Hamilton, pole num duelo incrível
06/07/13 10:35Que duelo! Que duelo!
De um lado, o atual campeão e líder do campeonato, lutando com todas as forças para manter a hegemonia. Do outro, um ex-campeão tentando voltar ao topo, defendendo uma equipe em franca ascensão.
Dois fora de série. Quem ganha é o torcedor.
A pole em Nurburgring ficou com Hamilton. Mas é muito simplista reduzir a conquista a isso.
Foi muito mais.
Depois de uma sexta-feira prateada, o sábado começou com o tom berinjela da Red Bull: Vettel foi o mais rápido no terceiro treino livre: 1min29s517.
O treino classificatório aconteceu com céu azul, 24°C no ar, 42°C no asfalto, um dia lindo na região de Eifel.
No Q1, Massa foi o mais veloz, 1min30s547. Raikkonen ficou em segundo, a 0s129, seguido por Alonso, Ricciardo, Hamilton… Vettel ficou na dele, como que só esperando o momento certo, em nono.
Os cortados, Bottas, Maldonado, Pic, Bianchi, Van der Garde e Chilton.
Uma pena para a Williams, que merecia lembrar de outra maneira sua histórica marca de 600 GPs…
O brasileiro repetiu a dose no Q2. Seu tempo, 1min29s825. Raikkonen foi novamente o segundo, seguido por Alonso e Vettel. Completando o top 10, Grosjean, Hamilton, Webber, Ricciardo, Hulkenberg e Button.
Ficaram pelo caminho Rosberg (que zebra!), Di Resta, Pérez, Gutiérrez, Sutil e Vergne.
Sobre o alemão, uma barbeiragem da Mercedes, que tem a ver com o que escrevi ontem: um pouco de soberba ao acreditar que seu tempo seria suficiente para avançar.
Veio o Q3. E então o melhor duelo da temporada até agora.
Nas primeiras saídas à pista, Hamilton colocou a mão na pole, 1min29s540. Na última tentativa, Vettel fez uma volta impecável e superou o inglês em 0s039.
A melhor marca do final de semana até então.
Delírio nas arquibancadas de Nurburgring e nos boxes da Red Bull. O azarão (quem diria?) superando o favorito.
Não.
Porque Hamilton fez valer seu braço e a melhor fase do carro da Mercedes. Fez 1min29s398. Superou o alemão em 0s103. Um temporal.
Nós, fãs do esporte, agradecemos.
E tenho a impressão de que, dadas as atuais relações de forças na categoria, essas brigas serão cada vez mais frequentes.
Webber sai em terceiro, Raikkonen em quarto. Grosjean e Ricciardo formam a terceira fila. Na quarta, Massa e Alonso.
A Ferrari não conseguiria ir muito além disso. Que fase.
“Eu poderia lutar no máximo pelo quarto lugar”, disse Massa.
Fechando o top 10, Button e Hulkenberg.
É a sexta pole da Mercedes em nove grids no ano. Para Hamilton, é a terceira da temporada, a segunda consecutiva e a 29ª da carreira, o que o iguala a um monstro, Fangio.
Mas vou insistir: nada me anima mais do que a perspectiva de bons duelos, entre dois pilotos tão especiais.
A corrida de amanhã não tem favorito.
(Como é bom escrever isso.)
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
Olá Pessoal,
– 1 PALPITEIRO NOVATO [LEONARDO MACHADO] É O VENCEDOR DO GP DA ALEMANHA
– PAULO ANDRIOLO MANTÉM A LIDERANÇA DO NOSSO CAMPEONATO HÁ 4 GP’s
– CAMPEONATO TEM UM NOVO VICE-LÍDER [RACING FAN]
Vamos lá!
A) GP da Alemanha – 38 participantes (36+2[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados no post após o “grid”.
Resultado do GP da Alemanha:
1) Vettel;
2) Räikkönen;
3) Grosjean
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Leonardo Machado – 75 pontos;
2º) Racing Fan – 65;
3º) Vinícius e Bruz – 60;
5º) Celso – 40;
6º) José-mg (MG) – 35;
7º) Gislene Passos, Luciano Henriques (Santo André/SP), Luiz Caco, Marcelo Plácido (Suzano/SP), Wagner Teixeira, Thiago_analista, Breno da Rocha Lima e Ramiro Marote (Santos/SP) – todos com 30;
15º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), ThiagoST, Paulo–AM (Manaus/AM), Cláudio Pinto, Matheus, Pablo, Paulo Andriolo, Alexandre Turcato, Allisson, Harry Yamamoto (Curitiba/PR), Rafael/8h49, HRSS e Niko Duarte[G] (Porto Alegre/RS) – todos com 25;
28º) João Arthur (Curitiba/PR) e Émerson Neves (Guarujá/SP) – 10;
30º) Antonio Ribeiro, Philippe, Bipolar, Rafael/9h02 e Placebo[G] – 5;
35º) André de Itu (Itu/SP), Celso SP (SP), Furano e Diego Dantas – todos com 0 (zero) ponto.
ESTATÍSTICAS:
– No GP da Alemanha em 2012, foram 27 os palpiteiros (24+3[G] – 13 em 2011). Neste ano tivemos 38 participantes, incluindo os 2 que palpitaram no “post” pós grid. O crescimento em relação ao ano anterior foi de 41%;
– Nos 9 primeiros GP’s de 2012 tivemos um total de 131 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2013, atingimos 199 participantes, número 52% maior;
– 24 palpiteiros (63%), a maioria absoluta, cravaram o Vettel como vencedor do GP da Alemanha. Hamilton veio a seguir com 9 indicações (24%), depois o Webber com 2 (5%) e, finalmente, Alonso, Massa e Räikkönen com 1 indicação para cada um deles (3%);
– 4 palpiteiros (11%) acertaram o 2º colocado (Räikkönen);
– 3 palpiteiros (8%) [Racing Fan, Leonardo Machado e Celso] acertaram o 3º colocado (Grosjean).
CURIOSIDADES:
– OS LÍDERES ISOLADOS DO CAMPEONATO
O campeonato teve, nos 9 GP’s disputados até agora, 3 líderes isolados:
Vamosfalarserio, no 3º e 4º GP’s da temporada;
Diego Dantas, no 5º e
Paulo Andriolo, no 6º, 7º, 8º e 9º.
– AS DIFERENÇAS
A diferença do líder [Paulo Andriolo] para o 2º colocado [Racing Fan] é de 50 pontos,
caindo 5 pontos em relação ao GP da Inglaterra quando estava em 55 pontos. Para o último palpiteiro entre os TOP10 [agora o Harry Yamamoto], a diferença aumentou de 135 para 140 pontos.
– TOP10
Da turma atual tivemos as seguintes movimentações em relação ao GP anterior:
1º) Paulo Andriolo – manteve a posição;
2º) Racing Fan – subiu 2 posições;
3º) Cláudio Pinto – caiu 1 posição;
4º) Bruz – subiu 2 posições;
5º) ThiagoST – caiu 2 posições;
6º) Ramiro Marote – caiu 1 posição;
7º) Diego Dantas – manteve a posição;
8º) Fábio Seixas – subiu 2 posições;
9º) Rafael Fuentes – caiu 1 posição;
10º) Harry Yamamoto – novo integrante do TOP10.
– ex-TOP10
Palpiteiro que saiu do TOP10 em relação ao GP anterior:
9º) Antonio Ribeiro
B) Classificação Geral da Temporada 2013 – 9 GP’s disputados – (pontos absolutos)
1º) Paulo Andriolo – 325;
2º) Racing Fan – 275
3º) Cláudio Pinto e Bruz – 270;
5º) ThiagoST – 265;
6º) Ramiro Marote (Santos/SP) – 240;
7º) Diego Dantas – 195;
8º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 190;
9º) Rafael Fuentes, Harry Yamamoto (Curitiba/PR) e Luiz Caco – 185;
12º) Luciano Henriques (Santo André/SP) e Antonio Ribeiro – 180;
14º) Gislene Passos – 170;
15º) Breno da Rocha Lima – 165;
16º) Paulo–AM (Manaus/AM) – 160;
17º) Matheus – 150;
18º) Pablo e Placebo[G] – 145;
20º) Thiago_analista – 140;
21º) Émerson Neves (Guarujá/SP) e Niko Duarte (Porto Alegre/RS) – 135;
23º) Celso SP (SP) – 125;
24º) Vamosfalarserio [G], Sâme Parafita e Wagner Teixeira – 120;
27º) Mário Rodrigues – 95;
28º) José Guilherme Silva Vieira – 80;
29º) João Arthur (Curitiba/PR) – 75;
30º) Goiano Motorizado[G] – 70;
31º) André (Lisboa/PT) – 65;
32º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) e Luciano Pereira – 60;
34º) Luiz Prudêncio (São Bernardo do Campo/SP), Zé e Leandro Gomes – 50;
37º) João Paiva – 45;
38º) Willian Ifanger, Bipolar, Juliano Estevão, Renan de Cerqueira Leite, Alexandre Turcato e HRSS – 35;
44º) Fernando Melotti Constâncio (São Paulo/SP) – 30;
45º) Arthur Bodstein – 25;
46º) Lúcio Dantas e Mileto Neto – 15;
48º) Cairo e Cristian Vargas – 10
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram apenas um palpite nos 9 GP’s até agora disputados.
Valeu pessoal e até o GP da Hungria, dia 28/7 às 9h00.
Sou contra a tática de ficar muitas voltas na pista. Tenho a impressão que os chefes de equipe ainda não notaram que o tempo em que retardar o primeiro pit-stop já foi. Antigamente, quando se tinha o reabastecimento, era vantagem, pois o carro que tinha o pneu mais gasto, tinha pouco combustível, enquanto que os carros que tinham voltado dos boxes o faziam de tanque mais cheio. Mas hoje, com todo mundo largando de tanque cheio, é suicídio permanecer mais algumas voltas na pista, pois quem entra antes, pode dar 2, 3, 4 ou até uma 6 ou 7 voltas virando de 2 a 3 segundos mais rápido que quem não parou. Sendo assim, quando os pilotos que retardaram a parada forem para os pits, devem voltar atrás de quem antecipou a parada e correu mais. A única maneira de dar certo, é fazendo uma parada a menos. Mas isso só em pistas com asfalto não muito abrasivo e com carros que consomem menos os pneus.
Último palpite:
1) Vettel;
2) Hamilton;
3) Alonso.
@_nikoduarte
Entendi o texto errado, ou a Ferrari de alonso foi descartada pela briga na corrida? acredito que Ferrari e Lotus são os melhores carros em corrida, tanto Kimi, quanto Alonso tem grandes chances amanhã.
Aposta tampão
Hamilton, Vettel, Webber
O certo é sair com 2 pneus duros na traseira,1 macio no lado esquerdo e um médio no lado em que o número de curvas for maior,aí não têm prá ninguém……
Vettel azarão?!? Não gostaria de criar polêmica mas o Vettel é o homem a ser batido
Fábio,
Concordo com sua resposta ao meu comentário, o que confirma o que sempre achei: que tática é essa que, para forçar mais pit stops, se criam problemas que nada tem a ver com a capacidade dos pilotos? Melhor seria que limitassem o combustível, por exemplo. Que culpa tem o piloto se o pneu se desmancha?
Henry
Fábio,
O que vc acha da estratégia de pneus da Ferrari? Ficou patente que não iriam disputar os primeiros lugares, preferindo ficar mais tempo na pista na corrida, quando os outros fizerem o primeiro pit-stop e, assim, ganharem posições. Vai dar certo dessa vez?
Henry
Só saberemos amanhã. Não há como prever. É uma aposta, mas não gosto de estratégias que fazem o piloto abdicar de buscar o melhor a cada sessão…
Abs
A Ferrari fez o certo,poupou os pneus para a corrida, já que eles vão furar mesmo…
É, tomara que saia um bom GP amanhã. Tomara que saia faíscas da pista e que seja uma boa corrida.
Vai dar Raikonnen,se Deus quiser,pena que Webber não pode lutar por vitórias,e finalmente Alonso,este sim um guerreiro,que busca sempre o sucesso em meio as adversidades,e consegue.
Esta estratégia da Ferrari,foi feita pelo Massa,no Bahrein. Naquela ocasião,eram duros e macios,eu acho. Não deu certo. Massa entrou no pit junto com os outros pilotos que usavam o outro composto.Agora com os novos pneus,a maioria das equipes estão com dificuldades para aquece-los.Talvez os pneus macios durem mais que 8 voltas,vai depender da temperatura da pista. Acho que se a temperatura da pista estiver parecida com a do treino de hoje,a corrida promete. Caso não,Red Bull,ganhará sem grandes problemas.
Pessoalmente eu acho que isso de pneus não é uma solução, pessoal investe demais nos carros e fica dependente de um só ítem.
as ferraris vão pra ponta…fácil,fácil.