/13 at 19:25

    Esta estratégia da Ferrari,foi feita pelo Massa,no Bahrein. Naquela ocasião,eram duros e macios,eu acho. Não deu certo. Massa entrou no pit junto com os outros pilotos que usavam o outro composto.Agora com os novos pneus,a maioria das equipes estão com dificuldades para aquece-los.Talvez os pneus macios durem mais que 8 voltas,vai depender da temperatura da pista. Acho que se a temperatura da pista estiver parecida com a do treino de hoje,a corrida promete. Caso não,Red Bull,ganhará sem grandes problemas.

  13. Pedro Gusmão comentou em 06/07/13 at 18:46

    Pessoalmente eu acho que isso de pneus não é uma solução, pessoal investe demais nos carros e fica dependente de um só ítem.

  14. ThiagoST comentou em 06/07/13 at 18:37

    as ferraris vão pra ponta…fácil,fácil.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).